11 Ferramentas de Marketing Para Análise da Concorrência Que Vão Aumentar as Visitas do Site

box

Você pode aprender muito com a análise da concorrência. Principalmente se utilizar as ferramentas de marketing corretas.

Se você já se perguntou por que os seus concorrentes estão te superando ou ganhando mais simpatia com os internautas, este artigo foi feito para você. Com as ferramentas mencionadas a seguir, você pode aprender muito sobre seus concorrentes.

Você está fazendo análise da concorrência? Baixe esta planilha com 11 ferramentas de marketing para análise da concorrência e elimine as diferenças entre você e eles.

Aqui estão as 11 ferramentas de marketing para análise da concorrência que irão ajudar você a ter mais acessos:

Ferramentas de Marketing #1. SpyFu

O pague por clique é uma opção a se considerar para aumentar o tráfego do seu site. Você pode pensar que é muito caro para uma marca nova e que requer uma habilidade que você ainda não possui.

 A verdade, entretanto, é que o PPC pode ser usado por iniciantes para aumentar os seus leads e a sua receita.

Dados do Sitewit mostram que “os 3 espaços mais caros de propaganda ganham 41% dos cliques da página.” E, em média, as empresas ganham em torno de $2 de lucro por cada $1 gasto em AdWords.

image24

Para maximizar o retorno do seu investimento de tempo e dinheiro, você precisa focar nas palavras certas. As palavras-chave fazem toda a diferença entre o sucesso e o fracasso quando se refere ao anuncio PPC.

Digamos que você esteja investindo a mesma quantidade de dinheiro no AdWords PPC que seus concorrentes, mas você descobre que eles estão conseguindo um retorno financeiro maior. É possível que as suas palavras-chave não sejam as ideais.

É aí que o SpyFu entra. O SpyFu é uma ferramenta de análise da concorrência que ajuda você a procurar e baixar as palavras-chave mais rentáveis que seus competidores utilizam.

Ele te mostra as palavras-chave mais lucrativas que os competidores utilizam, bem como pesquisa orgânica de palavras-chave para melhorar sua performance de otimização dos mecanismos de busca (SEO).

Siga estes passos simples para achar as palavras-chave que seus concorrentes estão usando:

i).  Primeiro passo: Encontre as palavras-chave adequadas – Na página inicial, entre com a URL do site (por exemplo, made.com) do seu concorrente na caixa de busca e pressione enter.

image23

ii).  Segundo passo: Analise as suas palavras-chave – Aqui é onde você estuda as palavras-chave do seu competidor (as pagas e as não pagas).

image00

Clique na opção “palavras-chave pagas” para revelar as palavras exatas que seu competidor está usando em anúncios.

image26

Clique na opção “busca orgânica” para encontrar as palavras-chave que seu competidores estão direcionando para resultados de busca orgânica. Eles podem estar focalizando as palavras-chave em seus títulos, descrições, conteúdo ou páginas de produtos.

image29

O SpyFu é uma das boas ferramentas de marketing para análises de palavras-chave. Em Novembro de 2015, ele indexou mais de 4 bilhões de resultados em 66 milhões de domínios.

image47

O dado é confiável e somente as ferramentas de marketing em mecanismos de busca podem realmente descobrir o que os concorrentes estão fazendo.

iii).   Terceiro passo: Exportar as palavras-chave – Quando você estiver pronto para baixar palavras-chave lucrativas pelo SpyFu, tudo o que você deve fazer é clicar no botão “exportar” e selecionar umas das próximas opções:

Exportar como CVS – você terá as palavras-chave no formato de planilha.

Exportar como PDF – para ler as palavras-chave como se estivesse lendo um ebook.

image01

Vários profissionais de marketing e empresários de e-commerce têm executado com êxito campanhas com Google AdWords PPC. Por exemplo, a Terra Organics descobriu que o Google AdWords direcionava o máximo de cliques e vendas.

image05

A companhia é capaz de direcionar anúncios para suas áreas corretas, ajudando-os a evitar gastar dinheiro com cliques de pessoas que vivem em outros lugares. Eles começaram usando AdWords em 2010, e viram que 25% dos seus novos clientes vieram dessas campanhas de pesquisa orientada.

