10 Dicas de Como Criar Uma Landing Page Que Converte Visitantes em Clientes

landing page

Para os negócios online, as landing pages são os guardiões de receita. Elas são o sangue para coletar leads.

É simples…

Você precisa criar quantas landing pages puder para extrair mais leads dos visitantes do seu site. Os negócios que têm mais de 40 landing pages conseguem obter 12 vezes mais leads do que aqueles com menos de 5.

Mas, múltiplas landing pages não são suficientes para negócios (apesar de apenas 48% das pessoas que trabalham com marketing acreditam em criar uma landing page nova para cada campanha). Pelo contrário, elas são uma necessidade.

Com o bombardeio incessante de informação, ficou mais difícil de atrair o usuário dentro de seu período de atenção limitada de 8 segundos em média.

Então, você precisa conquistar a atenção do seu público-alvo com uma landing page suculenta e deliciosa.

Sempre.

Só então você poderá esperar que seus clientes em potencial tomem a ação que deseja.

Eu já escrevi muito sobre técnicas de otimização de landing page e como criar uma landing page de alta conversão antes.

Mas neste artigo, eu quero voltar ao básico. Se você se sentir confuso com a quantidade imensa (e contraditória) de informações de como criar uma landing page, então você ficará feliz em ler essa versão simplificada de 10 passos.

Vamos começar com o passo #1 de como criar uma landing page de alta conversão. 

1. Cuidadosamente defina seu público-alvo

Quando nós criamos o KISSmetrics, não definimos nosso público-alvo. Eu cometi o erro de pensar que toda empresa que tem um site é o nosso cliente em potencial.

Dããã.

Seu negócio não deve tentar vender para todo mundo.

Eu recomendo que você defina claramente seu mercado-alvo e o cliente ideal para cada produto/serviço que você oferecer. Isso irá garantir que você gastará seu tempo, dinheiro e outros recursos estrategicamente.

image12

Se você lançou múltiplos produtos que resolvem uma variedade de problemas, então você terá uma base de clientes diversa. E, você precisará criar múltiplas buyer personas para adequar seus esforços de marketing para cada segmento.

image00

Eu já escrevi sobre como criar uma reader persona antes. O processo de como criar uma buyer persona é parecido.

Todos os elementos da sua landing page – incluindo seu título, CTA, imagens de apoio e até mesmo seus sub-títulos devem levar em consideração o seu mercado-alvo e a buyer persona.

image07

2. Prepare um prêmio atraente e relevante para seus inscritos

O que você planeja dar em troca dos dados pessoais de um possível cliente?

Seu público-alvo (definido no passo 1) deve se sentir eufórico em receber seu presente. Garanta que ele seja um recurso valioso e relevante para eles.

Se você vender produtos de alta qualidade, então uma versão de testes/baixo custo do seu produto vai funcionar bem.

No seu estudo de 712 pequenas empresas, o GrooveHQ descobriu uma taxa de conversão de 8,4% de vistantes que testaram o produto.

image03

De forma alternativa, você pode oferecer um download de recursos, curso, relatório, webinário ou apresentação.

O Contently descobriu que o tamanho médio de um documento para download é de 13,4 páginas. E 35% dos leitores gastam menos de 30 segundos se envolvendo com tal conteúdo.

Então, você precisa garantir que irá encontrar um assunto apropriado para o seu recurso, um que interesse profundamente o seu público-alvo.

Faça um brainstorm (um grupo de ideias) sobre os principais pontos fracos do seu público-alvo. Então, coloque-os no Planejador de Palavras-chave do Google e peça-o para mostrar o número mágico.

Vamos supor que eu sou um instrutor de fitness e pretendo coletar leads para vender um produto digital.

Para obter ajuda sobre encontrar o assunto certo para um e-book, eu vou ao Planejador de palavras-chave. Então, coloco “treinamento para abdômen liso” e encontro palavras-chave de cauda longa que eu possa usar como subtópicos para o meu PDF. Após isso, ofereço aos meus visitantes.

image24

Novamente, se você direcionar uma ampla base de clientes com diferentes interesses, então irá precisar criar prêmios separados e páginas de destino dedicadas para cada coisa.

