7 Dicas de Como Aumentar a Geração de Leads Com Formulários (Em Até 672%)

conversions

Quiz: Como você faz para aumentar a geração de leads?

Resposta: Colocando um formulário de geração de leads de alta conversão em uma landing page.

A partir daí, você começa a nutrir os leads – persuadindo-os a comprar o seu produto. Um estudo da SalesForce descobriu que “empresas que se destacam em nutrição de leads geram 50 por cento a mais de oportunidades de vendas qualificadas com um custo 33 por cento menor.”

A porta de entrada entre o seu site e o visitante é o formulário de geração de leads. Como você já sabe, um formulário que é colocado em uma landing page com ofertas que os visitantes não conseguem resistir, sempre funciona bem.

Mas como você garante que o seu formulário de geração de leads seja otimizado para o usuário?

Isso é um grande desafio para os profissionais de marketing da internet. De acordo com a Community Technology B2B Marketing, “61% por cento dos profissionais de marketing B2B lutam para gerar leads de alta qualidade.”

Este é o segundo objetivo mais importante de empresas B2B: aumentar a geração de leads. Empresas B2B estão usando várias estratégias para conseguir isso. Mas não importa a estratégia, um formulário de geração de leads é necessário.

image51

Então vamos mergulhar e aprender a otimizar um formulário de geração de leads, de modo que você possa capturar a maioria dos visitantes do seu site. Siga os passos abaixo e você poderá ver um aumento de 672% na conversão, como eu vi.

Faça o download desta planilha com 7 maneiras de aumentar a taxa de conversão do seu formulário de geração de leads.

1. Coloque o formulário acima da dobra

Tudo o que fazemos em uma landing page é para aumentar o envolvimento e fazer com que as pessoas certas confiem em nós. Trata-se de influência.

O tempo certo do engajamento normalmente fica acima da dobra. Então, colocar elementos importantes, tais como formulários, CTA, etc., nesse estágio inicial te ajudará a ter a exposição máxima que você deseja. O engajamento é iniciado acima da dobra – enquanto abaixo da dobra é quando o engajamento se consolida.

image40

Quando se trata de otimizar um formulário de geração de leads, a maioria das pessoas sabe que colocar o formulário acima da dobra geralmente produz resultados, porque a colocação chama imediatamente a atenção dos seus visitantes ao seu CTA. Isso, por sua vez, conduz a excelentes conversões.

Ben Hunt obteve 876 cliques quando colocou call to actions em sua barra lateral acima da dobra.

image45

Há casos em que colocar o seu formulário e o CTA acima da dobra é necessário.

Por exemplo, se o seu produto é um software simples ou um aplicativo, você usaria um título atraente, um texto mínimo, mas persuasivo, uma prévia de como funciona o software e um botão com o CTA. Confira esta landing page criada pela Lyft abaixo:

image27

A Unbounce viu um aumento de 41 por cento nas conversões colocando o botão com o CTA ao lado dos vários planos que eles oferecem. A homepage da Unbounce inclui um botão com o CTA que redireciona para o formulário acima da dobra.

image50

O prospect vê a informação acima da dobra antes de descer a barra de rolagem. O que aparece nesse espaço sempre irá influenciar a experiência do usuário.

Nesta era tecnológica, temos diversos dispositivos e plataformas para acessar as páginas da web. Consequentemente, os tamanhos de tela estão mudando constantemente. Os usuários querem uma grande experiência se eles visitam sua landing page com o seu iPhone, iPad, Samsung Tab ou PC.

Um estudo realizado pelo Grupo Nielsen descobriu que, independentemente do tamanho da tela, a diferença média de como os usuários tratam informações acima vs. abaixo da dobra é de 84 por cento.

Tudo se resume ao comportamento do usuário. Como as pessoas interagem com o seu site depende da estrutura da sua dobra. Por causa da existência dela, é preciso testar as informações contidas na parte superior, média e abaixo da dobra em seu formulário.

Com o formulário de geração de leads e CTA acima da dobra, você não terá muito trabalho de convencimento e pouco risco para o seu prospect. Ao seguir os 6 pontos na criação do design da sua landing page, a abordagem da dobra acima irá funcionar.

image02

O teste A/B é a única forma eficaz para determinar se o desempenho será melhor acima ou abaixo da dobra.