Ferramentas de Marketing #2. QuickSprout

Se você não gera tráfego para o seu blog, o que mais importa?

Não importa o quão valioso são seus produtos e serviços. Sem o tipo certo de acesso, você vai falhar. De fato, Matt Lloyd uma vez disse durante uma apresentação, que o tipo certo de tráfego deve ser seu primeiro foco.

image12

Dados da HubSpot mostraram que os profissionais de marketing B2B que usam blogs geram 67% mais leads do que aqueles que não usam. Priorizar o blog te dará 13x mais ROI.

Trabalhar com blog é um poderoso direcionador de tráfego e vendas, mas isso requer que você crie conteúdo de alta qualidade que irá atrair usuários de busca, fãs de mídia social e o seu público-alvo.

Se seus concorrentes estão atraindo visitantes para os sites deles, o que você deve se perguntar é, “Por que eu estou lutando para conseguir os visitantes certos para o meu site?”

Use a ferramenta de marketing para análise da concorrência QuickSprout para aprender sobre sites parecidos com o seu e descobrir como superá-los. Simplesmente siga estes passos para começar a direcionar tráfego para o seu blog:

i).   Primeiro passo: Verifique a URL de um site – Na página inicial do QuickSprout, insira a URL do seu concorrente (ex.; Marieforleo.com). Clique no botão CTA “Sim, eu quero mais tráfego”.

image11

ii).  Segundo passo: Analise os dados – Assim que você colocar continuamente um conteúdo de valor, você ficará surpreso pois a sua geração de leads e de vendas irá aumentar.

Você também pode usar o QuickSprout para determinar o tráfego estimado, SEO, faturamento e quantidade de compartilhamento dos sites concorrentes.

image21

Ferramentas de Marketing #3. SEMrush

A parte mais difícil de uma análise da concorrência é transformar os dados em conhecimentos práticos que você possa usar para desenvolver ou melhorar a sua estratégia de produção de conteúdo.

Uma estratégia de conteúdo documentada é uma parte importante para conseguir alcançar o sucesso com marketing de conteúdo – embora quase metade dos profissionais de marketing B2B tenha uma estratégia que não está documentada.

image27

Você pode melhorar sua estratégia observando os seus concorrentes e coletando informações imprescindíveis para otimizar o seu conteúdo.

SEMrush é uma das ferramentas de marketing mais versáteis, te ajudando a conduzir a pesquisa competitiva em qualquer domínio e a usar os dados para otimizar suas campanhas. Essa ferramenta te ajuda a realizar quatro coisas importantes:

  • Pesquisa por Palavras-chave
  • Pesquisa por Concorrentes
  • Auditoria do site
  • Análise de Backlinks

O SEMrush te mostra as páginas de resultados dos mecanismos de busca e suas palavras-chave e é atualizado em tempo real.

image54

Com as palavras-chave em tempo real e o conhecimento competitivo, você pode criar conteúdo que vai ser interessante para os seus leitores.

image31

Tanto o B2B e o B2C estão alcançando grandes resultados usando SEMrush. Em Abril de 2015, Darren DeMatas compartilhou um estudo de caso onde ele aumentou o tráfego de pesquisa de um site de comércio eletrônico de medicamentos em 1780%. Ele diz que agora o site supera sites oficiais de medicamentos como o Mayo Clinic e WebMD.

O DeMatas usou “A Técnica Double Jeopardy” para colocar esse site de comércio eletrônico de medicamentos no top 3 de 46 palavras-chave totalizando mais de 16.000 pesquisas por mês. 

image06

Esse site ocupa atualmente o top 20 por mais de 128 palavras-chave. Uma de suas publicações gera mais de 93% do tráfego total do site.

image51

Ferramentas de Marketing #4. SimilarWeb

Você conseguiria adivinhar quantos visitantes seus concorrentes têm por mês?

