9 Dicas de Link Building Que Irão Aumentar Sua Classificação de Busca

links

Pergunta: Qual você escolheria — mais tráfego orgânico ou uma melhor posição nos rankings?

É uma pergunta complicada para a maioria das pessoas — nós na verdade queremos as duas coisas. Isso porque nós sabemos que ambas podem fazer uma grande diferença nos nossos negócios.

Como você provavelmente sabe, o Google tende a melhorar a classificação das páginas nos resultados de busca baseando-se na autoridade que a página tem. No SEO moderno, links constroem a autoridade da página e melhoram seu valor de SEO.

Dados recentes estimam que a popularidade do link de uma página específica responde por 22,33% dos componentes do algoritmo de ranking do Google.

E se você tivesse acesso aos recursos mais atualizados que te ajudariam a construir os links certos? Que diferença isso faria em seu investimento, considerando que cerca de 37% dos donos de negócios gastam entre $10.000 e $50.000 por mês em link building?

Com o decorrer dos anos, eu passei a entender que construir links com conteúdos úteis é mais fácil que muitas pessoas imaginam.

Se você puder desenvolver e documentar sua estratégia, você irá definitivamente gerar mais links com autoridade para suas páginas. Tanto marketing de conteúdo quanto link building são como aqueles anéis de aço interligados que os mágicos usam — aqueles que não podem ser separados.

image25

Neste post mais detalhado, eu mostrarei a você 9 dicas de link building que você pode usar a qualquer momento.

Faça o download deste PDF com 9 dicas de link building que irão aumentar seu tráfego de busca.

Esses recursos mostram técnicas de como conseguir links escaláveis, dicas, e as melhores práticas que funcionam. Quando você as implementa, seus rankings e o tráfego do site irão melhorar.

1. A Bíblia do Link Building Quebrado (fonte)

Todos os links são criados de maneira igual, certo? Na verdade, não.

Link building costumava ser fácil. Você arranjava alguns sites PBN (private blog network/rede privada de blogs) e conseguia um monte de links que levavam os seus rankings orgânicos para o topo. Mas isso ainda funciona?

As pessoas honestas dizem que você não deve fazer isso. Desista da ideia de usar um PBN. Cedo ou tarde, o Google vai descobrir isso e descer seus rankings para a página 107 ou remover a indexação das suas páginas como um todo.

image44

Em vez disso, para ganhar links que irão realmente melhorar sua search listing, aumentar seu tráfego e ter uma maior taxa de cliques (CTR), você precisa estudar a Bíblia do Link Building Quebrado.

Link building quebrado é uma técnica white hat escalável para conseguir os links certos.

Em sua base, é uma estratégia focada no conteúdo. Você simplesmente encontra links mortos (ou quebrados), analisa a relevância da página e cria conteúdo com maior valor para substituir o conteúdo que está quebrado. Isso ajuda os donos do site, editores e webmasters a melhorar a experiência do visitante no site deles, substituindo os links quebrados por links que levam à sua página.

Com a abordagem correta, você consegue criar uma campanha efetiva de backlink e automatiza o link building quebrado, que irá impulsionar continuamente o seu site.

image03

Conforme você for lendo a Bíblia do Link Building Quebrado, você descobrirá porque o link quebrado é, talvez, a estratégia white hat mais efetiva para o link building que existe.

Porém, entenda isso: Seu sucesso em conseguir os links certos irá depender completamente do quanto você está disposto a pesquisar e analisar ou revisar diversos sites.

A estratégia de link building quebrado é causar um impacto. É ajudar webmasters e fazer da internet um lugar melhor.

Os webmasters sempre ficarão gratos em arrumar links quebrados – se eles encontrarem. Eles sabem que existe uma relação entre as classificações do Google e links, mas, em sites grandes, encontrar links quebrados não é fácil.

image49

Um link morto — ou seja, um link que não funciona mais — não ajuda o visitante nem o site. Na verdade, ter muitos links quebrados pode causar um efeito negativo no site.

Ter muitos links quebrados em uma página é um sinal de negligência ou abandono do site. As Orientações Gerais de Avaliação de Qualidade de Busca do Google (Google Search Quality Raters General Guidelines) veem links quebrados como uma das maneiras de medir a qualidade da página inicial.