Já vi casos em que colocam o formulário e o CTA abaixo da dobra gerando melhores resultados. Em um caso, abaixo da dobra entregou um aumento de 220% na taxa de conversão.

image21

As principais marcas incluem calls to action acima da dobra em suas landing pages. Por exemplo, o KISSmetrics e o CrazyEgg seguem este padrão; eles geram engajamento acima da dobra para ter um resultado melhor.

image48

2. Se certifique de que você tenha uma call to action forte 

Isso ainda me surpreende: 72% dos profissionais de marketing B2B não tem nenhum call to action em suas páginas interiores.

Se você tem um CTA, ela deve ser forte e cativante. A chamada à ação é o ponto de inflexão entre conversões e rejeição. Em outras palavras, qualquer passo que você dá será para converter seus visitantes ou mandá-los embora.

image23

Você precisa de um call to action forte, se você não quer enfrentar o desafio de gerar cronicamente novos leads.

Este estudo constatou que 61% dos profissionais de marketing B2B identificaram como o maior desafio na geração de leads, a questão de gerar leads de alta qualidade. As pessoas não conseguem otimizar o CTA por muitas razões. Mas você deve aprender como os escritores profissionais fazem isso.

Um CTA forte obriga as pessoas a clicarem nele. Ele deixa uma lembrança na mente do usuário, mesmo quando eles saem da landing page.

Você vai encontrar um exemplo de CTA perfeito que te atrai e, instantaneamente, mostra seu imenso valor, na landing page do Brian Dean.

image20

Embora o Brian utilize uma única palavra, “DOWNLOAD”, seu CTA é claro e específico. Não há mais nada a esperar no momento em que você insere o seu endereço de e-mail, além do e-book.

Outro exemplo de um CTA forte pode ser encontrado no Videofruit.com. Este é realmente um redesenho da homepage antiga do Ryan. Mas desta vez, o call to action, “Comece a Aula Agora” lhe diz exatamente o que você vai conseguir.

image10

O CTA em si é tão importante quanto a cor, a colocação e a forma que os botões do seu call to action têm. Olhando para estes dois botões, em qual deles você iria clicar?

image06

Essas são exatamente as mesmas situações em que os prospects geralmente se encontram quando entram em uma página com muitos botões. Você precisa ser claro sobre o que é a sua oferta – e o texto tem que mostrar isso.

Vamos ver um exemplo do mundo real:

Um importante site de e-commerce europeu que vende porcelana artesanal, aumentou as vendas via páginas de produtos em 35,81%. Tudo o que eles fizeram foi mudar a cor e a forma do CTA de azul para verde.

image03

A lição mais importante que você vai aprender é que não existe um “call-to-action” que funcione em todos os casos. A verdade é que os botões call-to-action vêm em diferentes tamanhos, cores e formas.

Em um exemplo, a empresa fez o seu botão CTA maior e viu uma DIMINUIÇÃO de 10,56 por cento na conversão.

image25

Um ajuste no texto afetará conversões também.

Por exemplo, a Content Verve executou um teste na página de pagamento WriteWork.com. Eles mexeram na landing page e acrescentaram o comando “Comece”.

Isso aumentou a conversão em 31,03%. E como essa é a última fase do funil de conversão, essas conversões acabaram trazendo um bom retorno financeiro para a empresa.

image44

Curiosamente, apenas através da remoção de uma seta verde que está atuando como sugestão direcional do botão laranja, um site B2B registou uma diminuição de 12,29% em conversões.

image08

3. Inclua sua política de privacidade para remover todas as dúvidas

Eu não estou falando sobre declarações de privacidade do tipo “muito-bom-para-ser-verdade”. Os prospects não são tolos e eles conseguem dizer imediatamente o que um profissional de marketing tem em mente. Claro que, ignorando a política de privacidade, neste caso, você irá obter um melhor resultado.

image13

Mas isso não significa que você deva esquecer totalmente sobre a privacidade dos usuários. Além de obter conversões mais elevadas, você quer isso para o bem da transparência.

Você pode, contudo, ser criativo na sua declaração de privacidade. Em vez de usar o típico “100% de privacidade – nós não realizamos spam”, que se tornou um clichê, você pode fazer a frase relevante para a sua oferta.

