11 Ferramentas Para Lançar Sua Primeira Campanha de Marketing de Conteúdo

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Você está pronto para dar ao marketing de conteúdo o tempo, dinheiro e recursos que ele merece?

Apesar de sua resposta ser sim, nunca é fácil começar uma nova campanha de marketing de conteúdo. Existem perguntas a serem respondidas, desafios a superar e várias tarefas que precisam ser abordadas.

Com 88% dos profissionais de marketing B2B atualmente usando campanhas de marketing de conteúdo como parte de sua estratégia global, ignorar esse fato só vai colocar você entre a minoria.

Quando você começar, logo encontrará várias maneiras de investigar, planejar, criar e distribuir conteúdo.

O que eu criei aqui é uma lista de ferramentas de marketing de conteúdo que você deve ter ao seu lado quando lançar sua primeira campanha.

Essas ferramentas cobrem os detalhes mais importantes que você precisa tratar antes de começar, e também para os primeiros dias (ou semanas) da condução de sua campanha de marketing de conteúdo.

Baixe um guia-rápido das 11 ferramentas que você pode usar para lançar sua primeira campanha de marketing de conteúdo.

Com isso em mente, você será capaz de economizar tempo e dinheiro. Mesmo que você só utilize uma ou duas dessas ferramentas, você vai experimentar resultados positivos desde o primeiro dia.

Aqui está a lista que você estava esperando!

1. BuzzSumo

Existem ferramentas para marketing de conteúdo e existem ferramentas para marketing de conteúdo que geram resultados definitivos.

O BuzzSumo se encaixa na segunda categoria. É por isso que coloquei essa ferramenta no topo da lista.

Há duas coisas que essa ferramenta pode fazer por você como profissional de marketing de conteúdo, conforme descrito na sua página:

  • Analisar o conteúdo que tem o melhor desempenho para qualquer assunto ou concorrente.
  • Encontrar os principais influenciadores para promover o seu conteúdo.

Começar é tão simples quanto inserir a palavra-chave na caixa de pesquisa. Como exemplo, eu usei a frase “marketing de conteúdo”.  Além de uma lista de conteúdos de alto desempenho, cada peça é acompanhada pelos seguintes dados:

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Com essa informação, você pode ver o conteúdo que tem o melhor desempenho para a sua palavra-chave pesquisada. A partir daí, é hora de “fazer melhor.” Com essa abordagem, você sempre tem uma ideia clara do que precisa fazer, de uma perspectiva de criação de conteúdo, para competir com os melhores jogadores do seu mercado.

Também sou um grande apreciador da ferramenta backlinks, pois ela mostra quais sites estão apontando para os melhores conteúdos de uma determinada palavra-chave. Uma vez que você crie o seu post, pode então contatar esses sites, esperando receber feedbacks e links.

Isso é BuzzSumo em poucas palavras, mas há uma última coisa que vale a pena mencionar: essa ferramenta é extremamente fácil de usar. Leva apenas alguns minutos para fazer uma pesquisa e entender melhor o que ajudará a competir com os melhores participantes do seu mercado.

2. Buffer

Há algo mais para o marketing de conteúdo do que simplesmente criar conteúdo. Em algum momento, quando você tiver uma boa peça pronta, você precisará compartilhá-la com o resto do mundo. Em outras palavras, a simples criação de conteúdo de alta qualidade raramente é o suficiente.

O Buffer proporciona uma melhor maneira de compartilhar nas redes sociais. Não importa se você está administrando uma conta de mídia social ou várias, é este tipo de ferramenta que irá mantê-lo na trilha e permitir gerar resultados significativos.

Como você sabe, a campanha de marketing de conteúdo não é algo que você faz hoje e ignora amanhã. Se você quiser alcançar o sucesso, é uma obrigação manter a sua estratégia, dia após dia.

Uma ferramenta, como o Buffer, pode ajudar a gerenciar melhor suas plataformas de mídia social. O meu recurso favorito é aquele que permite programar posts para serem publicados mais tarde. O Buffer descreve isso dessa forma:

“O Buffer compartilha seu conteúdo nos melhores momentos possíveis ao longo do dia para que seus seguidores e fãs vejam suas atualizações com mais frequência. Tire o máximo proveito de cada post.”

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Quando você lançar sua primeira campanha de marketing de conteúdo, é importante ter uma estratégia para tirar proveito das mídias sociais.

Já que provavelmente você nunca tem tempo suficiente, usar o Buffer para agendar atualizações com antecedência é uma boa ideia.

Dica: já que as atualizações de conteúdo são importantes nas mídias sociais, o Buffer também facilita o agendamento de imagens e vídeos. Tire proveito do poder do conteúdo multimídia.

O Buffer é simples de usar, acessível e repleto de recursos. Essa ferramenta é uma boa aquisição para a caixa de ferramentas de qualquer profissional de marketing de conteúdo.