Isso pode ser difícil, se não impossível. Mas a SimilarWeb pode te ajudar a fazer isso.

Similar Web é uma das principais ferramentas de análise da concorrência utilizada para estudar um site, aplicativo ou uma plataforma. As melhores marcas a usam, porque ela é versátil e fornece uma percepção precisa de qualquer site escolhido.

Para começar, clique na opção “website” ou na opção “mobile apps”. Insira o URL (ex.; problogger.net) do seu concorrente. E clique no botão pesquisar para ter insights.

image14

Você pode comparar estatísticas de tráfego de um ou mais concorrentes. Tudo o que você precisa fazer é clicar na opção “Add Competitor”.

No exemplo abaixo, vemos que em Outubro de 2015, o Problogger.net gerou 750.000 visitas, que é menos do que o número revelado em Maio de 2015.

image38

Quando se trata de analisar a concorrência, outra medida importante para se atentar são as suas fontes de tráfego. Elas estão direcionando a maioria dos seus visitantes através das mídias sociais? Se sim, isso significa que você pode voltar suas atenções para o SEO e dominar essa área.

Mas, se eles estão dominando as buscas orgânicas, você pode criar um conteúdo melhor que vai ser compartilhado nas plataformas de mídia social. Dessa forma, você irá ganhar mais tráfego de referência, construir influências online e, em troca, usar esses indicadores sociais para aumentar seu ranking nas pesquisas.

Ainda analisando nosso estudo de caso, a Similar Web nos mostra que o tráfego do Problogger vem principalmente da busca orgânica (35,55%) e das referências (21,80%).

image16

Além de conhecer as fontes de tráfego, também é importante saber com quais outros sites você pode estar competindo. Afinal, se você quer ficar entre os 10 primeiros da busca orgânica, você deve ter que lidar com pelo menos outras 9 páginas.

Obtendo insights úteis dos outros 9 sites você terá um direcionamento e um guia para desenvolver uma estratégia de conteúdo de SEO vencedora.

No painel de instrumentos do SimilarWeb, role a página e você irá achar outros sites similares ou sites por ordem de classificação.

image08

A SimilarWeb.com é de graça, mas você pode pagar uma taxa para uma atualização que te dê acesso a mais ferramentas de inteligência competitiva.

Recentemente, o Ticketbis, uma plataforma online de venda de ingressos, começou a explorar as opções avançadas do SimilarWeb. A gerência tem um desafio: expandir a busca por usuários e por parceiros no mercado local. 

image57

Usando 0 SimilarWeb Pro, a Ticketbis aumentou sua posição no rank, seus visitantes e o seu rendimento, com sucesso. Eles também melhoraram sua busca de tráfego de referência.

Ferramentas de Marketing #5. Alexa

Você precisa otimizar seu conteúdo para novos clientes. De acordo com a Rightmix Marketing, 80% das visitas do blog são de novos visitantes. Além disso, os blogs que publicam posts diariamente geram 5x mais visitas do que os blogs que publicam de vez em quando ou de forma inconsistente. 

Seu conteúdo precisa ser útil. Senão, seu público-alvo e seus leitores ficarão entediados e irão procurar pelos seus concorrentes. O conteúdo que alcança o maior número de compartilhamentos é prático e útil.

image56

Aumentar um negócio online demanda tempo, recursos e criatividade. Você precisa das medidas certas do tráfego de acesso, de inteligência para competir e insights estratégicos para fazer decisões mais inteligentes que irão beneficiar sua audiência.

Alexa é uma empresa da Amazon. Fundada em 1996, a Alexa tem uma rica história de fornecimento de insights analíticos para comparar e otimizar negócios na internet.

image45

Não importa quando você lançou seu site, a análise da concorrência vai te ajudar a ter certeza de que você está falando a mesma língua que seu público.

