11 Plugins WordPress que Você Precisa Para Criar um Conteúdo Matador

writing tools

Você sabia que o WordPress hospeda mais de 25% da internet? Ou, que tal o fato de que existem aproximadamente 44.000 plugins WordPress diferentes que você pode instalar?

As estatísticas são muitas, e cada uma delas prova que esse sistema de administração de conteúdos é o melhor dos melhores.

Mesmo que você possa fazer várias coisas com um site hospedado pelo WordPress, uma coisa que ele não pode fazer por você é produzir conteúdo de alta qualidade. Isso continua sendo uma tarefa que você tem que fazer sozinho.

Com 80% dos profissionais de marketing B2B se baseando na estratégia de marketing de conteúdo, é importante que você faça o mesmo. Isso não significa que você deve passar todo o seu tempo criando conteúdo de blog, mas é definitivamente umas das técnicas mais efetivas de marketing de conteúdo.

Pode ser que criação de conteúdo seja sua praia. Talvez você se dê bem com essas tarefas. Assim como, essa pode ser uma área que você pode sentir dificuldades.

Com posts mais longos gerando mais tráfego e melhores classificações, é importante que você nunca economize, quando se tratar de criar conteúdo para o seu blog. Estamos em 2016 e “qualidade acima de quantidade” é a estratégia correta.

O objetivo desse post é te ajudar a criar conteúdo matador através da ajuda de vários plugins WordPress. E, existem muitas coisas a serem feitas além das palavras que você precisa escrever.

Faça o download destas dicas de 11 plugins WordPress que você precisa para criar um conteúdo Matador.

Eu não espero que você use todos esses plugins WordPress, mas é seguro dizer que alguns deles podem aperfeiçoar sua atual abordagem.

Plugin WordPress #1. Word Stats

“Um conjunto de contadores de palavras, contadores de palavras-chave e análises de legibilidade para o seu blog.”

Quando você ouve a frase “diagnóstico linguístico” o que te vem na cabeça? Pode ser que isso não signifique muito para você agora, mas tudo isso irá mudar, quando você instalar o plugin Word Stats. 

Com esse plugin WordPress, você ganhará acesso a uma variedade de mecanismos que ajudarāo a melhorar a qualidade do seu conteúdo.

O meu elemento preferido é a página de relatórios, pois ela permite que você analise o conteúdo para um autor em particular. Ela fornece a seguinte informação:

  • Contagem de palavras.
  • Tipos de posts detalhados em números e porcentagens.
  • As 20 melhores palavras-chave.
  • Um gráfico mostrando a contagem de palavras mensal para cada tipo de post.

Melhor ainda, há uma página de diagnóstico que direciona para os posts que precisam de atenção. Isso inclui aqueles que estão muito curtos, muito difíceis para os leitores entenderem, ou que incluem muitas palavras-chave.

A forma como o seu conteúdo é lido é importante para o seu sucesso em geral. Deixe o plugin Word Stats ser seu guia, conforme você tentar criar um conteúdo de melhor qualidade.

image08

Plugin WordPress #2. PrePost SEO

“O plugin WordPress SEO: Confere Plágios/Conteúdos Duplicados, Links Quebrados, Densidade das Palavras-chave, conteúdo, meta tags, otimização de imagens, etc.”

Quando se trata do seu conteúdo, não há muito que um plugin WordPress não possa fazer. Está preocupado com conteúdo duplicado? Você está seguro. E que a tal densidade das palavras-chave? Mais uma vez, o PrePost SEO faz todo o trabalho por você.

Algumas das melhores características incluem:

  • Contador de links.
  • Aponta quaisquer links quebrados no seu texto.
  • Calcula a densidade das palavras-chave.
  • Analisa meta tags.
  • Sugere como aperfeiçoar seu conteúdo.
  • Otimiza o texto do título do post.

Como você pode ver, o plugin PrePost SEO faz tudo isso. A partir do conteúdo em si até o SEO, você pode confiar nessa ferramenta para lhe mostrar o caminho antes da publicação.

Dica: utilizar esse plugin WordPress irá treiná-lo para se tornar um escritor melhor. Com o tempo, você irá aprender o que o seu conteúdo precisa incluir, assim como o que você precisa evitar.

image07

Plugin WordPress #3. Editorial Calendar

“O Editorial Calendar torna possível ver todos os seus posts e movê-los para administrar seu blog.”

