Facebook Marketing: Como Atrair Clientes pelo Facebook

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Nenhuma página do Facebook é criada de forma igual.

Cute Babies tem mais de 3.000.000 de fãs e o Facebook mais de 163.000.000 de fãs. Qual segredo? Quais estratégias de Facebook Marketing contribuíram para o sucesso e como você pode alcançá-los?

Quando se trata de marketing de mídia social, o Facebook é o número 1. Um estudo recente descobriu que o Facebook direciona mais vendas e-commerce do que o Pinterest.

E de acordo com a Statista, o Facebook também direciona 20x mais tráfego do que o Twitter.

Se você quer que seus clientes curtam sua página e te sigam, você tem que recompensá-los constantemente com um bom conteúdo e construir uma comunidade bastante engajada para eles. A Socially Stacked descobriu que “42% dos fãs curtem uma página para ganhar um cupom ou um desconto.”

Existem muitas maneiras de recompensar seus fãs e inspirar leitores a curtirem sua página e divulgá-la. Você pode ver os 16 elementos de Facebook Marketing discutidos neste artigo em muitas páginas de sucesso no Facebook.

Faça o download desta planilha dos 16 elementos de Facebook Marketing para criar uma página no facebook de alta conversão.

Vamos começar: 

Estratégia de Facebook Marketing #1: Dê à fan page um toque humano

Você já ouviu os antigos dizerem “Isso é negócio, nada pessoal”? Isso pode ser verdade quando você está lançando um novo produto que irá resolver um problema para sua audiência, mas as páginas do Facebook deveriam ser mais pessoais do que profissionais.

Para explicar a importância de um toque pessoal, Dacher Keltner postou um vídeo para explicar que a compaixão está na ponta dos nossos dedos. Ele disse que “tocar é dar vida.” Embora Keltner esteja falando sobre o toque físico, a ideia é a mesma.

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Humanos podem tocar uns aos outros física e emocionalmente.

Se você utilizar o marketing no Facebook com a mentalidade de fazer dinheiro, você pode acabar desperdiçando seu tempo. Lembre-se, o Facebook é em primeiro lugar uma rede “social”, não uma rede de “negócios”.

De acordo com Jennifer Shaheen, a vida online hoje é social, e isso significa pessoal. Administradores de páginas do Facebook de alta conversão dão um toque humano a tudo que eles fazem na página.

Uma maneira de se conectar em um nível mais pessoal é postando vídeos em sua página. Se o vídeo é útil, a resposta do fã é mais forte e mais profunda. Eles irão também desenvolver um relacionamento melhor com você, já que eles te veem não como um profissional de marketing, mas como um ser humano que entende os sentimentos e desejos deles.

Você pode se conectar em um nível mais pessoal respondendo um comentário em sua página ou abordando uma questão ou problema.

Darren Rowse sabe como se conectar com os fãs e tocá-los. Ele faz isso respondendo aos comentários prontamente.

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Marie Forleo é também uma profissional de marketing digital de sucesso. Mas mesmo que ela seja muito ocupada, ainda encontra tempo para responder aos comentários e engajar sua audiência. A sua página do Facebook tem em torno de 300.000 fãs e, como ela não consegue responder todos os comentários por ela mesma, ela treinou alguém da sua equipe para cuidar dos comentários e dar constantemente um toque pessoal (humano).

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Marie Forleo posta vídeos de alta qualidade frequentemente, também. Dê uma olhada:

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E Yaro Starak, fundador do Entrepreneurs-Journey.com, também compartilha vídeos com frequência em sua fan page:

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Estratégia de Facebook Marketing #2: Use as 3 facetas para a abordagem do conteúdo

Marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa para direcionar tráfego e leads qualificados. Mas o desafio está em produzir conteúdo com engajamento constantemente.

Então como você pode criar conteúdo útil para seu blog de maneira que, ao compartilhar em sua página, seus fãs gostem?

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Se você quer que seu conteúdo seja útil, prático e crie engajamento com seus fãs, use as 3 facetas para a abordagem do conteúdo:

Empolgue: Milhões de posts de blog são publicados todos os dias, mas eles nunca veem a luz do dia porque eles não empolgam ninguém.

