13 Ferramentas Para Mídias Sociais Que Você Deve Aprender Antes de Começar

selfi

Você sabia que, em Janeiro de 2016, havia mais de 2,3 bilhões de usuários de mídia social ativos em todo o mundo?

Esse é um número considerável, não importa como você olha para ele, e, quando discriminado por cada serviço de mídia social, é ainda mais surpreendente:

  • Facebook tinha 1,09 bilhão de usuários ativos por dia em média em Março 2016.
  • A contagem de usuários ativos mensais do Twitter atingiu 310 milhões.
  • Instagram atingiu 400 milhões de usuários ativos mensais.

Algumas pessoas usam essas plataformas de mídia social por motivos pessoais. E, os profissionais de marketing B2B e B2C descobriram que o Facebook, o Twitter, o Instagram e outros serviços de mídia social permitem alcançar mais facilmente seu público-alvo.

Ad Age fez um estudo que diz que a maioria dos consumidores afirmam que as conversas de mídia social os influenciam cada vez mais.

No passado, eu falei sobre várias maneiras para as empresas melhorarem o seus alcances através da mídia social. De guias guias de marketing passo-a-passo a posts baseados em publicidade; já fiz de tudo.

Desta vez, quero discutir 13 ferramentas para mídias sociais que podem ajudar ou atrapalhar a sua estratégia de marketing de mídia social. Com as ferramentas certas ao seu lado, o céu é o limite. Sem elas, no entanto, a batalha será um pouco mais difícil.

Aqui está a lista com as 13 ferramentas para mídias sociais que você deve usar antes de lançar sua campanha de mídia social.

Aqui estão as 13 ferramentas para mídias sociais que você precisa aprender antes de se jogar na sua estratégia de mídia social:

1. Buffer

Você não irá encontrar muitas listas de “ferramentas para mídias sociais” que não incluam o Buffer.

Não importa se você é um profissional de marketing que trabalha por conta própria ou em uma grande agência, o Buffer fornece as ferramentas para mídias que você precisa para compartilhar atualizações sociais e gerenciar todas as suas campanhas.

Com mais de três milhões de pessoas utilizando o Buffer, confiança não deveria ser uma preocupação. Tudo o que você tem que fazer é decidir se essa ferramenta para mídias combina com o seu negócio.

O principal benefício do Buffer é a capacidade de agendar posts de mídia social para qualquer momento no futuro. Isso permite que você se concentre em outras áreas do seu negócio, ao mesmo tempo em que o Buffer cuida de suas atualizações sociais.

É difícil se jogar em uma estratégia de mídia social, sem uma ferramenta de gestão. Com o Buffer, você pode agendar atualizações em todas as suas plataformas favoritas, incluindo o Twitter, Facebook, LinkedIn e Pinterest.

Fui um grande admirador do Buffer por muitos anos e recentemente cheguei a usar o aplicativo para iPhone e iPad. Com essa adição, é mais fácil gerenciar a mídia social enquanto estou viajando. E, com a minha agenda lotada, isso é algo extremamente importante para mim.

Se você precisar de uma “maneira mais inteligente de compartilhar na mídia social”, é provável que o Buffer seja uma das melhores soluções.

image12

2. Crowdbooster

Já disse isso antes e volto a dizer, medir os resultados é essencial para o sucesso do marketing.

Isso é verdadeiro com todas as formas de marketing, incluindo a mídia social. O Crowdbooster pode ajudar você a melhorar nessa área, pois permite facilmente medir e otimizar suas campanhas de marketing de mídia social.

Além de ser rápido e simples, existem outras características da Crowdbooster que eu gosto. Por exemplo, adoro a ideia de você poder encontrar seus seguidores mais valorizados. A empresa define muito bem, dizendo:

“Nós podemos ajudar você a encontrar o seu maior fã ou os melhores seguidores do Twitter dentre milhares.”

Mesmo que o seu público cresça, você sempre será capaz de identificar os seguidores que fornecem o maior valor. Esse é um grande negócio quando se trata de fazer crescer a sua marca, fazer networking com outros e usar influenciadores para gerar resultados.

[Id np_ad = “9770” align = “”]

Outra coisa que gosto muito é o recurso de alerta. Com isso, você será notificado sempre que você experimentar um pico de crescimento. Ao identificar rapidamente esses picos, você irá tirar proveito dos momentos em que o seu conteúdo for mais popular.

Além das características que mencionei, o Crowdbooster pode fazer muito mais. Quando você começa a trabalhar com essa ferramenta, certifique-se de analisar tudo o que ela pode fazer para sua estratégia de mídia social.

image16

3. Brand24

O que as pessoas estão dizendo de sua marca?

