14 Dicas de Marketing Mobile Que Impulsionam Leads e Vendas

mobile marketing

Você sabia que 65% dos norte-americanos possuem smartphones? E que 70% das buscas móveis desencadeiam uma ação dentro de uma hora?

Mobile não é apenas o futuro; ele revolucionou os negócios. Dispositivos móveis são ferramenta fundamental de comunicação para a maioria dos consumidores nos EUA, e os números crescem no mundo inteiro.

Um estudo do Nós Somos Sociais mostra que 50% da população mundial tem um telefone celular, e existem 9 novos usuários a cada segundo. Isso não é incrível?

Faça o download deste relatório de marketing mobile para melhorar as suas estratégias de marketing.

image12

É por isso que o marketing mobile é uma obrigação para qualquer tipo de empresário.

Então o que é marketing mobile? Segmentar campanhas de marketing para usuários mobile. Se você não faz isso, prepare-se para perdê-los para seus concorrentes.

Os anunciantes já entenderam isso. Em 2013, 22.1% dos dólares gastos em anúncios de busca foram investidos em mobile. Estima-se que esse número irá alcançar os 59.6% até 2017… e isso apenas nos EUA!

E com relação ao email marketing? De acordo com Marketing Sherpa, a taxa de abertura de email em mobile está aumentando, como mostra o gráfico abaixo:

image47

Isso faz com que o marketing mobile seja um ponto chave para crescer o seu negócio. A melhor parte do marketing mobile é que ele funciona muito bem e algumas empresas já estão compartilhando seus dados.

Histórias de Sucesso do Marketing Mobile

Imagine ler a sinopse de um filme e ver impressões digitais sujas de sangue na tela toda vez que você tocá-la quando for clicar em algum botão de call to action para assistir ao trailer. Você não teria algum tipo de reação interessante?

Mais de 5 milhões de espectadores fizeram isso quando a HBO usou essa técnica para atrair usuários mobile para o trailer do True Blood.

Aqui está outra história de sucesso… A Cruz Vermelha Americana lançou uma campanha de doação via SMS, pedindo para as pessoas fazerem doações por mensagens de texto. Isso resultou em $50 milhões de dólares em doações.

Então o que você pode fazer para ter algum tipo de sucesso parecido com esses em seu negócio online ? Implementando as 14 dicas que vou compartilhar com você abaixo:

1. Site amigável (adaptado para dispositivos mobile)

image20

Um infográfico da Ad60 mostra que 8% de todo o tráfego digital vem de smartphones e tablets. E-commerce móvel também está em ascensão:

image41

Em 2015, está estimado que compradores online gastarão $25 bilhões de dólares.

É por isso que a primeira coisa que você deveria fazer antes de começar uma campanha de marketing mobile é tornar o seu site amigável (adaptado para dispositivo móvel). Você precisa se certificar que os menus e conteúdos estarão bem apresentados para os usuários, e você não pode fazer isso a menos que você tenha um tema amigável.

É muito fácil fazer isso se você está usando WordPress. Se seu orçamento está apertado, existem temas gratuitos, ou você pode investir em um tema premium compatível com as plataformas mobile.

Se você não quiser instalar um tema, existe outra opção: use o plugin mobile WPtouch para fazer com que seu site seja compatível com aparelhos mobile.

Veja como você pode fazer seu site WordPress amigável com o WPtouch:

Passo #1: Faça o download e instale o WPtouch. Para fazer isso, entre no seu site WordPress, passe o mouse sobre a palavra ‘plugin’ e clique em “Adicionar Novo”. Pesquise por WPtouch, então clique no link de “upload”.

image10

Passo #2: Faça o upload e ative o plugin. Então vá para WPtouch > Dashboard > Core Settings, e clique.

image39

Tudo que você tem que fazer é adicionar o título do site. Tirando isso, você pode deixar tudo como está.

Desça a barra de rolagem e clique em “salvar alterações.”

Isso é tudo. Seu site agora é adaptado para dispositivo mobile.

Passo #3: Para garantir que está funcionando, teste seu site para ver se ele se comporta bem em smartphones e tablets.

