10 Dicas Ferramentas Para Instagram Que Vão Impulsionar Sua Campanha de Marketing

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Será que você está investindo tempo e recursos suficientes em sua estratégia de marketing em mídias sociais?

Não interessa se você está lançando sua primeira estratégia social ou ajustando seu plano atual. Nada muda o fato de que estratégias e ferramentas para Instagram devem ser uma parte importante de tudo o que você faz.

Antes de entrar nos detalhes sobre como criar uma estratégia de marketing robusta para o Instagram, vamos ver algumas das estatísticas-chave associadas com essa plataforma de crescimento rápido:

  • Mais de 500 milhões de usuários ativos
  • Quase 100 milhões de fotos e vídeos compartilhados todos os dias
  • Um público global, com aproximadamente 80% dos usuários localizados fora dos Estados Unidos.

Entendeu porque é importante para sua marca aproveitar as vantagens do Instagram?

Discuti anteriormente várias formas de utilizar o Instagram para impulsionar sua receita. Este post, por exemplo, discute como eu gerei mais de 300 mil dólares em três meses através do Instagram.

Dessa vez, vou compartilhar 1o ferramentas para Instagram que vão fazer seu marketing decolar. Melhor ainda: Todas elas são fáceis de implementar, cheias de funções e úteis para todos os tipos de negócio.

Vamos começar!

1. Yotpo

O que a expressão “curadoria social” significa para você?

Se você não sabe o que isso significa com relação ao Instagram, o Yotpo vai te colocar no caminho certo.

Essa ferramenta para Instagram vai te ajudar a identificar e coletar conteúdo gerado por usuários a respeito do seu negócio. Ao fazer isso, você terá três benefícios distintos:

  • Aumentar a conversão on-site
  • Direcionar tráfego para o seu site através do Instagram
  • Aumentar o tráfego para páginas de produtos individuais

A curadoria social não é tão complicada como parece. O Yotpo divide o processo em cinco passos:

  • Fazer a coleta e curadoria das fotos de influenciadores no segmento, consumidores, potenciais clientes e outros.
  • Moderação para agradecer a consumidores, priorizar fotos e adicionar tags.
  • Selecionar pessoalmente as melhores fotos para mostrar nas páginas de produto.
  • Criar um feed adaptado para compradores a fim de diminuir os passos entre a descoberta e a compra.
  • Usar a curadoria de fotos em várias mídias, incluindo o site, posts sociais e anúncios no Yotpo (entre outros)

Se você deseja amplificar o alcance de suas fotos através de curadoria social avançada, o Yotpo é a ferramenta para Instagram que você precisa ter. Ele é usado por grandes e pequenas empresas, em vários segmentos, para impulsionar iniciativas de marketing.

 

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2. SnapWidget

Você faz de tudo para adicionar imagens de alta qualidade ao seu feed do Instagram, com a maior frequência possível. Mesmo assim,  você percebe que talvez isso não seja suficiente. É preciso fazer mais do que simplesmente compartilhar suas imagens com o público.

É nesse momento que você deve conhecer o SnapWidget. Com ele, você pode exibir facilmente fotos e vídeos do Instagram em seu site. Além disso, essa ferramenta para Instagram também pode ser usada com o Twitter, o que dará um impulso ainda maior ao seu marketing.

Com mais de 100.000 consumidores, você nunca terá que se perguntar se o SnapWidget tem algo de único a oferecer: A resposta é sim.

Meu aspecto favorito dessa ferramenta para Instagram é a habilidade de criar o seu primeiro widget gratuitamente. Isso te permite começar a explorar o assunto, ver o que o SnapWidget tem a oferecer e decidir se ele é o que você procura.

Ao começar a utilizar o SnapWidget, você verá que há vários tipos de widget a considerar:

  • Widget de grade
  • Widget de mapa
  • Widget de rolagem
  • Exibição de slides

Você encontrará um uso para cada um deles, mas os widgets de grade e de rolagem são os mais populares para quem quer exibir imagens no site de sua empresa.

Estimular o crescimento de sua conta do Instagram é um bom começo, mas não se limite a isso. Você pode usar o SnapWidget para exibir imagens do Instagram em seu site, ampliando seu alcance.