É fácil ficar tão fissurado na criação de conteúdo que você acaba não dando muita importância para a organização, programação e administração. Em um sentido geral, essas partes são tão importantes quanto as palavras que você escreve.

O plugin Editorial Calendar te ajuda a administrar melhor o seu conteúdo, garantindo que você sempre publique conteúdo novo em uma programação que funcione para você e para sua audiência.

Algumas das suas melhores características incluem:

  • Visualização de todos os seus posts, incluindo o que estão agendados para serem publicados.
  • Capacidades arrastar e soltar.
  • Fácil acesso ao status de cada post.
  • Ferramentas para administrar os posts de múltiplos autores.

Vamos colocar desta forma: conteúdo de alta qualidade não te traz nada se ficar parado no WordPress como um rascunho.

Quando você instalar esse plugin WordPress, você achará mais fácil administrar e organizar o seu blog. Você quer criar um conteúdo matador. Mas você também precisa garantir que ele seja compartilhado com a sua audiência, sempre na hora certa.

image11

Plugin WordPress #4. WP Keyword Suggest

“Esse plugin SEO oferece sugestões de palavras-chave, tiradas da função auto-completar do Google, Yahoo, Bing… com até 250 idéias de palavras-chave.”

Um dos plugins WordPress mais fáceis de usar da lista, ele te ajuda a adicionar as melhores palavras-chave ao seu conteúdo. Graças à forma com que ele puxa informação do Google, Yahoo e Bing, você nunca vai precisar se preocupar em achar as melhores idéias de palavra-chave para o seu próximo post.

Pegue, por exemplo, um post de blog baseado na frase “pesquisa de palavra-chave.” Você sabe qual vai ser a palavra-chave primária, mas existem outras que você pode adicionar para fortalecer o seu conteúdo e melhorar sua chance de gerar tráfego de busca de cauda longa.

image06

Nesse exemplo, você ganhou uma lista longa de sugestões relacionadas à sua palavra-chave primária. Algumas delas irão funcionar, enquanto outras não farão sentido para o tipo de conteúdo que você está criando. De qualquer forma, esse plugin te ajuda a colocar sua mente para funcionar.

O WP Keyword Suggest não é o plugin mais avançado, mas quando se trata de criar um conteúdo melhor, ele definitivamente vale a pena.

Plugin WordPress #5. Easy Content Templates

“Esse plugin WordPress te deixa definir templates de conteúdo para rapidamente e facilmente criar novos posts ou páginas.”

Não há dois conteúdo idênticos, certo? Por essa razão, haverão momentos em que você vai querer exibir seu conteúdo em um formato único.

Com o plugin Easy Content Templates, é fácil criar e definir templates de conteúdo para utilizar no futuro. Você pode mantê-los privados ou compartilhá-los com outros autores. De qualquer forma, você tem a oportunidade de exibir seu conteúdo de maneira única.

Por exemplo, você pode ter um template básico para posts de blog. Você também pode ter um para posts baseados em concursos. E, se você decidir adicionar posts de listas no seu blog, você pode precisar de um template especial para isso também.

Contudo, esse plugin te dá a opção de apimentar seu blog variando a aparência e a consciência de cada post.

image03

Plugin WordPress #6. Search Everything

“O Search Everything aumenta a funcionalidade padrão de busca do WordPress em três passos fáceis.”

Quanto maior for seu blog, mais difícil se torna lembrar os posts que você publicou no passado. Isso pode fazer com que seja um desafio proporcionar à sua audiência dicas e informações únicas.

O plugin Search Everything ajuda nesse combate, permitindo que você ache o que está procurando conforme for criando conteúdo novo.

Levando isso adiante, o plugin agora oferece uma característica chamada “Pesquise Tudo”. De acordo com o plugin, isso “te permite procurar por seus posts e fazer links para eles enquanto estiver escrevendo.”

Veja um exemplo: você está criando um guia sobre ferramentas de SEO e está interessado em fazer links para posts antigos relacionados a esse assunto. Em vez de procurar manualmente por oportunidades para criar links, essa ferramenta faz isso para você.

