7 Dicas Para Blogueiros Iniciantes de Como Escrever Conteúdo e Dominar o Mercado

expert

Você é um blogueiro iniciante no maravilhoso mundo da arte de trabalhar com blog?

Acredite ou não, houve um tempo que eu estava na mesma situação que você. Mesmo quando eu não sabia muito sobre blogs no início, sempre foi claro para mim que essa era uma das melhores formas de alcançar meu público-alvo.

Então, com o tempo, eu continuei a aperfeiçoar minhas habilidades como uma forma de alcançar meu público e crescer a minha marca. Agora, como você pode ver na barra lateral, meu alcance mensal passa dos 300.000 visitantes.

image05

Mas, existe algo a ser lembrado: trabalhar com blog nem sempre foi fácil para mim. Este blog não atraía centenas de milhares de visitantes no seu primeiro mês de existência. Pelo contrário, foi preciso dedicação e muitos conteúdos de alta qualidade para alcançar esse nível. E, ainda assim, eu ainda estou longe de alcançar os meus objetivos de longo prazo.

Neste post, eu vou dar algumas dicas práticas sobre algumas coisas que os blogueiros iniciantes podem fazer para escrever um conteúdo que domine o seu mercado. Esse é o tipo de conteúdo que pode te estabelecer como uma autoridade no seu mercado, enquanto coloca seu site em posição para alcançar altas classificações nos mecanismos de busca no futuro.

Se você implementar uma ou mais destas dicas para blogueiros iniciantes, tenho certeza que elas irão colocá-lo em uma posição de sucesso. Estes conselhos podem não mudar sua visão sobre blogs. Mas a longo prazo definitivamente irão ajudar.

1. Pesquise seu mercado

Como você pode escrever conteúdo para dominar o mercado, se você não sabe o que seus concorrentes estão escrevendo?

A resposta é simples: você não pode.

É por isso que eu sempre digo aos blogueiros iniciantes para separar o tempo que for preciso para estudar seu mercado. Responda a questões como:

  • Quem são seus principais concorrentes?
  • Que tipo de conteúdo eles criaram no passado?
  • Quais são as palavras-chave primárias deles?
  • Como você pode melhorar o conteúdo que seus concorrentes criaram?
  • Quanto tempo vai levar para você criar um post que é absolutamente superior ao que é considerado atualmente como o melhor?

Se você precisa de ajuda na hora de pesquisar seu mercado, não perca mais tempo, vá direto ao BuzzSumo e faça uma busca. Essa ferramenta é gratuita, fácil de usar, e cheia de funções que vão lhe apresentar dados de alto nível.

Talvez você tenha um blog sobre moda e esteja interessado em escrever conteúdo sobre sapatos. Depois de fazer uma busca com esse termo, é isso o quê você irá ver:

image03

O segundo post é um ótimo lugar para se começar. Se esse é o tipo de conteúdo que você estará produzindo, aqui está uma ideia para um novo assunto: 200 dos Melhores Sapatos do Pinterest.

Em outras palavras, pegue o que você sabe que é bem-sucedido e faça melhor. Seu post pode não gerar 400.ooo compartilhamentos ou mais, mas ao menos você sabe que é algo que seu público-alvo está interessado.

Você não precisa mais adivinhar qual o tipo de conteúdo que sua audiência quer ler. Você pode usar o BuzzSumo, entre outras ferramentas, para responder a essa pergunta.

2. Crie um Calendário de Conteúdo

Que processo você irá implementar para garantir que você permaneça no caminho, dia após dia? Como você vai saber se está atingindo seus objetivos?

Não é preciso ser um gênio para criar um calendário de conteúdo. Tudo o que precisamos é de alguém que esteja interessado em ser organizado e permanecer no caminho certo.

Se você é um blogueiro iniciante, é seguro assumir que, às vezes, você faz de tudo. Um dia, você escreve alguns posts, no dia seguinte, você se concentra em mídia social. Pouco tempo depois, você percebe que não está se promovendo o suficiente e não está fazendo qualquer progresso de fato.

Eu recomendo que você crie um calendário de conteúdo, pois essa é uma das melhores maneiras de garantir que você escreverá conteúdo de alta qualidade regularmente.

Se você precisa de ajuda para permanecer na linha, use uma ferramenta, como a CoSchedule. A empresa descreve sua solução assim:

“ O Calendário de Marketing Número 1 para Tudo que Você Precisa Ter Organizado”.

Ela não só ajuda de um ponto de vista da organização do conteúdo, mas essa ferramenta também pode ajudar a manter muitas outras áreas do seu negócio na linha. Por exemplo, o seu planejador de mídia social vai trabalhar lado a lado com o seu calendário de conteúdo.

