Como Criar Landing Page de Alta Conversão Usando 12 Ferramentas

busy desk and laptop

Saber como criar landing page é parte fundamental de qualquer negócio online.

Elas são uma das melhores opções quando se trata de coletar endereços de email.

Mas elas poderiam ser usadas para a maioria das páginas de vendas também.

Como elas são usadas para o fundo do funil de vendas, uma simples mudança na taxa de conversão pode ter um impacto significativo em seu lucro ao longo do tempo.

E apesar das landing pages no geral terem uma taxa de conversão mais alta do que qualquer outra página genérica, a taxa de conversão entre elas pode diferir bastante.

De acordo com uma pesquisa da Hubspot, criar uma landing page típica converte de 5 a 15%, mas algumas que são mais bem otimizadas chegam a 30% ou mais.

Existem 3 razões principais que os profissionais de marketing e donos de sites são resistentes para criar landing page em determinadas situações:

  1. Eles levam muito tempo, ou é muito difícil para criar.
  2. Eles nunca conseguiram alcançar bons resultados com as taxas de conversão no passado
  3. Eles não sabem como criar landing page e aprimora-la.

Todos esses 3 problemas podem ser resolvidos com ferramentas.

Faça o download deste material com 12 ferramentas que irão te ajudar a criar landing page de alta conversão.

Eu juntei 12 ferramentas que você pode usar para criar landing page de maneira mais fácil e também otimizar suas taxas de conversão. 

Criar landing page melhor (e mais rápido também)

Quando você quiser criar landing page, existem somente algumas opções. Você pode contratar um desenvolvedor, o que leva tempo e é caro, ou você pode tentar criar por conta própria.

Se você não tem muita experiência técnica, a landing page não irá funcionar tão bem como poderia. Se você tem, você ainda está gastando muito tempo com isso.

Mas a questão com ótimas landing pages é que elas são tipicamente simples e repetitivas.

Existem muitas ferramentas que te permitem usar templates e editar quaisquer mensagens que você quiser. Em vez de gastar horas para criar landing page, você pode criar uma ótima em questão de minutos.

As ferramentas seguintes podem te ajudar a fazer isso.

1. Unbounce

Uma das ferramentas para criar landing page é a Unbounce, chamada assim para sugerir aos visitantes que suas landing pages não “rejeitam” os usuários (mas convertem, em vez disso).

A Unbounce, junto com as outras ferramentas que eu acrescentei neste post, todas elas tem características parecidas, então eu vou passar uma a uma para esclarecer os pontos.

A razão pela qual essas ferramentas são tão simples de usar é que elas são ferramentas “drag and drop” (nomenclatura utilizada que mostra a ação de clicar em um objeto virtual e “arrastá-lo” a uma posição diferente ou sobre um outro objeto).

Você pode escolher elementos (caixas de texto, imagens, formulários, etc.) do menu lateral e simplesmente arrastá-los para uma seção da sua landing page.

image06

Você pode é claro editá-los mais tarde se quiser.

Outra característica importante é que a maioria das páginas que você cria é responsiva. Isso está se tornando cada vez mais importante à medida em que os navegadores mobile têm se tornado mais populares.

image11

Isso tem sido demonstrado que, quando uma página não se apresenta corretamente em um dispositivo móvel, as taxas de conversão irão sofrer.

Um estudo do Aberdeen Group descobriu que o design responsivo resultou em 10,9% de aumento nas conversões por ano, comparado ao design não responsivo, que teve apenas 2,7% de crescimento anual.

Com essas landing pages, os visitantes verão a página corretamente, já que ela foi desenhada para aparecer em um laptop e em um aparelho móvel:

image24

A outra característica que você precisa saber é talvez a mais importante. Você pode facilmente adicionar qualquer tipo de formulário que quiser.

Muitas landing pages são criadas como páginas de geração de leads (coletar email e alguma outra informação). Sem um formulário atrativo, sua taxa de conversão será prejudicada. Com uma ferramenta como a Unbounce, você simplesmente arrasta e solta (e edita os campos), ou customiza o código por meio de uma ferramenta de criação de formulários:

image41

Vou detalhar mais sobre isso depois, mas fazer teste A/B em uma landing page é uma das maneiras mais eficazes para aumentar suas taxas de conversão.