Visite MobileTest.me. Selecione um aparelho mobile.

image14

Depois, digite a URL do site dentro da caixa de pesquisa e clique em ‘GO’.

image02

Se seu blog/site está amigável, você verá algo parecido com isso:

image40

2. Crie conteúdo amigável

Crie conteúdo baseado no que usuários mobile precisam enquanto eles navegam. Se você está usando seu PC para escrever conteúdo online, você pode pensar que todas as abas, páginas e links são relevantes e essenciais. Nessa era mobile, eles não são.

Você tem que ter em mente que a maioria dos dispositivos móveis apresentam conteúdo em uma tela pequena. E usuários mobile não se importam com sua página sobre. O que eles realmente se importam é com o motivo que eles entraram em seu site, em primeiro lugar. Escrever bons títulos é uma maneira de começar.

Escrevendo seus títulos: Quando você está escrevendo para usuários mobile, você não tem o luxo de uma tela de PC ampla para colocar longos títulos. Faça títulos mais curtos e mais persuasivos para mostrar o benefício do que eles irão ler em seguida.

Por exemplo, se seu título é…

Como Você Pode Começar Um Negócio Em Casa Com Pouco Ou Nenhum Dinheiro

Uma versão mobile amigável poderia ser…

Como Começar Um Negócio Em Casa Sem Dinheiro

Veja um outro exemplo…

10 Maneiras Simples Para Mostrar Para Seu Cônjuge Como Você O Ama

Uma versão mobile amigável poderia ser…

10 Maneiras Simples De Amar Seu Cônjuge

Otimização para Mecanismos de Busca: Um estudo recente da iAcquire revelou que 70% das buscas mobile conduziram para um tipo de ação em algum website, usualmente dentro de 1 hora do momento da pesquisa.

Esse estudo mostra que, quando as pessoas buscam por produtos e serviços em seus dispositivos móveis, elas estão mais motivadas a agirem do que alguém que pesquisa em algum desktop.

É por isso que você não pode ignorar as Otimizações dos Mecanismos de Busca (SEO). A participação da busca orgânica em mobile teve um aumento constante nos últimos dois anos.

image23

O comportamento de pesquisa dos usuários mobile também é diferente. Como a Search Engine Watch mostra, usuários mobile tendem a ser mais específicos em suas buscas.

Por exemplo, quando eles estão querendo comprar algum aparelho wireless para leitura, a maioria deles pesquisa por algum modelo específico porque eles já leram sobre o aparelho ou já viram alguns anúncios.

image22

Isso significa que, quando você for otimizar um conteúdo para leitura mobile, você deve se aprofundar e utilizar as palavras-chave específicas com que os usuários estão familiarizados.

Por exemplo, se você é um fotógrafo e escreve reviews de câmeras digitais, não escreva um título como esse:

Reviews Top’s De Câmeras Digitais

Seja específico e mencione exatamente a marca e o modelo. Por exemplo:

Melhor Review Da Canon Powershot SX520

A razão para o direcionamento das palavras-chave que são específicas para um produto em particular, evento, curso, indústria, tópico ou notícias, é porque usuários mobile frequentemente tem conhecimento prévio do item antes de usar seus aparelhos para pesquisarem.

3. Leve sua marca para os usuários mobile

Marcas não podem ignorar o mobile, e nem os blogueiros, desenvolvedores de software, empresários … acho que você já entendeu. Uma maneira de divulgar a sua marca é através dos anúncios mobile, que podem ser utilizados nas mídias sociais e outros canais.

Um estudo de caso recente da Medialets mostra uma alta taxa de cliques (CTRs) em tablets (0.59%) comparada aos desktops (0.23%). Anúncios em apps mobile tem uma performance duas vezes melhor do que anúncios em websites.

image42

Para usar anúncios mobile, a primeira coisa que você deve fazer é identificar seu público-alvo principal. A menos que sua marca seja tão grande como a Apple ou HP (Hewlett Packard), você não pode trabalhar com marketing para todas as pessoas.

