5 Ferramentas Para Aumentar Engajamento no Twitter

tweet tweet

O Twitter possui mais de 320 milhões de usuários ativos por mês, portanto, agora não é o melhor momento para ignorar essa rede social.

Não importa se você está procurando por tráfego local e clientes, ou oferecendo serviços em uma escala global, você precisa usar as mídias sociais para se destacar.

As interações com as marcas continuam forte, visto que os usuários do Twitter seguem e interagem com empresas nas quais você tem interesse. Considere as estatísticas a seguir:

  • 42% dos usuários usam o Twitter para aprender mais sobre produtos e serviços.
  • 41% dos usuários expressam suas opiniões no Twitter.
  • 19% dos usuários procuram por suporte ao cliente através dessa plataforma.

Mesmo que você use o Twitter constantemente, compartilhando conteúdos e interagindo com as suas marcas e influenciadores preferidos, não há nenhuma garantia de sucesso.

Como sugerido pelo Twitter, você deve estabelecer os objetivos relacionados a sua estratégia de marketing, que é profundamente baseada em uma palavra-chave específica: engajamento.

Quer aumentar engajamento no Twitter rapidamente? Confira estas 5 ferramentas.

Quantas pessoas estão dando retweet ou marcando como favorito o seu conteúdo? Quantas estão clicando nos links do seu website ou blog?

Se você não sabe como aumentar engajamento no Twitter, pode ser frustrante gastar tanto tempo nessa rede social. Novamente, os resultados são a única coisa que interessa. Este artigo tem como objetivo ajudá-lo a aumentar engajamento no Twitter de uma vez por todas.

Antes de Implementar Uma Estratégia

Antes de estabelecer qualquer estratégia, tenha certeza de que você…

  • Examinou sua conta no Twitter para entender claramente as suas interações passadas.
  • Tomou nota de quais tipos de postagem geraram o maior nível de engajamento.
  • Analisou a sua concorrência para ter uma ideia melhor sobre o que está (e não está) funcionando para ela.

Uma vez que você fez isso, é hora de implementar as cinco ferramentas abaixo na sua estratégia. Cada uma é capaz de ajudá-lo a aumentar engajamento no Twitter de um dia para o outro.

Lá vamos nós!

1. Twitter Analytics – A ferramenta analítica oficial do Twitter é um ótimo lugar para começar, caso você queira compreender melhor a sua audiência, os sucessos e as falhas do passado e como aumentar engajamento no Twitter.

Eu uso uma variedade de ferramentas para aumentar engajamento no Twitter e fornecer um conteúdo de maior valor para os meus seguidores, mas é essa ferramenta que geralmente compõe a base da maior parte das minhas decisões.

Aqui estão alguns benefícios da Twitter Analytics:

  • Fácil de acessar e compreender.
  • 100% precisa.
  • Ferramentas embutidas para economizar o seu tempo e aumentar a eficiência.
  • Seções múltiplas para fornecer uma visão completa acerca da sua conta.

Veja aqui um exemplo do que você verá no topo da sua página:

image09

Um entendimento acerca dessas três categorias pode ajudá-lo a aumentar engajamento no Twitter. Enquanto a qualidade for a linha de frente de tudo que você fizer, ter mais tweets será sempre melhor.

Na extrema esquerda do gráfico acima, você vê um aumento de 500% em tweets nos últimos 28 dias. Com esse grande aumento, não é surpresa que o número de interações e visitas no perfil também tenha crescido.

Com somente seis tweets, esse usuário foi capaz de presenciar um grande aumento no número de interações e visitas no perfil, conduzindo, então, a mais oportunidades de engajamento.

Rolando para baixo da página, você pode rever os destaques do passado, divididos por mês. Uma das minhas seções favoritas para engajamento é a “Top Follower”. Ela diz a você quem é o seu principal seguidor em um determinado mês.

image20

A partir de uma perspectiva de engajamento, preste atenção em quantos seguidores essa pessoa tem. Nesse exemplo, o principal seguidor possui quase 40.000 seguidores. Não faria sentido mencionar essa pessoa em um próximo tweet? A sua esperança é de que ela irá compartilhar o tweet com a sua audiência e aumentar ainda mais o seu engajamento e alcance.

