11 Plugins WordPress Que Irão Melhorar a Usabilidade do Site

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Como blogueiro, você deve fazer rotineiramente estas 3 atividades:

  • Escrever e publicar conteúdo de alta qualidade,
  • Promovê-los nas mídias sociais e construir links através da divulgação por email,
  • Responder aos comentários e email que você recebe de seus leitores.

Mas, entre esses aspectos comuns que você deveria perseguir, você está se esquecendo de um componente chave para o desenvolvimento de um público-alvo leal…

Garantir uma excelente experiência de usuário para seus leitores.

Isso requer que você vasculhe suas análises e compreenda o comportamento do usuário para facilitar o caminho dele em seu blog.

Você acha que um site voltado para conteúdo não precisa investir tempo e recursos em melhorias da experiência do usuário?

Então você está delirando.

Se você pesquisar o passado dos melhores blogs do mundo, descobrirá que todos possivelmente começaram com algum tema genérico do WordPress. Mas, eventualmente adotaram designs customizados que serviram bem aos seus leitores e ampliaram suas marcas.

Deixe-me compartilhar um exemplo. Depois de 4 anos do lançamento de seu blog “Social Triggers”, o Derek gastou $25.400 para redesenhá-lo.

Por quê?

Porque pessoas de fora de sua comunidade (mesmo aqueles que o conheciam pessoalmente) pensavam que o Social Triggers era um golpe. Então ele o redesenhou, garantindo que seu site tenha certos gatilhos de credibilidade para construir confiança.

Neste artigo quero ajudar você a melhorar a experiência de usuário do público-alvo do seu blog WordPress. Você definitivamente não precisará gastar 25 mil dólares nele por causa das funcionalidades incríveis que os plugins WordPress oferecem.

Eu não prometo consertar todas as questões de usabilidade, mas você certamente irá resolver os problemas mais comuns.

Preparado?

Então aqui vai o plugin número 1.

1. Contact Form 7

Em seu relatório de 2015, a KoMarketing descobriu que 44% dos participantes da enquete disseram deixar o site de um vendedor por “não haver informação de contato/número de telefone”.

Informações de contato é um dos componentes-chave para estabelecer a confiança e credibilidade de sua marca. É um aspecto tão básico, e mesmo assim 51% dos participantes da enquete disseram que informações de contato estavam faltando na maioria dos sites.

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O Contact Form 7 é um dos plugins WordPress GRATUITOS mais populares, com mais de 1 milhão de instalações ativas. Ele faz a criação de formulários de contato ser uma moleza com fáceis customizações, filtro de spam Akismet, e CAPTCHA.

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Se você estiver procurando por algo mais profissional, recomendo que tente o WPFroms.

2. What Would Seth Godin Do

O consumidor moderno é mimado. As empresas criaram experiências atraentes online para seus visitantes oferecendo mensagens relevantes e oportunas (baseado no histórico de navegação e comportamento).

E os esforços das marcas são bem recompensados:

56% dos consumidores são mais propensos a comprar com uma experiência personalizada.

A Caribou Coffee é um ótimo exemplo de um site que personaliza a experiência de seus usuários. Eles lembram suas preferências e buscas passadas. Então sugerem sabores-alvo que talvez eles gostem.

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Uma forma básica de se oferecer uma experiência personalizada para seus visitantes é tratá-los de forma distinta.

O “What Would Seth Godin Do” é um dos plugins WordPress que exibe uma mensagem de boas-vindas personalizada para seu novo visitante, e outra para visitantes que estão voltando (usando cookies).

Você pode configurar a mensagem entrando em “Settings” >> “WWSGD” (Configurações >> Abreviação do plugin). Então escolha sua localização, posição e tempo de duração (deixe a mensagem desaparecer após algumas visitas).

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O plugin é baseado na ideia do Seth Godin de “reduzir o trabalho inicial a nada“.

Você pode utilizá-lo para fornecer o contexto, informações de suporte, e fazer seus visitantes de primeira viagem se sentirem em casa. Essas mensagens de boas vindas talvez os impressionem e talvez eles se tornem seus leais e fervorosos fãs.

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3. Google Analytics Dashboard para WP

O Google Analytics é indubitavelmente a ferramenta gratuita de análise mais poderosa para que profissionais de marketing obtenham ideias sobre seus visitantes e decifrem seus comportamentos.

Mas logar no painel de controle separadamente todos os dias pode consumir seu tempo.

Que tal ter um visão geral das estatísticas-chave de seu site bem no seu painel de controle do WordPress?

