9 Dicas Para Criar Ações de Marketing Que Trazem os Melhores Resultados

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Você tem uma estratégia de marketing para impulsionar resultados e gerar um impacto positivo em seus lucros? 

A maioria das empresas acredita que já tem uma estratégia de marketing que gera o máximo de impacto. No entanto, na minha experiência, descobri que muitas delas não chegavam a ter resultados por uma razão muito importante: elas não rastreavam o que funciona e o que não funciona.

Criar uma estratégia de marketing é uma coisa. Saber o que está funcionando, o que não está funcionando e como fazer ajustes no meio do caminho é outra história.

Por exemplo: o HubSpot observa que “92% das empresas que publicaram posts em seus blogs várias vezes ao dia, ganharam um consumidor através do blog”.

Será que isso também é verdade para o seu blog? Será que o desempenho dele está acima ou abaixo disso?

Você já deve ter entendido o que eu quero dizer. É preciso rastrear os pequenos detalhes das suas ações de marketing para entender quais táticas geram os melhores resultados.

E fazer isso significa implementar as ferramentas certas. Abaixo, vou compartilhar nove das melhores formas de rastrear suas ações de marketing. Vamos lá!

1. Start A Fire

Será que você obtém o máximo de valor possível a partir de cada link que compartilha?

Muitos especialistas em marketing nunca pensam nisso, mas é algo que pode ter um impacto enorme no seu alcance.

Com o Start A Fire, você pode aumentar o alcance do seu conteúdo rapidamente. E melhor ainda, você não precisa fazer muito trabalho extra para aproveitar essa ferramenta.

O funcionamento é simples. Você pode mostrar um tag, junto as recomendações de conteúdo, para qualquer pessoa que compartilhar ou abrir o link que você criou. Com essa abordagem, você pode aumentar seu público de forma rápida e eficiente.

Pra começar, o Start A Fire sugere um processo simples, em três passos:

  • Adicione um tag com informações da sua marca, com suas principais recomendações de conteúdo, a um link que você está compartilhando.
  • Compartilhe links com o tag para aumentar o tráfego.
  • Qualquer link que for re-compartilhado vai incluir suas recomendações, levando seu conteúdo a um número ainda maior de pessoas.

Aqui está um ótimo exemplo de como o Start a Fire funciona:

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Está vendo o link nesse tweet?

Quando alguém clicar nele, será direcionado para um artigo no blog do SEMrush. Ao visitar a página, veja o que os visitantes veem no canto inferior direito:

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Com isso, qualquer pessoa que ler o artigo tem a oportunidade de clicar e conhecer o site de Sam.

Muito fácil, certo? 

Para deixar a ferramenta ainda mais útil, existe também um painel de dados analíticos. Com ele, você poderá ver quantos cliques sua URL Start A Fire recebeu. Também será possível ver quantas pessoas clicaram em seus links de “conteúdo recomendado”.

Não interessa se você está usando o Start A Fire para você mesmo ou para gerenciar uma campanha de marketing de influenciador: implementar e rastrear é muito fácil. E melhor ainda: o resultado será um alcance maior e mais tráfego.

2. Cyfe

No geral, você sempre espera que todas as suas ações de marketing gerem resultados positivos.

Mas como saber se isso é o que realmente está acontecendo? O que você está fazendo para registrar cada um dos seus passos? 

Com o Cyfe você pode começar a responder essas perguntas. Com esse aplicativo de painel de negócios integrados, será fácil controlar todos os dados mais importantes da sua empresa. E você vai gostar do fato de ter tudo isso centralizado em um só lugar.

Imagino que a sua estratégia de marketing seja diversificada. Das mídias sociais ao e-mail, do marketing de conteúdo a abordagens mais tradicionais… há muito o que rastrear.

O Cyfe te permite monitorar atividades individuais, como a performance de uma plataforma de mídia social específica. Além disso, inclui também uma funcionalidade para rastrear múltiplos sites, muito útil para marcas e agências maiores.

Imagine por exemplo, uma marca que está investindo muitos recursos na otimização e no marketing em mecanismos de busca. Você não deve supor que tem tido o progresso esperado. Você precisa ter certeza.

Por experiência, eu sei que é possível rastrear suas ações de marketing pulando de uma ferramenta e serviço para outro. Mas sei também que isso toma muito tempo, especialmente na medida em que a sua empresa cresce.

Usando o Cyfe, você reúne todas as suas ações de marketing em uma localização central. Isso te dá a oportunidade de avaliar dados mais rapidamente, sem medo de deixar de ver alguma coisa importante.

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(via Cyfe)

3. Segment

O que você faz com todos os dados que coleta?

Como você sabe, nada me deixa mais entusiasmado do que coletar e analisar montes de dados. O que talvez você não saiba é que isso pode levar muito tempo, especialmente se você não tiver ideia do que fazer com as informações que reuniu.

O Segment é uma das melhores ferramentas para não só coletar dados de consumidores, mas também para enviá-los às pessoas certas.

Graças à habilidade de “transmitir dados para todas as integrações de marketing”, não será surpreendente se você começar a usar o Segment diariamente.

