10 Ferramentas de Marketing Online Para Empresas Que Estão Começando

marketing tools

Você recentemente tomou a atitude de começar um novo negócio?

Da mesma forma que é emocionante fazer isso, também é natural sentir um pouco de medo nos primeiros dias. Com tantas perguntas sem respostas, você pode estar preocupado com o que vai acontecer mais pra frente.

Adicione o fato de que a concorrência está aumentando a cada ano, e você provavelmente estará questionando suas decisões de crescer por conta própria.

Mas não deixe qualquer dúvida se arrastar em sua mente. Em vez disso, é hora de assumir o controle, criar um plano e colocar o seu negócio no caminho certo para o sucesso.

No passado discutimos tudo, desde plugins para melhorar a usabilidade do seu blog WordPress até as melhores ferramentas de divulgação para blogueiros.

Neste post, vamos examinar 10 ferramentas de marketing online que podem ajudar a acelerar o crescimento do seu novo negócio. Cada uma é destinada a fornecer o poder que você precisa para, rapida e eficientemente, levar o seu negócio para o próximo nível.

Vamos examinar cada uma destas ferramentas de marketing online, incluindo conselhos sobre como elas podem beneficiar o seu negócio.

1. GetResponse

Com cerca de 350.000 clientes em cerca de 200 países, o GetResponse é um dos maiores nomes na área de email marketing.

No entanto, há muito mais no GetResponse do que suas ferramentas de email marketing. Com o tempo, a empresa se tornou uma plataforma de marketing online tudo-em-um, oferecendo aos usuários a capacidade de lidar com uma variedade de tarefas e facilmente automatizar muitas atividades cotidianas do marketing.

Apesar do email marketing ser sempre o maior pedaço do bolo, você também pode usar o GetResponse para:

  • Realizar webinars.
  • Criar landing pages.
  • Acompanhar o comportamento dos visitantes.
  • Rever os dados do seu site.
  • Editar imagens.
  • Realizar pesquisas online.
  • Automação de emails e análises.
  • Definir respostas automáticas que combinem com o comportamento do consumidor.

Empresas de todos os tipos podem usar a plataforma, mas ela é melhor para aqueles que estão interessados em uma solução simples e efetiva. Com sua interface atraente, processo de integração amigável e um suporte ao consumidor top de linha, o programa permanece sendo o favorito dos novos donos de empresa que estão interessados em um crescimento acelerado.

Existem muitas ferramentas de marketing online a serem consideradas, tornando-se um desafio para os novos empresários saber qual direção seguir. Felizmente, se você voltar sua atenção para o GetResponse, você estará em boas mãos desde o início. Com uma combinação de preços acessíveis e excelente qualidade, é uma ótima opção para muitas empresas.

image07

2. BuzzSumo

Você está interessado em entender melhor que tipo de conteúdo vai funcionar melhor para o seu negócio?

Você quer manter um olhar atento sobre a sua concorrência?

Esse é o ponto onde o BuzzSumo pode intervir e ajudar qualquer novo negócio a se sobressair. Aqui está seu slogan:

Analisar o conteúdo que tem o melhor desempenho sobre qualquer assunto ou concorrente.

Tão simples como isso possa ser, usar essa entre várias outras ferramentas de marketing online torna tudo ainda mais fácil. Tudo começa com um assunto ou domínio. Por exemplo, uma busca por NeilPatel.com resulta no seguinte:

image10

Embora essa seja uma lista do conteúdos mais populares no meu site em termos de compartilhamentos sociais, é nos dados fornecidos ao lado deles que você precisa prestar mais atenção:

image02

Analisadas individualmente, você pode ver como cada peça de conteúdo está presente em cada mídia social. Por exemplo, o primeiro título – Como Indexar Site ou Blog no Google Instantaneamente – tem a maioria dos compartilhamentos totais. No entanto, não é tão popular como a segunda peça no que diz respeito aos compartilhamentos no Facebook.

Novas empresas podem utilizar o BuzzSumo de diversas maneiras. Eu sugiro que se faça uma pesquisa para as suas palavras-chave primárias, bem como seus concorrentes principais. Isso lhe dará uma ideia clara de que tipo de conteúdo tem o melhor desempenho na sua área. A partir daí, você pode criar um calendário de conteúdo para o ajudar a tirar proveito dessa informação.