De acordo com o Moz, o link building quebrado é uma estratégia que aponta construtivamente muitos dos interesses competitivos da nossa indústria: conteúdo x links, conseguir links x link building e inbound x outbound.

2. Guia Avançado para o Link Building (fonte)

Eu tive minha cota de desafios no SEO. Eu batalhei para conseguir que outros sites fizessem links para meus posts. Eu lutei para acompanhar as atualizações do Google. Eu me esforcei para alcançar a quantidade e qualidade esperadas de links necessários para conseguir um rank alto no Google.

image00

Essas lutas me ensinaram que conseguir o sucesso na internet leva tempo. Você tem que ser paciente e criar um conteúdo que irá ajudar as pessoas a ficarem mais próximas de seus objetivos.

Um dos melhores passos que já tomei desde que eu comecei a trabalhar com blogs foi a criação do Guia Avançado para o Link Building, que eu compartilhei com o mundo do marketing digital de graça.

image08

Se você teve problemas para fazer o tipo de links que o Google ama, do jeito que eu fiz no início, você deveria estudar esse guia. Ele mostrará a você:

  • Como encontrar e conseguir aqueles “links perfeitos”
  • A maneira correta de criar conteúdos excelentes que irão te ajudar a construir relações com os líderes na sua área/nicho
  • Como identificar e abordar os sites com autoridade onde você pode obter links em alguns minutos
  • Os segredos de como conseguir backlinks de sites .edu e .gov
  • O método passo a passo de divulgação de link building que te acompanhará pelo processo de começar e construir um relacionamento com blogueiros profissionais e influenciadores

3. Usando Iscas de Links na Área da Educação Para Ganhar Links .Edu de Valor (fonte)

Esse recurso foi escrito lá em 2011, mas foi constantemente atualizado para acompanhar as melhores práticas do SEO moderno. Não é aquele tipo de post bem longo — na verdade, é bem pequeno — mas ele mostra a você:

  • Porque links na área da educação importam
  • Como criar conteúdos que atraem links .edu
  • Como construir relações que vão te ajudar a ganhar esses links

O link building evoluiu de forma significante desde 2011. Muitas táticas que costumavam funcionar deixaram de funcionar — ex: diretório de artigos, conteúdo duplicado ou mal reescrito, etc.

image13

Mas sites educacionais ainda são uma fonte viável de links de alta qualidade para qualquer site.

image07

Links que estão vindo de sites educacionais são frequentemente destacados como os links mais poderosos que você pode conseguir e obtendo vários desses links você pode impulsionar as suas classificações de busca.

É verdade que os links .edu não são os únicos tipos de links poderosos que você pode receber. Não há provas de que o Google os classifica universalmente em posições mais altas que todos os outros tipos de links. John Mu, um analista de tendências de webmaster da Google Zürich, esclareceu essa questão:

image38

Porém, backlinks educacionais são poderosos — assim como links de qualquer outro domínio que possui alta autoridade seria.

Os backlinks educacionais são difíceis de se conseguir. De acordo com Felix Tarcomnicu:

Quanto mais difícil for para conseguir um backlink, mais valor ele terá.

image36

Sites com o domínio .edu tipicamente possuem uma alta autoridade visto que eles estão na internet a mais tempo e possuem muitos sites de qualidade confiáveis vinculados a eles.

É por isso que muitos desses sites são vistos como autoridades pelo Google. Portanto, conseguir links destes domínios de alto nível e de autoridade melhoram o desempenho nas buscas.

image19

O guia para usar iscas de links editoriais para conseguir links .edu do Wordstream é uma leitura obrigatória. Ele usa anedotas para explicar a importância dos links na área da educação e mostra como você consegue criar iscas de link .edu.

A isca de link é simplesmente o conteúdo no seu site que outros sites estarão dispostos a fazer links porque ele resolve um problema.

Quando pessoas fazem links para a sua página de conteúdo por conta própria, isso significa que você criou um recurso bom para receber links. A interseção entre a isca de link e o recurso bom para receber links é o seu ponto certo para converter seus prospects em clientes.

image11

Ele pode ser uma postagem em um blog, um podcast viral, um infográfico ou um ebook útil.