Para começar, você vai coletar dados a partir das suas plataformas e enviá-los para o Segment. As plataformas incluem:

  • Ambientes móveis
  • Web
  • Servidor
  • Apps de nuvem

É aí que começa a diversão. Você pode enviar os dados para praticamente qualquer destino. Veja só:

  • E-mail
  • Dados analíticos
  • Suporte
  • Atribuição
  • Armazéns

Com quase 200 integrações diferentes, você não precisa se preocupar em achar uma forma de usar o Segment. Há uma boa probabilidade de você encontrar uma integração perfeita para o seu negócio, como o Google Analytics ou o Salesforce.

Se você quer fazer mais com as suas ações de marketing, precisa coletar e compartilhar dados de uma maneira eficiente. Isso muitas vezes significa enviar dados para outras apps e ferramentas. O Segment pode te ajudar com tudo isso e mais.

Dica profissional: examine as integrações para encontrar quais são as mais apropriadas para os seus dados e para a sua estratégia de marketing. 

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(via Segment)

4. LeadFerry Content Analytics Software

O marketing de conteúdo é um grande negócio no mercado atual. E é também uma das melhores formas de aumentar sua rede, impulsionar seus resultados e compartilhar seu produto ou serviço com o mundo.

O problema do marketing de conteúdo é que é fácil cair em uma “estratégia de metralhadora”. Você sabe como é importante criar e compartilhar conteúdo de alta qualidade, mas ignora o que realmente está funcionando e quais passos deve tomar (ou evitar).

O LeadFerry Content Analytics Software pode te ajudar a entender melhor o desempenho da sua estratégia de marketing de conteúdo. O aplicativo faz isso ao te ajudar com decisões cruciais, através de uma variedade de insights baseados em dados.

Algumas das muitas funções oferecidas por essa ferramenta incluem:

  • Meça e faça relatórios sobre o retorno sobre investimento de seu marketing de conteúdo.
  • Tome decisões futuras sobre conteúdo baseando-se no que mais deu resultado no passado.
  • Ajuste seu orçamento de marketing de acordo com dados precisos.
  • Estabeleça objetivos para o seu marketing de conteúdo.
  • Acompanhe o andamento dos seus objetivos de marketing de conteúdo.

Aqui está um print de tela mostrando a performance de um certo conteúdo:

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(via LeadFerry)

Com esses dados, você pode comparar as performances de cada conteúdo. No final, você poderá responder a seguinte pergunta: Que tipo de conteúdo tem o melhor desempenho em termos de tráfego, engajamento, leads e consumidores?

Se você precisa de uma opção melhor para monitorar o impacto do seu marketing de conteúdo, não vai se decepcionar com o LeadFerry Content Analytics Software.

5. ClickMeter

Em termos de rastreamento de links, o que você está fazendo para verificar se tudo está funcionando bem?

Eu sei como é fácil compartilhar links e nunca considerar o impacto deles. Sei também que um pouco de trabalho pode fazer muito em termos de te ajudar a entender melhor o desempenho dos seus links de marketing.

Com o ClickMeter, você tem acesso a uma ferramenta que te permite “monitorar, comparar e otimizar todos os seus links de marketing em um só lugar.”

O objetivo é simples: aumentar a sua taxa de conversão.

Sugiro que você experimente o serviço. Na página inicial, você verá o seguinte:

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Agora basta inserir os dados necessários. A partir daí, você verá:

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Na medida em que você compartilha seu link, as estatísticas vão começar a se acumular. Em breve será possível examinar dados como cliques e conversões.

O ClickMeter é uma ferramenta fácil, que coleta grandes quantidades de dados. Você deve considerá-lo para monitorar alguns (ou todos) os seus links de marketing.

6. Kissmetrics

Provavelmente você não está surpreso de ver o Kissmetrics nessa lista, já que ele é um dos meus vários negócios.

Se você é como eu, e gosta de dados inteligentes sobre consumidores e dados analíticos de web, não vai se arrepender de experimentar essa ferramenta.

O Kissmetrics oferece uma variedade de produtos e soluções que podem te ajudar a gerar uma resposta melhor para suas ações de marketing.

As ferramentas “Analyze”, por exemplo, foram construídas para te ajudar a tomar decisões mais informadas a respeito de marketing. Veja no exemplo um relatório de funil:

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(via Kissmetrics)

Após se registrar para uma demonstração gratuita, você terá acesso ao backend, que vai te permitir “Rastrear, Analisar e Otimizar sua Performance de Marketing”.

O processo inicial tem quatro passos:

  • Instale o snippet de JavaScript do Kissmetrics.
  • Crie um evento.
  • Confirme se os eventos estão sendo monitorados.
  • Comece a construir relatórios.

Quando se trata de tomar decisões corretas de marketing, às vezes ter os dados certos é tudo que você precisa. Com essa plataforma analítica baseada em pessoas, você saberá quais ações de marketing estão gerando mais impacto, e também quais alterações você pode fazer para melhorar os resultados.