Isso é o que esse plugin pode fazer por você.

Ele apresenta relatórios simples do Google Analytics como número de usuários, taxa de rejeição, buscas orgânicas, páginas por sessão e outros.

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Você ainda pode entender o comportamento do seu tráfego em tempo real.

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Ele também possui gráficos úteis para entender claramente como está o desempenho dos diferentes canais de tráfego.

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E também oferece rastreamento de eventos e detalhamento de performance para cada post/página de seu site.

4. W3 Total Cache

O tempo de atenção humana é agora menor que de um peixinho dourado. Por isso, sites que demoram para carregar têm se tornado incrivelmente frustrantes para os usuários. Eles não esperam mais pelo carregamento completo de um site.

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A KISSmetrics descobriu que mesmo o aumento de 1 segundo no tempo de carregamento pode ser equivalente a 7% de perda de conversão para um eCommerce.

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O W3 Total Cache é um dos brilhantes plugins WordPress para eliminar o re-download de dados redundantes no navegador do usuário. Ele pode criar caches estáticos para cada página, sendo carregado dinamicamente em cada abertura de página.

Isso reduz significativamente o tempo de carregamento para o usuário ao economizar recursos do servidor. O plugin se integra ainda com uma CDN (Content Delivery Network – Rede de Entrega de Conteúdo) para posteriormente reduzir o tempo de carregamento da página.

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O plugin W3 Total Cache é um pouco complexo de se configurar e leva cerca de 30 minutos para deixar tudo pronto na primeira vez. Uma vez feito, você pode ter arrancado um número significativo de segundos do tempo de carregamento de seu site.

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Uma alternativa ao W3 Total Cache é trocar de um provedor compartilhado para um servidor dedicado de hospedagem.

O Matthew Woodward conseguiu retirar 3,156 segundos do tempo de carregamento, prevendo um aumento de $30.587 em lucros extra – por causa das conversões que isso lhe traria.

5. WP Smush.it

Um dos maiores componentes de otimização do seu website é enxugar imagens pesadas. Em uma enquete da Adobe, 39% das pessoas disseram que elas parariam de interagir com um site se a imagem não carregasse ou se demorasse muito para carregar.

Como o nome do plugin sugere, ele enxuga toda a volumosa informação oculta de suas imagens. Isso resulta em uma redução de peso sem afetar a qualidade da imagem.

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Ele também possui a opção de enxugar, em larga escala, até 50 imagens de sua biblioteca de mídia simultaneamente.

Você também pode configurar o “automatic smush”, assim cada imagem será otimizada e reduzida conforme você especificar quando for feito o upload.

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6. WPtouch Mobile Plugin

Você sabe que agora os dispositivos móveis somam quase 2 de cada 3 minutos gastos online?

Além disso, usuários de dispositivos móveis são 5 vezes mais propensos a abandonar o site se ele não estiver adaptado para uma tela pequena.

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É simples…

Otimizar seu website para dispositivos móveis não é mais uma escolha; é uma necessidade.

O WPTouch Mobile é um daqueles plugins WordPress fáceis de usar, para deixar seu site WordPress “adaptado para mobile” (entre na versão paga para obter uma melhor experiência). Se você não usa um tema WordPress responsivo, ou não quer mudar o design de seu site, então esse plugin será excelente.

Você pode personalizar as cores, fontes, menus de navegação e outras características do seu site móvel sem acrescentar nenhum código.

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Você pode ainda converter seu site em um aplicativo móvel. E transformar seu site em uma experiência móvel nativa. O plugin está na lista das recomendações do Google para soluções móveis para WordPress e possui uma excelente equipe de suporte.

7. Broken Link Checker

Se você possui um blog grande então você talvez tenha que lidar com este problema diariamente…

Links quebrados.

O tempo de vida médio de uma página da web é de 100 dias – então é inevitável encontrar erros 404 em um site para seus links de referência.

Obviamente esses links quebrados equivalem a uma má experiência de usuário para seus leitores. Após se empolgarem para ler informação em um link externo, eles ficam desapontados.

Eu já demonstrei como criar páginas de erro 404 amigáveis para os visitantes do seu site.

Mas que tal um plugin que pode avisar sobre qualquer link quebrado em seu site através de um email em intervalos regulares?

É isso o que o Broken Link Checker faz.

Ele monitora links em seus posts, páginas, campos personalizados e listas de blogs. Você é livre para escolher o período de monitoramento para os links. Então você recebe notificações sobre os links quebrados pelo painel de controle, ou por um email.