Como conseguir backlinks educacionais: Links de alta qualidade fazem a diferença. Depois que o Google lançou as atualizações dos algoritmos Panda, Penguin e Hummingbird, a qualidade se tornou o fator decisivo de um link, em vez de quantidade.

Não é mais uma questão de quantos links você precisa para melhorar sua posição nas buscas. O desafio que muitos analistas de tráfego e donos de sites enfrentam é na verdade conseguir esses links de qualidade (ex: links .edu).

image48

A maior parte dos sites educacionais das melhores universidades e escolas não aceita guest posts. Os que aceitam artigos de convidados (guest articles) são mais rígidos do que você imagina. Você não pode simplesmente escrever qualquer tipo de post que quiser e fazer com que eles publiquem.

Então, guest blogging talvez não seja a melhor ou mais efetiva forma de conseguir links .edu. Mas há outras maneiras que funcionam.

Você pode usar os modificadores avançados de busca para procurar sites educacionais no Google. Seu objetivo é limitar seus resultados para mostrar apenas páginas educacionais. Algumas das strings de busca que você pode usar são:

a)  site:.edu – mostra nos resultados de busca apenas sites educacionais

b)  site:.edu “blog”– mostra nos resultados de busca somente blogs educacionais

c)  site:.edu “fórum” – se você quiser participar de um fórum de discussões educacionais

d)  site:.edu “comentários”– para blogs educacionais com seção de comentários

e)  site:.edu “login / criar uma conta” – mostra blogs com extensões .edu que permitem você se cadastrar como usuário com o intuito de comentar ou participar de outras maneiras

f)  site:.edu inurl:blog “seo”– para blogs educacionais que entendem o SEO e estariam interessados em aprender mais sobre mecanismos de busca

Vamos experimentar uma dessas strings de busca:

image02

Como você pode ver, os resultados de busca contêm apenas sites educacionais. Mas, será difícil conseguir links desses sites. É muito mais fácil conseguir um link de um blog ou de uma página estática.

Então vamos limitar nossa busca para focar em blogs:

image34

Esses resultados são mais específicos para blogs educacionais relacionados a marketing. Se seu site é relacionado a vendas ou marketing, estes blogs educacionais são seus alvos.

O link building quebrado é a maneira mais fácil de conseguir seus links de portais de educação. Tudo o que você precisa fazer é encontrar links mortos nesses blogs e sugerir um conteúdo melhor — o seu — para o substituir.

image40

O link building quebrado funciona. Michael Chibuzor, por exemplo, fundador do contentmarketingup.com, gerou 27 links de domínios .edu em 90 dias.

Brian Dean tem ensinado o link building quebrado e seus estudantes têm visto ótimos resultados. Recentemente, um de seus estudantes, Emil Shour, se estabeleceu na melhor posição para a sua palavra-chave mais rentável.

Ele utilizou a técnica Skyscraper e criou um artigo extenso e completo no nicho de bem-estar do empregado (employee wellness), chamado “121 Employee Wellness Program Ideas for Your Office.”

image30

Richard pesquisou na indústria de blogs o que é relevante na gestão de pessoas, encontrando links quebrados e enviou emails de divulgação a todos eles.

Fazendo isso, Richard foi capaz de levar seu post a posição número 1 no ranking e gerou $100.000 em receita. Richard também amplificou seu tráfego orgânico em 348% em apenas 7 dias.

image26

Então como você encontra links mortos em blogs educacionais, onde você pode tirar proveito e conseguir mais links recebidos?

É mais fácil falar do que fazer, mas não é impossível. Aqui estão as instruções passo a passo:

i)   Primeiro passo: Entre no Google e procure por páginas com recursos educacionais. Essas páginas contêm listas de links para outros sites e conteúdos.

Dessa vez, vamos encontrar recursos educacionais para pequenos negócios.

A string de busca que eu usei foi “site:edu “resources” + blogs + small business” (site:edu “recursos” + blogs + pequenos negócios)

E aqui está a imagem com os resultados:

image15

Você pode ver que os resultados da busca são relevantes, apenas, para pequenos negócios. Isso faz com que eles sejam viáveis.

ii)   Segundo passo: Escolha um dos recursos e clique nele. Aqui está a página, com todos os recursos:

image28

Alguns dos links externos nessa página podem estar mortos, mas você não tem como saber apenas olhando e clicando neles um por um. Isso levaria muito tempo.