Ao longo do mês, e particularmente no final do mês, não esqueça de revisar o seu resumo mensal.

image14

Esse resumo particular pode não ser impressionante em termos de número de tweets, mas para um usuário com baixa atividade, há alguns sinais positivos:

  • Uma média de 400+ interações por tweet.
  • 18 seguidores novos, apesar de somente três tweets.
  • Uma média de aproximadamente 4 menções por tweet.

Se as médias forem verdadeiras, um aumento no número de tweets pode acarretar em resultados impressionantes no engajamento para esse usuário. Se três tweets são responsáveis por 11 menções e 18 seguidores novos, 30 tweets poderiam fazer com que o número de menções ultrapassasse 100.

A ferramenta oficial Twitter Analytics prova que os dados associados a sua conta podem ser facilmente compreendidos.

Você precisa fornecer opiniões e atualizações de qualidade, ter uma estratégia sólida e tweetar regularmente.

Essa ferramenta dá a você uma visão rápida acerca da sua atividade, enquanto também fornece uma orientação sobre os seus seguidores principais, melhores tweets, maior número de menções e muito mais.

2. BuzzSumo Há milhares de postagens publicadas em blogs durante todos os dias. O mesmo é válido para atualizações em mídias sociais. Se você quer aumentar engajamento no Twitter, precisa focar no que funciona melhor para você, bem como para a sua concorrência.

O slogan do BuzzSumo conta uma história sobre o que essa ferramenta trata:

“Analise qual conteúdo funciona melhor para cada tópico ou competidor.”

Uma vez que você sabe qual conteúdo funciona melhor, você pode usá-lo como vantagem ao postar um tweet com o objetivo de aumentar engajamento no Twitter. Vamos examinar como isso funciona. 

Comece digitando qualquer frase na caixa de busca. Neste exemplo, eu usei “marketing de mídias sociais”.

Veja aqui o lado esquerdo da página de resultados:

image06

É aí que você encontra uma longa lista com os conteúdos com uma performance melhor para a sua frase-chave. Preste bastante atenção ao título, URL e data.

O lado direito da página de resultados é onde os dados mais importantes são encontrados:

image13

É aqui que você irá observar como cada uma das postagens principais está se comportando nas mídias sociais. Nesse exemplo, os posts principais possuem 3.500 tweets de compartilhamento. Até mesmo o terceiro post tem quase 500 compartilhamentos.

Se você planeja usar mais do que o Twitter para engajar a sua audiência, preste atenção às outras colunas, bem como o número total de compartilhamentos.

Veja aqui o que você deve observar através de uma pesquisa básica no BuzzSumo:

  • Determinar quais tipos de títulos estão gerando as melhores respostas sociais.
  • Revisar como cada postagem está se comportando nas mídias sociais, mantendo o foco no Twitter.
  • Aprender mais sobre o número de backlinks e quem está compartilhando-os.

Para engajamento no Twitter em particular, clique no ícone de “Visualizações de compartilhamento”. (Atualize para o BuzzSumo Pro para ter acesso a essa ferramenta).

Para cada pessoa que compartilhou o conteúdo, você é presenteado com as seguintes observações:

image18

Agora é hora de agir, tendo em base esses dados. Siga estes passos:

  • Crie uma postagem no blog que supere os posts de melhor performance para a sua frase-chave.
  • Identifique os principais compartilhadores, baseado na sua análise competitiva. 
  • Aborde essas pessoas via Twitter e e-mail, fazendo com que elas estejam cientes do seu conteúdo.

Você não é capaz de se comunicar com todos, portanto preste atenção aos principais compartilhadores. Foque a sua divulgação nos influenciadores com o maior número de seguidores e maior média de retweets. 

O seu único objetivo é ser reconhecido por esses usuários. O principal compartilhador da imagem acima possui mais de 274.000 seguidores e uma média de retweet de 11%. O segundo da lista é um usuário com 276.000 seguidores e uma média de retweet de 44%.

Se qualquer um dos dois usuários retweetar o seu conteúdo, ele será visto por mais de 250 mil pessoas. Esse único retweet irá fazer maravilhas por você e vai aumentar engajamento no Twitter. 

Dica Importante: Experimente fazer uma análise acerca dos seus principais competidores. Veja aqui um exemplo: 

Buscar por NeilPatel.com te mostra os seguintes resultados:

image08

Meus competidores ou qualquer um que queira mergulhar na performance social do meu conteúdo, pode usar o BuzzSumo para aprender mais.