Começar é tão simples quanto ativar o plugin, configurar as opções e começar a busca.

A maioria das pessoas compartilham o objetivo de construir seus blogs em uma indústria de autoridade. Conforme você adiciona mais posts, plugins como esse economizam seu tempo enquanto permitem que você mantenha a qualidade que a sua audiência espera.

image04

Plugin WordPress #7. Add Link to Facebook

“Adicione automaticamente links das suas páginas do Facebook, grupos, etc em seus posts publicados.”

Criar conteúdo matador é um bom começo, mas o sucesso vai além disso. Lembre-se que, se ninguém souber sobre o seu conteúdo, ele não te trará muitos benefícios. Você vai querer compartilhá-lo com a sua audiência de quantas formas forem possíveis.

É por isso que o plugin WordPress Add Link to Facebook vem a calhar para muitos profissionais de marketing.

A configuração é simples:

image10

Quando você estiver com tudo pronto, pode utilizá-lo para compartilhar conteúdo entre o seu blog e o Facebook, e vice versa.

Não há nada de errado em postar links manualmente para o seu conteúdo no Facebook. Na verdade, às vezes é até melhor fazer isso. Mas, também existem situações em que você pode precisar de um pouco de assistência automatizada, e é onde o plugin pode realmente ajudar.

Não irá te custar nada experimentar esse plugin. No final, você pode até descobrirá que essa é a melhor forma de compartilhar o seu conteúdo no Facebook, e com isso aumentar seu alcance.

Dica: esse plugin também pode te ajudar a entender melhor que tipos de conteúdo funcionam melhor no Facebook. Assim, você não precisa ficar adivinhando muito os tipos de conteúdo que você deve criar no futuro.

Plugin WordPress #8. SEO Internal Links

“ O plugin WordPress SEO Internal Links proporciona links internos SEO automáticos para o seu site, listas de palavras-chave, nofollow e muito mais.”

Você entende a importância de criar conteúdo único. Você também entende a importância de criar conteúdo de alta qualidade. Você provavelmente sabe até que aqueles posts de formato longo têm as melhores chances de atingirem a primeira página do Google.

Mesmo com tudo isso em mente, ainda existem coisas que você pode fazer para melhorar a experiência do usuário. Por exemplo, você deve incluir links internos para outras partes de conteúdo que suportam seu post.

O plugin SEO Internal Links torna isso bem simples, pois faz tudo automaticamente para você.

Como é um plugin totalmente customizável, você não precisa se preocupar em fazer algo que terá um impacto negativo na experiência do usuário ou nos rankings de busca do seu site.

Veja algumas outras características que você precisa conhecer sobre esse plugin:

  • Configura suas próprias palavras-chave e URLs.
  • Painel de administração simplificado para fácil utilização.
  • Cria lista de palavras-chave customizadas.

Você pode escrever o melhor post de blog em um assunto em particular, mas ele não estará 100% completo até que você adicione os links internos apropriados. Você pode utilizar esse plugin para economizar tempo e se proteger contra a omissão dessa importante estratégia.

image09

Plugin WordPress #9. Zedity

“Cria posts e páginas 100% visuais, muito fáceis, com resultados profissionais, porém sem precisar de habilidades de codificação!”

Esse plugin é mais do que apenas um nome interessante, pois é um dos melhores e mais fáceis de utilizar quando se trata de tempo para adicionar designs únicos aos seus posts e páginas.

Veja como são as configurações do editor:

image01

A partir delas, você pode adicionar uma variedade de elementos de design, movê-los pela página, até que você obtenha o visual perfeito. Veja um exemplo:

image05

Não há como negar o fato de que o que você diz, e como você diz, terão um impacto em seu tráfego, na construção da marca, e nos rankings de mecanismos de busca, entre outros fatores. Mas, isso não significa que os seus posts precisam ser entediantes.

Através do uso do plugin Zedity, você pode alterar a aparência e a consciência de qualquer página sem tocar em uma única linha de código.

Com uma maior flexibilidade do que a maioria dos plugins de design, você deve a você mesmo passar um tempo com o Zedity. Crie um post, experimente alguns elementos de design para ver como essa ferramenta pode ajudá-lo a apresentar o seu conteúdo de uma maneira única e interessante.

