33 Coisas Para Aprender Com os 33 Melhores Blogs de Marketing

standout

Você está rezando para que seu blog vá para o próximo patamar em 2016? Você está tendo dificuldades com algum aspecto em particular do seu plano de marketing? Mesmo que você esteja enfrentando um desafio aparentemente insuperável, sempre há alguém aí fora que pode ajudar.

Existem milhares de blogs de marketing, muitos dos quais você pode imitar se quiser alcançar o topo do seu segmento.

Neste post, iremos analisar nos mínimos detalhes os 33 melhores blogs de marketing. Em cada um analisaremos um aspecto particular que merece sua total atenção, sem distrações.

Quando tiver terminado, você terá uma ideia melhor sobre o que faz com que esses blogs sejam tão bem sucedidos. Você também estará equipado com passos acionáveis para lhe ajudar a acelerar e alcançar autoridade em seu blog.

Faça o download desta lista de 33 coisas que eu aprendi com os 33 melhores blogs de marketing.

Vamos começar!

1. Content Marketing Institute – Um Calendário Editorial é Indispensável

Quanto mais assuntos você cobrir e mais redatores você trouxer a bordo, mais importante se torna criar um calendário editorial.

Pela minha experiência com o blog do Content Marketing Institute, eu sei de primeira mão que se manter nos trilhos e dentro da agenda é uma importância da maior grandeza para a organização.

Você não precisa olhar além da página principal do blog para perceber que há conteúdo sendo publicado regularmente, que muitos autores são destacados e diversos assuntos são abordados.

image20

2. Copyblogger – O Uso de Títulos para Organização e Orientação

Um blog sem títulos pode se tornar um pesadelo para o leitor. A pessoa eventualmente deixará a página, para nunca mais voltar.

A Copyblogger entende a importância de títulos detalhados e direcionados. Isso é verdade tanto para a criação de títulos de posts de blog – como Por Que Pessoas Preguiçosas são As Melhores Profissionais do Marketing de Conteúdo –  quanto para os subtítulos.

O post citado acima possui cerca de 1.100 palavras de extensão. Com seis subtítulos, os leitores recebem orientação adicional, em média, a cada 185 palavras ou algo assim. Isso ajuda a organizar o conteúdo e dar sequência à conversa enquanto mantém a atenção do leitor.

image14

3. Backlinko – Ganhe a Atenção de Seu Público-Alvo

Um dos melhores blogs de marketing de SEO (otimização de mecanismos de busca), o Backlinko, é conhecido por seu conteúdo de alta qualidade, abordagem detalhada e centenas (algumas vezes milhares) de comentários em cada post.

Mas a melhor coisa para se aprender com o Backlinko é a importância de ganhar imediatamente a atenção do seu público-alvo.

Além do título do post mais recente, não há conteúdo acima da dobra. Esse espaço é reservado para um botão muito bem posicionado levando os leitores a fazer o opt-in para “receber mais tráfego.”

Também é importante notar o depoimento bem posicionado, cortesia de quem vos fala, localizado abaixo do botão.

image28

4. Quick Sprout – Vá Direto ao Ponto

Com o meu outro blog, o Quick Sprout, trato “ir direto ao ponto” como um hábito. Se quiser cativar o leitor, é indispensável que se faça isso no título. E por fazer isso no título, me refiro a ir direto ao ponto o quanto antes.

Em um post recente, discuti cinco técnicas assustadoras de marketing que valem o risco. Os leitores não querem ficar esperando para aprender as cinco dicas e por isso eu mergulhei logo na primeira, ainda nas 300 palavras iniciais.

Com mais de 4.000 palavras ao todo, menos de oito porcento do conteúdo foi voltado para a introdução. Depois disso, já entrava “o prato principal”.

image11

5. ConversionXL – Forneça Conteúdo Aprofundado

Volte 10 anos no tempo. Conteúdo aprofundado, em detalhes, havia pouco ou nenhum peso nas classificações dos mecanismos de busca. Mas, como você sabe, o jogo mudou.

