17 Recursos e Ferramentas do Google Gratuitas para Profissionais de Marketing

resources

Você sonha com o dia em que o seu site será classificado no topo do ranking do Google para as suas palavras-chave focadas?

É hora de parar de sonhar e começar a fazer. Ao tomar a abordagem certa para o SEO, você vai ver que o seu site está subindo a escada dos mecanismos de busca. 

Mas o Google não está gosta de mim!

O Google não quer que o meu site alcance a maior posição!

Essas são as desculpas comuns que eu sempre escuto. Você pode continuar pensando desse jeito, mas lembre-se: o Google continua sendo o rei em termos de participação no mercado de buscas.

Enquanto alguns profissionais de marketing acreditam que o Google não gosta deles, outros percebem que a empresa do mecanismo de buscas, na verdade, quer que eles obtenham sucesso. Imagine só isso!

Fornecendo uma variedade de ferramentas de marketing gratuitas, o Google dá aos profissionais de marketing tudo que eles precisam, para que eles obtenham sucesso. Tudo que você tem que fazer é implementar as ferramentas e usá-las com sabedoria, de forma consistente, e continuar a avançar.

Baixe esta lista de 17 recursos e ferramentas do Google gratuitas.

Aqui estão os 17 recursos e ferramentas do Google gratuitas para profissionais de marketing, sem nenhuma ordem em particular, que todos profissionais de marketing devem manter em sua caixa de ferramentas.

1. Google Analytics – Essa é, talvez, a ferramenta gratuita do Google mais conhecida e amplamente utilizada. O gigante das buscas a descreve como um jeito de “transformar ideias em ação.”

Como um profissional de marketing, não há nada mais importante do que analisar dados regularmente. O Google Analytics te permite fazer isso com facilidade.

Essa ferramenta do Google tem muito mais funções do que simplesmente ver quantos visitantes o seu site recebeu. Ela também fornece dados sobre:

  • Engajamento social
  • Visitantes em tempo real
  • Tecnologia utilizada
  • Fontes de tráfego
  • As páginas mais bem classificadas
  • As palavras-chave mais bem classificadas

Da perspectiva do marketing, todos esses dados são importantes. Tome, como exemplo, o engajamento social. O Analytics te permite responder questões como:

  • Quais são as redes sociais que estão direcionando a maioria do tráfego?
  • Como esses visitantes estão interagindo com o meu conteúdo?
  • Qual conteúdo tem o melhor desempenho socialmente?

Se você acredita no poder dos dados, o Google Analytics é uma ferramenta do Google gratuita e poderosa, que pode agir como um guia para você.

image05

2. Planejador de Palavras-Chave do Google – O Google descreve essa ferramenta em termos simples:

“Planeje as suas campanhas de rede de buscas, obtenha insights de desempenho e veja ideias de palavras-chave.”

Fácil demais, certo?

Enquanto a própria ferramenta é fácil de usar, a maneira que você a implementa na sua estratégia de marketing não é nada fácil.

Você está procurando por palavras-chave de alto tráfego para o seu próximo post? Você gostaria de descobrir palavras-chave de cauda longa que estejam prontas para serem usadas?

Quando você insere um único termo, a ferramenta fornece milhares de ideias de palavras-chave. E melhor ainda, cada palavra-chave é acompanhada por dados importantes, como concorrência e o número médio de pesquisas mensais.

Para aqueles que estão comprando tráfego, o Planejador de Palavras-Chave também pode ser útil, pois ele fornece um custo aproximado por quantidade de cliques.

Não importa se você usa o tráfego orgânico ou o pago, você deve gastar muito tempo usando o Planejador de Palavras-Chave do Google.

image15

3. Google AdSense – Se você quer fazer dinheiro online, uma das melhores maneiras de começar é através do programa Google AdSense.

Com essa plataforma, tudo que você tem que fazer é adicionar um trecho de código ao seu site. A partir daí, o Google vai apresentar anúncios relevantes, pelos quais você é pago toda vez que alguém clica neles.

Existem muitas maneiras de fazer dinheiro online, portanto o AdSense não é a sua única opção. Entretanto, analisando a facilidade de se usar, especialmente entre iniciantes, não existem muitas estratégias de monetização mais fáceis de se pôr em prática.

Com um certo tráfego, o seu site pode gerar mais de $100k por mês. Isso não é fácil, e com certeza não é o que geralmente acontece. Mesmo assim, é possível, se você tiver uma estratégia de marketing para direcionar um tráfego qualificado e focado.

image07

4. Google Alertas – Você está interessado em se manter atualizado com as últimas novidades sobre a sua indústria? E sobre menções de empresas? Ou você quer manter o controle sobre a sua concorrência?