Admita: você gosta da declaração de privacidade da Shopify.

image34

A Volusion, um e-commerce com uma solução de carrinho de compras, também segue a mesma tendência ao declarar sua política de privacidade. Eles não utilizam o palavreado típico, mas foram criativos. Dê uma olhada:

image53

Mais do que provável, não falhamos em otimizar os call to actions, por muitas razões. Porém, essas razões são irrelevantes, porque as mudanças necessárias são menores, mas o impacto pode ser significativo.

Você inclui declarações de privacidade em seu formulário e CTA? Prospects estão se tornando mais inteligentes e sabem que a maioria das declarações de privacidade não vive de acordo com o que é prometido. Mas incluir uma declaração de privacidade simples não faria mal.

image05

Se os prospects não confiam em você, eles não vão converter. Claro, você pode ter boas intenções, mas elas não contam a menos que as pessoas desenvolvem um nível de confiança em você.

É preciso convencer as pessoas a te darem as informações pessoais delas, pois, enquanto para elas isso pode ser algo simples de ser feito, para o seu negócio significa muito.

Geralmente, você vai querer evitar links de rodapé, porque eles vão levar a atenção para longe do formulário, mas mantenha a política de privacidade. Eu uso a minha declaração de privacidade no formulário de geração de leads.

image16

Eu também incluo uma declaração de privacidade no meu formulário de geração de leads do blog pessoal.

image46

As políticas de privacidade são essenciais por razões legais. Mas, além disso, elas vão ajudar você a ser transparente em relação a como você se conecta com os visitantes do site e construir a confiança com eles. Mesmo se você não recolhe informação delicada dos usuários, você deve incluir uma declaração de privacidade e operar o seu negócio por ela.

Os visitantes do site e os prospects podem não saber o quanto você é confiável até você assegurar-lhes que a sua informação está segura.

O California Online Privacy Protection Act (CALOPPA) deixa claro que se você coletar informações de identificação pessoal de um site comercial ou serviço online que você tenha, você precisa deixar sua declaração de privacidade transparente, para que todos vejam.

image31

4. Minimizar o atrito em torno do formulário 

O conselho, “use palavras poderosas para persuadir as pessoas a subscreverem em sua lista,” nem sempre é a abordagem certa para otimizar os formulários de geração de leads, mesmo que muitas vezes funcione.

Mais do que isso, o formulário não é o problema, mas os eventos que acontecem em torno dele são.

No coração de cada landing page, o formulário de geração de leads se destaca. Se você colocar muitos elementos em todo o formulário, você provavelmente terá conversões inferiores.

“Atrito” significa simplesmente conflito ou resistência de um encontro de superfície quando se desloca sobre a outra.

Na verdade, muitas coisas diferentes acontecem em uma landing page simultaneamente. O visitante faz julgamentos sobre se a oferta é ou não boa para eles, se as palavras são convincentes e se o projeto está lá para ajudar a construir um forte interesse.

image30

Muito atrito — diferentes elementos de uma landing page conflitando entre si ao mesmo tempo.

Quando você facilitar a decisão das pessoas, você vai conseguir mais cliques em seu botão de CTA.

Você pode enviar os prospects para sua landing page e ainda não vê-los fazer nada por causa do atrito. Se você não quer que isso aconteça, aqui estão as coisas que você pode fazer a fim de minimizar o atrito em torno de seu formulário:

  1. i) Permitir espaços em branco: A maioria dos profissionais de marketing trabalha duro em seus sites (especialmente sua página inicial e blog), mas ainda não está satisfeita com os resultados.

Trabalhar muito duro e não ver nenhum resultado é o pior sentimento que se pode ter, considerando que 33% dos proprietários de pequenas empresas trabalham 40-49 horas por semana.

Dito isso, se você quiser evitar perder tempo e aumentar as conversões de formulário de geração de leads, permita-se usar espaços em branco. O Google faz isso muito bem:

image00

Você quer que seu formulário atraia as pessoas, as deixe animadas e as motive a clicar. O espaço em branco permite a legibilidade.

É difícil envolver as pessoas com o seu conteúdo quando o fundo do layout do site (background) tem muita informação. São poucos os sites de autoridade que utilizam fundos brancos e deixam espaço em branco em torno de seus formulários de geração de leads.

Falando de leitura, uma pesquisa de laboratório realizada pela Universidade Estadual de Wichita mostrou que o espaço em branco ajuda as pessoas a lerem e compreenderem, embora possa diminuir a velocidade de leitura.

