25 Formas Inteligentes para Aumentar Número de Comentários do Blog

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Todo mundo adora comentários. Por isso hoje eu vou falar sobre várias formas de aumentar comentário no blog.

Comentários valiosos podem gerar visitas e leads qualificados para você. Por exemplo, eu gerei US$25.000 de apenas 249 comentários em outubro de 2014.

Marcus Sheridan costuma gastar 5 a 6 horas por semana, lendo e comentando nos blogs de outras pessoas. Ele faz isso porque ele quer fazer a diferença e atrair mais leitores. Comentar em blogs empresariais onde seus clientes ideais e leitores ideais costumam acessar é uma estratégia muito boa.

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E você sabe como é o sentimento quando o seu conteúdo fica por semanas sem um número de comentários no blog expressivo. É como estar falido.

Você gasta várias horas no seu post e finalmente o publica. Você espera pelas pessoas que vão ler e deixar comentários valiosos. Ao final do dia ou da semana, você se sente desapontado porque parece que ninguém se importa.

É doloroso. Eu já estive lá. Mas isso pode mudar. É por isso que eu escrevi esse artigo detalhado para te guiar.

Aumentar número de comentários em um blog pode não ser a melhor métrica para medir o sucesso do seu blog, mas como diz Jeff Goins, eles são ao menos uma forma de moeda para blogueiros e outros profissionais de marketing de conteúdo.

Vamos explorar 25 maneiras para aumentar número de comentários para os posts do seu blog e aumentar o seu tráfego através da experiência do usuário:

Faça download desse documento com dicas que te permitem aumentar número de comentários no seu blog.

1. Faça perguntas abertas (ou um pedido)

De acordo com o Media College, uma pergunta aberta tende a incentivar um maior envolvimento, ou seja, comentários. Em outras palavras, você está dando às pessoas a oportunidade de se expressarem e deixarem uma resposta significativa e completa

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474 pessoas responderam à essa pergunta aberta, porque deu-lhes espaço para se expressarem mais plenamente.

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Um dos maiores motivos porque um blog não gera uma boa quantidade de comentários é por fazer perguntas fechadas. Perguntas fechadas só podem ser respondidas com “sim” ou “não,” ou com uma resposta direta que não dá liberdade para a pessoa se expressar.

Perguntas abertas podem ter um impacto significativo no número de comentários que seus posts geram.

Elas não são úteis apenas para pesquisas. Na verdade, você pode usá-las muito bem no seu conteúdo, principalmente na conclusão dos seus textos.

Por exemplo, abaixo nós temos dois tipos de perguntas fechadas:

Pergunta 1: Você gosta de viajar?

Resposta: Sim (ou Não)

Pergunta 2: Qual sua cor favorita?

Resposta: Vermelho (ou Verde)

Por outro lado, uma pergunta aberta não pode ser respondida com um simples “sim” ou “não”, ou com uma resposta direta.

Veja esses exemplos de perguntas abertas:

Pergunta 1: Como você consegue levar tráfego para seu blog?

Resposta: Eu pesquiso blogs que recebem uma grande quantidade de visitantes. Então, eu estudo seus posts mais populares e peço para fazer um guest post. Minhas melhores estratégias para levar tráfego são guest posts e tráfego de cauda longa.

Perguntas abertas (ou pedidos) geram mais comentários? Sim, elas geram. Ramsay Taplin, fundado do Blog Tyrant, usa essa abordagem. Num dos seus posts recentes, veja o que ele perguntou:

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E adivinhe quantos comentários ele conseguiu gerar até agora para esse post no blog? 69 comentários. Nada mal!

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2. Escreva posts com listas dos melhores ou piores

Você quer melhorar seu tráfego orgânico, experiência do usuário e gerar comentários poderosos nos seus posts do blog?

Então considere escrever posts com listas (chamados de top list posts). A maioria das pessoas lutam para conseguir ganhar tração online quando lançam seus primeiros blogs, até que descobrem essa estratégia de marketing de conteúdo.

Por exemplo, Michael Dunlop, fundado do Popup Domination já escreveu mais de 100 top list posts, que já foram vistos por milhões de pessoas. Na verdade, ele consegue mais de 100.000 visitantes por mês vindos dos artigos “top list” e seu blog é um dos que mais lucram na internet.

Um bom exemplo nacional é o site Lista10, todos os seus artigos são listas Top 10 dos mais variados assuntos. Veja um dos posts mais famosos.

Como cria os artigos “top list”?

Adicione a palavra-chave que as pessoas estão procurando no seu título.

Não tente soar como um professor de português. Ninguém se importa com o quão vasto é o seu vocabulário. Os usuários querem ter informações relevantes o mais rápido possível. Quem irá pesquisar por “eliminar os pesadelos de fazer um blog?” Esse título não vai atrair visitas.

Top 10 Maneiras de Eliminar os Pesadelos de Fazer um Blog

Mas você pode usar essa:

Top 10 Maneiras de Construir um Blog de Sucesso

Artigos sobre top listas funcionam. Expert Photography usou essa estratégia para gerar mais de 60 comentários nesse post do blog.

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Nota: Pela minha experiência, eu posso dizer que artigos de top listas detalhadas tem um desempenho melhor nas ferramentas de busca e também nas mídias sociais. Mas em vez de escrever uma lista “top 10”, faça um top 15 ou maior e suas chances de gerar mais visitantes qualificados e comentários irão crescer.

