11 Ferramentas Para Anunciar no Facebook Para Economizar Tempo e Dinheiro

facebook

Seu site já tem o Facebook como uma de suas principais fontes de tráfego?

Em um mundo perfeito, você poderia direcionar milhares de visitantes diários para o seu site, via Facebook, sem gastar um centavo.

Talvez você já tenha tido algum sucesso com o tráfego orgânico a partir do Facebook, graças a uma forte estratégia de marketing. Mas pode haver um momento em que você quer fazer mais do que isso.

Você não pode ignorar uma fonte de tráfego que tinha, em março de 2016, uma média de  1,09 bilhão de usuários ativos diariamente.

Mas aqui está o problema: anunciar no Facebook é mais complicado do que parece, mesmo com fundos ilimitados. Não é só uma questão de gastar o dinheiro e esperar a chegada do tráfego qualificado. Se você não sabe o que está fazendo, pode facilmente gastar milhares de dólares sem nenhum resultado.

O Facebook quer que você gaste dinheiro com anúncios. Essa rede social gigantesca quer que você tenha sucesso. E por isso mesmo fornece várias ferramentas, além da possibilidade de começar a anunciar com investimentos a partir de $5.

A página Anúncios no Facebook inclui uma variedade de informações, como a flexibilidade para o anunciante e a segmentação:

“Com os Anúncios no Facebook, você escolhe os tipos de pessoas que quer alcançar e nós entregamos seu anúncio para elas. Isso deixa os seus anúncios mais relevantes para as pessoas que o veem e traz resultados reais para você.”

Para os momentos em que você precisa de ajuda, e para anunciantes que realmente querem poupar tempo e dinheiro, existem várias ferramentas para anunciar no Facebook.

Baixe aqui este guia em PDF com 11 ferramentas para anunciar no Facebook e poupar tempo e dinheiro.

Vamos conhecer melhor essas 11 ferramentas para anunciar no Facebook:

1. Gerenciador de Anúncios do Facebook

Quando falamos em ferramentas para anunciar no Facebook, haveria uma fonte melhor para fornecer conselhos, informações e orientações do que o próprio Facebook?

Através do Gerenciador de Anúncios do Facebook você tem acesso a todas as ferramentas necessárias para criar anúncios segmentados para alcançar o seu público.

Essa é a mais básica das ferramentas para anunciar no Facebook, mas isso não significa que ela não tenha nada a oferecer. Se você está planejando colocar anúncios no Facebook, precisa entender como essa ferramenta funciona.

Há uma abordagem em cinco passos para começar a usar os Anúncios no Facebook:

  • Crie uma página no Facebook ou use uma já existente
  • Insira informações sobre o que você quer divulgar.
  • Selecione o público apropriado para o seu anúncio.
  • Estabeleça um orçamento.
  • Rastreie os resultados.

Não há alternativa: essa é a ferramenta de publicidade que você precisa entender bem se planeja alcançar seus objetivos. Felizmente, o Facebook faz com que seja muito simples começar.

image05

2. App do Gerenciador de Anúncios do Facebook

Por acaso você é o tipo de pessoa que está passando cada vez menos tempo no computador e mais tempo em seu smartphone ou tablet?

Existem bilhões de usuários de smartphones em todo o mundo, e espera-se que esse número cresça ainda mais nos próximos quatro anos. O Facebook tem consciência disso. É por isso que a empresa tem dedicado tantos recursos para criar uma experiência positiva em dispositivos móveis.

Mas há mais benefícios na experiência móvel do que em apenas atualizar seu perfil e se comunicar com outros. Você pode também usar o app do Gerenciador de Anúncios para controlar todas as suas campanhas sem precisar do computador.

Usando o app, profissionais de marketing têm a oportunidade de:

  • Rastrear a performance de anúncios.
  • Editar anúncios atuais.
  • Editar a programação e o orçamento da campanha.
  • Criar novos anúncios.
  • Receber notificações.

Imagine isso: você está viajando e descobre que o orçamento de seu anúncio no Facebook acabou. Você não precisa voltar ao escritório ou pegar seu laptop para fazer mudanças – pode ajustar seu orçamento a partir do seu dispositivo móvel e assim voltar à ação imediatamente.

Assista o vídeo abaixo para ver uma breve apresentação do app. Se você ainda não experimentou, esta é a hora.