Ainda que tamanho seja importante, tamanho com qualidade superior é o que você está buscando. Essa é uma das áreas em que a ConversionXL se destaca.

Seus posts sobre comportamento humano são um excelente exemplo disso. Conforme você percorre o post, há muito mais que palavras. Cada seção conta uma história. Cada seção fornece um conselho executável. Além disso, o conteúdo principal se associa muito bem com as citações, chamadas, capturas de tela, vídeos e imagens.

image25

6. Convince & Convert – Usando Imagens do Jeito Certo

Imagens são uma grande parte de um blog de sucesso, mas apenas se utilizadas de maneira certa.

Uma imagem deve complementar um conteúdo. Ela não deveria ser acrescentada somente pelo propósito de ocupar espaço.

Estando entre os melhores blogs de marketing, o Convince & Convert sabe quando adicionar uma imagem, quando deixá-la de fora e como evitar o excesso de imagens.

Em um post curto, como este, há apenas três imagens. Entre então em um post longo e você pode esperar  10 imagens ou mais.

Não apenas “use imagens”, use imagens do jeito certo.

image29

7. Moz – A Utilização de Estudos de Caso

Se você compreende a importância de publicar conteúdo único e útil, então perceberá que estudos de caso podem ser seus melhores amigos.

A Moz leva isso para um outro nível, publicando estudos de caso como obras de arte.

Por exemplo, este estudo de caso descreve como um website se recuperou de uma péssima situação em sua otimização para os mecanismos de busca.

A Moz tinha outra opção: o post poderia ter fornecido informações básicas sobre os passos a serem tomados quando se deparar com um desastre nas otimizações dos mecanismos de busca.

Entretanto, o uso de um estudo de caso permitiu um maior aprofundamento, capturas de tela com exemplos e uma estratégia para que os outros possam seguir.

image17

8. TopRank Marketing – Marketing Social, Prova Social

Você deve entender o poder do marketing de mídias sociais, mas isso não significa que você está facilitando a vida de seus leitores e aproveitando cada estratégia que esteja disponível pra você.

A TopRank, um dos melhores blogs de marketing, faz com que o conteúdo seja compartilhado facilmente em mídias sociais, graças a uma lista de ícones que é mostrada de forma destacada acima de cada título.

Ainda mais importante é o número à esquerda dos ícones, que mostra o número total de compartilhamentos. Quanto maior o número, maior aparenta ser a relevância do conteúdo. Isso também pode estimular outros leitores a compartilhar o conteúdo, sabendo que seus pares também já o fizeram.

image08

9. Econsultancy – Criar Links para Conteúdo Útil

Não seja mesquinho quando se trata de fazer links para conteúdo útil. Se puder ajudar o leitor, vale o link.

Se você quiser imitar um blog que faz isso muito bem, dê uma olhada em alguns trabalhos da Econsultancy.

Neste post em particular, há links espalhados por todo ele, incluindo dois que se destacam após o primeiro parágrafo. No caminho, há uma variedade de links internos e externos, todos eles apoiam o conteúdo e/ou fornecem ao leitor uma nova rota para aprender mais.

image19

10. Neil Patel – Interação nos Comentários

Uma coisa é escrever e publicar um post de blog. Interagir com sua audiência é outra coisa completamente diferente. Lembre-se, o principal propósito de cada post é ensinar algo a seu público-alvo.

Se você é bem-sucedido em fornecer informação de qualidade, mais e mais comentários irão aparecer no seu blog (como acontece nos melhores blogs de marketing). Você pode tanto ignorá-los como interagir com eles.

Eu faço o meu melhor para responder a cada comentário, mesmo aqueles que não fazem uma pergunta específica. Mesmo depois de publicado um post, é importante continuar a fornecer conteúdo de qualidade. Responder aos comentários permite que você adicione mais valor, enquanto ganha a confiança de sua audiência.

image27

11. Social Media Examiner – Diversificar Conteúdo de um Nicho

Não há muito o que dizer somente sobre um assunto em particular, certo? Bem, o Social Media Examiner prova que esta teoria está errada.

