38 Estatísticas Sobre Marketing de Conteúdo Que Todo Profissional Precisa Saber

content marketing stats

Você sabe qual caminho a indústria de marketing de conteúdo está tomando e por quê? Porque se não, você não vai saber como ajustar sua estratégia de marketing para crescer.

Certo, você pode ter uma ideia, mas nada se compara a uma evidência concreta.

Você é um profissional de marketing de conteúdo? Baixe esta pequena planilha de dicas para aprender sobre 38 estatísticas de marketing de conteúdo.

Então, para deixar as coisas mais simples pra você, aqui estão 38 estatísticas que vão te ajudar a guiar seus esforços de marketing de conteúdo. Aqui vamos nós

1. 42% dos profissionais de marketing B2B se dizem eficazes no marketing de conteúdo. (Fonte: CMI)

Sem dúvida, marketing de conteúdo, se bem feito, pode gerar grandes resultados para o seu negócio.

Mas, leva tempo e é preciso foco para ser eficaz nisto. 42% dos profissionais de marketing B2B afirmam que são eficazes em seus esforços de marketing de conteúdo.

image01

Se as marcas podem desenvolver uma estratégia efetiva para criar um conteúdo baseado em um entendimento adequado do seu público alvo, eles não só vão conduzir leads como também aumentarão as vendas.

Ao contrário de outras estratégias de geração de lead, o marketing de conteúdo te dá prospects, em vez de pedir a eles alguma coisa.

Com o marketing de conteúdo, você fornece informação de qualidade antes de pedir que as pessoas comprem. Até quando você vende um produto através do marketing de conteúdo, seus potenciais consumidores ficam felizes pelo que você fez, porque eles vão se sentir mais valorizados e compreendidos.

Para profissionais de marketing B2B, o marketing de conteúdo pode tomar tempo para mostrar resultados reais. Mas, é uma abordagem forte e de longo prazo para melhorar a visibilidade da sua marca online. Isto também te ajuda a alimentar uma forte relação com seus clientes.

Enquanto você pode ver retornos rápidos em publicidades tradicionais ou nativas (colocadas em um site ou rede social, com a mesma formatação, sem causar interrupções), o marketing de conteúdo vai ajudar o seu negócio a continuar prosperando no futuro porque os clientes atuais vão continuar dependendo de você pelas boas informações que você dá.

O marketing de conteúdo funciona porque você não esta apenas atraindo visitantes para o seu site e depois os deixando sozinhos para que, com sorte, comprem alguma coisa. Ao contrário, você esta mandando uma mensagem clara de que você esta atento as necessidades deles e pronto para ajudar a resolver seus problemas.

O consumidor potencial ou cliente pensam, “essa empresa realmente me entende.”

Isso é o que é preciso para ser um efetivo profissional de marketing de conteúdo. Quando você consistentemente cria e distribui conteúdo de qualidade (p. ex. útil, que ajuda, interessante, engraçado, engajado, persuasivo) os prospects irão responder. Faça disso sua prioridade e você terá sucesso.

2. 60% dos profissionais de marketing criam pelo menos uma peça de conteúdo todo dia. (Fonte: eMarketer)

Consistência é a chave para construir um negócio de sucesso. De acordo com a McKinsey & Company, “os 3 Cs da satisfação do cliente” são “consistência, consistência e consistência”.

Se você quer colher os dividendos do marketing de conteúdo, você precisa dedicar um tempo adequado para a criação do conteúdo”.

As empresas e os profissionais de marketing que deixaram isso para segundo plano normalmente lutam para adquirir leads, a menos que tenham grandes, enormes, orçamentos de marketing.

Sem orçamento de marketing, sem conexões e com um blog que tinha apenas um mês de existência, Robbie Richards aumentou seu tráfego em 272% em 30 dias criando o conteúdo certo e promovendo-o para as pessoas certas.

Mesmo que você esteja confiando nos anúncios do Google AdWords ou em campanhas de mídia social PPC, você tem que estar diretamente envolvido na criação de conteúdo. Marketing de internet é principalmente alimentado pelo conteúdo.

Do estudo abaixo, sabemos que os 60% dos profissionais de marketing que criam pelo menos uma peça de conteúdo por dia não vão achar tão desafiador conseguir leads como aqueles que produzem conteúdo de maneira inconsistente.

Com certeza eles devem usar outras táticas de marketing como guest blogging para alcançar um público maior, mas escrever para o próprio blog é o centro da estratégia de conteúdo deles.

