5 Dicas de Como Ser um Escritor Produtivo (Com Dicas Que Você Pode Roubar)

writer

81% das pessoas que trabalham com marketing de conteúdo incluem blogs em suas técnicas, e empresas com blogs geram 67% mais leads, em média.

Se você não se considera um escritor produtivo, isso pode afetar seu negócio se você não tiver tempo para melhorar isso.

Então, se você quiser crescer o seu negócio usando o marketing de conteúdo, vale a pena aprender como você pode se tornar um escritor produtivo.

Por isso, neste post, vamos dar uma olhada em como você pode escrever o conteúdo de forma mais eficiente e eficaz.

Eu vou dar muitas dicas que você pode aprender e implementar na sua rotina diária de escrita. Elas irão ajudá-lo a tirar o máximo proveito do seu tempo.

Quer se tornar um escritor produtivo? Estas 5 aulas irão ajudar você a se tornar um melhor e mais produtivo escritor.

Até o final deste post, você vai ter aprendido algumas lições valiosas que vão permitir que você finalmente se torne um escritor melhor e mais produtivo.

Vamos começar.

Criando esboços

Antes de começar a escrever, é importante que você tenha um tempo para criar um esboço.

Um esboço é importante por várias razões.

Uma delas é que ele vai permitir que você tenha um total entendimento sobre o tema que você vai escrever.

A fase em que você está criando o seu esboço torna-se também a fase de pesquisas sobre o assunto que você vai escrever.

Enquanto você vai criando o esboço, você vai começar a criar um sentido para os pontos-chave que você precisa entender para escrever o conteúdo em questão.

Além disso, um esboço irá lhe fornecer um lugar para anotar todas as peças-chave da pesquisa necessária e os dados que você já achou.

Em segundo lugar, ter um esboço irá ajudar a acelerar o processo de escrita.

36.7% das pessoas gastam, em média, uma ou duas horas escrevendo um post para blog.

image09

Mas, não vai demorar muito tempo se você criar um esboço que adiante o processo.

Ao escrever o esboço, você organiza a base do que precisa ser passado.

Isso significa que quando você está escrevendo o texto completo, você só precisa se certificar de que você entendeu os pontos-chave que você anotou anteriormente.

Se você está tendo que adivinhar muitas coisas ao escrever o texto inteiro, então há uma boa chance de que o seu esboço não teve uma pesquisa feita de forma profunda.

Ao escrever seu texto final, grande parte do seu tempo deve ser gasto em como você está dizendo coisas, e não sobre o que você deve estar dizendo.

Então, como você vai fazer para criar um bom esboço?

Primeiro, crie um arquivo no Google Docs.

Dentro do arquivo do Google Docs, escolha a configuração H2.

image05

Usando a configuração H2, anote cada um dos principais pontos que você quer abordar.

Em seguida, abaixo de cada cabeçalho (H2), selecione a opção de marcadores (bullet points) e anote os pontos-chave que você quer abordar para cada sub tópico.

Se houver quaisquer pedaços relevantes de dados, vale a pena mencionar nessa seção, e certifique-se que você faz referência a eles como marcador.

Aqui está um exemplo de como um esboço para uma seção de um post deve parecer:

image08

Você também pode querer fazer uma seção de cabeçalho, chamado ‘Fontes/Links.’

Enquanto você estiver no processo de pesquisa, cole a URL de qualquer postagem de blog/site/estatística que você encontrar sob esse cabeçalho.

Isso inclui todas as fontes que você usou como referência.

Certifique-se que você faz referência a tudo o que você encontrar, mesmo se você ainda não encontrou nenhum uso para isso.

Durante o processo de edição, você provavelmente irá descobrir algumas brechas em seu conteúdo que precisam ser preenchidos com alguns dados extras.

Tendo uma seção chamada ‘Fontes/Links,’ você vai rapidamente ser capaz de pesquisar algumas estatísticas relevantes que permitirão que o seu conteúdo seja melhor do que qualquer pesquisa minuciosa.

Practicar

Uma das melhores maneiras de aumentar sua produtividade como escritor é criando a habilidade de escrever rapidamente.

E, uma das maneiras de fazer isso é praticando.