Se você passa horas a cada semana (ou dia) tentando procurar por menções à sua marca, boas e ruins, está desperdiçando tempo, especialmente porque o Brand24 pode fazer todo esse trabalho para você.

Em vez de procurar manualmente por citações de mídia social, essa ferramenta oferece informações em tempo real, relacionadas ao que os outros estão dizendo sobre sua marca. Além disso, você também pode usá-lo para acompanhar a concorrência.

Você não pode ficar totalmente dedicado à mídia social até você perceber a importância de se envolver com o seu público. Uma campanha bem-sucedida envolve mais do que simplesmente compartilhar conteúdo e esperar por uma resposta positiva.

O Brand24 permite se engajar melhor com clientes atuais e potenciais, ajudando a tirar o máximo proveito de ambos os comentários positivos e negativos.

Eu gosto de rastrear as citações sociais. Em um estudo de caso recente, o Brand24 compartilhou este gráfico:

image07

Para essa empresa, uma pergunta vem à mente: por que as citações sociais tiveram picos em 21 julho – 23 julho?

Ao monitorar esses dados em tempo real, você tem a oportunidade de interagir com o público quando eles estão mais interessados, aproveitando assim todas as oportunidades potenciais de vendas.

Existem outras ferramentas para mídias sociais que oferecem recursos e dados semelhantes, mas o Brand24 facilita o controle das atividades em tempo real, graças à facilidade de gerar tabelas e gráficos.

4. Tweriod

Você pode tweetar a qualquer hora do dia. Manhã, tarde e noite, o Twitter nunca dorme. Mas, o problema disso é o seguinte: você nunca sabe se seus tweets estão atingindo o maior público possível.

[Np_ad id = “9768” align = “right”]Com o Tweriod, você pode “começar a twittar nos momentos mais propícios.” Saber quando o seu público está no Twitter é tão importante quanto o que você diz.

Essa ferramenta dá um detalhamento completo dos melhores horários para twittar. Ao analisar seus tweets, bem como os de seus seguidores, você vai saber os dias e horários em que suas atualizações irão obter o máximo de exposição.

Sou um grande admirador do Twitter. Ele permite você se conectar com clientes atuais e potenciais. É uma excelente ferramenta de networking. E, claro, ela pode direcionar o tráfego para o seu site.

Infelizmente, muitas marcas apostam tudo no Twitter, sem saber quando concentrar os seus esforços nesta plataforma.

O Tweriod te ajuda com relação aos tweets ignorados. Veja o que acontece depois de gerar um relatório:

image08

Isso deixa claro em quais dias e horários que seus tweets irão obter o máximo de exposição. Com esses dados, é possível programar posts com ferramentas para mídias sociais, tal como o Buffer ou Hootsuite e garantir que você obtenha o melhor resultado possível com cada atualização.

5. Nuzzel

Com essa ferramenta, você pode criar um feed de notícias com base naquilo que seus amigos estão lendo. A partir de uma perspectiva de negócio, você pode usá-lo para ficar atualizado com o seu mercado e se conectar com outras pessoas.

Na página inicial, faça uma pesquisa para os principais assuntos do seu segmento:

image01

Depois de concluir a pesquisa, uma variedade de resultados serão exibidos. Por exemplo, aqui estão os resultados dos feeds para a pesquisa acima:

image15

Juntamente com esses resultados, algumas histórias serão exibidas também. Para essa pesquisa em particular, havia 29.312 resultados:

image09

O Nuzzel é uma daquelas ferramentas para mídias sociais que fornecem tanta informação, que você pode facilmente usá-la por horas, sem perceber que o tempo passou. Você não precisa levar as coisas a esse extremo, mas isso prova apenas o quão informativa e útil a ferramenta pode ser.

Mas, não basta usar o Nuzzel para procurar feeds e notícias. Você também pode se conectar usando o Twitter, podendo acompanhar as melhores notícias do seu público. Isso melhora a sua experiência social, pois te ajuda a conversar com influenciadores em seu segmento.

6. Social Mention

O slogan dessa ferramenta dá uma ideia clara do que ela é:

“Pesquisa e análise de mídia social em tempo-real”

Aprender como ela funciona é tão simples como executar uma pesquisa básica. Veja onde começar:

image03

Você pode pesquisar qualquer frase. Por causa desse post, vamos experimentar a frase “mídia social.” Executar uma pesquisa irá resultar no seguinte:

image05

Juntamente com essa informação, que você pode usar para melhorar suas campanhas sociais, há também uma longa lista de resultados de pesquisa, semelhante ao que você iria encontrar no Google:

image14

Enquanto checa essas informações, você pode responder a perguntas como:

  • Como o tema está sendo discutido na mídia social?
  • Quais são as principais palavras-chave associadas à pesquisa?
  • Quantas vezes o tema é discutido?

