7 Erros de Marketing no Instagram Que Você Deve Evitar a Qualquer Custo

Instagram

Quem poderia acreditar que um aplicativo que o Facebook comprou se tornaria um lar para mais de 300 milhões de usuários ativos?

Desde 2010, quando o Instagram surgiu, marcas conhecidas, influenciadores das redes sociais, celebridades e empresários inteligentes aproveitaram o aplicativo para engajar o público-alvo deles.

Pessoas amam elementos visuais. E é esse um dos principais motivos que fazem o Instagram ser tão popular.

O compartilhamento de imagens já foi além de compartilhar selfies com os amigos. Agora, você pode planejar sua campanha para direcionar melhores visitantes para seu site, leads e receita para seu negócio.

Por exemplo, a página de vendas do Jeremy Page dobrou de Novembro para Dezembro em 2012 – de $1150 para $2100 aproximadamente, cerca de 46% de aumento – tudo isso aproveitando o Instagram e os princípios do marketing de atração e engajamento para alcançar as pessoas certas com suas ofertas.

Um estudo recente mostra que o Instagram tem mais engajamento que as outras redes sociais. O Instagram possui 15x mais engajamento que o Facebook e 20x mais que o Twitter.

image09

Eu poderia continuar elogiando o Instagram e defendendo o porquê você deve abraçar esse aplicativo de compartilhamento de imagens.

No entanto, existem alguns erros de iniciantes que as pessoas estão fazendo, e se você não tomar cuidado, você pode cair nas mesmas armadilhas.

Evite estes 7 erros de marketing no Instagram se você quiser ser bem-sucedido em suas campanhas.

Vamos explorar os 13 erros de marketing no Instagram que você precisa evitar a todo custo: 

1. Falta de uma estratégia direcionada a uma meta

Meta: É uma daquelas palavras comuns nos negócios que geralmente é negligenciada. Mas as metas formam a base dos seus planos e estratégias.

image22

Vamos dizer que você vá a uma conferência ou webinário e um dos palestrantes te aconselha a primeiro definir uma meta, enquanto outro diz que você deveria monetizar sua lista de e-mail – qual desses dois conselhos você seguiria?

Aha!

Eu tenho certeza que você leu o bastante sobre “definir metas”. Você preferiria monetizar sua lista de e-mail e ganhar um dinheiro, certo?

Mas, quando se trata de marketing no Instagram, não ter uma estratégia direcionada a uma meta irá resultar em oportunidades e esforços gastos a toa. Você pode até desistir ou concluir que o marketing no Instagram ou marketing em redes sociais simplesmente não funcionam.

image21

Mas o marketing nas redes sociais funciona. Sim, a maioria das marcas usa o Instagram para melhorar sua visibilidade e comunicação de marca, mas vai além disso.

Por exemplo, sempre que a Warby Parker posta fotos criativas de seus óculos no Instagram, eles geram mais de 2.000 likes por post e engajamento que geralmente leva a vendas.

image00

Não cometa erros sobre isto: Seu sucesso no marketing no Instagram começa com uma boa estratégia direcionada a uma meta.

Claro, você pode contar sua história através de vídeos e fotografias, mas não faça isso sem pensar. Saiba o que você quer e desenvolva uma estratégia em torno de seu objetivo.

Por exemplo, se você quer direcionar mais tráfego para sua landing page, então a descrição de suas fotos devem ser persuasivas e incluir um call to action (CTA) no seu texto.

image16

Por outro lado, se a consciência de marca é seu foco principal (o que significa que você está mais preocupado sobre o futuro do seu negócio), você deveria prestar mais atenção a suas fotos – você nunca deve sacrificar a qualidade por nada.

E já que estamos falando sobre desenvolver uma estratégia direcionada a uma meta, uma das marcas que você pode aprender sobre isso é a Quest Nutrition.

De acordo com a TOTEMS Analytics, a Quest Nutrition aumentou o número de seus seguidores em 15.000, aproximadamente, por mês, graças a um bom marketing no Instagram.