O HubSpot tem uma variedade de livros e outros produtos gratuitos para atrair diferentes tipos de clientes que eles buscam.

image15

As pessoas retribuem a bondade. Além disso, elas estão mais propensas a ficarem em uma ligação consistente com a sua marca. Então, eles são mais propensos a comprar seus produtos, uma vez que já provaram algo GRATUITO. E esse é o objetivo – conseguir que os visitantes que entraram pela primeira vez voltem e permaneçam com sua marca.

image18

3. Crie um título que chame a atenção e uma CTA persuasiva

Estes são os únicos dois elementos que vão fazer com que sua landing page cresça ou quebre. Simplesmente mudar o tamanho da fonte do seu título de 10 pontos para 13 pontos pode aumentar suas conversões em 133%. E adicionar 5 palavras relevantes para o seu botão CTA pode aumentar o seu CTR em 213,16%.

image23

Se você falhar em chamar a atenção do prospect com um título com valor agregado e que seja persuasivo, então você irá perdê-lo. Além disso, o seu botão de CTA deve ser bastante visível, e seu teto deve criar um senso de urgência e ação do usuário.

Um dos erros mais comuns que é feito enquanto se cria os títulos da landing page é não manter a essência do anúncio. Se o visitante se sente perdido assim que entrar em seu site, então ele irá pressionar imediatamente o botão de volta.

image09

Para mais informações, você pode ler táticas específicas para melhorar o seu CTA e seu título.

4. Certifique-se de que você apresente sinais de confiança relevantes em sua landing page

A prova social é uma das técnicas de marketing mais poderosa que você pode ter em seu arsenal.

Já que está pedindo para as pessoas o próprio dinheiro/informação, então você precisa fazer com que elas se sintam seguras. Você pode ganhar sobre seus prospects mostrando o quão útil o seu produto tem sido para seus clientes passados. Talvez apenas mencionar o número de clientes passados para mostrar a sua popularidade.

image19

Se você tem celebridades do segmento ou empresas da Fortune 500 como clientes, então definitivamente apresente-os. Um novo prospect estará agradecido em estar em uma empresa tão estimada.

image04

Se você já foi mencionado em importantes publicações na mídia, então mostre. Isso produz confiança em um prospect.

Enquanto botões de compartilhamento de mídia social são coisas a serem discutidas em uma landing page, eles também podem agir como um grande sinal de confiança, mostrando seu número de seguidores.

image17

Eu falo sobre a ciência da prova social aqui. E eu recomendo também que você veja as 10 estratégias de prova social eficazes neste artigo.

5. Escreva uma introdução orientada que auxilia e prende o leitor

Você impressionou um prospect que estava de passagem em seu título.

Bom trabalho!

Não mate o momento agora.

Sua introdução deve reforçar os principais benefícios do seu produto para o cliente (preferencialmente usando marcadores). Lembre-se de enfatizar sobre como você irá melhorar as vidas do seus clientes, em vez de dizer-lhes as características brilhantes do seu produto.

O KISSMetrics aumentou as vendas em espantosos 213%, simplesmente mudando o texto sobre o que o leitor iria conseguir da empresa para um texto orientado aos seguintes benefícios:

image20

Você pode se livrar desse texto de introdução completamente. Ao eliminar escolhas, você faz o leitor focar no seu título, imagem de apoio e CTA. Assim, eles devem apresentar sua proposta de valor de forma clara e persuasiva.

Esse é um design audaz, contudo é convincente e faz com que todos os fãs de minimalismo possam gostar. A ferramenta para criar uma landing page, Unbounce, te mostra a maneira certa de como conseguir tal design.

image05

6. Garanta que sua landing page funciona perfeitamente no mobile

A não ser que viva numa caverna, você deve saber a importância de otimizar seu site para dispositivos móveis. 60% dos seus usuários podem estar visitando seu site através de seus aparelhos móveis.

Uma landing page ruim tem uma fonte quase ilegível, com muito texto e outras distrações.

image01

Páginas não otimizadas serão simplesmente ignoradas, por causa de diversas distrações e do grande esforço que o usuário terá que realizar para ler. Se você quer encantar um usuário mobile, que permanece em uma página por 72 segundos em média, então siga o framework de 5 pontos que eu compartilhei anteriormente.

7. Crie urgência e escassez

É da natureza humana procurar um prazer momentâneo para se livrar da incerteza/desconforto. Em seu livro, Mastery, Robert Greene escreve que você pode até mesmo aprender a amar essa resistência interna.

Como o comportamento afeta a maioria dos seus prospects, você os encontrará procrastinando com relação a sua oferta. Isso acontece mesmo que você tenha abordado as objeções deles e tenha prometido resultados que mudariam suas vidas, juntamente com a prova de sua autoridade.

As pessoas simplesmente precisam de um pequeno empurrão para sair da zona de conforto deles e realizarem a ação desejada.