Tomando uma abordagem mais ampla de seu nicho, mas sem perder o foco, há sempre algo a mais a ser dito. As coisas mudam, novas tendências surgem, novidades aparecem, e por aí vai.

Apenas nos últimos cinco dias, esse blog tocou em numerosos aspectos do marketing de mídia social, como: o uso de vídeo em uma estratégia social, como otimizar seus anúncios do Facebook e coisas para saber sobre o LinkedIn Mobile.

Amplie seu escopo para manter o calendário de conteúdos cheio e assim evitar que sua audiência fique entediada.

image30

12. Experiment Engine – Mantenha-se no Tema

Assim como é importante diversificar conteúdo em seu nicho, você também deve se manter no tema.

O Experiment Engine é um blog que foca em otimização de taxas de conversão. Ponto. Ele nunca deriva para fora do tema. Se um novo post é publicado, você pode ter certeza de que focará em CRO (otimização de taxa de conversão ou “conversion rate optimization”) de um modo ou de outro.

Manter-se no tema permite que você planeje e crie conteúdo de qualidade. Isso também ajuda sua audiência a compreender o que está ganhando ao seguir seu blog. Se alguém estiver interessado em otimização de taxa de conversão (CRO), saberá que a Experiment Engine lhe dará orientação sobre o assunto e nada mais.

image21

13. Search Engine Watch – Abordagem Multi-Autoral

Nos primeiros dias de seu blog, antes de conseguir ganhar tração, você deve ter sido o único autor. Não há nada de errado com isso. Caramba, essa estratégia pode lhe gerar resultados mesmo depois que você tenha chego lá.

Mas há horas em que uma plataforma de multi-autoral funciona melhor e isso é o que você vai perceber na Search Engine Watch (dentre muitos outros dos melhores blogs de marketing).

Os benefícios de uma abordagem de multi-autoral são vários, incluindo a habilidade de publicar mais conteúdo, pontos de vista únicos e a opção de alavancar a audiência de cada redator.

image16

14. Brian Solis – Uma Voz Com Autoridade

Autoridade é algo que se conquista, não se recebe. Há coisas que podem ser feitas para acelerar seu crescimento, como provar sua autoridade em cada post que você publicar.

O Brian Solis faz um ótimo trabalho em ter uma visão singular sobre um tema que é tudo, menos popular.

Por exemplo, você não encontrará muitos blogs com títulos como “O Abraço: Criando Experiências que Estimulam Atenção para Engajamento.

Se você quer ser uma autoridade em seu assunto, não aborde os mesmos tópicos e questões que a concorrência. Isso não é uma regra que se aplica somente ao marketing digital. Isso pode ser implementado em qualquer nicho imaginável.

image05

15. Duct Tape Marketing – Não os Deixe na Mão

Quando um leitor chega ao final da linha, você não o quer perguntando “onde está o restante do conteúdo?”. Ninguém deve sair de seu blog com a sensação de estar “meio completo”.

Apesar de um sistema de multi-autoral, cada post no blog da Duct Tape Marketing preenche a cabeça do leitor.

Este post, discutindo os benefícios de domínios alternativos, é um exemplo perfeito de um que lentamente preenche a cabeça do leitor com a informação necessária. Quando chega o momento final, o autor foi capaz de fechar com um questionamento e uma conclusão simples que traz tudo junto.

image06

16. Buffer – Estatísticas, Estatísticas e Mais Estatísticas

Eu não irei perder muito tempo neste ponto, mas, lembre-se disto: estatísticas validam seu conteúdo, melhoram a confiança entre você e o leitor, e dão convicção para sua audiência de que você sabe o que está falando.

Muitos posts no blog do Buffer são cheios de ótimas estatísticas malucas. Um post sobre como aumentar seu tráfego através de publicidade utiliza estatísticas do tipo:

“Por exemplo, no Buffer temos 47.000 curtidas no Facebook e nossos posts alcançam uma média de 1.600 pessoas. Nós alcançamos 3,4% de nosso público-alvo!”