Carla Rose observou que o espaço em branco orienta seus olhos de um ponto a outro em uma página. Ele ajuda os usuários a navegarem na página.

Isso significa que se você quiser que os usuários preencham um formulário, e cliquem em um botão de call to action, a abundância de espaço em branco irá reduzir a sua hesitação. O atrito que normalmente fica entre o cliente e o formulário será removido.

Não muito tempo atrás, a ExpertPhotography.com redesenhou sua página inicial, colocando mais ênfase no formulário.

Mas desta vez eles usaram um fundo branco e também utilizaram uma cor brilhante que chama a atenção para o botão de call to action, deixando muito espaço em branco.

image12

Jellyfish.co.uk, uma agência de treinamento de marketing com base no Reino Unido, entende a psicologia por trás do espaço em branco em web design. Eles permitem uma boa quantidade de espaços em branco em torno de seu formulário, redirecionando, assim, a atenção das pessoas para o formulário e nada mais.

image09

É essencial deixar um espaço em branco em torno de seu formulário de geração de leads. Isso não só irá levar a mais cliques em seu botão, mas também irá melhorar como os prospects/clientes percebem a sua oferta e marca.

ii) Deixe alguns campos do formulário como opcional: Quando se trata dos campos do formulário, menos é definitivamente mais.

O conteúdo que converte utiliza apenas as palavras certas, frases corretas e formatos corretos. Quando você escolhe suas palavras com sabedoria, você vai gerar leads. Afinal, 86% dos profissionais de marketing B2B utilizam o marketing de conteúdo para geração de leads.

A strong message

Para estar no lado seguro, deixe alguns campos do formulário como opcional. Leads menos motivados que, de outra forma, nunca iriam preencher o formulário de geração de leads, podem achar este tipo de formulário mais adequado, porque você está facilitando as coisas para eles.

Na medida em que os prospects navegarem em seu funil de vendas, eles vão descobrir novas oportunidades que trarão mais benefícios para eles.

image38

Da experiência pessoal, eu aprendi que o formulário longo apresenta uma grande quantidade de atrito. As pessoas percebem que você está pedindo demais e, como eu disse anteriormente, aqueles que não estão muito motivados ou não confiam em você o suficiente, irão clicar no botão [x] em seu navegador e mudar para outro site.

Deixar alguns campos do formulário como opcional, pelo menos, mostra aos prospects que eles não estão sob uma estrita obrigação de preencher tudo. Eles só têm que tomar decisões sobre o que fazer, especialmente depois de preencher os campos necessários.

Um ponto importante, porém: sempre rotule campos opcionais, não os obrigatórios. Esta é uma premissa se você tiver ambos os campos, obrigatórios e opcionais, em seu formulário. A maioria dos web designers e profissionais de marketing usa asteriscos vermelhos para marcar os campos obrigatórios:

image19

Por outro lado, você deve marcar campos opcionais em conformidade. A maioria dos construtores de formulários permite que você tenha a palavra “opcional” dentro do formulário, como este:

image29

Isso lhes dá uma vantagem, porque eles sabem que você não está pedindo para preencher todos os campos antes que eles possam receber a sua oferta ou envolver-se com o que você faz.

iii) Use um processo de duas etapas: Criatividade é necessária se você deseja capturar a maioria dos visitantes do seu site.

Quando novas pessoas visitam sua landing page, elas não confiam em você o suficiente ainda para fornecerem suas informações pessoais. Você precisa de sua permissão antes.

Mas você pode usar um processo de duas etapas. Comece solicitando a informação básica na primeira etapa. Você pode solicitar o primeiro nome, somente. Em seguida, na segunda etapa, solicite o endereço de e-mail, número de telefone, etc.

Vai ser difícil para a pessoa dizer não, porque ela já cruzou o primeiro obstáculo e está ansiosa para a oferta.

image36

Melhor ainda, na primeira etapa, solicite apenas o endereço de e-mail. Se os prospects não são capazes de fornecer a informação exigida na etapa dois, você já tem o seu endereço de e-mail para acompanhamento.

Quando você acompanhar, você entregará conteúdo útil enquanto os acompanha através do ciclo de compra.

