6 Dicas Para Escrever Post em Blog Que Será Lido Até o Fim

full read

Provavelmente os seus leitores não conseguem terminar de ler todo o seu post, mas essa situação não é um problema exclusivamente seu. Isso se tornou um grande desafio para todos os profissionais de blog, autores e criadores de conteúdo.

estudo de usabilidade da web feito pelo Jakob Nielson mostrou que 79% dos leitores só olham alguns pontos do texto online em vez de lerem o mesmo por inteiro.

E, de acordo com o Grupo Nielsen Norman, a maioria dos visitantes do seu site só vai ler em torno de 20% do seu conteúdo.

Esses são os visitantes casuais, que não se importam com a sua marca ou com o seu conteúdo.

Mas, e os visitantes qualificados e leitores fiéis do seu site – os usuários que querem ler o seu conteúdo, até mesmo terminar de ler todo o texto, mas não possuem a oportunidade ou convicção para fazer isso?

Confie em mim, essas são as pessoas que você deveria dar atenção.

Você tem que criar o conteúdo certo que vai entreter os usuários. Se o seu conteúdo for entediante, você está dando aos leitores um motivo para irem embora.

Um estudo recente mostrou que 55% dos usuários que correm o olho em uma página da web, gastam em torno de 15 segundos. Obviamente, ninguém consegue terminar de ler um artigo de 1.000 palavras em 15 segundos.

image08

Se você otimizar os seus post da forma correta, você pode aumentar o tempo que os leitores gastam em sua página. E, em geral, mais tempo significa mais engajamento.

Você não precisa que 100% dos seus leitores leiam todo o seu post, e tentar alcançar esse número pode ser um esforço desnecessário.

Em vez disso, vamos nos concentrar nos 80% dos leitores que realmente se importam com o seu assunto.

Faça o download deste guia com 6 passos para conseguir que 80% dos leitores terminem de ler todo o seu post.

Veja aqui 6 passos simples, mas poderosos, para conseguir que as pessoas certas leiam o seu post e permaneçam engajadas em sua página até terminarem:

Passo 1: Estimule os leitores com títulos irresistíveis e com curiosidades.

Foque primeiro em seu títulodisse a Jane Heifetz.

Antes de tentar fazer com que seu post seja lido até o fim, conquiste os seus leitores com o seu título. É estimado que 8 em cada 10 pessoas vão ler o seu título.

image21

Eu não estou aqui para te dar uma aula sobre a importância de escrever um título cativante para os seus posts. Tenho certeza de que você ja tem ciência disso.  

É triste, mas boa parte do conteúdo fica perdido online, pois normalmente o título é chato e não desperta a curiosidade do leitor.

Os experts de Marketing Digital acreditam que o título é a parte mais importante de uma página. Se você quiser atrair influenciadores e fazer com que eles compartilhem os seus posts, seu título tem que ser irresistível.

Em um post recente da Harvard Business Review, “The Art of Evangelism,” o autor Guy Kawasaki diz,

Você deveria seduzir com os seus títulos.

O Guy diz que,

Sempre que os usuários veem títulos de posts de “Como fazer…,” “Top 10 …,” ou “O guia definitivo…” eles costumam achar esses posts irresistíveis. Essas palavras comunicam que aquele post vai ser prático e útil.

Eu já compartilhei com vocês dicas práticas sobre como escrever títulos. Sempre lembre que, independente de todo o valor que você fornece dentro do seu post, se o título não despertar a curiosidade do leitor, você vai acabar perdendo o seu tempo e o seu dinheiro.

Você pode começar adicionando palavras poderosas em seus títulos. Eu faço isso em praticamente todos os meus posts no QuickSprout.

image06

Além de escrever títulos irresistíveis, você pode chamar mais atenção adicionando palavras que despertam a curiosidade do leitor e estruturando o seu título da forma correta.

No blog do Unbounce, você verá diversos títulos de posts irresistíveis.

image18

Passo 2: Comece a introdução com uma declaração sensacional.

