12 Dicas de Redação Para Criar Anúncios e Dobrar a Taxa de Conversão

glassex

Os gastos em publicidade da US Digital, foram estimados em $60 bilhões no final de 2015.

A má notícia é que 98% dos anúncios foram um desperdício de dinheiro, de acordo com uma análise do PPC dos anúncios feita pelo Oli Gardner, da Unbounce.

Se você está utilizando publicidade paga, você precisa ser criativo. Só assim você pode esperar um bom ROI, na forma de consciência de marca e de leads para o seu negócio.

Dentre outros elementos, a mensagem passada pelo anúncio precisa ser persuasiva e única. Você precisa transmitir a sua proposição de valor claramente, para fazer com que os seus consumidores cliquem nos seus anúncios.

Baixe estas 12 dicas de redação de anúncios para dobrar o seu CTR e aumentar o seu ROI.

Modificar somente uma palavra pode aumentar o seu CTR em 161% (de “Solicitar orçamento” para “Solicitar preços”).

image37

Eu fiz uma lista de 12 dicas de redação de anúncios para o Google AdWords, o Facebook, o Twitter e o LinkedIn, para te ajudar a melhorar o desempenho do seu anúncio.

Preparado para fazer um texto atraente para os seus anúncios?

Então, vamos começar com as dicas de redação de anúncios para o Adwords.

Google Adwords

O Google deve conseguir 30% da receita líquida global em publicidade, até o final de 2015.

A razão do Google receber essa quantia tão grande é o sucesso do Adwords entre as empresas, e o quão lucrativo ele se mostrou ser para elas.

Gastando $1, você pode ganhar uma média de $2 em receita.

image42

Contudo, se você transmitir a sua oferta com precisão, você pode esperar um ROI mais alto.

Por exemplo, é mais provável que você converta um cliente, se o que ele está procurando estiver no seu anúncio. Veja o exemplo abaixo.

image36

Nota: Há uma ressalva para incluir a palavra-chave pesquisada na sua redação, que você vai ver na estratégia 2.

Veja mais estas 3 dicas de redação específicas, que vão te ajudar a transmitir a sua oferta com precisão.

1. Examine a redação do anúncio do seu concorrente com o Spyfu

Você sabe quem são os seus concorrentes no Adwords?

Eles não precisam ser empresas paralelas que vendem os mesmos produtos que você (em espaço físico).

Por exemplo, você pode ter uma empresa de sapatos chiques, mas a sua concorrência de PPC pode ser um site de desconto. Se você estiver por dentro do que a sua concorrência está fazendo, você pode adquirir leads mais rápido.

Tente superar a persuasão deles – mesmo se eles estiverem focando em preços ou usando depoimentos de um influenciador na indústria.

O Spyfu é uma boa ferramenta para descobrir as palavras-chave mais rentáveis e analisar os anúncios dos seus concorrentes.

Usar essa ferramenta é simples:

Insira a palavra-chave que você quiser e role a tela para o final. Veja os anúncios para o termo ‘pesquisa de palavra-chave.’

image31

Você também pode ir para a página de configurações e entrar no site do seu concorrente diretamente de lá.

image14

Isso vai te dar uma lista das palavras-chave pagas e orgânicas que o seu concorrente está usando.

image07

Clicando na aba de palavras-chave pagas, você vai ver a CPC e as palavras-chave que o seu concorrente está apostando.

image08

Você pode rapidamente analisar o texto com as palavras-chave certas para o seu negócio.

2. Teste obsessivamente esses 25 caracteres: Eles podem melhorar ou acabar com o seu anúncio

Estou falando do título do seu anúncio.

Usuários da internet não leem. Eles examinam, em um padrão em forma de F.

