4 Dicas de Como Criar Conteúdo e Melhorar o Tempo de Permanência dos Leitores no Site

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Você sabia que 81% dos profissionais de marketing querem usar mais conteúdo escrito original?

O problema é que simplesmente criar conteúdo em maior volume não vai ajudar as empresas. Os consumidores querem ler conteúdo engajante e útil, que proporcione uma experiência memorável.

Em seu relatório de 2014, o LookBookHQ revelou que 44% dos profissionais de marketing consideram a produção de conteúdo o seu maior desafio.

Imagine então criar conteúdo engajante.

É por isso que há tantos artigos a respeito de como criar um conteúdo épico.

Mas responda honestamente:

Você já encontrou a fórmula perfeita para segurar os seus leitores?

Duvido.

Talvez você já tenha integrado alguns princípios de redação, boa formatação, e técnicas de pesquisa a alguns posts, a fim de melhorar a taxa de engajamento do seu blog.  Mas é muito fácil cair nos velhos hábitos de escrita.

Eu também não prometo fornecer neste artigo uma fórmula mágica para criar conteúdo atraente.

O marketing de conteúdo é um processo repetitivo que envolve aprender, esquecer, e reaprender constantemente as preferências do seu público.

Mas então você se pergunta: Qual é o assunto deste post?

Vou te mostrar uma fórmula simples que destila todos as melhores orientações sobre criação de conteúdo que você já leu. Você poderá usar este checklist sempre que estiver confuso sobre a qualidade do conteúdo.

Pronto para poupar tempo e criar conteúdo eficaz?

Siga estas 10 regras para segurar os leitores em seu site.

Vamos para o 1º item.

1. Atraia a atenção do leitor com um título relevante e atraente, seguido por uma introdução cativante

Como você decide se vale a pena ler um certo conteúdo?

Pela sua aparência.

Você terá que abrir o artigo para absorver o valor que ele oferece.

Se eu não te convencer a clicar no link do meu artigo, vou perder o seu interesse.

É por isso que o título é a parte mais importante do seu artigo. A maioria dos compartilhamentos sociais é feita por pessoas que nem sequer leram mais do que o título.

Sites virais, como o UpWorthy e o BuzzFeed, viram sua popularidade explodir graças a seus títulos atraentes. O Upworthy, em especial, é conhecido por fazer experiências com até 25 títulos por artigo.

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Se olhar com cuidado, você verá que a maioria dos títulos deles desperta a curiosidade. O UpWorth lista “não contar tudo” como uma de suas regras para títulos.

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Recomendo que você fique longe de títulos isca de cliques que fazem promessas enormes e deixam o leitor irritado. Enganar o usuário para obter cliques no curto prazo vai manchar a imagem da sua marca.

Segundo a análise de taxas de engajamento feita pelo Larry Kim, uma taxa de rejeição mais alta corresponde a rankings mais baixos em mecanismos de busca. Ou seja, irritar os visitantes vai atrapalhar seus resultados em mecanismos de busca.

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E então, como usar o título para atrair o seu público sem exagerar?

Eu tenho a resposta. Leia estes dois artigos:

Após conseguir que um potencial cliente compartilhe seu artigo ou clique em seu link e vá para o seu website…

Será que está tudo garantido? Ou será que os visitantes ainda podem ir embora?

Desculpe, tenho uma má notícia para você: usuários da web não ficam muito tempo em um lugar. Tipicamente, a duração das visitas de usuários segue uma distribuição negativa de Weibull.

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Como você pode ver, há usuários saindo de seu site a cada segundo. 55% dos visitantes não vai passar mais do que 15 segundos em seu site. E mesmo conseguindo com que seu público compartilhe seus artigos em redes sociais não vai garantir mais engajamento de leitura.

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Assim, se você não conseguir prender a atenção de seus visitantes nos primeiros 10 segundos, provavelmente vai perdê-los.

Como convencer o leitor a permanecer em seu site após os segundos iniciais?

Oferecendo na introdução uma prévia do enorme valor que você vai oferecer dentro do artigo.

Uma fórmula genial usada pelo Brian Dean no Backlinko é a fórmula APP.

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Primeiro, ele faz com que os leitores concordem com ele em relação aos problemas:

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A seguir, ele faz uma promessa brilhante que seus leitores podem concretizar:

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E finalmente, ele oferece aos leitores uma prévia do que podem esperar do artigo. 