O conteúdo pode ser na forma de um post no blog, um longo artigo como este que você está lendo agora, um vídeo, um infográfico, ou um podcast. Uma marca que publica conteúdo diariamente é a Lifehack.org.

image13

3. O crescimento ano após ano no tráfego do site original é 7,8x maior para os líderes de marketing de conteúdo em comparação com seguidores (19,7% contra 2,5%). (Fonte: Aberdeen)

Líderes em conteúdo de marketing são marcadores de passo.

Você sabe porque existem mais seguidores do que líderes no mundo do marketing digital? Uma razão é que os líderes literalmente lideram o caminho, mostrando aos outros como fazer as coisas.

image26

Infelizmente, muitos desses que nos referimos como líderes em fazer blog, em mídia social e em SEO já não estão nos deixando mais motivados e animados.

Eles ficaram ocupados com outras atividades que não os incentivam a criar o tipo de conteúdo que originalmente os levaram a deslocar, liderar, vender e faturar.

Mas os poucos influenciadores de marketing digital que gastam tempo criando o conteúdo certo ganham mais tráfego e leads do que eles conseguem lidar porque eles continuam criando ótimo conteúdo para o próprio blog.

Por exemplo, os líderes em marketing de conteúdo no Search Engine Journal tem consistentemente criado conteúdo de busca de alta qualidade e marketing de conteúdo relacionado. Eles estão sempre na frente. E geram mais de 1.000.000 visitas únicas por mês.

image03

Mesmo que você defina um número de visitas mais baixo – digamos, um quarto disto – em 30 dias, isto é uma grande conquista. Então, como você pode chegar lá?

  • Reduza o tempo que você gasta lendo outros blogs e comece a escrever.
  • Reconheça o que os líderes fazem: eles agem sobre o que eles aprenderam. Faça o mesmo.
  • Líderes definem um conjunto de padrões no seu campo. Portanto, se desafie a sempre criar formas de conteúdo úteis e atraentes que seu público não vai encontrar em nenhum outro blog.
  • Torne-se um líder agregador – isto é, alguém que estabelece relações positivas com os outros. Dê ideias e dicas no seu conteúdo, e suporte essas ideias com dados e estatísticas, sempre que possível.

4. 57% dos profissionais de marketing disseram que conteúdo personalizado foi sua principal prioridade de marketing em 2014. (Fonte: Altimeter)

Em 2013, o conteúdo personalizado cresceu e os profissionais de marketing que o aderiram não pararam mais. Os resultados são excepcionais. De fato, 78% dos consumidores vão acreditar em sua marca se você criar mais conteúdo personalizado.

image05

Mas o que o termo “conteúdo personalizado” significa realmente? É  outra palavra chique para marketing de conteúdo, inbound ou pull marketing?

Conteúdo personalizado pode ser um ingrediente importante para inbound e pull marketing. Mas é mais que isso. A melhor e mais precisa definição de conteúdo personalizado que eu encontrei foi do Andrew Boar do Adotas. Esta é a definição do Andrew:

Criar de conteúdo significa construir uma afinidade com seu público existente. Esse conteúdo deve reforçar sua marca, comunicar o valor do produto e criar novas oportunidades. Conteúdo Personalizado é a criação de “conteúdo de marca” para um cliente. E, em sua maior parte, conteúdo personalizado é criado para o cliente se comunicar com seus próprios consumidores existentes.

marketing de conteúdo por outro lado visa a criação de conteúdo útil que atrai a audiência certa para o seu negócio. Conteúdo personalizado não busca trazer consumidores de fora, mas em vez disto manter os clientes já existentes.

Então, embora você deva usar conteúdo personalizado para converter novos consumidores, é realmente desenvolvendo conteúdo que vai te ajudar a manter uma forte relação com os consumidores existentes, que tendem mais a comprar do que os novos.

De acordo com Dragon Search Marketing, “61% dos consumidores são influenciados pelo conteúdo personalizado”. Isto é muito!

image04

Se você tem um site baseando em filiações por exemplo, conteúdo personalizado é o que você precisa para apoiar e manter seus clientes.

Porque eles (conteúdos personalizados) são focados em como usar o seu produto e aproveitar o máximo dele.

Mas mais que isso, conteúdo customizado esclarece assuntos complicados e apresenta-os em uma sequência lógica para um fácil entendimento. Qualquer site ou negócio vai ser beneficiado pelo conteúdo focado que é “personalizado”.

De fato, você pode fazer isso para os leitores do seu blog. Você pode produzir conteúdo sob-medida para um público específico (ex. SEO, freelance de desenvolvimento de web).