A maneira de empolgar seus fãs começa com o título. Yaro Starak compartilhou um post não muito tempo atrás em sua fan page. Seja honesto: você se sentiu atraído pelo título?

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Você não precisa apenas de um título claro – ele também precisa ser relevante e direcionado à audiência certa. Se você tentar dar uma de esperto, você perderá o propósito do título. Empolgue com o conteúdo do seu título. Faça as pessoas clicarem antecipadamente.

Entretenha: Entretenha sua audiência divertindo-a ou intrigando-a. De acordo com Jonah Berger, uma das razões por que o conteúdo se torna viral é o humor. Proporcionar um material interessante com um tom humorístico pode te ajudar a direcionar a mensagem. As pessoas amam rir, incluindo seus fãs.

Qualquer conteúdo que divirta seus fãs tem uma chance enorme de ser compartilhado. Mas o “divertimento” não é o único tipo de entretenimento. Se seu post fará as pessoas olharem para trás ou pensarem no futuro, essa é uma maneira de entreter, também.

Pegue a página do Chris Ducker como exemplo. Ele constantemente compartilha citações criadas em um fundo com uma cor bem sólida. Se você prestar atenção, verá o quanto essa técnica está criando engajamento.

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Eduque: O conteúdo certo irá responder uma questão específica ou um desafio.

Quando você escrever um conteúdo, siga este caminho: empolgue com seu título, entretenha com algo visual (fotos, vídeos, etc) e eduque com marcadores e parágrafos.

Sua página do Facebook deveria ser uma fonte de educação para seus fãs e clientes. Se você está provendo apenas entretenimento, seus fãs podem parar de te seguir. Eles não vieram pelo entretenimento mesmo que gostem disso. Eles querem que você resolva o problema deles.

Em suma, eles vieram aprender alguma coisa nova. Quando você visita a fan page do Traffic Generation Cafe, Ana Hoffman irá te ensinar diferentes assuntos, incluindo como direcionar tráfego para o seu site.

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Estratégia de Facebook Marketing #3: Projete seus atributos de marca

Toda marca tem uma personalidade – características ou traços. Eu percebi recentemente que páginas do Facebook de alta conversão projetam seus atributos de marca mais do que aquelas páginas que não convertem.

Por exemplo, Lewis Howes construiu uma marca pessoal forte em torno do seu produto principal, “The School Of Greatness.” Em sua página do Facebook, ele projetou essa imagem bem na capa:

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Eu também descobri que páginas do Facebook de alta conversão são sempre consistentes com o blog do proprietário.

Em outras palavras, os elementos presentes no blog são transferidos ou usados para criar a página do Facebook. Por exemplo, Michael Hyatt dá um relatório valioso chamado “Reduza 10 Horas do Seu Trabalho Semanal.”

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Ele reproduziu o mesmo design na página do Facebook, onde usa uma técnica para conseguir mais assinantes para sua lista de email. Em outras palavras, antes que você possa fazer o download desse ebook gratuito, você precisa se cadastrar.

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Tony Robbins, um palestrante de muito sucesso, faz exatamente a mesma coisa em sua fan page. Ele promove seu bestseller no New York Times, Dinheiro o Mestre do Jogo: 7 Passos Simples Para Liberdade Financeira.

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Estratégia de Facebook Marketing #4: Entenda o comprador final

De acordo com o Marketing Donut, você pode usar dados existentes para entender seu comprador final. Em sua fan page, você precisa constantemente estudar seu público-alvo.

Uma pesquisa da Edison mostrou que o Facebook é um player dominante no marketing de mídia social e fornece uma grande fonte de dados para entender seu comprador final também.

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A Apple constantemente se apropria de dados existentes sobre os consumidores de iPad. Depois eles irão segmentar a audiência baseado em suas necessidades específicas. Isso tem mantido as vendas do iPad bem altas por mais de 4 anos.

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O tempo é precioso e qualquer um que investe uma porção do seu tempo disponível com você, é digno de ser levado em consideração. Então se você descobrir que alguns dos seus fãs são leais, respondem aos seus posts, deixam comentários e te seguem de bom grado, você precisa pensar em algumas maneiras de levá-los para o seu blog.

Ramsay Taplin sabe como levar os seus fãs para o blog. Uma vez que eles estejam lá, se eles ainda não se tornaram assinantes, um popup que não é irritante e que sobreponha ao conteúdo irá aparecer.