Responder a esses tipos de perguntas permite que você personalize sua estratégia de mídia social para tirar proveito das tendências atuais. Por exemplo, se você achar que uma determinada palavra-chave está em tendência, pode imediatamente incorporar essa frase à sua abordagem.

O Social Mention é rápido e gratuito, duas coisas que devem te incentivar a usar essa ferramenta no futuro.

7. Sendible

Semelhante em forma e função ao Buffer e ao Hootsuite, o Sendible tem uma longa lista de características que atraem pessoas que querem tirar o máximo de proveito das suas campanhas de mídia social.

[Id np_ad = “9766” align = “left”]Em suma, ele permite agendar mensagens, gerenciar melhor suas redes, envolver o seu público e medir o retorno do investimento. Enquanto isso soa como algo comum, há algo mais que o Sendible oferece: um painel de controle simplificado e atraente que fornece todos os seus dados em um único local.

Uma das principais características do Sendible é a capacidade de analisar dados através de múltiplos canais e perfis. Graças a um construtor de relatório robusto, você pode puxar todos os seus dados em conjunto, aproveitando mais de 200 módulos.

O Sendible pode não ser tão conhecido como alguns dos seus concorrentes, mas tem uma lista de clientes como o Amazon, Zynga e BBC Worldwide, entre muitos outros.

image11

8. Canva

Você precisa de imagens para suas campanhas sociais? Claro que sim. Se você não tiver habilidades de design para fazer isso, você precisa usar algumas ferramentas para mídias sociais para ajudá-lo. Aqui é onde o Canva pode ajudar.

image00

Começar é tão simples como escolher um tema de design. Você pode usá-la na mídia social, posters, capa para Facebook, com algumas opções.

image19

Com a capacidade de pesquisar mais de um milhão de imagens, não demora muito tempo para ela encontrar uma imagem que corresponda as suas necessidades. A partir daí, a imagem pode ser personalizada para garantir um forte impacto visual com o seu público.

Como existem vários recursos de design, é uma boa ideia experimentar cada um. Experimente os diferentes elementos e planos de fundo. Adicione e remova texto.

Além de criar projetos, o Canva pode salvar todos os recursos visuais criados no passado para serem utilizados no futuro, se você quiser reutilizar ou personalizar uma imagem em particular.

As ferramentas para mídias sociais para criação e edição de imagem aparecem e somem, mas o Canva veio para ficar. É a melhor das melhores e considero uma obrigação para quem quer ter sucesso com a mídia social.

9. Buzzsumo

Se você acompanha o meu blog, sabe que o Buzzsumo é uma das minhas ferramentas para mídias sociais favoritas. Sempre que estou listando as principais ferramentas para mídias sociais ou conteúdo de marketing, eu falo sobre ele.

Há uma longa lista de razões pelas quais eu amo o Buzzsumo, incluindo o fato de que ele é simples de usar, cheia de recursos e fornece resultados que são fáceis de entender.

Você pode começar sua jornada com uma pesquisa, por exemplo “marketing de mídia social”:

image02

Embora os resultados sejam importantes, é a informação na coluna da direita que merece a maior parte de sua atenção. Veja o que você vai ver:

image18

Esse é o lugar onde você pode ver como cada artigo está se comportando na mídia social. Nesse ponto, você pode formular uma estratégia para a criação de conteúdo que irá superar a concorrência.

A criação de conteúdo e a distribuição na mídia social andam lado a lado. O Buzzsumo é uma das ferramentas para mídias sociais que te permite trabalhar com essas duas questões ao mesmo tempo, analisando o tipo de conteúdo que funciona melhor para uma palavra-chave ou concorrente particular.

10. Tagboard

Em minha opinião, esta é uma das ferramentas para mídias sociais mais negligenciadas, embora seja muito poderosa. Veja como o Tagboard descreve seu próprio serviço:

“O Tagboard usa hashtags para procurar e captar mídia social pública segundos antes de serem postadas em redes como o Twitter e o Facebook, só para citar algumas. Ferramentas para mídias sociais robustas oferecem o poder de selecionar os posts específicos para se destacarem em sites, em transmissão de TV e em telas grandes.”

Com o Tagboard, você nunca precisa adivinhar quando uma hashtag específica está sendo usada. Em vez disso, leva apenas alguns segundos para localizar essas informações.

Você pode começar na página inicial do Tagboard:

image06

Uma pesquisa por #socialmedia exibe os resultados para cada plataforma social, incluindo: Twitter, Facebook, Instagram, Google+, Vinha e Flickr.