A Unbounce oferece a opção de teste A/B.

Você pode copiar uma landing page que você criar, fazer uma mudança nela, e então a Unbounce fará o resto.

Seus dados analíticos irão te mostrar a taxa de conversão e outras estatísticas da página, e também a confiança no teste para que você saiba que horas parar com o teste A/B.

image33

Finalmente, a Unbounce disponibiliza uma variedade de templates (que você pode ver sem se cadastrar).

image12

Enquanto você tem a opção de começar do zero, raramente faz sentido fazer isso.

Em vez disso, você pode usar um template que foi criado por alguém. Como você pode ver na imagem acima, outros usuários da Unbounce podem votar em seus modelos favoritos, então você poderá ver as páginas que mais convertem primeiro.

Além disso, você pode classificar por finalidade ou segmento usando o filtro na barra lateral:

image14

A Unbounce está entre os criadores mais caros de páginas de destino, com seu plano mais barato saindo por $49 por mês. No entanto, você pode testar 30 dias gratuitamente para ter certeza de que essa ferramenta vale a pena.

Ao se cadastrar e fazer o login, vá para a aba de “páginas” e clique em “criar nova” para começar:

image01

A Unbounce oferece um tutorial passo a passo, mas a ferramenta é muito intuitiva.

Você pode ver os modelos à direita na imagem acima.

Ao escolher um template, o editor da página principal irá abrir e você poderá editar ou reorganizar os elementos caso necessário.

image36

2. Instapage

Outra ferramenta popular para criar landing page é o Instapage. Ele oferece um plano gratuito limitado (em vez de um período gratuito como outros fazem), mas tem uma opção “básica” ligeiramente mais acessível por $29 por mês. É talvez a melhor opção para quem está com o orçamento apertado.

Como a Unbounce, as landing pages do Instapage são responsivas:

image13

Além disso, ele oferece quase todas as mesmas características. Ele te permite arrastar e soltar elementos dentro e fora da página, e também editá-los apenas clicando neles.

Ele também tem um teste A/B para que você possa otimizar suas taxas de conversão da página depois que construir a primeira versão:

image32

O editor do Instapage é mais simples do que o da Unbounce. Isso pode ser bom ou ruim, dependendo das suas necessidades e habilidades.

image44

Se você não é muito técnico, ela é uma ótima opção. Você ainda pode fazer 99% das coisas e ainda assim será fácil para aprender.

No entanto, se você quer ter um controle total sobre tudo, provavelmente você vai querer uma ferramenta mais customizável como a Unbounce.

Ao criar a página, você pode escolher como você gostaria de publicá-la:

image17

O Instapage te permite publicar uma página no domínio deles (ex: Instapage.com/sua-landing-page), o que eu não recomendo.

Se você escolher “domínio personalizado”, isso te dará a opção de conectar seu domínio com a sua conta do Instapage para publicar a landing page diretamente do seu site. Você apenas tem que configurar isso uma vez por domínio.

Como alternativa, você pode usar o plugin WordPress do Instapage. Ele te permite sincronizar a página da sua conta do Instapage para seu site em apenas alguns cliques.

3. LeadPages (ou Click Funnels)

A última ferramenta, e talvez a mais conhecida entre os profissionais de marketing da internet para criar landing page é o LeadPages. Muitos dos principais blogueiros que talvez você siga o utilizam.

O plano básico é comparado ao preço do Unbounce, mas sua única função é criar landing page. Nos planos maiores, você tem acesso a características avançadas como teste A/B e o Leadboxes (já vou falar sobre ele).

O editor atual da landing page é muito parecido com as outras opções que eu pesquisei, mas o LeadPages oferece algumas características que podem influenciar a sua decisão.

O primeiro e principal componente é a seleção de template. Eles não somente tem uma seleção enorme de templates. Você pode classificá-los pela taxa de conversão.

image00

Tenha em mente que a taxa de conversão é baseada em experiências passadas, e pode não necessariamente refletir na taxa de conversão que você irá conseguir. Isso depende de outras coisas como sua proposta de valor e o nicho.

Você deveria saber que muitos templates não são gratuitos. Eles geralmente custam em torno de $10-15 cada, o que entra para seus custos.