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Quanto mais você negligenciar seus fãs e somente comunicar na plataforma de outra pessoa (sim, a sua fan page não é sua, é do Facebook), mais você se arrisca a perdê-los. Fãs que são ativos podem acabar comprando seu produto. Então seja mais íntimo deles.

Estratégia de Facebook Marketing #5: Faça uma auditoria da página regularmente

Isso é muito importante. Não conduza sua página do Facebook como se ela fosse auto-sustentável. Procure sempre por maneiras de melhorar os resultados que você está tendo.

Isso é parecido com conduzir uma auditoria de conteúdo – você irá entender o tipo de conteúdo que sua audiência quer em oposto ao que você está oferecendo a ela.

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O Facebook atualizou recentemente seu guia e te deu mais oportunidades. As restrições em sua página foram reduzidas, então faça uso dessa nova atualização.

Vamos supor que você esteja alcançando 100 novos fãs por mês. Se você auditar sua página, verá que existem áreas para melhorar. E quando fizer isso, o número de fãs que você alcança por mês pode dobrar ou talvez triplicar.

E é claro, monitorar sua página do Facebook irá garantir que sua página esteja configurada para utilizar todas as opções disponíveis para você.

Especificamente, tente usar a descrição com sabedoria. É o espaço abaixo da sua imagem de capa e a imagem do perfil que permitem somente 155 caracteres. Assim como o Twitter, você tem um espaço limitado para dizer ao mundo (seus fãs) sobre sua página e colocar um link para seu blog. Veja como a Amy Porterfield utiliza sua descrição:

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Para atualizar essa área, clique em Sobre em seu painel. Depois, na parte de Informações da Página, vá em Descrição Curta. Lembre-se de incluir seu blog ou URL do site na descrição curta para fazer com que ele seja visível aos fãs que querem saber mais sobre você.

Estratégia de Facebook Marketing #6: Coloque seu público-alvo em primeiro

O serviço ao cliente é o novo marketing. Talvez seja por isso que 78% dos clientes admitem que eles abandonaram uma transação por causa de uma experiência pobre. A resposta na mídia social também é importante, porque 71% dos usuários irão permanecer se você puder responder às perguntas prontamente.

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No Twitter, mais de 80% dos tweets que são relacionados ao serviço para o consumidor são negativos ou críticos com relação à marca em questão. A maioria dos clientes espera uma resposta em menos de uma hora, mas muitas empresas não estão atendendo essa demanda.

O marketing no Facebook não se aplica para uma técnica de bater e correr. É uma ótima escolha para as marcas sérias e profissionais de marketing de conteúdo que querem colocar seus fãs em primeiro lugar. Isso não significa que você irá colocar em risco sua própria felicidade (embora não haja nada de errado nisso). Mas significa que você irá identificar o que eles estão tendo dificuldade e encontrará finalmente uma solução para isso.

Não fique com medo de perdê-los para seus concorrentes quando você resolver o problema deles de uma vez por todas. Problemas nunca acabam. Se um problema vai embora, outro toma o lugar dele em um nível diferente. Então eles continuarão retornando para você, buscando algum conselho ou estratégia.

No mundo da mídia social, dois dias parecem duas semanas. Então responda aos comentários rapidamente. É por isso que você deve ser ativo em seu site e checá-lo todos os dias, pelo menos.

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Outra maneira de colocar seus fãs e clientes em primeiro na sua página do Facebook é ser generoso com eles. Por exemplo, você poderia oferecer a seus fãs uma oferta exclusiva todo mês (Kate Spade NY faz isso muito bem).

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Se você não tem um produto no momento para oferecer, você poderia dar aos seus clientes algum tipo de publicidade gratuita.

Veja a HubSpot, por exemplo. Eles ocasionalmente colocam depoimentos de clientes em sua foto de capa, destacando clientes que aumentaram sua conversão ou tiveram sucesso com o software.

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Estratégia de Facebook Marketing #7: Desenvolva um objetivo de marketing claro e definido

Páginas de Facebook de alta conversão tem um objetivo de marketing claro e bem definido. O cérebro por trás dessas landing pages não estão usando métricas por vaidade ou tentando fazer tudo de uma única vez.