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Há outras formas magnéticas de atrair a atenção de seu público-alvo na abertura de seus posts de blog, incluindo a clássica técnica de redação AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação). Compartilhei algumas dessas técnicas de introdução alternativas neste post.

Além disso, você pode considerar aumentar a fonte em seu parágrafo inicial. Isso vai deixar menos caracteres em cada linha e oferecer uma ótima experiência inicial ao seu público. O Smashing Magazine usa fontes maiores em parágrafos iniciais regularmente.

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2. Divida seu conteúdo com imagens, vídeos, subtítulos, e uma formatação espetacular

Bem, agora que você já fez o leitor ficar em seu site por mais de 30 segundos, usando um título poderoso e uma introdução perfeita…

O que vem a seguir?

Você precisa otimizar a experiência do usuário ao longo da página. Conteúdo de alta qualidade pode fazer o visitante passar quase ⅔ do tempo abaixo da dobra.

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Se você não vive em uma caverna, já sabe que o usuário web médio não lê artigos palavra por palavra.

Em um estudo de 2008, o NNGroup constatou que o usuário médio tem tempo para ler 28% das palavras em uma página. E isso só é válido se o leitor dedicar seu tempo por completo à leitura.

Em termos práticos, um leitor médio lê cerca de 20% de uma página padrão.

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Assim, se os usuários têm o hábito de varrer as páginas, você não pode encantá-los usando apenas excelentes pesquisas e valor.

Como você pode fazer com que o leitor consuma uma porcentagem mais alta do seu conteúdo?

Deixando o processo de leitura do seu conteúdo de alta qualidade mais fácil.

Não sobrecarregue o visitante com grandes blocos de texto, total ausência de elementos de mídia e títulos indistinguíveis.

Em vez disso, dê intervalos mentais ao seu leitor ao adotar as quatro técnicas a seguir.

1. Faça a maioria das suas frases com até 14 palavras – 90% dos leitores vai entender o que você está dizendo. Frases mais curtas também significam menos trabalho para os leitores.

2. Use espaços em branco generosamente para deixar sua página menos atravancada, dando espaço para o leitor respirar e aumentando a compreensão dele em quase 20%.

3. Dê ao leitor a opção de consumir apenas as seções relevantes para ele ao usar um índice.

Se você usa o WordPress, pode simplesmente instalar o plugin Table of Contents Plus.

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Se você sabe usar CSS e HTML, experimente criar um índice colorido e visual. O Getvero usou esse recurso em seu artigo de email marketing para aumentar o valor percebido de seu post.

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Para criar um sumário, você terá primeiro que criar subtítulos atraentes. Não pense nos subtítulos apenas como ferramentas para dividir seu conteúdo. Eles são uma forma excelente de re-engajar um leitor cuja atenção está diminuindo gradualmente.

Por isso, tempere seu texto com o benefício da leitura de seções independentes, como o Brian Dean faz.

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4. Em uma análise de 100 posts de blog muito populares, o Blog Pros constatou que esses artigos traziam uma imagem para cada 350 palavras. Eu tento usar uma imagem a cada 200 palavras, desde que isso faça sentido no artigo.

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Você pode experimentar também inserir vídeos relevantes em seu artigo. Usuários de internet adoram consumir vídeos, especialmente em dispositivos móveis.

Para mais informações sobre formatação, recomendo que você leia os seguintes artigos:

3. Mergulhe o leitor em seu conteúdo ao transformar sua pesquisa em uma história coesa que flui naturalmente

Vamos supor que você selecionasse 10 posts e 2 artigos acadêmicos para usar como fontes de pesquisa na hora de criar conteúdo.

E agora?

Como transformar a sua pesquisa em uma experiência agradável para o seu público?

Claro, você vai precisar de um título atraente, de uma introdução perfeita, e uma formatação de leitura fácil. Mas deixando de lado a estrutura, o que fazer com o conteúdo?

Infelizmente, a maioria dos profissionais do marketing de conteúdo acredita que simplesmente criar conteúdo mais longo, e incorporar os argumentos encontrados na pesquisa, vão fazer um post se destacar.

Longe disso.

Ao incluir em seu artigo detalhes irrelevantes, você impede seu público de ter uma experiência de leitura imersiva.

O conteúdo realmente bom atende aos interesses do público com cada palavra e flui perfeitamente de uma seção para a outra, até a conclusão.

Veja por exemplo esse post viral incrivelmente bem escrito do Jon Morrow.

Ele chama a atenção do leitor com o título, atraindo-o para o conteúdo.

