7 Ferramentas Para Pesquisar as Melhores Palavras-chave

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Qual é a sua estratégia para pesquisar palavras-chave de qualidade para o site da sua empresa?

Como proprietário de um novo negócio, você precisa cuidar dessa questão o mais cedo possível. Concentrar seus esforços nas palavras-chave certas vai te colocar no caminho para o sucesso com SEO.

Por outro lado, qualquer erro na hora de selecionar as palavras-chave pode colocar seu negócio em risco e criar um problema que você terá que resolver no futuro.

O poder das pesquisas com palavras-chave de cauda longa é real. Com a abordagem correta, seu site vai gerar tráfego a partir de visitantes segmentados que estão interessados no que você tem a dizer.

E isso nos traz de volta à pergunta inicial: Quais são as melhores formas de pesquisar palavras-chave e fazer segmentação para novos negócios?

Como a maioria dos empreendedores, você deve ter uma ideia geral de quais são suas palavras-chave primárias. Se você oferece serviços de webdesign em Denver, por exemplo, as palavras-chave mais óbvias incluem: Websdesign Denver, empresas webdesign Denver e outras similares.

Mas você não deve se limitar a isso. Há duas outras coisas que você precisa fazer:

  • Pesquisar palavras-chave de cauda longa e criar uma lista para segmentar na hora de criar posts de blog e outros conteúdos.
  • Aprender mais sobre a sua concorrência, incluindo as palavras-chave segmentadas por ela.

Com isso em mente, vamos examinar sete ferramentas que você pode usar para pesquisar palavras-chave que darão bons resultados para o seu negócio.

1. Google Keyword Planner

Ao lançar seu negócio, você precisa ter ferramentas que são fáceis de usar, precisas e recheadas de funcionalidades. É exatamente isso que o Google Keyword Planner tem a oferecer.

Eu sou o primeiro a mencionar que existem muitas ferramentas para pesquisar palavras-chave por aí, e que você deve se informar sobre cada uma delas. Mas ao mesmo tempo, novos empreendedores precisam ter cuidado para não ficarem tão envolvidos em detalhes nos quais são impossíveis de seguir adiante.

O Google Keyword Planner te ajuda a evitar sentimentos de frustração e incerteza. Ao se registrar, você verá três opções:

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Uma das melhores coisas que você pode fazer é pesquisar palavras-chaves novas. Insira sua palavra-chave primária e veja o que a ferramenta retorna. Você provavelmente verá centenas de palavras-chave de cauda longa, muitas das quais fazem sentido para os objetivos que você quer cumprir.

Dependendo do seu nicho, talvez você queira também fazer uma pesquisa por URLs de concorrentes. O Google Keyword Planner não é a melhor ferramenta para quem quer entender melhor a concorrência (vamos falar disso mais tarde), mas essa é uma ideia que você pode explorar na hora de pesquisar palavras-chave.

O Google Keyword Planner é gratuito, e por isso você só precisa de alguns segundos para começar. Com dados sobre palavras-chave, você estará pronto para tomar decisões informadas e cheias de confiança. E isso é exatamente o que o seu novo negócio precisa ter.

2. Keyword Tool

Decidiu não usar o Google Keyword Planner?

Não há nada de errado nessa decisão. Mas antes de fazer isso, você precisa saber que outra ferramenta usar em substituição. É aí que entra o Keyword Tool.

A apresentação “A alternativa gratuita nº 1 ao Google Keyword Planner”, já te dá uma boa ideia da posição que essa ferramenta ocupa no mercado.

Resumindo, o Keyword Tool é comparável ao Google Keyword Planner. É gratuito, fácil de usar e dá resultados de primeira qualidade. A principal diferença é que você não precisará usar o gigante das buscas para ver resultados.

A função mais interessante dessa ferramenta é sua habilidade de pesquisar palavras-chave a partir de diversas fontes, incluindo:

  • Google
  • Bing
  • Amazon
  • YouTube
  • App Store

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Isso não é importante para todos os negócios, mas pode ser útil para muitos deles. Se você está vendendo um produto físico, por exemplo, uma pesquisa na Amazon pode levantar dados importantes para o seu negócio e  para o seu segmento.

A única forma confiável de determinar se o Keyword Tool vai funcionar para você é fazendo algumas pesquisas nele. Se você gostar do que vir, e decidir que a ferramenta é tão poderosa quanto o Google Keyword Planner, poderá adotar o uso do Keyword Tool definitivamente.

Você, dono de um novo negócio, precisa encontrar as melhores ferramentas. E isso muitas vezes significa experimentar várias para encontrar aquela que se adapta melhor ao seu estilo. Basta alguns minutos de uso para perceber que o Keyword Tool oferece muitos benefícios.

3. SEMrush

Por acaso você está tentando pesquisar palavras-chave para implementar em posts de seu blog? Que tal usar aquelas que vão te ajudar a fazer uma campanha PPC lucrativa?

