10 Ferramentas Para Conseguir Mais Backlinks

grow rankings

Você tem uma estratégia de SEO para levar o seu site ao topo dos resultados nos mecanismos de busca?

Além de criar conteúdo de alta qualidade, é imperativo dedicar algum tempo e energia ao link building.

O lado positivo é que, quanto mais conteúdo você cria, maior a probabilidade de conseguir backlinks naturalmente. Por outro lado, não há garantias que isso vá gerar os resultados que você busca.

Há tempos que já não é possível construir backlinks de baixa qualidade para o seu site e usar isso para melhorar a sua classificação. Hoje isso faz mais mal do que bem.

Como os backlinks continuam sendo um dos principais fatores de ranqueamento em mecanismos de busca, essa é a hora de implementar uma estratégia confiável.

Qual é a melhor abordagem para fazer isso? Vai depender do tipo de site que você tem, da estratégia que está usando, e de sua visão geral sobre SEO.

Independente da sua posição, é importante passar algum tempo aprendendo mais sobre as muitas ferramentas de link building que estão ajudando outros profissionais de marketing a conseguir backlinks, e a gerar resultados positivos.

Baixe aqui esta lista com 10 ferramentas que vão te ajudar a conseguir backlinks.

Abaixo você verá uma lista com 10 ferramentas que podem te ajudar a conseguir backlinks. Usadas da forma correta, qualquer uma delas (ou mais de uma) pode ter um grande impacto na classificação do seu site.

1. Check My Links

Essa ferramenta é uma extensão do Google Chrome, e por isso é uma das opções mais simples de usar para conseguir backlinks.

Uma das melhores maneiras de gerar links inbound de alta qualidade é identificar links quebrados em outros sites, contatar o responsável e sugerir a substituição por um link para o seu site.

O Check My Links acelera esse processo. Com a extensão ativada, você pode verificar o estado de cada link em uma página rapidamente. A maioria vai aparecer como verde, ou ativa, mas alguns links serão mostrados em vermelho: os links inativos. Esses links são suas oportunidades para conseguir backlinks.

link building a partir de links inativos pode ser uma estratégia que você nunca utilizou, mas com essa ferramenta, será fácil implementá-la no futuro.

image06

2. Broken Link Builder

Se você preferir não utilizar a extensão de Google Chrome Check My Links, existe uma outra opção: o Broken Link Builder.

Com essa ferramenta, você não terá que procurar links inativos página por página. Em vez disso, o Broken Link Builder faz pesquisas online por você, ajudando a encontrar links quebrados em segundos.

Quando você já tiver reunido uma lista de links inativos, é hora de trabalhar. Comece o processo de contato para encontrar as pessoas responsáveis por substituir aqueles links quebrados por opções melhores. Se tudo der certo, esses links agora vão direcionar para o seu site.

Para começar, você tem um processo simples de 3 passos:

  • Use a ferramenta para encontrar links inativos relacionados ao seu tema.
  • Selecione páginas que você pode recriar, ou que têm conteúdo relacionado ao que você tem em seu site.
  • Contate os donos do site, informando-os sobre o link quebrado e sugerindo um link para o seu conteúdo.

De maneira geral, o Broken Link Builder faz duas coisas:

  • Poupa tempo.
  • Ajuda a encontrar oportunidades para links.

Ambas devem ser funções importantes para você, profissional do marketing.

image02

3. Linkbird

O Linkbird é, em vários aspectos, uma ferramenta completa de SEO. Apesar de muitas de suas funções serem dedicadas ao link building, você também pode usá-lo para:

  • Analisar seu perfil de backlink
  • Acompanhar suas classificações
  • Conduzir pesquisas de palavras-chave

O meu aspecto favorito dessa ferramenta é a facilidade para integrar o link building em sua estratégia de marketing de conteúdo. Como os dois andam juntos, esse benefício não deve ser ignorado.

Outras funções de alto nível do Linkbird incluem:

  • Habilidade para localizar sites para backlinks de alta qualidade
  • Descobrir quais são os backlinks de seus concorrentes para tentar consegui-los também para você
  • Integração com um sistema de notificação por email, o que o ajuda no processo de divulgação

Por último, mas não menos importante, essa ferramenta inclui uma função de colaboração em equipe. Isso é perfeito para empresas em que mais de uma pessoa é responsável pelo marketing e pela construção de links. Ao manter todos os envolvidos integrados, você reduz ao mínimo as perdas de tempo.

Quando você usa o Linkbird, o link building e o marketing de conteúdo se integram em perfeita harmonia. Essa é uma enorme vantagem pela perspectiva do SEO.

image02

4. Pitchbox

Quando se trata de prospecção de links e divulgação, não existem muitas ferramentas com tanto poder e tantas funções quando o Pitchbox.

Veja como a empresa se descreve:

“O Pitchbox automatiza o trabalho braçal para que você se concentre no que faz melhor: criar conexões reais e individuais com as pessoas que você deseja alcançar.”