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(via SnapWidget)

3. ScheduGram

Quais ferramentas para Instagram você usa para gerenciar sua conta? Você já tem uma ferramenta para organizar tudo e poupar tempo? 

Se a sua resposta para essas perguntas ainda não é sim, é hora de conhecer o ScheduGram e suas várias funções únicas.

O ScheduGram inclui uma variedade de funções, como a habilidade de programar atualizações futuras, upload web e suporte para múltiplas contas (ideal para agências).

Abaixo, vamos ver melhor essas funcionalidades:

  • Upload web: De imagens a vídeos, você pode enviar e editar todas as suas mídias antes da publicação.
  • Programação de posts: Você quer publicar suas imagens agora ou mais tarde? O ScheduGram te permite programar a publicação facilmente. Para muitos profissionais de marketing, essa é uma excelente forma de ganhar tempo.
  • Gestão de contas múltiplas: Talvez você tenha mais de uma conta no Instagram. Ou trabalhe em uma agência que gerencia contas para vários clientes. A função de gestão de múltiplas contas do ScheduGram tem tudo o que você precisa. Você não vai precisar fazer login e logout em cada conta – poderá ir diretamente de uma para outra.

Profissionais do marketing compreendem a importância de se manter organizado e adotar um processo racionalizado.  Com o ScheduGram você terá mais chances de fazer isso.

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(via ScheduGram)

4. Tagboard

Se você está procurando ferramentas para Instagram que te ajudem a compartilhar conteúdo de alta qualidade com seu público, o Tagboard é tudo o que você precisa.

Explicando de forma mais simples, um tagboard é uma coleção de posts de mídias sociais, como fotos do Instagram, que usam a mesma hashtag.

Mas essa ferramenta faz mais do que simplesmente criar tagboards. Você poderá integrar os tagboards ao seu site, adicioná-los a apps e muito mais.

Além disso, seu público terá a habilidade de engajar diretamente com o seu tagboard, adicionando comentários, por exemplo.

Experimente essa ferramenta ao fazer uma pesquisa na página:

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Após fazer uma busca, você verá atualizações recentes que incluem a hashtag inserida. A partir daí, você pode criar uma tagboard e compartilhá-la com seu público facilmente.

Uma das minhas funções favoritas do Tagboard é o acesso a dados relacionados. Clique no botão Information ao lado de sua hashtag e você verá algo assim:

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Isso te dará uma ideia melhor do quão popular é essa hashtag, se ela está entre os trending topicsno Twitter e quais outras sugestões você pode usar.

O Tagboard é de uso simples e tem eficácia comprovada. Mesmo que ele não se transforme em uma ação diária em seu plano de marketing no Instagram, é possível que você queira usá-lo de vez em quando.

5. Iconosquare

Você gosta de dados analíticos tanto quanto eu?

Se a resposta é sim, você não vai poder ignorar essa ferramenta para Instagram.

Quando se trata de marketing no Instagram, o principal objetivo do Iconosquare é te ajudar a mensurar melhor e otimizar sua performance. Isso será muito útil para te ajudar a entender o que funciona ou não, o que vai te permitir fazer as mudanças necessárias.

Mas antes de seguir adiante, preciso mencionar que o Iconosquare oferece uma demonstração gratuita de sete dias para novos usuários. E melhor ainda: Não é preciso adicionar um cartão de crédito. Isso já é uma boa razão para que profissionais de marketing tentem conhecer essa ferramenta.

Existem muitas razões que explicam porque mais de 30.000 negócios e agências usam o Iconosquare. De forma geral, tudo se resume a um fator: a riqueza de detalhes dos dados analíticos.

Aqui está uma lista resumido os dados que o Iconosquare pode rastrear e compartilhar com você:

  • Seguidores adquiridos e perdidos
  • Elementos de mídia postados
  • Localização dos seguidores
  • Posts em hashtag
  • Principais seguidores
  • Melhores horários para publicar

Eu acredito firmemente que todos esses dados são importantes, mas você deve dedicar muito tempo aos dados sobre os melhores horários para publicar. Com isso, terá uma ideia melhor de quando deve publicar atualizações e gerar o máximo de exposição e engajamento.