3. Qwaya

Uma das melhores plataformas para quem quer criar campanhas e anunciar no Facebook, o Qwaya é a solução perfeita para profissionais de marketing experientes. 

Há muitas funções interessantes, mas quero focar nas minhas duas favoritas:

Testes AB para anúncios.

Se você não está fazendo testes AB com seus anúncios, nunca vai saber como investir o seu dinheiro no futuro. Isso não será um problema com o Qwaya, já que você pode testar todas as variáveis imagináveis, garantindo que você saiba quais têm a melhor performance a cada minuto.

Do tipo do anúncio à sua localização, use essa função para tirar mais proveito de cada centavo que você gasta.

image00

Programação

Quanto mais campanhas você cria, independente da plataforma, mais difícil é monitorar quais estão ativas ou não.

Com a ferramenta de programação do Qwaya, isso já não será um problema. Ela permite que você programe campanhas para momentos em que o seu retorno sobre o investimento será mais alto. Porque anunciar quando seu público-alvo não está online e pronto para comprar? Você precisa planejar suas campanhas considerando os dias e horários apropriados.

image07

Eu sou o primeiro a admitir que o Qwaya não é tão fácil de usar quanto algumas outras ferramentas para anunciar no Facebook. Mas também me sinto confortável em dizer que sua lista de funções é uma das melhores existentes.

Se você já tem experiência usando ferramentas para anunciar no Facebook ou está disposto a enfrentar a curva de aprendizagem, o Qwaya merece a sua atenção.

4. AdEspresso

Você já usou uma ferramenta de publicidade que é muito complicada demais? Você sabe que ela poderia ser útil, mas não tem o tempo, experiência ou conhecimento suficiente para usá-la.

Bem, o AdEspresso é exatamente o contrário. Quando se trata de ferramentas para anunciar no Facebook, essa é de longe uma das mais simples e diretas. Você só precisa de alguns minutos para começar, a curva de aprendizagem é mínima e os resultados podem ser incríveis.

Se você acompanha o meu blog, sabe que eu gosto muito de números. Quanto mais dados melhor. Apesar de o AdEspresso ter muitas vantagens, é a sua poderosa ferramenta analítica que realmente me entusiasma. Algumas das funções incluem:

  • Dados com um visual fácil de entender
  • Painéis personalizáveis onde você pode marcar anúncios com o melhor desempenho e focar nos números mais importantes para você.
  • Métricas detalhadas para quem quer se aprofundar no assunto.

Veja como o AdEspresso descreve sua abordagem de analytics:

“As informações são exibidas de uma forma clara e prática, fazendo com que seja simples entender como sua campanha está sendo otimizada. Se quiser se aprofundar, você ainda terá acesso a todas as métricas disponíveis no Facebook e muitas outras, exclusivas do AdEspresso.”

image08

Você ainda está sem saber bem como funciona o AdEspresso? Está preocupado em talvez não entender como usar a ferramenta? Outra função excelente é a“AdEspresso Academy.”

Com uma variedade de ferramentas de treinamento, todas gratuitas, você nunca vai se sentir perdido e à procura de respostas. Por exemplo, há uma seção completa sobre como criar sua primeira campanha, incluindo um vídeo que te acompanha passo a passo.

Se você me perguntar qual das ferramentas para anunciar no Facebook é a mais adequada para todo mundo, de iniciantes a profissionais experientes, minha resposta sempre será o AdEspresso.

5. Hootsuite Ads

O Hootsuite é indiscutivelmente um dos maiores nomes das redes sociais, com milhões de marcas e indivíduos usando seus serviços para programar atualizações.

O Hootsuite Ads te permite elevar suas campanhas de publicidade no Facebook a outro patamar.

É a solução perfeita para quem procura uma ferramenta simplificada para anunciar no Facebook. Há muitas coisas que você precisa conhecer no Hootsuite Ads:

  • Habilidade de criar anúncios rapidamente, até mesmo com dois cliques.
  • O aplicativo faz automaticamente uma leitura rápida de suas Páginas do Facebook, procurando os melhores posts para serem promovidos para seu público-alvo.
  • Ajuda para definir objetivos para cada anúncio, permitindo que você personalize sua campanha a fim de obter os melhores resultados.
  • Funções de gestão avançada de anúncios, permitindo que você passe menos tempo lidando com anúncios e mais tempo construindo o seu negócio. Você tem acesso a uma localização central para criar tanto conteúdo orgânico quanto conteúdo pago.