Se você simplesmente copiar os seus concorrentes, você não vai se destacar entre eles. Veja a quantidade de resultados de busca que estão usando o termo ‘mobile app developers’ (desenvolvimento de aplicativo mobile) na imagem abaixo.

image27

A inserção dinâmica de palavra-chave (DKI) no seu título vai fazer o seu anúncio ser mais relevante para muitas consultas de pesquisas.

Mais importante do que isso, porém, é fazer com que o seu anúncio seja único e atraente. Para fazer o seu título se destacar, você pode incluir a proposta de valor no próprio título.

image35

Sempre procure saber o objetivo do seu público-alvo.

Se os seus clientes estão procurando por soluções de como se livrar da acne, o título “Está tendo problemas com Acne?” é eficaz.

image11

Agora, dê uma olhada no anúncio do WeBuyCar.com abaixo.

O título destaca o objetivo final do cliente – a compra de carros. Por isso, ele é eficaz.

image05

Se está faltando criatividade, se volte para os princípios da redação evergreen –  destacar os benefícios do seu produto para os consumidores.

Veja como o anúncio da Fiji Travel se destaca para o consumidor.

image15

Uma das dicas de redação para o seu anúncio é usar as palavras ‘você’ e ‘seu’ quando for falar dos benefícios ao cliente. Essas duas palavras podem melhorar significativamente o desempenho do seu anúncio.

O anúncio do The Americommerce abaixo fala sobre ser a “Melhor Solução de eCommerce.”

Hummm. Quem liga?

image24

Contudo, o Volusion e o Shopify fazem um bom trabalho, falando sobre a conveniência e os benefícios que são proporcionados para os seus consumidores.

Finalmente, eu recomendo que você não faça promessas falsas. Suporte as suas reivindicações com dados e depoimentos na sua landing page/redação de anúncio. Caso contrário, você vai manchar a imagem da sua marca, podendo sofrer processos judiciais e perder prospects.

image20

O anúncio do ‘software de faturamento grátis’ acima leva a uma landing page, somente para mostrar que o software tem uma versão de 30 dias grátis para teste.

image12

Isso não é uma enorme decepção do ponto de vista dos prospects?

3. Não use um vocabulário muito específico. Mostre números e dados para aumentar a sua credibilidade

Quem falou que o seu site é o site ‘No. 1’ da sua indústria?

image32

Não faça afirmações vagas. Em vez disso, inclua dados e estatísticas para provar o seu valor.

image17

MECLABS fez um teste com os seus anúncios genéricos, depois fez outro com os anúncios que contêm dados e que são úteis.

image40

O resultado foi um aumento de 88% em CTR, para o anúncio que contém dados.

image04

Teste mostrar números específicos (como 1.542) nos seus anúncios, para fazer com que eles tenham mais autoridade e sejam mais persuasivos.

Como você deve saber, os anúncios no Adwords ficam velhos rapidamente, tem uma queda na taxa de CTR e morrem. Use dados atualizados e faça textos novos e convincentes regularmente.

Por exemplo, veja o anúncio de uma empresa de contabilidade fiscal abaixo.

image01

O anúncio com números (e com imagens atuais) obteve um aumento de 217% em CTR, assim como um aumento de 23% nas taxas de conversão.

Facebook

O gigante das redes sociais tinha 2,5 milhões de anunciantes na sua plataforma, em setembro de 2015. Esse número está crescendo rapidamente, devido ao fato de que agora você pode anunciar no Instagram através da plataforma de anúncios do Facebook.

O seu anúncio precisa se destacar dentre as 300 histórias orgânicas (que o Facebook prioriza mostrar para um usuário normal, em um dia.)

Aqui estão dicas de redação para você criar um texto sedutor.

1. Inclua uma prova social no texto do seu anúncio

Essa é uma técnica velha para ganhar credibilidade e influenciar os seus clientes a clicarem no anúncio.

As marcas usam os números de consumidores, os depoimentos de algum influenciador ou as opiniões de outros consumidores, como prova da efetividade do produto.

