10 Ferramentas de Marketing Online Que Você Precisa ao Começar um Negócio

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Você sabia que existem aproximadamente 28 milhões de pequenos negócios só nos Estados Unidos?

Com um número como esse, tudo o que os pequenos empreendedores querem é obter vantagem competitiva. Qualquer coisa que fizerem para ultrapassar a concorrência vale a pena considerar.

Enquanto não se pode prever o futuro, uma coisa é certa: você não quer estar entre os cerca de  80% das empresas que fracassam nos primeiros 18 meses.

Então, o que isso tem a ver com o marketing online?

Estamos em 2016. Lá se foram os dias em que você podia ignorar a internet. Se quiser alcançar sucesso, é fundamental que tenha um plano de marketing online sólido, já no primeiro dia de atividade.

No passado, eu discuti sobre uma variedade de ferramentas de marketing online para áreas específicas. Por exemplo este post detalha as melhores ferramentas para lançar a sua primeira campanha de marketing de conteúdo.

Já neste post, vou descrever as 10 ferramentas de marketing online que você precisa ao começar o seu negócio. Algumas poderão ser novidade para você, mas cada uma delas vale a pena considerar. Vamos começar!

1. MailChimp

Entenda uma coisa: a tecnologia do email marketing é usada por mais de 80% das empresas de varejo e atacado.

Não é uma coisa que se deva esperar. Mas sim, implementar uma estratégia de email marketing desde o primeiro dia.

Com mais de 12 milhões de clientes, o MailChimp conquistou seu lugar como um dos maiores fornecedores de email marketing do mundo. Ainda que existam alternativas, essa ferramenta de marketing online ainda é uma das melhores, por muito motivos:

  • Fundada em 2001, muito antes da maioria das empresas começarem a usar email marketing.
  • Opções de suporte self-service, fazendo com que você consiga achar respostas para as suas perguntas rapidamente.
  • Plano grátis para quem tem menos de 2.000 assinantes e aqueles que enviam menos de 12.000 emails por mês.

Ao começar um negócio, é pouco provável que você tenha mais do que 2.000 assinantes. Por isso, você pode começar a usar o Mailchimp logo no começo, usando a ferramenta gratuitamente à medida que se acostuma com o email marketing.

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2. HubSpot

Quando se trata de marketing, vendas e software de CRM, o Hubspot se tornou um dos melhores.

Neste post, vamos focar nas soluções de software de marketing. A empresa descreve assim o seu software “tudo em um” de marketing:

Da atração de visitantes ao fechamento de clientes, o Hubspot une todo o seu funil de marketing.

Você bem sabe como é importante ter o seu funil de marketing em pleno funcionamento. Com esse software, você tem acesso a ferramentas que ajudam com:

  • Blogging
  • SEO
  • Mídias Sociais
  • Site
  • Gerenciamento de Leads
  • Landing Pages
  • Calls-to-Action (CTAs)
  • Automação de Marketing
  • Email
  • Analytics

Não fica nada de fora, quando você se apoia nas soluções “tudo em um” dessa ferramenta de marketing online. Por isso é que se trata de uma das melhores escolhas para quem está começando um negócio.

Com tudo o que precisa em um só lugar, você não tem que se dividir em muitas direções diferentes. Isso o ajudará a alcançar mais sucesso no começo, quando você certamente tem muito o que fazer.

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3. Trello

O que essa ferramenta tem a ver com marketing digital? Você pode estar se perguntando.

O Trello é uma ferramenta que o ajuda a gerenciar projetos e a estar sincronizado com sua equipe. Como você sabe, ambas as coisas são importantes, quando se trata da sua estratégia de marketing digital.

Por exemplo, você pode compartilhar posts no Trello antes de publicar. O que dá uma oportunidade a outras pessoas na sua equipe de revisarem o post, compartilharem suas opiniões, e sugerirem mudanças que podem fortalecer a peça.

No passado, antes de haver o Trello e programas semelhantes, o email era a melhor ferramenta de comunicação com a equipe. Ainda que o email seja útil, até certo ponto, poder gerar confusão, mensagens perdidas, e frustração.

Com o Trello, tudo que esteja relacionado com a sua estratégia de marketing online pode ser compartilhado no mesmo lugar. Leva apenas alguns minutos para criar um “Board”. Ou melhor ainda, você pode rapidamente convidar todo o time e todos podem entrar em ação sem atraso.

O Trello não é a única ferramenta de marketing online para isso, mas é de longe a melhor. Quando se trata de colaborar com outros nas tarefas de marketing, essa ferramenta é difícil de superar.