A Alexa é bastante útil para três categorias de empresários online:

i). Profissionais de Marketing Digital: Se você é um profissional de marketing digital, a Alexa te dá insights abrangentes para otimizar o conteúdo para os seus usuários. Ela também te fornece ferramentas de marketing para benchmark contra seus concorrentes.

ii). Donos e editores de sites: Você precisa de medidas exatas do site, como a quantidade de visualizações por mês, a quantidade de visitantes, o tempo gasto no site, a taxa de rejeição, entre outras. Quando você tem essas informações precisas, você é capaz de desenvolver um conteúdo estratégico que vai ajudar você a prosperar, mesmo com certo tempo de concorrência.

iii). Estrategista de conteúdo: Esses empresários ocupam uma posição muito importante, porque eles estão envolvidos em pesquisas, na geração de ideias e na gestão e distribuição da criação de conteúdo.

Se você é um estrategista de conteúdo como eu, você pode usar as recomendações de SEO do Alexa para criar conteúdo que seja inovador e envolvente. 

Você pode coletar os dados do comportamento dos usuários e usar isso para criar conteúdo que vai converter visitantes esporádicos em leitores fiéis.

Você sabe a demografia da sua audiência? O seu site possui mais leitores ou leitoras? Se você não sabe, talvez você esteja criando conteúdo que não pareça com seu público-alvo.

Para aprender mais sobre a demografia da sua audiência, acesse o site da Alexa.com. Digite o seu URL (ex.; bloggingwizard.com) e clique no botão “Find”.

image34

Em seguida, role a página para encontrar os resultados de “Demografia da Audiência”. Estude o gênero, a educação e o histórico de navegação gerado da sua audiência. Essa informação mostra quem visita o seu site, e até mesmo a hora em que você deveria publicar seus novos conteúdos para alcançar melhor esses visitantes.

image55

Da foto acima, você vai notar que o Bloggingwizard.com atrai mais leitoras que já graduaram na escola ou que fazem faculdade e que essas mulheres ou trabalham de casa ou estão desempregadas (pois elas visitam seu site quando estão em casa).

Se eu fosse o dono de um blog concorrente, eu iria criar um conteúdo relevante para aqueles que querem trabalhar de casa.

Conteúdo que compartilhe insights sobre como chegar ao escritório ou ao local de trabalho na hora certa ou como ganhar respeito dos colegas de trabalho pode não ser relevante para este público. 

“Alexa é parte da minha rotina de trabalho diária,” disse Janel Laban, Editor Executivo, Apartment Therapy.

“Desde ficar de olho na posição do Apartament Therapy e sua classificação de tráfego de busca, nas mudanças demográficas dos leitores e em outras informações importantes, a checar os dados dos sites que estou visitando.”

image40

Ferramentas de Marketing #6. Google Advanced Search Operators

O Google é, sem dúvidas, a ferramenta de busca mais usada e mais útil no mundo.

Entretanto, você precisa melhorar suas chances de obter os resultados mais relevantes, precisos e úteis nas suas pesquisas.

Os operadores de pesquisa do Google são ferramentas de auditoria competitiva que ajudam você a encontrar exatamente o que você está procurando, se você quiser ajustar de forma rápida e efetiva seu termos de pesquisa;

Os operadores de pesquisa do Google também fazem a consulta de palavras ou símbolos que você usa para desencadear ações especiais e te dá os resultados mais relevantes para sua pesquisa. Eu uso esses operadores de pesquisa todo dia enquanto crio postagens do blog ou quando procuro pelos dados mais confiáveis.

Você pode usar essa consulta para configurar filtros. Desse jeito, resultados irrelevantes não aparecerão nos resultados de busca.

Se você está procurando por algo simples no Google (ex.; melhores ferramentas SEO), você não precisa usar os operadores de busca. Não importa como você digita as palavras e frases, o Google provavelmente vai te mostrar os melhores resultados.