Em suma: ótimas seleções, ótimas qualidades de landing pages, mas isso vai te custar um dinheiro extra.

Como os outros criadores de landing page, você tem uma seção analítica no LeadPages, o que te permite fazer testes e ver como está a performance de cada uma delas:

image31

O editor de página por ele mesmo já é robusto, mas ainda assim é fácil de usar. É comparado com o Unbounce em termos de como você o utiliza:

image08

Se você tem seguido muitos blogs ao longo do tempo, eu garanto que você já viu um pop-up como este:

image21

Esse tipo de pop-up é chamado de “Leadbox”, que vem em todas as contas do LeadPages, com exceção da básica.

Você pode configurar esses pop-ups para aparecerem quando um visitante clica em um link do seu conteúdo, e é por isso que eles são mais comumente usados nas atualizações de conteúdo. No entanto, eles ainda podem ser úteis para landing pages também.

Acima disso, você pode configurá-los para funcionar com qualquer tipo de serviço de email marketing, e automaticamente entregar seu bônus (ex: ebook).

4. Launchrock

O Launchrock pode ser usado para criar landing page, mas não da mesma forma como as 3 primeiras opções. Em vez disso, o Launchrock é principalmente usado para criar páginas de destino no estilo “em breve”.

image05

Essas landing pages são usadas tipicamente por startups que estão prestes a serem lançadas, ou negócios que estão tentando criar interesse sobre um produto futuro.

Se você está procurando por uma página para usar rapidamente enquanto trabalha no lançamento do seu negócio ou produto, o Launchrock é uma ótima ferramenta.

Ele é muito simples de usar, você simplesmente escolhe um tema e edita sua mensagem:

image37

O que é mais atrativo nele é o preço:

image29

Se tudo que você precisa são algumas landing pages para algum evento curto por agora, não há motivo para não economizar dinheiro e usar essa ferramenta.

5. Hello Bar

Eu não sou imparcial exatamente, mas milhares de donos de sites tem se beneficiado em coletar emails e mostrar mensagens com o Hello Bar.

Se você não está familiarizado com isso, o Hello Bar é uma pequena barra que fica no topo do seu site.

image35

Ele pode ser usado para uma variedade de razões, mas poderia te ajudar também com suas landing pages.

Uma ideia é criar um link para sua página de destino usando a barra e um call to action atrativo. Isso irá direcionar tráfego extra para sua página com o mínimo de esforço.

Como alternativa, você pode usar a barra para rapidamente oferecer um desconto do seu produto na landing page de vendas, sem se dar ao trabalho de editar a cópia na própria página.

Você pode adicionar o Hello Bar para o seu site de graça. Crie uma conta colocando seu nome de domínio na caixa de texto da homepage:

image04

Ao criar a conta, você pode escolher diferentes modelos do Hello Bar.

image09

Nesse caso, como você vai usá-los como landing pages, você provavelmente vai querer “mostrar um anúncio” ou “coletar emails.”

O editor é muito simples. Preencha as informações (cor, mensagem, etc.) para a barra nos campos disponíveis.

Você pode também usar o botão “próximo” para continuar nos próximos 5 passos, ou apenas clicar na aba do menu ao lado esquerdo:

image23

Ao clicar em “salvar e publicar,” você pode escolher qualquer uma das opções padrões de instalação.

Ou pegar o código mesmo, enviá-lo para seu desenvolvedor, ou instalar um plugin do WordPress para facilitar ainda mais:

image40

Obtenha feedback real do usuário

Uma vez que você saiba como criar boas landing pages, seu design não mais terá um efeito enorme na taxa de conversão.

O que terá um grande impacto na taxa de conversão é o quão clara é sua proposta de valor, e quão valiosa ela é.

A parte difícil sobre isso é que é complicado ter expectativas realistas sobre si mesmo. Você pode pensar que sua proposta de valor é bem clara, mas isso pode ser apenas porque você conhece muito bem a sua oferta. Para um visitante aleatório, ela pode não estar óbvia o bastante.

As ferramentas a seguir podem te ajudar a conseguir outras opiniões, que podem ser feedbacks incrivelmente valiosos que permitirão com que você edite suas landing pages para conseguir taxas de conversão maiores.

