9 Ferramentas de Backlinks Para Analisar o Perfil dos Seus Links

seo backlinks

O que vem à sua mente quando você pensa em como criar um “bom” perfil de links?

Há muitas informações disponíveis sobre esse tema, incluindo passos que você pode implementar hoje mesmo para melhorar o seu perfil de links e impulsionar seus rankings nesse processo.

No passado, eu escrevi bastante sobre como fazer link building de alta qualidade, onde encontrar os melhores links e quais ferramentas podem te ajudar nisso.

Mas há mais uma coisa que você precisa fazer: Examinar o seu perfil de links.

Se o seu site é novo, talvez isso não seja muito importante. Por quê? Porque ainda não há links apontando para ele.

Mas se o seu site já existe há alguns meses ou mais, há uma boa probabilidade de existirem links apontando para ele. Alguns serão bons, alguns ruins, e alguns não serão nem bons nem ruins.

É importante entender o seu perfil de links, já que isso vai indicar claramente se você está ou não no caminho certo.

Em um mundo ideal, você teria apenas links relevantes e de alta qualidade apontando para o seu site. Mas a realidade pode ser diferente.

Você precisa de ajuda para avaliar e compreender o seu perfil de links?

Caso a resposta seja sim, este post é para você. Abaixo você encontrará 9 ferramentas de análise de backlinks cheias de funcionalidades que vão te mostrar uma visão interna do seu perfil de links. Vamos lá!

1. Ahrefs

Um grande favorito entre os profissionais do marketing online. O Ahrefs tem todas as ferramentas nas quais você precisa para rastrear seus backlinks e palavras-chave. Além disso, você poderá também ter uma noção do que os seus concorrentes estão fazendo.

Há muito de positivo no Ahrefs, mas o meu aspecto favorito é a qualidade dos dados, como você verá em meu testemunho na homepage:

image04

Com o Ahrefs, você não precisa se preocupar com a precisão das informações ou se você receberá os dados de backlink mais recentes.

E com o período de demonstração grátis de 14 dias, você não tem nada a perder ao experimentar o Ahrefs e sua variedade de funções.

Uma busca rápida vai te fornecer dados atualizados e precisos relacionados ao seu perfil de links:

image03

Além de ver o número total de backlinks, você poderá examinar cada um deles para decidir se está satisfeito com a sua qualidade.

Como você verá nesse post, existem muitas ferramentas criadas para te ajudar a compreender melhor o seu perfil de links. No entanto, há muito tempo que eu considero que o Ahrefs é uma das melhores.

2. Linkody

Logo que você visita o site do Linkody, vai descobrir o que a ferramenta traz para os seus usuários:

“Nunca verifique backlinks manualmente. O Linkody automatiza todo o processo.”

Se você já tentou rastrear backlinks manualmente, sabe que duas coisas são verdade: O processo toma muito tempo e é quase impossível acompanhar o progresso dos backlinks.

É por isso que a popularidade do Linkody continua crescendo. Como as outras ferramentas nessa lista, o Linkody automatiza tudo por você.

Há muitas boas razões para usar essa ferramenta, incluindo:

  • Notificações quando você ganha ou perde links.
  • Habilidade de localizar e desautorizar facilmente links com spam.
  • Uma visão interna do que os seus concorrentes estão fazendo.

A minha função favorita é a habilidade de rastrear quando você ganha novos links ou perde links antigos. O seu perfil de links está sempre mudando, o que significa que você nunca deve deixar de monitorar os links.

Se você perdeu um link, precisa saber disso o mais rápido possível. E se você ganhou um link, é importante saber qual é a origem dele e o impacto potencial em seus rankings nos mecanismos de busca.

Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de configurar notificações diárias. Assim, você receberá um relatório diário sobre a saúde do seu perfil de links.

image08

3. cognitiveSEO

O cognitiveSEO fornece uma variedade de ferramentas de marketing online que podem te ajudar a levar o seu negócio para frente.

Para os propósitos desse post, vamos nos concentrar na ferramenta de análise de backlinks. Ela é menos popular, mas tão poderosa quanto as outras.

Você pode por exemplo usar o sistema de alertas do cognitive SEO para criar gatilhos e notificações sobre o seu site ou seus concorrentes. Com essa função ativada, as informações serão entregues diretamente em sua caixa de entrada, poupando tempo.

Para ter uma visão detalhada de seu perfil de links, você deve aprender mais sobre o verificador instantâneo de backlinks e o explorador de sites.

Esse último fornece uma maneira simples de ver os seus backlinks, incluindo dados em tempo real, informações históricas, tendências de crescimento e muito mais.