Nesse caso, você consegue ver que os posts principais possuem mais de três mil compartilhamentos no total. Você consegue criar um conteúdo que supere o meu? Fazendo isso, você poderia gerar resultados sociais similares, incluindo cerca de 500 compartilhamentos no Twitter.

3. Spruce – Com 140 caracteres a sua disposição, o Twitter te força a ser objetivo. E isso geralmente é uma coisa boa.

O que você diz é importante, mas o modo como você transmite essa mensagem também possui um impacto nos seus resultados. O uso de uma imagem de alta qualidade pode ser a diferença entre um engajamento extremamente bom e nada mais.

O Spruce permite que, em segundos, você use imagens prontas para o Twitter. O serviço também oferece valor ao colocar, em sua página inicial, tweets com imagens que recebem 150% mais retweets.

Há outras estatísticas similares por aí, como Buffer que pontuou que “tweets que possuem links de imagem têm um alcance 2 vezes maior do que aqueles que não possuem, e ajudam a aumentar  engajamento no Twitter”.

O Twitter ainda deixa claro que usar fotos pode aumentar  engajamento no Twitter, afirmando que “fotos alcançam uma média de 35% a mais em retweets”.

Chega de estatísticas. Você agora sabe claramente que usar imagens pode aumentar engajamento no Twitter e abrir novas portas.

Aqui estão três passos para você seguir quando estiver criando no Spruce imagens prontas para o Twitter. Vamos analisar brevemente cada passo:

1. Encontre uma foto de fundo ou carregue sua própria foto. Esse é o “térreo” da sua imagem, e o Spruce é capaz de fornecer milhares de fotos isentas de direitos autorais.

image07

Talvez você esteja tweetando sobre o jogo de basquete. Digite “basquete” na caixa de busca e aqui está o que você verá:

image03

Com milhões de fotos, há uma grande variedade de opções, independente do tema.

Dica Importante: Não fique tímido ao escolher a opção “carregar sua própria foto” caso você tenha tirado a sua própria foto.

2. Insira o seu texto. Como um passo opcional, você pode inserir qualquer texto para sobrepor a sua imagem. Continuando com o exemplo do basquete, veja isto:

image10

Talvez você queira escrever nessa imagem o título de uma das suas postagens no blog. Talvez você tenha outra coisa em mente. Qualquer coisa que você queira pode ser adicionada à imagem.

Para tornar as suas imagens e textos mais atraentes, experimente diferentes fontes:

image11

Deixar o texto em negrito fará com que as pessoas prestem mais atenção à imagem. Usar a fonte “bubblegum” irá adicionar um sentido de animação e diversão à imagem.

Leva somente um segundo para rolar de uma fonte para a outra, portanto não hesite em ver como é a aparência de cada uma.

3. Tweet a imagem. Uma vez que sua imagem está pronta, é hora de mostrá-la para a sua audiência. Há duas opções:

  • Baixe a imagem e compartilhe-a diretamente pelo Twitter, encorporando-a quando você postar.
  • Faça um Tweet da imagem diretamente para o Twitter.

Escolher a segunda opção levará você a esta tela:

image04

Depois que você autorizar o aplicativo do Spruce, você pode tweetar rapidamente novas imagens para a sua conta, sem necessidade de download.

Não há uma contraindicação no que se refere à usar imagens no Twitter. Isso funciona para aumentar engajamento no Twitter. Por mais que eu não faça isso em todos os tweets, quando eu faço, engajamento é geralmente maior. Veja aqui um exemplo:

image19

Depois de 20 horas, esse tweet alcançou 40 retweets e 50 favoritos.

Dica Importante: Nem todas as imagens são criadas igualmente. Misture a sua abordagem para ver quais tipos de imagem funcionam melhor para aumentar engajamento no Twitter.

O Spruce pode ser um grande aliado para aumentar engajamento no Twitter, mas só se você usá-lo como vantagem.

4. Hootsuite – Há mais de 10 mil pessoas usando o Hootsuite para fortalecer sua estratégia de mídias sociais.

Para tirar o máximo de proveito dessa ferramenta, é necessário contar com muitas ferramentas de engajamento que o Hootsuite pode oferecer.

