13 Ferramentas de SEO Para Decolar Seu Ranking do Google

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Você sonha alcançar o topo dos rankings em buscas por suas palavras-chave segmentadas?

Essa talvez seja uma das suas prioridades, mas imagino que você tenha concorrência. Mesmo que você esteja tentando obter rankings para palavras-chave de cauda longa, há outros usando a mesma estratégia.

Um link building de alta qualidade é o alicerce da maior parte das campanhas SEO. Esse não é o único fator que determina o ranqueamento, mas é definitivamente um dos mais importantes.

A questão é que talvez você saiba que o link building é importante, mas não tenha certeza de como fazer isso de uma forma que dê resultados e ao mesmo tempo não te deixe em maus lençóis com o Google. 

Eu entendo isso. Há estratégias black hat e white hat, e muitos não entendem qual é a diferença.

Baixe estas 13 ferramentas de SEOpara fazer link building como um profissional e fazer seu ranking decolar.

O Moz define as estratégias white hat desta forma:

Estratégias white hat são aquelas que têm execução de baixo risco e que, no geral, respeitam as diretrizes para webmasters estabelecidas pelo Google e pelo Bing. O uso de estratégias white hat significa que você tem pouquíssimas chances de ter problemas com os mecanismos de busca, evitando penalidades que resultam em perda de tráfego.

As estratégias black hat, por outro lado, “tentam explorar brechas nos algoritmos do mecanismo de busca e atribuir a sites rankings mais altos do que eles merecem”.

Se você tem tido dificuldades com o link building e não sabe diferenciar o certo do errado, este post sobre ferramentas de SEO vai guiar seu progresso.

E agora? Será que você vai construir links como os profissionais, e assim levar seus rankings para o topo da lista? Com as 13 ferramentas de SEO a seguir, você terá a ajuda que precisa para fazer o link building, melhorar seus rankings e ter sua recompensa!

Aqui estão as ferramentas!

1. BuzzStream –  O Buzzstream não deixa dúvidas quanto à sua intenção. Seu lema é:

“O BuzzStream é um software para a Construção de Links.”

Essa ferramenta tem muitas funções poderosas, incluindo:

  • Pesquisa potenciais clientes de forma rápida e eficiente. Você pode acelerar sua busca, controlar os contatos e gerar automaticamente informações-chave para atividades de alcance.
  • Envia mensagens de alcance . Uma parte importante do link building envolve estabelecer relacionamentos. Você pode usar o BuzzStream para enviar mensagens personalizadas com a intenção de construir relacionamentos, gerando resultados. Isso melhora a taxa de abertura de suas campanhas.
  • Faz a gestão de todos os seus projetos de link building. Os melhores projetos de link building podem ser geridos de forma eficaz e organizada, do princípio ao fim. O BuzzStream inclui ferramentas para rastrear todos os aspectos das suas campanhas. Por exemplo, você pode criar alertas para follow-up e compartilhar tarefas com membros da sua equipe.

O BuzzStream é usado por indivíduos, pequenas e grandes empresas. A empresa deixa claro que os melhores especialistas em link building do mundo usam suas ferramentas de SEO. O BuzzStream quer que você faça o mesmo.

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2. Majestic SEO – Não há uma palavra melhor para descrever a segunda ferramenta de SEO da nossa lista: “majestosa”.

O Majestic SEO, que se apresenta como “A base de dados de indexação de links do planeta”, pode contribuir para o seu link building de várias formas.

Para começar,  insira qualquer URL ou palavra chave na caixa de pesquisa:

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Você pode, por exemplo, pesquisar os seus maiores concorrentes. Isso vai te dar uma ideia do perfil de backlink deles, te mostrando uma estratégia para construir links similares (ou melhores). As informações fornecidas pela busca incluem:

  • Backlinks externos
  • Domínios de referência
  • IPs de referência
  • Subnets de referência
  • Histórico de backlink
  • Desagregação de backlinks
  • Texto âncora

Lembre-se de prestar muita atenção à seção de backlinks, abaixo dos resultados. Ela fornece informações sobre cada link, além de te dar uma oportunidade para obter mais dados através da criação de um relatório.

O Majestic SEO fragmenta uma grande quantidade de informação em blocos menores, fáceis de serem entendidos. Isso te ajuda a planejar melhor sua estratégia de link building, sem se sentir sobrecarregado.

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3. Moz Open Site Explorer Um favorito de longa data, o Moz Open Site Explorer vem com a seguinte descrição:

Pesquise backlinks, encontre oportunidades de link building e descubra links potencialmente nocivos com o Open Site Explorer.