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(via Iconosquare)

Como você vê, os dados são apresentados para você de forma muito clara. Você pode ir de um dia e de um horário para outros a fim de descobrir quando deve ou não postar.

No exemplo que incluí aqui, há uma taxa de engajamento de 0,28% para as sextas-feiras, às 5 da tarde. Com isso em mente, você pode comparar esse número aos outros dias e horários e tomar decisões informadas para a sua programação de posts.

O Iconosquare é o rei dos dados analíticos entre as muitas ferramentas para Instagram, e você precisa garantir que ele seja uma parte importante da sua estratégia de marketing.

6. Flipagram

É fácil cair na “mesmice” com o Instagram. Você sabe do que eu estou falando. Você tira uma foto, adiciona à sua conta, tira outra foto….

A não ser que você tenha muitos seguidores, essa rotina pode ficar entendiante rapidamente. E também pode te levar a perder muito tempo.

O Flipagram é uma das ferramentas para Instagram que te ajudam a se proteger contra isso, oferecendo a possibilidade de criar vídeos de exibição de slides. Isso vai dar um charme extra à sua página, combatendo a falta de novidades.

Talvez você não crie histórias em vídeo todos os dias, mas essa é uma excelente forma de quebrar a rotina.

O Flipagram te ajuda a colocar seu produto frente ao público sem que eles tenham que ir de uma imagem a outra manualmente. Isso aumenta a probabilidade de que todo o seu conteúdo seja compartilhado com os usuários.

É comum pensar que o Flipagram só deve ser útil para empresas na área de comércio. Mas se você pensar fora da caixa, verá que essa ferramenta pode ser usada por qualquer empresa para apresentar produtos ou serviços.

Um restaurante, por exemplo, pode criar um Flipagram que mostra seus melhores pratos ou seus drinques mais populares.

Se você quer que sua conta no Instagram se destaque entre as outras, precisa fazer com que ela seja única. E é fácil fazer isso com a ajuda do Flipagram.

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(via Flipagram)

7. AgoraPulse

Um dos seus principais objetivos de marketing no Instagram é engajar seu público regularmente. Para levar isso mais longe, você precisa se concentrar em aprender mais sobre seus usuários.

É aqui que entra o AgoraPulse. Essa ferramenta para Instagram traz uma variedade de funcionalidades para entender o seu público.

Ao acessar sua conta, você verá muitas informações. Do número de menções à marca até as principais palavras-chave, tudo está reunido aqui.

 

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(via AgoraPulse blog)

Na medida em que examina os dados, você vai descobrir que eles podem ser usados de várias maneiras:

  • Para compreender melhor quem está mais interessado em sua marca.
  • Para fornecer um melhor serviço de atendimento ao consumidor.
  • Para atribuir caracteres a consumidores específicos.

O AgoraPulse é uma das ferramentas para Instagram, cujo poder você precisa experimentar.

Pessoalmente, gosto muito da simplicidade do painel. Tudo aparece de forma clara e concisa, permitindo que você sempre encontre o que procura.

Além disso, todos os planos incluem acesso ilimitado para membros da sua equipe. Isso é perfeito para empresas que têm mais de uma pessoa na gestão das contas do Instagram.

8. Curalate

Conhecida como uma empresa de “marketing de reconhecimento de imagem”, a Curalate fornece uma variedade de ferramentas para Instagram para quem quer elevar seu marketing ao próximo patamar.

Apesar da tecnologia avançada envolvida no funcionamento da ferramenta, usar o serviço é bastante simples.

Vejamos em detalhes algumas das muitas maneiras de usar o Curalate, separadas por funcionalidade:

  • Like2Buy. Faz do link em seu perfil o primeiro passo para se comprar produtos mencionados em posts.
  • Visual Insights. Dados, dados e mais dados. Você sabe que eu gosto disso, e naturalmente essa é uma das minhas funções favoritas. Com ela você terá acesso a análises que vão mostrar quais produtos estão sendo compartilhados no Instagram, além de outras mídias sociais.
  • Anúncios. Seus planos de publicidade e de marketing devem trabalhar juntos, em perfeita harmonia. O Curalate ajuda a tirar o máximo de proveito dos anúncios no Instagram através de uma variedade de funções de segmentação.

