10 Ferramentas e Serviços Para Trabalhar com RP em sua Startup

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Do que adianta lançar um novo negócio se ninguém ficar sabendo?

Com mais de 540.000 novos negócios todos os meses, nem é preciso dizer que você vai enfrentar muita concorrência.

Sem a abordagem certa para trabalhar com RP, marketing e publicidade, não vai demorar para que você seja superado pelos seus concorrentes.

Graças à tecnologia, nos dias de hoje o mercado é igual para todos. Vivemos em um mundo em que uma start-up com um funcionário pode concorrer com um dos “grandes” do segmento, desde que adote uma boa estratégia.

E isso nos traz a uma pergunta muito importante: Qual é a sua estratégia para trabalhar com RP em seu novo negócio?

Essa é uma pergunta que você deve responder antes de lançar sua empresa para já começar com uma vantagem.

Abaixo, vou apresentar 10 ferramentas e serviços que vão te ajudar a trabalhar com RP em sua empresa. Todos eles podem ser usados em empresas de qualquer tamanho e em qualquer segmento. Normalmente não se usam todos os 10, mas você deve experimentar usar o máximo de ferramentas possível.

1. PRWeb

Existe melhor forma de trabalhar com RP do que enviar press releases sobre a sua empresa?

Há dois elementos-chave para o sucesso com essa estratégia:

  • Criar uma abordagem única, que seja interessante para jornalistas e blogueiros.
  • Usar um serviço que distribui seu release para um grande número de contatos de mídia.

É sua responsabilidade criar uma abordagem única, focando em um tema que dará aos outros uma razão para publicar sua história.

A partir daí, você pode contar com o PRWeb para levar seu release ao grande público. O funcionamento é muito simples:

  • Crie seus releases
  • Distribua suas notícias
  • Rastreie suas notícias

Com um processo tão simples, é fácil começar a usar o PRWeb. Eu gosto da facilidade para distribuir releases em massa com esse serviço, mas é a função de rastreamento que realmente se destaca para mim.

Com ela, você pode responder a perguntas como:

  • Quantas vezes seu release foi lido?
  • Quantas impressões o título do seu release está recebendo por dia?
  • Quantos veículos de mídia receberam seu release?

Você também terá dados sobre palavras-chave e mecanismos de busca para ver como o seu público chegou a você.

A única desvantagem do PRWeb é o preço. O pacote básico custa a partir de $99, com o pacote completo a $249.

Apesar de isso talvez representar um investimento mais alto do que você tinha planejado, lembre-se: o PRWeb faz todo o trabalho por você. Isso vai te poupar muito tempo.

Dica de profissional: existe uma variedade de add-ons para deixar seu release ainda mais interessante. 

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2. Help a Reporter Out (HARO)

Não seria ótimo poder oferecer a jornalistas insights especializados sobre o seu segmento ? 

Em vez de torcer para que os jornalistas cheguem a você, o que provavelmente não vai acontecer, você pode usar o HARO.

Após se cadastrar como fonte, você vai receber três e-mails por dia com oportunidades apropriadas para o seu conhecimento e experiência.

Aqui está um exemplo de como são os e-mails do HARO:

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Quando vir alguma coisa relacionada à sua especialidade, você só precisa clicar e seguir as instruções Simples assim. Se um jornalista gostar do que você tem a dizer, você poderá se conectar a ele e fornecer as informações necessárias.

A vantagem dessa estratégia é que seu nome e empresa serão citados no artigo criado pelo seu contato. E melhor ainda: há uma boa chance de o artigo incluir um link para o seu site.

Dica de profissional: com mais de 500.000 usuários, você terá que fazer uma proposta perfeita. Isso vai aumentar suas chances de receber respostas de jornalistas.

3. Muck Rack

Você já tem um processo para encontrar e contatar jornalistas?

Como muitas outras startups, talvez você não tenha pensado muito nisso. Em vez disso, você simplesmente envia e-mails e torce para dar certo. Apesar de isso talvez abrir algumas oportunidades de vez em quando, não é um processo com resultados certeiros.

Com o Muck Rack, você não vai precisar adivinhar nada. Essa ferramenta é uma das melhores, não só para encontrar jornalistas, mas também para contatar aqueles que podem ter interesse em seu negócio.

Aqui estão algumas das coisas que você pode esperar:

  • A habilidade de encontrar os jornalistas certos com buscas por nome de empresa, palavras-chave, tipos de mídia e mais.
  • Notificações de e-mail quando alguém divulga um link para o seu artigo ou publica um tweet relacionado ao termo de busca selecionado.
  • O uso de ferramentas de análise para ver quem está compartilhando seu conteúdo.

Existe mais uma função que deve ser mencionada e que talvez seja a minha favorita. Você pode organizar listas de mídia, incluindo notas personalizadas para trabalhar de forma rápida e eficiente no futuro.

Dica de profissional: não tenha pressa durante o processo de cadastro, já que esse é o momento em que você vai compartilhar informações essenciais com o serviço. Isso inclui uma lista com seus principais concorrentes. 