Eles estão efetivamente se conectando com o público deles pela criação de conteúdo visual que auxilia seus seguidores a tomarem o controle de suas dietas e planos de se manter em forma.

Aqui está um dos vídeos de 15 segundos da Quest Nutrition que foca na mensagem deles e em sua estratégia direcionada à meta:

image07

2. Não ter um link em seu perfil para direcionar cliques e tráfego

Tráfego é o sangue do seu site.

Um site que não gera tráfego irá fracassar, mais cedo ou mais tarde. É apenas uma questão de tempo.

O Instagram gera até 1,2 bilhão de likes por dia e 1.000 comentários por segundo de pessoas reais – as mesmas pessoas que você quer que visite seu site ou landing page.

Você pode não perceber o quão mortal pode ser não incluir um link ou um CTA no seu perfil. A maioria dos usuários do Instagram nem pensa sobre isso.

O Nordstrom é um bom exemplo de marca que sabe como direcionar seus usuários e compradores para sua loja. Dê uma olhada no link em seu perfil:

image14

O estudo do Instagram feito em 2015 pela Iconosquare mostra que 70% dos usuários do Instagram relataram ter procurado alguma marca na plataforma. Além disso, 62% dos usuários seguem uma marca só porque eles gostam dela!

Você tem que entender que a audiência do Instagram importa para as marcas. E se esses usuários gostarem de você ou da sua marca, eles irão te seguir.

image17

Entretanto,  se você não tem um link ou um CTA no seu perfil, você está perdido. Meu amigo Anthony Carbone direciona uma grande quantidade das vendas pelo Instagram dele somente através do link de seu perfil.

O Instagram permite que você inclua um link clicável em seu perfil. Então tenha certeza que você aproveitará 100% disso.

Para adicionar um link ao seu perfil, vá até “Editar seu Perfil” e digite o endereço na área “Site”.

No perfil do Instagram do Birchbox abaixo, o link deles direciona os seguidores para uma promoção de dia da apreciação ao consumidor no site da empresa.

image04

Quando se é novo no marketing no Instagram, a primeira coisa a se fazer não é postar fotos de qualidade (por melhor que pareça ser), mas atualizar seu perfil com seu link.

Pode ser um link para seu site, landing page, perfil em rede social ou página de produto. A escolha é sua. A única ressalva é garantir que o link seja relevante para as suas ofertas e fotos subsequentes.

3. Deixar a sua conta do Instagram privada

Você perderá muitos seguidores, se você deixar a sua conta do Instagram privada.

image05

Você pode escolher deixar o seu perfil pessoal privado. Mas, se é o perfil da sua empresa, ele precisa ser acessível publicamente. Afinal, você quer mais pessoas para seguir, curtir, compartilhar e reconhecer sua marca.

A dura realidade é que quando os potenciais usuários do Instagram veem o ícone de perfil privado, provavelmente eles irão se afastar.

image15

E por que não fariam isso? Você está basicamente dizendo a eles que você não os quer, colocando seu perfil como privado.

Um perfil privado significa que quando os usuários te seguirem, eles terão que esperar até que você tenha tempo para logar no Instagram e aprovar o pedido deles.  

Além disso, eles não poderão ver suas fotos mais novas e outros tipos de conteúdo do seu perfil, até que eles sejam aprovados.

Se você quiser ter certeza que o perfil do seu negócio não está configurado para ser privado, vá ao seu perfil e abaixo da foto, clique em “Editar seu Perfil”.

image02

Depois desça a página e desmarque a opção “Conta Privada”.
(Em algumas versões do Instagram, para achar a opção de “Conta Privada”, em vez de clicar em “Editar seu Perfil”, clique nas 3 bolinhas que ficam do lado direito do nome da sua conta).

4. Postar continuamente fotos duplicadas

Confie em mim, os usuários leais do Instagram vão rapidamente deixar de te seguir, se você está constantemente postando fotos e vídeos duplicados.