Os algoritmos de busca evoluíram, mas o Google ainda lê as palavras e tenta decifrar seus significados. 

Assim, se você digitar “Johnny Depp Angelina Jolie filme 2015,” o Google vai ler a consulta como “Johnny E Depp E Angelina E Jolie E filme E 2016.” Então o Google irá responder a pesquisa com todos resultados que contêm todas essas palavras no topo dos resultados.

Eu sei que o Google está trabalhando muito para entender a intenção por trás de cada pesquisa, mas ainda é certo que frases-chave são divididas e os resultados mais relevantes são mostrados.

Se você buscar por informações relacionadas à “receita e taxa crescimento de clientes da Apple Store em 2012”, você está primeiramente interessado nos dados diretos – não em sites como Wikipedia ou outras publicações em blog de um micro empreendedor.

image25

O melhor resultado é do MacWorld.com, um site oficial de tecnologia. A questão é: Podemos confiar nos dados que são fornecidos, considerando que o site não tem relação direta com a Apple? 

O termo que buscamos é muito amplo para obter respostas específicas. Precisa-se de um esforço maior do algoritmo de busca para ter certeza da sua intenção.

Mas, o que acontece quando se usam os operadores de busca Google? 

“Estados Unidos” Apple receita + taxa de crescimento de clientes: 2012 -wikipedia

Nós temos:

image58

Você pode ver que os resultados de busca agora são mais relevantes e de fontes mais confiáveis.

Por exemplo, Nasdaq é uma indústria importante e seu site publica novidades, análises e marcas de referências confiáveis sobre o mercado de ações. Desde que a Apple se tornou pública, a Nasdaq tem acesso em primeira-mão às suas informações.

image32

O segundo resultado é do site da Apple – direto da boca do cavalo, por assim dizer. Não há nem dúvidas sobre a relevância das informações.

Sempre que você está analisando um tópico particular ou tentando descobrir o que seus concorrentes estão fazendo, você pode usar os operadores de busca Google para filtrar os resultados errados.

Outros operadores de busca que você poderia utilizar são:

i). filetypes:pdf –  Se você especificar um tipo de pasta (ex.; pdf), o Google vai te fornecer resultados neste formato. Você pode pesquisar por informações em qualquer formato (incluindo doc, docx, png, jpg, ppt, mov).

ii). info:google.com – Use esse operador de busca para ter informação sobre um dado URL. Eu uso muito isto quando quero encontrar páginas específicas ou posts que eu publiquei anos atrás. Você pode usar também para descobrir informação em páginas específicas dos seus concorrentes.

iii). site:.whitehouse.gov – Esse operador desencadeia uma resposta no índice do mecanismo de busca e só gera resultados específicos de páginas dentro de whitehouse.gov.

Você pode ajustar o operador e buscar por blogs da indústria em vez disso. Por exemplo:

Site do Pat Flynn: smartpassiveincome.com

iv). “Neil Patel” OR “Rand Fishkin” – Isto retorna páginas específicas que contenham uma das frases.

image07

v). inpostauthor: “guest post” – Isto retorna páginas que tem um “guest post” como autor.

Para um estudo mais aprofundado: Dicas de Busca do Google: Operadores de busca

Ferramentas de Marketing #7. Siteliner

Você gostaria de explorar o site do seu concorrente para achar um conteúdo repetido ou oportunidades de links quebrados? 

Quando se trata de melhorar sua classificação de busca, você precisa de links. Existe uma correlação entre os links externos e as classificações do Google. Sem os links, não importa o quão útil seu conteúdo possa ser, talvez ele não apareça entre os melhores resultados de pesquisa orgânica. 

image44

Como uma tática de link building, link quebrado é efetivo, escalável, amigo do Google e focado no conteúdo. Este é o motivo de ser confiável, porque o Google quer que você crie o conteúdo certo que irá ganhar links editoriais.