Por exemplo, o post 17 poderosas fontes de backlinks do Brian Dean, que foi publicado em 4 de dezembro de 2014, gerou 1622 comentários.

O artigo possui mais de 2.000 palavras e contém dados e imagens precisas. Outros posts de top listas que geraram muitos comentários em pouco tempo são:

3. Mencione o nome de experts/autoridades

Você quer motivar os influenciadores do seu mercado a compartilhar seu conteúdo? ShareAHolic recomenda que você mencione eles no corpo do seu conteúdo.

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Eu usei essa estratégia para gerar mais de 120 comentários nesse meu artigo (na versão original em inglês) – no artigo eu mencionei e inseri links para mais de 50 grandes influenciadores no marketing de conteúdo.

A razão pela qual você deve mencionar blogueiros famosos e influenciadores nas mídias sociais, e não algumas celebridades como Obama, Jay Z e outras, é simples: Celebridades nem sempre leem blogs.

E eles não possuem seus próprios blogs. Sim, eles podem ter um site corporativo ou pessoal, mas eles raramente o visitam ou atualizam. Então, as chances de você ter seus posts citados ou recomendados para a rede deles é bastante pequena.

Mas se você mencionar um expert que comanda um blog popular e ativo, você não apenas vai motiva a pessoa a visitar seu blog e deixar um comentário, mas você pode ganhar links de confiança para os seus conteúdos.

Adam Connell, CEO da Blogging Wizard, realmente sabe como mencionar autoridades no seu conteúdo.

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No seu post recente ele gerou mais de 40 comentários, isso é como ele mencionou Glen Long (um blogueiro profissional) no seu post:

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Para conseguir mencionar um blogueiro profissional da maneira certa e aumentar suas chances de conseguir que ele comente e link de volta para seu blog, siga essas dicas simples:

  • Mencione o nome inteiro deles (por exemplo, Glen Long) e link para o blog ou guest post dele
  • Cerque o nome dele com outros grandes influenciadores no mercado
  • Cite o especialista corretamente (por exemplo, Derek Halpern, da Founder of Social Triggers).
  • Peça para eles verificarem o conteúdo do blog e contribuir para a conversa (ou seja, deixar um comentário)
  • Corra atrás para informar os especialistas que você mencionou o nome deles ou criou um link para o site deles no seu post. No entanto, para que sua abordagem por e-mail seja bem sucedida, você deve aprender como enviar e-mails para pessoas ocupadas, e evitar gastar o tempo deles.

Outro exemplo: Eu mencionei Ramsay Taplin do Blogtyrant.com num post recente meu e ele se motivou a escrever um comentário. É claro que eu o respondi para deixar a conversa fluir.

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4. Usar vídeo no seu conteúdo

Essa estratégia pode não ser para todo mundo. Mas se você pode inserir um vídeo relevante no seu post, você irá aumentar muito o interesse, pois as pessoas vão lembrar de 70% do que elas viram e escutaram.

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Você sabia que 75% dos executivos disseram à Forbes que eles assistem vídeos relacionados ao trabalho online, e 65% visitam o site da pessoa após assistir o vídeo?

Além disso, vídeo pode te ajudar com o SEO. Se você quer que as páginas do seu site apareçam na primeira página do Google, você deve adicionar vídeos à elas.

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Ao longo dos anos, desenvolver um blog se tornou extremamente útil para adquirir leads e aumentar vendas, blogueiros inteligentes aprenderam que a combinação de diferentes meios de comunicação social para se conectar com os leitores podem fazer maravilhas. De acordo com Exponential Programs, quanto menor for o vídeo, mais tempo prende a atenção do espectador.

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Assim, quando utilizar vídeos para melhorar o valor de seus posts ou artigos, faça-os curtos, relevantes e poderosos.

Vários blogs de autoridade são construídos sobre este conceito, especialmente aqueles que possuem vídeos incorporados aos seus posts. Marie Forleo é uma das principais influenciadoras das mídias sociais e uma animada profissional de marketing digital. Seus posts normalmente geram mais de 100 comentários e algumas vezes até mais de 300 comentários.

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Aqui está uma prova de que a adição de vídeos para seus posts funciona, e não é apenas um acaso: Derek Halpern, fundador do Social Triggers, gasta milhares de dólares para criar vídeos interessantes e poderosos que ele incorpora aos seus posts.

Num bom dia, ele consegue gerar mais de 100 comentários. Veja o trecho do vídeo incorporado abaixo.

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5. Comente ativamente em todos os lugares

Esteja em todos os lugares,” diz Pat Flynn.

É uma forma simples mas eficaz para aumentar comentários no seu blog. Defina seu público-alvo, conduza uma análise de audiência competitiva, e seja consistente com sua estratégia de conteúdo.

A estratégia de “estar em todos os lugares” atravessa várias plataformas de marketing e táticas para alcançar seu público ideal.

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A verdade é que, se você gastar um bom tempo fazendo comentários relevantes nos blogs de outras pessoas, a lei da reciprocidade entra em vigor.

Não apenas o dono do blog irá visitar o seu blog, ler seu conteúdo e deixar um comentário, como também a comunidade de fãs e leitores que seguem e respeitam aquele blogueiro seguirão o mesmo caminho.