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Richard Branson tem vivido a vida fazendo listas: Lista de pessoas para ligar, lista de ideias, lista de empresas e por aí vai. E no topo da lista está um claro objetivo que define exatamente o que ele quer alcançar.

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“Escreva toda ideia que você tiver, não importa se seja grande ou pequena” – Richard Branson

Você deveria seguir o conselho do Branson ao configurar e gerenciar sua página do Facebook. Consistência é a chave, então foque em um objetivo por vez.

Seu objetivo poderia ser conseguir 1.000 fãs em 6 meses. Mas se você está com orçamento apertado e não está pronto para investir tempo dentro do marketing de conteúdo, colocar um objetivo de alcançar 10.000 fãs será difícil de alcançar.

Então dê passos de criança. Continue aprendendo sobre seus fãs e você será bem-sucedido no marketing de mídia social, incluindo sua página do Facebook.

Estratégia de Facebook Marketing #8: Cultive engajamento com comunicação de mão dupla

De acordo com a Five Scribes, “Diálogo é muito mais do que ‘Olá, como vai você?’”

Você tem que ir além disso e se conectar profundamente com seus fãs. Para fazer isso, voce precisa de um processo claro para construir uma conexão profunda com eles.

A verdade é que, se eles não confiarem em você, você não pode persuadi-los a lerem seu post, assinarem sua lista de email ou participar do seu curso novo. Ter um sistema claro de comunicação é importante. O CMO Council descobriu que “somente 30% dos profissionais de marketing de conteúdo tem um processo claro para alinharem vendas e marketing como prioridade.”

Uma pesquisa da Gotebergs University destaca a importância do diálogo. Ela diz que “diálogo é a melhor forma para criar um espaço comunicativo.” Sua página do Facebook não é uma via única, mas sim de mão dupla.

Um ótimo exemplo de página de Facebook que comunica com seus fãs e clientes é a da Marie Forleo. Com esse tipo de engajamento, é fácil convencer e converter fãs em clientes.

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Se você está compartilhando um post recente, então certifique-se que seja um dos melhores, além de prático, interessante e bem detalhado. Posts com mais de 1.500 palavras geram 22.6% de likes no Facebook do que posts com menos palavras.

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De acordo com o Experience, um site de serviços de carreira para estudantes e pessoas que estão procurando por emprego, “diálogo como uma ferramenta de comunicação pode ser usado para mudar qualquer situação ou lidar com qualquer problema.”

Quando você está se conectando com sua audiência em qualquer plataforma, o que você está fazendo basicamente é contar uma história. Na verdade, todo mundo conta uma história, sabendo disso ou não.

Por exemplo, quando você compartilha um link para um post recente que você publicou sobre como construiu sua lista de 1.000 assinantes de email, você está contando uma história. Você pode chamar isso de um estudo de caso e colocar vários dados e prints de tela, mas os elementos que compõe os parágrafos e conceitos são as histórias.

Storytelling permeia todas as facetas do marketing. Então como uma comunicação de mão dupla (diálogo) te ajuda a contar melhor uma história?

Ronnie Dauber, um autor, diz que o diálogo conecta todos os pequenos detalhes que fazem uma história ser empolgante e digna de ser lida. É muito importante para histórias, artigos, marketing de mídia social e por aí vai.

Para te mostrar como o diálogo conecta pequenos detalhes e te ajuda a trazer os melhores fãs, veja o que Pat Flynn, fundador da Smartpassiveincome.com, fez recentemente: ele usou o Wayback Machine para ver como seu blog se parecia em 2009.

Ele compartilhou um print em sua página do Facebook e pediu a seus fãs para “compartilharem o que eles acharam do design.” Isso criou um engajamento interessante. Veja os comentários:

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Dar aos seus fãs a oportunidade de comunicar, fazer perguntas e fazer parte do que você está fazendo irá fortalecer o relacionamento.

Essa é a estratégia usada pela Cheese & Burger Society. Eles criaram uma página no Facebook para promover o queijo de Wisconsin falando sobre o que várias pessoas gostam – hambúrgueres e grelhados.

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Dentre outras coisas, a melhor estratégia deles foi a de fan gating (pedir aos usuários para curtirem a página do Facebook em troca de alguma coisa). Em outras palavras, eles requisitavam aos visitantes para se tornarem fãs para terem acesso a concursos, descontos e a um conteúdo especial.