Com resultados simples e a possibilidade de usar o BuzzSumo de graça, esta é uma das ferramentas de marketing online que todos os novos empresários devem experimentar.

3. Buffer

Existem empresas lá fora que não querem nada com as mídias sociais, mas elas são poucas e distantes entre si.

Se você está começando um novo negócio em 2016, precisa divulgar bastante conteúdo no Twitter, Facebook, Instagram, e outras plataformas. Isso é particularmente verdade se você tem um negócio que é de interesse local.

Mas aqui vai a pergunta de 1 milhão de dólares: como você vai encontrar tempo suficiente para compartilhar e gerenciar diversas contas de mídias sociais?

O Buffer é uma das principais ferramentas de marketing online para gerenciamento de mídias sociais, graças a características como:

  • Programar seus posts para mais tarde.
  • Postar em todas as plataformas de mídias sociais em questão de segundos.
  • Acompanhar a interação e o engajamento.

Veja o quão simples pode ser:

image08

Tudo que você tem a fazer é preencher as informações necessárias e tomar algumas decisões fundamentais, como quando você deseja publicar o conteúdo. A partir daí, o Buffer fará o resto do trabalho para você.

Uma das melhores formas de acelerar o crescimento de um novo negócio é através de uma boa estratégia de marketing de mídia social. O único problema com isso é que isso pode drenar seu tempo caso não tenha o sistema certo em funcionamento.

Você pode contar com o Buffer para poupar tempo e manter suas mídias sociais com atualizações recentes.

4. Google Analytics

Desde o primeiro dia, você sabe que uma das melhores maneiras de fazer seu negócio crescer é através do tráfego orgânico. Quanto mais, melhor.

Mas não negligencie o fato de que existe muito mais além do que o número de visitantes. Claro, você quer conseguir o máximo de tráfego possível para seu site, mas você também deve separar um pouco do seu tempo para aprender mais sobre seus visitantes.

Usar uma ferramenta como o Google Analytics permite que você responda a questões como:

  • Quais palavras-chave estão direcionando a maior parte do tráfego para seu site?
  • Quão bem você está indo com as mídias sociais?
  • Em quais partes do mundo seus visitantes moram?
  • Por quanto tempo as pessoas estão permanecendo em seu site?
  • Quais páginas são as mais populares?

Você deve instalar o Google Analytics desde o primeiro dia, visto que essa ferramenta pode te ajudar a responder a todas essas questões além de muitas outras.

Aqui está um exemplo do que a aba “Aquisição” pode te mostrar:

image00

Como dono de negócio, esses dados podem te ensinar muito sobre como as pessoas estão encontrando e interagindo com seu site.

Você pode ir além, simplesmente clicando no link de busca orgânica. Isso vai te mostrar os seguintes dados:

image06

E isso é só o começo.

A única maneira de entender completamente o poder e o potencial do Google Analytics é instalando o código de rastreamento e gastando um pouco de tempo testando. Em breve, você verá como essa entre várias outras ferramentas de marketing online pode te ajudar a acelerar o crescimento do seu negócio.

5. Yoast SEO

Seu site é feito na plataforma WordPress? Você tem um grande interesse em SEO?

Se você respondeu sim a essas questões – como você fez com as outras – você não vai querer ignorar o poder do plugin Yoast SEO. Veja como ele é descrito na página oficial de download:

Melhore o seu SEO do seu WordPress: Escreva melhores conteúdos e tenha um site totalmente otimizado no WordPress usando o plugin Coast SEO.

É realmente bem simples de ser usado. Uma vez que você instalou o plugin, tudo vai se encaixar. Você é apresentado a uma variedade de opções, enquanto também é solicitado por algumas informações chave sobre seu site.

O melhor é que se você não sabe o que está fazendo, pode contar com o plugin para te dar um conselho profissional. Isso é perfeito para novos empreendedores que não sabem muito sobre SEO.

Existem muitas funções de alto nível nesse plugin, uma das minhas favoritas é a funcionalidade de Análise de Página.

Com ela, o plugin verifica por todos aqueles detalhes que você vai deixar passar de tempos em tempos. Isso ajuda bastante para garantir que cada página e post seja otimizado para os mecanismos de busca.