Claro, de vez em quando, pode existir um bom motivo para repostar uma foto ou vídeo que você já compartilhou com seus seguidores antes, mas não faça disso um hábito.

Uma nova pesquisa descobriu que usuários do Instagram adoram fazer compras. Infelizmente, você irá desencorajar muitos deles a comprarem o seu produto, se seu conteúdo não é único ou atraente.

image03

Ninguém gosta de conteúdo duplicado online – nem os usuários e, certamente, nem o Google.

O Instagram não é diferente. Seus usuários querem ver algo novo.

Não seja preguiçoso. Em vez de compartilhar novamente uma foto que você tirou enquanto acampava, tire outra enquanto você estiver trabalhando, por exemplo.

Desde que seja relevante para seu objetivo, você estará bem.

Quando os Instagrammers te seguem, eles querem ser entretidos. E eles querem se beneficiar de seu conteúdo. Você já sabe que compartilhar o mesmo conteúdo novamente não trará nenhum resultado ou benefício novo. Então esqueça essa ideia.

Claro, você pode postar selfies e usá-las para engajar seu público. A Kim Kardashian faz isso frequentemente.

image10

Mas, quando isso sai do controle – quando você começa a postar as mesmas selfies repetidamente – seus seguidores ficarão entediados e provavelmente te deixarão.

Você precisa encontrar um equilíbrio. Experimente postar diferentes tipos de conteúdo (imagens, fotos, memes, citações, etc) e veja qual combina mais com sua audiência.

E também, experimente cores, fontes, posicionamento e marcas para melhorar o seu marketing no Instagram.

5. Não responder rapidamente aos comentários de usuários

Os comentários são uma métrica de engajamento do usuário que o Google busca. Isso ocorre porque o engajamento do usuário leva à retenção, que leva ao crescimento.

image20

Não, comentários não são um fator de ranqueamento, mas um post que gera muitos comentários (50 ou mais) avisa o Google que os usuários amam esse post.

E o Google é apaixonado por conteúdo que os usuários gostam, leem, compartilham e comentam sobre ele. Afinal, ninguém gasta seu tempo em conteúdo genérico, que não oferece algum tipo de ajuda.

Eu respondo a cada comentário nos meus blogs. E eu continuarei a fazer isso.

image18

Quando os usuários deixam um comentário no seu conteúdo do Instagram, você tem a responsabilidade de responder rapidamente.

Como o Instagram é bom para criar a notoriedade da marca e construir confiança com seu público-alvo, respondendo aos comentários deles – respondendo perguntas, elaborando seu conteúdo ou deixando um aviso sobre seu evento que está por vir – pode ajudar a alcançar esse objetivo.

image01

Lembre-se que se você não responder os comentários, provavelmente isso será interpretado como um sinal que você realmente não se importa com seus seguidores e fãs.

Por isso, tenha o hábito de sempre responder aos comentários. Eu sei que você é ocupado (todo empreendedor digital é), mas não deixe essa desculpa afetar sua relação com seus seguidores do Instagram – especialmente aqueles que sempre comentam sobre o seu conteúdo.

Para garantir que seus seguidores recebam suas respostas, apenas marque-os usando o “@ + nome do usuário” em todas suas respostas.

Quando você fizer isso, eles receberão uma notificação. Isso os trará de volta ao seu perfil e, aos poucos, construirá sua relação com eles.

6. Focar na quantidade, não na qualidade

O Instagram é um aplicativo único de compartilhamento de imagens. Apenas estudando as marcas mais famosas e como eles conseguem seguidores, você pode aprender muito sobre o marketing no Instagram.

Por exemplo, uma das lições que eu aprendi, depois que eu gerei $332.640 em 3 meses do Instagram, foi focar na qualidade das minhas fotos e vídeos e não na quantidade.

image11

A MAC Cosmetics aumentou o número de seus seguidores na plataforma em aproximadamente 231.000 por mês.