Em vez disso, use uma ferramenta preparada para verificar links mortos…

iii)  Terceiro passo: Vá para o deadlinkchecker.com. Copie o endereço da página do recurso do jeito que aparece no navegador.

image39

Então cole o endereço na barra de pesquisa e clique no botão “check”:

image24

Dos 142 links externos analisados pela ferramenta que verifica links mortos, 8 deles realmente estão mortos. Esses links são aqueles que retornaram alguma destas mensagens de erro: 404 not found, 400 bad request, -1 not found, etc.

Depois, prepare seu conteúdo. Lembre-se que, como você está interessado em pequenos negócios, seu conteúdo tem que ser relevante para esse assunto. Senão, pode ser difícil convencer o editor ou administrador do blog a trocar o link morto pelo link da sua página.

iv)   Quarto passo: Mande um email personalizado de divulgação. Eu recebo muitos emails de divulgação que são obviamente padronizados. As vezes, o mesmo email que eu recebi também foi enviado para 10 ou mais blogueiros.

Não faça isso. Em vez disso, personalize os assuntos do seu email quando for entrar em contato com blogs educacionais. Isso é a chave para aumentar suas chances do email ser lido.

image22

Geralmente, essas pessoas são acadêmicos e qualquer pequeno erro ou indício de fraude fará com que seu email seja deletado sem ser lido.

“Personalizar” significa que você deve dar um toque pessoal. Se você souber o nome da pessoa para quem você está escrevendo, aborde-a pelo nome.

Nem todos entendem como escrever emails persuasivos para blogueiros e donos de site. Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe. Apenas use os modelos de email abaixo e adicione o nome da pessoa, caso saiba.

Quando estiver usando qualquer modelo de email, mantenha essas coisas em mente:

  • Escreva os assuntos do email com letras minúsculas – Eu faço isso o tempo todo porque quero que o email pareça mais casual, como se fosse de um amigo, não de um robô.
  • Seja criativo – emails que são entediantes e pecam no apelo emocional não serão abertos muito menos respondidos.
  • Personalize – você tem que incluir o nome da pessoa e do site no email para que não pareça ser um spam.

Aqui está um modelo de email para links quebrados que você pode usar como exemplo:

image29

Se você não encontrar nenhum link morto na página de recursos educacionais que você escolheu, não desista. Em vez de mandar um email sobre link quebrado, você pode simplesmente mandar um email básico de solicitação.

image50

Se o link building quebrado parece ser muito trabalhoso, ou muito difícil de executar, existem outras táticas que eu pessoalmente usei para conseguir links de autoridade .edu:

  • Comentários em blogs
  • Criando um estudo de caso que é relevante ao assunto
  • Reconhecimento de blogueiros
  • Aproveitando notícias de ex-alunos
  • Páginas com recursos locais
  • Descontos de universidades
  • Melhorando uma seção de um site

Você pode aprender como aplicar todas essas táticas de como ganhar links no Capítulo 5 do Guia Avançado para o Link Building.

4. Link Externo em vez de Link Building para Classificar no Google (fonte)

Essa dica de building link te mostra porque o link externo é uma estratégia, não uma tática – pois quando você faz link externo, você também tem esses benefícios:

  • Aumentar a visibilidade do seu site e sua marca
  • Oportunidades de outros sites fazerem links de volta para a sua página
  • Informar aos mecanismos de busca que você tem um recurso útil e conveniente
  • Mais informações úteis para seus leitores

E assim por diante…

Desenvolver uma estratégia de link building não é moleza. Ora, até mesmo os especialistas em SEO falham as vezes em fazer link building.

Links externos ou links que apontam para páginas externas diretamente do seu site podem realmente impactar a autoridade do seu blog. Tenha certeza de que as páginas que seus links apontam são relevantes, úteis e tenham uma boa reputação com o Google.

image47

A base do link building efetivo é o conceito de dar.

Em outras palavras, você faz links para outros sites, páginas, e estudos de caso por vontade própria.

Link externo em vez de link building para classificar no Google” é um recurso útil que não segue os conselhos tradicionais. Pelo contrário, ele tira proveito do principio da reciprocidade.