Vamos examinar essa proposta em três seções:

  • Pesquise backlinks. Descubra quem está criando links para o seu site e para os sites de seus concorrentes.
  • Encontre oportunidades de link building. Se você quer criar links, precisa ter uma estratégia para começar.
  • Descubra links potencialmente nocivos. Quando se trata de SEO e link building, muita coisa tem mudado ao longo dos anos. Use o Open Site Explorer para detectar links nocivos, rejeitá-los e melhorar assim seus rankings.

Ao fazer uma busca por uma URL, isso é o que você verá:

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Essa parte dos resultados mostra a autoridade do domínio, a autoridade da página, as métricas dos links da página, e, o mais importante, o número de links estabelecidos.

Mais abaixo, você verá os seguintes itens:

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Aqui começa a parte mais divertida: você pode ver o título e a URL da página que fez o link, além do texto âncora usado.

Esses dados são úteis quando você quer aprender mais sobre o seu perfil de links, e, naturalmente, quando você está procurando oportunidades para link building.

O Moz é uma das maiores marcas no mundo do SEO, e sua ferramenta de SEO Open Site Explorer é a favorita entre os especialistas em link building.

4. Raven SEO Tools – Há muitas razões para se confiar nas ferramentas de SEO do Raven Internet Marketing Tools, mas nesse artigo vamos nos concentrar na função Link Manager.

No mundo atual, a qualidade é mais importante do que a quantidade. Isso é verdade para o link building e para a criação de conteúdo.

O seu objetivo deve ser encontrar sites de alta qualidade a partir de uma campanha eficiente para alcançar as pessoas. A função Link Manager faz todo o trabalho por você, fornecendo dados sobre qualquer URL, palavra-chave ou domínio.

Isso te permite encontrar respostas para perguntas como:

  • Por que os seus concorrentes têm rankings melhores do que os seus?
  • Quais palavras-chaves estão gerando bons rankings para os seus concorrentes, mas não para você?
  • Quais links seus concorrentes estão usando para conquistar um ranking melhor do que o seu?
  • Quais sites podem criar links para o seu, te ajudando a melhorar seus rankings?

Você deve incorporar ao uso do Link Manager a função Google Rankings. Essa função te dá acesso à média dos rankings das palavras-chave diretamente do Google e do Bing.

Construir links é uma coisa. Construir links que dão resultados é outra. É para isso que serve a função de acesso aos rankings.

O Raven inclui algumas ferramentas de SEO que te darão uma perspectiva melhor sobre link building.

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5. Ahrefs Você terá acesso a um valor incrível ao utilizar a suíte completa de ferramentas Ahrefs, incluindo uma das maiores e mais precisas databases de backlinks ativos.

São seis ferramentas distintas:

  • Site Explorer
  • Positions Explorer
  • Content Explorer
  • Position Tracker
  • Crawl Report
  • Ahrefs Alerts

Todas essas ferramentas são úteis do ponto de vista do link building. O Site Explorer, por exemplo, fornece um perfil detalhado de backlinks para qualquer site, mostrando os seguintes dados:

  • Os sites que têm links para ele.
  • Os textos âncora utilizados.
  • O poder de cada backlink.

Isso pode ser usado para entender melhor seu perfil de backlink e também espionar seus concorrentes.

Também sou um grande fã do Ahrefs Alerts, que parte do princípio de que nunca deve deixar um backlink ou uma referência passarem despercebidos. Você será notificado via e-mail cada vez que você ou um concorrente receber ou perder um backlink.

Essa ferramenta também pode te alertar quando alguém mencionar sua empresa ou uma palavra-chave específica.

Há centenas de milhares de pessoas usando o Ahrefs para link building e para melhorarem seus rankings em mecanismos de busca. Eu sou um deles, há muitos anos – como você verá na homepage:

image01Quando se trata de link building, rastreamento de concorrentes e monitoramento, o Ahrefs não perde para nenhum outro serviço.

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6. Followerwonk – Algumas das melhores oportunidades para link building estão nas redes sociais. Isso é verdadeiro no caso do Twitter.

Followerwonk é uma ferramenta de análise usada para encontrar, analisar e otimizar o crescimento social no Twitter.

O primeiro passo para utilizar a ferramenta é encontrar influenciadores em seu nicho. Após formar um relacionamento com esses influenciadores, você terá oportunidades muito maiores para ganhar backlinks.

Há também uma ferramenta para comparar os seus relacionamentos com os dos seus concorrentes. Você verá os seguintes dados:

  • Tweets
  • Seguindo
  • Seguidores
  • Tempo
  • Autoridade social

Com acesso à informações como essas, é fácil implementar uma estratégia segmentada de alcance social. Talvez você queira se conectar com pessoas que têm a maior autoridade social. Ou talvez você tenha em vista aqueles com mais seguidores.