Se você está seriamente interessado em link building e em elevar a sua marca ao próximo patamar, o Pitchbox é uma ferramenta que você deve acessar regularmente.

Quando falamos em construção de links de alta qualidade, a divulgação é o X da questão. Com essa ferramenta, você poderá encontrar oportunidades segmentadas segundo as suas preferências de busca. Também estão incluídos informações de contato e perfis sociais para cada resultado.

Mas o Pitchbox vai ainda mais longe ao oferecer uma função de acompanhamento automatizada. Isso te dá a oportunidade de se manter em contato com seus prospects para links, mesmo quando você não tem tempo para fazer isso.

Finalmente, seus modelos inteligentes garantem que a sua divulgação receba destaque. Você não quer que a sua mensagem fique enterrada em uma caixa de email. Você quer ser levado a sério. Com o uso de um modelo bem organizado, você pode personalizar cada tentativa de contato.

O Pitchbox fornece uma variedade de funções de alto nível sem te atrapalhar com detalhes desnecessários. Essa é uma grande vantagem para qualquer usuário que deseja construir links de forma eficiente.

image00

5. Whitespark

O SEO local envolve mais do que parece à primeira vista. Se você está interessado em se classificar para termos em buscas locais, utilizar o Whitespark é uma excelente ideia.

Um exemplo. Fiz uma busca para os termos “Pittsburgh florists” (floristas em Pittsburgh). Esses foram os resultados do Google:

image04

Compare essa busca com uma pesquisa por “florists” (floristas) ou outros termos mais genéricos.

O Whitespark foi concebido para SEO local. Veja o que ele pode fazer por você:

“Use o explorador de links para encontrar oportunidades para guest blogging, diretórios de nicho, páginas de links, patrocínios e mais, de forma rápida e fácil.”

Essa ferramenta será o seu melhor amigo na hora de procurar resultados NET (nome, endereço, telefone). Vai poupar seu tempo, te ajudar a estreitar o seu foco e fornecer as informações de que você precisa para fazer engenharia reversa dos resultados de seus concorrentes.

O Whitespark vai te ajudar a encontrar as seguintes oportunidades:

  • Guest posts
  • Avaliações
  • Doações
  • Diretórios
  • Organizações profissionais

Todas essas oportunidades vão te colocar em uma boa posição para conseguir backlinks de alta qualidade para o seu site, a fim de melhorar seu ranqueamento para termos locais.

Você pode usar o Whitespark em larga escala, mas ele funciona melhor para aqueles que estão focados em resultados locais.

image08

6. Monitor Backlinks

Essa não é uma ferramenta tradicional de link building, mas é algo que você definitivamente precisa usar regularmente.

Aqui estão algumas das coisas que o Monitor Backlinks faz para você:

  • Fornece informações sobre cada novo backlink.
  • Fornece informações relacionadas a classificação de palavras-chave e velocidade do site.
  • Envia alertas quando um concorrente obtém um novo link.

Se você deseja usar essa ferramenta para link building, deve prestar atenção a essa última função.

A primeira coisa que você deve fazer é estabelecer quem são seus concorrentes no painel. A partir daí, você deve examinar cada novo link obtido pelos seus concorrentes. Isso vai te dar uma compreensão muito melhor de como eles abordam o link building, e também te dar a possibilidade de conseguir os mesmos links.

Se você acha que o seu site também merece aquele link, agora você poderá fazer contato rapidamente e iniciar um diálogo. Com a abordagem correta, você poderá conseguir que o link do seu concorrente seja substituído pelo seu.

Outra coisa de que gosto nessa ferramenta são as suas métricas SEO de backlinks. Essa função te permite saber mais sobre cada backlink, incluindo:

  • Estado atual do link
  • Textos âncora
  • MozRank
  • Detecção de host IP
  • Contagem de links externos
  • Compartilhamentos sociais

O nome da ferramenta diz tudo. Se você quer ajuda para monitorar seus backlinks, e também as atividades da concorrência, o Monitor Backlinks tem tudo de que você precisa.

image09

7. Linkstant

O link building envolve basicamente uma atividade: gerar quantos links de alta qualidade for possível. Apesar da qualidade ser mais importante do que a quantidade, isso não significa que você não queira ser informado sempre que conseguir backlinks novos.

O link building foi criado a partir da ideia de que você quer ser informado sobre cada novo backlink em seu site. Com essa ferramenta, você será notificado sobre cada link, imediatamente.

Já não será preciso ter um processo manual para identificar novos backlinks. E melhor ainda, você não vai ter que esperar dias ou mesmo meses para ficar sabendo sobre os seus novos backlinks.

Aqui estão algumas das muitas vantagens de usar o Linkstant:

  • A ferramenta te mantém motivado, já que não há nada melhor do que ver que você conseguiu um backlink de qualidade.
  • Você pode ver quem está mais interessado em seu site e conteúdo e utilizar essa informação para benefícios futuros
  • Você pode ver porquê outros estão criando links para o seu site – por razões boas ou ruins. Se o seu link estiver associado a uma avaliação ruim, você poderá agir imediatamente.