Monitorando os comentários dos leitores ou fazendo uma simples pesquisa, sua audiência vai te dizer quais temas e tipos de conteúdo personalizado são importantes para eles.

5. Marketing de conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera em torno de 3 vezes mais leads. (Fonte: DemandMetric)

Investir seus recursos (isto é, tempo e dinheiro) no marketing de conteúdo vai reduzir seus custos, e simultaneamente aumentar em até 3x os leads que você ganhou com a publicidade tradicional ou nativa. 

É hora de você pesar suas opções e escolher como você vai equilibrar o marketing de conteúdo com o marketing tradicional. Marketing tradicional pode te dar clientes e leads, mas não alimentá-los.

Várias empresas e marcas sabem que o marketing de conteúdo pode ajudá-los a conquistar seus objetivos (por exemplo, visibilidade da marca e geração de lead) e alimentar os leads ao mesmo tempo.

Por isso os gastos com o marketing de conteúdo estão aumentando ano após ano.

image06

Profissionais inteligentes de marketing não depositam todos seus ovos em uma única cesta. Eles diversificam os esforços para ter os melhores resultados. Então eu não te aconselho a abandonar completamente o marketing tradicional (porque este pode trazer vendas rápidas). Mas você deve, definitivamente, prestar mais atenção na criação de conteúdo de primeira qualidade.

Isso é o que vai construir uma base de clientes prósperos para você ao longo do tempo.

6. 93% dos profissionais de marketing B2B usam o marketing de conteúdo. (Fonte: CMI)

A grande maioria dos profissionais de marketing B2B adotaram o marketing de conteúdo ao invés da publicidade tradicional.

Isso talvez tenha acontecido porque é muito mais fácil de se comunicar com um público novo criando e entregando conteúdo de qualidade, ao invés de pedir que eles comprem seu produto. Isso também pode ser causado pelos ciclos de venda tipicamente mais longos no B2B.

Bom conteúdo constrói, com o tempo, confiança e mantém os clientes de potencial perto de você. E confiança vem antes da venda.

Sem confiança, os consumidores não vão comprar de você. Nós compramos na Amazon porque nós acreditamos que seus itens vão ser entregues rapidamente e que são iguais ao que foi prometido no site.

A Amazon é uma empresa de ecommerce de confiança, e isso nos (consumidores/compradores) da tranquilidade. Surpreendentemente um estudo do Forrester descobriu que a influência da Amazon nos consumidores é maior do que a do Google.

image18

É muito difícil confiar em uma marca que você só vê em comerciais na TV. É muito mais fácil confiar em uma empresa cujo conteúdo te mostra como fazer algo com êxito.

7. 78% dos CMOs acredita que o conteúdo personalizado é o futuro do marketing. (Fonte: DemandMetric)

A internet está evoluindo constantemente, e o público está evoluindo junto. Pelo fato do excesso de conteúdo nas redes de mídias sociais estar chegando a um nível insuportável, empresários e CMOs precisam evoluir também, se eles esperam ficar acima da média.

Gaste tempo aprendendo sobre seu público. Se possível, use listas de emails segmentadas para especificar cada grupo de inscritos e o quê seu público realmente quer. Observe outros blogs, fóruns e outros lugares que os seus potenciais consumidores podem estar gastando tempo e compartilhando com os outros. Quais problemas eles estão discutindo? Essa é a concepção do conteúdo personalizado.

Então, desafie-se a criar conteúdo personalizado, que é um tipo de conteúdo adaptado a um grupo específico de pessoas. Aqui está um exemplo perfeito no KISSmetrics:

image11

8. Taxas de conversão estão aproximadamente 6x maiores para os adeptos do marketing de conteúdo do que para os não-adeptos (2,9% contra 0,5%). (Fonte: Aberdeen)

Aberdeen conduziu um estudo e descobriu que empresas que têm como foco principal o marketing de conteúdo aumentam as taxas de conversão dos seus sites 5x mais.

Por outro lado, aquelas que não criam o conteúdo certo têm um aumento escasso da taxa de conversão de 0,5%.

Isso não é insignificante. Um aumento adicional de 1% nas conversões da página de destino, por exemplo, pode transformar seus negócios, suas vendas e seus faturamentos.

Então, o que você vai fazer a respeito disso?