De acordo com a AdPushup, “seus leitores vão formar uma primeira impressão do seu conteúdo baseado na sua introdução.”

Sempre que eu procuro escrever uma introdução sensacional para os meus posts, o Copyblogger é a minha primeira fonte.

Veja um dos seus posts mais recentes. Me diga: você consegue resistir a um início como esse?

image00

Depois de atrair leitores com o seu título, não os deixe esperando sem fornecer respostas para as perguntas deles.

Lembre-se que, quando as pessoas chegam em sua página, eles ainda estão se perguntando sobre o que você tem para fornecer a elas.

Por exemplo, se o seu título promete ajudar o seu público a como “aumentar a sua lista de email para 500 inscritos em 30 dias,” os leitores vão fazer questão de verificar se o seu conteúdo será coerente com o título.

É aí que a introdução do post do blog entra em ação.

O Brian Dean entende o quão importante é a introdução do post do blog. É por isso que ele dá mais atenção a isso.

image13

Se você me acompanha, sabe que eu produzo conteúdo para diversos blogs. Pela minha experiência, meus títulos atraem leitores, mas é a minha introdução que os mantêm lendo.

Uma introdução sem graça e genérica do post de um blog vai estar mais propensa a irritar os leitores e fazer com que eles abandonem a sua página antes de ler o resto do seu post.

Para iniciar, você pode utilizar uma destas 6 formas simples de escrever uma introdução para o post do seu blog, e depois você pode até descansar, sabendo que o seu público vai ler o resto do seu post.

image01

Vamos dar uma olhada rápida nelas:

i).   Cite um fato interessante: Você pode melhorar a sua expertise usando dados interessantes em seu post.

Se você fez um estudo ou um experimento, ou você sabe de algum um fato por meio de uma fonte com credibilidade, você deve citar.

Nesta foto abaixo, observe de perto como o Ayaz Nanji da MarketingProfs citou um fato logo na abertura. Observe que ele dá credibilidade ao fato referenciando a fonte.

image17

ii).   Comece pelo final: Diga ao leitores o que eles podem ganhar lendo o seu post. Por exemplo, se eles vão economizar $45 na Zappos, diga isso a eles na introdução – mesmo antes de ler.

Os leitores que estão à procura dessa grande oportunidade vão escolher ler todo o post, mesmo que seja só para ganhar o desconto. Veja aqui um exemplo da SocialMouths.com:

image15

Se prepare pois alguns leitores que não importam com economias ou com a sua promessa, vão deixar o site. Tudo bem. Afinal, você não precisa conquistar todo mundo.

iii).   Use uma linguagem pessoal: Sempre que você estiver escrevendo na primeira ou na terceira pessoa, você pode usar uma linguagem pessoal nas suas introduções dos seus post em blog. Isso funciona melhor quando você possui uma história interessante para contar.

Em outras palavras, sua personalidade pode estar presente na história para passar uma toque mais humano que os leitores não vão conseguir resistir.

Veja um exemplo recente de um post da Inc.:

image19

iv).   Faça perguntas: As perguntas certas normalmente atraem as respostas certas. Eu insiro com frequência perguntas nas introduções dos post em blog. Com o passar dos anos, eu percebi que o engajamento nestes posts costumava ser maior.

Por quê?

image22

Talvez seja porque eu sou capaz de me conectar com os leitores em um nível mais aprofundado, através de perguntas que realmente os incomodam.

v).   Use situações que causem impacto: Quando você entender o poder por trás disso, você vai aumentar o tempo que o leitor permanece em sua página e vai direcionar uma experiência rica ao usuário.

Independente se for no seu título, introdução, corpo ou conclusão, as situações que causam algum tipo de reação no usuário, podem aumentar o interesse dele.

Veja abaixo um exemplo:

image07

Essas frases de efeito desviam a atenção e fazem com que os leitores queiram ler o que vem em seguida.