Meu aspecto favorito do cognitiveSEO é a forma como a informação é apresentada. O topo da página do relatório mostra o seguinte:

image00

A partir daí, você pode examinar os dados baseando-se em:

  • Velocidade dos links
  • NoFollow x DoFollow
  • Detalhamento de cada link, incluindo influência do link e do domínio

Se você nunca experimentou o cognitiveSEO, faça uma pesquisa gratuita pelo seu site e veja o que ele tem a oferecer. Se você é como eu, vai gostar da apresentação e da precisão dos dados.

4. Kerboo

Com tantas funcionalidades para usar no Kerboo, você vai querer dedicar parte do seu tempo ao processo de aprender mais sobre essa empresa.

No entanto, existe uma função em particular que foi criada para te ajudar a compreender melhor o seu perfil de links. A ferramenta Monitor é descrita assim:

“Monitore se os seus links estão ativos ou inativos. Para link building ou remoção de links. Verificações diárias te mantêm sempre informado.”

Isso te dá uma visão geral do Kerboo Monitor. Mas você não pode apreciar devidamente a ferramenta até fazer uma busca e examinar os resultados.

Uma das funções mais incríveis do Kerboo é a habilidade de criar uma lista com os links que você considera mais importantes. Esses são os links que você quer manter custe o que custar.

Com essa função ativada, o sistema vai verificar esses links automaticamente todos os dias. Se um link aparecer como desativado ou no-followed por três dias consecutivos, você será notificado. Isso te dará a oportunidade de procurar uma explicação.

Se você deseja manter links ruins fora do seu perfil (e você deve fazer isso), o Kerboo pode ajudar. Você pode usar a ferramenta não só para remover links, mas também para monitorar cada um deles, assegurando-se de que eles não retornarão no futuro.

Há muitas maneiras de usar o Kerboo, então familiarize-se com as funcionalidades dele. Quanto mais experiência você acumular, mais fácil será entender e gerenciar o seu perfil de links.

image07

5. LinkResearchTools

O nome dessa ferramenta diz tudo, mas você precisa aprender mais sobre as funcionalidades incluídas para decidir se ela é a melhor escolha para o seu site e a sua abordagem.

Umas das principais funções dessa ferramenta é a integração com dados de 24 backends de links. Com isso, você poderá ter certeza de que vai receber os melhores dados de backlinks possíveis.

Outra função que você vai apreciar é descrita pela empresa como “a visão mais completa do seu perfil de backlinks”.

Com ela, você poderá analisar cada link através de 97 métricas exclusivas. Melhor ainda: Você poderá personalizar os filtros e métricas segundo os objetivos da sua pesquisa. Os filtros incluem poder, buzz, dados de contato, impacto e muitos outros elementos.

Outras coisas que você pode fazer com o LinkResearchTools:

  • Remover uma penalidade do Google
  • Monitorar links inbound
  • Melhorar backlinks já existentes
  • Descobrir oportunidades para links
  • Perceber tendências do link building.

Na hora de revisar o seu perfil de links, não deixe de conhecer o LinkResearchTools. Essa é uma das ferramentas mais abrangentes disponíveis no mercado, fornecendo tudo de que você precisa e nada irrelevante.

image06

6. Majestic SEO

Como uma das maiores marcas do espaço do marketing online, a Majestic SEO tem muito a oferecer a quem se interessa pelo perfil de backlinks.

Para começar, basta inserir sua URL na caixa de pesquisa. A partir daí, a ferramenta vai fazer todo o trabalho por você. Aqui está um exemplo: Os resultados para o meu site NeilPatel.com.

image10

Há muitos números aqui. Você precisa dedicar uma parte do seu tempo para compreender cada um deles.

Sua atenção vai se concentrar naturalmente no número total de backlinks externos, mas não deixe de ver também outros detalhes como:

  • Domínios de referência
  • IPs de referência
  • Subnets de referência

Todos esses dados vão te ajudar a entender melhor a posição do seu perfil de links.

Mais abaixo na página, o gráfico de histórico de backlinks também é extremamente útil. Ele vai te dar um entendimento claro de como os seus esforços de link building estão ou não gerando resultados.

image05

Para ir um pouco mais longe, você deve também analisar os gráficos de texto-âncora.

image09

Essa lista contém nove ferramentas incríveis, mas o Majestic SEO continua a ser uma das melhores, graças à profundidade dos dados fornecidos.

Criar uma conta vai te dar acesso a mais funções, mas fazer uma pesquisa gratuita já é uma boa forma de ver a estrutura do seu perfil de links.

 

7. Monitor Backlinks

O slogan dessa ferramenta já conta a história:

“A forma mais fácil de verificar seus links ruins e os links bons do seu concorrente.”

Não há nada mais importante do que o seu perfil de links, mas você também pode usar essa ferramenta para aprender mais sobre as atividades da concorrência.

Uma das funções mais interessantes do Monitor Backlinks é a habilidade de se conectar à sua conta do Google Analytics. Isso te dá a oportunidade de receber alertas por e-mail sempre que perder ou ganhar um backlink, eventos importantes para o seu perfil.

