9 Ferramentas de SEO Para Alcançar o Sucesso

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Para chegar ao topo dos motores de busca com palavras-chave segmentadas é preciso uma boa dose de trabalho.

Mesmo que você tenha um conhecimento básico de como funcionam os motores de busca, nunca é fácil conseguir que seu site fique na primeira página, muito menos na primeira posição. 

Há muitas coisas que você precisa pesquisar, comparar e planejar antes de lançar sua estratégia de SEO. 

Com quase 60% dos profissionais B2B falando que o SEO tem o maior impacto na geração de leads, você não vai querer ignorá-lo, não é mesmo? Em vez disso, você deve incorporar essa estratégia em seu planejamento. 

Neste post eu criei uma lista de nove ferramentas de SEO que você precisa ter para obter o sucesso desde o primeiro dia. Isso não significa que você vai atingir todos os seus objetivos dentro de poucos dias. Mas significa que essas ferramentas vão te colocar no caminho certo.  

As melhores ferramentas de SEO

Quando você tem um site de negócios, independente do nicho, é essencial implementar uma estratégia de marketing. E essa estratégia deve incluir uma forte ênfase em SEO. Antes de começar, você precisa responder a três perguntas: 

  • O que você sabe sobre SEO e o que você precisa aprender? 
  • O que você já fez no passado que tem relação com SEO?
  • Quais ferramentas você pode implementar para melhorar a sua chance de alcançar o topo do ranking? 

Essas são as questões mais importantes, pois as respostas vão te ajudar a entender melhor qual a sua estratégia atual e o que esperar no futuro. 

Faça o download desta planilha com as 9 ferramentas de SEO que você precisa ter para obter o sucesso a partir do primeiro dia.

As nove ferramentas a seguir vão te ajudar na jornada de SEO rumo ao sucesso. Certifique-se de que você tenha essas ferramentas desde o primeiro dia. 

1. AuthoritySpy

Mais do que um nome interessante, a AuthoritySpy é uma das melhores ferramentas de link building que existe. Seu slogan dá uma visão geral do que essa ferramenta oferece:

“O software mais poderoso para encontrar e analisar pessoas e blogs influentes na web!”

Se você deseja encontrar os mais influentes em seu nicho, se você quer seguir e se conectar com essas pessoas, a AuthoritySpy pode colocá-lo no caminho certo. 

A melhor coisa dessa ferramenta é a maneira como ela extrai dados de uma variedade de fontes online. Incluindo o Twitter, Facebook, Google +, Klout e AllTop, mas não limitada somente a essas fontes.

Em vez de gastar todo o seu tempo navegando por esses sites para encontrar a informação certa, a AuthoritySpy faz todo esse trabalho por você. 

O Marketing de Influência continua a todo vapor em 2016 e com a ajuda dessa ferramenta, você vai se encontrar em uma posição privilegiada para implementar, com sucesso, essa estratégia.

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2. Buzzstream

Você está tentando construir links para o seu site? Você está fazendo isso através da divulgação? Desde o primeiro dia, essa é uma técnica que você precisa entender. 

Se você quer evitar problemas organizacionais, se você quiser se comunicar melhor com a sua equipe na hora de implementar sua estratégia, a Buzzstream pode intervir e fornecer um serviço de alta qualidade.  

Ao te ajudar a “conduzir uma divulgação personalizada e eficiente”, ela torna mais fácil atingir seus objetivos sem virar um spammer.  

A ferramenta de link building Buzzstream é inigualável. A coisa que eu mais gosto é a forma como ela permite que você passe mais tempo no link building e menos tempo em planilhas e monitoramento.

Se você quer pesquisas prospects, monitorar seus esforços em link building e se conectar melhor com seus influenciadores, não há muitas ferramentas disponíveis.

Eu sou uma grande fã da Buzzstream e essa é uma das ferramentas que eu sempre sugiro para as pessoas que não têm experiências com ferramentas de SEO. 

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3. Ajude um repórter (HARO)

Essa ferramenta se chama Help a Reporter Out, Ajude um repórter. Ou chame de HARO. Chame do jeito que você quiser, desde que utilize essa ferramenta para o seu benefício. 

Essa não é uma ferramenta de SEO tradicional, e é por isso que a maioria das pessoas ignora o que ela pode fazer. 

Aqui está como a HARO descreve seu serviço:

“A HARO fornece aos jornalistas um banco de dados robusto de fontes para as próximas histórias e oportunidades diárias para as fontes, a fim de garantir uma cobertura de mídia valiosa.”

Do ponto de vista do SEO, você não vai se preocupar com o lado do jornalista da equação. Em vez disso, você quer ser a pessoa do outro lado do processo. Você quer ser a fonte para uma próxima história. 

A maneira como a HARO funciona é simples. Depois de se inscrever e fornecer algumas informações básicas sobre a sua empresa, você receberá três e-mails por dia, com oportunidades de mídia. 

Quando você encontrar aqueles que combinam com você, você terá a oportunidade de se lançar como uma fonte para o jornalista. Se você tiver sorte de se conectar com sucesso, você irá fornecer ao jornalista uma citação, respostas a perguntas e qualquer outra informação que ele esteja procurando. Isso é benéfico por algumas razões:

  • Seu nome e sua empresa serão listados no artigo, te ajudando a construir sua marca pessoal e empresarial. 
  • Na maioria das vezes (mas nem sempre), você receberá um link para o seu site. 

Essas duas coisas valem ouro para o SEO. 

Se você está procurando por uma ótima maneira para construir sua marca e conseguir links inbound, a HARO é um bom lugar para começar. É gratuita, simples de entender e extremamente poderosa, em termos de impacto do SEO. 