Se você acredita que o primeiro passo do link bulding é estabelecer uma conexão via uma plataforma social, como o Twitter, o Followerwonk logo será seu guia pessoal.

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7. Link Prospector – O Link Prospector, da Citation Labs, foi idealizado com a ideia de que o link building não precisa ser um processo estressante de tentativa e erro.

Essa ferramenta ajuda a organizar oportunidades para alcançar as pessoas, garantindo eficiência e amplificação máximas – fatores importantes na hora de ganhar links e referências sociais.

O Link Prospector tem a capacidade de criar 16 tipos de relatórios exclusivos dentro das quatro categorias a seguir:

  • Desenvolvimento de conteúdo e alcance
  • Relações públicas
  • Alcance de pessoas para conseguir resultados
  • Conversa

A categoria de alcance de pessoas abriga oportunidades como páginas para links, avaliações, diretórios e organizações pessoais. Na seção link pages, por exemplo, você encontrará páginas de recursos que pode adicionar ao seu site.

A melhor parte do Link Prospector é a simplicidade do seu processo, com apenas três passos:

  • Selecione seu tipo de relatório
  • Insira suas palavras-chave
  • Analise as oportunidades de link

Essa ferramenta de SEO é simples, eficaz e vai te ajudar a fazer link building de nível profissional.

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8. SEO SpyGlass Além de ter um nome legal, o SEO SpyGlass é a melhor escolha para monitorar seus backlinks e espionar os concorrentes.

Essa ferramenta oferece serviços relacionados a quatro áreas importantes:

  • Encontre todos os backlinks para qualquer website.
  • Faça uma auditoria de links para localizar e remover qualquer link potencialmente nocivo.
  • Faça engenharia reversa da estratégia de link building dos seus concorrentes.
  • Analise cada um dos backlinks com relação a mais de 50 fatores únicos.

Você não será capaz de imaginar porque empresas como a Microsoft, a GE e a HP usam o SEOSpyGlass até que você mesmo experimente essa ferramenta.

Existem outras ferramentas com funções parecidas, mas o SEOSpyGlass é uma escolha popular devido à sua facilidade de uso, precisão e habilidade de fornecer tudo aquilo de que você precisa em um só lugar.

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9. Seoquake SEO extension Se o Firefox é o seu navegador favorito, essa extensão será muito útil na hora de fazer link building. 

Sua página de download oficial traz a seguinte descrição:

“Seoquake é uma extensão de SEO para Firefox com o principal objetivo de ajudar webmasters que lidam com otimização para mecanismos de busca (SEO), otimização para mídias sociais (SMO) e divulgação na internet. O Seoquake torna possível investigar muitos parâmetros importantes de SEO.

Como uma ferramenta que funciona dentro do seu browser, a extensão de SEO Seoquake tem como maior vantagem a conveniência.

A SeoBar, parte da extensão, é uma ferramenta poderosa que mostra os valores de vários parâmetros para as páginas que você visitar. Isso te permite perguntar: será que vale a pena tentar conseguir um link nesse site?

Por ser totalmente personalizável, essa é uma ferramenta que você pode adotar com facilidade. Configure a extensão para atender às suas necessidades e use os dados que ela fornece enquanto você usa a internet.

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10. Link Detox – Lembra de quando qualquer link era um bom link? Até mais ou menos 5 anos atrás, era assim que a maioria dos especialistas em link building pensava. 

Mas você não pode ter essa mentalidade hoje em dia. Links de alta qualidade são o que você quer e precisa ter para melhorar seu ranqueamento.

O Link Detox ajuda a:

  • Encontrar links estranhos e com spam que estão atrapalhando seu ranqueamento.
  • Limpar seu perfil de backlinks.
  • Prevenir erro humano durante o uso do modo de auditoria de rejeição.

O Google deixa claro que o uso de esquemas para criar links e links de baixa qualidade são uma violação de suas Diretrizes para Webmasters.

Se você utilizou algum esquema para criar links no passado, quando isso ainda não era um problema, pode estar sofrendo as consequências disso em seus rankings atualmente. Você não poderá chegar ao tipo dos rankings até que tenha feito uma limpeza em seus links.

Use o Link Detox para encontrar links de risco, crie automaticamente um arquivo de rejeição e comece a subir nos rankings mais uma vez.

O Google é exigente com seus webmasters, mas ferramentas como o Link Detox podem intervir e ajudar.

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11. Long Tail Pro Por mais de cinco anos, quase 100.000 especialistas de marketing e profissionais de SEO têm usado o Long Tail Pro para pesquisas de palavras-chave e análises de concorrentes.