Um único post do Instagram que é útil e inspirador pode gerar até 34.000 curtidas e mais de 300 comentários, numa média.

Qualidade importa.

Claro que, se você pode postar frequentemente, sem sacrificar a qualidade, então você conseguirá resultados melhores. Numa média, a MAC Cosmetics posta no Instagram 4,54x por dia e as fotos e vídeos sempre são de alta qualidade.

Na verdade, no dia 5 de Março de 2015, a marca postou 8 fotos de qualidade e coletou 33.000 likes em um curto período de tempo. Novamente, a marca fez a qualidade ser seu lema. Veja uma de suas fotos:

image08

Independente de serem vídeos ou fotos que você quer compartilhar na plataforma, tenha certeza que você constantemente coloque a qualidade em primeiro lugar para ter um bom marketing no Instagram.

7. O mau uso das hashtags

Acredite em mim, você pode acabar fazendo mau uso das hashtags no Instagram, do mesmo jeito que marcas e pessoas do marketing fazem no Twitter e Facebook.

Criar e promover hashtags é parte da estratégia focada no objetivo que já falamos, porque pode ajudar a construir a notoriedade da marca. Mas, certifique-se que você obedeça algumas regras simples, quando for criar ou usar hashtags.

image19

A verdade é que a maioria das marcas é confusa, quando se trata do melhor número de hashtags que um posts deve ter.

No Guia Supremo para Hashtags, você irá descobrir que posts com 11 ou mais tags recebem aproximadamente 80% de interações, comparado a posts que contêm apenas 2 hashtags (41% de interações).

Nota: O Instagram permite até 30 hashtags por post.

image13

Existem mais estudos e pesquisas que apoiam esses dados.

Um deles: A AgoraPulse fez um estudo e encontrou uma corelação entre hashtags e engajamento na forma de comentários e curtidas.

image12

Apesar do Instagram permitir até 30 hashtags por post, eu não recomendo que você use tudo isso para cada imagem ou vídeo.

Você quer ser relevante e engajar os usuários certos. Você não está obcecado com métricas de vaidade que não vão impactar sua marca. Você provavelmente irá perder credibilidade se todos os seus posts estão cheios de hashtags.

É muito importante usar hashtags pelo motivo no qual elas foram criadas e não para manipular os usuários ou o algoritmo do Instagram.

image06

O Instagram é uma plataforma que é construída na autenticidade e qualidade, então não deixe que as hashtags te impeçam de ajudar seus leais seguidores a alcançarem seus objetivos.

A GoPro é uma marca que entende como usar as hashtags, não apenas para benefício próprio, mas para ajudar seus usuários a encontrarem o que eles estão procurando.

Como a criadora da “câmera mais desejada do mundo”, usada por atletas, fotógrafos e planejadores de evento, a GoPro ganha seguidores na plataforma a uma taxa de aproximadamente 221k por mês, por fazer um bom marketing no Instagram.

Com 8,9 milhões de seguidores no Instagram (e esse número continua subindo), a GoPro utiliza múltiplas hashtags, sendo que todas são relevantes a foto.

image23

Conclusão

O Instagram está aqui para ficar. Então use a influência e poder do aplicativo para conseguir seus seguidores, gerar tráfego para seu site e construir um público leal que irá confiar em você.

Eu listei apenas 7 erros de marketing no Instagram, mas existem outros como:

  • Postar imagens que não estão no tamanho correto
  • Postar conteúdo no momento errado/na hora errada
  • Omitir um CTA do seu texto
  • Comprar seguidores ou engajamento
  • Sendo extremamente promocional
  • Não postar vídeos

Não seja oprimido por esses erros. Tudo o que precisa fazer é conferir se você acabou cometendo algum deles. Então, se a resposta for positiva, conserte-os imediatamente.

Como sempre, eu adoraria ouvir de você. Para o que você usa o Instagram? Para direcionar tráfego para seu site, construir sua marca ou com algum outro objetivo?

Share