20 Maneiras de Usar as 5 Melhores Ferramentas de Marketing Online

marketing tools

Você está por dentro das diversas ferramentas de marketing online que podem alavancar o seu negócio?

Existem milhares delas à sua disposição. Por exemplo, aqui está uma lista com as 75 ferramentas de marketing de conteúdo que você deveria considerar.

Porém, o grande problema é: Existem diversas maneiras de se utilizar cada ferramenta. Por essa razão, é essencial que você dedique uma certa quantidade de tempo para examinar e experimentar cada uma delas.

Neste artigo, iremos discutir sobre os detalhes mais importantes das cinco melhores ferramentas de marketing online. Para cada uma, te darei uma visão mais clara sobre como utilizá-la a seu favor.

Lembre-se, o acesso a uma ferramenta de marketing online é apenas o começo. Se você quer realmente alcançar os melhores resultados, você deve saber como operá-la. Aqui vamos nós!

1. BuzzSumo

Se você é um fã do meu blog, você já sabe que essa é uma ferramenta da qual eu sempre venho falando. Eis o porquê: Ela é uma das mais versáteis ferramentas de marketing online para profissionais de todos os níveis de experiência. Melhor ainda, leva apenas alguns minutos para entender como ela funciona.

Uma simples pesquisa no BuzzSumo irá revelar uma grande variedade de informações, as quais poderão te auxiliar a alcançar suas metas. Entretanto, existem algumas maneiras em particular de se utilizar essa ferramenta.

1. Busque por Assunto ou Domínio

Tudo começa pelo botão de busca. Você tem a opção de fazer uma pesquisa por assunto ou domínio, ambas oferecendo informações semelhantes.

Por exemplo, você poderia usar a frase “marketing de conteúdo” ou inserir o domínio “NeilPatel.com”

De ambas as formas, você será imediatamente direcionado para uma página com informações mais detalhadas sobre o conteúdo que melhor se relaciona com suas palavras-chave e concorrentes.

image14

2. Descobrindo Ideias para Artigos

Você está tendo dificuldade em encontrar temas para novos artigos? Com o BuzzSumo, isso não é mais um problema. Além de conseguir novas ideias, você poderá basear o conteúdo a ser escrito em outros semelhantes que já alcançaram um bom desempenho no passado.

Por exemplo, uma pesquisa pelo termo “marketing de conteúdo” apresenta os seguintes resultados:

image06

Esses posts estão tendo um bom desempenho, em termos de compartilhamentos sociais e backlinks. Você pode criar algo que tenha ainda mais a oferecer?

3. Entenda Melhor o Alcance das Redes Sociais

Se você quer tirar o máximo de vantagens das redes sociais, o BuzzSumo pode te ajudar a entender melhor qual tipo de conteúdo está alcançando a melhor resposta.

Para acompanhar uma lista de títulos, como foi visto acima, veja as informações abaixo:

image07

Não faz sentido criar conteúdos semelhantes (somente se forem melhores), com a expectativa de alcançar o mesmo alcance social ou melhor?

4. Oportunidades de Backlinks

A divulgação por e-mail é de grande importância para a construção de backlinks e demonstração para o público da sua autoridade no seu mercado.

Porém, aqui vai uma pergunta: Como você otimiza o uso do seu tempo?

A cada resultado, o BuzzSumo apresenta um link para uma lista de backlinks para cada assunto. Uma vez criado seu conteúdo, você terá acesso aos respectivos sites e poderá se apresentar. Considerando que eles têm interesse no que você está oferecendo, sua chance de construir uma nova relação e conseguir um link é muito maior.

image09

2. Hootsuite

O Hootsuite pode te ajudar muito com relação às redes sociais. Se é isso que você quer, existem algumas maneiras em particular para utilizar essa ferramenta.

5. Agende Previamente as Atualizações

Um dos grandes problemas em relação às redes sociais é encontrar tempo suficiente para manter atualizações constantes. Afinal, não é algo que você irá querer focar hoje e esquecer depois de algumas semanas. O sucesso nas redes sociais se resume em estar sempre presente, dia após dia.

Com o HootSuite, você pode agendar atualizações, em antecipação. Isso garante que seus perfis se mantenham atualizados, sem que você tenha que mover um dedo.

image04

6. Conte com Sua Equipe

Redes sociais não precisam ser sempre o trabalho de uma pessoa só. Você pode designar alguns membros da sua equipe para trabalharem juntos nessa tarefa.

Com o Hootsuite é fácil de compartilhar ideias, solicitar aprovações e rejeitar atualizações que não se encaixem bem.

O melhor de tudo é que todas as informações ficam disponíveis no painel de controle do Hootsuite, possibilitando um processo mais simplificado.