A gravadora RCA Victor usou essa estratégia para conseguir mais vendas no 9º álbum do Elvis Presley. Eles intitularam o álbum de “50.000.000 de Fãs do Elvis não Podem Estar Errados”.

image09

No Facebook, os anúncios com conteúdo gerado pelos usuários tiveram uma CTR 300% maior e um custo por aquisição (CPA) 50% menor.

Uma das dicas de redação que você pode usar no texto do seu anúncio é usar a palavra “avaliação”. Veja esses 3 exemplos práticos de integração de prova social.

Você pode compartilhar links na sua mídia principal, mencionando o seu anúncio e colocando uma citação relevante do artigo. Veja como a Equis Smartpen faz isso no anúncio abaixo.

image21

Ou, você pode usar as avaliações do seu site para redirecionar alguém que já clicou no seu site antes.

image33

Ou, incluir números para mostrar a sua base impressionante de consumidores, como a Ecwid faz.

image18

2. Transmita claramente o seu valor (pensando sempre no seu público-alvo)

No Facebook, você não pode esperar que alguém aplauda um texto brilhante. Como os usuários normalmente passam rapidamente pelo seu anúncio, ele deve transmitir a mensagem imediatamente ao usuário, fazendo com que ele clique no anúncio. Portanto, seja simples e direto no seu título.

Um exemplo disso é o anúncio da AppSumo abaixo. Ele transmite claramente a ideia de que você vai ganhar uma lista gratuita de dicas de negócio que irá te ajudar a criar um negócio, em 24 horas. Ele vai direto ao ponto e não é nada confuso.

image38

Veja esse outro anúncio, da Anne Samoilov, que oferece diretamente uma solução (que os prospects podem estar interessados) por trás de uma CTA.

image41

Você pode precisar mudar o texto e a imagem do seu anúncio, baseando-se nos dados demográficos do seu público-alvo. Veja como a Arlington Club diferencia os seus anúncios para cada público-alvo (no caso, um é para pessoas mais velhas e o outro para pessoas mais novas).

image29

Você também pode precisar de ajustar o tom do discurso, para agradar o seu público alvo.

image00

3. Faça perguntas e use emoções para incentivar a sua audiência

Perguntas são instrumentos poderosos para chamar a atenção dos usuários e fazê-los pensarem.

Por exemplo – Qualquer um que que estiver tendo poucas conversões no site vai parar para conferir este anúncio do Qualaroo abaixo.

image02

Da mesma forma, usar as emoções dos seus clientes ao seu favor vai fazer com que eles gostem de você. Se coloque no lugar deles e pense nos medos, nas objeções e nas motivações que eles possam estar tendo. Você também pode apresentar o seu produto como a solução do problemas deles.

image39

Além das 3 estratégias acima, eu também quero compartilhar a lista oficial de dicas de redação do Facebook, para a criação de textos de anúncios eficazes.

image06

Twitter

A plataforma de microblogging tem mais de 130.000 anunciantes ativos. Veja estas 3 dicas de redação, feita por especialistas do Twitter, baseando-se na análise de 9.000 cliques no site ou em campanhas de conversão.

1. Não encha os seus tweets promovidos com hashtags.

O Adrian relatou um aumento de 23.810% no alcance do seu tweet com a adição de somente uma hashtag.

image34

A hipótese dele para esse grande aumento no alcance, é que ele ajudou o algoritmo de busca do Twitter a entender a natureza do tweet com a ‘#’.

Isso pode te motivar a multiplicar o uso da sua hashtag. Mas, na realidade, o engajamento cai em 17% quando o seu tweet tem mais de 2 hashtags.

image22

Na análise do Twitter, tweets promovidos com hashtags obtiveram um aumento de 24% no CPA (custo por aquisição) e uma diminuição de 3% no LCR (taxa de cliques no link).

A provável razão disso é que as hashtags chamam atenção e se tornam outro motivo para o usuário clicar no seu anúncio (além do CTA).