Veja a próxima estatística de marketing de conteúdo…

9. 39% do orçamento do marketing é gasto em marketing de conteúdo pelos profissionais de marketing B2B mais eficientes. (Fonte: TopRankBlog)

O The Truckers Report, um fórum para motoristas profissionais de caminhão, aumentou suas conversões na landing page em 79,3%, levando a mais de 1.000.000 visitas por mês e mais de 4,5 milhões de visualizações. Eles fizeram isso com um ótimo conteúdo.

A pergunta que eu sempre faço aos potenciais clientes quando eu os encontro pessoalmente é, “Onde você está gastando atualmente o seu orçamento de marketing?”

Se você quer gerar mais leads, então você precisa atribuir uma certa porcentagem do seu orçamento de marketing para a criação, promoção e para as métricas de conteúdo.

10. 48% das pequenas organizações tem uma estratégia de conteúdo documentada, em comparação com apenas  41% das grandes organizações. (Fonte: CMI)

A equipe do ConversionXL levou 6 rodadas de testes antes de definir uma variação da página de destino que levou o The Truckers Report a ter 79,3% das conversões. E esse é o poder da estratégia documentada.

Você talvez tenha visto várias pessoas falarem esse termo por aí, mas o que isso realmente significa?

Bem, uma “estratégia documentada” é um conjunto de passos comprovados e acionáveis que produzem um resultado previsível que foi documentado. Isso elimina a necessidade de “gambiarra” ou improviso.

image19

Profissionais inteligentes de marketing não reinventam a roda todo dia. Em vez disso, eles vão copiar o que já deu resultado antes. Eles sabem o que funciona porque  documentaram suas estratégias e mediram todos os detalhes enquanto ia acontecendo.

Estratégias documentadas podem ser medidas e avaliadas, o que leva a uma decisão melhor e mais inteligente.

11. 58% dos profissionais de marketing disseram que “conteúdo original escrito” é o tipo mais importante de conteúdo, superando conteúdo visuais e vídeos. (Fonte: Social Media Examiner)

Muito já foi falado sobre a importância e a eficácia do conteúdo visual (especialmente vídeos e infográficos). Mas um relatório de pesquisa feito pela Social Media Examiner revela que mais da metade dos profissionais do marketing preferem o “conteúdo original escrito” (por exemplo, posts, artigos, ebooks) do que o conteúdo visual.

image22

Isso é revelador, porque significa que se você não tem a capacidade para criar conteúdo visual agora, você ainda pode ter sucesso focando no conteúdo escrito.

Desde que eu lancei este blog em particular, eu nunca compartilhei um vídeo ou infográfico com vocês. Tem sido textos o tempo todo. E eu gero 100.000 visitantes por mês.

Conteúdo visual muitas vezes requer mais investimento do que texto – essa é a realidade. Então aqui está o meu conselho para você: comece com o conteúdo escrito e escale/evolua dele se o seu público quiser ou precisar.

12. 60% dos mais eficientes profissionais de marketing B2C têm uma estratégia de conteúdo documentada. (Fonte: CMI)

Mais cedo nós vimos como uma estratégia documentada ajuda pequenos negócios a replicar estratégias comprovadas e se dar bem. É o mesmo para os profissionais de marketing B2C.

Com uma estratégia de conteúdo documentada, produzir uma variedade de conteúdo para os consumidores vai ser mais fácil.

Profissionais de marketing que lutam para criar esse tipo de conteúdo em última análise, ou não têm documentado suas estratégias, ou não estão executando suas estratégias escritas, ou ele têm uma falha significativa nas premissas que usaram para construir suas estratégias.

13. Profissionais de marketing B2B usam em média 13 táticas de marketing de conteúdo. (Fonte: TopRankBlog)

Para maximizar totalmente o potencial do conteúdo de marketing, você precisa incorporar mais que uma tática. A chave para um investimento de sucesso é a mesma para um marketing de conteúdo de sucesso: “Não ponha todos seus ovos em uma única cesta”.

Diversifique enquanto você ainda mantêm seu foco. Crie post pro blog, vídeos, infográficos, whitepapers, webinars e assim em diante. Distribua esses tipos de conteúdo consistentemente e você vai sempre gerar leads direcionados.

14. 70% dos profissionais de marketing B2B classificam eventos físicos como eficazes. (Fonte: TopRankBlog)

Várias conferências fora feitas em 2014 e ainda mais em 2015. Tendo apresentado em mais de 100 conferências, eu posso te dizer que falar para um público apaixonado é uma das maneiras mais eficazes de crescer seu blog e vender serviços caros.

image17

Contudo, eventos físicos provavelmente produzirão resultados melhores para os profissionais de marketing B2B do que para os B2C. Aprenda as habilidades do discurso, e use o palco para finalmente crescer o seu negócio.