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4. Hootsuite

Ninguém contesta o fato de que as mídias sociais são importantes para qualquer empresa, independente do seu tamanho, tempo ou setor.

Uma ferramenta como o Hootsuite permite que você agende postagens nas redes sociais de antemão, poupando assim muito do seu tempo.

Há muitas funções do Hootsuite que o favorecem ao lançar o seu negócio, como as que o ajudam com engajamento. Por exemplo, você pode:

  • Identificar influenciadores para a sua equipe de marketing, e leads para a sua força de vendas.
  • Responder aos comentários e menções pelo painel. Não é preciso visitar cada plataforma individualmente.
  • Aproveitar respostas escritas previamente.

O marketing nas redes sociais não é tão difícil como parece, especialmente quando você usa ferramentas de marketing online como o Hootsuite. Com essa ferramenta você consegue gerenciar os perfis de mídias sociais em mais de 30 plataformas. Imagine fazer isso à mão, sem um painel central para guiá-lo. Seria suficiente para frustrar até mesmo o empreendedor mais experiente, quanto mais um empreendedor iniciante.

5. Google Analytics

Como uma das melhores ferramentas de marketing online do Google, o Analytics deveria ser parte da sua estratégia de marketing desde o começo.

Leva apenas alguns minutos para colocar o código do Analytics no seu website, permitindo que você rastreie cada ação de cada visitante.

Considerada por muitos apenas como um ferramenta de tráfego, essa ferramenta de marketing online pode ter um grande impacto na sua estratégia, se você souber o que está fazendo.

Tome, por exemplo, a possibilidade de ver de onde vem o seu tráfego:

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Talvez você perceba que uma determinada campanha de mídia social está gerando muito tráfego para o seu site. Com esse dado, você pode ajustar sua estratégia futura para alcançar os mesmos resultados.

Ou, talvez, você descubra que um determinado conjunto de palavras-chave está fazendo maravilhas para o seu tráfego orgânico. Mais uma vez, você pode prestar atenção a essas palavras, enquanto você cria conteúdo mais adiante.

O Google Analytics não é uma das ferramentas que se pode ignorar. Instalar essa ferramenta de marketing online desde o começo é uma decisão importante para a sua estratégia de marketing. Os dados que podem ser coletados e analisados são muito valiosos.

6. KISSmetrics

O slogan dessa ferramenta de marketing online diz tudo:

Rastreie, analise e otimize sua performance de marketing digital. Veja o que funciona e o que não funciona, em todas as campanhas, mobile e web.

É bom que você queira investir bastante tempo com marketing online no começo do seu negócio. Mas, você realmente quer tomar decisões que não têm nenhum impacto?

Você precisa rastrear e analisar cada passo dado, pois é a única maneira de focar nas táticas que estão gerando o melhor retorno sobre o investimento (ROI).

Com o KISSmetrics, você pode ver facilmente o que está funcionando, e o que não está funcionando em todas as suas campanhas.

Veja, por exemplo, seus produtos de análise. Com um relatório de funil, você pode identificar se há “vazamentos” no seu negócio. Veja uma imagem de tela daquilo que pode esperar:

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Começando em $120/mês, o KISSmetrics não é a ferramenta de marketing online mais barata nesta lista. Mesmo assim, é uma que você vai querer considerar, à medida que o seu negócio vai engrenando.

Com uma variedade de produtos à sua disposição, os insights que recebe serão muito valiosos para o crescimento do seu negócio.

7. Followerwonk

Você pretende passar muito tempo fazendo marketing nas redes sociais?

Ainda que seja uma ótima forma de engajar a sua audiência e gerar tráfego para o seu site, isso só irá ajudá-lo se tiver uma estratégia sólida implementada.

Ferramentas de marketing online, como o Followerwonk, foram criadas para ajudar você a melhorar a sua estratégia de marketing digital, como por exemplo indo mais a fundo nos dados analíticos do Twitter.

Eu incluí essa ferramenta de marketing online por dois motivos: é fácil de usar e é extremamente eficaz.

O Followerwonk separa o seu serviço em três categorias distintas:

  • Encontre – use a ferramenta para buscar perfis do Twitter e comparar contas.
  • Analise – separe sua lista de seguidores por biografia, local, quem seguem, e outros critérios.
  • Otimize – combine sua estratégia com os ganhos e perdas de seguidores, para entender que tipo de conteúdo funciona melhor.

A única desvantagem do Followerwonk é que ele não pode ser usado com outras plataformas de redes sociais, como o Facebook, o Instagram e o LinkedIn. No entanto, se você tiver grandes planos para o Twitter, essa é a ferramenta de marketing online a ser usada com frequência.

