5 Estratégias Para Corrigir os Links Quebrados do Site

rot

Como profissional de marketing da internet, existem muitas estratégias que você poderia implementar para direcionar tráfego para o seu site.  

Porém, tem um aspecto que tem se tornado cada vez mais importante recentemente – a experiência do usuário. O Google começou a favorecer os sites que carregam mais rápido, que são adaptados para dispositivos móveis e oferecem uma experiência melhor para o usuário nos resultados de busca. 

Mas esse não é o único motivo para isso. Em uma entrevista com 1.500 consumidores, o Why Web Performance Matters descobriu que 88% dos consumidores online estão menos propensos a retornar ao site após uma experiência ruim. É por isso que a experiência do usuário leva vantagem sobre o CRO e o SEO. 

Uma das experiências mais frustrantes para um usuário na web é um link quebrado. É chato para o usuário visitar a sua página e ler a mensagem “desculpe, página não encontrada” em vez de obter a informação que ele está procurando.

Mas, se os webmasters continuarem mudando os sites deles para novos lugares ou esquecendo de renovar a hospedagem – os links quebrados continuarão a infestar a internet. 

  • A média de vida útil de uma página na web é de apenas 100 dias
  • O Pinboard descobriu que os links desaparecem com uma taxa de 5% por ano.
  • O Link Tiger realizou um teste de links quebrados em um grupo de 500 websites do S&P e descobriu que a maioria deles tinha links quebrados. A Apple e o Cisco tinham mais de 4,5% dos seus links quebrados. A média era de 2,4%.  

Esses links quebrados entopem os resultados dos mecanismos de busca e geram uma tremenda perda de rendimentos para os negócios.

Se, por um lado, um link quebrado da internet é imperfeito e leva a uma experiência ruim para o usuário, por outro lado, ele te dá a grande oportunidade de agregar valor. Já escrevi sobre como você pode criar páginas de erro 404 para resolver os links quebrados no seu site. 

Mas tem muito mais coisas que você pode fazer com relação a links quebrados, e uma delas é ajudar a melhorar a navegação na internet. Quando você se aventura com o SEO, a primeira coisa que você ouve falar é, provavelmente, a estratégia de links quebrados. É o jeito mais antigo, mais consistente e legítimo de construir backlinks para o seu site.  

Faça o download deste material sobre as 4 ferramentas que você pode usar para identificar links quebrados em seu site. 

Neste post, você verá 5 formas criativas para corrigir os links quebrados. 

1. Selecione uma enciclopédia com muitos backlinks

Se você for um profissional de marketing curioso, você deve ter visitado, com certeza, a Wikipedia enquanto procurava por informações na internet. 

É uma enciclopédia produzida coletivamente, com um grupo de diretores comprometidos em manter a sua credibilidade, mantendo a imparcialidade. Isso me remete a um aspecto importante, quando a Wikipedia é usada – qualquer esforço de marketing de auto-promoção na plataforma não irá funcionar. 

Mas eu vou te mostrar como é possível conseguir um link dessa fonte respeitável e ter toneladas de tráfego direcionado. Você também pode conseguir backlinks secundários de sites que geram links para o Wikipedia. 

Como a Wikipedia possui uma infinidade de informações sobre assuntos diferentes, há muitos links quebrados ou informações que precisam de uma citação/referência. Quando um editor da Wikipédia esbarra em um link quebrado, ele coloca uma observação ao lado dele. 

image12

Existem 3 formas de encontrar essas oportunidades de links quebrados. 

  1. Busque por eles diretamente ao final do artigo da Wikipedia que lista links externos que não estão funcionando. 

image11

2. Você pode usar um string como este

site:wikipedia.org [a palavra-chave do seu nicho] + “link quebrado” 

image03

Depois, vá a uma página relevante dos resultados de busca e desça a página até a seção das referências de links, no final. Use Ctrl + F para buscar o termo ‘link quebrado’ e localize-os. 

image00

3. A técnica final é usar uma ferramenta para encontrar as páginas da Wikipedia que precisam de uma citação ou substituições de links quebrados – WikiGrabber. 

image04

A ferramenta irá encontrar uma variedade de páginas que precisem de citações. E, se você descer a página, você irá localizar páginas com links quebrados. 

image20

Mais uma vez, dê um Ctrl + F para abrir a caixa de busca e coloque as palavras-chave “citação necessária” ou “link quebrado” para encontrar boas oportunidades.

Após ter encontrado alguns links quebrados, está na hora de inserir essas URLs em uma ferramenta de análise de backlinks.

Por quê? 