6. 5 Second Test

Os visitantes não gostam de pesquisar e pensar demais. Se sua mensagem e oferta não é óbvia para ele em menos de 5 segundos, ela não está clara o suficiente.

Esta ferramenta te permite ter um feedback real de usuários aleatórios para ver se eles conseguem entender rapidamente sobre do que se trata sua página de destino.

Vamos dar uma olhada no processo dentro da perspectiva do usuário na ferramenta.

Um usuário registrado irá receber a seguinte mensagem, e uma vez que ele clicar em “começar o teste,” será apresentada uma página:

image45

A página pode ser sobre qualquer coisa.

Idealmente, você vai querer que a pessoa que está fazendo o review pertença ao seu público-alvo, mas não existe garantia para isso – é na sorte.

Então embora ela seja uma ferramenta útil, o feedback não é 100% definitivo.

image10

Depois de ver uma landing page (como a acima) por 5 segundos, a landing page será fechada e o usuário verá uma pergunta sobre ela (escolhida pelo criador da página).

image42

Idealmente você deveria perguntar sobre o que está em destaque, e qual é a proposta de valor principal/oferta na página.

Uma vez que você consiga uma dúzia de respostas, você provavelmente terá o suficiente para avaliar sua landing page.

Eu te aconselho a não levar os resultados totalmente ao pé da letra, pois os usuários não são seu público-alvo, mas ainda assim eles podem fornecer o feedback que você deveria levar em consideração.

É uma ferramenta bem barata também. Você também pode participar das respostas sobre outras landing pages para receber créditos, ou você pode simplesmente comprar testes por $1 cada.

7. UserTesting

Algumas vezes, você pode querer uma revisão mais aprofundada em sua landing page. Esse é o caso se o problema for mais longo ou complexo.

Com o UserTesting, os usuários (aqueles que fazem os testes) gravam áudio das suas interações com sua landing page.

As páginas de destino são apresentadas para os usuários, e eles são convidados a navegarem por ela, e possivelmente em seu site. Enquanto eles estão fazendo isso, é preciso gravar seus pensamentos em voz alta, e você receberá uma cópia disso.

Isso pode ser útil porque você vai ouvir coisas como:

  • “Eu não entendi isso…”
  • “Eu estou tentando fazer X, mas não consigo…”
  • “Eu gostaria de ver um exemplo de Y, mas não vejo em lugar nenhum…”

Isso pode ser um feedback incrivelmente valioso, e você não precisa de muitos vídeos para receber alguns conselhos úteis.

A única desvantagem é que é bastante caro. Custa $49/vídeo para seus primeiros 10 vídeos. Se você espera receber milhões para sua landing page, isso não é problema, mas poderia quebrar financeiramente o objetivo de algumas landing pages.

Uma característica interessante sobre o UserTesting é que você pode de alguma forma segmentar quem faz os reviews dos seus sites:

image27

Você pode escolher seus dispositivos, idade, gênero, receita, país e a experiência na web.

Outra alternativa é usar o “Peek”, que é outra ferramenta separada dos reviews de vídeos do UserTesting.

Essa ferramenta é gratuita.

Você coloca sua página na caixa de texto do Peek e clica em “começar”:

image30

Isso é tudo que tem nela.

O Peek envolve alguém para revisar seu site e te dar um feedback, mas é diferente. A principal mudança é que você não pode escolher quem revisa sua página, é completamente aleatório.

Também, vídeos são limitados a 5 minutos de duração, em vez de 15. Isso já é bom para landing pages, mas se você quiser que o site inteiro seja revisado, pode ser um problema.

8. Olark

Essas outras ferramentas são úteis, mas existe uma desvantagem principal – o feedback não é de visitantes reais.

Os visitantes que estarão em sua landing page, interessados em sua oferta, são aqueles que importam mais.

Aprender sobre o que eles estão confusos ou com o que não se importam pode ser a diferença entre uma baixa conversão da página e uma alta.

O problema é que é difícil entender o que seus visitantes atuais estão pensando. Em quase todos os casos, você não pode simplesmente ficar atrás de quem vê suas landing pages e ficar fazendo perguntas.