Como um plugin gratuito, você não tem nada a perder. Instale o Yoast SEO no primeiro dia, explore o painel, e veja o que ele pode fazer pelo seu site. Você provavelmente descobrirá que é exatamente o que você precisa de uma perspectiva do SEO.

image13

6. Hellobar

Até o fechamento desse post, mais de 100.000 sites estavam usando o Hellobar. Apenas essa informação deveria te dar uma boa ideia sobre o quão importante essa ferramenta é. Mas não deixe os outros ditarem o que você deve fazer. Você deve pessoalmente aprender mais sobre essa ferramenta e como ela pode ajudar a acelerar o crescimento do seu novo negócio.

Você pode dar uma chance para o Hellobar simplesmente visitando o site deles. É aqui que será solicitado a colocar a URL do seu site:

hellobar

Daqui, será apresentado a você um pedaço de código para ser adicionado ao seu site. Uma vez validado, estará tudo pronto e funcionando.

Uma vez que sempre ajuda experimentar os detalhes, vamos ver agora quais tipos de recursos estão disponíveis:

  • Solicitação de email
  • Caixas deslizantes
  • Popups
  • Barras superiores e inferiores
  • Designs customizáveis
  • Modelos

Essas são algumas das funções mais populares, mas existem outras para você pode experimentar também.

A função de assumir a frente da página é uma das minhas favoritas, já que ajuda a promover algo quando as pessoas estão para sair do seu site, como:

  • Pedir para as pessoas para curtirem sua página do Facebook
  • Pedir para cadastrar um email
  • Oferecer um cupom ou um código de desconto se você está vendendo produtos

Mesmo que você só use uma função do Hellobar, ela provavelmente terá um impacto positivo no seu site. E é exatamente isso o que você queria.

7. Ahrefs

Como uma das ferramentas de marketing online mais populares existentes, você provavelmente sabe uma coisa ou outra sobre o Ahrefs. Essa ferramenta é descrita assim:

Acompanhe seus backlinks, palavras-chave, menções de marca e saiba o que seus concorrentes estão fazendo.

Todas essas coisas tem muito a ver sobre como o seu negócio irá crescer no início. Aqui estão algumas das muitas questões que você pode responder assim que começar a utilizar essa ferramenta:

  • Quantos backlinks estão apontando para seu site?
  • Quais palavras-chave estão direcionando mais tráfego?
  • Quão bem você está indo nas redes sociais em termos de engajamento?
  • O que seus concorrentes estão fazendo?

Eu sou um grande fã do Ahrefs por muitos anos e o uso para tudo, desde acompanhar backlinks até aprender mais sobre outras empresas na minha área.

Uma ótima coisa sobre essa ferramenta é o teste gratuito de 14 dias, te dando a oportunidade de aprender mais antes de investir e se comprometer com um pagamento mensal. Uma busca irá te mostrar o seguinte:

image11

A primeira vista, você provavelmente se sentirá sobrecarregado com todos os números. Mas fica cada vez mais fácil entender conforme você gasta mais tempo na ferramenta.

Por exemplo, você verá o número total de backlinks para o site. Isso é mostrado no topo da página. A partir daí, você pode clicar para ver cada backlink, um por um.

Como um novo negócio, é uma boa ideia pesquisar por todos seus concorrentes. Então ver quais backlinks eles têm para determinar se você pode conseguir os mesmos.

A forma como você usará o Ahrefs não vai ser a mesma que outras pessoas. A única coisa que importa é que você monte uma estratégia que te ajude a entender melhor o desempenho do seu site, e também os mínimos detalhes dos seus maiores concorrentes.

8. Piktochart

Se marketing de conteúdo está no seus planos, você não está sozinho. Muitos negócios novos percebem que essa é uma das melhores maneiras de engajar com sua audiência, direcionar tráfego, e eventualmente aumentar a receita.

Mas se eu te dissesse que existe algo a mais para o marketing de conteúdo do que palavras escritas?

Como você pode ver na maioria dos meus posts, eu sempre incluo imagens. Isso não apenas ajuda a explicar melhor cada ponto, mas também dá ao leitor um valor adicional.

Com isso em mente, o Piktochart é uma das ferramentas de marketing online que você deve ter ao seu lado desde o início. Com ela, você terá tudo o que precisa para criar infográficos visualmente incríveis de maneira eficiente e rápida.

Não importa o quanto você saiba sobre design. Não importa o ramo em que você esteja. Desde que você tenha uma ideia para um infográfico, essa ferramenta pode te ajudar a tirar 100% de proveito da sua criatividade.