Agora, isso pode soar como algo chato e que não vale o seu tempo, mas praticando a sua capacidade de escrever o mais rápido possível, pode te ajudar a longo prazo.

Se você estiver interessado em acelerar a sua capacidade de escrever, existem algumas ferramentas gratuitas que você pode usar.

Por exemplo, você pode usar um site como o http://www.keybr.com/ para se tornar um melhor digitador.

image04

Esse site é particularmente bom, porque ele ensina como posicionar as suas mãos e assim você poderá digitar de forma mais eficiente.

Esse site também vai ajudar você a desenvolver a habilidade de touch typing (digitar lembrando onde está a tecla em específico).

No entanto, você não pode apenas usar essas ferramentas uma vez e achar que vai virar um grande digitador.

É importante que você tenha uma prática consistente se você quiser ver um progresso mensurável na sua capacidade de digitar rapidamente.

Pesquisas mostram que aqueles que digitam mais rápido do que a média treinam 3 vezes mais.

image00

Claro, você não quer praticar apenas digitando qualquer coisa.

Você quer praticar escrevendo um conteúdo de verdade  e também em uma boa plataforma.

Quanto mais conteúdo você escreve, melhor você estará na busca de pesquisas e também estará escrevendo esboços  rapidamente.

Você também vai se tornar um melhor editor, uma tarefa que, sem dúvida, toma muito tempo de um escritor – e algo que também é difícil de se ‘hackear’.

Truques de produtividade

Se você tomou cuidado com os fundamentos acima, então você pode começar a implementar alguns truques de produtividade.

Esses truques permitirão que você tire proveito sobre as melhorias que você fez como resultado de se tornar um digitador mais rápido e um editor melhor.

Uma estratégia de produtividade que você pode tentar é a técnica Pomodoro.

A técnica Pomodoro diz que você tem que trabalhar em torno de 25 minutos e, em seguida, fazer uma pausa de 5 minutos.

Você pode fazer isso quatro vezes. Após isso, você faz uma pausa de 15 minutos.

É uma técnica que funciona bem para muitas pessoas, porque faz você se desligar do assunto e permite você revigorar suas energias com frequência.

Se você quiser aprender mais sobre essa técnica, você pode visita-la em http://pomodorotechnique.com.

image03

Se você quiser experimentar a técnica Pomodoro agora, você pode visitar o http://tomato-timer.com.

image01

Se você der uma chance a essa estratégia, certifique-se de seguir as regras.

Embora possa ser difícil no início, especialmente se você está bem enrolado, depois dos 25 minutos faça o que puder para fazer as pausas nos momentos certos.

Se você não fizer isso, não vai sentir os benefícios.

Você também pode querer saber em que momento do dia você tem um desempenho melhor como escritor.

De uma certa maneira, isso é útil para você ser um escritor produtivo quando você, de fato, precisa escrever.

Mas, inevitavelmente, algumas pessoas têm um melhor desempenho durante determinadas horas do dia.

Por exemplo, alguns escritores acham que eles produzem sua melhor escrita na parte da manhã, quando há pouco ruído e distração.

Outros acham que eles são melhores escritores pela noite, ou mesmo em torno de meia-noite, por causa das mesmas razões que acabei de mencionar.

Olhe para trás, em alguns dos seus melhores textos. Pergunte se você produziu consistentemente um grande trabalho em determinados horários do dia.

Se você encontrou um padrão, considere manter essas horas livres lá na frente e utilize-as apenas para escrever o conteúdo.

Se você não está ciente desse fenômeno que afeta a sua escrita, por que não experimentar?

Escreva em diferentes momentos do dia e avalie qual período de tempo foi o mais produtivo para você.

Um monte de pessoas também lutam com o que escrevem, porque elas são afetados por distrações on-line.

A melhor maneira de reduzir essas distrações on-line é bloqueando determinados sites enquanto você está fazendo o seu texto.

Já que seu esboço foi detalhado o suficiente, você não deve precisar navegar em vários sites enquanto escreve o seu conteúdo.

Você pode instalar um aplicativo como o RescueTime, que vai bloquear certos sites para você.

image02

Esse aplicativo também irá acompanhar como você está gastando seu tempo. Você pode pensar que está gastando 2 horas para escrever um post de blog, quando na verdade só está gastando 1 hora.