Através de uma estratégia de link building quebrado, você vai ajudar os donos de sites e os webmasters a substituírem os links quebrados nos sites deles que poderiam eventualmente atrapalhar seus posicionamentos nas classificações de buscas. Se seu conteúdo é mais rico do que aquele do site quebrado, você vai ter sucesso com a tática do link building. 

Então como usar o Siteliner.com para descobrir um link quebrado?

Siga estes passos simples:

i). Primeiro passo: Comece – Digite o site do qual você queira adquirir um link natural (ex.; mashable.com). Então clique no botão “Ir”.

image19

O Siteliner levará um tempo para examinar as páginas do site para encontrar sites repetidos ou quebrados. Enquanto o site estiver processando, abra o link “Links quebrados” em uma nova aba para ver as oportunidades de substituir esses links por outros seus. 

image37

ii). Segundo passo: Expanda os links quebrados – Depois de clicar no link “32 links quebrados foram encontrados”, a próxima coisa a fazer é expandir isso e ver exatamente quais são os links quebrados.

image50

iii). Terceiro passo: Baixe o relatório do site – Você pode baixar a lista de links quebrados como documento em PDF ou no formato planilha, como preferir.

image33

Ferramentas de Marketing #8. Keyword Competitor

Keyword Competitor é uma ferramenta de marketing para análise da concorrência tudo-em-um que te mostra as oportunidades de palavras-chave que seus competidores estão ignorando. 

Você pode adicionar certas palavras-chave de cauda longa na publicação do seu site e aumentar sua performance nas buscas. O SEO on page é mais efetivo quando as palavras-chave corretas são usadas.

image39

Não há regras que digam que você tem que criar publicações só com direcionamento de dados. Com as informações que você vai obter dos seus concorrentes, você pode criar um conteúdo multimídia (ex., videos, infográficos animados, conteúdo interativo). 

Enquanto seus concorrentes estão ocupados criando artigos toda semana, você pode se destacar dos demais produzindo uma variedade de conteúdo, que é o que 40% dos profissionais de Marketing de conteúdo B2C  lutam para fazer.

image53

Com a Keyword Competitor, você pode ter acesso às palavras-chave de seus concorrentes, tanto com busca orgânica quanto com busca paga. Essa ferramenta de SEO e auditoria competitiva busca na internet as palavras-chave mais atuais.

Quando você usa o Keyword Competitor, você pode conseguir estas 4 coisas:

  • Descubra as frases-chave orgânicas e as pagas dos seus competidores. Você pode também ter acesso a uma pré-visualização das publicidades e landing pages deles.
  • Checar com facilidade a posição no ranking de palavras-chave para mais de 1.000 palavras-chave específicas sem ser manipulador ou tendo seu IP banido pelo Google por violar a política deles.
  • Conhecer o que está acontecendo na publicidade dos seus concorrentes. Você pode rastrear e obter as mudanças diárias nas posições de palavras-chave de busca, das publicidades e das landing pages. 
  • Criar suas configurações e receber notificação no email quando as campanhas dos seus concorrentes tiverem melhor performance do que as suas.

A inscrição no pacote premium custa $29/mês, mas você pode testar a ferramenta por 30 dias de graça.

Então, como usar o Keyword Competitor?

Simplesmente digite a URL do seu concorrente na caixa de busca. Clique no botão “Pesquisar na Internet” para ter insights.

image30

Uma coisa que eu não gosto do Keyword Competitor é que ele leva um tempo para gerar os resultados. Mas, se você está disposto a esperar, os resultados serão como estes do iSpionage:

image29

Ferramentas de Marketing #9. Social Mention

Os compartilhamentos sociais impactam as classificações de busca? Esse é um debate constante, mas menções sociais com certeza aumentam a visibilidade da marca e o tráfego de referência.