Como eu indiquei acima, dos 249 comentários que eu deixei nos blogs de outras pessoas no mês de outubro de 2014, 224 comentários trouxeram 3.891 visitantes ao meu blog. Portanto, uma outra maneira simples de estar em todo lugar é fazer guest blog em blogs de vários nichos. Desse modo, você terá a oportunidade de responder a comentários e levar visitantes para seu próprio blog.

Se você está procurando por blogs que você pode seguir a fim de implementar essa estratégia, basta ir ao Google e procurar o seu assunto + deixar comentários (exemplo: dicas para blog + deixar comentários).

Veja os resultados de busca para blogs que você pode comentar:

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Nota: Se você quer que os donos de blogs notem seu comentário, visitem seu blog e deixem um comentário, evite escrever comentários inúteis como “Ótimo artigo!”

Em vez disso, faça seu comentário ser notado. Primeiro, leia o artigo e entenda-o. Então, escreva um comentário com não menos que 100 palavras. Se você é experiente ou especialista no assunto em questão, contribua e elogie o escritor. Ou simplesmente contribua e, em seguida, faça uma pergunta.

Seu comentário deve ser detalhado e profissional, sem promoção descarada. Use seu nome verdadeiro e mostre que você é uma pessoa de verdade usando um Gravatar. Um exemplo que atinge todas essas marcas é esse comentário da Jane no Boost Blog Traffic:

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6. Incite uma conversação

A comunicação é poderosa. Um estudo conduzido pelo Hart Research Associates revelou que 93% dos empregadores valorizam uma boa habilidade de comunicação mais do que a universidade do candidato.

Não se comunicam para ser compreendidos; ao contrário, se comunicam de forma a não ser mal interpretados – Dr. John Lund.

Dr. Lund observa que as pessoas vão interpretar conversas de acordo com três componentes:

  1. 55% da interpretação é baseada em expressões faciais e linguagem corporal.
  2. 37% é baseada no tom de voz.
  3. 8% é baseada nas palavras que foram utilizadas de fato na conversa.

Como um blogueiro, estes três componentes ainda se aplicam às suas conversas on-line, porque você tem uma voz e você escreve artigos o tempo inteiro. Se você tiver a chance de criar vídeos, então tenha muito cuidado com sua linguagem corporal e tom de voz, pois muitas pessoas vão basear suas opiniões sobre você com base nesses aspectos que você demonstrar no vídeo.

Quando você escrever conteúdo para seu blog, incite uma conversação tornando a leitura mais fácil para os visitantes e fazendo com que os clientes não te entendam errado.

Incitar uma conversação é parecido como concluir seu conteúdo com uma pergunta aberta, exceto pelo fato de que a conversa já está vem acontecendo nos posts anteriores.

Seu conteúdo e site ajudam a formar uma cultura de qualidade. Seu público-alvo e clientes já são familiarizados com o seu estilo de comunicação. Consequentemente, eles estarão mais propensos a ler seu conteúdo e escrever um comentário valioso de acordo com a cultura que você construiu com eles ao longo do tempo.

Isso funciona? Claro que sim. Spencer Haws sabe exatamente como construir uma comunidade que ama se comunicar. Foi assim que ele finalizou seu um post recente:

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Agora, dê uma olhada no número de comentários para dois posts que mal têm 60 dias:

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7. Responder os comentários

Será que vale o seu tempo responder aos comentários do blog?

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Pense em responder comentários como criar uma reação em cadeia: quando você gasta 2 a 3 minutos lendo e respondendo comentários, mais texto você terá na sua página.

E quanto mais texto na sua página, mais tráfego orgânico de cauda longa você irá conseguir. Eu já respondi a 50.696 comentários na QuickSprout sozinho (mais nos outros blogs que eu contribuo regularmente), e eu vou continuar a fazer isso.

Por quê? Porque vale a pena.

Você provavelmente deve responder a todos os comentários no seu blog.

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Quando você responde comentários, você está dizendo às pessoas que comentaram e aos leitores do blog que você se importa com eles, e aprecia o tempo que eles gastaram para ler suas palavras e escrever um comentário.

8. Use o plugin CommentLuv

Você já ouviu falar do Plugin de WordPress CommentLuv?

Ele é poderoso o suficiente para enviar rios de visitantes e comentários aos seus posts, e ele só precisa de poucos minutos para configurar.

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Nesse estudo de caso, Silviu Constantinescu, fundador da Net Market Success, viu seu tráfego crescer 8 vezes quando ele começou a comentar nos blogs que utilizavam CommentLuv. E quando ele instalou o plugin no seu próprio site, os comentários no seu blog também cresceram, de 4 em abril para 100 em maio de 2013.

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O que faz o CommentLuv: Primeiro, ele motiva seus leitores a deixar um comentário valioso, porque o plugin vai puxar seus últimos posts e mostrá-los abaixo dos seus comentários.

É parecido com isso:

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Mais cedo, eu lhe disse que “estar em todos os lugares” é importante. Se você quer usar um único comentário para construir sua marca, bem como um funil de visitantes para suas páginas, então faça comentários nesses 1.000 DoFollow CommentLuv Blogs.

Algumas vezes, as pessoas decidem não comentarem num post simplesmente porque eles não enxergam um benefício ligado a isso.