15. 74% das pessoas sofrem de glossofobia (medo de falar em público). (Fonte: BrandonGaille)

Como você pode imaginar, o motivo pelo qual alguns profissionais de marketing de conteúdo e de marketing digital não estão fazendo muitas palestras é porque eles sofrem da ansiedade do discurso.

image24

Mas você pode  superar os desafios de falar em público.

Uma vez que você tiver vencido esses medos, você vai estar no caminho para engajar os membros do seu público-alvo que estão dispostos e ansiosos para comprar o seu produto.

16. Profissionais de marketing B2B com uma estratégia de marketing documentada tendem a se considerarem eficazes. (Fonte: CMI)

Pare de tentar reinventar a roda,

diz Scott Berkun:

A principal razão que as pessoas procuram reinventar coisas é que elas não sabem o que já foi feito. Ignorância, de um jeito ou de outro, é a principal causa do desperdício de esforços em todos lugares.

Aqui está a solução: Desenvolva um sistema vencedor, e então se apegue a ele – a menos que haja necessidade de ajustes.

A importância de ter uma estratégia documentada não pode ser subestimada. Ter sua estratégia escrita vai te guiar pelos próximos passos. Isso deve levar a uma contínua melhoria nos resultados que você tem no marketing de conteúdo enquanto também cria um histórico de como você chegou onde está.

17. 73% das organizações tem alguém para supervisionar a sua estratégia de conteúdo. (Fonte: CMI)

O tempo é o recurso não renovável mais precioso do mundo.

Como profissional de marketing, nós normalmente lutamos para encontrar tempo suficiente para fazer tudo que é esperado de nós pelos consumidores. A solução é simples: tenha alguém para fazer o trabalho para você.

Então, foque no que importa: tarefas que vão te trazer rendimento.

Mas, eu tenho que ser honesto com você. Seja muito cauteloso ao entregar sua estratégia de conteúdo a alguém. Mesmo ocupado como sou, ainda escrevo meus próprios posts do blog e gerencio a direção geral da minha estratégia de conteúdo. Isso é importante para mim.

18. 86% das organizações altamente eficazes têm alguém responsável pela estratégia de conteúdo. (Fonte: CMI)

O que você acha que é o fator decisivo para organizações altamente eficazes?

CEOs altamente eficientes e especialistas em marketing que se destacam em seus vários campos valorizam mais o tempo do que o dinheiro. Por isso que eles terceirizam – a uma pessoa competente – a sua criação, distribuição e medição de conteúdo.

A chave aqui é “competência”.

19. 72% dos profissionais de marketing pensam que conteúdo de marca é mais eficaz do que anúncios de revista. (Fonte: Custom Content Council)

Nos últimos anos, tem havido um declínio constante na demanda por publicações tradicionais como revistas e jornais. Esses canais de comunicação podem não ter desaparecido totalmente, considerando seus papéis na mídia tradicional, mas o foco agora e no futuro está na internet. Essas publicações sabem disso, e muitas vezes elas possuem uma versão online.

image07

Você precisa entender que sua marca é sua única vantagem neste mar de mesmice. Não é o preço, o serviço, a velocidade ou qualquer outra coisa. É a sua marca. Portanto, crie conteúdo de marca e os consumidores vão te aplaudir.

20. 69% dos profissionais de marketing dizem que conteúdo é superior a mala direta e RP. (Fonte: Custom Content Council)

Profissionais de marketing de resposta direta entendem o poder de uma campanha de mala direta bem trabalhada. E eles também sabem o quão importante são as relações públicas para um negócio.

Mas você sabia que em geral, profissionais de marketing têm visto melhores resultados criando conteúdo útil e focando nos consumidores ideais ao invés de mandar kits promocionais ou peças de mala direta para eles?

21. Quase 60% dos profissionais de marketing reutilizam conteúdo de duas a cinco vezes. Eles geram conteúdo “reduzidos” com base em análises. (Fonte: LookBookHQ)

Reposicionamento do conteúdo é essencial para o seu sucesso. É a maneira mais rápida de gerar conteúdo “reduzido”.

Isso porque talvez você não tenha tempo nem orçamento para consistentemente produzir conteúdos engajados para os seus consumidores. Várias organizações estão encontrando uma solução com isso. Veja o  gráfico do Curata abaixo:

image08

Mas se você criou um post para o blog que milhares de pessoas acharam proveitoso, tome o próximo passo e o reposicione através de vídeos, podcasts, infográficos, ebooks, etc.