O Linkstant não é diretamente responsável por construir novos links, mas te ajuda indiretamente de várias maneiras.

Por exemplo, você poderá descobrir que um certo post em seu blog está recebendo muita atenção. Ao ver que o post está gerando links e mais links, você não deve simplesmente observar esse processo. Sempre que um post for popular, você deve aproveitar isso ao máximo, usando por exemplo a divulgação no Facebook.

image03

(Imagem cedida pelo Backlinko)

8. Linkody

O Linkody, assim como o Linkstant, fornece uma variedade de ferramentas para entender melhor os seus backlinks. Também te dá uma visão clara do que seus concorrentes estão fazendo em termos de link building.

Uma das melhores funções do Linkody é sua habilidade de te enviar um email sempre que um concorrente conseguir backlinks novos. Esse alerta deve te deixar pronto para a ação – para tentar conseguir aquele mesmo link e acompanhar o ritmo da concorrência.

Você também pode usar o Linkody para avaliar o perfil de backlinks de seu concorrente:

image01

Você terá acesso às seguintes informações:

  • Número de links
  • Quando cada link foi descoberto
  • De onde vem a URL
  • Texto Âncora
  • Autoridade de domínio Moz
  • IP
  • Domínio de topo
  • Links externos

Todos esses detalhes podem te ajudar a compreender melhor a sua concorrência. Se você não está conseguindo superar os resultados de um concorrente, examinar o perfil de backlinks dele pode te mostrar o porquê.

O Linkody divide o seu processo de link building em três fases:

  • Localizando e monitorando backlinks.
  • Avaliando backlinks através de métricas avançadas.
  • Revisando a estratégia de backlinks de seu concorrente (para aperfeiçoar a sua estratégia)

Com essa abordagem em três passos, você pode usar o Linkody para conhecer melhor a sua concorrência e elevar o seu link building para próximo patamar.

9. GroupHigh

“Encontre os melhores blogueiros e influenciadores, cuide de seus relacionamentos e mensure o valor do seu conteúdo.”

É assim que o GroupHigh se descreve. E eu não poderia ter explicado melhor.

O GroupHigh não é tão fácil de utilizar quanto outras ferramentas, mas isso não é necessariamente um problema. Há uma razão para isso: ele inclui mais funções que outras soluções similares.

Você começa inserindo algumas palavras-chave da sua indústria. Assim, se você está no nicho automobilístico, pode usar palavras-chave como: venda de automóveis novos, venda de automóveis usados, avaliação de automóvel, etc.

Ao ver os resultados, você poderá filtrá-los de acordo com a data do último post ou a autoridade do domínio. Isso vai garantir duas coisas:

  • Que você está chegando a blogs ativos.
  • Que você vai considerar apenas blogs com boa reputação.

Outra função que vai te agradar no GroupHigh é a habilidade de rastrear seus resultados diretamente no painel. Isso vai te dar uma ideia clara do que está funcionando, do que não está funcionando, e de como você pode ajustar a sua abordagem no futuro.

Em termos de SEO, link building e análises sociais, você não será capaz de encontrar uma ferramenta que reúna mais informações do que essa.

image05

10. BuzzStream

“Divulgação” é uma palavra que continua a ganhar força todos os dias. No mundo do SEO, isso significa uma forma de se conectar com os donos de sites para oferecer algo de valor em troca de um link.

Com o Buzzstream, você pode simplificar o processo muitas vezes complicado de fazer contato por email.

Veja o que o próprio BuzzStream tem a dizer sobre suas funções de link building:

“Mantenha seus projetos de desenvolvimento no caminho certo – e veja o estado de cada campanha clicando em um único botão. Crie lembretes para acompanhamento, rastreie o progresso de campanhas e compartilhe tarefas com a sua equipe para trabalhar como uma máquina perfeita.”

Quantas vezes você enviou um email e depois se esqueceu por completo dele? Se você sempre fizer isso, vai continuar perdendo tempo e dinheiro.

Usar o BuzzStream melhora o seu processo, poupa tempo, e te permite gerar os melhores resultados possíveis.

Você não deve esperar que cada um de seus emails gere respostas positivas, mas quanto mais você enviar, maiores as chances de criar uma conexão. Usar o Buzzfeed pode retirar todo o estresse desse processo.

image07

Conclusão

O SEO não precisa ser tão complicado quanto parece. O processo pode ser simples se você se dedicar a criar o melhor conteúdo em seu segmento e evitar táticas de spam.

Existem ferramentas específicas para tudo, do marketing em mídias sociais à otimização da taxa de conversão.

Neste post, discutimos as 10 melhores ferramentas que você pode usar para conseguir backlinks. Talvez você não use todas, mas uma delas já é suficiente para fazer um impacto positivo.

Você já teve sucesso com algumas dessas ferramentas de link building? Gostaria de adicionar alguma outra a essa lista?

Share