De acordo com a Wikipedia, “reciprocidade é uma regra social que diz que você deve retribuir, de alguma forma, o que outra pessoa nos deu. É isso, as pessoas retribuem o tipo de tratamento que elas receberam de você.”

Por exemplo, se você está escrevendo um guia para SEO, você deve fornecer links externos para sites com autoridade que tenham abordado o assunto antes. Sempre que puder, cite links externos para páginas com uma alta autoridade – isso vai causar um grande impacto no seu desempenho nas buscas e na sua visibilidade online.

image27

Reciprocidade é um dos 6 princípios mais importantes de persuasão do Cialdini. Nós humanos somos basicamente programados para pagar nossas dívidas, ajudar aqueles que nos ofereceram uma mão amiga e geralmente tratar os outros como eles nos trataram.

Eu apliquei o princípio da reciprocidade para fazer o QuickSprout crescer para mais de 700.000 visitantes mensais e gerar dezenas de milhares de backlinks de qualidade. Eu entreguei um enorme valor em meu conteúdo.

image35

Quando eu escrevo uma postagem, eu crio links externos em qualquer lugar do post, para 5 a 20 páginas externas que contenham um conteúdo útil e relevante.

Eu não digo que sei tudo – é por isso que eu incluo o ponto de vista de outros especialistas nos meus posts. Isso também me ajudou a ganhar mais links e aumentar minha renda desde 2007.

Aqui está uma das minhas postagens mais recentes no neilpatel.com. Eu criei links externos para mais de 20 páginas da internet que oferecem um conteúdo adicional aos meus leitores.

image23

Criar links externos para páginas relevantes não te dá apenas links editoriais, mas também melhora a sua classificação nas buscas. Uma pesquisa de um dos maiores jornais na internet descobriu que aqueles que fazem links externos tendem a superar os outros que não fazem em diversas métricas de desempenho.

Veja sites populares como Digg, Reddit, Twitter e Tumblr – todos eles colocam links externos excessivamente, e ainda assim conseguem que milhões de usuários voltem a visitá-los constantemente.

Se você está preocupado que colocar links externos irá prejudicar sua classificação, você tem alguma prova de que isso irá acontecer?

Eu continuarei procurando, mas até o momento eu não encontrei nenhuma prova de que colocar links externos para sites/páginas relevantes e informativas as quais os visitantes serão beneficiados irá, de fato, prejudicar minha classificação e receita a longo prazo.

5. Algo Fácil de se Fazer: Link building usando o Screaming Frog (fonte)

De uma maneira ampla, com um conteúdo valioso fica bem mais fácil de convencer webmasters a fazerem links para o seu site/blog. De acordo com o MarketingSherpa, “53% dos negócios veem a criação de conteúdo como a única técnica efetiva de SEO.”

Existem muitas oportunidades para fazer seu site crescer, se você apenas estudar os dados do seu Google Webmasters Tools e identificar os links que chegam ao seu site.

Vá em Tráfego > Links para o seu site (Traffic > Links to Your Site):

image05

Depois, clique em “Mais” (“More”):

image12

Finalmente, clique em fazer download dos últimos links (download latest links) (o limite é 100.000):

image18

Conseguir os links certos pode parecer difícil, especialmente quando você não está produzindo conteúdo suficiente.

Mas se você considerar o impacto que esses links vão fazer nas suas classificações de busca, você irá investir em criação de conteúdo e divulgação.

A antiga forma de criar conteúdo e esperar visitantes aparecerem não é mais viável. Você precisa gastar cerca de 70% do seu tempo e recursos em divulgação – essa é a nova e melhor maneira de se conseguir links.

image31

Algo fácil de se fazer: Link Building usando Screaming Frog” é uma postagem completa que revela oportunidades para conseguir os links certos usando o Screaming Frog, uma ferramenta de SEO premium para coleta e análise de links.

O Screaming Frog tem um valor inestimável na arquitetura de pesquisa. Você também pode usá-lo para iniciar relações com blogueiros e repórteres, além de outras coisas.

image37

A ferramenta consegue analisar seus links e te mostrar maneiras de como obter mais valor no SEO das suas páginas.

image20

Saber quando aumentar seus esforços no link building ou quando adiar essa missão é crítico. Essa é a essência da velocidade de links, que mede a taxa com que outros sites fazem links para você.