Ela irá ajudá-lo a descobrir o link quebrado com o máximo de links apontando para ele e ajudá-lo a expandir os seus esforços para construção de links para além da Wikipedia. 

Por exemplo, ao inserir um link quebrado, ele nos leva a 43 novas oportunidades de link building. 

image05

Depois, insira o link quebrado na caixa de busca para pesquisar sobre o conteúdo original publicado. 

image01

Você teria que melhorar muito a qualidade desse conteúdo para aumentar as suas chances de ganhar links.  

Ao publicar o texto do conteúdo, você pode editar um artigo da Wikipedia e sugerir a inclusão do link do seu artigo.

Eu recomendo que você pesquise 4-5 outros artigos relevantes no seu nicho e use links externos para outros sites. Isso irá ainda melhorar o seu perfil na Wikipedia.

Também é possível encontrar editores da Wikipedia no Fiverr que estejam prontos para adicionar o seu link.

Se as suas alterações forem aprovadas, então comemore, você ganhou apenas um link nofollow. 

Eu recomendo que você expanda o seu link building, extraindo os endereços de e-mail dos webmasters dos outros domínios de referência para o link quebrado. Vá atrás deles buscando um link, também. 

image21

2. O link building secundário 

Se você já trabalhou com a estratégia de link building, deve saber que ela tem se tornado cada vez mais complicada. A principal razão para o fracasso é que alguns profissionais de marketing têm preguiça e acabam enviando um email genérico para uma lista enorme, em cópia oculta. 

Eu já compartilhei muitos modelos, mas o problema surge quando os profissionais de marketing começam a copiar esses e-mails literalmente, palavra por palavra

image08

Recentemente, o Google puniu sites por causa de links externos que não eram naturais. Agora os webmasters serão muito mais cautelosos ao gerar links externos para o site, pois pode haver algum sinal de spam. 

image19

Existe uma estratégia que não tem risco que você pode empregar para garantir que o dono do site que você gostaria de inserir um link, não se sinta usado. 

Construa links externos para páginas de sites com autoridade que estejam gerando links para o seu site. 

Por exemplo – Imagine que você encontre um link quebrado e o assunto seja do seu interesse. Primeiro, você pode fazer um guest post com algum site de autoridade, como o Entrepreneur, Forbes, Huffington Post e outros.

Quando o seu post for publicado em algum site com muita autoridade, você pode pedir para os webmasters criarem um link para o seu post, em vez de permanecerem com o link quebrado direcionado para o site atual. 

Conseguir um link para um artigo da Forbes é mais fácil que para o seu próprio site. Ele parece menos comercial e os webmasters se sentem mais seguros para usar links externos para domínios de peso. Além disso, esses links irão passar mais Page Rank e ajudar seu site a ranquear melhor. 

Preciso ser claro. Eu não estou falando sobre usar técnicas de grey hat para fazer link building. Em vez disso, use técnicas white hat, como estas que o Rohit menciona aqui. 

image17

3. Você já pensou em mudar o modo como você vê os links quebrados? 

Uma estratégia normal de link building quebrado envolve buscar por sites que tenham links quebrados, criar um conteúdo melhor e fazer a divulgação do seu link. 

Mas e se você utilizasse uma estratégia um pouco diferente? Veja como seria o processo inverso:

Encontre domínios expirados no seu nicho >> Solicite um link dos webmasters que fazem links externos para esses sites que estão fora do ar. 

Vou te mostrar 3 passos simples que você precisa seguir.

Passo #1 – Procure por uma palavra-chave conhecida em um segmento, utilizando uma ferramenta como o Expireddomains.net para encontrar domínios expirados em seu segmento de mercado. Aqui estão os resultados para “VPN”.

image09

Em seguida, ordene os resultados com base no número de domínios relacionados. 

image02

Você também pode pesquisar domínios com a sua palavra-chave + domínio (se você está segmentando para uma região especifica). Por exemplo – VPN.fr para sites sobre VPN em francês. 

image25

Você também pode procurar por domínios confiáveis expirados de sites de leilão de domínios, como o GoDaddy e o Flippa. Nesses sites, os domínios são bem organizados pelo valor deles, então é mais fácil encontrar sites com backlinks de alta qualidade. 

image24

Passo #2 – Copie os domínios que encontrar junto com os dados sobre o volume de links, em uma planilha do Google.  

image07

Passo #3 – Verifique se o perfil do link desses domínios e descarte os sites com links de spam. 