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4. Meltwater

Uma das ferramentas mais avançadas dessa lista. Não se surpreenda se você acabar passando horas se familiarizando com o Meltwater e as muitas funções que ele oferece.

Para trabalhar com RP, você deve prestar atenção nas ferramentas de Monitoramento de Mídia. Com a habilidade de se manter atualizado a partir de “bilhões de diálogos editoriais, de blogs e de mídias sociais em tempo real”, será fácil para você entrar na conversa no momento certo.

Você também pode usar essas ferramentas para identificar jornalistas que cobrem o seu segmento. Assim será mais fácil saber quem você deve contatar das próximas vezes.

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(via Meltwater)

Dica de Profissional: você também pode usar o Meltwater para rastrear seus concorrentes. Essa é uma ideia a se considerar. Para uma pequena empresa é bom saber o que seus principais concorrentes estão fazendo o tempo todo. Será que as outras empresas aparecem na mídia mais do que você?

5. Coverage Book

Qual é a sua abordagem para criar relatórios de RP?

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas é uma boa ideia considerar a implementação de uma estratégia certeira.

Com o Coverage Book, trabalhar com RP já não é uma tarefa complexa e demorada. Em vez disso, você poderá criar relatórios de alta qualidade em questão de minutos e usá-los de várias formas: compartilhando com sua equipe, fornecendo mais informações da sua empresa a potenciais clientes…

As funções principais do Coverage Book incluem:

  • Print de tela automatizada de toda a cobertura.
  • Habilidade de personalizar a aparência de cada livro que você criar.
  • Métricas automatizadas, incluindo dados do Moz, do SimilarWeb e outros.
  • Oportunidade de armazenar toda a sua cobertura midiática em um só lugar.

Na superfície, o Coverage Book não parece oferecer muito para quem quer trabalhar com RP em sua empresa. No entanto, após aprender mais sobre essa ferramenta, você verá que os dados que coleta te dão uma ideia melhor de como gerar mais resultados no futuro.

Dica de Profissional: analise sua cobertura regularmente, prestando atenção aos tipos de jornalistas e fontes que estão mais interessados em sua empresa. Você pode usar essa informação para aperfeiçoar seu discurso.

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(via Coverage Book)

6. Anewstip

O que você faz para encontrar contatos relevantes na mídia? 

Mesmo com a ajuda da internet, criar uma lista de contatos relevantes na mídia para o seu segmento pode ser uma tarefa difícil.

Felizmente, uma ferramenta como o Anewstip pode te dar a velocidade e eficiência que você precisa.

Com o Anewstip, você pode pesquisar jornalistas e blogueiros rapidamente, baseando no que eles publicaram ou tweetaram. Com uma lista com “mais de 200 milhões de artigos de notícias e 1 bilhão de tweets de mais de 1 milhão de contatos de mídia”, você sabe que sempre terá acesso à melhor informação possível.

E melhor ainda: essa é uma das melhores ferramentas para trabalhar com RP que você vai conhecer.

Para começar, você insere a sua marca, seu concorrente ou uma palavra-chave na caixa de pesquisa.

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Você verá resultados baseados na sua busca e poderá separar esses dados em mais categorias, pesquisando:

  • Tweets
  • Notícias
  • Perfis de jornalistas
  • Perfis de canais de notícias

Aqui está um exemplo de uma busca feita com a palavra-chave “content marketing”:

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Com os resultados logo à sua frente, é hora de agir. Se você encontrar um jornalista que quer entrar em contato, clique em “Pitch by e-mail” ou “View e-mail address.”

Dica de profissional: aproveite as funções de busca avançada, como a habilidade de organizar por data, horário, idioma e país. 

7. Google Alerts

Existem muitas ferramentas gratuitas que podem ajudar sua empresa a gerar mais publicidade.

O Google Alerts merece a sua atenção, e não só por ser gratuito. Você deve usar essa ferramenta porque ela traz resultados de primeira qualidade de forma otimizada.

Veja como o Google define a ferramenta:

“Criando um Google Alert, você poderá receber notificações por e-mail sempre que o Google encontrar novos resultados em um tema do seu interesse.”

Para trabalhar com RP em seu site, você deve utilizar alguns tipos de alerta:

  • Alerta para o nome da sua empresa
  • Alerta para os seus principais concorrentes
  • Alertas para as suas principais palavras-chave.

Você pode por exemplo, criar um alerta para um produto ou serviço que é similar ao que você oferecer. Assim, sempre que ele for mencionado, você vai receber uma notificação por e-mail. A partir daí, você pode avaliar o artigo e determinar se é possível obter o mesmo tipo de cobertura para a sua empresa.

Você pode inserir qualquer palavra-chave possível e imaginável na página do Google Alerts. E então você verá um preview como este:

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Se você gostar do que vir nessa lista, clique em “create alert” e aguarde os resultados.

Dica de profissional: não se sobrecarregue com o Google Alerts . Em vez disso, use apenas os que são mais importantes para o seu negócio. 