Como uma landing page de alta conversão, o seu anúncio no Twitter deve ter somente um lugar para clicar.

image03

Portanto, você deve evitar usar hashtags nos tweets promovidos.

image28

2. Transmita a sua mensagem de forma sucinta

Você vai ter somente 140 caracteres para transmitir a sua mensagem no Twitter.

Mas, com os tweets promovidos, preste muita atenção para garantir que você está transmitindo somente as informações mais importantes. Um tweet com 40-60 caracteres tem uma CPA bem menor do que os tweets mais longos.

image19

Se você não conseguir fazer um tweet curto, use perguntas para engajar a sua audiência. Os Tweets com perguntas tem um CPLC (custo por clique no link) 9% menor e um LCR 16% maior.

image26

3. Crie urgência e frescor no seu texto usando estas palavras…

A urgência é uma psicologia clássica baseada na técnica de marketing usada para forçar os seus clientes a agirem. O OnePlus usou a tática para despertar o desejo dos consumidores pelo o seu produto.

image10

De forma semelhante, no Twitter, usar palavras como “pressa”, “rápido”, “agora” ou “tempo limitado” diminui a CPA e aumenta a LCR em 10% cada.

image25

Você vai anunciar promoções de novos produtos ou de serviços?

Então use a palavra ‘novo’ no texto do seu Tweet. Ela abaixa o seu CPA em 10% e o seu CPLC em 26%.

image13

LinkedIn

Esse é o lugar de encontro de empresas e profissionais. É a plataforma de mídia social mais efetiva para gerar leads para empresas B2B.

image30

Veja essas 3 dicas de redação efetivas que vão te ajudar a direcionar mais consumidores dos anúncios do LinkedIn.

1. Aborde diretamente os problemas da sua audiência (usando superlativos negativos para causar boa impressão)

Não se esqueça que as empresas são gerenciadas por pessoas.

Se você conseguir provocar emoções, você vai conquistar os seus prospects. Isso funciona porque os seres humanos tomam decisões emocionalmente, não logicamente.

Portanto, uma boa estratégia para engajar a sua audiência é abordar diretamente os desafios deles. Além disso, expressões negativas no seu título (como pare, evite, nunca, ou pior) podem te ajudar a atrair uma CTR maior.

O CommVault (software de gerenciamento de dados e informações) faz o texto com somente uma linha. O anúncio também apresenta 5 razões do porquê a audiência está enfrentando o problema, despertando assim o interesse.

image16

2. Foque e qualifique precisamente os seus compradores

Saber as características da sua audiência pode ajudar na adaptação do seu texto e na qualificação dos consumidores.

Um exemplo é o anúncio do Bizible abaixo. Ele tem um ROI de 600%, porque qualificou os seus compradores na primeira frase.

Dica profissional – A campanha focou uma rede estreita, visando 2.000 usuários do LinkedIn. Esse é o nível de direcionamento que você deve buscar.

image23

3. Inclua um call-to-action direto e persuasivo

Você pode usar muitas técnicas para persuadir os seus consumidores. Porém, você não pode assumir que ele saiba o próximo passo.

Sempre há lugar para…

Instruções simples, claras e diretas.

No LinkedIn, você pode instruir a sua audiência, usando palavras como ‘baixe’, ‘comece agora’ e ‘se inscreva’ no texto do seu anúncio.

image43

Conclusão

Se você quer melhorar o desempenho do seu anúncio em qualquer rede social, testar o texto do seu anúncio é um bom começo. A sua mensagem tem uma papel muito importante no processo, garantindo que você atraia um tráfego de alta qualidade.

As 12 dicas de redação desse artigo devem te ajudar a escrever textos sedutores no anúncio, a persuadir os seus consumidores e a aumentar o seu ROI.

Qual rede de anúncio você acha que é a mais lucrativa? Você conhece outras dicas de redação para melhorar o CTR dos anúncios?

Share