Dito o suficiente.

image02

17. Ignite Social Media – O Uso Apropriado de uma Introdução

A Ignite Social Media levou à prova uma pequena descrição de introdução do conteúdo, dando ao leitor uma ideia clara do que está por vir.

Este é um exemplo:

“O Snapchat pode ser a ferramenta mais poderosa de storytelling dentre as mídias sociais hoje em dia. Uma vez um app de troca de fotos temporárias, agora as várias atualizações do Snapchat e novos recursos o ajudaram a ganhar popularidade e potencial de marketing entre marcas e celebridades.”

Fornecer isso logo no primeiro parágrafo lhe dá a oportunidade de fisgar o leitor.

image04

18. MarketingProfs – Seja Único

Não importa se você é um show de uma pessoa só ou parte de uma equipe de blog maior, uma abordagem única vai lhe separar da multidão.

O blog da MarketingProfs possui o mesmo layout básico, como vários outros possuem, completo com o post mais recente primeiro. Mas há algumas funcionalidades que permitem que ele fique entre os melhores blogs de marketing.

Há um botão induzindo os leitores a se cadastrarem para receberem materiais exclusivos. Há uma lista de categorias bem próxima ao conteúdo. Há também um contador funcional de quantos posts já foram publicados (mais de 8.300).

Essas mudanças sutis podem fazer uma grande diferença.

image01

19. Social Media Today – Voltado ao Usuário

Um blog sem leitores não é nada mais que um lugar onde se grava os pensamentos. Aumentar seu público significa focar com mira a laser em seu público-alvo central.

A abordagem voltada ao usuário da Social Media Today é uma obra prima. Cada post “conversa com o leitor”. Cada post dá ao leitor a sensação de que ele é a única pessoa que importa.

Esse tipo de estratégia personalizada, voltada ao usuário, não é fácil de dominar. Mas, uma vez que você saiba como escrever para seu público-alvo, o resultado final é mais engajamento e uma sensação maior de realização.

image32

20. Search Engine Journal – Conteúdo Digerível

Há momentos que o leitor fica intrigado pelo post, mas não quer digerir cada palavra até o final. É por isso que um conteúdo “examinável” é importante.

A Search Engine Journal, um dos melhores blogs de marketing, faz isso muito bem. A maioria de seus posts de blog é possível se “examinar” de uma maneira rápida e eficiente.

Larry Kim escreveu este post sobre publicidade no Twitter. Os parágrafos são curtos, há títulos de sobra e o conteúdo flui de uma ideia para a outra.

Quando você escreve conteúdo que pode ser facilmente “examinado”, pode se conectar com uma audiência maior.

image24

21. Search Engine Roundtable – Conteúdo Fácil de se Ler

Você já se deparou com um post de blog que chega a ser doloroso de ler? Você está interessado no assunto, mas tudo no post é engessado.

A Search Engine Roundtable possui uma forma de fazer seu conteúdo ser extremamente fácil de ler e compreender. Mesmo os temas mais avançados são apresentados de um modo simplificado.

Você nunca quer alienar seu público-alvo. Você quer fornecer ideias de um modo claro e simples.

image31

22. KISSmetrics – Faça Listas!

Posts de listas, assim como esse, são fáceis de digerir. Melhor ainda, as pessoas adoram compartilhar posts de listas nas mídias sociais.

Há diversos tipos de posts de listas. Este que você está lendo é uma compilação de uma variedade de fontes. A KISSmetrics introduz um outro tipo, como você pode ver em títulos como:

4 Lições Simples para Melhorar Sua Estratégia de Aquisição de Clientes e O Processo de Cinco-Passos para Escrever “Call to Actions” Fazendo Engenharia Reversa da Mentalidade Consumidora.

Quando você estiver sem ideias, pode sempre se agarrar a um post de listas.

image23

23. ProBlogger – Conquiste Avaliações Em Seu Blog

No espaço de marketing da internet, não há escassez de serviços para avaliar. Isso é verdade para quase qualquer outro nicho, incluindo nutrição, viagens, automóveis e muitos outros.