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Perceba que, se você usar o like-gating ou fan gating, você tem que entender como isso funciona e estar de acordo com os termos do Facebook. O post da Mari Smith e da Sara Hawkins irão te ajudar com isso. Continue conferindo as mudanças dos termos para garantir que você permaneça em conformidade.

Cheese & Burger Society aumentaram o engajamento da página criando um app Send to a Friend, que permite aos fãs enviarem um link do concurso para seus amigos. Isso se tornou viral na página e gerou vários novos fãs que se tornaram fiéis à marca.

Estratégia de Facebook Marketing #9: Crie uma estratégia de progressão dos fãs

De acordo com a Forbes, marketing de mídia social tem muitos benefícios escondidos. Alguns deles são a exposição constante e a autoridade. O blog E-strategy descobriu que a razão principal por que os donos de pequenas e médias empresas tem página no Facebook é porque elas melhoram suas marcas e aumentam as vendas.

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Entretanto, para permanecer na frente e tirar o máximo de proveito do seu marketing no Facebook, você precisa estar consciente do ciclo de compra do seu cliente – o passo que um cliente potencial dá antes de terminar o processo de decisão de compra.

Você não pode esperar que pessoas que visitam o site pela primeira vez comprem seu produto. É claro que isso é possível – mas não é algo realista.

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É a mesma coisa com os seus fãs do Facebook. Quando as pessoas curtem sua página, você tem que direciona-las por meio de uma sequência que as leve para a compra. Pode não ser fácil entregar o conteúdo certo para os visitantes primários, mas você pode pelo menos tentar falar a língua deles.

Essa estratégia pode ser realizada postando fotos também. Por exemplo, a página do Facebook do Ben & Jerry tem muitas fotos de fãs felizes.

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Eles criaram e promoveram uma felicidade global. Eles mantêm o status sempre atualizado e o engajamento é alto.

Você tem que conduzir seus fãs usando um padrão ou sequência que não afugenta, nem desencoraja. Como é difícil de saber exatamente o quão familiar cada fã é com o que você faz, foque em criar a experiência certa para todos.

Estratégia de Facebook Marketing #10: Tenha um call to action consistente

Se você está vendendo a informação de um produto ou se é uma instituição sem fins lucrativos tentando arrecadar fundos, ao criar o conteúdo certo e usar um call to action (CTA) persuasivo, você irá atrair e reter fãs e clientes.

Um CTA é simplesmente uma instrução que informa aos seus fãs e clientes o que fazer em seguida. Você pode colocar um call to action na sua página do Facebook page? Com certeza.

Sua fan page é mais ou menos uma landing page. Você pode ter uma caixa opt-in, uma imagem de capa e um design no cabeçalho para atender seus fãs e um CTA.

Por exemplo, aqui está um CTA na homepage da Aweber:

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O call to action não tem que ser um botão na homepage. Ele pode ser um link no post ou na barra lateral. Aqui estão mais alguns exemplos de CTA do Quicksprout.com:

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Quando você compartilha um post ou atualiza sua página, você deveria incluir o link apropriado onde o conteúdo completo possa ser encontrado. Não cometa o erro de compartilhar todo o conteúdo na sua página; apenas compartilhe seu título e crie um link para ele.

Lembre-se de que seus CTAs devem ser relevantes e atrair seus fãs. A melhor maneira de gerar tráfego orgânico no Facebook e construir uma marca forte é se certificar de que o seu conteúdo ou tema esteja de acordo com seu CTA.

Estratégia de Facebook Marketing #11: Encorage a comunicação fã com fã

Páginas do Facebook de alta conversão são construídas para reter fãs, não para repelir. Essas páginas dão aos fãs a oportunidade de se comunicarem uns com os outros.

Quando você entende como funciona a mídia social, toda mensagem ou parte de alguma informação que você compartilha, irá encorajar os fãs a começarem a falar sobre isso. Se você encontrar uma maneira de introduzir um assunto controverso sem perturbar seus fãs, isso também encoraja esse tipo de comunicação.

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Novamente, esse é o sistema de comunicação de mão dupla, mas o foco é nos fãs. Seus fãs são a razão por que você criou a página em primeiro lugar, então dê a eles uma chance de criarem um network uns com os outros.