É interessante reafirmar que o HootSuite Ads não faz nada para complicar o processo de criar e implementar anúncios no Facebook. Veja como a ferramenta descreve sua facilidade de uso:

“Retire a incerteza de sua publicidade em mídias sociais. Nossos algoritmos automatizados de segmentação e oferta vão te transformar em um expert em anúncios.”

Não há como contradizer essa ideia. Sem as incertezas, sua confiança vai decolar.

image09

6. Social Ads Tool

Como parceiro do Facebook,  o Social Ads Tool é um provedor de confiança cujo principal objetivo é direcionar o sucesso com publicidade no Facebook.

Cada uma dessas ferramentas para anunciar no Facebook têm uma lista de funções que a torna única, e neste caso não será diferente.

  • Otimização automática de anúncios. Com essa função, o motor de otimização calcula sua oferta e sua entrega considerando retorno de investimento, custo por cliques e custo por ação.
  • Relatórios aprofundados. Quando precisar de mais informações sobre o seu público, você pode criar relatórios de análise por anúncio, por hora e por palavra-chave.
  • Rastreamento de conversão. A chave para o seu sucesso: o rastreamento de conversão te permite entender o que está funcionando e o que não está.
  • Adição de novas funções sem atrasos. Quando o Facebook adiciona uma nova função, o Social Ads Tools nunca fica para trás. Isso te ajuda a se proteger contra perdas de tempo e de dinheiro.

Dica profissional: se você gasta mensalmente $50.000 ou mais no Facebook, considere a função de serviços gerenciados.

image04

7. AdStage

O Adstage não é exclusivamente uma ferramenta para anunciar no Facebook, mas ainda assim tem muito a oferecer aos anunciantes.

Se você é do tipo que anuncia em múltiplas plataformas sociais, e não só no Facebook, o AdStage pode facilitar a sua vida. Veja o lema da empresa:

“Crie, Otimize e Reporte ao longo de suas plataformas de busca e de anúncios sociais, em um só lugar.”

Com essa ferramenta, já não será necessário criar todos os seus anúncios separadamente. Em vez disso, você pode reuni-los em um só painel.

Como estamos falando especificamente de ferramentas para anunciar no Facebook, vamos ver o que o AdStage oferece para esses anunciantes. O que eu mais gosto nessa ferramenta é a função “Automated Rules”. A seguir, veja a explicação no site:

“Monitore e direcione um melhor desempenho para suas campanhas de anúncios com a função Automated Rules do AdStage. Poupe tempo otimizando campanhas com regras que programam suas campanhas, enviam alertas de acordo com sua performance, pausam campanhas, aumentam orçamentos e mais.”

Quando uma função oferece melhores resultados e também a possibilidade de poupar tempo, ganha a minha aprovação.

Com a ajuda do AdStage, suas campanhas de publicidade no Facebook estarão sempre em boas mãos.

image10

8. Driftrock

Ao ouvir que muitas marcas, incluindo Coca-Cola e BMW, utilizam o Driftrock, você vai pensar que essa ferramenta deve ser especial. E ao aprender mais sobre as funções incluídas, você descobrirá que isso é verdade.

O Driftrock implementa uma abordagem única entre as ferramentas para anunciar no Facebook, com quatro passos:

  • Criar
  • Automatizar
  • Acionar
  • Resposta dos leads

Você pode por exemplo, acionar anúncios em resposta ao tempo, à programação de canais de TV e outros sinais. Veja um exemplo:

image03

Esqueça a ideia de ligar e desligar suas campanhas considerando apenas o horário. Agora você pode usar uma variedade de outros sinais para garantir que seus anúncios sejam exibidos apenas nos momentos perfeitos. Isso aumentará suas chances de ter um retorno positivo sobre o investimento.

Ainda sem saber se o Driftrock é a escolha certa para você? Veja este trecho, retirado de um post recente:

“Com o Ad Tech, nós ajudamos marcas a engajarem seus públicos no Facebook de forma escalável, ao mesmo tempo em que entregamos as mensagens no momento perfeito, usando informações interessantes como o que está passando na TV, ou quais foram os últimos resultados do esporte. Por exemplo, a BMW usou os Driftrock Triggers para aumentar o reconhecimento de sua tecnologia de tração em 4 rodas da BMW xDrive sempre que chovia ou nevava, o que resultou em um aumento de 30% no engajamento de seus anúncios.”