No momento em que chegar à fase de decisão de compra, você terá provado o seu valor. Eles estarão mais motivados a fornecerem as informações necessárias.

iv) Sincronize o texto / imagem com o formulário: Se você precisa acelerar sua taxa de conversão em seu formulário de geração de leads, você precisa sincronizar o texto e imagens que aparecem ao redor do formulário.

image01

Se você tiver uma imagem do produto, certifique-se de que ela não se sobreponha ao formulário e ao call to action. A sinergia entre os textos, imagens e formulário deve ser óbvia.

Claro, você precisa deixar espaços em branco, porque esse espaço extra é o que vai dar vida a esses elementos em torno de seu formulário.

A peça tem de ser relevante, útil e ter sinergia com o formulário. Um exemplo perfeito é o do Copyblogger:

image17

5. Inclua o número certo de campos e remova campos desnecessários 

Temos diferentes formulários em nossas páginas. Eu costumava pensar muito pouco sobre eles até que eu aumentei a minha taxa de conversão no NeilPatel.com por 26% apenas pela remoção de um campo de formulário.

A Imagescape reduziu o seu formulário de contato de 11 para 4 campos, e aumentou a sua taxa de conversão em 120%.

image18

De acordo com o 2012 MarketingSherpa Lead Generation Benchmark Report, o e-mail é o campo mais importante do formulário, em diferentes setores da indústria.

image42

O “endereço residencial” se aplica quando você está coletando leads? Bem, isso depende do modelo de negócio em que está inserido.

Para o marketing digital, não é necessário. O que conta é o endereço de e-mail. Se você puder obter o número de telefone, seria fantástico.

Quando eu atraí 518.399 visitantes para minhas landing pages, eu converti 16.394 em leads de 77 webinars. Isso foi em parte devido à forma como nós otimizamos o formulário da landing page do webinar e a call to action.

Em muitas coisas, a simplicidade ganha do que é complexo. “Ser simples pode ser mais difícil do que ser complexo: Você tem que trabalhar duro para pensar em algo e torná-lo simples.”

image35

Você sabe que, se você tirar uma coisa do seu formulário, ela pode aumentar significativamente a sua taxa de conversão?

Para provar esse ponto, Dan Zarrella da HubSpot recentemente pesquisou as formas de contato de 40.000 de seus clientes e constatou que as conversões aumentaram quase pela metade quando o número de campos de formulário são reduzidos (4-3).

Estude seu formulário hoje. Não importa onde ele esteja – na landingpage, homepage, sobre a página, no formulário de contato ou em outro lugar. Faça a si mesmo esta pergunta: o que deve ficar e o que deve sair?

image47

Lembre-se que testar a posição de seus campos do formulário é tão importante quanto a informação que você está solicitando. Você verá os resultados no momento que começar a solicitar apenas as informações necessárias usando menos campos do formulário.

Vários estudos mostram que solicitar números de telefone diminui conversões. Chris Hofmann, Diretor de Marketing da Universidade de Wisconsin-Extension realizou algumas pesquisas e descobriu que solicitar um número de telefone em um determinado campo de formulário estava prejudicando as taxas de conversão.

image52

Em 24 horas, Chris mediu e reportou uma queda de 52% na conversão com uma taxa de confiança de 96%, quando um número de telefone foi necessário no campo de formulário na landing page.

De acordo com o estudo acima, a MECLABS decidiu testá-lo, também. Mudaram o campo de número de telefone a partir do primeiro passo para o segundo em uma landing page e as taxas de conversão em seu formulário aumentaram 68%.

Coletar leads de seu site é importante. E você pode alcançá-los, colocando formulários de geração de leads em páginas importantes: homepage, sobre a página, página de contato, páginas de recursos, etc.

Rio Nutrition gerou 6x mais leads de qualidade em um mês usando Formstack. Mas, mais do que isso, eles colocaram os formulários em locais estratégicos em suas landing pages de alta conversão e viram resultados.

image39

6. Teste A/B para determinar o melhor posicionamento da CTA para gerar leads

De acordo com a DMNews, as três estratégias mais comuns de geração de leads são: e-mail marketing (78%), marketing de eventos (73%) e marketing de conteúdo (67%).

No entanto, quando você está gerando leads através de qualquer uma dessas estratégias, você tem que garantir que o seu call to action esteja bem posicionado.

Você faz isso através do teste A/B.

Um teste bem feito vale mais que mil opiniões de especialistas.

-Wernher Von Braun

Pergunta: Onde na sua página web você deve colocar o seu formulário de geração de leads?

Resposta: Não existe uma única resposta certa ou errada.