Embora existam muitas soluções poderosas por aí, não ignore o fato de que uma planilha básica de Excel ou do Google Planilhas pode fazer exatamente a mesma coisa. O que mais importa é que você tenha um sistema definido para se manter organizado.

image06

3. Domine a Técnica Skyscraper

Ela não tem nada a ver com grandes edifícios e sim com escrever conteúdo para dominar o mercado, que atraia e envolva o seu público.

Quando se trata de criar conteúdos e SEO, o Brian Dean do Backlinko é um dos principais nomes do mercado.

Ele é o cara por trás da Técnica Skyscraper, então eu vou pegar emprestado a sua explicação:

image04

Isso é algo que todo blogueiro iniciante pode entender. É também algo que funciona para blogueiros em todos os nichos.

O primeiro passo é o mais importante. Você pode vasculhar a internet, destacando o melhor conteúdo em seu nicho. Como observado acima, você pode usar BuzzSumo para acelerar o processo.

A partir daí, você tem um objetivo, e um único objetivo: aperfeiçoar o melhor conteúdo. Você pode fazer isso de muitas maneiras, mas de forma geral, você deve estar focado na qualidade acima de tudo.

Ao criar o melhor conteúdo, é natural ser recompensado de diversas maneiras:

  • Melhores classificações nos mecanismos de busca.
  • Melhor envolvimento com seu público.
  • A chance de provar a si mesmo que você é um grande líder.

Quando conteúdo for publicado, você terá uma última tarefa: entrar em contato com os influenciadores que podem ampliar o alcance do seu conteúdo, o compartilhando com seus públicos.

Em vez de sair atirando para todos os lados na esperança de ver se alguém tem interesse no meio do caminho, o Dean compartilha o seguinte conselho:

Em vez de enviar emails para pessoas aleatórias, você deve entrar em contato com donos de site que já tenham falado sobre conteúdos similares.

Fazendo isso, você sabe que a pessoa tem um interesse no que você está compartilhando. E, já que seu conteúdo é agora o melhor dos melhores, existe uma boa chance da pessoa querer compartilhá-lo com o público dele. Fácil, certo?

Se você dominar a Técnica Skyscraper desde o início da sua carreira como blogueiro, isso será algo que trará recompensas no futuro. Mesmo se você falhar, em relação a entrar em contato com as pessoas certas, você ainda terá um conteúdo de qualidade, que tem uma boa chance de conseguir bons resultados nos mecanismos de busca.

4. Criar Títulos Matadores

Se você acha que os títulos não são importantes, eu quero que você pare o que está fazendo e leia este artigo, publicado pela Universidade de Columbia.

E agora, o que você acha?

É fácil acreditar que os títulos não importam. É fácil acreditar que o prato principal do seu post é o que os leitores estão realmente interessados. Mesmo que isso possa ser verdade, de certo modo, aceite isto: um grande número dos seus leitores pode nem chegar ao seu post se você não atrair a atenção deles com um título intrigante.

Assim que começar a trabalhar com blog, você irá rapidamente descobrir que criar títulos únicos e atraentes é mais difícil do que parece. Na verdade, pode levar uma hora ou mais para decidir um título que te satisfaça. Isso pode parecer uma perda de tempo, mas na verdade é o contrário.

Eu sei que seu tempo é valioso, e que você não pode gastar horas pensando sobre títulos. É por isso que eu sugiro que você use o Gerador de Ideias de Conteúdo da Portent.

Tudo o que você tem que fazer é digitar sua palavra-chave ou sua frase-chave. Então, a ferramenta faz o trabalho pesado pra você, dando uma ideia atrás da outra. Uma busca por “sapatos vermelhos” gerou o seguinte:

  • Como Sapatos Vermelhos Fazem de Você uma Melhor Amante
  • Porque Sapatos Vermelhos Caem Bem com Tudo
  • Porque Sua Mãe estava Certa Sobre Sapatos Vermelhos

Você entendeu a ideia. Essa ferramenta te ajuda a criar títulos atraentes que tem uma boa chance de manter o leitor na página – e é exatamente o que você quer.

image00

5. Conseguir Retorno dos Influenciadores do Mercado

Como um blogueiro iniciante, você talvez não saiba a principal coisa que sua audiência quer e como entregar isso a eles.

Acima, discutimos sobre como você pode aprender mais, examinando sua concorrência. Mesmo assim, isso só vai te levar até um certo ponto.

É por isso que eu sugiro que você entre em contato com no mínimo três influenciadores do mercado. Seus objetivos com isso são simples:

  • Receber conselhos profissionais sobre o tipo de conteúdo que sua audiência quer ler.
  • Se conectar com alguém que pode ser capaz de te ajudar a impulsionar seu conteúdo no futuro.
  • Entender o pensamento de alguém que já é bem sucedido no seu segmento.

Até certo ponto, esse é um tipo de divulgação de um influenciador. Você está entrando em contato com influenciadores no segmento, na esperança de receber um retorno sobre o seu conteúdo, a sua estratégia de conteúdo, ou qualquer outra coisa que esteja em sua mente.

