6 Estratégias Para Escrever e Aumentar a Variedade de Conteúdo do Blog

ideas

A tela em branco é uma entidade terrível para profissionais de qualquer área. Sempre é difícil começar do zero e dar o primeiro passo. 

Para os blogueiros, cumprir as datas do calendário editorial é extremamente importante. Mas depois de já ter escrito posts em todo tipo de formato, talvez você se veja em apuros, preocupado com a possibilidade de não encontrar mais ideias singulares e atraentes para oferecer ao seu público em posts.

Para manter seu público engajado, você terá que manter um equilíbrio editorial. Mas se concentrar nos sentimentos de estresse só vai servir para consumir uma boa parte do seu tempo e da sua energia.

Na maior parte dos casos de bloqueio, você vai descobrir que a inércia vai te ajudar a superar o problema. Você não perdeu sua habilidade de produzir conteúdo de alta qualidade e alto valor. Precisa apenas de inspiração para pensar em novas abordagens que sejam atraentes.

Veja aqui uma lista que você pode baixar para aprender sobre 6 estratégias para escrever e adicionar variedade ao seu blog.

Quero te ajudar compartilhando aqui 6 ferramentas e estratégias para escrever.

Aqui está a primeira.

1. Divirta-se com as melhores publicações do seu segmento, palavras-chave populares e o Buzzsumo

Será que você está perdendo oportunidades de escrever sobre os assuntos mais quentes do seu nicho?

Aqui está uma forma de descobrir: coloque a URL de um concorrente em Buzzsumo.com e clique no botão de busca. A ferramenta vai mostrar o conteúdo mais popular no domínio que você selecionou.

image34

Você pode filtrar o conteúdo por data (desde as últimas 24 horas até um ano), tipo de conteúdo (artigos, infográficos, guests posts e outros), idioma e país.

Você pode também descobrir conteúdo popular ao inserir palavras-chave do seu segmento.

image39

Preste atenção especial a esses 3 aspectos do conteúdo:

Os títulos mais compartilhados – 80% das pessoas nunca leem mais do que o título, mas mesmo assim compartilham o artigo em uma rede social (se o considerarem atraente).

Meu artigo “Get Your MBA in Internet Marketing with These 12 Guides and 2 Courses” foi inspirado por um artigo popular que encontrei no Copyblogger. E acabou fazendo muito sucesso nas redes sociais.

image15

Qual rede social está gerando mais compartilhamentos para o conteúdo – Se você tem um público de seguidores em uma determinada rede social, uma boa estratégia é criar o tipo de conteúdo que é mais compartilhado naquela rede.

image10

As características específicas do conteúdo mais compartilhado – tipo de conteúdo, extensão, elementos de mídia e formatação.

Por exemplo, descobri que quando se trata de conteúdo centrado em “link building”, os episódios de whiteboard de Rand dominam as mídias sociais.

image14

Assim, se eu decidir criar um material sobre link building, posso fazer experiências com conteúdo em vídeo.

O Buzzsumo pode também mostrar assuntos que estão em alta. Basta clicar no botão “Trending Now”, no topo. Então, selecione o nicho desejado na barra lateral esquerda. Você verá conteúdos relacionados aos assuntos do momento.

Aqui estão os resultados para uma busca sobre conteúdo popular em marketing, no momento em que eu escrevi esse artigo:

image37

Como você vê, o post “10 Startup Secrets you can learn from Plus-Size Model and CEO Ashley Alexiss” está recebendo muita atenção nesse momento.

Isso mostra que você pode pensar em ideias que girem em torno de comparações interessantes. Eu já escrevi um post parecido.

image35

Esse artigo está tendo bons resultados nas mídias sociais.

image40

Se você optar pela versão paga do Buzzsumo, poderá fazer análise de conteúdo em torno de palavras-chave, descobrir influenciadores que já compartilharam conteúdo similar ao seu, e muito mais.

2. Reuna todos os post recentes de seus blogs favoritos dentro do Feedly

Você pode visitar os seus blogs e comunidades de conteúdo favoritos para acompanhar o que está sendo publicado. Ver os títulos dos posts publicados pode inspirar novas ideias para conteúdo. Ou você pode tentar criar um conteúdo novo e mais completo abordando os temas mais interessantes que encontrar.

Mas você pode também poupar muito tempo ao juntar os feeds RSS de seus blogs favoritos em um só lugar. Conheça o Feedly – uma excelente ferramenta para reunir posts de múltiplas fontes em um só lugar.