Mas, desde que CommentLuv se tornou popular no mercado de internet marketing, leitores de blogs sabem que quando eles escrevem um comentário, eles conseguirão um dofollow backlink, bem como mais tráfego qualificado e gradualmente um crescimento nos seus blogs.

Após você configurar o plugin, seus clientes e clientes potenciais terão todo o prazer de preencher o formulário do comentário, tudo por causa do ícone do CommentLuv.

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9. Faça uma promessa no seu título

Você pode aumentar as visitas nos seus posts se você fizer uma promessa no seu título que você irá cumprir no texto. Afinal, todos nós conhecemos o ditado: “Não faça uma promessa que não pode cumprir.”

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O destino humano repousa sobre uma promessa.”

Políticos, líderes esportivos, coaches empresariais e consultantes todos rotineiramente fazem promessas. Algumas vezes, eles mantém essas promessas e outras vezes, não.

Sendo uma pessoa que escreve conteúdos e quer que as pessoas respondam para o que você escreveu, você deve inserir títulos que fazem uma promessa aos leitores. Uma promessa leva as pessoas a lerem e descobrirem se você manteve a promessa. Veja como Jeff Goins fez uma promessa no título do seu post e conseguiu 45 comentários em 2 dias:

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Cada título, na verdade, faz um tipo de promessa para o leitor.

Algumas dicas simples para criar um título com uma promessa para aumentar os comentários:

  • Manter sua promessa realista e alcançável (exemplo: 3 formas de atrair clientes)
  • Tranquilizar seus leitores da sua intenção de manter a promessa na introdução do texto
  • Utilizar imagens, vídeos, apresentações de slides e memes para aumentar o valor do seu conteúdo

Outro blogueiro influente que utiliza promessas para engajar leitores e ganhar comentários nos seus posts é Chris Ducker.

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10. Escreva sobre seu fracasso ou triste história

Atreva-se a compartilhar sua triste história. Ela irá cativar sua audiência.

A ciência das emoções nos diz que elementos de tristeza nas nossas histórias geram uma conexão e empatia. Kulwant Nagi compartilhou uma triste história de como seu primeiro site de um nicho falhou. Seu blog é novo, mas o post ainda conseguiu gerar mais de 30 comentários.

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O cérebro processa as respostas emocionais — alegria, raiva ou tristeza — que nós experienciamos ao ler qualquer conteúdo. Então, de vez em quando, deixe de lado as ideias racionais e escreva conteúdo emocional – especialmente quando você já viveu situações difíceis ou dolorosas na vida.

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O fracasso é uma parte integrante do sucesso. A maioria dos blogs bem sucedidos foram construídos após o fundador ter sofrido e lutado por vários anos.

Por exemplo, Jon Morrow, fundado do Boost Blog Traffic, deixou seu trabalho em abril de 2006, por causa de um terrível acidente de carro que mudou sua vida de forma dramática.

Uma história triste gera mais comentários? Sim, ela gera. Um dos posts escritos por Jon Morrow no Problogger.net recebeu mais de 500 comentários. A fundação desse post é a triste história por trás do seu acidente que o levou a perder tudo – e como ele passou por essa tragédia.

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Como certificar que seu post com sua triste história atrairá muitos comentários:

  • Escreva com a mente aberta. Não esconda ou oculte nenhum detalhe.
  • Ofereça bons conselhos sobre como as pessoas podem evitar experienciar essa mesma história.
  • Use seu conteúdo para motivar e inspirar.
  • Faça o conteúdo sobre o leitor. Mesmo sabendo que você está compartilhando uma história pessoal, você sempre deve tratar das dores do leitor.
  • Responda aos comentários e incite uma conversação.
  • Faça perguntas abertas.

11. Acerte um nervo: seja polêmico

Uma das maiores polêmicas que eu já testemunhei foi o debate democrático de Hong Kong, que viu longos protestos de rua. Centenas de milhares de cidadãos chineses e de Hong Kong estiveram ativamente envolvidos na mesma.

Imagine, por um segundo, o efeito dessa polêmica num conteúdo que você criar. Apenas imagine 100 poderosos influenciadores argumentando, discursando e fazendo o possível para serem ouvidos.

No Inbound Marketing, conteúdo polêmico geralmente gera uma grande quantidade de comentários, compartilhamentos sociais e até atenção da imprensa

Por exemplo, SEO não era um assunto tão polêmico — até Gianluca Fiorelli escrever um enorme post para Moz que ia de encontro com os 200 fatores de ranking do Google feito pelo Brian Dean.

O post polêmico de Fiorelli foi um sucesso e conseguiu 2.500 compartilhamentos no twitter e 104 comentários ricos e detalhados:

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Brian Dean até deixou um comentário para deixar suas intenções claras, bem como proteger sua imagem (mais ou menos…).

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Algumas dicas para criar excelentes conteúdos polêmicos:

  • Tire um tempo para pesquisar sobre o assunto.
  • Não faça seu conteúdo apenas para aborrecer alguém. Respeite as opiniões dos colegas blogueiros.
  • Consiga dados precisos para justificar seu ponto de vista.
  • Mencione grandes influenciadores das mídias sociais nos seu post polêmico e peça para eles o compartilharem.
  • Evite conteúdo polêmico se você não tem certeza sobre o assunto ou posição.
  • Ao todo, forneça imenso valor e não acabe com sua reputação online.