Em vez de fazer tudo isso manualmente, e gastar horas do seu tempo precioso, você pode configurar o Google Alertas para fazer esse trabalho pesado para você.

Você pode inserir qualquer consulta de pesquisa imaginável. A partir daí, sempre que houver informações novas, você tem a opção de receber uma atualização, diretamente na caixa de entrada do seu email.

É bom saber que o Google Alertas cuida dessas coisas para você enquanto você trabalha em outras áreas do seu negócio.

Eu conheço profissionais de marketing que preferem desempenhar essas pesquisas manualmente, dia após dia. Não há nada de errado nisso, mas usar o Google Alertas pode facilitar o trabalho deles. Essa ferramenta do Google pode economizar horas do seu tempo.

image11

5. Google Livros – Sempre há alguma coisa para se aprender. Quando o assunto é marketing, o jogo está sempre mudando.

Por isso eu amo o Google Livros. Com esse serviço, você pode pesquisar “o índice mais diversificado do mundo para pesquisar livros na íntegra” com rapidez e eficácia.

Por exemplo, a busca da frase “marketing de conteúdo” gera os seguintes resultados:

image06

Você já leu alguns desses livros? Já descobriu alguns que podem melhorar as suas habilidades com o marketing de conteúdo?

Eu sei que tem muita informação disponível online, mas nada substitui um bom livro. As coisas mudaram, mas os livros sempre vão ser úteis, na minha opinião. Por isso eu uso os serviços gratuitos do Google, para achar os melhores livros sobre os assuntos que me interessam.

6. Google Agenda – Como você consegue se virar com a sua agenda lotada? Como um profissional de marketing, você tem várias responsabilidades. Talvez você precise agendar os seus posts. Talvez você precise entrar em contato com escritores.

Não importa o que está na sua agenda, você precisa de um jeito para se manter organizado. É ai que o Google Agenda entra em ação.

Você pode compartilhar a sua agenda com outros usuários, ter ela só para você, ou até mesmo incorporá-la no seu site.

A minha função favorita é a habilidade de definir alertas de lembretes. Eu me considero uma pessoa organizada, mas tem horas que eu deixo passar alguns detalhes. O Google Agenda me ajuda a evitar esse tipo de coisa.

No passado, os profissionais de marketing usavam um calendário de papel para acompanhar compromissos, tarefas e outras responsabilidades. Esses dias se foram, e o Google Agenda é uma das ferramentas do Google que pode te ajudar no quesito organização.

image03

7. Documentos Google – Isso é o que você ganha com o Documentos Google, nas palavras da própria empresa:

“Com o Documentos Google, você pode gravar, editar, e colaborar onde estiver. E sem pagar nada por isso.”

Sim, é gratuito. Porém, eu pagaria por esse serviço mesmo que ele não fosse de graça. Existem tantas maneiras de se usar o Documentos, e como um profissional de marketing você deve estar de olho em algumas.

Eu compartilho documentos regularmente com a minha equipe. De rascunhos de posts a ideias de conteúdo, é fácil expressar os meus pensamentos e compartilhá-los imediatamente com os outros.

Existem muitas funções poderosas associadas com o Documentos Google. As minhas favoritas (mesmo que sejam simples) são:

  • Verificar a contagem de palavras
  • Verificar a ortografia
  • Esboço de documentos
  • Ferramenta de tradução

A maioria dos profissionais de marketing são familiarizados com o Documentos Google, mas se você não é, agora é a hora de tentar. Tudo que você tem que fazer é uma conta no Google, o que você provavelmente já tem. Depois, deixe a experiência começar!

image17

8. Planilhas Google – O Planilhas Google é como uma planilha tradicional com esteroides. Ela te permite criar vários tipos de planilhas, e todas podem ser editadas e compartilhadas com outros.

Além de criar a sua própria planilha do zero, você pode contar com alguns modelos do Google. Eles incluem:

  • Lista de afazeres
  • Orçamento anual
  • Cronograma

Algumas dessas coisas podem te ajudar a alcançar os seus objetivos de marketing? Eu já experimentei as planilhas personalizadas, assim como os modelos, e o meu favorito é a lista de afazeres.

Não é o modo mais avançado de se criar uma lista de afazeres, mas a ferramenta me permite gravar os meus pensamentos e compartilhar a informação com os outros.

Como o Documentos Google, o Planilhas é fácil de usar, cheio de funções e poderoso o bastante para satisfazer todas as suas necessidades relacionadas com planilhas.

image16

9. Google Drive – Na minha opinião, o Google Drive é uma ferramentas do Google que pode ser muito mais aproveitada pelos profissionais de marketing.