Kevan Lee usa o  Feedly para acompanhar o  mais recente conteúdo publicado em seus blogs preferidos. Ele também usa a ferramenta para curadoria de conteúdo.

image04

Você pode adicionar sites ao seu feed usando a caixa de pesquisa (no topo) ou a partir da opção “Add Content”, no menu lateral esquerdo.

image06

Você terá que clicar no botão verde ‘+’ para adicionar uma assinatura à sua conta do Feedly.

image08

Você pode também organizar o conteúdo dos feeds em categorias.

image09

Você pode usar o Feedly em um dispositivo móvel e mudar a forma de visualizar as histórias mais recentes. Se você quer ver apenas os títulos, use o modo ‘title-only’.

image20

Quando você já tiver adicionado vários sites de alta qualidade ao seu Feedly, terá muitas novas ideias para um conteúdo. Não se esqueça de registrar os títulos mais interessantes em seu smartphone, planilha ou em forma de nota no Evernote.

3. Visite sites de perguntas e respostas e fóruns populares em seu nicho

Quando você está com dificuldades de ter boas ideias sobre o que escrever, é complicado pensar em assuntos que sejam de interesse do seu público-alvo.

Uma maneira de corrigir esse problema é passar tempo nos sites onde o seu público-alvo se encontra e expressa suas opiniões.

Um desses sites, muito popular, é o Quora. Ele é uma versão de alta qualidade do Yahoo Respostas, e tem crescido rapidamente, sendo hoje o 140º site mais popular em todo o mundo.

 

image21

O Quora inclui perguntas de uma grande variedade de assuntos. Ao começar, você precisa inserir algumas de suas especialidades na seção “Knows About” do seu perfil.

image28

Após organizar seu perfil, você receberá perguntas feitas por membros do site a respeito dos assuntos que você selecionou.

image32

Você pode usar os dados das perguntas, que aparecem na caixa lateral do lado direito, para encontrar as questões mais populares.

image16

O StackExchange funciona de forma parecida com o Quora – use o menu que está no topo para procurar por assuntos relevantes.

image13

Existem diferentes filtros pra organizar as perguntas. Por exemplo, todos os sites têm tags associadas.

image01

Você pode também filtrar as perguntas mais visualizadas e mais votadas.

image19

Outro grande site de perguntas e respostas é o Reddit. Você pode procurar sub-reddits (minifóruns temáticos) ao inserir a palavra-chave do seu nicho na caixa de pesquisa no topo.

image22

Você pode ainda usar o metareddit para pensar em mais sub-reddits relevantes.

Depois de fazer uma lista de sub-reddits relevantes, você pode explorar os principais posts em cada um deles. Os posts que recebem mais upvotes e comentários devem inspirar bons posts para blogs.

image25

Você também pode fazer uma rápida leitura em fóruns temáticos e perguntas populares usando ferramentas como o FAQFox. Eu expliquei esses dois métodos neste artigo.

Finalmente, você pode também procurar ideias para novos conteúdos nos comentários no Disqus. Faça pesquisas para esse conteúdo usando uma linha como – site:disqus.com/home/forums/ “palavra-chave de nicho”.

image30

Além de gerar novas ideias, você pode aproveitar as palavras usadas pelo seu público-alvo. Brian Dean teve a ideia para o título de seu post no TrustRank ao usar uma variação de uma pergunta relevante em fóruns.

image05

E o artigo dele rapidamente começou a ser ranqueado para aquele termo nas páginas de resultados dos  mecanismos de busca.

image11

4. Aproveite dados dos relatórios do Google Analytics

O Google Analytics (GA) é uma das ferramentas mais poderosas com insights práticos para blogueiros. Deixe-me mostrar 3 formas de usar o Analytics para inspirar conteúdo.

1. Vá até Comportamento > Conteúdo do Site > Todas as páginas para ver as páginas mais populares do seu site. Adicione um filtro, como “blog”, para ocultar outros tipos de página. 

image23

A métrica padrão para organizar seus posts será o número de visualizações de página – um bom lugar para começar.

Uma outra métrica, mais eficaz, é o tempo médio que seus visitantes passam em uma página. Selecione o modo comparativo para ver uma porcentagem da popularidade dos posts vs. o site como um todo.

image02

Você pode procurar os posts com melhores resultados em categorias específicas dentro do seu blog.

image41

Antes de investir em novas ideias baseadas na análise acima, lembre-se dos seguintes fatores que podem distorcer os seus dados: 

2. Você sabia que é possível configurar um relatório de buscas dentro do seu site no GA?

Ele mostra os termos que as pessoas estão buscando quando visitam o seu site.

O relatório vai te dar ideias sobre o tipo de conteúdo que o seu público está ansioso para receber.

image29

Veja aqui um rápido tutorial do Orbit Media Studios mostrando como configurar o relatório.

Após configurar o relatório, você terá que ir a Comportamento > Buscas no Site > Termos de Busca para acessar os dados.

3. Links para fontes de autoridade ajudam a estabelecer a sua credibilidade diante de seus visitantes, e até ajudam os mecanismos de busca a determinar a relevância do seu site. 