Não existe nenhuma regra sobre o quão rápido você deve conseguir links para o seu site. Os analistas de tráfego tem opiniões diferentes, mas o Google não comentou sobre qual é a correta.

A melhor maneira de abordar a questão é criando mais conteúdo e aumentando a autoridade do seu site. Aumentar a quantidade de conteúdo pode resolver os seus problemas de conseguir links rapidamente.

image17

Por exemplo, não importa quantos links o Moz.com ou o HubSpot.com gerou essa semana; o Google não verá esses links como sendo manipulados, porque ambos os sites já tem uma boa autoridade e milhares de páginas publicadas.

6. Sua Solicitação de Links São Ruins Como as da Irene Dyson (fonte)

A correção de links é a maneira mais fácil de se conseguir links editoriais para sua página vindo de sites que mencionaram sua marca mas não colocaram o link do seu site.

image09

Independente de você trabalhar com B2B ou B2C, existem três fontes de links que você precisa solicitar:

i)  Menções de marca: Isso inclui os aspectos da sua marca como seu site, eventos, cursos, etc. Outros sites podem estar mencionando o seu, sem fazer um link. Menções de marcas são o futuro do link building. Através da solicitação de links, você pode pedir que links sejam adicionados nas menções que já existem.

image21

ii)   Menções de produto: Muitos sites, portais de mídia e fóruns de discussão podem estar mencionando seu produto sem fazer um link para sua página de vendas ou site.

Se você tem um bom produto, eu posso praticamente garantir que você pode reivindicar 10 ou mais links não mencionados hoje. Você pode usar a ferramenta de busca para menções de marca sem links da RankTank para encontrar essas menções de produto pela internet.

image10

iii)   Menções de Pessoas: E sua equipe, seu nome, seu apelido ou seu título profissional?

Todos esses são outra oportunidade de solicitar links de menções sem links das pessoas e impulsionar sua classificação de busca.

Se você quer dominar as redes sociais e recuperar as menções de marca facilmente criando relações com usuários avançados de redes sociais, donos de sites e blogueiros, este guia — “Your Link Reclamation Sucks Like Irene’s Dyson” — irá ajudá-lo.

Em um vídeo anterior do Whiteboard Friday, Ross Hudgens mostrou que você pode solicitar links de nomes da marca escritos de maneira errada, monitorando a marca e movendo links para o domínio principal, etc.

image14

7.  O Guia Supremo de Como Fazer o Link Building (fonte)

Sem sombra de dúvida, links conectam toda a internet. Links existem porque são sites, páginas e portais que precisam compartilhar informações com os usuários.

Quem faz um link para o seu site e como eles fazem o link é mais importante para o Google do que praticamente qualquer outro fator de classificação. Dados da Searchmetrics sugerem que o número de backlinks é o terceiro fator mais importante no fator de classificação do Google do Reino Unido.

image46

Neste livro, O Guia Supremo para Fazer o Link Building, Eric Ward mostra a você:

  • Como conseguir links
  • Como ganhar autoridade e credibilidade para o site
  • Como aumentar o tráfego e a classificação do seu site

Ward ensina com um profundo entendimento dos perfis de links, o quê faz com que eles sejam bons e como maximizar a qualidade dos links que apontam para seu site.

Ward usa estudos de casos ilustrados, entrevistas com especialistas e recursos úteis neste livro para transmitir sua mensagem. Você vai descobrir que conseguir backlinks pode ser bem divertido, assim que você dominar a arte de fazer networking com blogueiros.

Usando algumas das técnicas white hat de backlinks planejadas, Dom Wells, fundador do Human Proof Designs, conseguiu 59 links de qualidade para o seu novo site em 10 semanas.

E o Inflow usou a divulgação através de emails (uma tática para entrar em contato com os donos de sites e conseguir que eles te citem e façam links para sua página) para ganhar 96 links de 43 domínios.

image04

8.  Link Building para Startups – Encontre Menções de Marcas sem Links em Escala (fonte)

Muitas startups gastam tempo tentando conseguir os links certos quando existe uma oportunidade mais acessível debaixo de seus narizes.