Uma das propostas principais de usar o Twitter é para conquistar um seguidor. Mergulhe fundo se você quer interagir com a sua audiência o máximo possível.

Como a sua contagem de seguidores aumenta e mais oportunidades de interações surgem, torna-se mais difícil permanecer no caminho. É por isso que o Hootsuite é a ferramenta favorita dos profissionais de marketing de mídias sociais.

Aqui estão algumas coisas que essa ferramenta é capaz de oferecer a partir de uma perspectiva de engajamento:

  • Responda as mensagens e menções com um único clique, tudo através do painel de controle. Isso ajuda a localizar quem está interagindo com você, ao mesmo tempo em que torna simples para qualquer um da sua equipe responder.
  • Identifique seu público-alvo. Existem determinadas pessoas com as quais você deseja interagir? O Hootsuite permite que você crie, importe e compartilhe listas.
  • O uso de respostas pré-escritas. Para contas de serviço ao cliente, em particular, esse é um recurso útil. Ele permite que você dê respostas rápidas à perguntas comuns.

Esta captura de tela mostra quão simples é usar o Hootsuite:

image05

A segunda coluna é o que você está procurando aqui. É nela que o usuário encontra todas as suas interações recentes.

Se você se tornar um mestre do seu painel Hootsuite, checando suas atualizações regularmente, você nunca mais perderá uma menção sequer da sua audiência. Isso aumenta as suas chances de dar uma resposta rápida, o que irá somente fortalecer a sua marca e aumentar  engajamento no Twitter.

Dica Importante: Uma menção é sempre uma coisa boa, mas não se contente com isso. Se existe a opção de iniciar uma conversa, assegure-se de fazer isso.

O Hootsuite também possui três características adicionais para aumentar engajamento no Twitter:

1. Administra os fluxos de trabalho de engajamento. O Hootsuite descreve isso desta forma:

“ESPELHE OS SEUS WORKFLOWS atuais para que as pessoas vejam as postagens que interessam a elas – assegurando um engajamento eficiente e evitando mensagens perdidas”.

Essa é uma ferramenta extremamente útil, visto que as mensagens perdidas prejudicam o engajamento.

image15

2. Rastreia seu histórico de interações. Não consegue lembrar se você já interagiu com um contato? Você está preocupado que irá esquecer o que já conversou anteriormente?

Essa ferramenta permite que você localize todas as interações, portanto as conversas nunca são negligenciadas ou esquecidas. Para empresas que possuem uma abordagem em equipe para o marketing de mídias sociais, ela é ainda mais importante. Ela garante uma coerência ao longo do quadro.

image00

3. Procura por localização ou idioma. Monitorar, monitorar, monitorar. Essa é a parte principal para aumentar engajamento no Twitter.

O Hootsuite possui ferramentas para monitorar conversas de um lado a outro do globo, seja por audiência ou por idioma.

Dica Importante: Use essa característica para entender melhor onde a sua audiência está, permitindo assim, que você se posicione geograficamente. 

image21

O Hootsuite geralmente é visto como uma ferramenta de administração de mídias sociais. Entretanto ele é bem mais do que isso. As características discutidas acima mostram como ele pode ajudá-lo a aumentar engajamento no Twitter, sem causar grandes mudanças na sua estratégia atual. 

5. Riffle – Criado pela CrowdRiff, essa ferramenta gratuita fornece uma visão analítica acerca do engajamento no Twitter em tempo real.

O Riffle é baseado na ideia de que as interações no Twitter devem ser “mais pessoais e significativas”. Ninguém irá discordar dessa afirmação.

Todo mundo tem uma lista com as pessoas influentes nas quais desejam se conectar no Twitter. O Riffle ajuda indivíduos e marcas a construírem relações instantâneas com cada usuário. Ele também fornece uma visão acerca do potencial valor de cada contato, permitindo que você priorize as suas interações para aumentar engajamento no Twitter.

Uma vez eu ouvi alguém falando que o Twitter é baseado em jogar todas as informações e esperar para que alguém as pegue. Eu, honestamente, não posso afirmar a você que concordo com isso.

Por exemplo, se você deseja alcançar as pessoas no espaço da tecnologia, então deve enviar tweets para os influenciadores o maior número de vezes possíveis? Isso está completamente errado. Há uma maneira melhor de fazer isso e o Riffle pode ajudá-lo.