22. 64% dos profissionais de marketing terceirizam a escrita. (Fonte: TopRankBlog)

Se você é um profissional de marketing B2B, um dos hábitos que você deve adquirir, que vai te levar a outro nível quando se trata de geração de leads e produtividade, é a terceirização de conteúdo.

Existem tantas maneiras de encontrar escritores freelance. Apenas se certifique que todo escritor que você decidir contratar tenha estas 6 habilidades.

Como uma empresa de software, nós aumentamos KISSmetrics para 793.858 visitantes por mês alavancando outros escritores habilidosos. Nós não fizemos isto tudo sozinhos. Você também não deveria fazer.

23. 50% dos entrevistados expressaram o desejo de conseguir medir quanto de atenção as pessoas realmente estão dando ao seu conteúdo. (Fonte: Contently)

Esse dado mostra que não é suficiente criar conteúdo e esperar que as pessoas gostem, leiam e compartilhem.

Profissionais inteligentes de marketing medem tudo. O Marketing de conteúdo nunca é suficiente até que você meça o quanto as pessoas estão prestando atenção em cada peça de conteúdo que você produz.

image00

24. 72% dos profissionais de marketing estão produzindo significativamente mais conteúdo do que eles produziam um ano atrás. (Source: CMI)

Os consumidores não estão procurando por mais conteúdo – eles procuram por conteúdos melhores. Com tanto conteúdo na internet, você tem que encontrar um jeito de se destacar.

Com mais de 2 milhões de posts publicados por dia, é muito fácil que o seu conteúdo fique soterrado. E isso é algo que você com certeza quer evitar que aconteça.

Uma gritante maioria de 72% dos profissionais de marketing estão produzindo mais conteúdo do que eles produziram no ano anterior. Isso é uma boa notícia, se o seu conteúdo for mais útil e de melhor qualidade.

image10

Para fazer diferença, você tem que criar um conteúdo longo, mais profundo e mais apelativo visualmente. Esse tipo de conteúdo não vai só impactar seus rankings de busca, como também fazer com que você seja compartilhado mais vezes.

25. 82% dos profissionais de marketing têm blogs com ROI positivo para o marketing inbound. (Fonte: HubSpot)

Fazer um blog é o principal fator no crescimento de qualquer negócio online. A GrooveHQ adquiriu mais de 5.000 inscritos em cinco semanas, e teve mais de 1.000 inscritos com um único post em menos de 24 horas.

Isso é incrível!

Quanto mais tempo você gasta fazendo posts, maior vai ser o seu ROI. Você também vai fazer com que seus consumidores tenham uma impressão mais duradoura de você, porque o que eles querem é um conteúdo útil que responda a todas suas dúvidas. Ponto!

26. O mecanismo de entrega de marketing de conteúdo mais comum é a mídia social, usada por 87% dos profissionais de marketing. (Fonte: CMI)

As redes sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn, Pinterest e Periscope mudaram o jeito de nos comunicar com os consumidores.

Essas redes sociais são populares. São de graça para participar e fáceis de usar. O único gasto que você tem lançando seu conteúdo nas redes sociais é o seu tempo, a menos que você decida fazer uma campanha de anúncios pagos.

É o lugar onde um grande conteúdo realmente brilha. Muitas empresas enviam as mesmas características, benefícios e informações de vendas em todos seus canais de mídia social e isso é um erro tático.

Para aproveitar ao máximo seu marketing de mídia social, foque no aspecto “social” e construa ímpeto e confiança com seus fãs. Dê a eles um conteúdo verdadeiramente útil, e então encaminhe-os para suas landing pages e consolide a amizade através do marketing de email.

27. 76% dos profissionais de marketing B2B postam conteúdos próprios e 73% publicam estudos de caso. (Fonte: CMI)

Postar é bom, mas a essência do seu conteúdo é o que conta. Nem todo post é criado de maneira igual. Um dos 15 tipos de conteúdo que vai trazer tráfego para o seu site, engajar seu público e converter inscritos em consumidores é o estudo de caso.

Um estudo de caso detalha o processo que você passou, os desafios que enfrentou, como os superou e o resultado que você obteve. Se você criar mais estudos de caso, nunca vão te faltar leads.