7. Avalie suas Estatísticas

Se você quer entender melhor sobre seu alcance social, dentre outros indicadores, o Hootsuite pode te ajudar de diversas formas. Tudo começa pela criação de um relatório:

image02

A partir daí, você pode escolher o tipo de relatório que funcionará melhor para você. Por exemplo, um “Twitter Profile Overview” é algo que:

“Oferece uma visão geral da sua conta do Twitter. Inclui o crescimento dos seguidores ao longo do tempo, menções de palavras-chave e os links Owly mais populares”

Como você sabe, eu adoro vasculhar informações, sempre a fim de entender melhor o meu negócio. Você pode utilizar o Hootsuite para coletar os dados mais importantes, quando se trata de plataformas de redes sociais.

8. Anexo de Mídias

Existem diversas maneiras de fazer com que suas atualizações nas redes sociais se destaquem, dentre elas o uso de mídias. Seja com imagens ou vídeos, o Hootsuite não irá te deixar na mão.

Ao agendar atualizações, você verá este quadro:

image11

Daí em diante, tudo que você precisa fazer é elaborar sua mensagem, adicionar fotos ou vídeos e publicar (ou agendar) a atualização.

3. Google Analytics 

Existem muitos programas para rastrear os visitantes do seu site e dados relacionados, mas o Google Analytics é de longe o mais popular. Por essa razão, você deveria dedicar algum tempo para aprender um pouco mais sobre essa ferramenta de marketing online.

Muitas pessoas não o consideram como uma ferramenta de marketing online, mas isso é exatamente o que ele é. Com a abordagem correta, você poderá utilizá-lo para entender melhor seu público-alvo e desenvolver um plano de crescimento futuro.

9. Detalhamento do Tráfego

Você já sabe que as pessoas visitam seu site, mas não entenderá a maneira como interagem até fazer uma análise mais próxima. Tudo começa com uma visão geral mais detalhada do seu tráfego. É algo parecido com isto:

image08

Ao usar esses dados como ponto de partida, você entenderá melhor com o que está lidando, a medida que for se aprofundando.

10. De onde vêm seus visitantes?

Do ponto de vista do marketing online, essa é uma questão que o Google Analytics pode responder com certeza.

image19

O que você vê aqui é um site que conta com o tráfego direto, das redes de display e da busca orgânica. Apesar de não haver nada de errado nessa abordagem, os dados mostram que há espaço para melhorias. Por exemplo, o dono do site poderia focar seus recursos em redes sociais e em marketing por e-mail.

11. Conteúdo do Site

Se você não sabe quais páginas são as mais visitadas do seu site, você está de fato perdendo dados muito importantes.

Ao saber quais páginas estão atraindo mais visitantes, você será capaz de ajustar seu plano de marketing levando isso em consideração. Por exemplo, você poderá descobrir que certo conteúdo dentro de um assunto é o mais popular. Nesse caso, faz sentido que você dedique mais tempo a ele no futuro. Em outras palavras, dê aos seus leitores o que eles querem.

De toda forma, você descobrirá muito mais do que apenas as páginas mais visitadas. Reveja também estes dados:

image17

12. Analise as melhores Palavras-chave

Como a maioria das empresas, você provavelmente sonha com o dia que seu site alcançará o topo do Google para suas palavras-chave escolhidas. Isso não é algo fácil de conseguir, mas é uma meta que é provável que você tenha definido.

O Google Analytics poderá te mostrar se você está no caminho certo. Veja abaixo:

image16

A tabela mostra quais palavras-chave estão direcionando a maior parte do tráfego, a % de novas seções e o número de usuários.

4. All in One SEO Pack 

O seu site foi construído através do sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) do WordPress?

Se a resposta é sim, você sabe que existem milhares de plugins à sua disposição. Apesar de poder considerar todos eles, você provavelmente confiará em alguns poucos para te auxiliar em suas metas.

O “All in One SEO Pack” é um dos plugins mais populares do WordPress de todos os tempos. Existem algumas razões para isso:

  • É de graça e fácil de usar.
  • Produz resultados.
  • Te ajuda a elaborar melhor uma estratégia segura de SEO.

Com tantos benefícios interessantes, vamos examinar algumas maneiras de utilizar essa ferramenta de marketing online a seu favor.

13. Características do Sitemap XML

Veja o que a página oficial de download do plugin tem a dizer:

“Oferece suporte para sitemaps XML para a maioria dos mecanismos de busca, para garantir que eles possam facilmente rastrear seu site. Escolha entre sitemaps estáticos ou dinâmicos para melhorar seu desempenho.” 

Se você entender a importância de criar um Sitemap XML, descobrirá que ele é um ótimo negócio.

image00

14. Implementação de Módulos de SEO

Essa não é uma característica na qual todos os usuários do plugin confiam, mas você definitivamente deveria dar uma chance a ela.

image18

Desde redes sociais até edição de arquivos, novos módulos de SEO sempre estão sendo adicionados. Se caso você precisar de alguma ajuda nesse ponto do seu site – e talvez precise – não hesite em experimentar cada módulo, e veja o que eles podem te oferecer.