Assim, se você usa regularmente links para sites externos em seus posts de blog, pode então adicionar tags a esses links e rastrear os cliques e visualizações de páginas que eles geram.

image27

Veja aqui o manual oficial do GA  para rastreamento de links outbound. Se você está no WordPress, pode usar este plugin do MonsterInsights que adiciona automaticamente tags a links outbound. 

Se você quer insights qualitativos, pode fazer enquetes com os visitantes do seu site usando o Qualaroo.

image26

Você também pode enviar um rápido formulário para os seus assinantes de e-mail, com esse mesmo propósito. Recentemente, Matthew Woordward fez uma pesquisa com seus assinantes de e-mail usando um formulário do Survey Monkey.

image33

5. A pesquisa de palavras-chave equivale à pesquisa de mercado

Você percebeu que há um elemento que se repete em todas as estratégias para escrever o que apresentei acima?

Estamos muito interessados nas palavras exatas usadas pelo seu público-alvo em fóruns, na caixa de pesquisa do seu site e nos títulos que fazem mais sucesso com esse público. 

Isso porque as palavras-chave nos indicam os problemas que seus visitantes estão enfrentando, na linguagem exata usada por eles para descrevê-los.

A pesquisa de palavras-chave evoluiu de uma pesquisa simples para uma busca minuciosa da intenção do usuário. As palavras-chave são hoje um alicerce da pesquisa de mercado.

Aqui estão 2 táticas que você pode usar para pesquisar ideias de conteúdo para as quais existe demanda no mercado.

1. Faça engenharia reversa da URL do seu concorrente no Google Keyword Planner  e deixe que ele te mostre 800 consultas em mecanismos de busca que estão associadas àquele site.

image18

Se você quer insights mais centrados em dados, terá que fazer um investimento em uma ferramenta profissional, como o Ahrefs. Você pode usar o explorador de posições para descobrir as melhores palavras-chave orgânicas do seu concorrente.

image36

E você pode retirar dos resultados as palavras-chave com pouca competição para inspirar novo conteúdo.

image24

2. Se você tem algumas ideias para palavras-chave primárias em torno do assunto sobre o qual quer escrever, recomendo que procure suas versões de cauda longa. As palavras-chave de cauda longa são uma das estratégias mais divertidas para escrever, trazem mais conversão e geralmente são fáceis de ranquear em mecanismos de busca.

Uma excelente ferramenta para iniciar sua jornada com as palavras-chave de cauda longa é o Keywordtool.io. Basta inserir uma palavra-chave primária na caixa de pesquisa. 

image03

Você verá uma longa lista de sugestões de palavras-chave.

image17

Você pode experimentar também o Ubersuggest, que vai te fornecer ainda mais sugestões de palavras-chave, organizadas em ordem alfabética.

image31

Outro excelente tipo de palavra-chave que pode te trazer a aprovação dos mecanismos de busca, são os sinônimos de palavras-chave. Eles são chamados de palavras-chave LSI e são exibidos pelo Google ao final da página de resultados de busca.

image00

6.Refaça o conteúdo de um livro popular do seu nicho de mercado e adicione a ele o seu toque pessoal

A maior parte do conteúdo escrito na internet é mais ou menos inspirado em livros. Se você é blogueiro, estou imaginando que, como referência, menciona regularmente livros populares e relevantes em seu nicho.

Um dos tipos de post de blog mais simples de criar é a resenha sobre um livro popular que você leu recentemente.

image12

Se você fez anotações enquanto lia o livro, pode revisitá-las para adicionar comentários interessantes ao seu conteúdo. Talvez você possa simplesmente comentar a ideia principal do livro. O post de blog abaixo começa com a experiência do blogueiro ao ler “The Myth of Multitasking”.

image42

Você também pode compartilhar as lições que aprendeu com um livro. Eu escrevi sobre as 7 lições que aprendi com 4 livros sobre redação neste post.

image07

Se você realmente adora ler, pode também criar um post que lista os melhores livros, divididos em categorias. James Clear tem uma página em seu site dedicada a livros, organizados por gênero.

image38

Conclusão

[np=”right”]Listas e guias têm sido usados como formatos de texto padrão na internet há algum tempo. O BuzzFeed, o UpWorthy e muitos outros blogs populares usaram e abusaram desses formatos para obterem grande parte do tráfego do site.

No entanto, é importante estabelecer um equilíbrio editorial. Se você não oferecer uma boa variedade de conteúdo, seus visitantes podem ficar entediados. As estratégias para escrever e as ferramentas compartilhadas nesse post devem te ajudar a ter ideias interessantes para conteúdo.

Quais são as estratégias que você usa para escrever em seu blog? Conte para nós nos comentários abaixo. 

_ad id=”9764″ align

Share