O Brian Dean é mestre nesta área. Ele não usa essa tática somente em seus títulos, mas também em sua introdução e conclusão. Veja aqui um exemplo:

image14

vi).   Polêmica: Se você usar a polêmica da forma correta, seus posts podem se tornar virais. Entretanto, seja cuidadoso quando escrever sobre posts polêmicos para que você não perca sua reputação online. Isso pode persuadir muitos dos seus fãs e consumidores a trocar o seu blog por outro.

Passo 3: Aproveite o poder dos números nos seus posts.

Um estudo feito pela Conductor mostra que os títulos com números apresentam uma performance melhor. De fato, 36% dos leitores, homens e mulheres, preferem títulos com “números”.

image04

Se te falaram que listas de posts numerados não funcionam, você foi enganado. Eu já comprovei isso várias vezes: as pessoas respondem às listas e posts com números até mais do que respondem a estudos de caso.

Tenho certeza de que estudos de caso podem te trazer clientes (pois clientes querem resultados, e estudos de caso prova que você pode entregá-los), mas quando falamos sobre a criação de conteúdo que engaja e que os leitores vão consumir com prazer, os posts com números se tornam uma aposta segura.

Uma análise rápida no Buzzsumo mostra que, no QuickSprout.com, os posts com números em seus títulos são o segundo e quarto posts mais compartilhados no ano passado. 

image05

Pare de escrever títulos genéricos.

Se você encontrar um título viral sem um número específico ou objetivo, tente adicionar um número a esse post e crie um conteúdo melhor. Se o seu conteúdo melhorado não se tornar viral, vai pelo menos gerar um grande tráfego e muitos leads para o seu negócio.

Em vez de…

Formas Simples Para Construir Uma Lista de Email

Você deveria adicionar um número específico. Veja um título melhor:

7 Formas Simples Para Construir Uma Lista de Email Rapidamente

Passo 4: Separe o seu conteúdo em subtítulos cativantes.

A nova economia digital fornece uma oportunidade única para qualquer marca ou empreendedor individual para construir um negócio de sucesso através do marketing de conteúdo.

Ao criar uma variedade de conteúdos com forte engajamento, você vai conseguir leads e vai começar o processo de transformá-los em consumidores.

Mas, como você mantém essas pessoas lendo os seus posts, considerando que existem mais de 2 milhões de post em blog publicados diariamente?

Separe o seu conteúdo com subtítulos cativantes.

Geralmente, os subtítulos são usados pelos redatores para explicar ou dar mais evidência ao título. Algumas vezes, os leitores podem não compreender o que você está querendo comunicar com o seu título.

Mas, quando você inclui subtítulos persuasivos, você começará a esclarecer as coisas para eles e dar a eles uma razão para ler o texto.

image12

Escrever subtítulos cativantes pode ajudar a transformar um post de blog medíocre, que os leitores não dão atenção, para um post que as pessoas não se contentarão em apenas ler, mas também compartilhar.

Sim, muitos criadores de conteúdo usam assuntos para atrair o público. Mas, eles perdem seus leitores rapidamente quando os mesmos rolam a página para baixo da dobra – a mesma seção que você deveria entretê-los, uma vez que 65,7% dos leitores gastam mais tempo abaixo da dobra.

image02

Sabendo que a maioria das pessoas somente olham o post antes de começar a realmente ler, subtítulos podem agir como um catalisador para aumentar o desejo deles de ler.

De acordo com o Gary Korisko,

A única forma dos leitores lerem todo o seu post em vez de somente dar uma olhada, é usando subtítulos.

Eu uso subtítulos para separar e dar mais evidência para as seções chave dos meus posts.

image09

Passo 5: Mantenha os parágrafos curtos e use frases objetivas.

Os leitores não querem ler um texto muito grande.

Pessoalmente, sempre que eu vejo um site em que o autor não mantém os parágrafos e frases curtas e diretas, eu clico no [x] e saio do site.