28. Cerca de 49% dos profissionais de marketing estão aprendendo a conduzir conteúdos para se alinhar com a jornada do comprador. (Fonte: LookBookHQ)

Todo comprador tem uma jornada. No ciclo de compras do consumidor, existem etapas pelas quais ele passa antes de eventualmente comprar o seu produto. Algumas vezes o potencial consumidor passa por essas etapas rapidamente, e algumas vezes muito mais devagar. É sua responsabilidade produzir e alinhar o conteúdo de maneira a adequá-lo a cada etapa.

image20

29. Até 81% dos profissionais de marketing planejam aumentar o uso de conteúdo original escrito. (Fonte: Social Media Examiner)

Você sabia que o Google penaliza conteúdo duplicado?

É porque os usuários não gostam disso! Os usuários querem conteúdo original, útil e engajador que cria experiências memoráveis para eles. Este ano, mais pessoas vão gastar mais dinheiro em conteúdo original – e você deveria ser uma dessas pessoas.

30. Ano passado, o uso de infográficos cresceu de 9% para 52%. (Fonte: DemandGen)

Eu aumentei os visitantes do blog KISSmetrics de 0 para 350.000 por mês  produzindo conteúdo útil – e criando infográficos.

Indústrias tradicionais estão começando a ver o impacto de um infográfico bem concebido e de valor agregado.

Infográficos funcionam porque os consumidores gostam de como um assunto ou informação complexa podem ser condensados em uma forma visual que transmite o mesmo, ou até mais, valor que uma peça de conteúdo de texto.

E, como eu mencionei anteriormente, os infográficos podem ser frequentemente desenvolvidos redirecionando um conteúdo de texto que você já usou recentemente.

Você vai criar mais infográficos para promover o seu negócio este ano?

31. A demanda por infográficos cresceu 800% no último ano. (Fonte: Unbounce)

A demanda por infográficos ainda está crescendo. A Unbounce descobriu que o desejo por infográficos cresceu 800% nos últimos 12 meses.

image14

Se você não é um designer gráfico, eu te aconselharia a contratar um profissional da área.

Você pode verificar no Dribbble.com (sim, tem 3 b’s aqui) ou terceirizar cada passo do design de infográficos para os caras da Visual.ly. Como a Visual.ly fornece designs premium, você tem que estar preparado para gastar até $1.000.

image21

32. 91% dos profissionais de marketing B2B usam o LinkedIn para distribuir conteúdo. (Fonte: TopRankBlog)

Se você não está usando o LinkedIn para acelerar sua distribuição de conteúdo, você está fazendo a si mesmo um desserviço.

O LinkedIn é a escolha número #1 para conteúdo profissional relevante. Isso também significa que se você quer alcançar um público que vai entender completamente o que é o seu negócio online e vai responder ao seu conteúdo, você precisa distribuir conteúdo de alta qualidade usando o LinkedIn.

image25

Você pode criar uma rede maior no LinkedIn, e gerar leads direcionados. Comece hoje. Dê pequenos passos.

33. 73% dos profissionais de marketing usam o YouTube para distribuir conteúdo. (Fonte: TopRankBlog)

O YouTube é enorme! Quase metade dos usuários da internet estão no YouTube. E mais de 6 bilhões de horas de vídeos são visualizadas todo mês.

image23

Se você ainda não está usando o YouTube para impulsionar o engajamento da sua marca e canalizar os visitantes qualificados e motivados para o seu site ou suas landing pages, você precisa começar logo.

Distribuindo o seu melhor conteúdo por meio de vídeos no YouTube pode te dar mais leads do que qualquer outro tipo de conteúdo.

Mas novamente, tudo depende do valor que você entrega, e não necessariamente do vídeo em si. Você não precisa apresentar filmes de qualidade cinematográfica.

Algumas pessoas tem falhado no marketing de vídeos no YouTube.

Se você não quer cometer aqueles mesmo erros, siga os passos certos:

  • Identifique o que seu público quer.
  • Crie um vídeo de passo-a-passo interessante.
  • Faça vídeos curtos, mas valiosos.
  • Faça o upload no YouTube, e então promova-o nas mídias sociais.

34. O uso do LinkedIn saltou 20% este ano entre os profissionais de marketing B2C. (Fonte: CMI)

O LinkedIn tem experimentado uma explosão no seu uso e isto ainda vai continuar aumentando.

Isso porque mais profissionais de marketing B2B e B2C estão aderindo ao “essencialismo”. O essencialismo é a prática de descobrir o que mais importa no seu negócio e desenvolver a paixão e a disciplina para persistentemente alcançá-lo.

image12É estar ativo em poucas redes sociais, mas descobrindo como maximizar o seu tempo e alcançar o máximo de proveito dessas redes.