Não é o máximo?

9. AdRoll

O retargeting no Facebook é a tendência do momento, já que permite que você alcance os consumidores quando eles estão mais interessados no que você tem a oferecer.

O AdRoll explica o processo em termos simples:

  • Alguém visita o seu site.
  • A pessoa sai do seu site sem completar a ação desejada – fazer uma compra, por exemplo.
  • Ao usar o Facebook, a pessoa vê seus anúncios de retargeting.
  • Ela clica no anúncio, retornando ao seu site para completar a ação desejada.

Eu gosto de tudo no AdRoll, especialmente de seu alcance multiplataforma. Isso te permite alcançar potenciais consumidores independe do dispositivo que estão usando, incluindo smartphones e tablets.

Como você deve saber, sou um grande fã do remarketing. Se você precisa de ajuda para fazer retargeting no Facebook, o AdRoll pode ser o seu apoio.

O retargeting no Facebook é diferente da publicidade tradicional. Portanto, não confie em qualquer ferramenta para começar o processo. Encontre uma que foque nessa forma de publicidade, como o AdRoll, dando acesso às funções de alto nível que você precisa para ser bem-sucedido.

Para que você tenha uma ideia melhor de como o AdRoll já ajudou outras empresas, veja aqui alguns dados associados à campanha de um cliente:

image02

10. Perfect Audience

Muito similar ao AddRoll em alguns aspectos, o Perfect Audience é uma ferramenta de retargeting para Facebook.

Não há dúvidas sobre o que essa ferramenta pode fazer para o seu negócio:

“Quando clientes deixam o seu site sem conversão, exibimos seus anúncios para eles no Facebook.”

De maneira superficial, é simples assim. Mas quando você procurar saber mais, vai descobrir que o retargeting é mais complexo do que parece. É aí que o Perfect Audience brilha, já que o serviço foi criado para ser o seu guia.

Após criar uma conta (há uma opção de demonstração gratuita), você verá que seu painel inclui uma variedade de dados de alto nível:

  • Impressões
  • Cliques de volta para o seu site
  • Conversões
  • Custo

Configurar sua primeira campanha leva apenas alguns minutos, graças a um processo simples com cinco passos:

image01

O Perfect Audience não é a ferramenta de retargeting mais sofisticada do Facebook, mas faz o que é necessário.

11. AdSpringr

Veja o que você obtém com o AdSpringr:

“Aumente a escala, o desempenho e o retorno sobre o investimento de suas campanhas de publicidade no Facebook através do nosso produto e serviços avançados.”

Essa ferramenta oferece quatro serviços diferentes:

  • Criação de anúncios
  • Análise e relatórios
  • Otimização
  • Segmentação

A função de análise e relatórios é uma das minhas favoritas, graças a:

  • Relatórios automatizados sobre clientes
  • Relatórios gráficos automatizados
  • Visualização de parâmetros importantes

Apesar de ser possível usar o AdSpringr para campanhas pessoais, ele é muito usado por agências que cuidam da publicidade para uma variedade de clientes.

Funções adicionais incluem:

image06

Não importa se você está criando sua própria campanha ou fazendo isso para um cliente – o AdSpringr certamente inclui uma forma de poupar seu tempo e aumentar sua receita.

Conclusão

Mais de 900 milhões de pessoas visitam o Facebook todos os dias. Você pode ignorar esse público ou fazer todo o possível para transformar alguns desses usuários em clientes pagantes.

Após criar uma campanha de publicidade rentável no Facebook, você pode escalá-la conforme necessário. Ou talvez você tenha até que reduzi-la, ao gerar mais clientes do que consegue atender. A escolha é sua.

O Facebook é um dos sites mais populares em todo o mundo. Ao adotar algumas dessas ferramentas para anunciar no Facebook, você poderá chegar rapidamente a esse público.

Como em qualquer campanha de publicidade, você pode acabar perdendo dinheiro se cometer erros. Mas se você confiar em uma ou mais ferramentas dessa lista, terá uma chance maior de ser bem-sucedido.

Você adicionaria outras ferramentas para anunciar no Facebook a essa lista? Compartilhe suas ideias na seção de comentários abaixo.

Share