Começar é simples. Aqui estão os passos que você precisa seguir:

  • Escolha um modelo.
  • Customize o modelo com suas próprias palavras, tabelas, gráficos, e muito mais.
  • Compartilhe sua criação com o mundo.

O maior benefício dessa ferramenta, comparada com as outras, é o acesso a mais de 500 modelos. Isso facilita na hora de encontrar um que se encaixe no seu estilo e segmento.

Assim que você criar sua conta gratuita e permanente, você estará acompanhado de mais de quatro milhões de pessoas que usam essa ferramenta para criar lindos infográficos.

O marketing de conteúdo sempre será uma grande parte do que você faz, então não ignore as inúmeras maneiras que um infográfico pode aumentar seu alcance e te ajudar a alcançar novos patamares.

image01

9. Pitchbox

Existem muitas coisas que você pode fazer para acelerar o crescimento do seu novo negócio. E apesar de que você deva considerar cada estratégia que esteja disponível, nenhuma é mais efetiva do que a divulgação com um influenciador.

Mesmo que sua empresa seja uma marca muito nova, quando você se alia aos influenciadores certos, você tem a chance de conseguir resultados imediatos.

O Pitchbox é uma dessas ferramentas de marketing online que facilita sua vida. Em vez de ter que entrar em contato manualmente com os influenciadores do seu segmento, você pode usar essa ferramenta para acelerar o processo, tudo isso sem perder aquele toque pessoal importante.

Veja como a empresa descreve a ferramenta:

“O Pitchbox automatiza o trabalho pesado para que você possa focar no que você faz de melhor: criar conexões reais, pessoa a pessoa, com aqueles que você quer contatar.”

Quando você não tem que se preocupar com o trabalho pesado, o trabalho que suga todo o seu tempo, você tem a oportunidade de avançar de maneira mais rápida e mais eficiente.

Os recursos do Pitchbox são profundos, então aproveite enquanto explora o sistema e determina como ele pode trabalhar para seu negócio.

Por exemplo, a função de Prospecção encontra oportunidades para divulgação. Ela vai além do básico, incluindo tudo dos perfis de redes sociais, informações de contato, e muito mais.

A divulgação de influenciadores é geralmente colocada em segundo plano, já que muitos empresários novos pensam que isso acaba tomando muitas horas do dia deles. Com o Pitchbox, esse nunca é o caso. E é por isso que ele se tornou uma das melhores ferramentas de marketing online para empresários.

image12

10. SEMrush

Você pode não se considerar um profissional de marketing digital, mas isso é exatamente o que você é quando começa um novo negócio. Mesmo se não souber a primeira coisa sobre marketing online, isso vai mudar uma vez que você procure maneiras de acelerar o seu crescimento.

O SEMrush pode ajudar seu negócio de muitas maneiras. Tudo começa com uma simples busca:

image09

A partir daqui, serão mostrados mais dados com os quais você saberá o que fazer.

Por exemplo, o marketing de conteúdo pode ser a sua principal palavra-chave, mas isso não significa que é a palavra-chave alvo certa para cada novo post que você publicar. Você pode usar o SEMRush para encontrar palavras-chave relacionadas, incluindo o volume, CPC, e os resultados das SERPs.

image04

Se você estiver interessado em aprender mais sobre seus concorrentes, utilize essa ferramenta para encontrar o conteúdo melhor classificado para qualquer palavra-chave. Ao buscar por exemplo “marketing de conteúdo” (content marketing), a ferramenta exibe o seguinte:

image03

Você pode então formular um plano para concorrer com esses sites, na esperança de mover o seu site para o topo dos resultados de busca.

Eu sou um cara que gosta de big data, então uma ferramenta como o SEMRush é sempre interessante para mim. O grande volume de informações deve ser suficiente para você dar uma chance para essa entre várias ferramentas de marketing online.

Conclusão

Algumas empresas são bem sucedidas, mas muitas falham. Se você quiser evitar problemas e servir os seus clientes por muitos anos, agora é a hora de agir. Você não vai querer deixar outro dia passar antes de implementar ferramentas de marketing online que possam ajudar sua empresa a crescer.

Você pode não usar todas as 10 ferramentas de marketing online citadas, mas precisará de uma (ou algumas) para fazer um grande impacto no seu negócio.

Você adicionaria outras ferramentas de marketing online a essa lista? Você tem experiência com qualquer uma delas? Compartilhe seus pensamentos conosco!

Share