Qualquer que seja a sua resposta, o SEMrush tem uma reputação de longa data como uma das melhores ferramentas para pesquisar palavras-chave. Seu nome e sua fama já são razões suficientes para te convencer a experimentar essa ferramenta. E ao fazer isso, você logo verá que o SEMrush tem algo especial a oferecer para o seu negócio.

Você deve investir a maior parte do seu tempo no uso da função de pesquisar palavras-chave, já que isso vai te ajudar a encontrar aquelas que se adaptam melhor à sua empresa e ao seu segmento.

Uma busca por “marketing online” traz os seguintes resultados:

  • Busca orgânica
  • Buscas pagas
  • Distribuição de custo por clique
  • Tendências

Além dessas informações e outros detalhes, você também deve prestar atenção à seção “related keywords”:

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Talvez você inicie esse processo sem ter ideia de como pesquisar palavras-chave. Mas essa ferramenta mudará tudo, e rapidamente.

A expressão “marketing online” é extremamente ampla, além de muito concorrida. Ao examinar outras palavras-chave relacionadas a “marketing online”, você poderá fazer uma lista de palavras-chave que quer segmentar.

É importante se concentrar em seu próprio site, mas não ignore a forma como essa ferramenta pode te ajudar a aprender mais sobre seus concorrentes, inclusive sobre as palavras-chave usadas por eles. Isso vai te dar uma ideia clara do caminho que deve seguir para tornar seu negócio competitivo o mais rápido possível.

Apesar de aparecer em terceiro lugar nessa lista, para muitos empreendedores e profissionais do marketing na internet o SEMrush é a melhor ferramenta para pesquisar palavras-chave existente no mercado.

4. Long Tail Pro

Essa é uma das primeiras coisas que você verá ao visitar o site do Long Tail Pro….

“Como software nº 1 para Pesquisa de Palavras-chave e Análise de Concorrentes… ”

Ao ver uma declaração como essa, naturalmente você vai querer saber mais sobre como essa ferramenta funciona, o que ela pode fazer para o seu negócio e como ela ajudou outros profissionais do marketing e empresas a alcançarem o sucesso em seu espaço.

A única forma de compreender o poder do Long Tail Pro é fazendo algumas pesquisas. Mas há alguns aspectos que é interessante mencionar:

  • Você tem a oportunidade de gerar até 800 palavras-chave para cada palavra-chave primária: Mesmo que você só saiba a sua palavra-chave primária, poderá usar o Long Tail Pro para pesquisar palavras-chave e encontrar muitas outras que são apropriadas para o seu negócio.
  • Funções para análise de concorrentes: Você quer entender melhor a concorrência que enfrenta? Essa ferramenta pode analisar instantaneamente os 10 melhores resultados para qualquer palavra-chave. Isso te mostra o que seus principais concorrentes estão fazendo, dando a direção necessária para que você possa fazer o mesmo.

Além do que vimos acima, há um aspecto do Long Tail Pro que eu gosto muito. Você pode adicionar notas às suas buscas por palavras-chave, uma forma excelente de registrar ideias ou estratégias que você deseja implementar no futuro.

Se você quer pesquisar palavras-chave pouco concorridas, que terão um grande impacto em seu negócio, o Long Tail Pro é uma das melhores ferramentas disponíveis. Há outras opções, mas o grande número de usuários do Long Tail Pro mostra que ele merece muita confiança de muitos empreendedores como você.

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5. SpyFu

O nome dessa ferramenta já diz tudo, mas você mesmo deve experimentá-la. Se quiser espionar seus concorrentes, faça algumas buscas e então me diga o que achou.

Veja como a ferramenta é apresentada:

Baixe as Palavras-chave e os Anúncios Para Busca Orgânica e Paga Mais Lucrativos Usados Pelos seus Concorrentes.

Se você deseja saber o que seus concorrentes estão fazendo em termos de buscas orgânicas e pagas, já não precisa tentar adivinhar. Use o SpyFu para se assegurar de que todos os dados que você tem são 100% precisos.

Para começar, basta inserir o site do seu concorrente na caixa de pesquisa.

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A partir daí você verá mais dados do que jamais imaginou. Aqui está um pequeno exemplo:

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Talvez essas informações não te digam muita coisa. Mas ao examinar o relatório, você encontrará alguns detalhes que podem funcionar em seu favor. Os resultados são apresentados da seguinte maneira:

  • Visão geral
  • Concorrência
  • Palavras-chave compartilhadas
  • Melhores Palavras-chave
  • Histórico no AdWords
  • Histórico de ranqueamento
  • Links inbound

Você pode aprender muito em cada uma dessas seções. A seção de links inbound, por exemplo, mostra um panorama com cada link que leva ao seu site. Que tal fazer contato com esses sites e tentar garantir um link seu?

Você não deve passar mais tempo espionando o que faz a sua concorrência do que trabalhando em seu próprio site. Mas os dados que você descobrirá ao fazer isso podem ser usados em seu benefício.