Com ele, você pode armazenar uma variedade de arquivos com segurança, os quais podem ser acessados de qualquer dispositivo móvel, através do serviço do Google Drive. E melhor ainda, você é capaz de editar os seus arquivos de qualquer dispositivo, incluindo o seu smartphone ou o seu tablet.

Quando você começa, ganha 15GB de armazenamento de graça. Para alguns, isso é mais do que suficiente. Entretanto, alguns precisam de mais armazenamento. O Google te permite comprar armazenamento adicional por um preço razoável, como 100GB por $1.99/mês ou 1 TB por $9.99/mês.

Se você quer armazenar e compartilhar os seus arquivos online, é hora de conhecer o Google Drive.

image04

10. Google Trends – Quando você sabe qual é a tendência na sua área, você sabe como criar um conteúdo que vai atrair um grande número de visitantes.

Com o Google Trends, você pode ver histórias em destaque, assim como “histórias que são tendência atualmente.” Você também tem a oportunidade de se aprofundar para descobrir assuntos oportunos, baseando-se na sua área.

Navegue pela categoria tecnologia e você verá resultados como os seguintes:

image01

Talvez você esteja interessado no que está acontecendo com a Microsoft e o Google. Clicando nesse título você vai receber artigos relevantes, o interesse ao longo do tempo, o interesse por região e as consultas que são tendências.

image14

Você consegue transformar uma dessas consultas em um post? Fazendo isso em um tempo hábil, você vai ter uma chance melhor de atrair visitantes e se conectar potencialmente com os meios de comunicação.

Uma vez que você aprende a usá-lo, o Google Trends fica simples.

11. Google+ – Nós sabemos que as coisas não funcionaram tão bem para o Google+, do jeito que a empresa queria que funcionasse.

Embora o consenso é que o Google+ falhou, não significa que você deva ignorar inteiramente essa plataforma de rede social. Ela ainda pode fornecer muitas oportunidades, como a habilidade de compartilhar conteúdo com outros, criar enquetes e crescer a sua rede.

Eu sou o primeiro a admitir que eu não uso o Google+ tanto quanto eu uso outros sites de redes sociais, mas isso não significa que eu não tenha presença lá.

image10

Como você pode ver, eu tenho milhares de seguidores e mais de 2,6 milhões de visitas, ao todo.

Você não precisa gastar dinheiro para usar o Google+. Usar o serviço vai apenas tomar um pouco do seu tempo.

Mesmo que você apenas adicione links nos seus novos posts na sua página, você vai ver que a sua contagem de seguidores e visualizações continuam crescendo.

O Google+ é tudo aquilo que a empresa esperava que fosse? Não. Ele está morto? Com certeza não. Ainda existem coisas boas que você pode aproveitar usando essa plataforma de mídia social.

12. Apresentações do Google – Você está no processo de criação de uma apresentação? Você pode fazer uma apresentação para um grupo de investidores em potenciais, colegas de trabalho, ou clientes atuais. Não importa qual seja a audiência.

Se você quer criar uma apresentação visualmente atraente sem exagerar e gastar milhares de dólares, o Apresentações do Google é a ferramenta certa para você.

Como o Documentos Google e o Planilhas Google, o Apresentações do Google é umas das ferramentas do Google em que você pode criar uma apresentação personalizada ou escolher um desses modelos: 

  • Pitch
  • Sua grande ideia
  • Álbum de fotos
  • Portifolio

Com a possibilidade de personalizar cada um desses modelos, você pode querer começar com um. Ele vai ser um ponto de partida para você, em vez de começar do zero.

Quando personalizar o seu slide, experimente as seguintes funções:

  • Layout
  • Fonte
  • Cor
  • Tamanho
  • Tabelas e gráficos
  • Fundo

Um slide é, geralmente, a melhor maneira de apresentar informações. Você pode criar slides muito bons com o Apresentações do Google, além de compartilhar a sua apresentação com os outros. Esse ambiente colaborativo pode gerar a solução perfeita.

image00

13. Bate-papo do Google – Antes de descartar essa ferramenta, pense duas vezes no você está fazendo.

Eu sei que você tem um celular. Eu sei que você tem acesso a uma variedade de outras ferramentas de comunicação. Porém, isso não significa que não há espaço para o Bate-papo do Google na sua vida diária.

O Bate-papo do Google oferece um número para todos os seus celulares, permitindo a você redirecionar cada ligação para o dispositivo que você escolher. Além disso, o sistema de correio de voz único, a longa distância gratuita dentro dos Estados Unidos, e as baixas taxas em chamadas internacionais fazem do Bate-papo do Google uma ferramenta interessante.

Eu sou um grande fã do Bate-papo do Google, por muitas razões, mas com uma razão em especial: a capacidade de acompanhar o desempenho de um número de celular colocado em seu site.