Mesmo que não a use diariamente, pode ser útil de tempos em tempos. Afinal é fundamental que você compreenda o seu público-alvo.

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8.  All in one SEO Pack

Se o WordPress é o seu sistema de gestão de conteúdo (CMS), você não deveria hesitar em instalar o plugin All in One SEO Pack.

Boa parte da sua estratégia de marketing online deveria se basear em SEO, e essa ferramenta de marketing online irá garantir que você faça boas decisões em relação ao seu conteúdo.

Algumas das melhores funcionalidades do plugin incluem:

  • Suporte para XML Sitemap.
  • URLs Canônicas Avançadas.
  • Geração automática de Meta Tags.
  • Compatível com a maioria dos outros plugins.
  • Notifica automaticamente os motores de busca, incluídos o Google e o Bing, sobre quaisquer alterações no site.

Ainda que todas essas funcionalidades sejam ótimas, há algo mais que o tornou um dos mais populares plugins para WordPress: é muito fácil de usar.

Veja uma imagem de tela mostrando uma pequena parte dessa ferramenta de marketing online:

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Você não tem que tomar muitas decisões para começar. E se estiver confuso sobre o que deveria saber, há como receber ajuda. Tudo que tem que fazer é clicar no símbolo “?” para receber mais informações e conselhos.

O plugin All in One SEO Pack tem mais de um milhões instalações ativas. Você não precisa ir longe para achar concorrentes, mas existe uma razão porque tantas pessoas usam essa ferramenta de marketing online. Não apenas por ser simples e gratuita, mas os seus resultados são inegáveis. Ela irá definitivamente ajudar o seu site, em termos de SEO, o que é algo que interessante para todos os novos negócios.

9. BuzzSumo

Uma ferramenta de marketing online que mencionei bastante no passado, o BuzzSumo é muito importante para as pessoas que precisam aprender mais sobre o seu público-alvo.

Quando você começa um negócio, é seguro dizer que você sabe algumas coisas sobre o seu setor e concorrentes primários. Mas, quando você pesquisar mais a fundo, você encontrará dados adicionais que pode usar para o seu benefício.

Se você quiser compreender melhor a sua concorrência, ou se quiser aprender que tipo de conteúdo tem melhor performance em um determinado assunto, você não precisa de outra ferramenta.

A página de resultados de pesquisa no Buzzsumo é assim:

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Além disso, há dados de alto nível associados a cada resultado:

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Essa informação pode ser útil muitas vezes, como por exemplo quando estiver criando conteúdo para o seu blog.

Porque tentar adivinhar o que está funcionando melhor no seu segmento? Você pode usar o Buzzsumo para responder essa pergunta com 100% de certeza.

Nessa pesquisa, você pode ver que o primeiro resultado tem aproximadamente 20 mil compartilhamentos. Você então sabe o que perseguir, se você quiser alcançar o mesmo nível de sucesso.

Como um grande fã do BuzzSumo, posso dizer que essa é uma ferramenta de marketing online que uso regularmente. Mesmo que não faça muito com os dados inicialmente, cada pesquisa ajudará você a compreender melhor a sua concorrência e o seu público-alvo.

10. Crazy Egg

Você alguma vez se perguntou: O que está funcionando e o que não está no meu site?

É aqui que o Crazy Egg pode entrar e ajudar.

Há duas chaves aqui:

  • Você pode usar o Crazy Egg para fazer alterações no seu site e gerar melhores resultados.
  • Você não precisa muita, talvez nenhuma, ajuda tecnológica.

Quando você está no começo do seu negócio, você não quer gastar horas lidando com questões de TI. Infelizmente, isso ocorre com frequência quando se trata de testes A/B. A menos que você use o Crazy Egg, é claro.

Essa ferramenta de marketing online é cheia de funcionalidades, como:

  • Mapas de calor e gravações de mouse
  • Análise e relatórios
  • Plataformas e integrações
  • Segmentação e personalização
  • Pesquisa e feedback de usuários

Se quiser uma ferramenta que o ajude a compreender o que o os visitantes do seu site gostam e o que não gostam, para que você possa aumentar os seus leads e suas vendas, você deveria experimentar o Crazy Egg. É uma daquelas ferramentas que você não sabe que precisa, até que você experimente.

Conclusão

De acordo com o CMO Council, “60% do tempo dos profissionais de marketing é dedicado às atividades de marketing digital.”

Ser parte desse grupo significa ter uma estratégia de marketing implementada. E também, significa usar as ferramentas certas no momento certo.

Você colocaria mais alguma outra ferramenta de marketing online nessa lista? Você usou alguma dessas ferramentas ao lançar o seu negócio? Compartilhe suas opiniões na seção de comentários abaixo.

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