A ProBlogger, como alguns dos melhores blogs de marketing, regularmente avalia serviços relacionados, como o Edgar. Através de avaliações neutras, você pode fornecer ao seu público-alvo informações detalhadas sobre qualquer produto ou serviço que possa beneficiá-lo.

E com a abordagem correta, avaliações também podem ser usadas para gerar receita através do mercado de afiliados.

image00

24. HubSpot – Organização

Talvez sua companhia possua mais de um blog. Ou talvez você queira segmentar seu conteúdo de modo que seu público-alvo possa encontrar mais facilmente o que estiver procurando.

A HubSpot mostra a você como isso é feito, organizando conteúdo na página principal do blog em três diferentes categorias: Marketing, Vendas e Agência.

Você não precisa usar exatamente o mesmo layout, mas você deveria pegar pistas dos melhores blogs de marketing, como a HubSpot. Esse tipo de organização irá reduzir as taxas de rejeição e manter os visitantes em seu blog por mais tempo.

image13

25. Conversation Agent – Não Perca Nada

Atualizações regulares são essenciais para um blog de sucesso. Sem essa abordagem, você encontrará seu tráfego em um constante estado de fluxo.

Seria fácil listar aqui um blog com abordagem multi-autoral, já que esses sempre possuem atualizações novas. Mas, em vez disso, vamos ver o Conversation Agent.

Esse blog, gerenciado por Valeria Maltoni, é o show de uma mulher só. Apesar do fato de ela ser a única autora, até onde pudemos observar, o conteúdo nunca para. O blog é atualizado com conteúdo matador quase diariamente.

O Conversation Agent prova que mesmo um blog de uma só pessoa pode ser atualizado regularmente. Se você se reservar o tempo necessário e for dedicado, o esforço logo será retribuído.

image18

26. Internet Marketing Ninjas – Ideias Principais

Essa dica de sucesso, usada pelos melhores blogs de marketing, anda lado a lado com o conteúdo “examinável” (#20 acima). Seus leitores devem ser capazes de identificar as ideias principais sem ter de procurar muito.

Neste post do Internet Marketing Ninjas, os dados mais importantes são apresentados em marcadores. Além disso, são destrinchados dentro das categorias apropriadas e sob títulos bem definidos.

Você sabe que algumas pessoas irão apenas passar pelo seu conteúdo para ter mais informações. Torne isso fácil para elas garantindo que as ideias principais se sobressaiam como uma lanterna acesa.

image03

27. ReelSEO – Vídeos São Seus Amigos

Quando se trata de vídeos com dicas de marketing, tutoriais e conselhos, a ReelSEO é uma das principais jogadoras. Como esperado, a companhia adotou o mantra “pratique o que você prega”.

Visite qualquer post na ReelSEO, como este aqui, e você provavelmente encontrará algo para usar de pelo menos um vídeo.

Vídeos podem fazer qualquer post de blog mais interessante. E quando combinado com conteúdo de alta qualidade, imagens e infográficos, você termina com algo que pode se sentir orgulhoso de compartilhar.

Com o marketing de vídeo continuamente crescendo em popularidade, isso é algo indispensável para seu blog. Você pode criar seus próprios vídeos ou pegar conteúdo de serviços de compartilhamento de vídeo. De qualquer modo, pense como isso pode beneficiar seu blog.

image15

28. Unbounce – Uma Barra Lateral Útil e Atrativa

Aqui vai mais uma dica. Sua barra lateral pode ser sua melhor amiga ou sua pior inimiga.

Se você decidir por um design que usa uma barra lateral, tenha certeza de que você fará isso do jeito certo.

O blog da Unbounce utiliza uma barra lateral direita que não só é atrativa, mas também útil. Ela fornece categorias como: posts mais recentes, busca, mídias sociais, próximos eventos e os posts mais populares.