3. Klout

Você sente que a melhor maneira de ter impacto online é criar e compartilhar conteúdo de alta qualidade? Se a resposta for sim, você está no mesmo barco que o Klout.

Usando essa ferramenta, você pode usufruir das seguintes opções:

  • Receber sugestões sobre o conteúdo compartilhável que seus concorrentes ainda não cobriram.
  • Criar conteúdo que desperte o interesse do seu público.
  • Acompanhar o impacto do seu conteúdo, tais como retweets e curtidas.

Quando você configura a sua conta Klout, você se depara com dois tipos de informações. A primeiro é “Explore/Meus Tópicos”, que é exibida a seguir:

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No lado direito do painel, você verá uma coluna de “Maiores Especialistas.” Esses são os especialistas recomendados em seu segmento que você deve seguir.

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Para um iniciante, nada é mais importante do que estabelecer uma boa base estratégica. Do ponto de vista das mídias sociais, é exatamente isso que o Klout pode ajudar você a fazer.

Gosto de todos os recursos do Klout, mas quero que você preste especial atenção nas sugestões dos maiores especialistas. Essas são as pessoas em seu segmento que podem fazer a diferença na forma como você cria e compartilha o conteúdo. Com certeza, você vai querer esses especialistas do seu lado desde o início.

O Klout é um tipo de ferramenta amigável que pode dar à sua primeira (e próximas) campanha de marketing de conteúdo o impulso que ela merece.

4. HubSpot

Desde sua fundação em 2006a HubSpot continua a crescer. A empresa realmente pegou fogo quando a revolução de marketing de conteúdo começou.

Já que a HubSpot é usada por profissionais de marketing de conteúdo de todos os níveis e experiência, eu sempre sugiro aos iniciantes se familiarizarem com suas muitas ferramentas. Se você implementar a HubSpot no início, ela continuará a prestar uma boa assistência no futuro.

A HubSpot não é uma ferramenta simples que se aplica a uma parte qualquer de sua estratégia em marketing de conteúdo. Em vez disso, ela é descrita pela empresa assim:

“De atrair visitantes a fechar com os clientes, a HubSpot reúne todo o seu funil de marketing.”

Você ganha acesso às ferramentas que auxiliam com 11 tarefas distintas, incluindo:

  • Blog
  • SEO
  • Mídias Sociais
  • Construtor de Sites
  • Gestor de Leads
  • Landing pages
  • Call-to-Action
  • Automação de Marketing
  • Email Marketing
  • Analytics
  • Sincronização de CRM

Através da ferramentas de blog da HubSpot, por exemplo, você aprende como criar conteúdo amigável para o SEO que converte.

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Alguns iniciantes acham que a HubSpot é muito avançada para eles. Eles sentem que ficarão sobrecarregados com todas as ferramentas e funcionalidades. Não se deixe levar por esse pensamento equivocado.

Sim, a HubSpot é mais avançada do que qualquer outro software ou ferramenta usada em campanhas de marketing de conteúdo, mas isso é algo muito bom.

Uma vez que você entende como usar a HubSpot, você pode crescer junto com o software enquanto a sua estratégia de campanha de marketing de conteúdo progride.

5. Gerador de Ideias de Conteúdo da Portent

Recebo muitas perguntas relacionadas a blogs e marketing de conteúdo, mas uma das recorrentes é esta: como você gera títulos exclusivos para os posts do seu blog?

[Np_ad id = “9766” align = “left”]Essa é uma habilidade adquirida. Com o tempo, você aprende o que funciona, o que não funciona e como preparar seus títulos para atrair leitores e motores de busca.

Nesse meio tempo, enquanto você dá seus primeiros passos, sugiro que se familiarize com essa ferramenta.

Com a ajuda do gerador de ideias de conteúdo da Portent, você nunca mais se encontrará à procura de um título exclusivo.

Digite “marketing de conteúdo” na caixa de pesquisa e você será apresentado a uma variedade de títulos originais e intrigantes.

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Se a primeira ideia não combinar com o que procura, clique no botão de atualização e será apresentado a outra. Não tenha receio de reservar alguns minutos para explorar várias ideias de alto nível.

Dica: use essa ferramenta juntamente com o BuzzSumo para aproveitar melhor ambas as ferramentas. Depois de pesquisar no gerador de ideias de conteúdo, compare os resultados com o conteúdo de alto desempenho do BuzzSumo.

Você não está sozinho na batalha de gerar títulos de posts atraentes. Enquanto não houver substituto para a prática, o gerador de ideias de conteúdo da Portent pode ajudar a preencher a lacuna quando você começar a trabalhar com campanha de marketing de conteúdo.

6. Editor Hemingway

Não há outra maneira de alcançar seus objetivos de marketing de conteúdo senão criar conteúdo de alta qualidade. Não é possível.

