10 Ferramentas Para Criar Boas Imagens Para as Mídias Sociais

draw

Recursos visuais são a moeda de troca nas mídias sociais. Atualizações em texto-puro conseguem transmitir apenas texto e não vão muito longe. Aqui temos 3 estatísticas que demonstram o valor de usar figuras.

Primeiro, 66% de todos os posts de mídias sociais são ou incluem imagens.

Segundo, esqueça sobre as plataformas visuais nativas, como o Instagram e o Pinterest, que permitem o compartilhamento de fotos. Em 2013 o Facebook se tornou o maior site de compartilhamento de fotos, com seus usuários fazendo upload de 350 milhões de fotos todos os dias.

image26

Terceiro, o uso de imagens foi classificado como a tática mais importante de otimização de mídias sociais, numa pesquisa feita pela Adobe e a Software Advice.

image20

E não se limita apenas às mídias sociais… Conteúdos com recursos visuais de relevância também atraem 94% mais visualizações do que os não têm. Até as plataformas de mídia social agora estão focando em imagens na suas re-estruturações.

image12

Já está claro:

Os usuários das mídias sociais amam interagir com posts que tenham recursos visuais. Porém, existe um desafio que muitos profissionais de marketing podem encontrar quando vão incluí-los nos seus conteúdos de marketing…

Elaborar figuras atrativas, com um orçamento lá embaixo e sem contratar ajuda externa.

Uns 5 anos atrás, proprietários de pequenos negócios diriam que isso seria um problema sério. Eles precisariam brigar com o Photoshop e com outras ferramentas de design gráfico.

Hoje, nós temos uma infinidade de ferramentas incríveis que nos permitem elaborar figuras belíssimas num piscar de olhos.

Neste post, eu vou apresentá-lo a 10 ferramentas excepcionais de criação de imagens.

Pronto para encontrar seu lado criativo?

Então vamos nessa.

1. Pablo

Essa é uma ferramenta grátis de criação de imagens, desenvolvida pelo brilhante time da Buffer. Com ela você pode elaborar imagens amigáveis para as mídias sociais super rápido.

Você recebe acesso a mais de 25 fontes estilosas, mais de 600 mil imagens para pesquisar e uma variedade de tamanhos para adaptar a diferentes plataformas de mídia social.

image02

Você pode escolher entre uma série de templates e filtros e também pode fazer o upload da sua própria imagem/logotipo, além de adicionar textos e notas.

image32

Ao terminar, a ferramenta permite que você compartilhe nas plataformas de mídia social, adicione seu post na fila da Buffer e baixe a figura.

Se você estiver navegando na internet e gostar de um texto/imagem específico, o Pablo também tem uma extensão do Chrome que você pode baixar aqui. E quando você passar o mouse sobre uma imagem, você vai ver o ícone do Pablo no canto inferior direito. Ao clicar nesse ícone, o painel de controle do Pablo será aberto numa nova janela.

image01

A melhor parte é que você pode acessar todas essas funcionalidades sem ao menos ter que fazer login. Aqui tem um tutorial rápido de 30 segundos do Pablo 2.0, publicado pela Buffer em Outubro de 2015.

2. Canva

A próxima ferramenta gráfica que eu recomendo que você tenha no seu arsenal é a Canva. É outra ferramenta simples de arrastar e soltar, desenvolvida para quem não é designer e com opções completas de customização.

Ela tem uma série de templates, que vão além das mídias sociais. Você pode elaborar figuras para blogs, cartões, cartazes, apresentações e outros tipos de imagem.

image23

E se você quiser criar uma imagem com dimensões customizadas, a Canva também permite que você insira manualmente a altura e largura. É bastante útil para criar imagens para o seu blog que se adequem exatamente à largura dele.

image30

Novamente, essa ferramenta permite que você busque imagens, usando a guia de pesquisa (na barra lateral). Mas você também pode usar formas, quadros, ícones, gráficos e mais.

image31

A Canva também permite que você inclua seus próprios textos, faça o upload de seus próprios fundos de tela e até mesmo compre fotos (geralmente por 1 dólar) dentro da plataforma.

image22

Ao escolher um elemento da barra lateral, você vai vê-lo no lado direito da figura. E de maneira fácil alterar a cor/tamanho da sua imagem simplesmente ao arrastar e soltar.

image08

É possível criar imagens profissionais, como esta abaixo, em apenas 5 minutos com a Canva.

image05

Eu dou mais dicas úteis de como usar essa ferramenta para criar imagens customizadas aqui.

Em geral, é uma ferramenta excelente que traz um pouco mais de customização e mais funcionalidades, que vão além de apenas templates para mídias sociais (diferente do Pablo).