Dica profissional: Sou um grande fã da assistência ao consumidor, e por isso, a equipe do Kissmetrics está sempre disponível para ajudar. Caso você tenha qualquer dúvida ou preocupação durante a instalação, fale conosco via e-mail para receber suporte profissional. 

7. Riffle by CrowdRiff

Quanto tempo você passa no Twitter? Você já usa essa ferramenta em seu marketing? 

Independente do seu nível de experiência ou abordagem, você nunca deve ignorar a importância de examinar os dados analíticos do Twitter regularmente.

Com o Riffle by CrowdRiff, você terá acesso a “dados analíticos sobre engajamento, interesse e atividade no Twitter em tempo real”.

Esses dados vão te ajudar a interagir com seu público de forma mais pessoal, melhorando suas chances de criar uma ligação significativa.

Como desenvolver uma estratégia de marketing segmentada no Twitter pode ser complicado, você deve confiar em ferramentas como o Riffle para te mostrar o caminho.

Um profissional de marketing pode usar essa ferramenta de várias formas. No entanto, eu sugiro que você comece usando-a para construir relacionamentos com influenciadores em seu segmento.

Com a ajuda dessa ferramenta, você pode aprender mais sobre o valor de se conectar com um usuário específico. Consequentemente, você poderá monitorar melhor suas ações de marketing e descobrir se elas estão gerando o impacto que você deseja.

Aqui está um exemplo do que você verá:

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(via Riffle)

Há muitos dados aqui. Alguns dos detalhes mais importantes incluem:

  • Avaliações de influência, como o número de retweets por tweet e favoritos por tweet.
  • Lista com as principais hashtags, menções e URLS, que te indicam como criar uma conexão.
  • Taxas de utilização e estatísticas sobre atividades.

Apesar da utilidade limitada à sua estratégia de marketing no Twitter, vale a pena conhecer o Riffle by CrowdRiff.

8. TweetReach

Uma coisa é ser ativo no Twitter. Outra é saber se as suas ações de marketing estão mesmo fazendo a diferença.

O TweetReach é uma das ferramentas mais poderosas disponíveis para quem quer insights sobre o Twitter. Além disso, é rápida e fácil de usar.

Se você não sabe ao certo como essa ferramenta funciona, faça uma busca em sua homepage:

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Agora, com muitas métricas para analisar, você pode decidir se faz sentido construir uma campanha de marketing em torno dessa palavra-chave.

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O que você acha desses números? Será que eles são suficientes para provar que a palavra-chave “marketing de conteúdo” tem potencial? 

Ao perceber que encontrou alguma coisa interessante, você poderá se aprofundar para obter mais dados. A seção “Twitter Timeline”, por exemplo, fornece uma lista de tweets recentes que usaram a hashtag #marketingdeconteúdo

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Talvez essa seja a hora de iniciar um diálogo com um desses influenciadores ou marcas.

Quanto mais tempo você passar usando o TweetReach, mais fácil será desenvolver uma estratégia de marketing de Twitter que te ajude a cumprir suas metas. É impossível negar a profundidade dos dados. Você só precisa coletar informações e fazer bom uso delas.

9. Social Mention

Quando o assunto é marketing em mídias sociais, sempre recebo as mesmas perguntas. Uma das mais populares é: “Que tipo de conteúdo é melhor para compartilhar?”

Obviamente, isso depende muito do seu nicho e do que você tem a oferecer. Além disso, na medida em que seu negócio cresce e você começa a entender melhor o seu público, vai aprender o que deve e o que não deve compartilhar.

Quando você precisar de ajuda, pode contar com o Social Mention.

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Usando essa ferramenta de busca e análise em tempo real, você pode verificar o desempenho de uma certa palavra-chave rapidamente.

Para o exemplo acima, você receberá o seguinte relatório:

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Se você está se perguntando o que isso tem a ver com o monitoramento de ações de marketing, considere o seguinte:

  • O Social Mention permite que você veja com que frequência uma palavra-chave é mencionada, dando uma ideia da sua popularidade.
  • Ele também lista os principais usuários, o que pode ser a chave para se conectar a influenciadores que se interessam pelo seu conteúdo.
  • Finalmente, ele exibe hashtags relacionadas. Por exemplo, uma busca por “marketing de conteúdo” traz hashtags como marketing, estratégia de conteúdo, marketing digital, SEO e mídias sociais.

Nem preciso dizer que você passa grande parte do seu tempo criando posts de mídia sociais e conteúdo em torno de palavras-chave específicas. Se quiser remover as suposições desse processo e assegurar-se de que está segmentando os assuntos corretos, o Social Mention pode ajudar.

Conclusão

Existem serviços e ferramentas para tudo, do LinkedIn ao Pinterest e ao marketing de conteúdo.

Você deve usar qualquer ferramenta que te ajude a cumprir suas metas de marketing. Isso é verdadeiro quando se trata das nove ferramentas que apresentei acima, já que elas te permitem identificar quais atividades estão gerando mais impacto para sua empresa.

Você tem experiência com algumas dessas ferramentas? Qual sistema você implementou para monitorar suas ações de marketing? Compartilhe seu feedback na seção de comentários abaixo.

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