12. Tenha uma opinião forte

Não se iluda: Sua opinião conta — ao menos até certo ponto. Então, não ignore sua própria opinião, especialmente quando você está construindo uma audiência.

Ser consistente irá fazer com que as pessoas acreditem mais na sua opinião. Eles irão gostar de você e recomendar seu conteúdo. Consistência irá impulsionar seu engajamento – e em retorno crescer sua marca em 300%.

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Por exemplo, você pode compartilhar tendências sobre mídias sociais, SEO, blogging, marketing de conteúdo e link building para 2016. É claro, se você quer escrever um tipo de post como esse, você deve saber exatamente sobre o que você está falando.

Mas se isso não acontecer exatamente como você previu, não se preocupe — contanto que você tenha colocado suporte para suas fortes opiniões. Continue em pé. Faça isso novamente. Lembre-se que seus leitores querem saber o que você pensa sobre um determinado assunto.

Por exemplo, o post do Ramsay Taplin: 15 Previsões para Ler Antes Você Começar um Blog em 2015 gerou mais de 160 comentários inteligentes em resposta.

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13. Use títulos chamativos

O título é e sempre será o elemento mais importante do seu texto. É o que leva o leitor a clicar no seu link e ler seu conteúdo em primeiro lugar.

No entanto, existe uma diferença entre títulos chamativos e títulos agressivos. 80% das pessoas podem ler o seu título, enquanto apenas 20% vão ler seu artigo inteiro.

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Títulos agressivos tendem a enganar, mesmo se o conteúdo é completamente honesto e transparente. É por isso que títulos neutros geram mais engajamento nas mídias sociais.

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Eu escrevi títulos “neutras” que geraram mais comentários do que títulos agressivos. Hoje em dia, eu gasto mais tempo entendendo e engajando meus leitores – o que tornou mais fácil escrever para eles.

Exemplos de títulos chamativos que não são agressivos, são:

Lembre-se que 36% dos seus leitores preferem títulos com números. Nosso cérebro está ligado a amar artigos top list.

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É por isso que o post do Pat Flynn sobre 5 Livros de 2014 que Eu Li Mais de Uma Vez ainda é muito popular e gera mais de 1.200 comentários úteis e detalhados.

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14. Dê imenso valor para os outros

Como você mede o valor do seu conteúdo para outras pessoas? Bom, pode não ser fácil, mas você pode simplesmente medir o nível de satisfação dos seus leitores ao ler um conteúdo no seu site. Quando os leitores do seu blog (clientes) estão satisfeitos, eles são mais propensos a recomendar seu blog, seus produtos e/ou serviços para outras pessoas.

Você não adiciona valor — você simplesmente entrega valor.

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Por exemplo, se seus leitores gostam do conteúdo, e te apreciam por ajudá-los, então você impactou a vida deles de uma forma bem especial.

Outra maneira de entregar imenso valor é escrevendo artigos detalhados que cobrem todos os pontos relacionados a um determinado assunto.

Dessa forma, quando as pessoas leem o artigo, elas vão parar de procurar respostas referentes à esse assunto. Elas simplesmente colocam em prática. Isso é valor.

Por exemplo: Um dos meus posts recentes onde eu compartilhei como eu gerei 518.399 visitantes e 16.394 leads realizando 77 webinários, nós descobrimos que remover as biografias dos apresentadores aumentava a taxa de conversão em 19,3%. Eu também compartilhei como você pode vender durante os webnários, primeiramente educando as pessoas, depois deixando espaço para perguntas e então fazer uma oferta especial para os participantes.

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Rand Fishkin, fundado do Moz, dá muito valor para seus vídeos do Whiteboard Friday. De fato, Fishkin recebe mais comentários do que outros autores. Veja a prova abaixo:

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15. Peça para as pessoas comentarem

De acordo com Warren Berger, “enquanto estamos todos com fome de melhores respostas, primeiro precisamos fazer as perguntas certas.” Você está se contendo, por qualquer motivo, você está tendo um grande prejuízo. Então, é só pedir, diz Active Garage.

Se você é um iniciante, pode ser difícil começar a gerar muitos comentários nos seus posts. Veja algumas razões:

  • Você ainda não tem uma audiência de seguidores leais ainda.
  • Seu conteúdo carece de originalidade.
  • Você não comenta em outros blogs.
  • Sua credibilidade e expertise ainda é uma questão em aberto no mercado.
  • Seu blog é muito novo.
  • E por aí vai…

A única saída é pedir para que as pessoas comentem nos seus posts. Se você é honesto e apaixonado pelo seu trabalho, então outras pessoas verão isso e irão te recompensar com comentários valiosos.

A maioria dos especialistas ainda pedem que os leitores comentem. Porque isso funciona. A final, como diz a Bíblia, “Pedi e recebereis”.

Você não precisa usar “por favor” quando pedir por comentários, mas se você é humilde quanto a isso, pode funcionar. Mary Jaksch, editora chefe do Write To Done, geralmente pede por comentários nos seus posts. E ela faz isso profissionalmente.