3. Skitch

Quer direcionar a atenção da sua audiência para algum aspecto específico de uma imagem? Ou gostaria de capturar prints de tela para um tutorial que você está escrevendo?

Então, Skitch é a ferramenta perfeita.

Ela consegue marcar suas fotos, capturar páginas e fazer anotações nelas, além de permitir que você insira notas em PDFs. Eu uso o Skitch regularmente em muitos dos meus posts.

image18

É gratuita para baixar e usar (ela também é chamada de Evernote Web Clipper).

image27

Essa ferramenta também permite que você quadricule elementos da sua imagem. E tem algumas funcionalidades de anotação na barra lateral direita.

image09

Elá também tem uma extensão para browser que você pode baixar aqui e acessar de todos os seus dispositivos.

image06

Se você quiser ajuda para começar na ferramenta, o Evernote tem uma base de conhecimento com tutoriais rápidos para todos dispositivos. Aqui estão os tutoriais para Mac.

4. Easel.ly

Eu já comentei sobre a eficácia dos infográficos por diversas vezes nos meus blogs. A demanda por infográficos tem aumentado incrivelmente nos últimos anos.

image21

Existem excelentes formas de transmitir informações complexas para sua audiência, de maneira fácil de assimilar e visualmente cativante.

Eu usei a ajuda dos infográficos para aumentar os números de tráfego em todos os meus blogs. No KISSMetrics, eu consegui gerar mais de 300.000 visitantes por mês com o uso deles. Eles também são grandes recursos para gerar links apontados para seu site (backlinks).

O fundamento da estratégia de guestographic, de acordo com Brian Dean, está baseado neles.

E por que se importar com isso?

Porque isso pode turbinar seu tráfego orgânico em mais de 900% em 6 semanas.

image13

Muito bem…

Agora que você já está pilhado para criar infográficos, tem um desafio ENORME que você vai precisar vencer…

Habilidades de design.

Elaborar infográficos visualmente cativantes vai requerer muito mais do que pesquisa, dados e conteúdo atrativo.

Se você tem dificuldades com design, assim com eu, então talvez você prefira contratar um designer profissional. Mas, um único infográfico pode custar até $500.

Se você estiver com um orçamento apertado, uma solução mais fácil seria usar uma ferramenta simples de arrastar e soltar, como o Easel.ly.

Aqui está um vídeo rápido de introdução da ferramenta:

Claro, pode ser que você não crie gráficos da mais alta qualidade. Mas pelo menos alguns de boa qualidade são fáceis de criar com os milhares templates que eles disponibilizam.

A ferramenta tem mais de 300.000 usuários que já produziram mais de 4 milhões de gráficos. Depois de ter criado uma conta gratuita, veja aqui uma amostra dos templates que você vai ter:

image25

Você pode customizar os templates conforme sua necessidade – adicionando textos, ícones, objetos, gráficos e outros. O Easel.ly ajuda você a criar gráficos de boa qualidade dentro de 30 minutos.

image19

Alternativa: Piktochart

Aqui temos outra ferramenta muito útil para criar infográficos com templates pré-montados. Ela permite que você exporte os gráficos em formato HTML e inclua no seu site. Veja um infográfico que resume como usar o Piktochart para criar um infográfico (elaborado em mais ou menos 7 minutos):

image29

5. Over

Os dispositivos móveis se tornaram parte integrante das nossas vidas. E já estamos muito à frente do momento da virada das telas dos dispositivos móveis.

image14

Por isso, é crucial apresentar a você um aplicativo que transforma seu smartphone num estúdio de design completo.

Conheça o Over…

O Over é uma aplicativo para celular que está disponível tanto no Google Play quanto na App Store, com robustas funcionalidades de edição de imagens. Ele permite que você customize cores, fontes e adicione texto. Você pode até mesmo instalar uma fonte nova, desde que você tenha a licença para uso em outros computadores.

Se você for um anunciante que usa o Instagram intensivamente, então esse aplicativo vai cair como uma luva. Você vai poder transformar seus textos inspiradores e instigantes em atrativas imagens de mídia social.

Veja um exemplo de uma foto na conta do Over no Instagram:

image24

O Over lançou recentemente sua terceira versão. Aqui está um vídeo de apresentação das suas poderosas funcionalidades.

6. Pixlr

A Pixlr é uma família de ferramentas de edição de fotos. Ela tem uma aplicação para web, um aplicativo para celular (Android e iOS) e uma ferramenta para desktop para que você possa “fazer cada momento belo, seja onde estiver.”