15. Suporte a Posts Personalizados

Seu site é mais do que apenas publicação de conteúdo em posts de blog?

Se você respondeu sim, você ficará feliz com o fato que o plugin All in One SEO oferece um suporte out-of-the-box (“direto da caixa”, após a instalação) para posts personalizados.

Isso é extremamente importante em muitos dos casos, como por exemplo se você está usando um software de e-commerce ou tenha um fórum instalado.

image05

Em muitos plugins, você fica limitado ao tipo de suporte que está disponível.  Nesse, entretanto, posts personalizados são tratados como todos os demais.

16. Para Editar Rapidamente Dados de SEO

Como você provavelmente já sabe, algumas vezes você precisará editar seus dados de SEO. Isso pode ser difícil se você não tiver o plugin correto para facilitar sua vida.

Esse plugin evita a perda de tempo durante a edição dos dados de SEO. Em vez de pular de página em página para fazer as alterações, tudo fica centralizado em um mesmo local.

image12

Como você pode ver, leva apenas alguns segundos para clicar no botão “Editar”, ajustar os dados e salvar as mudanças. São características como essa que fazem o All in One SEO Pack um dos plugins mais práticos que existem.

5. SEMrush

Quanto mais dados você puder coletar, com relação ao seu site e concorrentes, melhor será para você.

Essa é a razão pela qual o SEMrush se tornou uma das melhores ferramentas de marketing online. Não importa se você está começando um negócio ou está no seu ramo há muitos anos, não existe desculpa para deixar passar batido toneladas de dados referentes ao seu site, mercado e concorrência, como um todo.

Existem milhares de maneiras de usar o SEMrush, mas você verá quatro das melhores.

17. Revisando Seu Perfil de Backlinks

Faça uma simples busca em seu domínio e você encontrará um relatório como este abaixo:

image03

Apesar de todos os dados serem importantes, preste bastante atenção no número de backlinks. Além do valor total, a informação é dividida em domínios de referência e IPs de referência.

Prossiga pelo relatório e você ainda irá encontrar mais dados sobre os backlinks:

image01

Ao emitir um relatório sobre seu próprio site, você entenderá melhor sobre a qualidade do seu perfil de links.

Em paralelo, ao emitir um relatório sobre um concorrente, você poderá usar os dados para te ajudar a garantir links de alta qualidade.

18. Quem São Seus Concorrentes?

Não importa em qual mercado você está, você sabe que sempre existe muita concorrência. Uma pesquisa por NeilPatel.com mostra os seguintes concorrentes:

image15

Com o SEMrush, você poderá acessar cada um desses links e examinar os dados associados ao respectivo site (mais informações abaixo).

19. Entendendo as melhores Palavras-chave Orgânicas

Você está alcançando sucesso através de sua estratégia de SEO orgânico?

Responda a essa pergunta revisando suas top palavras-chave orgânicas.

image13

Lembre-se de revisar mais do que sua lista de palavras-chave. Foque também nas quatro colunas à direita do relatório. Elas mostram:

  • Posição
  • Volume
  • CPC
  • Tráfego

Dessa forma você saberá como está o seu desempenho nos mecanismos de buscas, e se você precisa ou não ajustar sua estratégia para focar em palavras-chave diferentes.

20. Detalhamento da Concorrência

Acima, falamos sobre como você pode utilizar o SEMrush para identificar sua concorrência.

Você pode ir mais afundo através da análise do detalhamento de sua concorrência. Isso oferece uma longa lista de todos os seus concorrentes orgânicos, geralmente enumerando alguns milhares.

Talvez você não tenha tempo para analisar cada competidor, mas é interessante verificar o que as 5 ou 10 melhores têm feito. O relatório é dividido em:

  • Domínio
  • Nível do Concorrente
  • Palavras-chave Comuns
  • Palavras-chave SE
  • Tráfego SE
  • Preço de Tráfego SE
  • Palavras-chave de Anúncios

Se você aprendeu tudo que é possível sobre seu site, é hora de focar sua atenção na concorrência. Com um relatório detalhado, você entenderá melhor o que seus concorrentes estão fazendo e qual a sua posição quando comparado a eles.

image10

Conclusão

Você está dentre o grupo de profissionais do marketing que dedicam a maior parte do tempo em atividades ligadas ao marketing digital?

Se sim, então as ferramentas corretas podem melhorar seu desempenho e gerar resultados melhores.

Com esse artigo, espero que você tenha conseguido uma ideia melhor de como usar cinco das mais poderosas ferramentas de marketing online.

Quais são suas opiniões sobre essas ferramentas? Você tem alguma outra dica para conseguir mais de cada uma delas? Deixe seus comentários na seção abaixo.

Share