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A seguir, ele abre espaço para sua história inspiradora.

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E então ele mantém a atenção do leitor ao responder cada uma das perguntas que fez no título.

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Jon conclui o artigo com sua visão pessoal sobre criar conteúdo.

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Se você observar cuidadosamente, verá que o artigo não lista muitas estratégias práticas. Mas ainda assim, o texto desperta o seu interesse ao contar uma história de uma forma incrível.

O GrooveHQ também conseguiu que 300% mais pessoas lessem seu conteúdo ao incorporar o storytelling.

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Já escrevi sobre como você pode aproveitar o storytelling em seu conteúdo para se conectar emocionalmente ao seu público e aumentar suas conversões.

No entanto, recomendo que você comece aprendendo mais sobre os interesses, as características demográficas, e os problemas de seu público. Ao ver o que está na cabeça de seus leitores, você será capaz de criar conteúdo engajante com histórias que tratam das necessidades do seu público.

Eu já publiquei uma lista com 8 ferramentas para te ajudam a entender seus leitores e um guia para criar personas de leitores.

Você pode também experimentar a ferramenta de fluxo de conteúdo do Zazzle Media para verificar se seu conteúdo se conecta ao seu público. A ferramenta pergunta quais foram as ideias de conteúdo e os recursos usados na criação dele para entender como o texto flui.

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4. Dê um toque final ao conteúdo antes da entrega

Você já trabalhou duro e criou um conteúdo excelente ao seguir as três dicas acima.

Agora, não deixe todos os seus esforços serem arruinados por detalhes como erros de ortografia e gramática ruim. Aqui estão 3 dicas para eliminar anomalias e deixar o seu conteúdo brilhar.

1. Contrate um editor

Um profissional do texto pode melhorar o foco do seu conteúdo e garantir que ele vai segurar a atenção do seu público. É bem mais fácil para um profissional encontrar seções pouco adequadas, exageradas ou irrelevantes em seu artigo.

Eu uso editores profissionais em todos os meus blogs.

Sempre é bom ter um segundo olhar analisando seu texto antes da publicação. Se o seu orçamento permitir, você pode contratar editores profissionais ao colocar um anúncio em sites como o Problogger e o UpWork.

2. Elimine os excessos usando o Hemingway App

Se você ainda não pode pagar serviços profissionais de edição, essa é uma excelente ferramenta para encontrar os excessos em seu conteúdo.

Tudo o que você tem que fazer é copiar seu conteúdo para a ferramenta. Após processar o texto, ela vai destacar frases de leitura difícil, e palavras que têm alternativas mais simples.

O aplicativo também dá uma nota ao texto, avaliando a facilidade de compreensão.

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Copiei um trecho de conteúdo de um dos meus guias para a ferramenta e encontrei seis pontos em que meu conteúdo era difícil de ler.

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Depois que simplifiquei o texto e inseri tópicos, a legibilidade do meu texto foi de uma nota 8 para uma nota 7.

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3. Deixe o seu conteúdo interativo ao incluir citações que podem ser compartilhadas no Twitter.

O conteúdo interativo é uma excelente forma de engajar e educar o seu público. Ele adiciona valor prático e faz o seu público agir. Testes são o tipo de conteúdo interativo mais popular. Eles são largamente compartilhados em redes sociais. Mas existem outros tipos de conteúdo que também dão bons resultados.

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Para o conteúdo regular, em texto, você pode configurar os destaques como citações para o Twitter. Isso encoraja compartilhamentos e deixa o seu conteúdo mais fácil de ler. Para criar essas citações, use os plugins Clicktotweet ou CoSchedule.

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Você pode também criar pequenos textos, gratuitamente, usando o Qzzr, e depois inseri-los em seus posts (essa ferramenta inclui também um plugin de WordPress).

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Stitch Fix pede a seus usuários que preencham um formulário e façam um teste de estilo para determinar de que produtos eles vão gostar mais.

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Conclusão

Produzir conteúdo engajante para cada publicação é uma tarefa difícil. Mas é a única coisa que vai te conectar com seu público e te ajudar a colher os frutos do marketing de conteúdo.

Da próxima vez que tiver dificuldades em criar conteúdo atraente, sugiro que você implemente a estrutura de 4 passos que apresentei neste artigo. Tenho certeza de que você vai resolver seu problema com sucesso.

Você acha que eu deixei de mencionar algum aspecto essencial do bom conteúdo? Me conte o que você pensa nos comentários abaixo.

 

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