Ela permite que você faça o upload de suas próprias imagens e adicione efeitos, camadas, filtros, textos e bordas. Tem uma interface parecida com outras ferramentas de edição de fotos, como o Photoshop e o Gimp. Você também vai ver muitas funcionalidades comuns às aplicações desktop de edição gráfica.

image03

Seu ponto forte é ser bastante intuitiva e fácil de usar (com listas do tipo drop-down) para ter um conjunto de funcionalidades de edição avançada.

Se você achar que as funcionalidades de edição avançada são intimidadoras, você pode estudar alguns tutoriais aqui.

Se você estiver querendo dar apenas um trato rápido na sua imagem, então use o Pixlr Express para mudanças muito legais em apenas um clique.

7. Smush.it

Enquanto artigos devem ter recursos visuais para gerar mais compartilhamentos nas mídias sociais…

image17

Mais imagens equivalem a arquivos de site mais pesados e aumento no tempo de carregamento da página.

E adivinha o que o carregamento mais lento traz com ele?

Isso mesmo…

Satisfação do usuário mais baixa e uma certa diminuição nas suas vendas.

Apenas 1 segundo a mais de espera para uma página ser exibida pode resultar em 7% de redução nas conversões.

Obviamente, não queremos isso. É aí que a otimização de imagens entra em cena.

O WP Smush é um plugin para WordPress que você pode usar para reduzir e comprimir suas imagens – sem comprometer a qualidade.

image00

Mas então, como é que esse plugin faz sua mágica?

Quando você faz o upload da sua imagem, ele analisa a imagem, corta os dados desnecessários e a reduz. Você só precisa configurar a compressão automática.

image15

E quanto às imagens já existentes?

Ele tem uma funcionalidade de compressão em lote para comprimir todas as fotos da sua biblioteca de mídia do WordPress num único processamento (50 arquivos por vez).

image10

Se você estiver muito preocupado em perder qualidade, o plugin também deixa você guardar um backup das suas imagens originais para restaurar depois.

Alternativa: EWWW Image optimizer é um plugin que faz a mesma coisa em sites em WordPress.

Se você não estiver usando o WordPress, você pode experimentar essa ferramenta gratuita de otimização de imagens.

8. The Noun Project

Eu já comentei como algumas das ferramentas acima permitem que você inclua ícones dentro de seus recursos visuais. Mas eu quero dar a vocês uma biblioteca separada para buscar ícones – a The Noun Project. Ela permite que você pesquise uma palavra-chave e retorna pequenos ícones que podem ser usados de graça.

image07

Você vai precisar usar os ícones gratuitos ou contratar um plano mensal de $9.99 dólares e usar quantos ícones você quiser. Se você preferir comprar apenas um ícone, então vai custar $1,99 dólar.

Muitas pessoas deixam os ícones pra lá e usam imagens cheias. Porém, os ícones são extremamente subutilizados. Se você já leu meus guias avançados de marketing para internet, você verá que eu espalhei ícones por todo o material.

image11

9. Pattern Library

Você precisa repetir uma pattern como fundo de tela num post de mídia social?

Então a Pattern Library é um grande recurso para fundos gratuitos e coloridos, compartilhados por talentosos designers.

image16

Como eles são patterns para repetição, você pode fazer mosaicos e aumentar as fotos para qualquer tamanho.

Se você também for designer, essa biblioteca aceita contribuições.

10. Pictaculous

Compartilhar images nas mídias sociais é uma coisa. Mas se você também estiver querendo entender mais sobre adequação de cores, então a Pictaculous é a ferramenta para você.

Essa ferramenta foi criada pelos caras da MailChimp. Ela permite que você faça o upload de uma imagem e informa as cores que você deveria usar no fundo, no texto, ícones e quadros.

image04

A ferramenta gera uma paleta de cores após ter analisado sua imagem. Aqui estão as sugestões que ela retornou para a imagem de capa do meu artigo sobre o LinkedIn Ads.

image28

Você pode enviar as sugestões por e-mail ou baixar um arquivo para Adobe Swatch.

Conclusão

Criar figuras deslumbrantes era bem mais difícil 5 anos atrás. Você tinha que ficar batendo cabeça tentando aprender sobre ferramentas cheias de funcionalidades, como o Photoshop, para criar figuras.

Mas não precisa mais. Nesse artigo, eu falei sobre 10 ferramentas que são fáceis de usar. Você pode publicar sua primeira criação dentro de 30 minutos ou menos. E com os posts nas mídias sociais ficando cada vez mais visuais, criar mais figuras para passar sua mensagem é o mínimo que você pode fazer.

Você tem alguma ferramenta que usa regularmente para criar figuras para as mídias sociais? Eu adoraria saber mais sobre elas nos comentários abaixo.

Share