Se você precisar de ajuda nesse aspecto, o Editor Hemingway é uma ótima ferramenta que pode te dar um empurrão na direção certa.

Essa ferramenta identifica problemas com a sua escrita, o que lhe permite corrigir as falhas antes de postar. Aqui está um exemplo que mostra muitos tipos diferentes de erros.

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Há muita coisa para ver, mas preste atenção especialmente na pontuação de legibilidade na barra lateral direita.

Em um post que publiquei no ano passadousei um trecho de um dos meus guias mais populares:

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O trecho estava longe de ser perfeito, mas a pontuação de legibilidade estava forte. Além disso, a ferramenta apontou algumas frases que eram difíceis de ler. Depois de corrigir, me senti mais confortável em publicar o conteúdo para o mundo ver.

Dica: não espere até que o seu artigo esteja completo para verificá-lo com o Editor Hemingway. Em vez disso, poste pequenos trechos de cada vez, pois isso 0 treina a criar conteúdo melhor ao longo do tempo.

7. Curata

A Plataforma de Marketing de Conteúdo Curata é uma das ferramentas mais poderosas que existem. Ela foi projetada para iniciantes, profissionais de marketing avançados e todos os demais.

Com um slogan como este – Marketing de Conteúdo baseado em dados em grande escala – você pode confiar no que vai receber em troca do seu tempo e dinheiro.

Existem três principais funções da Plataforma de Marketing de Conteúdo Curata:

  • Construir uma cadeia de fornecimento de conteúdo previsível.
  • Agilizar a produção de conteúdo.
  • Analisar o impacto do conteúdo em seu funil de vendas e de marketing.

O meu recurso favorito é a capacidade de simplificar a cadeia de fornecimento de conteúdo, independentemente de quantas pessoas estão em sua equipe. Isso é feito através de várias características, tais como:

  • Um calendário de conteúdo personalizável.
  • A capacidade de incorporar conhecimentos impulsionados por dados.
  • A oportunidade de planejar programas de conteúdo, incluindo criação e distribuição, através de vários canais.

Como você pode ver nesta imagem, o painel Curata está repleto de dados para ajudá-lo a melhorar a sua abordagem de marketing de conteúdo:

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Talvez você queira rever a forma como o seu blog está funcionando. Ou, talvez você deseja focar o resultado de uma determinada peça do conteúdo. O painel fornece todos os dados de uma maneira fácil de ler e assimilar.

Definitivamente, leva algum tempo para se acostumar com o Curata, mas da mesma forma que a HubSpot, se familiarizar logo no início vai trazer benefícios para você enquanto a sua campanha de marketing de conteúdo melhora significativamente.

8. Ahrefs

A minha favorita, e também a de muitos outros profissionais que fazem campanha de marketing de conteúdo, o slogan da Ahrefs descreve sucintamente a ferramenta:

“Rastreie seu backlinks, palavras-chave, menções da marca, e saiba o que seus seus concorrentes estão fazendo.”

A Ahrefs é mais do que apenas uma ferramenta. Quando você se cadastra para esse serviço, você ganha acesso a sete ferramentas distintas, incluindo:

  • Explorador de Site
  • Explorador de Posições
  • Explorador de Conteúdo
  • Rastreador de Posições
  • Relatório de Rastreamento
  • Alertas Ahrefs

Não há necessidade de se utilizar todas essas ferramentas, mas a ferramenta que você realmente deve focar é o Explorador de Conteúdo.

Com isso, é fácil descobrir o tipo de conteúdo que está funcionando dentro do seu segmento. Por exemplo, se você é um blogueiro de saúde e bem-estar, você pode usar a ferramenta para ver o que está gerando mais conversas na mídia social.

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Também sou um grande apreciador da ferramenta de Rastreamento de Posição. Não sou do tipo que quer “perseguir” rankings de palavras-chave, dia após dia, mas essa ferramenta definitivamente torna a vida mais fácil.

Com ela, você pode receber dados de ranking atualizados e exatos. Isto inclui a capacidade de rastrear palavras-chave por idioma e país, ao mesmo tempo em que verifica o desempenho de sua campanha de marketing de conteúdo em dispositivos móveis.

Por último, mas não menos importante, essa ferramenta mostra seu histórico de posição, no qual você pode verificar se seus rankings estão se movendo na direção certa.

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O Ahrefs é sempre uma das primeiras ferramentas que recomendo para novos profissionais de marketing de conteúdo. Com um teste gratuito de 14 dias, você pode experimentar para ver como ela afeta seu marketing de conteúdo. Se tudo se confirmar, você pode atualizar e contar com todas as ferramentas a partir dessa escolha.

9. Marketo

Quando chega a hora de unir todos os seus esforços de marketing de conteúdo – desde a produção de conteúdo até as mídias sociais e tudo mais – o Marketo pode fornecer o tipo de serviço que você precisa.