O Jonah Berger, um professor de marketing da Wharton School of Business e autor do Contagious: Why Things Catch On, escreve seus posts com frases curtas. Dê uma olhada neste post:

image10

Existe um tamanho de parágrafo ideal? Não acredito que exista.

Entretanto, você pode alcançar uma base se colocando no lugar do leitor. Você se sentiria confortável lendo um parágrafo de 10, ou de 5 linhas?

Eu, particularmente, prefiro 5 linhas. Isso faz com que a leitura se torne bem mais divertida e te ajuda a evitar sufocar o leitor com informações.

De acordo com o Bob Brooke do Writer’s Corner

Você deveria tentar limitar seu parágrafo para 5 linhas – linhas e não frases. Se estiver muito longo, separe isso em uma série de parágrafos em sub-tópicos.

Não se esqueça disso, na web, “5 linhas” muda de um dispositivo para outro. Em um dispositivo com uma tela menor, as linhas podem aumentar.

De outro lado, o Yahoo! Style Guide diz:

“Mantenha os parágrafos curtos. Duas a três frases normalmente são suficientes.”

Sempre que eu escrevo um novo post, meus parágrafos normalmente não passam de 4 linhas. Algumas vezes, eu escrevo um parágrafo de uma ou duas linhas.

image20

Passo 6: Chame a atenção com imagens relevantes e espaços em branco.

Fotos, imagens, prints de tela, gráficos, memes, infográficos, e o botão de curtir, funcionam bem para chamar atenção para o seu post.

Em todos os meus posts, você pode ver como eu uso as imagens e o espaço em branco para chamar atenção dos olhos dos leitores.

image16

Na verdade, eu aposto que você ainda está lendo este post por causa das imagens presentes nele.

Se eu não tivesse adicionado essas imagens, eu apostaria que a maioria de vocês não estaria mais lendo este post. Mas vocês ainda estão aqui.

Os leitores adoram imagens. Um estudo feito pela Pew Research mostrou que 54% dos usuários online postaram em suas mídias sociais uma foto ou um vídeo feito por eles mesmos.

E quase metade dos usuários online compartilharam uma foto ou vídeo que viram online.

Veja aqui uma apresentação da SlideShare, mostrando algumas estatísticas de imagens que você precisa conhecer:

image11

O espaço em branco é igualmente importante. No design de um site, o espaço em branco é um espaço vazio ou um espaço em torno de outros elementos.

O espaço em branco ou o espaço negativo pode ser de qualquer cor (ex., vermelho, azul, branco, preto). Não precisa ser necessariamente branco.

image03

Essa é outra razão que explica o porquê você deve escrever frases e parágrafos curtos. Sempre que você coloca um ponto final, você cria um espaço em branco. 

Conclusão

Você conseguiu. Provavelmente você está animado com o seu próximo post. Eu também estou.

Além desses 6 passos, se couber no seu orçamento, edite os seus posts com um profissional. Isso vai ajudar a aumentar a porcentagem de leitores que vão ler todo o seu post. Isso eu garanto, pois todos os meus posts são editados por editores profissionais.

Não importa quando você começou com o blog, ou a confiança que você ja ganhou dos seus leitores, seu conteúdo vai ser incrível e vai fazer a diferença.

Outra coisa que eu não mencionei: Existem mais experts e influenciadores nos dias de hoje. Consequentemente, os leitores estão ficando entediados e procurando por algo diferente – e autêntico.

O conteúdo que repercute, adiciona valor e gera resultados, não precisa vir de auto-intitulado “profissionais de blog.” Qualquer pessoa pode fazer parte do jogo.

Se você estudar e entender o seu público, trabalhar duro para criar um conteúdo que entretenhae aplicar esses 6 passos acima, você vai construir um público fiel.

Qual desses passos você já utilizou em seus post do blog, e quais resultados específicos você conseguiu encontrar?

Share