A melhor solução é instalar um pequeno widget de chat. Ele irá aparecer na parte inferior da sua página, e somente expande se o visitante clica nele:

image15

Ao ser instalado, os visitantes podem fazer perguntas sobre a página:

  • “E com relação a Y?”
  • “Ele vem com garantia?”
  • “Você oferece um plano de pagamento?”
  • e por aí vai…

Se você começar a receber as mesmas perguntas cada vez mais, as chances são de que outros visitantes (que não usam o chat) também estejam pensando a mesma coisa.

Você pode então direcionar essa questão claramente em sua landing page. Essa é uma maneira bem eficaz de reduzir o atrito entre um cliente e uma oferta. Você vai querer aliviar ao máximo as dúvidas e preocupações dos usuários.

Eu incluí o Olark aqui porque ele é um dos softwares de chat ao vivo mais conhecidos, mas existem outros parecidos que também são ótimos.

Para começar, você precisa configurar o display e a mensagem do chat que aparece na parte inferior para o seu visitante.

image39

Escolha um tema ou cor que se destaca do resto da página para que mais visitantes possam vê-lo.

Ao modificar o widget, você vai receber um código de instalação:

image02

Você pode também copiar e colar o código direto em seu site, ou colar na opção de código customizado que todas as ferramentas para criar landing page que nós pesquisamos têm.

Uma nota final sobre essa ferramenta é que ela não exige que você seja o único a falar com os clientes em tempo real. Dependendo do pacote que você escolher, você pode contar com o apoio de uma equipe ou uma pessoa.

Finalmente, você pode alterná-lo com um on e off de maneira que ele somente fique disponível enquanto você estiver no chat.

Certifique-se de que esteja aproveitando ao máximo o seu tráfego

Conseguir tráfego para sua landing page não é sempre fácil ou barato. E é por isso que é importante você tirar o máximo de proveito dele.

Por exemplo, se você está gastando $0.50 por visitante no anúncio PPC, o dobro da taxa de conversão iria te poupar $250 por mil visitantes (só é preciso comprar 500 visitantes agora para obter os mesmos resultados).

Para maximizar sua taxa de conversão, você vai precisar de ferramentas especialmente criadas para isso, como estas a seguir.

9. Crazy Egg 

De novo, como co-fundador do Crazy Egg, eu não sou muito imparcial quando eu digo que eu acho o Crazy Egg uma das melhores ferramentas de heatmap (mapas de calor) por aí afora. Eu vou deixar os milhares de comentários positivos falarem por si só.

O Crazy Egg foi criado para te mostrar exatamente como seus visitantes estão usando seu website (ou uma landing page específica).crazy egg

Enquanto algumas coisas bastante complexas estão acontecendo nos bastidores, é na verdade bem fácil instalar o Crazy Egg em seu website.

Ao criar uma conta, você terá que acessar seu código pessoal que você pode copiar e colar dentro do seu site; o rastreamento irá começar automaticamente:

image38

Perceba que, abaixo do seu código, há uma “página de instalação” para que você possa confirmar que tudo está funcionando como deveria:

image47

Se você quiser facilitar ainda mais, use o plugin WordPress do Crazy Egg para instalar o script de acompanhamento.

Ao coletar alguns dados, é fácil ver como um heatmap poderia ser útil. Veja quais áreas os visitantes estão prestando mais atenção, e então coloque os elementos mais importantes lá.

Se os visitantes estão pulando uma parte da sua página de destino, tentando se livrar dela ou sair, é porque eles não se importam muito com ela.

10. Optimizely

Quando se trata de teste A/B em seu site (isso inclui landing pages), algumas ferramentas se destacam. O Optimizely é uma delas.

Se você está usando uma ferramenta para criar landing page, você pode não precisar disso, mas se você cria uma página do zero, é uma boa ferramenta para testar.

Existe um plano pago, mas você pode começar com o gratuito para começar a usar o software.

Ao entrar, será preciso digitar a URL da landing page.

Ele então irá carregar a página como uma nova variação (veja a original na aba “original”). Você pode também adicionar mais variações se você quiser testar várias mudanças.

Para fazer uma alteração, clique em um elemento da página (clique à esquerda). Isso vai te trazer um menu que vai te dar muitas possibilidades de edição.

image28

A mais comum é provavelmente a de “editar elemento” e mudar o texto.