Se você quer reter seus fãs, então você tem que encorajar a comunicação fã com fã. Você poderia fazer uma pergunta e pedir a opinião deles. Se você nutriu sua base de fãs e encorajou a troca de ideias, eles vão ajudar uns aos outros nos próprios comentários.

Mesmo no ambiente de trabalho, sem uma equipe de comunicação eficaz, nada sai do lugar. De acordo com o Accountemps Survey, cerca de um terço dos gerentes de RH concordam que a falta de uma comunicação honesta tem o impacto mais negativo sobre o moral dos funcionários. E um moral ruim é um dos principais fatores que contribuem para uma queda no engajamento dos funcionários (ou fãs) na organização (ou fan page).

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Você usa o Facebook para conhecer novos amigos e para encontrar com os antigos. Para melhorar a comunicação fã com fã, você poderia postar fotos divertidas ou assuntos interessantes. Isso mantém seus fãs conversando.

Para te mostrar como isso pode ser feito, veja um post do Facebook bem humorado do Ben & Jerry’s:

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Não se esqueça de mostrar a sua personalidade. É aqui onde muitas celebridades acertam a mão. Elas entendem que a personalidade é a marca delas, então elas a ostentam.

Dê uma olhada na página da Sandi Krakowski – ela compartilha um conteúdo incrível sobre sua empresa e como ela vive a vida nos bastidores.

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O carisma dela brilha e é isso que a conecta com os fãs e esses com outros.

Estratégia de Facebook Marketing #12: Incentive o boca a boca

O marketing boca a boca é a maneira mais forte e eficaz de alcançar a audiência certa e convertê-la em clientes. Seja online ou offline, o boca a boca é o número 1.

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De acordo com a Nielsen, 77% dos consumidores são mais propensos a comprar um produto novo se eles ouvirem falar sobre ele dos amigos ou família.

E 92% dos consumidores confiam nas recomendações dos amigos e família mais do que qualquer outra forma de marketing. É por isso que marcas que estão no topo acreditam e investem mais dinheiro no marketing boca a boca.

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Se seus fãs puderem postar em sua página e tiverem um retorno significativo dos outros, eles estarão mais propensos a compartilharem sua página com os amigos.

Fanpage Karma analisou cerca de 60.000 páginas, com mais de 2.700.000 posts de fãs com menos de 3 meses. Veja o que eles descobriram:

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  • 83% dessas páginas permitem comentários.
  • Fan pages melhores respondem aos comentários mais rapidamente. Em menos de 2 horas, 71% dos posts novos receberam comentários, e são curtidos ou apagados dentro de 24 horas.

O que você pode aprender desse estudo da Fanpage Karma? Simples: crie engajamento em sua página e ofereça aos fãs conteúdo de alta qualidade.

Ao identificar seu “diferencial,” vá além e você receberá mais referências dos seus fãs. Criando engajamento com os fãs do Facebook e mantendo-os entretidos, você terá criado uma plataforma para mobilizar os fãs. Então eles serão mais propensos a te apresentar para os amigos deles.

Estratégia de Facebook Marketing #13: Preste mais atenção na marca

A marca é sua identidade online. Você tem que direciona-la, nutri-la e usá-la para expressar a cultura do seu negócio.

Se você tem uma página no Facebook, então nada deveria te impedir de promover a sua marca. 58% dos usuários do Facebook curtiram alguma marca. E mais pessoas vão curtir também, se você souber jogar o jogo.

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De acordo com a Leaderswest, 63% da geração do milênio permanece conectada às marcas através das plataformas de mídia social. E mais, 51% concordam que as opiniões sociais influenciam suas decisões de compra e 46% contam com as redes de mídia social quando eles estão prontos para comprar um produto online.

Além do mais, Jeff Bullas compartilhou estatísticas que sugerem que 47% dos consumidores nos EUA são influenciados pelo Facebook nas decisões de compra.

A maneira mais esperta de falar da sua marca usando sua página do Facebook é identificar o quê sua audiência quer e então usar todos os elementos da página para mostrar sua marca.

Por exemplo, o Facebook te permite usar uma imagem de capa e título customizados para sua página. O título é o primeiro ponto de contato entre você, os fãs e usuários que ainda não curtiram sua página.