Veja aqui dois pontos que valem a pena olhar novamente:

  • Ele é desenvolvido para profissionais de marketing de mídias sociais. Encontre pessoas influentes no seu espaço, aprenda mais acerca de cada uma delas e colete informações dos seus competidores.
  • Um componente do serviço ao cliente. Às vezes, o engajamento está mais relacionado ao serviço ao cliente do que à divulgação. O Riffle possui ferramentas para adicionar um toque pessoal em cada conversa, ajudando a construir sua marca e melhorando a experiência de cada cliente.

Vamos supor que a Starbucks é uma concorrente. O Riffle fornece a você uma visão mais detalhada acerca de sua atividade no Twitter. Você também pode usar essa ferramenta em sua própria marca (que é provavelmente onde você irá começar).

Há vários aspectos importantes acerca do painel de controle do Riffle, mas três são os principais no que se refere a aumentar engajamento no Twitter:

1. Estatísticas vitais. Aqui estão as estatísticas vitais associadas à conta. Elas mostram o número de tweets, o número de usuários que a marca segue e o número de seguidores.

image17

2. Avaliações do engajamento. A Starbucks é uma grande marca que possui muitos seguidores. Por essa razão, o engajamento nunca é um problema. Em média, cada tweet é retweetado 657,5 vezes. Cada tweet também recebe uma média de 980,1 favoritos.

É importante compreender quanto sucesso você obteve para contabilizar, e portanto, poder monitorar o avanço do progresso. No caso da Starbucks, a marca pode estabelecer os objetivos de aumentar sua média de retweets para 700 e de favoritos para 1.000.

image02

3. ICE BREAKERS personalizados. O Riffle se refere às seguintes informações como ICE BREAKERS personalizados, fornecendo a você uma visão acerca do que está funcionando melhor em termos de hashtags e menções.

image16

Por exemplo, um concorrente da Starbucks pode usar algumas dessas hashtags principais para aumentar engajamento no Twitter. A marca também pode mencionar os usuários que mais interagem com a Starbucks, na esperança de atrair sua atenção.

4. Taxas de uso e atividade. Lembra-se da minha história sobre o garoto que falou em tweetar o máximo possível? O Riffle pode ajudá-lo a ser mais preciso na sua estratégia de aumentar engajamento no Twitter. A captura de tela a seguir mostra como:

image01

Há três coisas principais para prestar atenção aqui:

  • Média de número de tweets por dia.
  • Média de número de tweets semanais, divididos por dia.
  • Número de tweets durante um determinado período de tempo (oito dias, nesse caso).

Se 50 tweets por dia está gerando um bom engajamento, 75 pode ser melhor. O Riffle pode ajudá-lo nessa questão, rastreando os resultados. Esqueça a adivinhação.

O Riffle pode ajudar você ou a sua marca a aumentar engajamento no Twitter, enquanto monitora a concorrência. Um depoimento em sua página inicial fortalece essa afirmação, pontuando que:

“O Riffle, desenvolvido pela CrowdRiff, é uma ferramenta social de vendas primordial. O aplicativo ajuda a dinamizar o engajamento e o funil de vendas.”

Conclusão

Com a média de usuários do Twitter seguindo, pelo menos, 5 empresas nessa rede social, você não precisa adivinhar se há pessoas interessadas no que você tem a dizer. Elas estão por aí. Você só precisa encontrá-las.

Felizmente, com a ajuda das cinco ferramentas acima, você pode construir sua audiência e o mais importante, aumentar engajamento no Twitter.

Enquanto você esteve lendo esse artigo, pode ter pensado que isso só funciona para grandes marcas que já possuem um alto número de seguidores. Não deixe isso desanimá-lo. Essas ferramentas podem ajudar qualquer pessoa a aumentar engajamento no Twitter.

As ferramentas e conselhos que eu compartilhei aqui são passos simples nos quais você pode usar para aumentar engajamento no Twitter.

Seu atual número de seguidores não importa. Nem a abordagem que você usou no passado. Se você é dedicado, pode usar essas ferramentas para aumentar engajamento no Twitter do dia para a noite.

Você adicionaria alguma outra ferramenta a essa lista? Quais estratégias de engajamento funcionaram melhor para você no passado?

Share