Ao terminar, clique no botão verde na parte superior direita para salvar e começar o teste:

image16

Ele irá te dar um simples código que você precisa copiar e colar na head da sua landing page. Isso irá assegurar que seu tráfego seja testado entre as duas ou mais versões que você criou e que tem uma melhor performance no rastreamento:

image18

Uma vez que você já tenha algum tráfego, você pode fazer o login em sua conta do Optimizely e ver como está a performance de cada versão. Ele irá te dizer quando um teste chegar a um resultado significativo.

image07

11. Visual Website Optimizer

O principal concorrente do Optimizely é o Visual Website Optimizer (VWO).

Ao criar uma conta, a ferramenta irá funcionar de maneira similar ao Optimizely.

Ela irá pedir por um objetivo de otimização, que neste caso será “otimizar uma landing page”:

image22

Coloque sua URL na caixa do texto e então clique em próximo.

Como antes, clique no elemento que você quer mudar. Um menu irá aparecer com opções diferentes (editar, mover, etc.):

image34

Ao fazer suas mudanças (lembre-se, somente altere algo no teste A/B), clique no botão próximo na parte inferior direita.

image25

Ao fazer isso, você precisa dizer à ferramenta o que você está rastreando.

Para uma landing page, usualmente será formulários de cadastro:

image19

Quando terminar, você receberá um código final:

image46

Instale da mesma forma, copiando e colando o código dentro da head da sua landing page.

Quando você voltar à página para conferir o tráfego, você poderá ver uma comparação detalhada de qual versão está ganhando ou ganhou:

image26

12. Browsershots 

Existem 2 fatores principais que determinam como sua landing page irá aparecer para o visitante. Primeiro é o seu dispositivo, e é por isso que usar uma ferramenta que dá suporte para páginas responsivas é importante.

O segundo fator é o navegador. Você precisa tomar cuidado para conferir como sua landing page aparece em múltiplos navegadores, não apenas naquele que você usa.

Se sua landing page parece uma bagunça em um navegador popular, você automaticamente perde uma porção de conversões potenciais.

Browsershots (ferramenta online que permite testar o layout de um site em diversos navegadores simultaneamente em diversos sistemas operacionais) não irá corrigir o problema, mas vai te ajudar a detectar quaisquer navegadores onde sua página de destino esteja confusa.

Coloque a URL da sua landing page na caixa de texto e então escolha os navegadores que você gostaria de conferir.

image43

Essa ferramenta oferece mais de 100 navegadores, mas você realmente não precisa conferir todas elas se não quiser. Escolha pelo menos algumas das últimas versões dos navegadores mais populares (Internet explorer, Chrome, Firefox, Safari) e sistemas de operação, então clique em “enviar.”

image03

Enquanto a ferramenta é de graça, existe uma fila. Ela irá te dar um tempo estimado na próxima página.

Quando você recarregar a página depois, você verá um monte de telas (imagem acima) – uma para cada navegador. Se alguma delas estiver estranha, clique na tela para carregar a imagem.

Se você encontrar um problema, você pode também tentar corrigi-lo por conta própria se você tem as habilidades para isso, ou pedir por um suporte para a ferramenta de criação da landing page que você usou.

Conclusão

Criar landing page é essencial para o sucesso de um negócio online. Elas são, sem dúvida, a melhor maneira de capturar informações dos leads e conduzi-los para o funil de vendas.

No entanto, se você não está criando landing pages porque isso é muito difícil ou leva tempo, você não está aproveitando as vantagens da capacidade delas.

Se você não está criando landing pages de alta conversão, então você está deixando toneladas de dinheiro em cima da mesa.

Se você suspeita que tenha alguns desses problemas, eu te dei 12 ferramentas (todas são bem acessíveis ou gratuitas) que os principais profissionais de marketing usam regularmente.

Ao aprender como usá-las, você será capaz de criar landing page de alta conversão em pouco tempo, te dando mais tempo de sobra para gastar e atraindo tráfego qualificado para suas landing pages.

Não pense que existem somente 12 boas ferramentas de landing pages. Se você conhece alguma outra que tenha usado no passado e gostado bastante, deixe um comentário abaixo para que os outros leitores possa se beneficiar com elas.

Share