Você quer saber quantas ligações você está recebendo? Você quer saber quantas pessoas estão se convertendo em clientes?

Com o Bate-papo do Google, você pode facilmente testar a localização, o tamanho e a cor do seu botão de número de celular, e como ele é localizado no seu site.

Se você quer aprender mais sobre o Bate-papo do Google, visite essa página.

image09

14. Google Webmasters – Uma maneira eficaz de entender melhor o seu site, incluindo o nível geral da saúde dele, o Google Webmasters é uma das ferramentas essenciais do Google para os profissionais de marketing. Através dessa ferramenta, você pode fazer as seguintes coisas:

  • Revisar a saúde do seu site, como erros de rastreamento, alertas de malware e URLs bloqueadas.
  • Configuração do site. Está tudo sob controle na configuração do site?
  • Backlinks. Verificar de onde os seus links estão vindo.
  • Tráfego do site. De consultas de pesquisas até links, você pode ver de que modo as pessoas estão acessando o seu site.

E isso é só o começo. Você pode fazer muito mais coisas através da sua conta no Google Webmasters. Você pode adicionar quantos sites você quiser na sua conta, então não perca tempo.

image13

15. YouTube – Empresa do grupo Google, aqui estão algumas estatísticas importantes relacionadas com o serviço de compartilhamento de vídeo do YouTube:

  • O YouTube tem mais de um bilhão de usuários.
  • O YouTube “alcança mais pessoas da faixa etária de 18-34 e de 18-49 anos do que qualquer TV a cabo no EUA”
  • O YouTube lançou versões locais em cerca de 100 países.

Da perspectiva do marketing, existem tantas formas de se usar o Youtube. Obviamente, você pode implementar uma estratégia de marketing de vídeo, com a ideia de fornecer conselhos a clientes em potencial e direcionar tráfego ao seu site.

Outra coisa que você pode fazer é selecionar, entre os milhões de vídeos do Youtube, tópicos sobre marketing e assuntos relacionados. Você nunca sabe o que você pode aprender com outra pessoa, então separe um tempo toda semana para assistir alguns vídeos.

Quando o Google comprou o YouTube em 2006, por $1,65 bilhão, algumas pessoas pensaram que a empresa tinha cometido um erro. Agora é fácil ver que foi a decisão certa.

image12

16. Google Chrome – Você está procurando por um navegador rápido e gratuito, e que está ganhando cada vez mais popularidade? O Google Chrome é a resposta.

O Chrome é a escolha preferida entre os profissionais de marketing, graças a quantidade de extensões disponíveis. Quando você visitar a Chrome Web Store, você vai ficar surpreso com a quantidade de extensões que são voltadas para os profissionais de marketing. Algumas das melhores opções são:

  • SEO Site Tools, Análise de site
  • SEOquake
  • Impactana Content Marketing Toolbar

Mas não para por aí. Visite a Chrome Web Store, pesquise por uma variedade de palavras-chave relacionadas com marketing, e veja o que pode você encontrar.

Usar o Google Chrome como seu navegador é uma boa ideia. Quando você adiciona algumas extensões de marketing, o poder e a funcionalidade entram em ação.

image02

17. Google Mail – Pode ser Google Mail, Gmail, ou qualquer nome que você queira chamá-lo. Este provedor de serviços de email é o mais usado por uma razão.

É assim que o Google descreve o Gmail:

“Propriedade do Google, o serviço de email baseado na web fornece detalhes de armazenamento, opções e links para serviços relacionados.”

Dica profissional: se você está usando o Gmail juntamente com o Chrome, dê uma olhada em algumas das muitas extensões que estão disponíveis. Algumas das minhas favoritas incluem:

Os profissionais de marketing sabem que uma coisa é verdade: eles estão sempre mandando e recebendo emails. Com uma variedade de funções de alto nível, da filtragem até os rótulos, o Gmail pode ser o provedor certo para você.

Com mais de um bilhão de usuários ativos mensais, o Gmail deve estar fazendo alguma coisa boa. Já é hora de você descobrir o que é.

image08

Conclusão

Profissionais de marketing da atualidade têm acesso a mais ferramentas do que nunca. Se você se interessa em SEO, você está bem servido. Se você quer usar o Twitter para crescer a sua marca, existem ferramentas para isso. E isso é só o começo.

Depois de ler esse artigo, você deve ter uma ideia clara de quais ferramentas do Google para profissionais de marketing podem te ajudar a alcançar os seus objetivos.

Nenhuma dessas ferramentas do Google garante um lugar alto nos rankings de classificação do mecanismo de busca, mas quando combinadas com a estratégia certa, cada uma delas pode te botar na direção certa.

Você já experimentou alguma dessas ferramentas do Google? Você adicionaria alguma outra nessa lista? 

Share