Leva apenas alguns minutos para aprender como esse plugin funciona. Com o tempo, conforme você for ganhando mais experiência, você irá descobrir que a maioria das suas características são exatamente o que você está procurando.

Plugin WordPress #10. ImageInject

“Insira facilmente imagens e fotos aos seus posts! O plugin WordPress ImageInject busca no enorme banco de dados do Flickr por fotos criativas comuns relacionadas a qualquer assunto.”

Quem disse que “conteúdo” é restrito à palavra escrita? Quando se trata de criar conteúdo matador para o seu blog, você precisa pensar além das palavras que você escreve. Você precisa considerar as imagens e as fotos que você utiliza em seu blog.

Existem muitos benefícios em se utilizar imagens nos seus posts de blog, incluindo:

  • Benefícios em SEO.
  • Habilidade de detalhar o conteúdo para uma leitura mais fácil.
  • Adicionar valor ao conteúdo, como por exemplo ao explicar um ponto em particular.

A grande questão é: qual a melhor forma de adicionar imagens aos seus posts de blog?

Como você provavelmente não tem tempo nem recursos para tirar suas próprias fotos, você precisa confiar nos outros. Com o plugin ImageInject, você pode pegar uma foto do banco de dados do Flickr que combine bem com o conteúdo do seu post.

Veja um exemplo de uma busca:

image02

Você não precisa mais se preocupar em tirar suas próprias fotos. Você não precisa mais perder tempo pesquisando na internet, esperando achar uma imagem que seja permitida utilizar.

Esse plugin WordPress traz tudo para o seu painel, tornando simples buscar e inserir uma imagem em questão de segundos.

Além do Flickr e seu banco de dados de mais de 200 milhões de imagens criativas comuns, o plugin também procura no Pixabay, que proporciona mais de 150.000 de fotos de domínio público.

Você precisa pensar além das palavras quando estiver criando um conteúdo de blog. Você também precisa pensar em como você pode utilizar imagens para proporcionar uma melhor experiência para a sua audiência.

Plugin WordPress #11. Edit Flow

“Redefinindo o seu fluxo de trabalho editorial.”

Se trata de um slogan que vai direto ao ponto. Com o plugin Edit Flow, você se descobrirá mais eficiente na administração do seu fluxo de trabalho.”

Você pode personalizar o plugin para combinar com as suas necessidades, tirando vantagem de ferramentas como estas:

  • Calendário Mensal.
  • Comentários do Editorial.
  • Notificações.
  • Grupos de usuários.
  • Histórico do orçamento.

Com as notificações, por exemplo, é mais fácil se manter atualizado com o seu time em relação a produção e publicação de conteúdo.

O calendário mensal também é uma das melhores características, pois ele te dá uma visão geral do conteúdo, incluindo o que já foi publicado e o que você tem em rascunho.

Você não pode esperar criar um conteúdo matador se você é desorganizado. O seu fluxo de trabalho precisa ser simplificado e eficiente, pois isso irá permitir que você atinga o pico de produçāo. Para alcançar esse objetivo, dê uma boa olhada no plugin Edit Flow.

Dica: esse plugin é perfeito para blogueiros individuais, assim como para aqueles que trabalham com times maiores. Não é sempre simples manter um time grande de editores e autores na mesma página, mas o Edit Flow definitivamente aumenta sua probabilidade de fazer isso.

image00

Conclusão

Antes que eu te deixe ir, eu quero compartilhar alguns dados, publicados pela HubSpot, que comprovam a importância de trabalhar com blogs:

  • Profissionais de marketing B2B que usam blog recebem 67% mais leads do que aqueles que evitam essa estratégia.
  • Fazer um blog te custa apenas uma coisa: tempo.
  • Companhias que usam blogs recebem 97% mais links.

Você não precisa utilizar o WordPress para hospedar o seu blog, mas é a melhor solução hoje em dia. Quando você implementa um ou mais plugins dos detalhados acima, você achará mais fácil criar conteúdo de alta qualidade.

Você adicionaria algum outro plugin nessa lista? Compartilhe suas experiências e pensamentos na seção de comentários abaixo.

Share