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Você também recebe sugestões para cada link quebrado. Desse modo você pode atualizar os links quebrados dentro de seu artigo a partir do próprio painel de controle, sem precisar visitar cada um separadamente.

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8. CrazyEgg Heatmap Tracking

Dados sobre seu público-alvo são sempre úteis para ter ideias sobre seu comportamento, fontes de referência, páginas populares e mais.

Entretanto, a melhor maneira de visualizar como os visitantes observam seu site é através de…

Mapas de calor.

Eles destacam áreas com mais atividade como mais quentes que áreas com menos atividade. Com uma real compreensão de como seus visitantes interagem com seu site e design, você pode melhorar a experiência deles.

Deixe-me introduzir uma das ferramentas de mapa de calor mais populares do mercado e que eu co-fundei: o CrazyEgg. O plugin gratuito faz com que ele funcione em sites WordPress de forma fácil e conveniente.

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Ele não oferece apenas um mapa de calor do cursor do mouse e mapas de calor de rolagem de tela. Mas também uma outra poderosa ferramenta – mapas de calor de pontos. Ele permite que você divida o mapa de calor por diferentes fontes de tráfego e analise como se comportam diferentemente.

Você pode ainda rastrear diferentes sites com uma única conta.

9. Better Click to Tweet

Se você consegue envolver seus visitantes em seu conteúdo isso reduzirá sua taxa de rejeição, elevará seus números de engajamento e aumentará seu alcance.

Criar pequenos ícones clique-para-tuitar dentro de seu conteúdo é uma ótima forma de melhorar a interação.

E o Better Click to Tweet é um dos plugins WordPress que permite você usar um pequeno e simples código para fazer com que um texto selecionado seja tuitável (sem sair do seu site).

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Oferecer essas mensagens preparadas deixa seu artigo mais atraente e também aumenta o número de tweets que você recebe em um post.

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Se você quer remover o “via @YourTwitterHandle” de seu tweet e ainda conseguir uma citação maior, então esse plugin permite que você o faça.

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Se você souber CSS poderá desenhar modelos personalizados.

10. WP Live Chat Support

Uma das forma mais eficazes de se oferecer satisfação ao cliente é um chat ao vivo.

63% dos consumidores são mais propensos a voltar a um site que ofereça chat ao vivo em comparação a um que não ofereça. Ele triunfa sobre outras formas de atendimento ao cliente e suporte, incluindo telefone e email.

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O WP Live Chat Support oferece aos pequenos negócios a habilidade de conversar com seus visitantes gratuitamente.

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Os usuários podem arrastar a caixa de chat pela página. Podem também iniciar ilimitados chats ao vivo simultaneamente.

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Se você estiver offline, pode também permitir que seus visitantes deixem uma mensagem.

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11. P3 Profiler

Plugins WordPress são excelentes para adicionar recursos e funcionalidade extras ao seu site. Mas com cada instalação, você está fazendo pedidos HTTP extras e buscas no banco de dados. Isso pode reduzir a performance do seu site e, em casos piores, até derrubar e travar seu site.

A WPBeginner revelou que eles usam 53 plugins. Não há uma regra rápida e certeira sobre o impacto de um plugin na performance do seu site. Depende do código.

Mesmo assim, você deve ficar atento em como os plugins WordPress que você instala estão impactando a performance do seu site e se eles estão causando algum problema.

O P3 Profiler exibe um relatório de performance do seu site com números sobre como cada um dos plugins WordPress o está afetando.

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Você também recebe uma linha de tempo detalhada com informações sobre cada plugin, e uma visão clara sobre o que está acontecendo nas páginas que demoram para carregar.

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Você também pode armazenar o histórico das performances analisadas para comparar com como você se saiu em uma data anterior.

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Uma vez que você descobrir os plugins WordPress que afetam negativamente a performance do seu site e o tempo de carregamento, você pode se livrar deles.

Conclusão

O WordPress é um dos mais populares CMS com poderosas funcionalidades de SEO. Mas como proprietário de um pequeno negócio, você talvez precise de alguns plugins WordPress para garantir uma experiência de usuário fantástica para seus visitantes.

Eu mencionei uma lista de 11 plugins WordPress que permitirá que você melhore a experiência de seus prospects, poupe seu tempo, e melhore seus resultados.

Tem algum outro plugin de usabilidade que você utiliza em seu website WordPress? Me conte nos comentários abaixo.

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