35. 28% dos profissionais de marketing querem aprender mais sobre a arte de podcasting. (Fonte: Social Media Examiner)

Profissionais de marketing que aderiram ao podcasting testemunham que é viciante para os ouvintes. Eu gosto de ouvir os Podcasts do John Dumas por causa da personalidade que ele impõe neles.

Se você quer desesperadamente aprender sobre a arte de podcasting, você não está sozinho. 28% dos profissionais de marketing estão pesquisando informações sobre isso. Você pode começar lendo o “Guia de Como Começar um Podcast” do Pat Flynn.

36. A leitura de conteúdo nos dispositivos móveis aumentou mais de 10% em 2014. (Fonte: DemandGen)

O uso de dispositivos móveis revolucionou radicalmente como as pessoas consumem conteúdo. Mais pessoas atualmente consumem conteúdo em seus celulares, tablets e outros aparelhos móveis do que em desktops e laptops.

Não existem mais limitações. Seus clientes estão consumindo conteúdo o dia todo em seus dispositivos móveis.

image16

Não admira que o Google tenha adicionado ao seu algoritmo a compatibilidade com os dispositivos móveis, como um fator que contribui na posição do ranking de uma página nos resultados de pesquisa orgânica. 

Para capitalizar nesta tendência, você deve garantir que suas páginas da internet sejam otimizadas para usuários móveis. Se os seus consumidores são móveis, e a maioria tende a ser, você também precisa ser.

37. A produção de conteúdo é o maior desafio para 44% dos profissionais de marketing. (Fonte: LookBookHQ)

Muitas vezes eu gasto mais tempo juntando ideias e pesquisando sobre um assunto que pretendo escrever um post a respeito do que realmente escrevendo.

Manter o foco é um grande desafio, porque se você se perder com o assunto, você também vai lutar para promover o conteúdo.

É semelhante a seleção de nicho. Profissionais de marketing de segmento entendem que se eles escolherem o segmento errado, eles vão lutar para conseguir crescer o site. Não importa quanto esforço e dinheiro eles gastem no marketing.

44% dos profissionais de marketing identificaram a produção de conteúdo como seu principal desafio. Para ajudar a eliminar esse problema, anote constantemente as ideias que te surgirem. Use o Evernote ou estabeleça um calendário para edição de conteúdo. Isso pode ajudar muito.

38. Gamificação é a tática de marketing de conteúdo menos comum, com apenas 10% dos profissionais usando-a. (Fonte: CMI)

Conteúdo interativo está crescendo nos dias atuais. Isso agrega muito valor tanto para o profissional de marketing quanto para o público.

Tenho certeza que você já viu estes quizzes, calculadores, enquetes, pesquisas, conversores de moeda, quebra-cabeças, etc. Esse tipo de conteúdo é criado para engajar os usuários e aumentar o tempo deles na página.

image09

Entretanto, a gamificação não é usada com frequência. Apenas 10% dos profissionais de marketing gastam tempo nisso. É possível que a gamificação não funcione tão bem quanto as pesquisas e os quizzes, mas também é provável que isso não seja tão utilizado por causa do investimento de recursos necessários.

image15

Se você tem os recursos necessários, pode valer a pena investir na gamificação do conteúdo para te ajudar a destacar dos competidores que não adotaram essa técnica. Tudo se resume ao seu nicho, e ao estágio do ciclo do consumidor que os seus compradores estão atualmente.

A minha convicção é simples: “texto é tudo.”

Conclusão

Marketing de conteúdo, e particularmente o aumento da adoção de conteúdo visual, customizado e interativo, continua a mudar a maneira como os potenciais consumidores e clientes recebem e utilizam o conteúdo. Isso também conduz os potenciais consumidores e clientes a decidirem se compartilham ou não o conteúdo com os outros.

Se você quer mais leads e consumidores, não há dúvida de onde encontrá-los. Eles estão em todos os lugares: Facebook, Twitter, blogs, Quora, mecanismos de busca, entre outros.

A verdadeira questão é como você deve criar o conteúdo certo que vai inspirá-los a clicar no link do seu site, visitá-lo e se inscreverem na sua lista? Esse é o dilema atual encontrado pela maioria dos profissionais de marketing.

Eu te encorajo a aproveitar essas estatísticas de marketing de conteúdo na próxima vez que for criar um post para o blog. Essas estatísticas devem te guiar para que você gere mais tráfego e vendas.

Qual dessas estatísticas de marketing de conteúdo te inspiram mais para criar sua próxima peça de conteúdo épica?

Share