A barra lateral de seu bog pode ser tão básica ou avançada quanto você quiser. Mas garanta que ela fique bonita e auxilie seu público-alvo.

image26

29. Social Media Explorer – Um Tipo Diferente de Layout

Havia um tempo não muito distante, quando a maioria dos blogs possuíam a mesma aparência básica. Título, conteúdo principal, barra lateral direita e rodapé. Você sabe do que estou falando.

E então, as coisas começaram a mudar. Com o trabalho com blogs ganhando força, o design evoluiu.

Se você quiser que seu blog se destaque por seu design, considere o que companhias como a Social Media Explorer estão fazendo.

Em vez do layout tradicional, os títulos são segmentados em 12 caixas coloridas. Conforme você desce a tela, o blog vai tomando uma aparência mais tradicional.

Você não quer que seu layout confunda os leitores, mas que ele seja diferente, de um modo bom.

image22

30. Chris Brogan – Os Pop-ups estão Vivos

Pop-ups não são como costumavam ser. Pop-ups que servem a um propósito, no entanto, podem fazer muito bem ao seu blog, como fazem para os melhores blogs de marketing.

O blog do Chris Brogan é um ótimo exemplo de uso bem sucedido de pop-ups. Ao tentar sair do site, um pop-up aparecerá, permitindo que você se inscreva para “atualizações gratuitas.”

É um pop-up moderno, limpo, que deixa claro seu propósito. Indo um passo adiante, ele acrescenta legitimidade ao pop-up com este conteúdo:

Eu respeito sua privacidade. Suas informação ficam comigo.

image12

31. John Chow – Ofereça Seus Serviços

Seu blog é um lugar para compartilhar ideias, ajudar seu público-alvo e construir sua autoridade. É também um lugar para gerar negócios.

Quando se trata de promoção de produtos, o John Chow sabe o que está fazendo. Antes mesmo de você chegar aos últimos posts do blog, você é apresentado a uma diversidade de opções. Você pode se inscrever em seu serviço de instalação do WordPress, comprar seu livro, dentre outras opções.

Não ofereça seus produtos e serviços a ponto de seu público-alvo se afastar. Contanto que você deixe a informação disponível em todos os lugares certos, clientes potenciais a encontrarão.

image10

32. Jeff Bullas – Construa Sua Lista

Não importa quanto tráfego você recebe ou o nicho que você deseja dominar, construir uma lista é indispensável. Essa é uma tarefa para desde o primeiro dia em diante.

Jeff Bulas não exagera com sua abordagem, mas é eficaz. No topo da barra lateral direita, você encontrará um botão de “inscreva-se”. É acima da dobra, fácil de ler e simples para um visitante completar a inscrição.

Se você quiser tirar o máximo de suas futuras empreitadas de marketing, agora é a hora para você começar a se esforçar em construir sua lista. Isso começa em seu blog.

image07

33. Business.com – Crie e Poste Infográficos

Há uma série de motivos para criar e postar infográficos em seu blog. Eles são atrativos, divertidos de ler e frequentemente compartilhados. Subsequentemente, eles podem ajudar a melhorar seu tráfego e credibilidade.

A Business.com publica muito conteúdo e muitas de suas melhores obras estão acompanhadas por um infográfico.

Para se ter uma ideia de por onde começar, este post sobre dicas de marketing para o Facebook lhe colocará na direção correta. O conteúdo em si é um ótimo começo, mas o infográfico é o que faz com que o post se torne completo.

image09

Conclusão

Se você está entre os 76% de profissionais de marketing voltados para o B2B com planos de criar mais conteúdo em 2016, agora é o momento de aprender com os melhores blogs de marketing.

Espero que depois de visitar cada um desses 33 blogs você obtenha um entendimento claro de quais áreas cada um se sobressai.

Pegando o ponto forte de cada um desses, que estão entre os melhores blogs de marketing, você poderá melhorar sua estratégia durante o ano.

Você é um leitor cativo desses blogs? Você concorda que há algo de especial para se aprender com cada um deles?

Share