10 Plugins do Gmail que Todo Profissional de Marketing Deveria Considerar

gmail

Você se lembra dos primórdios do e-mail, quando tudo era mais simples?

Naquela época, receber um e-mail era um acontecimento especial. Hoje em dia, nem tanto. Apesar do e-mail ainda ser uma das principais formas de comunicação quando se trata de negócios, é fácil ser sobrecarregado pelos spams e por milhões de outras distrações.

Com mais de 80% das empresas B2B e B2C utilizando tecnologia de e-mail marketing , não há motivos para acreditar que essa forma de comunicação vá desaparecer tão cedo. Por isso, chegou a hora de apostar na sua caixa de entrada.

O Gmail sempre foi meu serviço de e-mail favorito. Por diversos motivos, incluindo o fato de que profissionais de marketing podem usar o programa como um modo de aumentar o tráfego em seus blogs.

Na verdade, não há muito o que extrair do Gmail em seu formato mais básico. Se você quiser transformá-lo em uma ferramenta poderosa de marketing, precisa considerar algum dos muitos plugins disponíveis.

Neste post, vou mostrar 10 plugins do Gmail que todo profissional de marketing deveria considerar implantar nos próximos meses. Confira a lista a seguir. 

1. WiseStamp

O que sua assinatura de e-mail diz sobre você?

Enquanto alguns profissionais de marketing tiram grande vantagem dessa valiosa propriedade, outros sequer pensam sobre os benefícios que ela pode trazer para eles (e suas marcas).

Se algum dia eu te mandar um e-mail, você vai notar que minha assinatura não é nada normal:

image02

Desse modo, consigo fornecer diversas informações ao destinatário. Além dos meus dados de contato, aproveito a oportunidade para compartilhar um link para o meu novo livro.

Criar e gerenciar uma assinatura de e-mail personalizada pode ser difícil, por isso é uma boa ideia contar com a ajuda de uma ferramenta, como o WiseStamp. .

É possível incluir uma série de informações como dados de contato, links para suas redes sociais, fotos e muito mais. Basicamente, você pode incluir qualquer coisa que queira compartilhar com seus contatos.

Se você ainda não entendeu a importância desse recurso, veja esta estatística divulgada pela equipe do WiseStamp:

“Usuários que incluem fotos em suas assinaturas têm 32% a mais de respostas em seus e-mails.”

Talvez você não consiga criar uma assinatura sozinho, mas usando o WiseStamp o processo se torna simples e direto.

Dica: experimente vários modelos de assinaturas personalizadas e veja qual gera a melhor taxa de resposta. 

image07

(via WiseStamp)

2. FollowUp.cc

Se você é como eu, deve receber milhares de e-mails por mês. Por causa disso, nem sempre consigo me organizar e ter certeza de que estou acompanhando todos os assuntos, como planejado.

E é por isso que recorro bastante ao FollowUp.cc. Como o nome sugere, trata-se de um plugin do Gmail que te ajuda a organizar seus acompanhamentos (“follow-ups”, em inglês), para garantir que você não deixe passar nada.

É muito simples. Sempre que você enviar ou responder um e-mail, o plugin te dá a opção de inserir um lembrete de acompanhamento para uma data futura. Assim, você não precisa mais depender de post-its, calendários ou pior, da sua memória.

Além do básico, há outra função dessa ferramenta que merece atenção. Ela oferece a opção “soneca” para classificar e-mails de baixa prioridade, permitindo que você dedique seu tempo àqueles que são mais importantes.

image01

(via FollowUp.cc)

Às vezes, preciso responder um e-mail que é menos urgente do que outros. Quando isso acontece, uso a função soneca. Isso me ajuda a me manter organizado, sem esquecer que preciso responder aquele e-mail.

3. Boomerang

Você já se perguntou se existe alguma maneira de programar e-mails da sua caixa de entrada do Gmail, igual aos posts do WordPress?

Se você acredita que disparar um e-mail marketing em determinado horário pode trazer benefícios para o seu negócio, então vai aproveitar todas as funcionalidades do Boomerang.

O slogan desse plugin do Gmail define bem o que ele oferece:

“Programe um e-mail para enviar mais tarde. Lembretes fáceis de serem lembrados.”

Portanto, como você pode ver, esse plugin faz mais do que programar e-mails para serem enviados em datas posteriores. Também pode ser usado para criar lembretes, novamente ajudando naquelas situações em que você não quer deixar nada sem resposta.

Faz sentido ser um pouco cético em relação ao desempenho desse plugin do Gmail. Felizmente, o Boomerang não é nada complicado. É leve e fácil de usar. Por exemplo, você tem a opção de usar a caixa de texto ou escolher no calendário a data para programar sua mensagem.

image05

(via Boomerang)

Programar sua mensagem não leva mais do que alguns segundos. Sem perda de tempo, só resultados de primeira.

4. Yesware

Já se perguntou o que acontece com o seu e-mail depois que você clica em enviar?