Se você é um palestrante, use esse espaço para mostrar uma foto em que você esteja palestrando. Se você é da arte, você pode colocar um quadro no cabeçalho, de maneira que, quando os usuários entrarem em sua página, eles possam entender rapidamente sobre o quê ela se trata. Um exemplo típico é a HyperArts:

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Então como você constrói uma marca inteligente no Facebook?

i). Entregue um ótimo serviço de atendimento ao cliente: Usar o visual para melhorar sua marca é eficaz, mas isso não vai ajudar se o seu serviço de atendimento ao consumidor é pobre. Bons serviços de atendimento ao cliente não são apenas para a Amazon, Zappos, ou empresas e-commerce. É para você, também.

Não importa o que você faz, você precisa atender seus clientes. Sua página do Facebook é como sua loja ou blog. Você precisa proporcionar respostas às perguntas e nutrir ativamente uma comunidade fiel de fãs.

ii). Publique constantemente: De acordo com a HubSpot, empresas que usam blog constantemente geram 55% mais visitantes para o site e 88% mais leads qualificados.

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Não deixe sua página ficar obsoleta. Se você fizer isso, sua rejeição vai disparar. Eles inclusive irão passar para outra marca. A atenção deles é curta e eles não podem se dar ao luxo de gastar a atenção deles em um site parado.

Veja a página da Disney, por exemplo. Os fãs da Disney são os mais apaixonados e fiéis à marca.

Se você visitar a fan page da Disney, vai perceber que eles postam pelo menos uma vez por dia. Eles também usam hashtags. As hashtags #disneyside e #ImGoingToDisneyland são muito usadas todos os dias.

Nota: A Disney pode ter uma equipe trabalhando na página para mantê-la ativa, mas se você está em uma pequena empresa ou não tem os recursos que a Disney tem (eles têm mais do que todos nós, na verdade), considere pelo menos postar algumas vezes na semana.

Você deveria pesquisar a melhor hora para postar no Facebook. Em grande parte, a hora que você publica determina o seu alcance. Um estudo recente descobriu que os melhores dias para postar no Facebook são nas quintas e sextas-feiras. Mas você deveria fazer o teste por você mesmo, já que não existe uma regra universal.

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Estratégia de Facebook Marketing #14: Gerencie expectativas com honestidade

“Um bom design, quando é bem feito, se torna invisível. Somente quando ele é mal feito é que nós o percebemos” – Jared Spool

Poucas semanas antes de Steve Jobs falecer, o valor da ação da Apple caiu alguns pontos percentuais.

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Analistas de tecnologia e profissionais da bolsa de valores nos dizem que não foi a morte iminente de Steve a causa da queda – foi porque o mercado esperava algo a mais e não obtiveram da Apple.

Assumindo a gestão da Apple por um tempo, o que você pode fazer para gerenciar a expectativa dos fãs enquanto permanece por cima e ainda age de forma honesta? Se você está de férias e os fãs estão esperando um post seu, o que você faz?

Lembre-se que expectativas são baseadas no que veio antes – que estava totalmente sob seu controle.

É o mesmo com o blog. Se você condicionar seus leitores a esperarem um post toda semana, mas já se passaram duas sem nada de novo no blog, eles ficarão no mínimo confusos. Eles podem até se sentir traídos o suficiente para transferir a lealdade para um concorrente.

Quando você fica abaixo das expectativas, eles ficarão insatisfeitos e desapontados.

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Então o que acontece quando você falha ao suprir suas expectativas? Essa é a maior preocupação para profissionais de marketing de conteúdo, pois um rompimento na ordem natural das coisas pode fazer com que as pessoas abandonem sua lista ou parem de te seguir no Facebook.

Em suma:

  • Expectativas são baseadas no que aconteceu antes.
  • Não assuma que todo mundo saiba o que virá depois.
  • Seus fãs tem expectativas do seu produto, marca e da sua individualidade.
  • Sua fan page pode não estar alinhada com as expectativas dos seus clientes. É por isso que você precisa converter os fãs em assinantes – porque lá é onde a real expectativa pode ser suprida.

Se você tem o hábito de postar todos os dias, mas falha em fazer isso, explique as razões, mas não se desculpe. Dizer “me desculpe” te coloca em desvantagem.