Vamos começar por definir o teste A/B.

image32

Quando se trata de formar posicionamento, competência, experiência e intuição são ferramentas importantes que você pode aproveitar. Mas elas não são boas razões para ignorar o teste de divisão.

A única maneira de dizer indiscutivelmente se é melhor colocar seus formulários de geração de leads e CTAs acima da dobra, à direita ou à esquerda ou abaixo da peça, é testando.

Um simples ajuste em seu formulário pode fazer uma grande diferença. Por exemplo, a Marketo realizou um teste do comprimento do campo de formulário. No final do experimento, eles tinham reduzido seu custo por lead em US $ 10,66.

image04

Ao fazer o teste A/B no posicionamento do seu formulário, você tem que assegurar que outros elementos da landing page foram verificados. Seu título tem que ser convincente. Os marcadores (bullets), imagens e peça devem ser persuasivos.

Vamos auditar a landing page de um app em desenvolvimento para um iPhone.

image55

Aqui estão os elementos que mais se destacaram na landing page (captura de tela) acima:

i) título claro e convincente: Brian Clark, fundador da Copyblogger, disse que 8 em cada 10 pessoas vão ler o seu título, e um título pobre irá tornar o seu conteúdo inútil. 5x mais pessoas leem o título em detrimento do texto.

Sem um título que empurra as pessoas a lerem o resto do seu texto, sua landing page não irá converter bem. Se você não tiver certeza sobre o seu título, você deve fazer um teste A/B de dois ou mais títulos.

Olhando para a landing page acima, você pode ver que o título “Tem uma ideia de app para iPhone? Vamos transformar sua visão em realidade ” é um título claro, útil e relevante para o público-alvo.

ii) título do formulário chamativo: Já que o formulário de geração de leads é o foco, você tem que criar um título que irá atrair as pessoas.

Igualmente importante, o título tem de ser relevante para a oferta em si, e não apenas um pedaço de uma frase da oferta que não é apelativa para o cliente ideal.

Um título de formulário deve inspirá-lo a agir, pelo menos para fornecer as informações necessárias.

O título do formulário acima, “COMECE O SEU PROJETO” é exatamente o que o público quer. Eles querem receber o seu aplicativo para iPhone projetado o mais rápido possível.

iii) benefícios fortes: Embora os benefícios não sejam apresentados utilizando marcadores (bullets), eles ainda se destacam porque os títulos estavam em negrito e também foram dadas breves descrições.

image24

Na escrita, os marcadores (bullet points) simplificam as características e benefícios de um produto, uma oferta ou curso.

Destacar os benefícios de seu produto (de preferência, utilizando pontos) fornecerá apelo emocional para os leitores.

iv) vídeo de depoimento do cliente e garantia: Você pode aumentar as conversões agora usando depoimentos de clientes e uma garantia.

A landing page acima usa essas ferramentas emocionais para melhorar o valor percebido e construir uma maior confiança com seus futuros clientes.

A melhor abordagem é colocar o seu formulário de maneira a complementar o processo de decisão dos seus prospects.

Embora colocar formulário acima do cabeçalho seja uma prática comum, você não pode ter certeza de que ele irá funcionar no seu caso até você testá-lo.

O posicionamento ideal do seu formulário irá depender de sua oferta, do momento e como você motivará seus visitantes.

image11

Como regra geral, se a sua oferta é complexa e os prospects precisam ler, digerir e tomar decisões com base em seu conhecimento atual, então, colocar o formulário de geração de debaixo da dobra é provavelmente o mais ideal.

Por outro lado, se a oferta em sua landing page é simples e autoexplicativa, e/ou o prospect não é obrigado a fazer muito antes de agir, então, colocar o formulário acima da dobra é provavelmente a melhor jogada.

Você também pode usar referências direcionais quando você coloca formulários e CTA acima ou abaixo da dobra. Isso irá orientar as pessoas na direção certa da página. Você precisa dirigir os olhos adequadamente. Caso contrário, os prospects vão se distrair.

image26

Em web design, referências direcionais desempenham um papel importante. Elas oferecem às pessoas uma pista sobre o que fazer e como fazer. Você não pode usar GIFs animados ou flechas, mas você deve, no entanto, levar o prospect na direção do formulário.

Se você tem uma landing de formulário longo, você precisa criar uma peça convincente que obriga as pessoas a descerem a barra de rolagem e lerem mais.

