4 Dicas Rápidas Para Aumentar as Vendas Ecommerce Usando o Instagram

instagram sales

Recentemente, o Instagram anunciou ter atingido a marca de 500 milhões de usuários ativos por mês. Desses, 300 milhões acessam a plataforma todos os dias.

Os números colocam o Instagram na vanguarda do marketing de mídias sociais…

Isso fica ainda mais evidente considerando que 68% dos usuários do Instagram interagem regularmente com perfis de marcas (em comparação com 32% dos usuários do Facebook).

Uma pesquisa realizada pela TrackMaven aponta que a taxa de engajamento (interações por post por 1.000 seguidores) no Instagram é em média 8 vezes maior do que em qualquer outra rede social.

image29

O Instagram também é uma das poucas plataformas que ainda não está saturada de marqueteiros.

Mas talvez você tenha ouvido falar sobre a atualização

A mudança no algoritmo do Instagram para mostrar primeiro os melhores posts e restringir a visibilidade dos usuários, causou grande comoção entre os profissionais do marketing.

Segundo o cofundador e CEO do Instagram, Kevin Systrom,

“Em média, as pessoas deixam de ver 70% dos posts no feed do Instagram.”

Portanto, o objetivo do algoritmo é garantir que, quando logado na plataforma, o usuário do Instagram veja os melhores 30% do seu feed.

Isso muda algumas coisas para os profissionais de marketing (algumas boas, outras ruins). Mas a TrackMaven resume bem a situação – para garantir um bom engajamento, as marcas terão que investir em produção de conteúdo pago.

image18

Não subestime o marketing pago.  Na medida em que as redes sociais crescem, a tendência é que o conteúdo pobre fique cada vez mais de escanteio.

É importante notar que o Instagram pode gerar um ótimo ROI e aumentar suas vendas eCommerce porque os usuários da plataforma já têm alguma intenção de compra. O valor médio de uma compra no Instagram é $65. Se o seu perfil tiver mais de 1.000 seguidores, você pode faturar até £4.160 por ano promovendo marcas.

Se você procura aumentar vendas eCommerce usando o Instagram, confira estas 4 dicas.

1. Agrupe suas ações de marketing no Instagram, automatize e repita… 

Os usuários das redes sociais buscam autenticidade e têm a tendência de valorizar as marcas que participam de conversas. Mas criar conteúdo do zero todos os dias, só para postar no Instagram, pode consumir muito do seu tempo.

Logo, você verá como é difícil responder os comentários nos seus posts e ao mesmo tempo, construir relacionamentos com outros influenciadores do seu nicho.

Quer saber um segredinho de produtividade para deixar o seu marketing no Instagram mais eficiente?

Com vocês…

Agrupar.

Isso significa organizar e realizar suas tarefas de uma só vez… em vez de realizá-las em intervalos esporádicos. Assim você aumenta sua produtividade, elimina o período de transição e pode se dedicar àquelas tarefas que exigem mais atenção.

Felizmente, existem diversas ferramentas de automação de marketing que podem te ajudar a executar sua rotina diária de marketing de conteúdo.

Veja algumas das ações do Instagram que você pode fazer dessa forma:

1. Criar conteúdo de qualidade: É importante que seu conteúdo seja excelente, pois essa é a moeda de troca para obter um bom engajamento e aumentar as vendas eCommerce no Instagram. Use o Canva/Pablo para criar conteúdo baseado em hashtags que sejam relevantes para seus produtos.

O tamanho de imagem recomendado para o Instagram é 1080 x 1080 pixels.  A legenda pode ter até 2.200 caracteres, incluindo o seu nome de usuário do Instagram (textos com mais de três linhas são cortados).

image10

O Chris Jones se antecipou e criou conteúdo suficiente para um ano, usando apenas fotos atraentes. Veja como ele conseguiu fazer isso em apenas uma tarde, sem usar a câmera ou gastar um tostão.

Se preferir, você também pode terceirizar essa função e buscar um freelancer em uma plataforma de serviços, como o Upwork.

2. Planejar conteúdo para o mês inteiro: Para que perder tempo logando no seu Instagram de hora em hora? Você pode programar seu conteúdo antecipadamente, usando ferramentas como o Latergramme.  Ele pode te ajudar a ter uma timeline sempre preenchida com conteúdo de qualidade e atualizações relevantes e regulares.

image02

Note que é preciso disparar o post pelo aplicativo do Instagram no celular ou tablet. A ferramenta não publica a postagem por você.

A ferramenta de gerenciamento de redes sociais Buffer oferece funções intuitivas que permitem extrair o máximo de tráfego do seu conteúdo, postando mais de uma vez.

image03

Mas infelizmente, a API do Instagram não permite que o Buffer e outras ferramentas semelhantes publiquem por você.