Talvez a outra pessoa abra imediatamente. Talvez demore algumas horas. Ou talvez não abra nunca.

Em vez de se preocupar com essas questões, você pode usar o plugin Yesware para Gmail. Basta marcar a opção “Monitorar” antes de enviar seu e-mail. Assim, todas as funções que o destinatário realizar serão monitoradas.

Com a habilidade de monitorar aberturas de e-mails e taxas de resposta, em pouco tempo você conseguirá perceber quais são os títulos de e-mail e conteúdos que trazem os melhores resultados.

Dica: não esqueça de monitorar também as visualizações de apresentações e abertura de anexos, dois itens que podem ser importantes para o sucesso da sua campanha de e-mail. 

Tem mais algumas coisas que você pode fazer com o Yesware:

  • Criar e salvar templates de e-mail para uso posterior. Isso é importante, já que permite usar a mensagem com o melhor resultado, depois que você descobrir qual é.
  • Testar variações do título do e-mail.

Depois de usar o Yesware, você nunca mais irá enviar e-mails e simplesmente torcer pelo melhor. Em vez disso, você pode monitorar todas as ações do destinatário, o que vai te dar as informações que são necessárias para melhorar de verdade.

image00

(via Yesware)

5. Streak

Qual CRM sua empresa utiliza para rastrear tudo, das informações de contato às chamadas de vendas?

Embora existam muitas opções, algumas não atendem as necessidades dos profissionais de marketing. E é exatamente por isso que o Streak fez tanto sucesso.

Tem uma coisa que torna essa solução única: ela foi especificamente projetada para ser usada no Gmail. Para quem faz negócios através da caixa de entrada, esse é um plugin a se considerar.

O Streak tem muitas funções que o colocam à frente da concorrência, e as minhas favoritas são:

  • Ferramentas colaborativas, que permitem compartilhar contatos, arquivos e muito mais, sem complicações.
  • Sem curva de aprendizado. Se você já conhece outros programas de CRM, sabe que isso pode ser uma complicação. Com o Streak, você não terá esse problema.
  • Estrutura flexível, adaptável às necessidades do seu negócio.

Esta imagem, divulgada pela equipe do Streak, mostra como o plugin pode ser eficaz:

image03

(via Streak)

Você pode monitorar leads e vendas, editar informações de contato rapidamente e criar lembretes – e isso só pra começar.

6. Rapportive

Se você está no mercado de marketing há algum tempo, talvez se lembre de quando o Rapportive foi adquirido pelo LinkedIn.

Muita coisa mudou desde então, mas esse plugin continua sendo uma das principais soluções para quem quer trazer o poder das redes sociais para a caixa de entrada.

Em sua forma mais básica, o Rapportive ajuda a integrar perfis do LinkedIn à sua conta do Gmail. Veja este exemplo:

image09

(via Rapportive)

Para profissionais de marketing, essa informação pode ser útil de diversas maneiras. Em primeiro lugar, ela te oferece um olhar privilegiado sobre seus contatos. Você pode descobrir uma informação relevante no perfil de uma pessoa, como um emprego anterior, por exemplo, que permita um contato mais próximo por e-mail.

Em segundo, permite economizar o tempo das muitas idas e vindas entre sua caixa de entrada e o LinkedIn. E tempo é dinheiro, como você sabe bem.

O Rapportive só funciona se o seu contato for usuário do LinkedIn. Felizmente, a maioria tem perfil cadastrado, já que o LinkedIn é a principal plataforma de networking do mundo.

7. FullContact

O nome lembra mais um aplicativo de futebol americano do que uma ferramenta de marketing, mas a verdade é que se trata de um dos melhores plugins do Gmail disponíveis.

Se você procura um jeito de saber mais sobre seus contatos do Gmail sem precisar fechar sua caixa de entrada, então precisa conferir as funções do FullContact.

É uma ferramenta que pode te ajudar de muitas formas:

  • Passe o mouse em cima de um contato para visualizar o perfil completo, incluindo links para redes sociais, dados de contato, foto e outras informações.
  • Use a ferramenta de busca rápida para encontrar os contatos desejados.
  • Edite contatos através da sua caixa de entrada.

Existem gerenciadores de contatos e existe o FullContact. Tanto faz se você quer checar o Twitter sem fechar sua caixa de entrada, gravar anotações ou editar um contato. É tudo muito fácil.

Dica: O FullContact é conhecido por oferecer um excelente serviço de atendimento ao cliente. Bastante útil quando você tiver alguma dúvida sobre uma ferramenta específica. 

image04

(via FullContact)

8. Assistant.to

Você alguma vez já quis ter um assistente para te ajudar a marcar todas aquelas reuniões importantes?

Essa ferramenta vai te ajudar sempre que você precisar, e até quando você menos esperar.

Na hora de marcar uma reunião, você pode facilmente ficar atolado de e-mails. Ou pior, ficar trocando ideias com o seu contato sem nunca decidir um dia e horário que dê certo para ambos.

O Assistant.to te ajuda a evitar esse tipo de frustração e estresse.