Por exemplo – O site vpnvmgw.com tem estatísticas de backlinks surpreendentes. Mas a classificação global baixa gera suspeitas. 

image16

No Ahrefs, desça a página e você verá que todos os links são da China. E até mesmo os textos âncora são escritos em chinês. Isso significa que esse domínio expirado pode ser perigoso para você extrair oportunidades de link dele.

image10

Você pode querer utilizar algumas URLs expiradas e eliminar o que não serve (fique atento aos links de redes privadas de blogs e domínios que geram spam) antes de encontrar algo de bom.

Ao encontrar um site expirado com um bom perfil de link, você pode procurar pelas páginas dele que tenham mais links externos, utilizando o Ahrefs

Então, utilize o Archive.org para extrair conteúdo de páginas específicas e use como um parâmetro para produzir um texto com uma qualidade melhor. Por fim, você pode começar a divulgar o seu conteúdo para esses sites.

Você também pode tentar usar links com texto âncora de correspondência exata na ferramenta dos domínios expirados. Como o Google agora desvalorizou os domínios de correspondência exata, existem maiores chances de que eles sejam abandonados agora pelos seus proprietários.  

Por exemplo, – o Sean procurou por palavras-chave relacionadas a “puzzle”, como o “interlockingpuzzles.com.” Ele descobriu que o site com essa palavra-chave exata havia expirado.  

image15

Uma análise mais profunda no site do Ahrefs revelou que o site tinha alguns backlinks com um bom page rank. 

image13

4. Insira links quebrados em uma ferramenta de análise para descobrir mais fontes de link 

Eu já esclareci essa estratégia na última parte da estratégia de construção de links quebrados da Wikipedia. Ela diz respeito a extrair os links que mais irão contribuir com o seu Page Rank, ao encontrar links quebrados em um site respeitado do seu segmento de mercado. 

Então, como você encontra links quebrados em sites (além da Wikipedia), em primeiro lugar? 

Screaming frog é uma ferramenta ótima para encontrar links quebrados dos seus concorrentes. 

Você apenas precisa inserir uma URL relevante e altamente confiável do seu nicho e clicar em começar. Ao obter os resultados, você pode organizá-los pelo status (item 3).

image06

Ao obter um link 404, você pode inserir a URL no Ahrefs e explorar outros sites que façam links externos para ela. 

image22

Você também pode reorganizar os domínios com base nas AVALIAÇÕES de domínio deles e ver se eles servem para você. 

image14

O Brian Dean chama isso de “o método do homem em movimento”. Se você ainda está confuso com relação a isso, então assista ao vídeo abaixo. 

O leitor do Backlinko, Chris Lauren, usou essa estratégia para construir 7 backlinks para o site de ecommerce do seu cliente. E, melhor ainda, ele teve este resultado no tráfego de referência do site dele.

image23

5. Converta a oportunidade de links quebrados em um relacionamento 

Se você quer sobreviver nesse cenário competitivo dos negócios, então você precisa se conectar e construir relações com os colegas empreendedores e profissionais de marketing.

Descobrir links quebrados em um site estabelecido de um blogueiro e falar com ele sobre isso, agrega valor para o público-alvo dele. Assim, é uma forma de começar o seu relacionamento com ele com o pé direito. 

Ao obter uma resposta do proprietário do site, mesmo que você não consiga um backlink, você pode converter a oportunidade em uma parceria de longo prazo. Você  pode, por exemplo, perguntar se ele aceita fazer um guest post no site dele. 

Observe que, para um influenciador de um determinado segmento, indicar os links quebrados no site dele pode não ser uma forma legal de começar um relacionamento. Eu recebo toneladas desse tipo de e-mail de notificação de links quebrados, mas corrigir esses links quebrados não é a melhor forma de aproveitar o meu tempo. 

Desta forma, para conseguir resultados melhores nesse tipo de abordagem, tente relacionar com blogueiros que tenham um nível de influência parecido com o seu. 

Você pode ler mais sobre construção de links baseada em um relacionamento aqui.

Conclusão 

Em praticamente qualquer nicho, há toneladas de sites com muitos links quebrados. É por isso que o link quebrado é uma oportunidade de link building incrível. O Richard Marriott construiu 50% dos links externos para o seu site respeitado usando a estratégia de links quebrados. Veja como o tráfego do site dele cresceu. 

image18

Você pode usar da criatividade e extrair muito mais valor dos links quebrados. As cinco estratégias de ação que eu te mostrei neste artigo deveriam inspirá-lo a alavancar a sua estratégia geral de SEO. 

Lembre-se de que ser criativo sempre compensa no marketing. Mas testar exige tempo e eu espero que você esteja disposto a isso. 

Existem outras formas que você utilizou a estratégia de links quebrados? Quais dessas cinco estratégias você pretende implementar?

Share