É claro que você pode reajustar o cronograma, caso tenha algo importante para compartilhar com seus seguidores em uma ocasião especial.

Confira um modelo gratuito do HubSpot para criar um cronograma de conteúdo para Instagram, com vídeos e fotos:

image00

Para aumentar as vendas eCommerce no Instagram, Chris Jones recomenda alternar entre as seguintes categorias de fotos de produto: posada, descolada, espontânea (ou foto de ação) e meme.

image01

3.  Dedique um tempo para interagir com seus seguidores – Só publicar conteúdo interessante não basta. O Instagram é uma rede social. Por isso, você precisa responder aos comentários dos seus seguidores no seu perfil.

Mas não caia nessa de ficar checando seu perfil a todo instante em busca de notificações. Você não verá resultados concretos a partir dessas checagens aleatórias.

Em vez disso, recomendo que você crie um sistema e estabeleça um horário para responder os comentários dos seus seguidores, todos os dias. 

Por outro lado, caso suas vendas ecommerce aumentem consideravelmente… talvez seja a hora de incluir seu serviço de atendimento ao cliente na sua estratégia marketing nas redes sociais. Encarregue pelo menos dois funcionários dedicados para atender aos pedidos das redes sociais.

Atenção: Não recomendo a compra desses softwares que automaticamente seguem perfis por você. Isso é contra os termos de serviço do Instagram e, mesmo que você consiga alguns seguidores, é provável que eles não engajem com você, sem falar nos comentários inadequados e no dano que isso pode causar ao seu feed. 

Leia aqui um relato de experiência de automação.

2. Facilite a experiência de COMPRA dos seus seguidores

Ok… Você compartilha conteúdo de qualidade e sua conta no Instagram tem ótimo engajamento.  Parabéns por ter despertado o interesse dos seus seguidores publicando posts com valor agregado.

image21

Mas como suas ações de marketing têm afetado suas vendas eCommerce?

É bom ganhar mais seguidores. Mais engajamento significa mais visibilidade para a sua marca. Mas no fim das contas…

Essas métricas não passam de vaidade. Para ter um negócio sustentável, você precisa aprimorar o seu funil e transformar suas ações de marketing em vendas.

image17

Avalie com cuidado a jornada do usuário do seu Instagram até o caixa do seu eCommerce…

  • É possível reduzir o número de etapas  antes da conversão?
  • É possível ganhar confiança e remover as objeções dos seus seguidores modificando sua estratégia?

Se você trabalha com apenas um produto, pode colocar um link direto na descrição do seu perfil. A FoundrMag faz isso e trabalha duro para incentivar os clientes a clicarem no link da bio do perfil.

image20

Veja a URL customizada no perfil deles. Você pode criar a sua usando ferramentas como o Pretty Link.

image09

Recomendo que você crie uma landing page personalizada (com design responsivo, já que a maior parte do tráfego do Instagram tem origem em smartphones) para o link no seu perfil.  A FounderMag conseguiu atrair 100 mil assinantes para a lista de-mail, usando principalmente o Instagram.

image12

Se você não tem interesse em construir uma lista de e-mails, pode se concentrar em facilitar o caminho até o caixa do seu eCommerce.

No post abaixo, o perfil da Lilly Pulitzer usou a função de localização do Instagram.  Desse jeito, consegue chamar a atenção dos seguidores para o site e estimular o clique no link para o eCommerce da marca de um jeito sutil.

image16

Encher o seu feed com fotos de produtos pode parecer meio apelativo e prejudicar a sua imagem… a menos que você seja criativo!

No post abaixo, a Asos  dá um bom exemplo de como exibir produtos com criatividade e gerar interesse:

image24

Agora, veja essa abordagem mais artística da Converge.  O desenho com os cadarços apresenta o produto de um jeito bem marcante.

image19

Outra maneira criativa para divulgar seus produtos é destacar os aspectos culturais e de lifestyle relacionados a eles. A Nike é conhecida por publicar conteúdo que agrega valor positivo para a marca.

image06

Por fim, você pode usar ferramentas de terceiros, como a Like2Buy, para aumentar as vendas ecommerce no Instagram. A Nordstrom usa o Like2Buy para transformar todas as fotos do Instagram em páginas de produtos no site da marca.

image14

Com o link, é possível monitorar o tráfego de vendas e ao mesmo tempo manter a identidade da marca na lading page do eCommerce. Você pode personalizar sua galeria de produtos e até ativar ferramentas de retargeting para enviar atualizações dos seus produtos e reengajar seus seguidores.

image15

3. Aumente suas vendas eCommerce no  Instagram realizando sorteios e usando conteúdo criado pelos usuários 

Vender diretamente no Instagram pode funcionar, mas é importante fazer com que seus seguidores sintam-se especiais e engajados em uma comunidade. O grande valor do Instagram está em gerar mais leads no topo do funil, por meio de conteúdo criativo e inspirador.