Você também tem que ajudar usuários mobile a te descobrirem usando SEO mobile e entregando conveniência, de maneira que os usuários possam facilmente ter acesso aos produtos e serviços que eles precisam.

Aqui está um exemplo. Hotel Tonight é um app que permite potenciais hóspedes reservarem quartos e especificarem as datas de chegada e partida. Basta fazer o download e instalar. É um app conveniente e que resolve um problema particular de usuários mobile.

4. Obter o Local Com o Google Meu Negócio

Usuários mobile frequentemente procuram por informações de locais. Se você quer ter uma boa entrega, é preciso colocar seu negócio em um mapa local. O Google faz isso ficar simples com o Google Meu Negócio, que por sua vez também facilita aos usuários do mobile e desktop a te descobrirem.

image43

Uma vez que você esteja na lista, você vai perceber uma melhora no tráfego em geral no mecanismo de busca, porque usuários de aparelhos móveis serão capazes de localizar o seu negócio quando eles procurarem.

image38

Para fazer isso é bem fácil. Você precisa de uma conta no Google. E se você já está logado, os próximos passos são mais fáceis do que você imagina. Simply Business tem um ótimo fluxograma que te orienta no processo.

5. Use mensagem de texto (SMS)

De acordo com Ihumanmedia, 58% dos usuários de smartphone checam seus telefones pelo menos a cada hora. Eles ficam com o telefone na mão e estão sempre prontos a usá-los para encontrar algum tipo de informação.

image21

O que você pode fazer para construir engajamento e aumentar as taxas de conversão das suas campanhas?

Como vimos no passo 3, a propaganda mobile realmente funciona, mas você precisa estar na caixa de entrada dos usuários. Essa é a única maneira de evitar ruídos e obter um retorno sobre o investimento.

A maioria dos empresários online vai desconfiar um pouco das mensagens de texto porque eles acham que o SMS não é tão regular quanto o email marketing. Mas isso é um mito, como pontua a Forbes:

image32

Uma vez que 41% dos usuários de aparelhos móveis usam seus telefones para escrever mensagem em vez de falar, usar o marketing via SMS é bem fácil. Tente um serviço como o da EZtexting para ver como isso funciona para você. É de graça e você pode fazer um upgrade se quiser.

image16

Aqui estão algumas vantagens do SMS mobile:

  • Plataforma rastreável: Você pode facilmente rastrear quem abre sua mensagem, qual link eles clicaram e quem ignorou sua mensagem.
  • Interatividade: SMS mobile torna isso possível ao obter um feedback dos seus destinatários rapidamente, por meio de um toque rápido no botão de ‘resposta’.
  • Entrega imediata: No geral, marketing mobile é muito rápido. Uma vez que você aperta o ‘enviar’, sua mensagem vai instantaneamente, a menos que haja um problema técnico. Você pode programar uma campanha e ter centenas de visualizações e cliques dentro de 5 minutos.
  • Toque pessoal: Quando você envia uma mensagem de texto via aparelho móvel, isso te dá a possibilidade de personalizar a sua mensagem. Você pode compartilhar uma breve história ou link para alguma fonte onde os destinatários poderão ter alguma experiência pessoal ou ver um estudo de caso.

6. Torne seu site navegável

Navegação é um dos seis ajustes na interface do usuário que podem aumentar a taxa de conversão. O menu, rodapé e os itens precisam ser navegáveis. Ele precisa ser responsivo, de maneira que tudo seja perfeitamente apresentado ao usuário, não importa o tipo de aparelho móvel que as pessoas estejam usando.

image09

Se você instalar o plugin WPtouch como foi recomendado acima, você pode não ter tanto trabalho. Seu objetivo é garantir que cada seção do seu menu é distinta, sem sobreposição.

Seus botões e links de call to action tem que ser compatíveis com os aparelhos móveis. Vamos comparar a Copyblogger e a FitnessExpertAwards. Percebeu o quão navegável é a Copyblogger se comparada com a outra?

image45

As regras para construir um site mobile amigável não são tão rígidas. Você tem que fazer os seus próprios testes antes de tirar conclusões. Se é para o desktop ou mobile, faça um Teste A/B no seu menu, cores, fontes, call to action e no resto do seu site.