8. Mention

Quem está falando sobre a sua marca? Quem está falando sobre o seu nome? Quem está falando sobre os seus concorrentes?

Essas são perguntas importantes. Infelizmente, sem as ferramentas certas pode ser quase impossível acompanhar as respostas.

O Mention é uma ferramenta de monitoramento de mídia que quer facilitar a sua vida.

Aqui estão algumas das minhas formas favoritas de usar o Mention:

  • Para garantir que você nunca vai deixar de ver uma conversa que menciona sua empresa ou seu nome
  • Para identificar influenciadores que são importantes para a sua empresa e segmento.
  • Para entrar imediatamente em conversas que mencionam a sua empresa, seu nome ou seus concorrentes.

Além de tudo isso, o Mention oferece também a habilidade de rastrear e analisar seu desempenho. Resumindo, você pode rastrear menções por tipo de origem, horário, localização, idioma e mais. E isso é acompanhado por uma lista das suas fontes de mais influência.

Após se registrar para obter sua conta gratuita, você pode começar a rastrear sua própria marca ou um concorrente. Você vai começar aqui:

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No mundo maravilhoso do marketing, a palavra “menção” tem um significado especial. É por isso que essa ferramenta deve ser uma das suas opções para trabalhar com RP.

Dica de profissional: use o Mention para identificar os principais influenciadores em seu espaço. Depois disso, você poderá usar essa lista para garantir que as pessoas certas ajudem a espalhar a sua mensagem. 

9. Duct Tape Marketing Instant Press Release

Qual é o seu processo para trabalhar com RP e criar press releases com engajamento alto? 

Não é verdade que você precisa ser um escritor profissional ou um gênio da RP para criar press releases que atraem atenção. Você só precisa da abordagem certa e de algum tempo.

Para aqueles que precisam de um empurrão na direção certa, o Duct Tape Marketing é a solução ideal. A ferramenta Instant Press Release é obrigatória para todo mundo que vai criar press releases para novas empresas (ou mesmo negócios já estabelecidos).

Como o nome sugere, o Duct Tape Marketing é um criador de press release que oferece todas as ferramentas que você precisa para criar um release atraente sem precisar de horas de trabalho.

Do título ao corpo do texto, você vai saber exatamente o que está fazendo a cada passo do processo de criação.

Começar é muito simples. Não é preciso baixar nada ou gastar dinheiro. Tudo o que você tem que fazer é compartilhar seu nome e endereço de e-mail. A partir daí, é só usar a ferramenta.

A melhor parte dessa ferramenta é a sua abordagem plug in”.  Basta inserir os dados nos campos obrigatórios e o Duct Tape Marketing faz todo o trabalho por você.

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Ao chegar no meio do seu release, você verá várias instruções. O campo do parágrafo de introdução, por exemplo, é acompanhado por estes dados:

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Em outras palavras, essa ferramenta faz mais do que organizar o seu press release. Ela também te orienta sobre o que deve ser incluído em cada parte dele.

Dica de profissional: experimente vários tipos de press release para garantir que você ficará satisfeito com o resultado final. A partir daí, rastreie o desempenho deles para ver como eles se saem.

10. Cision

Está procurando um software poderoso para trabalhar com RP e ver resultados reais? 

Se você quer uma abordagem completa para trabalhar com RP, provavelmente deve aprender mais sobre o Cision. Ele é um software completo que tem tudo que você precisa para promover uma campanha de RP eficaz.

Tudo começa com uma database com aproximadamente 1,6 milhões de jornalistas, editores e influenciadores. E apesar de só isso já ser incrível por vários motivos, há outras funções que você vai apreciar:

  • Distribuição antecipada de press releases.
  • Ferramentas para rastrear desempenho.
  • Ferramentas para rastrear menções.

Não importa se você está tentando se conectar a influenciadores ou procurando novas formas de contar sua história: o Cision tem uma ferramenta ideal para as suas necessidades.

Sou um grande fã da função “track your story”, onde você pode rastrear sua história e verificar a performance do seu outreach.

O Cision inclui ferramentas para monitorar os seguintes elementos:

  • Mídias sociais
  • Transmissão e vídeo
  • Mídia impressa
  • Mídia online
  • Relatórios de notícias diários

Quando você sabe quem está mencionando sua marca, pode transformar isso em um relacionamento que beneficie sua empresa no longo prazo.

Dica de profissional: o Cision não se limita a uma função, mas oferece ferramentas para cada fase do processo de trabalhar com RP. Assim, reserve o tempo necessário para aproveitar cada uma delas.

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(via Cision)

Conclusão

Além do que vimos acima, existem muitas outras coisas que você pode fazer para gerar interesse em sua nova empresa. Você pode por exemplo, publicar conteúdo de blog de alta qualidade regularmente. Ou talvez investir alguns recursos em marketing em mídias sociais

Não importa o que você está fazendo: na hora de trabalhar com RP e marketing, pense bastante no que essas ferramentas podem fazer para a sua estratégia.

Você já utilizou alguma dessas ferramentas? Quais foram os resultados? Compartilhe sua opinião na seção de comentários abaixo.

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