Na primeira dica, esqueci de mencionar três tipos de conteúdo que estimulam confiança e geram ótimo engajamento no Instagram.

1. Fotos de bastidores – Dê uma olhada no Instagram da Megan da Peppermintpine. Ela sempre publica fotos mostrando o processo de produção das peças de malha e crochê que a marca vende. Para os seguidores, a oportunidade de dar uma espiadinha nos bastidores cria uma conexão emocional. 

image22

Lembra do case de marketing de conteúdo da Glossier?

Durante um mês, a Emily Weiss publicou fotos de bastidores para despertar a curiosidade do público e conseguiu atingir 15.000 seguidores no Instagram da Glossier.  Antes da ação, o público sequer conhecia a marca.

image04

Outra maneira de aproximar os seguidores e a sua marca é publicando vídeos e fotos exclusivas de eventos. Não esqueça de ativar a geolocalização em seus posts de eventos. A função é pouco utilizada (apenas 5% dos posts usam), mas dados apontam que posts com geolocalização atraem 79% a mais de engajamento.

image27

2. Publique conteúdo criado pelos seus seguidores  –  Quer passar uma imagem de marca acessível, pé no chão e humana?

Então publique fotos dos seus clientes usando seus produtos. É o tipo de conteúdo que agrega valor positivo, além de mostrar as possibilidades de uso do seu produto.

image30

Em uma pesquisa realizada pela Iconosquare, 65% dos clientes disseram que se sentiriam honrados se alguma marca curtisse algum de seus posts. Você pode deixá-los ainda mais empolgados incluindo-os em suas fotos. Você pode até criar uma oportunidade para os seus clientes aparecerem  na sua foto do perfil, como fez a bikiniluxe.

image05

Você pode criar hashtags relacionadas aos seus produtos e exibi-las em sua página, usando ferramentas como o Instafeed.

image08

A Frank Body aposta muito no valor do conteúdo criado pelos usuários. Eles conseguiram um aumento de $20 millhões nas vendas em um ano, usando principalmente o Instagram.

image26

3. Crie um concurso e dê cupons exclusivos de prêmio  – 41% dos usuários do Instagram  seguem perfis de marcas só pelos brindes e benefícios.  Um estudo do Iconosquare aponta que 70% dos usuários do Instagram participaram de algum concurso pelo menos uma vez.

Instagram é o lugar ideal para sua marca se aproximar do cliente e engajá-lo em conversas.

Divulgue suas promoções apostando no visual, com fotos interessantes e textos sobrepostos na imagem.

image13

Buried Diamond usa o Instagram para divulgar o lançamento de novos produtos e promoções. Martha Porter, dona da loja virtual, adora dar um gostinho de criatividade aos seguidores da marca. O estoque voa rapidinho sempre que ela publica itens populares.

image23

4. Os clientes confiam mais em recomendações de outros usuários do que em você… Portanto, engaje influenciadores 

Consegui lucrar $332.640 com o Instagram em três meses com a ajuda de celebridades do Instagram. A Uwheels conseguiu um aumento de mais de $1 milhão nas vendas usando a mesma estratégia.

image25

A FoundrMag também fez parcerias com influenciadores e conseguiu atingir meio milhão de seguidores em um ano.

image11

Dependendo da quantidade de seguidores do influenciador, você pode combinar posts patrocinados por $20 ou mais. Esse tipo de conteúdo tem potencial para gerar um engajamento incrível.

image07

Você até mesmo criar uma “flash mob no Instagram”, como a Madwell.  Graças a um esforço coordenado que envolveu 500 funcionários, blogs de moda e os editores das revistas Marie Claire e Elle, a marca lançou uma campanha que fez as pessoas pensarem no papel do jeans em suas vidas.

image28

E qual foi o resultado das hashtags #denimmadewell e #flashtagram?

No total, a campanha gerou 1.600 posts, 160.000 curtidas e 8,5 milhões de impressões.

Conclusão

Você não precisa de um grande orçamento para aumentar suas vendas eCommerce no Instagram.  Afinal, o público da plataforma gosta de comprar. Portanto, se você tem um eCommerce, recomendo tentar uma das 4 dicas que mencionei nesse post assim que possível.

Não esqueça de mensurar sua performance. Em cerca de 30 dias, você deve ter dados suficientes para avaliar se houve aumento de vendas. Depois, volte nesse post e conte como a estratégia ajudou seus negócios.

Você conhece outro jeito de usar o Instagram para aumentar as vendas eCommerce? 

Share