Para acelerar o processo e melhorar suas chances de sucesso, use uma ferramenta, como o Pitchbox, para se manter organizado e acabar com a bagunça. A empresa descreve o seu serviço assim:

“O Pitchbox automatiza o trabalho pesado, para que você possa se concentrar no que você faz de melhor: criar conexões reais, de pessoa para pessoa com as pessoas que você quer alcançar”.

image02

A parte mais importante deste processo é fazer uma lista abrangente de influenciadores que você deseja se conectar. Já que provavelmente você não vai conseguir ter um retorno de todos, precisará começar com uma lista grande o suficiente.

Qualquer retorno, mesmo o que você não quer ouvir, é um bom retorno. Você pode aprender com cada influenciador com que você conversou, por isso se certifique de manter uma mente aberta. Se lembre de que só é necessário um pouco de informação para mudar sua abordagem e colocar você em um lugar melhor para seguir em frente.

6. Use o Hemingway App

Leva muitos meses (ou até mais) para dominar a arte de escrever conteúdo de alta qualidade.

Felizmente, existem algumas coisas que você pode fazer ao longo do caminho para acelerar o processo. Uma das minhas dicas favoritas para blogueiros iniciantes é sobre tirar o máximo proveito do Hemingway App. Se você não sabe o que é isso, talvez a descrição de seu site responda sua dúvida:

O aplicativo destaca frases longas e complexas, e erros comuns; se você vir uma frase em amarelo, diminua ou divida ela. Se você vir um destaque em vermelho, sua frase está muito densa e complicada para os seus leitores, e eles irão se perder tentando entender a sua lógica complexa — tente editar essa frase para remover o alerta vermelho.

Isso pode parecer muita coisa para ser feita, mas é realmente muito simples.

Em suma, a única coisa que você tem que fazer é colocar o seu conteúdo no editor. Feito isso, você vai encontrar tudo que precisa saber na barra lateral direita. Vai ser algo como isto:

image01

A pontuação “Nível 6” significa que o seu conteúdo é “bom”, mas ainda há muito espaço para melhorias. Você pode aumentar a sua pontuação, analisando as sugestões e fazendo as mudanças necessárias.

Por exemplo, se uma frase é difícil de ler, ajuste sua estrutura até que ela não seja mais destacada pelo aplicativo.

Sim, isso adiciona trabalho tanto a escrita quanto a edição. Mesmo assim, vale a pena o tempo extra. Quando você usar o Hemingway App, logo perceberá um aumento na qualidade de seus posts.

7. Escreva, Dê Um Tempo, Escreva Novamente

Se você conhece o meu blog, então sabe que eu me esforço para criar conteúdo longo e que forneça um valor real.

O que você pode não entender é quanto tempo leva para criar este tipo de conteúdo. Desde escolher um assunto, um título, construir um esboço e depois realmente escrever o conteúdo do post, há muito trabalho envolvido para escrever conteúdo de alta qualidade.

Por esse motivo, em conjunto com o fato que eu tenho muitas outras responsabilidades, eu não hesito em dar um tempo em um post antes que ele esteja terminado. Na verdade, isso é algo que eu descobri ser extremamente útil. Porque:

  • Te dá a oportunidade de dar um tempo no assunto, descansando sua mente e se reenergizando, antes de terminá-lo.
  • Te dá a oportunidade de limpar sua mente, o que geralmente te leva a ter uma ideia que você não tinha considerado antes.
  • Quando retornar, você provavelmente encontrará coisas que queira mudar, além de erros gramaticais.

Eu sei o que você está pensando: esse conselho é contraprodutivo.

Por que você iria dar um tempo em um post antes dele estar 100% completo? Não significa que vai levar mais tempo para escrever e terminar o conteúdo?

Sim, essa estratégia significa que irá levar mais tempo para escrever o conteúdo de um único post de blog. Mas, isso também ajudará a ampliar a qualidade do seu conteúdo, e, como já discutimos no passado, não há nada mais importante que isso.

Você nunca deve pensar que você deve ficar sentado na frente do seu computador até que seu conteúdo esteja terminado. Se você sentir a necessidade de dar um tempo, faça isso sem pensar duas vezes. Você talvez até queira se levantar da cadeira e trabalhar em pé se isso puder beneficiar o seu post de alguma forma.

Conclusão

Se o conteúdo de marketing está em sua mente, existem muitas tendências que você pode aproveitar no futuro próximo.

Mas lembre-se, tudo depende da qualidade do seu conteúdo, e se você está ou não compartilhando um ponto de vista único com sua audiência.

Com esse conselho, você estará disposto a escrever conteúdo que rapidamente estabeleça seu blog como um recurso confiável no seu segmento.

Como blogueiro iniciante, você já implementou alguma dessas dicas? Você tem alguma outra para acrescentar? Compartilhe seus pensamentos e estratégias na seção de comentários abaixo.

Share