Há muitas formas de usar o Long Tail Pro, mas nesse momento vamos nos concentrar na análise de concorrentes.

Se você não aparece no topo dos rankings em buscas por suas palavras-chave segmentadas, talvez seus concorrentes tenham backlinks de melhor qualidade. É aqui que o Long Tail Pro pode te ajudar.

Mas analisar seus concorrentes toma muito tempo, certo? Hoje isso já não é verdade. Há muitas ferramentas, inclusive o Long Tail Pro, que podem analisar os concorrentes para cada uma das suas palavras-chave.

O Long Tail Pro vai te ajudar a obter dados importantes, como:

  • Uso de palavras-chave em tags de título.
  • Ranqueamento no Moz
  • Autoridade de domínio e de página.
  • Idade do domínio.
  • Pagerank.
  • Número de backlinks.

Uma busca rápida pelas suas principais palavras-chave vai te mostrar como você está se saindo frente à concorrência. Isso pode ter um papel importante em te ajudar a gerar uma estratégia mais segmentada no futuro, como uma tática que te leve a obter mais backlinks que seus principais concorrentes.

A ferramenta tem outras funções que melhoram seu link building e sua experiência SEO: a opção de adicionar notas, um verificador de ranking, filtros em tempo real, pesquisa de palavras-chave e muito mais.

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12. GroupHigh Veja como o GroupHigh se apresenta: 

“Encontre os melhores blogueiros e influenciadores, administre seus relacionamentos e meça o valor do seu conteúdo”.

Talvez você imagine que se trate de uma ferramenta de marketing de influenciador.. e não está errado. Mas com a abordagem certa, o GroupHigh é também uma ferramenta de link building.

Para começar, você pode usá-lo para segmentar blogueiros e influenciadores em seu nicho. A partir daí, você terá ferramentas para gerenciar cada aspecto desses relacionamentos. Finalmente, você poderá mensurar o valor do seu conteúdo, ao mesmo tempo usando os relacionamentos estabelecidos para aumentar sua contagem de links.

Seu motor de busca de blogs é o melhor de todos, permitindo que você faça buscas entre mais de 15 milhões de blogs ativos por:

  • Assunto do conteúdo
  • Alcance
  • Influência social
  • Localização
  • MozRank

Trabalhar com o alcance de outros de blogueiros é uma parte importante de qualquer campanha de link building. É a melhor forma de construir relacionamentos, aumentar sua rede e eventualmente garantir backlinks segmentados de alta qualidade.

O GroupHigh ajuda em todas as cinco fases do alcance de blogueiros:

  • Planejar
  • Identificar
  • Apresentar
  • Enviar
  • Promover

O GroupHigh é uma das ferramentas mais caras nessa lista, mas não deixe que isso te impeça de experimentá-lo. Lembre-se: o barato sai caro.

Você pode experimentar o GroupHigh gratuitamente por sete dias. Isso vai te dar tempo para decidir se ele é a ferramenta certa para você, para o seu site e  para o seu plano de link building.

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13. Google Webmaster Tools Essa ferramenta é “obrigatória” para todos os especialistas em link building, ainda que alguns prefiram não usá-la, por uma ou outra razão .

O Google Webmaster Tools é gratuito, mas é também uma das ferramentas de SEO mais poderosas e precisas disponíveis para especialistas em link building, webmasters e profissionais do marketing.

Após verificar o site e ter seus dados coletados, preste atenção nas duas seções abaixo:

  • Links para o seu Site
  • Links internos

Dentro da primeira categoria você pode analisar:

  • Total de links
  • Quem cria mais links
  • Como seus dados aparecem em links
  • Seu conteúdo que mais recebe links

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Você pode usar essas informações para localizar sites similares que talvez também aceitem criar links para o seu site. Pode também localizar que páginas têm mais links e quais mostram o tipo de conteúdo que as pessoas estão mais interessadas em compartilhar em links.

Apesar dos links internos não receberem muita atenção em geral, é importante rastreá-los quando possível. O Google Webmaster Tools permite que isso seja feito facilmente.

Dica de profissional: baixe um relatório de links uma vez por mês para que você possa compará-lo a outros no futuro. Isso vai te ajudar a registrar seu progresso e fazer mudanças positivas em sua estratégia.

Conclusão

Não gaste todos os seus recursos em link building, já que há outros fatores de SEO que merecem sua atenção. No entanto, certifique-se de que você tem um sistema preparado para a construção de links de alta qualidade que terão um impacto positivo em seus rankings.

Espero que essa apresentação de 13 ferramentas de SEO tenha te deixado mais confiante sobre essa parte da sua estratégia.

Você tem experiência com alguma dessas ferramentas? Que outras ferramentas você adicionaria à essa lista? 

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