Mais links irão impulsionar o seu desempenho de busca, aumentando a quantidade de leads para o seu negócio e aumentando sua receita. Se você não conseguir links para o seu site, suas classificações de busca, tráfego e leads vão sofrer. Sua startup vai falir.

Se você é um empreendedor que possui uma startup, você concordará comigo que precisa lidar com muita concorrência.

De acordo com o Club Z, cerca de 80% das startups falham em buscar um retorno sobre o investimento, geralmente devido à falta de planejamento e experiência.

image45

Antes que você direcione o público-alvo vindo do Google e beneficie o seu site, você precisa conseguir links de qualidade para suas páginas.

Guest blogging é uma maneira viável e grátis de se fazer isso. A medida que você contribui para a indústria de blogs, você pode acelerar a taxa de links recebidos com a recuperação simultânea das menções da sua marca.

Por exemplo, eu posso citar o seu domínio (ex: dodocase.com) sem fazer um link. Antes que alguém possa visitar aquele site, eles terão que copiar e colar o endereço no navegador ou procurar em algum mecanismo de busca.

Mas se o domínio estiver com um link, quando alguém clicá-lo, eles visitarão o site da startup.

image01

Se você está constantemente criando conteúdo útil e novo e divulgando seu site através das redes sociais, então não há dúvidas que outros sites estão mencionando sua marca. Não deixe que essas menções sejam em vão; reivindique-as.

E é exatamente isso o que você vai aprender com “Link Building para Startups – Encontre Menções de Marca sem Links em Escala.”

image42

9.  Como Conseguir Links em Páginas de Recursos (fonte)

Um dos métodos mais efetivos que eu uso para conseguir links é através de páginas de recursos. Com essa tática, a Startup Company Lawyer conseguiu um link na página de recursos da Universidade Johnson Cornell.

image43

Apesar de links contextuais serem desejados e poderosos, você ainda precisa diversificar. Se todos os seus links aparecerem dentro do conteúdo, isso pode não parecer natural.

image41

Eu acredito firmemente que não existe uma abordagem que agrade a todos para fazer links em diversos setores.

Dependendo da autoridade do domínio e da página que cita outras páginas e a diversidade de seus IPs, o Google pode usar estes fatores para medir e mostrar valor para seus links.

Nichos diferentes requerem abordagens diferentes para conseguir links. Por exemplo, construir links para um site de nicho (ex: um site focado em um assunto ou produto específico) é um processo delicado, porque você precisa ter consciência de qual site está fazendo o link – certificando-se de que eles são relevantes mesmo não sendo populares.

Mas para um site de autoridade, não importa de onde você consegue seus links. Pode ser de uma página totalmente sem relação com o assunto, mas visto que seu site tem alguma autoridade, o Google não verá isso como um spam.

image06

Como Conseguir Links em Páginas de Recursos é um guia útil que lhe dará informações vitais sobre como conseguir os links certos focando nas páginas de recursos – páginas com muitos recursos linkados (ex: blogs, livros, jornais, trabalhos de pesquisa, imagens).

image16

O Matthew Barby usou a tática de fazer links para os recursos para encontrar oportunidades de fazer link building para seu blog de viagens que ele criou com um grupo de amigos, MeltedStories.com.

Ele conseguiu 15 novos links de sites que ele entrou em contato, gerou uma quantidade razoável de tráfego e cresceu seu blog.

image32

Conclusão

A base de cada campanha de link building é a divulgação por email. Não importa se você está trabalhando com guest blogging, link building quebrado, fazendo networking nas redes sociais ou patrocinando blogs, você precisa se conectar com as pessoas.

Entretanto, você não pode simplesmente mandar vários emails robotizados para milhares de pessoas e se perguntar porque apenas poucos leram e te responderam. Você também precisa aprender como escrever emails que convertem muito.

Seja você mesmo. Seu público-alvo quer entrar em contato com você em um nível pessoal.

Esta é a maneira mais rápida que você pode construir uma audiência leal, conseguir tráfego através de referências, melhorar seu tráfego nas buscas, aumentar a sua lista de email e crescer suas vendas.

Como sempre, seus comentários são bem-vindos. Qual dessas dicas de link building você conhecia e que lições você pode levar pra casa e implementar no seu blog?

Share