Depois de instalar gratuitamente o plugin no Gmail, o processo pra marcar uma reunião é simples:

  • Clique no logo do Assistant.to quando for escrever um novo e-mail.
  • Dê um título para sua reunião e selecione horário e local. Em seguida, clique no botão “Inserir Horários no E-mail”.
  • Envie seus e-mails e espere pela resposta dos seus contatos.

O destinatário pode confirmar, negar ou alterar a reunião proposta.

Além da praticidade e da economia de tempo, veja outras razões para usar o Assistant.to:

  • Elimina agendamentos duplos, o que evita possíveis constrangimentos.
  • Ele memoriza seus horários e locais preferidos, para facilitar o agendamento nas próximas vezes.
  • Conversão de fuso horário automática, para evitar confusões.

Dica: O Assistant.to pode ser integrado a diversos outros programas, incluindo Cirrus, Hangouts, GoToMeeting, UberConference e Webex.

image08

(via Assistant.to)

9. ToutApp

Alguns plugins desta lista são de nível mais avançado que os outros. É o caso do ToutApp.

Desde vendas e rastreamento de e-mails até templates e funções de analytics, você tem muito a ganhar com esse plugin do Gmail. Embora funcione bem para usuários individuais, rende muito mais quando implementado em uma equipe de marketing e/ou vendas.

Mesmo tendo ferramentas em comum com outros plugins dessa lista, como o Yesware, o ToutApp se tornou líder de mercado, graças à sua integração perfeita e abordagem de equipe.

A principal diferença entre o ToutApp e outras ferramentas semelhantes é que ele permite rastrear e-mails por pessoa, e não por e-mail individual. Isso é muito importante para profissionais de vendas e marketing, que frequentemente precisam se comunicar com o mesmo cliente repetidas vezes.

Graças às funções de rastreamento, em pouco tempo você saberá quais tipos de e-mail geram a melhor resposta dos seus contatos.

Além do Gmail, você pode integrar o ToutApp com Salesforce, Outlook e Exchange.

Dica: fique à vontade para aproveitar os relatórios e insights que o ToutApp oferece. Esse é outro quesito em que o plugin supera a concorrência, já que permite que você analise todos os seus dados, desde e-mails até chamadas telefônicas, para te ajudar a obter os melhores resultados.

image06

(via ToutApp)

10. ActiveInbox

Não seria ótimo se você pudesse conquistar mais fazendo menos?

Pode parecer viagem, mas é exatamente com esse tipo de coisa que o ActiveInbox pode te ajudar.

Quanto mais seu negócio cresce, mais dores de cabeça com e-mails você vai ter. Usar o e-mail para se comunicar é ótimo, mas não é certo que isso tome tanto do seu tempo.

Esse plugin te ajuda a “otimizar sua produtividade para aumentar sua renda”, algo em que todo profissional de marketing está interessado.

Ao unir e-mail e gerenciamento de tarefas, sua caixa de entrada do Gmail se transforma em uma usina de dados que te deixa sempre atualizado.

Você pode fazer muitas coisas com essa ferramenta, como navegar pela sua caixa de entrada e atribuir uma data de expiração a cada mensagem. Além disso, você pode estabelecer um nível de prioridade para cada e-mail, e assim usar o seu tempo de forma mais eficiente.

O ActiveInBox inclui outras funcionalidades, como:

  • Chega de perder mensagens: como você sabe, quanto mais e-mails você envia e recebe, maior a chance de deixar alguma coisa escapar. O ActiveInbox te ajuda a evitar esse problema oferecendo ferramentas, além das pastas e estrelas douradas de praxe.
  • Monitoramento de e-mail: não esqueça que esse plugin pode monitorar seu e-mail até que ele seja respondido, para garantir que você não deixe passar nada importante.
  • Ferramenta de envio programado: você pode escrever um e-mail agora e programar para que seja enviado mais tarde. Esse é o tipo de ferramenta que é mais útil do que você pensa.

Com o ActiveInbox você tem tudo que precisa à sua disposição. Você pode dedicar todo o seu tempo à sua caixa de entrada, em vez de ficar alternando entre uma ferramenta e outra.

Dica: aproveite o período de teste grátis para conhecer bem o que o ActiveBox oferece. Isso vai te ajudar a decidir se vale a pena optar pelo plano pago. 

Conclusão

O e-mail evoluiu bastante desde que a primeira mensagem foi enviada, em 1971. Um dos grandes marcos da história do e-mail foi a criação do Gmail, uma solução de e-mails só para convidados, lançada em abril de 2004.

Após se tornar disponível para o público em 2007, o Gmail rapidamente se tornou um dos principais serviços de e-mail do mundo.

Como um bom profissional de marketing, é importante saber que o Gmail tem muito mais a oferecer do que aparenta. Por isso, existem plugins que podem mudar o seu jeito de fazer negócios.

E você, acrescentaria algum plugin do Gmail à lista? Compartilhe os seus favoritos nos comentários!

Share