Você também pode ler meu artigo 50 Ideias de Testes A/B para ajudá-lo com isso.

7. Adicione um toque pessoal

Pequenas empresas ainda valorizam o toque pessoal. E as pessoas também.

É dito com frequência que, “mecanismos de busca não tem cartões de crédito – eles não podem comprar seu produto.” Então por que fazer disso seu foco #1?

Algumas pessoas que trabalham com SEO cometem o erro  de supervalorizar as palavras-chave, sem considerar os usuários. Google Panda e os updates do Penguin desencorajaram essas práticas ruins.

Em vez disso, é muito melhor oferecer valor e se conectar emocionalmente com os leitores. A melhor maneira de fazer isso é personalizando o seu marketing.

Nota: Quando você personaliza seu marketing para usuários mobile, não significa que simplesmente você fala de si mesmo ou daquilo que conquistou. Não. Significa que você irá se conectar em um nível pessoal, se colocando no lugar dos leitores e respondendo as suas questões.

Então como você personaliza seu marketing? Siga essas dicas simples e você vai acertar na mosca:

Identifique as necessidades individuais dos seus clientes: Derek Halpern da Social Triggers sabe como identificar as necessidades individuais. Quando alguém assina alguma lista dele, automaticamente já recebe uma mensagem de bem-vindo.

image08

Aqui é onde ele faz uma introdução de si mesmo, o que ele faz e como você pode obter mais benefícios. Então ele pede para os assinantes falarem com ele quais são suas principais dificuldades.

Isso é genial, porque uma vez que você identifica as necessidades dos seus leitores, você pode adaptar sua mensagem para atendê-los.

E sabe de uma coisa? Quando uma pessoa tem um desafio, isso também significa que milhares de outras pessoas estão passando pelo mesmo desafio.

Então vamos dizer que você tenha enviado uma mensagem para seus assinantes e uma das respostas que obteve foi: “Eu quero mais tráfego no Facebook.”

Você poderia escrever um post bem útil usando um título parecido com estes:

  • Como Você Pode Conduzir O Tráfego do Facebook Agora
  • 6 Passos Simples Para Obter Tráfego No Facebook
  • Como Obtive XX Visitantes Do Facebook Para Meu Blog

Compartilhe uma história: Storytelling funciona. Usuários mobile amam histórias emocionantes que podem levá-los a tomarem algum tipo de atitude. Econsultancy mostrou como WaterAid usou o storytelling para arrecadar £2.5 milhões de libras por meio da campanha ‘Big Dig’.

image17

Use fotos: Você quer uma mensagem que as pessoas se conectem com ela e compartilhem? Comece a utilizar fotos para melhorar o engajamento com os usuários mobile. De acordo com a Hubspot, fotos no Facebook geram mais engajamento do que outros tipos de posts.

Conteúdos visuais como infográficos, vídeos e outros gráficos irão beneficiar a sua marca nas mídias sociais e nas plataformas mobile.

image18

Crie personagem: Você pode também criar personagens que vão ajudar a sua marca a se destacar na multidão. Esse personagem pode ser até mesmo um mascote para seu blog. Aqui estão alguns exemplos:

Zac Johnson tem seu próprio mascote. Confie em mim, isso tem posicionado sua marca na indústria de marketing de afiliados, que é muito competitiva.

image11

MailChimp, um provedor de email marketing usa um chimpanzé para trazer um toque pessoal. Veja você mesmo:

image07

Nota: MailChimp desde então mudou sua homepage e o mascote não é mais tão proeminente como era antes. Mas você ainda pode encontrar o mascote no cabeçalho:

image33

Eu utilizo personagem na minha “Página Sobre” e eu sei que isso traz uma conexão pessoal com meus leitores e clientes. Essa página também é otimizada para usuários mobile. Veja como fica em um iPad Mini:

image44

Eu também falo qual é minha camiseta favorita, embora recentemente eu tenha visto que gastar em torno de $162.000 dólares em roupas pode te fazer ganhar mais dinheiro.