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Seus posts geram muitos comentários. Apenas por pedir seus leitores para comentarem, ela consegue mais de 80 comentários. Dê uma olhada:

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16. Compartilhe um estudo de caso

Um estudo de caso é simplesmente uma análise escrita de um projeto particular ou “case,” fornecendo uma descrição, detalhada, do que foi feito com o intuito de ajudar os leitores a tomarem melhores decisões em situações parecidas.

Eu amo escrever estudos de casos, porque o estudo de caso é um dos 15 tipos de conteúdo que geram mais tráfego qualificado e vendas. Os elementos-chave de um estudo de caso são mostrados na imagem abaixo:

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Se você quer escrever um estudo de caso, siga esses orientações simples:

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Estudos de caso geram comentários e tráfego? Sim, com certeza geram. No meu post sobre como construir um negócio de milhões de dólares com sua marca pessoal, eu compartilhei minha jornada para US$116,319.85 com a minha marca pessoal. Eu escrevi sobre os erros que eu cometi e como eu consegui grandes resultados.

Em termos simples, você compartilha o que você fez, como você fez e os resultados que você conseguiu, dentro de um certo período de tempo. Um estudo de caso efetivo é normalmente um período de tempo, e não um experimento contínuo.

Meu amigo, Brian Dean, escreve apenas estudos de casos. E até agora, seu blog tem crescido numa velocidade incrível. Dê uma olhada no seu post recente onde ele compartilha como ele gerou 36.282 leitores e 1.000 inscritos no e-mail:

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Nota: Se você falhou ou teve sucesso em qualquer experimento, não pare por aí. Apenas compartilhe-o abertamente e deixe-o motivar outras pessoas a tomarem uma ação. Utilize dados, crie links para sites importantes e capture imagens da sua tela para dar base aos fatos.

Alguns estudos de caso que geraram muitos comentários úteis, são:

17. Publique séries de artigos

Se você teve uma grande ideia que irá beneficiar seu público-alvo, você pode criar uma série de artigos que você irá publicar um de cada vez. Seus leitores vão ficar ansiosos para a parte 2 do mesmo jeito que os espectadores ficam para o próximo “Blood Must Have Blood episode”.

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Na KISSmetrics, nós publicamos a ciência do tempo social em três partes. Veja as estatísticas:

A Ciência do Tempo Social: Tempo e Blogging – Parte 3

  • Número de comentários ~ 166
  • Tweets ~ 914
  • Curtidas no Facebook ~ 127
  • Curtidas no LinkdIn ~ 140

A Ciência do Tempo Social: Tempo e E-mail Marketing – Parte 2

  • Número de comentários ~ 163
  • Tweets ~ 1,107
  • Curtidas no Facebook ~ 34
  • Curtidas no LinkdIn ~ 444

A Ciência do Tempo Social: Redes Sociais – Parte 1

  • Número de comentários ~ 642
  • Tweets ~ 3,654
  • Curtidas no Facebook ~ 106
  • Curtidas no LinkdIn ~ 1,276

Olhando para o conteúdo acima, se nós não tivéssemos escrito a Parte 2 e Parte 3, nós não teríamos gerado 329 (166 + 163) comentários adicionais. E sem contar todos os tweets, curtidas e links que foram consequência dos posts gerados.

Darren Rowse utiliza essa tática para aumentar comentários no seu blog Digital Photography School. Um dos seus posts sobre Macro Fotografia para Iniciantes – Parte 1 conseguiu 47 comentários úteis vindos de fotógrafos profissionais.

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A Parte 2 também gerou mais de 40 comentários e centenas de compartilhamentos sociais.

Resumindo, escreva séries de artigos se seu assunto é abrangente e tem muito a falar sobre (exemplo: marketing nas redes sociais, tráfego web, falar em público).

18. Enviar e-mails aos seus assinantes

Derek Halpern estava certo: Se você não está construindo sua lista de e-mails, você está fazendo um grande erro.

Sua lista de e-mail é o aspecto mais importante do seu negócio online, especialmente quando é sua ferramenta de marketing número um. Trabalhe duro para crescer sua lista de e-mail de 5 dígitos pra cima, porque isso é uma mina de ouro que irá gerar mais tráfego, vendas e engajamento para seu negócio online. E-mail marketing converte melhor do que leads das mídias sociais e exibição de anúncios juntos.

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No entanto, para seus emails serem bem-sucedidos, você deve aprender como escrever títulos de email que irão aumentar suas taxas de abertura em 203%. Dessa forma, você vai ter certeza de que você vai gerar visitantes para seu blog e, finalmente, aumentar o número de comentários no blog.

E-mail marketing é poderoso. Por exemplo, em setembro de 2014, QuickSprout recebeu 103.592 visitantes através de e-mails que enviei para a lista de assinantes. Otimize seu conteúdo para aumentar a taxa de cliques.

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Toda vez que você publicar um post útil, envie o link para seus assinantes e peça para eles darem uma olhada. Eu costumo ter um monte de comentários de minha lista de assinantes, mesmo antes de outros usuários.

Se você quiser aumentar a sua lista de e-mail, então deixe sua caixa de opt-in destacada no seu blog – ou use o plugin Plugmatter para adicionar uma caixa opt-in na primeira dobra.

Blogueiros de sucesso e profissionais de marketing digital colocam e-mail marketing no primeiro plano de seus negócios. Não é à toa que eles são grandes influenciadores e milionários.