Você pode detalhar os resultados por plataforma, o que leva a uma página parecida com isto:

image10

Em geral, você pode usar o Tagboard para ver quais hashtags são tendências. Você também pode usar a ferramenta para exibir informações em seu site.

Quanto mais você usa o Tagboard, mais você aprende. E, quanto mais aprende, mais fácil é encontrar novas maneiras de usar a sua vantagem.

11. Discover.ly

Você passa tempo demais procurando pelos perfis sociais da sua lista de email? O Discover.ly vai economizar seu tempo de uma vez por todas.

[Np_ad id = “9764” align = “right”]Com essa extensão gratuita do Chrome, você pode facilmente visualizar os perfis sociais de todas as suas conexões, garantindo que você saiba a melhor forma de se conectar com seus destinatários.

Ainda mais importante é o cruzamento de dados entre os sites de redes sociais. Por exemplo, se estiver visualizando o perfil do LinkedIn de alguém, você será apresentado a conexões, tanto do Twitter, quanto do Facebook.

O Discover.ly leva um tempo para se acostumar com ele, pois você provavelmente não usou nenhuma ferramenta como essa no passado. Mas, acessando o navegador Chrome, não levará muito tempo antes que você possa usar essa ferramenta para expandir sua rede social e o seu alcance.

Você precisa estar conectado com as pessoas certas nas plataformas certas de mídia social.

Pense no Discover.ly como mais do que uma simples ferramenta para mídias sociais. Pense nela como uma ferramenta multifuncional de mídia social e de networking.

image13

12. SecureMySocial

Quando se trata de mídia social, a maioria das empresas se preocupa com nada mais do que usar a rede social para crescer a marca e aumentar as vendas. Isso parece certo, não?

Mas, aqui está algo que você precisa saber: seus perfis de redes sociais devem ser 100 por cento seguros em todos os momentos. Qualquer violação de segurança pode ser uma má notícia para o seu negócio.

SecureMySocial ajuda a proteger contra problemas relacionados com a segurança, fornecendo alertas em tempo real.

Existem “riscos de negócios, legais, regulatórios, físicos e humanos” de uso de mídia social. Todas essas coisas merecem a sua atenção, pois um erro pode causar danos irreparáveis em sua marca.

Com a capacidade de personalizar as regras de segurança de mídia social, você será notificado a qualquer momento em que algo der errado. Por exemplo, você pode personalizar coisas como: nomes de projeto, nomes de funcionários, termos de propriedade intelectual e palavras-chave internas.

Sem downloads ou software para instalar, o SecureMySocial funciona nas nuvens. Isso facilita as coisas.

A última coisa que sua marca precisa é uma violação de segurança. Com SecureMySocial, você pode colocar um fim a um problema em potencial, antes dele afetar o seu negócio.

image17

13. SocialClout

Se você quiser tomar decisões de mídia social com a ajuda de dados em tempo real, o SocialClout é a ferramenta para você. A empresa explica o seu serviço como aquela que ajuda “nas suas estratégias de negócios com o feedback em tempo real.”

A mídia social diz respeito à tomada de decisões imediatas. Se alguém faz uma pergunta, você não deve esperar para respondê-la em três dias. Se você estiver recebendo toneladas de tráfego em um determinado dia, independentemente do motivo, você vai quer saber sobre ele imediatamente, para que possa capitalizá-lo.

Apostar nas mídias sociais significa você ter um sistema em vigor para a geração de leads. Quando combina isso com o poder de construção de marca de mídia social, você tem algo especial.

O SocialClout tem algumas das melhores características de geração de leads que você vai encontrar. Você pode monitorar e responder às conversas em tempo real, permitindo gerar leads. Ainda melhor, a ferramenta afirma que “as respostas às campanhas são extraídas cientificamente para identificar os prováveis leads.”

Essa abordagem elimina a dúvida, permitindo que você se concentre nas ligações que têm a melhor chance de converter.

Você pode aprender muito sobre o seu público usando SocialClout. Além disso, o meu melhor conselho seria se concentrar em recursos de geração de leads desta ferramenta.

image04

Conclusão

Com 84% dos profissionais de marketing B2B usando a mídia social de alguma forma, você será um estranho no ninho, se deixar de fazer o mesmo.

Ao implementar as 13 ferramentas para mídias sociais detalhadas acima, você vai se sentir mais confortável para aposta no Marketing Digital. Você nunca mais irá se perguntar se está no caminho certo, pois essas ferramentas para mídias sociais irão te mostrar o caminho.

Você quer adicionar alguma outra ferramenta a essa lista? Compartilhe seus pensamentos e opiniões na seção de comentários abaixo:

Share