8. Crie QR codes para acesso rápido

Se você quer levar o seu marketing mobile para um próximo nível, então você deve começar a usar QR codes. Eles são comuns no Japão, de onde se originaram.

QR significa “quick response”. Os códigos armazenam uma série de dados e podem ser transmitidos rapidamente, tornando-os ideais para usuários de aparelhos móveis. Veja como se parece um QR code:

image27

Se você tem muitos dados para transmitir através de um navegador mobile, usar QR codes podem aumentar a velocidade do seu site e fazer com que ele se torne mais fácil de navegar.

Você pode usar o Kaywa para gerar QR codes.

Passo #1: Visite o Kaywa e digite a URL do seu site/blog. Seleciona ‘dynamic’ e clique em ‘Sign Up and Generate.’

image13

Um QR code dinâmico é melhor porque você pode editá-lo depois do seu painel. Você não pode editar facilmente um QR code estático.

Passo #2: Clique em ’free plan’, que já é ótimo para iniciantes. Se você nunca gerou um QR code antes, o plano gratuito é bom. Quando clicar em ‘Join’, preencha o formulário:

image04

Passo #3: Depois de completar o formulário corretamente, vá até seu email e confirme a conta. Você está pronto para criar seu QR Code:

image03

Clique em “Generate” para gerar seu QR code e a URL encurtada:

image31

Nota: Ele pode se parecer como um código de imagem, mas na realidade é uma ferramenta de acesso rápido que irá ajudar os usuários mobile a obterem o que precisam fora do seu site rapidamente.

Agora cole o código no seu blog usando o editor de html (texto):

image06

Usuários mobile podem escanear seu QR code e instantaneamente eles serão redirecionados para seu site. Veja como Homecellers usa o QR Code:

image05

9. Crie apps mobile

Apps mobile são criados em sua maioria para funcionar em smartphones, tablets e outros aparelhos de mão. Você pode fazer o download deles no Google Play Store ou Apple Store e então acessar uma variedade de programas ou funções do site. Ter um app para seu site ou negócio poderia ajudar na captação de leads e aumento das vendas.

Existem algumas opções quando você decide criar um app mobile, incluindo uma grande variedade de sites.

Eu uso o dribbble para todos os meus infográficos, e eles também tem desenvolvedores de apps mobile. Visite o site e digite ‘mobile apps.’

image00

Clique na imagem à esquerda. Você pode também contratar um desenvolvedor de app mobile ou ver mais trabalhos dele. Confira o portfolio e o preço antes de tomar uma decisão.

Outro lugar para encontrar desenvolvedor de app mobile é no AwesomeWeb.

Na homepage, digite “mobile apps” e clique no botão de pesquisa:

image01

O resultado mostra uma variedade de desenvolvedores esperando ser contratados:

image36

A maioria desses designers cobra por hora. Qualquer que seja a taxa que você possa pagar, faça isso apenas depois de pesquisar o histórico do designer, integridade e qualidade do trabalho.

Se você está interessado em algum designer, clique na foto no lado esquerdo e siga as instruções.

10. Incentive o engajamento social

Engajamento em redes sociais acontecem em sua maioria em aparelhos móveis, então você precisa construir uma mídia social dentro da sua estratégia de marketing mobile.

Então quais redes você deveria usar? Estas estatísticas podem te ajudar:

Pinterest (21%) é agora mais popular que o Twitter (18%) em termos de utilização.

image35
E o Facebook (71%) supera todas as outras redes em termos de engajamento.

Essas estatísticas nos dizem que blogueiros e pessoas que trabalham com Inbound Marketing consistentemente distribuem conteúdo no Facebook e pedem às pessoas para colocarem seus pontos de vista sobre o assunto que eles compartilharam.

Jeff Bullas mostrou como o chocolate gigante do Cadbury se tornou viral no Facebook e obteve 40.000 seguidores a mais. O vídeo transmitido ao vivo como parte da campanha foi assistido por mais de 350.000 fãs em todo o mundo.

image15

Se você está vendendo algum item físico (roupas, sapatos, acessórios), então considere compartilhar imagens que são relevantes para sua marca no Pinterest. É assim que os pinboards se parecem em um aparelho móvel:

image25

Exact Target destacou 30 campanhas de sucesso nas mídias sociais em 2014 – Eu acho que você deveria dar uma olhada e aprender um pouco mais com esse texto.