Para o crédito dos marqueteiros, você tem um combo letal que as pessoas valorizam muito…

Urgência e Escassez.

Veja como “O Rei Leão” persuadiu seus visitantes a agir. Se você está interessado em ver a peça, então é melhor você comprar os ingressos Premium Orchestra’ para garantir seu lugar, AGORA.

image10

De forma parecida, você pode criar a urgência com cupons de desconto, disponibilidade no inventário e as reservas recentes que ocorreram no seu site.

image11

Você pode criar urgência para seus webinários, oferecendo vagas limitadas ou oferecer bônus por tempo limitado junto com sua oferta principal.

8. Produza um vídeo relevante para demonstrar sua oferta

Ok, agora você está entrando no território opcional. Você pode pular esse e o próximo passo, se quiser. Ou ler atentamente e ver se esses passos valem seu tempo e os riscos que trazem.

O Eye View Digital descobriu que usar vídeos nas suas landing pages pode aumentar suas conversões em 86%. É uma entidade de mídia amada (assim como as imagens), especialmente pelos usuários mobile.

Eu pessoalmente alavanquei vídeos no CrazyEgg para adicionar $21k aos números da minha receita mensal. Mas, a maioria das pessoas entende a ideia de vídeos erroneamente – o que importa é o roteiro e você não deve entregar a tarefa de escrevê-lo para a empresa que produz o vídeo para você.

A história do seu vídeo deve ser memorável, atraente e movida pelas emoções. Assim que seu público-alvo sentir a “dor”, eles estarão mais propensos a agir.

O Clickfunnel mostra um diálogo interessante entre duas pessoas em um vídeo na página inicial deles. Ele me prendeu a atenção, e no final do vídeo, eu acabo sendo convencido com relação ao produto deles.

image16

Analisar as métricas do seu vídeo é uma grande maneira de descobrir como seus clientes gostam dos seus vídeos. Fique de olho na taxa de atenção do seu vídeo, o CTR (taxa de cliques) na landing page e na porcentagem das pessoas que seguem até o CTA.

image02

9. Interaja com o cliente

Esse é o segundo passo opcional para se criar uma landing page, mas pode fazer maravilhas nas suas conversões.

Se um prospect interage por mais tempo no seu site, isso aumenta radicalmente as chances dele comprar de você. Oferecer oportunidades de interação para os seus visitantes é uma grande maneira de aumentar o engajamento.

Um bom exemplo é a Wild Turkey – uma empresa de bebidas. Eles personalizam as suas escolhas de drinks, baseando-se na força, sabor e ingredientes.

image22

Um outro bom exemplo é o Bills.com. Eles te perguntam 3 perguntas relevantes,

image06

antes de mostrar a landing page deles no final com o formulário pedindo suas informações pessoais.

image13

Até mesmo minha empresa, CrazyEgg, interage com você diretamente, perguntando se você quer ver um heatmap do seu site, apenas colocando sua URL.

image14

10. Faça um teste A/B

Sua landing page não deve ser uma entidade parada. Ela precisa melhorar regularmente, através do feedback dos usuários e dados de testes A/B.

Obviamente, você precisa direcionar uma boa quantia de tráfego do PPC (pay-per-click), mídias sociais, mecanismos de busca e outras fontes. Só então irá conseguir resultados estatisticamente significantes (cada página deve conseguir ao menos 100 visitantes únicos).

Lembre-se também que a maioria dos resultados de testes A/B é inconclusiva. Mas, você tem que continuar aprendendo e conduzir múltiplos testes para ver as melhorias perfeitas.

image08

Quando for conduzir um teste A/B, abandone qualquer crença que você tem sobre sua audiência e suas preferências. Duas grandes ferramentas para colher os insights dos visitantes e rodar testes efetivos são o Qualaroo (para conduzir pesquisas aos visitantes) e o ClickDesk (para conversar ao vivo com seus clientes e descobrir suas objeções).

Conclusão

Você pode criar uma landing page incrível levando em consideração todos os elementos que eu mencionei nesse artigo. Muitos marqueteiros complicam os passos na hora de criar uma landing page pela primeira vez e acabam errando no básico.

Eu espero ter deixado o processo mais claro e ter te inspirado a criar uma landing page maravilhosa.

Ao criar uma landing page, eu te encorajo a continuar testando-a e melhorando-a. Dê a atenção que elas merecem e você irá acabar gerando um número muito maior de leads.

Eu adoraria ouvir como você trabalha na hora de criar uma landing page. Eu deixei de citar algum elemento crítico que você geralmente usa? Deixe-me saber nos comentários.

Share