De outra maneira, pode ser preenchido com certas coisas ou pesquisas que você deveria ter feito durante o estágio do esboço.

Isso é útil, pois ele pode orientar o seu foco no futuro.

Você pode até considerar em economizar seu tempo salvando suas fontes e links relevantes, como PDFs. Dessa forma, você ainda terá acesso a eles, sem precisar entrar na internet.

Use um programa que transforma sua voz em texto

Graças a pacotes de software tais como Dragon Naturally Speaking, você pode falar através de um microfone e ver o programa escrevendo o seu conteúdo como você fala.

image07

Vai levar um pouco de tempo para se acostumar com esse tipo de software. Você também precisa treinar o programa para que ele possa entende-lo corretamente.

Embora esse tipo de programa possa ser caro, vale a pena ver o custo-benefício quando comparado ao tempo que você vai levar para digitar um post de blog.

Você pode ser capaz de se concentrar em outras atividades que geram receitas, já que irá ganhar um bom tempo através da utilização de um programa que transforma a voz em textos.

Terceirizar

Outra forma que você pode fazer para se tornar um escritor produtivo, é através da terceirização de algumas das tarefas que podem aparecer quando você vira um escritor.

62% das empresas terceirizam o marketing de conteúdo. Por causa desse post, no entanto, não estamos falando sobre terceirizar todo o processo de criação de conteúdo – apenas algumas coisas que são mais tediosas e demoradas.

Não é preciso dizer que a sua capacidade de terceirizar tarefas vai depender do orçamento que você pode investir.

A edição é a tarefa mais demorada para muitos escritores. Você vai ter um maior benefício ao contratar alguém para editar seu conteúdo, assim como eu.

Como qualquer coisa, você tende a obter o que você pagou quando fez a contratação de um membro para a equipe para ajudá-lo com este tipo de tarefa.

Isso é especialmente uma verdade tratando-se de algo como a edição, que requer um alto nível de habilidade e capacidade.

No entanto, se você pode fornecer um trabalho consistente, um editor pode ser capaz de trabalhar para você por um valor acessível que foi combinado entre você e a pessoa que irá contratar.

Você pode encontrar um editor, procurando em sites como o Upwork.

image06

Se possível, tente encontrar um editor que está familiarizado com o tema em que você está escrevendo.

Isso fará o seu trabalho mais fácil. Isso também lhe dará tranquilidade pois eles não vão editar seções importantes fora do seu conteúdo, simplesmente porque eles não entendem o que está sendo discutido.

Você pode precisar passar por alguns editores antes de você encontrar alguém que realmente queira em sua equipe.

No entanto, quando você encontrar essa pessoa, o seu processo de escrita será bem mais simples.

Você pode simplesmente escrever algo, enviá-lo para eles para ser editado e, em seguida, não vai precisar se preocupar sobre isso até que ele esteja pronto para ser publicado.

Se você conseguir pagar, pode até querer pedir ao editor para fazer o upload do conteúdo para você e inserir as imagens relevantes como deverá ter o post.

Mesmo se você se considera já ser um escritor produtivo, isso ainda pode ser uma boa ideia para contratar um editor.

Um editor pode fornecer um “novo olhar” em qualquer coisa que você escreveu, permitindo-lhes perceber quaisquer erros que você pode ter deixado pra trás.

Conclusão

Se você estiver fazendo qualquer tipo de marketing online, há uma boa chance de que você terá que gastar uma parte considerável de seu tempo escrevendo.

Nesse post, nós exploramos como você pode se tornar um escritor produtivo.

Nós examinamos truques de produtividade como a técnica Pomodoro, mas também discutimos a importância fundamental de se ter um bom esboço.

Pegue as dicas que você descobriu nesse post e aplique-as de uma boa maneira, sempre que você se encontrar escrevendo em um futuro próximo.

Há uma boa chance de que eles vão ajudá-lo a alcançar mais, em menos tempo.

O que você achou ser verdade quando se trata de ser um escritor produtivo? Existem algumas dicas que você pode compartilhar?

Share