Experimente pesquisas palavras-chave com o SpyFu algumas vezes, gratuitamente, e entenda melhor o que essa ferramenta tem a oferecer. Talvez ela não te dê acesso a todos os dados sobre palavras-chave que você precisa, mas os resultados muito provavelmente vão te colocar no caminho certo.

6. KeywordSpy

Se você resolveu usar o SpyFU, deve ver também o Keyword Spy. Essas duas ferramentas não são idênticas, mas incluem várias funções em comum. Ao experimentar ambas, você poderá decidir qual delas é a melhor opção para o seu negócio.

Além das muitas funcionalidades para pesquisar palavras-chave, o KeywordSpy pode também ser usado para rastreamento em tempo real. Isso será bastante útil se você quiser verificar os rankings que seu site obteve para cada palavra-chave segmentada.

As quatro funções principais do KeyWordspy são:

  • Inteligência competitiva: Use essa função para se manter informado sobre os seus concorrentes.
  • Pesquisa de palavras-chave: Você poderá construir uma lista de palavras-chave lucrativas baseando-se em suas preferências e nas preferências da concorrência.
  • Indicador de retorno sobre investimento: Para que desperdiçar dinheiro? O retorno sobre investimento deve ser uma parte importante do seu negócio, e essa função te permite aproveitar ao máximo cada centavo que investir.
  • Buscas avançadas: vá ainda mais fundo com essa função.

Uma pesquisa com a palavra-chave “marketing online” vai trazer os seguintes resultados:

  • Estatísticas sobre palavras-chave
  • Visão geral de palavras-chave relacionadas
  • Visão geral de anúncios
  • Visão geral de concorrentes
  • Categorias

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A visão geral de palavras-chave relacionadas é um bom lugar para começar caso você não saiba quais palavras-chave segmentar. Você verá uma tabela completa.

Além de encontrar uma variedade de palavras-chave relacionadas à sua busca primária, você poderá também ver quantas buscas cada uma delas recebe mensalmente, além do custo médio por clique.

Você pode aprender muito espionando a concorrência. O SpyFu e o KeywordsSpy têm tudo que você precisa para começar. Não hesite – é hora de pesquisar palavras-chave gratuitamente e examinar os resultados. Isso já pode ser suficiente para impulsionar o seu negócio.

7. Bing Webmaster Tools

Por acaso você é fã do Google Keyword Planner?

O Google lidera, com a maior fatia de mercado dos mecanismos de busca, mas o Bing continua a ser um concorrente significativo. Isso se deve em parte ao poder do Bing Webmaster Tools.

Ao começar o seu negócio, você tem tempo limitado, e portanto não é surpreendente que muitos sigam diretamente para o Google Keyword Planner. Afinal de contas, ele é o principal nome nesse ramo. Mas, quando sua programação permitir, recomendo que você procure aprender mais sobre o Bing Webmaster Tools, e mais especificamente, a ferramenta Keyword Research incluída nele.

O maior benefício dessa ferramenta é a sua simplicidade. Não há complicações. Não há nada que te atrapalhe. Em vez disso, você verá dados claros e concisos o tempo todo.

Para começar, você precisa inserir uma ou mais palavras-chave na caixa de busca:

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A busca trará três resultados:

  • Uma lista de palavras-chave relacionadas.
  • O número de vezes que cada palavra-chave apareceu em buscas
  • Tendências

Todos esses dados podem ser usados de alguma forma. Você pode, por exemplo, usar a lista de palavras-chave para garantir o máximo de exposição para os seus próximos posts.

Você também pode ver quais palavras-chave são as mais populares, o que vai te permitir segmentar aquelas que oferecem as maiores probabilidades de direcionar grandes quantidades de tráfego para o seu site.

Você tem muito a ganhar chegando ao topo dos rankings de busca no Google, o mecanismo de busca mais popular. Mas não ignore o Bing. Esse mecanismo de busca continua a ganhar espaço, o que significa que ele também pode direcionar bastante tráfego para o seu site.

Se você ainda não utilizou o Bing Webmaster Tools, inclusive a ferramenta Keyword Research, faça isso hoje mesmo. Você só precisa criar uma conta. A partir daí você poderá pesquisar palavras-chave e ter acesso a uma variedade de dados que vão mudar a sua abordagem de marketing online.

Conclusão

Você sabe como é importante criar conteúdo longo de alta qualidade, mas isso não é tudo. Se você vai investir seu tempo na criação de conteúdo, deve também segmentar as palavras-chave apropriadas.

Ao pesquisar palavras-chave com essas ferramentas, você logo saberá quais palavras-chave te darão a melhor chance de atingir suas metas de tráfego e SEO.

Você gostaria de acrescentar a essa lista outras ferramentas para pesquisar palavras-chave? Já utilizou alguma das que discutimos aqui? Compartilhe suas ideias na seção de comentários abaixo.

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