11. Não ignore PCs

Pessoas estão navegando na web mais em dispositivos móveis do que em desktops. Embora seja importante focar nos objetivos do marketing mobile, tais como os descritos pela Marketing Sherpa, você ainda tem que otimizar para os usuários de PC.

image28

Como eu disse antes, usuários mobile tendem a ser específicos em suas buscas online. Por exemplo, quando eles querem comprar uma câmera digital, eles provavelmente serão mais específicos com relação à marca e ao modelo.

Um usuário de desktop pode querer saber qual melhor modelo de câmera digital primeiro, antes de ir mais a fundo pesquisando sobre marcas.

Eles podem pesquisar por… “câmeras digitais para fotógrafos iniciantes”.

Como uma pessoa esperta que trabalha com marketing online, não se concentre apenas nos objetivos mobile das pessoas. Seu público-alvo também está usando PCs. Otimize para ambas as plataformas e você irá vencer sempre.

12. Ativar rastreamento em tempo real para aplicativos

Marketing mobile efetivo conta também com rastreamento. E o rastreamento em tempo real para seus apps mobile é essencial, pois você sabe o que está acontecendo naquele momento.

image34

MobileAppTracking te ajuda a gerar dados analíticos em tempo real para te orientar no direcionamento correto das palavras-chave, melhorando sua taxa de conversão e muito mais.

image37

Heatmaps (mapas de calor): A solução de heatmaps mobile como o Crazy Egg irão te orientar sobre o que as pessoas estão fazendo em seu site mobile, quem elas são, quando elas tomam algum tipo de decisão e onde elas clicaram em seu site. É fácil de instalar e você pode começar de graça.

Heatmaps podem também te ajudar a ver como o tempo de carregamento afeta a usabilidade das pessoas nos aplicativos, como mostra a estatística da Heidi Cohen:

image19

13. Use campanhas multicanais

Profissionais de Marketing Mobile dizem que você deveria combinar muitos dos métodos de marketing mobile que eu descrevi, com objetivo de melhorar o engajamento dos usuários. Você não tem que escolher um; eles se complementam.

Campanhas multicanais para mobile podem ser enviadas por meio de apps, redes sociais, plataformas de chat, como o WhatsApp, propaganda em display mobile, etc.

Os consumidores agora tem um estilo de vida multicanal; o marketing precisa combinar isso.

image46

Blog é outra estratégia de marketing que comprovadamente gera leads e vendas – e funciona para mobile também.

Pat Flynn, fundador do Smart Passive Income, usa campanhas multicanal para melhorar o engajamento com o usuário. Quando você clica no ícone do menu, você vê a maioria dos canais que ele usa para alcançar os usuários mobile (podcasts, vídeos, blogs, ebooks, cursos online, etc):

image30

14. Faça do mobile o coração do seu negócio

Para obter o máximo do marketing mobile, faça dele o centro da sua estratégia. A taxa de entrega é rápida se comparada ao desktop, com uma integração fácil de apps e ferramentas como WordPress, GetResponse, Infusionsoft e Crazy Egg.

A taxa de resposta é também cinco vezes melhor do que o email marketing.

Aparelhos móveis estão em nosso alcance em 80% do tempo. Por que limitar seu gasto em campanhas de custo por clique se a publicidade mobile é confiável, rastreável e acessível?

Conclusão

A partir das estatísticas e tendências, você pode ver que o marketing mobile é a onda do futuro.

image29

Não é de se admirar que CIO diz que as mensagens rich media em mobiles devem crescer em 2015.

Crie e compartilhe conteúdo útil e use o marketing mobile para alcançar um melhor posicionamento de marca e atrair mais clientes direcionados ao seu negócio online.

Você planeja usar mobile marketing para seu negócio online em 2015?

Share