Indicadores sociais são atividades que acontecem nas redes de mídias sociais, como Facebook, Twitter, LinkedIn, Pinterest, etc.

image35

Na minha própria experiência, eu vi aumentar as classificações de busca em páginas que geraram o maior número de compartilhamentos. 

Os fatores sociais como curtidas, comentários e classificações são importantes, pois eles podem levar uma maior taxa de cliques ao seu site – e em troca afetar sua performance nos mecanismos de busca.

image49

menção social fornece a busca em tempo real nas menções da marca. Ela também lida com as menções da marca em blogs, bem como em imagens, vídeos, perguntas, microblogs, etc. Essa ferramenta social também tem uma característica única: análise de sentimento broad-brush.

Para começar a usar a ferramenta, simplesmente vá na página inicial e digite uma palavra-chave. Selecione a categoria e clique no botão “buscar”.

Você deveria se preocupar mais com a Força, o Sentimento, a Paixão e o Alcance de uma determinada palavra-chave, de um perito ou nome de um domínio.

image22

Menções à marca são cruciais para o seu sucesso nas mídias sociais. 

Não existe atalho para construir sua influência social e fazer com que as pessoas te mencionem nos seus posts, vídeos, podcasts e ebooks. Tudo se resume em criar um valor incrível e ajudar outras pessoas a resolverem seus problemas.

Quando você aumenta as menções da marca, você pode ganhar backlinks de autoridade e aumentar o tráfego do seu blog.

Robbie Richard aumentou seu tráfego em 272% em 30 dias sem gastar um centavo. Depois de criar posts de grande valor, ele usou o Buzzbundle, outra ferramenta de monitoramento social, para identificar as pessoas que já tinham compartilhado e ligou a outro conteúdo similar no passado para que ele pudesse orientá-las, como um redirecionamento.

A Feel Unique, um dos maiores varejistas de produtos de beleza premiados da Europa, tomou vantagem das menções da marca para obter links. 

Quando eles começaram a monitorar as atividades da marca e a responder imediatamente as novas oportunidades, mais transmissões foram caminhadas para o seu domínio. 

image46

Eles começaram convertendo menções de marcas não ligadas em backlinks. Curiosamente, isto resultou em ligações com sites de autoridade como Hollywood Life, The Express, Daily Star e Glamour Magazine. Eles observaram um crescimento de 198% no tráfego do site, e suas vendas aumentaram em 41%.

Ferramentas de Marketing #10. Rank Signals

Ame ou odeie, o SEO é uma parte integral do inbound marketing. Isso não mudará tão cedo, então dê sua atenção a isso.

O SEO mudou dramaticamente durantes os último 3 anos, mas uma coisa continua constante: as pessoas estão procurando informação útil e relevante.

Profissionais de marketing inteligentes reconhecem a utilidade de uma estratégia de conteúdo de SEO bem estruturada. De acordo com Regalix, 54% dos profissionais de marketing acreditam que vão aumentar a adoção e o uso de SEO em 2015.”

O mesmo estudo também descobriu que “96% dos profissionais de marketing usam Mecanismos de Busca de Marketing para fornecer conteúdo informativo e educacional”.

Um SEO de sucesso requer dados uteis. Caso contrário, você estará duplicando o que já foi tentado, talvez sem sucesso.

Quando você olha o site do seu competidor, as atividades sociais e a frequência de posts, você vai ter insights para criar um conteúdo melhor. Para ter esses insights, você precisa de uma ferramenta de marketing simples e efetiva.

Rank Signals é esse tipo de ferramenta. É principalmente uma ferramenta de verificação de backlink que ajuda você a descobrir SEO backlinks e as fontes de tráfego dos seus competidores.

Se você não sabe onde seus concorrentes estão obtendo seus links, você não vai conseguir efetivamente ultrapassá-los nas classificações, não importa o quão estratégico você seja.