David Risley, fundador da Blog Marketing Academy, vai além de um design profissional de landing page. ele usa leadboxes para capturar leads, porque é a coisa mais importante para o seu negócio online.

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19. Escreva com mais paixão

Uma das características vitais de um escritor criativo é a paixão.

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De acordo com Steve Jobs, “Pessoas com paixão podem mudar o mundo.”

A paixão é simplesmente uma “intensa emoção” no sentido de um assunto ou aventura particular. Richard Branson, fundador da Virgin Groups e várias outras franquias, uma vez disse: “O melhor conselho que eu poderia dar a alguém é de gastar o seu tempo de trabalho no que você é apaixonado.”

Paixão é contagiante.” Se você pode transferir intensa emoção para o seu conteúdo, nada vai ficar no caminho entre os seus leitores e comentários. Eles vão ler seus posts e comentar, porque eles querem compartilhar essa paixão.

Como um blogueiro, você pode desenvolver uma ideia em um post útil, ou simplesmente tomar uma ideia de alguém e torná-lo melhor. Assim como H. G. Wells aconselhou:

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Andrew Youderian, um especialista de comércio eletrônico e fundador da Ecommerceful, é um profissional de internet marketing apaixonado. Por causa dessa paixão, ele compartilhou como uma aposta de US$50.000 no redesign do site impactou sua percepção global.

Esse post gerou mais de 70 comentários e tem pouco mais de 60 dias que foi publicado.

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Chris Ducker é outro blogueiro apaixonado. É autor de vários livros relacionados com a terceirização e conseguir a liberdade financeira, mesmo como um blogueiro. O motivo: centenas de pessoas compartilham seus posts e confiam em seu julgamento no sector empresarial virtual.

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Dicas simples para escrever com mais paixão::

  • Defina o seu nicho e conheça seus concorrentes.
  • Melhore a sua base de conhecimentos e habilidades – escritores apaixonados sabem o que funciona.
  • Use a palavra “você” em seu conteúdo para adicionar um aspecto mais pessoal.
  • Compartilhar uma história pessoal (triste ou alegre), e alinhá-la com o seu assunto.
  • Use o principio M.I.A. para escrever o conteúdo do blog (início por motivar os leitores, em seguida, informá-los e, finalmente, chamá-los para a ação).
  • Não tenha medo de falar o que pensa ou compartilhar sua própria visão de mundo (Veja a dica # 6. Incite uma conversação).

20. Reviva os arquivos

Você também pode aumentar os comentários em seu blog quando você reviver os arquivos. O arquivo é a coleção dos conteúdos mais velhos do seu blog. Seu arquivo do blog desempenha um papel importante nesta era digital.

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Se você publicou um determinado post em 2011 e descobriu que apenas poucas pessoas notaram isso, você pode precisar de dar outra oportunidade para ele na página inicial do blog.

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Talvez o assunto não foi uma tendência no momento em que foi publicado. Ou talvez você só tinha um punhado de leitores do blog na época. Mas agora, você pode aproveitar o post para conseguir alguns comentários novos.

No entanto, deixar claro no início do post que foi publicado há algum tempo (por exemplo, 2012). Dessa forma, você vai estabelecer-se como uma autoridade e melhorar a sua reputação online. Os leitores do blog querem saber a verdade, e eles devem obtê-la.

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O post republicado acima tem mais de 110 comentários. Mas nos arquivos de YouMoz, tinha menos de 30 comentários.

21. Destaque-se do padrão

O que significa se destacar da multidão? Bem, isso significa coisas diferentes para diferentes blogueiros. Para mim, eu gosto de ir além para fazer meus posts mais longos de uma maneira útil. Faça algo diferente. Seu público blog vai apreciar isso.

Idea concept with row of light bulbs and glowing bulb

Se eu encontrar um tópico muito popular que precisa de “ganhar vida,” eu vou pesquisar o assunto extensivamente e escrever um artigo de 3.000 – 10.000 palavras, com dados, screenshots e imagens relevantes.

Na verdade, antes de eu lançar o NeilPatel.com, meu plano era fazer o melhor blog da internet. Um blog que se destaca. Eu acho que estou no caminho certo para atingir a meta, enquanto eu permanecer consistente com a minha agenda e estratégia de conteúdo.

Normalmente meu post é de 4.000 palavras – este post tem mais de 7.000 palavras. Ele já recebeu 126 comentários até agora e ainda contando.

Kevin Duncan também tomou a mesma abordagem. Ele escreveu um post no blog de 8.000 palavras, em 19 de fevereiro de 2015. Até agora, o post tem 73 comentários altamente úteis.

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Quando você vê um blog de sucesso com milhares de leitores fiéis, centenas de comentários e compartilhamentos sociais, então você sabe que o blogueiro tem produzido constantemente conteúdos excelentes e impactantes.

Por exemplo, Tim Ferriss, autor do clássico livro Trabalhe 4 Horas por Semana, foi além. Em vez de entrevistar um profissional de internet marketing em um de seus episódios de podcast, como todo mundo faz, ele entrevistou o próprio Terminator, Arnold Schwarzenegger, sobre o tema da guerra psicológica.

Dê uma olhada no número de comentários que episódio do podcast recebeu:

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Os comentários foram muito úteis e relevantes, porque a comunidade de leitores de Tim ficou surpresa. Os leitores não esperava uma celebridade deste calibre se abrir com o Tim Ferriss.