Em vez disso, conte a história do que aconteceu para te manter postando sobre alguma coisa. Então recomece de onde você parou.

Não me interpretem mal: se desculpar pelos seus erros é uma boa maneira de curar as feridas e permanecer em paz. Mas quando você falha em suprir as expectativas, apenas seja honesto sobre o motivo. Não tente ser espertinho ou inventar alguma coisa – isso vai se voltar contra você, e os fãs não gostam disso.

Gerencie a expectativa dos consumidores com honestidade. Faça sua conversa ser pessoal. Compartilhe informações práticas para seus fãs. Lembre-se de que, como o design, quando bem feito, ele é ignorado. Mas quando você faz de maneira pobre, você é logo notado. A escolha é sua.

Fãs são realmente apaixonados por marcas que são consistentes e honestas, não necessariamente perfeitas.Esse deve ser o testemunho da sua marca.

Estratégia de Facebook Marketing #15: Faça auditoria das fan pages dos concorrentes regularmente

De acordo com o AgoraPulse, o truque para ficar à frente no Facebook é comparar sua página com a dos concorrentes.

O monitoramento da concorrência deveria abordar elementos muitos importantes.

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Descubra qual página tem a maior base de fãs, e por quê. Então use o que você aprendeu para melhorar sua própria página.

O primeiro desafio é encontrar a fan page dos concorrentes. Se você tem tido dificuldades com isso, siga estes passos simples:

Passo #1: Vá para o Likealyzer. Abaixo da caixa de pesquisa, clique na opção “Popular”:

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Passo #2: Selecione sua categoria. Se você quer analisar páginas do Facebook que pertencem a blogueiros ou são relacionadas a blogs, selecione de acordo com a lista de opções.

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Passo #3: Analise os resultados. Você pode examinar o número de curtidas que essas páginas tem na coluna à direita do nome da página.

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Nota: Se você visitar a fan page e tentar analisar o que eles estão fazendo corretamente nela, você pode não ter uma análise completa. Em vez disso, clique em uma das fan pages da sua lista de resultados para ver estatísticas como estas:

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Monitoramento da concorrência e análise é uma obrigação para todo profissional de marketing de mídia social. Quando você entende o que seus concorrentes estão fazendo nas páginas do Facebook, você pode melhorar seus próprios resultados.

Estratégia de Facebook Marketing #16: Monitorar, medir e rastrear

Por último, mas não menos importante, certifique-se que você rastreie as métricas certas no Facebook. Taxa de engajamento é uma métrica que vale a pena considerar. Se você tem conversado com seus fãs por um certo tempo, seu engajamento tem que ter melhorado.

Fique de olho também no alcance dos fãs. Isso corresponde ao número de fãs que viram um determinado post. Sua métrica de alcance não é a ação tomada pelos fãs ou amigos que já curtiam sua página. As visualizações que vieram dos seus amigos são armazenados em outro lugar – especificamente nas visualizações virais.

Se você quer descobrir sua métrica de alcance de fãs no Facebook, não procure por ela nas estatísticas de interface do Facebook. Você só vai encontrar isso no arquivo de Excel disponível para download. Social Media Examiner fornece um guia passo a passo bem claro.

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Depois, exporte os dados:

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Existem outras métricas das páginas do Facebook para considerar, tais como alcance orgânico, divulgadores (pessoas falando da sua página), taxa de cliques, feedback negativo e mais.

Conclusão

Não muito tempo atrás, as páginas do Facebook eram mais usadas para conectar-se com fãs e compartilhar os últimos produtos e serviços.

Hoje o jogo é bem diferente. Bons profissionais de marketing agora usam suas páginas para fornecer uma rica experiência para clientes em potencial, compartilhar posts de alta qualidade, e direcionar tráfego para seus blogs e landing pages.

O Facebook é ainda o gigante número 1 da mídia social. Não esqueça a palavra “social.” Crie uma atmosfera convidativa para seus fãs interagirem com você e com os outros. Preste atenção sobre como eles interagem e você irá descobrir exatamente o que eles querem de você.

Quais são os outros elementos de Facebook Marketing que você vê nas melhores páginas do Facebook que são úteis para profissionais de marketing de conteúdo?

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