Siga estes passos simples para encontrar essas fontes de links:

i). Primeiro passo: Cheque os perfis de backlinks – Na página inicial, digite a URL do seu concorrente (ex., smartpassiveincome.com) e clique no botão “Explorar links”.

image04

ii). Segundo passo: Analize seus resultados – A partir do painel de instrumentos, veja quantos backlinks raros o site do seu concorrente tem e sua força social (ou compartilhamentos).

image15

Para ver os links, role um pouco a página e você vai encontrar isso:

image02

Com toda essa informação, você pode trabalhar em ter o seu site mencionado e ligado ao Yahoo!, ao Finance site, ao HuffPost, a Amazon, etc. Esses são sites de autoridade que normalmente transmitem PageRank para qualquer página da internet.

Se você tiver com sucesso vários desses links confiáveis apontando para o seu site, sua posição nas classificações com certeza vai aumentar em menos de 30 dias.

Ferramentas de Marketing #11. Buzzsumo

Buzzsumo é uma ferramenta de marketing bastante popular de rastreamento de mídia social que te ajuda a encontrar o conteúdo mais compartilhado de um certo tópico ou de um concorrente.

Digamos que você queira identificar o conteúdo mais compartilhado relacionado a copywriting. Tudo que você precisa fazer é digitar a palavra-chave na barra de pesquisa e clicar no botão “Ir”.

image41

Depois, você vai ver quantos compartilhamentos sociais cada peça de conteúdo gerou em um certo período de tempo (ex., ano passado, 6 meses):

image09

O Brian Dean fez um bom trabalho na sua publicação que reunia 200 Fatores do Ranking do Google.

image48

Ultimamente, os profissionais de marketing têm discutido sobre o impacto dos indicadores sociais nas classificações de busca. Pessoalmente, eu tenho visto um crescimento das classificações de busca orgânica só por ter mais pessoas compartilhando minhas postagens. 

Os dados do Digital Marketing Philippines mostraram que os indicadores de mídia social têm uma influência nas classificações de busca e que 76% dos profissionais de marketing usam mídia social para apoiar e impulsionar SEO.

Por exemplo, o Moz começou a subir nas classificações para “Beginner’s Guide” depois que a Smashing Magazine twittou sobre guia. O Shrushti mudou da página 400 para a página 1 do Google devido a mídia social.

image42

Existem outros estudos de casos e experimentos mostrando o impacto dos sinais da mídia social nas classificações orgânicas.

O Google talvez esteja mantendo em segredo seus fatores de classificação, mas várias marcas reportaram uma relação direta do aumento dos indicadores sociais com a subida nos rankings de busca.

Veja abaixo alguns deles:

image10

Então na próxima vez que você estiver criando um conteúdo incrível, use o Buzzsumo para achar o conteúdo mais compartilhado e se espelhar nele.

Você pode aumentar as chances do seu conteúdo ficar viral quando você estuda os conteúdos mais compartilhados no Buzzsumo.

Por exemplo, o Chris Gimmer criou um dos seus posts virais depois de pesquisar no Buzzsumo. Eventualmente, ele gerou 17.584 visitantes em um dia.

image28

Conclusão

Aqui está. Se você procura criar um condutor de tráfego orgânico bem sucedido que gere tráfego consistente, gere visibilidade de marca e aumente seu rendimento, essas ferramentas de marketing para análise da concorrência serão úteis. 

Contudo, você deve ter sempre em mente que crescer seu negócio online leva tempo e esforço consistente. Você terá que trabalhar mais do você sempre trabalhou.

Para fazer uma grande diferença, você precisa adotar uma estratégia de escrita de conteúdo que seja baseada em técnicas provadas. Se você não está vendo uma melhora drástica no tráfego orgânico e na geração de leads, você precisa ajustar o tipo de conteúdo que você cria.

Como sempre, seus comentários irão me ajudar a proporcionar um melhor conteúdo de forma mais consistente. Quais dessas ferramentas de marketing para análises da concorrência você já testou? Você pode compartilhar seus resultados? 

Share