O Curalate tem uma excelente reputação por oferecer funcionalidades de alto nível para marcas que querem permitir compras em seu feed do Instagram. Mesmo assim, você deve também experimentar outras funções, como as que destaquei acima.

 

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(via Curalate)

9. Offerpop

Você está interessado em gerenciar promoções via Instagram? Tem planos para utilizar conteúdos gerados por usuários? 

Se você respondeu sim a uma ou ambas essas perguntas, o Offerpop pode ser seu guia profissional.

Ao contrário de algumas ferramentas para Instagram listadas aqui, que focam em uma área específica do marketing nessa rede social, o Offerpop está em todos os lugares (e isso é uma vantagem, claro).

Para começar, você pode usar a plataforma para gerenciar promoções e criar ofertas exclusivas para o seu público. Essas ideias são importantes para empresas que têm produtos para vender.

O Offerpop também tem muito a oferecer em termos de conteúdo gerado por usuários. Se você ainda está iniciando nesse assunto, essa ferramenta pode te ajudar a compreender o que deve ou não fazer.

O principal objetivo do Offerpop é ajudar a coletar e gerenciar conteúdo gerado por usuários. Fazer isso vai te trazer muitas vantagens, como manter seus potenciais compradores engajados por mais tempo.

A empresa discute algumas de suas melhores funções para conteúdo gerado por usuários em seu site, destacando o seguinte:

  • Colete conteúdo gerado por usuários via hashtags.
  • Adquira os direitos de usar esse conteúdo em seu marketing.
  • Função de autorresposta, para que você engaje seus consumidores sem atrasos.
  • Monitoramento de engajamento.

Há muito o que aprender sobre o Offerpop, mas eu sugiro que experimente você mesmo para ver o que pensa. A função de autorresposta, em particular, é uma das minhas favoritas. Gosto de qualquer ferramenta que melhora a comunicação via mídias sociais, já que isso pode gerar uma grande melhoria em seus resultados de marketing.

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(via Offerpop)

10. Typic

Como você deve saber, apps para edição de imagens e vídeos é o que não falta. Novas opções são lançadas praticamente todos os dias.

Apesar das vantagens de existirem tantas alternativas, pode ser difícil decidir qual é a melhor para o seu negócio. O Typic é líder nesse segmento há muito tempo, por fornecer a habilidade de adicionar efeitos e filtros às suas fotos de forma rápida e eficiente.

Não importa se você quer adicionar texto ou retocar aspectos específicos de uma imagem – esse app tem tudo.

Vejamos algumas das principais funções incluídas:

  • Mais de 100 fontes
  • Mais de 500 elementos de design.
  • Habilidade de adicionar seu logo a qualquer foto.
  • Atualizações regulares para garantir o acesso a novas funções.

O Typic é uma ferramenta para Instagram popular com todos os tipos de usuários, inclusive aqueles que só fazem uso pessoal da plataforma. No entanto, o app inclui algumas funções que fazem dele uma excelente opção para profissionais do marketing.

Gosto muito da função de adicionar logos às fotos, já que isso te dá a oportunidade de promover sua marca com cada imagem adicionada. E melhor ainda, você pode salvar até quatro versões do seu logo e adicioná-lo a imagens com um só clique.

Aqui está um exemplo retirado da galeria do Typic:

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Com o Typic, uma foto pode ser mais do que uma foto. Esse app pode te ajudar a transformar até mesmo uma foto comum em um trabalho artístico. Essa é uma grande vantagem na perspectiva do marketing.

Conclusão

Usar as mídias sociais não se limita a postar atualizações e torcer para que tudo dê certo. Seu verdadeiro objetivo deve ser conseguir um alto nível de engajamento.

Com muitos especialistas considerando o Instagram com o rei do engajamento social, é natural investir bastante tempo na criação de uma estratégia incrível que dê bons resultados. As ferramentas para Instagram que listei acima vão tornar isso possível.

Por acaso você já tem experiência com algumas dessas ferramentas para Instagram? Compartilhe suas opiniões e resultados na seção de comentários abaixo.

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