[Id np_ad = “9764” align = “right”]Com uma variedade de formas de usar o Marketo, é difícil dizer quais funcionalidades se adaptam melhor a sua campanha de marketing de conteúdo. Uma coisa que sei, no entanto, é que a sua ferramenta de predição de conteúdo é poderosa o suficiente para ter um impacto positivo na sua estratégia e resultados. Esse recurso funciona de quatro maneiras:

  • Identifica o seu melhor conteúdo, incluindo posts de blog, vídeos e qualquer outra coisa de interesse no seu site.
  • Coloca conteúdo relevante na frente do seu público.
  • Impulsiona os resultados e o retorno sobre o investimento com recomendações previsíveis.
  • Vê o que está funcionando e o que não está.

Se você planeja combinar seus esforços de marketing de conteúdo com email, o Marketo é também uma solução confiável.

Você pode usar seu software de email marketing para se relacionar com clientes atuais e potenciais, ajudando a gerar resultados com emails personalizados.

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O Marketo não é o tipo de ferramenta que você se cadastra, usa algumas vezes, e descarta. Ela tem tudo que você precisa, por isso leva algum tempo para aprender a usar da melhor forma possível. Se você estiver disposto a dedicar um tempo para aprender, você ficará muito feliz com o resultado.

10. Easel.ly

Não pense em marketing de conteúdo como sendo simples palavras em uma página. Você pode ir muito mais a fundo que isso.

No meu guia para criar conteúdo visual atraenteabordo os muitos benefícios de se ir além do conteúdo básico. Veja um breve trecho:

É porque essas peças de conteúdo visuais estão gerando mais backlinks do que qualquer outra forma de conteúdo que publico, o que —a longo prazo—, ajuda a aumentar os meus rankings nos motores de busca e os números totais de leitores.

Então, se você quiser gerar mais backlinks e aumentar os rankings nos motores de busca, precisa passar algum tempo criando conteúdo visual atraente. Isso geralmente vem na forma de um infográfico.

Para aqueles que não têm o dinheiro para contratar um profissional de design, o Easel.ly é uma ferramenta que pode preencher a lacuna.

Com milhares de modelos para escolher, é fácil começar. Aqui está um exemplo de um modelo de arrastar e soltar que se encaixa bem no segmento de marketing de internet:

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Essa ferramenta ajudou os profissionais de marketing de conteúdo a criar mais de quatro milhões de infográficos. Ela não só fornece a funcionalidade de arrastar e soltar, mas as personalizações são muito fáceis de se fazer.

Conteúdo visualmente atraente não tem de custar os olhos da cara. Ele também não deve sugar todo o seu tempo. O Easel.ly permite criar infográficos atraentes com a promessa de gerar mais backlinks e tráfego.

11. Google Analytics

Enquanto você consome mais do seu tempo criando conteúdo, publicando atualizações de mídia social e se conectando com influenciadores, você esquece que precisa rastrear o seu progresso. Aqui é onde entra o Google Analytics.

Com essa ferramenta gratuita do Google, você pode controlar muitos aspectos da sua campanha de marketing de conteúdo. Ela permite que você responda a perguntas como:

  • Quanto tráfego o meu conteúdo está gerando?
  • Quais tipos de conteúdo estão com melhor desempenho?
  • De onde está vindo a maioria do meu tráfego?
  • Quais palavras-chave estão impulsionando mais tráfego?

Todas essas perguntas são importantes para se responder, já que a informação que você colhe pode ajudar a ajustar a sua abordagem futuramente.

O relatório de “Canais” te mostrará algo parecido com isso:

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Nesse exemplo, o tráfego de pesquisa orgânica é a fonte da maior parte do tráfego total do site. Enquanto aponta para o sucesso do SEO, ele também mostra que há espaço para melhorias em outras áreas-chave, como o tráfego social.

Recomendo imensamente que você passe algumas horas se familiarizando com o Google Analytics. Essa ferramenta pode fornecer inúmeros dados práticos, mas somente se você souber onde encontrá-los e como interpretar os resultados.

Conclusão

De acordo com um estudo do Content Marketing Institute em 2015apenas 30% dos profissionais de marketing B2B disseram que foram eficazes em marketing de conteúdo. Certamente, você não vai querer fazer parte dos outros 70%.

Embora essas ferramentas não sejam garantia de sucesso, é bem provável que uma ou mais ajudarão você a lançar com sucesso sua primeira campanha de marketing de conteúdo.

Neste momento, só tenho uma pergunta a fazer: esqueci de alguma ferramenta que você acha útil?

Sei que não incluí todas as ferramentas na lista, então gostaria de ouvir o seu feedback. Sinta-se à vontade para compartilhar alguma de suas ferramentas favoritas na seção de comentários abaixo.

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