Considere este valioso comentário de uma fã:

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Algumas dicas para ajudar você a se destacar da multidão:

22. Seja inesperado

Quando você faz algo inesperado para os leitores do seu blog, eles vão ter prazer em compartilhar o seu trabalho com outras pessoas e vão deixar comentários. Presentes e sorrisos ​​podem fazer uma grande diferença.

Johnny B. Truant é um mestre comunicador que faz o inesperado para o seu fiel público. Ele dá grátis seus livros de alta qualidade do Kindle.

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Como resultado disto, ele recebe muitos comentários sobre a Amazônia – confira quantos comentários um dos seus livros Kindle já gerou:

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Paul Shapiro fez o inesperado em seu blog quando ele analisou os 3.000 posts publicados mais bem sucedidos do LinkedIn. Em seguida, ele documentou suas descobertas sobre OKDork e conseguiu 185 comentários.

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Aqui estão algumas das coisas inesperadas que você pode fazer para os seus leitores que podem incentivá-los a deixar comentários – a melhor escolha vai depender do seu nicho:

  • Gaste um tempo para escrever conteúdo útil e exclusivo que seus leitores não vão encontrar em outro lugar.
  • Doe uma licença grátis do seu software.
  • Peça para seus leitores enviarem a URL dos seus blogs para uma auditoria grátis.
  • Dê um dos seus livros grátis aos seus leitores.
  • Patrocine um evento que será realizado pelo seu leitor.

23. Compartilhe seus relatórios de renda

Embora eu não compartilhe relatórios renda no meu blog, meu amigo Pat Flynn faz e ele quase sempre alcança resultados significativos. Seu relatório de Rendimento Anual de 2014 gerou 146 comentários.

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Mais do que qualquer outra coisa, ao compartilhar seu relatório de renda, você vai estabelecer autoridade e gerar os leitores fiéis que vão voltar para saber o quanto você fez nos meses seguintes.

Nota: Se você decidir compartilhar seus relatórios de rendimentos, certifique-se de escrever sobre os erros que você fez e as lições que você aprendeu, bem como seus sucessos. Não se vanglorie, porque não importa o quanta grana você está fazendo, alguém com menos habilidades e conexões está fazendo muito mais.

Use seus relatórios de renda para motivar os outros. Edifique-os. Diga que se você consegue, eles podem conseguir também. Tudo que precisa é a mentalidade certa, um roteiro claro, e trabalho duro. O sucesso não é para pessoas preguiçosas.

Outro blogueiro bem-sucedido que compartilha seus relatórios renda mensal é John Lee Dumas, fundador da EntrepreneurOnFire. Embora ele não gere muitos comentários escritos, seus podcasts tinham perto de um milhão de downloads em 2014.

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24. Entreviste uma pessoa influente

Você também pode aumentar os comentários dos seus posts entrevistando uma pessoa influente ou especialista do seu mercado. Por exemplo, você poderia entrevistar um especialista famoso que alcançou enorme sucesso online. O poder da influência pode criar um aumento drástico nos comentários do seu blog, compartilhamentos sociais, e tráfego de referência.

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Seus leitores vão se interessar o suficiente para compartilhar sua visão de mundo. Mais uma vez, Tim Ferriss é um entrevistador magistral. Essa é uma das razões que suas postagens no blog são lidas por milhões de pessoas todos os meses, com milhares de comentários deixados pelos leitores.

Outro exemplo: Marie Forleo, fundadora do B-School, recentemente entrevistou Scott Harrison. O post gerou 143 comentários, e os leitores ficaram animados para compartilhar o post e participar do curso.

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25. Realize um concurso

E, finalmente, você pode aumentar os comentários em seu blog, realizando um concurso. Um concurso é simplesmente uma competição para encontrar o melhor entre muitos. De acordo com Julie Neidlinger, um concurso é geralmente uma boa ideia, especialmente quando você está lançando um novo produto ou anunciando um novo evento.

Quando você realiza um concurso, você está simplesmente procurando os melhores competidores que fazem a diferença.

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Pat Flynn compartilhou alguns bons conselhos sobre como você pode executar um concurso e torná-lo viral. O concurso de Flynn cresceu sua lista de e-mail para cerca de 200 mil em apenas 11 dias. Essa é uma taxa de crescimento de 3418% a partir de um único concurso.

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Conclusão

Ao longo deste artigo, eu te mostrei o passo a passo de como aumentar número de comentários nos seus posts.

Você já viu inúmeros blogueiros de autoridade que seguem com sucesso essas mesmas estratégias.

Não há dúvidas que essas 25 maneiras inteligentes para conseguir mais comentários funcionam, e vão funcionar para você. Mas você tem que ser consistente e estar disposto a aprender e ajustar a sua abordagem ao longo do caminho. Faça do blog uma parte da sua estratégia de marketing de conteúdo, e não espere resultados da noite para o dia.

Se eu fui capaz de gerar US$ 25.000 com 249 comentários, você também é. Claro, você pode não obter os mesmos resultados que eu tive, mas você certamente vai melhorar seu negócio online, gerar leads qualificados, e, finalmente, obter mais tráfego de busca, como resultado do engajamento que vem através do número de comentários do blog.

Quais outras estratégias que você usou para aumentar o número de comentários do seu blog?

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