Aqui está um exemplo de uma página inicial animada da Sidigital. Neste caso, a peça gradualmente leva os prospects passo-a-passo para a parte inferior da landing page, onde o formulário de geração de leads está localizado.

image49

Um mapa de calor recente mostra que, quando você coloca menos conteúdo acima da dobra, as pessoas são mais propensas a rolar a página para encontrar mais informações.

image41

Só mais uma coisa: áreas de texto são uma parte essencial de qualquer formulário de geração de leads. Você tem que garantir que não está dando aos prospects muito o que fazer.

Mais do que isso, quando você está pedindo mais informações de diversas áreas de texto em seu formulário, sua taxa de conversão vai cair. No caso abaixo, uma área de texto rende uma conversão de 20%.

image54

Se a informação que pretende recolher é crítica, veja se você pode cobrá-la com um botão ou caixa de seleção. Dessa forma, você está dando aos prospects a oportunidade de verificar uma caixa e ter acesso à oferta, em vez de tê-los na introdução do texto a partir de seu teclado. Um grande alívio!

Trabalhar com blog é uma maneira poderosa de gerar leads, se você criar conteúdo útil regular e colocar o público em primeiro lugar.

Isso faz também com que suas páginas da web sejam mais indexadas. Com páginas mais indexadas, os usuários de busca irão encontrá-los em seus resultados de busca e clicar em suas landing pages bem otimizada. Daí você vai direcionar 236% mais leads.

image33

Você deve criar landing pages específicas para o seu blog e incluir formulários de geração de leads em locais vantajosos (por exemplo, acima da dobra, no meio da página, abaixo e às vezes, na direita / esquerda).

7. Alinhe o CTA e o formulário com o texto da landinge page

Uma mensagem de acordo não só é útil para os anunciantes PPC, mas também para os profissionais de conteúdo.

Se você gerar leads através da sua landing page, você precisa garantir que o seu CTA e o seu formulário estejam de acordo com a peça da página. Aqui está um exemplo:

image22

Você notou (na imagem acima) que o título, o CTA e a imagem falam a mesma língua?

O título de sua oferta – não importando se é um e-book, guia, curso online, apresentação, template ou white paper – deverá alinhar com o título da landing page.

É uma necessidade absoluta que sua landing page, o CTA e a oferta tenham um nome similar.

Por exemplo, se você mencionar que as pessoas devem baixar um e-book gratuito sobre marketing de mídia social e seu CTA diz a mesma coisa, então você não deveria chamá-lo de um curso online em sua landing page.

Isto pode parecer irrelevante, mas essas pequenas coisas geram conversões em uma landing page. Aqui está um exemplo: a oferta, o título da landing page, e o call-to-action estão de acordo.

image07

Consegue ver como a oferta da Moz’s, o título e o call-to-action estão alinhados? A palavra “produto” aparece nos três pontos.

image15

A homepage da Unbounce é otimizada com palavras relevantes, também. A landing page e o call-to-action estão em acordo.

image28

As pessoas estão ocupadas. Você tem que respeitar o seu tempo. Se elas tiverem que descobrir tudo na sua landing page para tomar as decisões certas, você precisa alinhar melhor os elementos da sua landing page.

Embora seu foco seja o formulário, você deve sempre testar para melhorar as conversões.

Comece por escrever o título da landing page em primeiro lugar. Em seguida, use as palavras exatas em sua CTA. Ou você pode simplesmente resumir o título, deixando as palavras-chave intactas.

Conclusão

Aqui estão – as estratégias comprovadas para otimizar seu formulário de geração de leads.

Qual é a utilidade de enviar tráfego para uma landing page que não está pronta para o público-alvo? É um desperdício de tempo e dinheiro.

O objetivo de um formulário em uma landing page é capturar informações pessoais do cliente em potencial. Não é para vender um produto. Marketing e vendas são o subproduto de leads nutridos.

Não coloque seus formulários e CTA em uma área desordenada. Não importa quão persuasiva seja o seu texto – faça o seu melhor para deixar muitos espaços em branco ao redor do formulário.

Dê às pessoas algum espaço para respirar – digitalmente – para ajudá-las a pensar claramente e a tomar as decisões corretas.

Seu formulário de geração de leads está otimizado para converter visitantes em leads e clientes? Que medidas você tomou para fazer com que ele funcione melhor?

Share