Dica: Você pode também configurar alertas para os seus concorrentes, aprendendo mais sobre o desempenho de link building deles.

O Monitor Backlinks reúne uma variedade de métricas de SEO em um só lugar. Isso inclui:

  • Verificação de estado dos backlinks
  • Contagem de links externos
  • Tráfego de referência por backlink
  • MozRank
  • Autoridade da página
  • Autoridade do domínio

Em outras palavras, você poderá aprender mais sobre tudo o que tem a ver com o seu perfil de backlinks ao visitar o painel do Monitor Backlinks.

O Monitor Backlinks pode trabalhar a seu favor em três cenários específicos:

 

  • Quando um blogueiro avalia um produto ou serviço seu
  • Quando você adquire um backlink valioso
  • Quando a sua concorrência cria ações para melhorar o link building

O nome da ferramenta diz tudo. Se você deseja monitorar seus backlinks e examinar regularmente o seu perfil de links, precisa passar algum tempo aprendendo a usar o Monitor Backlinks.

image02

8. SEO PowerSuite

Você tem ferramentas poderosas em seu arsenal de marketing online?

Se você precisa de mais poder, o SEO PowerSuite pode ser a solução. Com mais de 500.000 usuários, você não estará sozinho ao adotar essa ferramenta.

Sem as ferramentas corretas, analisar o seu perfil de links pode ser demorado, estressante e frustrante.

Com a função SEO SpyGlass do PowerSuite, todos esses problemas vão ficar no passado.

Com essa ferramenta de auditoria de backlinks, você terá acesso aos seguintes benefícios:

 

  • Lista com todos os backlinks que apontam para o seu site (ou para o site de um concorrente)
  • Auditoria antipenalidade
  • Fatores de qualidade de links
  • Relatórios de backlinks

Se você é fã do meu blog, sabe que eu adoro tudo que se relaciona a dados. É por isso que gosto tanto dos relatórios de backlinks gerados pelo SEO PowerSuite.

image11

Agências muitas vezes criam relatórios para compartilhar resultados de SEO e de link building com seus clientes. Você também pode usar isso para o seu próprio negócio.

Com cada relatório, você terá acesso a informações de alto nível, desde o número de links ao estado dos backlinks, e muito mais.

Para aqueles momentos em que você precisa de ajuda com o link building, você poderá fazer uma análise detalhada de qualidade de links.  Ao verificar seus links com relação a mais de 50 fatores de qualidade, você entenderá quais deles terão o maior impacto em seus rankings.

 

image01

Como o SEO SpyGlass pode ser usado gratuitamente, recomendo que você experimente essa ferramenta. Você logo descobrirá que ela fornece todos os dados que você precisa para entender melhor o seu perfil de links, incluindo pontos em que você pode melhorar.

9. Open Site Explorer

Um favorito de longa data de muitos profissionais do marketing, o Open Site Explorer sempre cumpre as suas expectativas.

O principal objetivo dessa ferramenta é apresentado em destaque em seu site:

“Desenvolva um Perfil de Links Inbound de Alta Qualidade”

Esse é o tema do nosso post. Assim, naturalmente, o Open Site Explorer precisa ser incluído nessa lista.

Há três formas principais de usar a ferramenta:

  • Pesquisar backlinks
  • Descobrir links que estão atrapalhando o seu site
  • Localizar as melhores oportunidades para link building

Um dos meus aspectos favoritos no Open Site Explorer é a sua velocidade. Isso não tem a ver com a qualidade ou a profundidade dos dados, mas com a conveniência. Ao fazer uma pesquisa, você pode esperar resultados em segundos.

Aqui está um exemplo do que você verá:

 

image12

Essa é uma boa visão geral do seu perfil de links, mas o Site Explorer vai ainda mais longe. Ao ler o relatório, você logo encontrará uma lista mostrando cada link. Além da URL, você verá dados como:

  • Texto âncora
  • Avaliação de spam
  • PA
  • DA

Se velocidade, precisão e qualidade são importantes para você, o Open Site Explorer nunca vai te decepcionar. Você pode esperar uma experiência aprofundada e fácil de entender, com dados que te ajudam a planejar ações imediatas.

Conclusão

A SEO não é tão complicada quanto parece. Não existe uma fórmula mágica para o sucesso, mas há táticas que você pode adotar, como manter um bom perfil de links.

No mundo online atual, não é preciso ir longe para encontrar as ferramentas de marketing ideais para o seu negócio. Isso é verdadeiro quando se trata de analisar o seu perfil de links.

Você gostaria de adicionar outras ferramentas a essa lista? Já experimentou alguma delas? Compartilhe suas opiniões na seção de comentários abaixo.

 

Share