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4. Linkody

Você gasta bastante tempo construindo backlinks para o seu site, mas há sempre duas questões em sua mente: 

  • Quais sites realmente estão criando links de volta para o meu? 
  • Há momentos em que você perde um link por alguma razão? 

Responder essas questões pode ser difícil, principalmente se você conta com um processo manual de rastreamento. Felizmente, uma ferramenta como a Linkody pode te salvar de perder tempo e produtividade. 

Essa ferramenta notifica quando você ganha ou perde um backlink. Ela providencia uma variedade de informações pertencentes a cada link, como:

  • Data adicionada
  • Status
  • URL 
  • Landing page

Como um bônus adicional, você também pode utilizar a Linkody para rastrear seus concorrentes. Toda vez que um site concorrente ganhar um novo link, a ferramenta pode te enviar uma notificação por e-mail. Isso te dá uma oportunidade de marcar o mesmo link para o seu site.

Quando usado da maneira correta, o link building é uma das melhores maneiras para colocar seu site no topo dos motores de busca. Com a Linkody, você pode rastrear o seu progresso em cada etapa ao longo do caminho. 

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5. Muck Rack

Todos os backlinks são criados da mesma maneira, certo? Bom, não exatamente. Você precisa perceber, desde o primeiro dia, que alguns backlinks têm mais peso do que outros. E esses de pesos são os que você deve perseguir. 

É claro que obter backlinks de sites de alta qualidade não é tão fácil assim. Uma das melhores maneiras de melhorar suas chances é através da construção de um relacionamento com jornalistas do seu nicho. É aí que a Muck Rack pode te ajudar.  

Descrita como “a maneira mais fácil para encontrar e se conectar com jornalistas”, você pode utilizar essa ferramenta para conseguir links de sites de altíssima qualidade, como Forbes, Inc. e The New York Times.

Encontre a pessoa certa para oferecer o seu serviço, encontre as palavras-chave, nomes de empresas, concorrentes, canais, tipos de mídias e etc. Essa é uma daquelas ferramentas que se torna mais fácil de utilizar com o tempo. Quanto mais pesquisas você conduzir, mais fácil fica de focar nas informações que serão melhores para você. 

Brian Dean da Backlinko também é um grande fã dessa ferramenta e compartilhou o print da tela a seguir:  

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Como você pode ver, você consegue muitas informações quando executa uma busca por jornalistas. Essa pesquisa, por exemplo, foi guiada pelo termo “SEO”. E compartilha uma série de dados, como: 

  • Nome e localização 
  • Nome da empresa
  • Segmento
  • Twitter
  • Informações de contato

Quando tiver esses dados, você poderá entrar em contato diretamente com os jornalistas , segui-los nas redes sociais ou simplesmente mantê-los em mente para oportunidades futuras.

Se você quer construir links, comece construindo relações. A Muck Rack facilita para você fazer amizade com jornalistas do outro lado do mundo, em qualquer tipo de segmento.

6. Ontolo

É possível procurar por oportunidades de link bulding de maneira manual, mas isso pode levar bastante tempo. Então, por que perder tempo quando há ferramentas como a Ontolo, para fazer tudo isso por você? 

Enquanto a Ontolo fornece uma variedade de ferramentas de busca, as ferramentas de SEO referentes ao link building são as mais úteis. 

Por $97/mês, você poderá fugir dessa ferramenta. Você poderá achar que consegue lidar com tudo sozinho. É uma decisão sua, mas há boas chances de você acabar voltando para essa ferramenta no longo prazo.

O objetivo principal dessa ferramente é mostrar as oportunidades de link para você, permitindo que você escolha aquelas que lhe parecem as melhores oportunidades. Comece informando a Ontolo os tipos de links que você está procurando, como aqueles dos outros blogs. 

Depois de executar uma pesquisa, você terá resultados em uma planilha muito bem organizada. A partir daí, o seu trabalho é entrar em contato com cada fonte e determinar se é uma boa oportunidade e avançar de maneira apropriada.

A Ontolo não garante o sucesso do seu link building, mas definitivamente é um passo na direção certa. Você pode utilizar essa ferramenta para descobrir centenas de parceiros de links. Mesmo que você pegue apenas alguns links, do ponto de vista do SEO valerá a pena. 

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(fonte: Backlinko)

7. Ahrefs

Eu já falei sobre a Ahrefs uma e outra vez no meu blog, e o motivo é: essa ferramenta é uma das melhores quando o assunto é SEO e marketing de conteúdo.

Neste post, por exemplo, eu falei sobre a ferramenta Ahrefs Content Explorer. E como o SEO e marketing de conteúdo andam lado a lado. Se você quer estabelecer uma base sólida para seu sucesso em marketing em um dia, você precisa dessa ferramenta.

Há muita coisa legal na Ahrefs, mas vamos focar em duas funcionalidades:

  • Site Explorer. Promovido pela Ahrefs como “a melhor ferramenta de backlink do setor”, ela é capaz de fornecer um perfil de backlink detalhado de qualquer site. Talvez você queira aprender mais sobre o seu site. Ou talvez você queira saber o que seu concorrente anda aprontando. De qualquer maneira, essa funcionalidade faz tudo.  
  • Rastreador de posição. O SEO tem tudo a ver com a movimentação do seu site no ranking de acordo com determinadas palavras-chave. Com a Ahrefs, você consegue ver o quanto de sucesso está tendo. Com a ferramenta Position Tracker, você consegue rastrear o ranking das suas palavras-chave. Você consegue ver como suas páginas estão ranqueando em dispositivos móveis.  

É difícil explicar o quanto a Ahrefs é realmente poderosa. Se você quer experimentar essa ferramenta, inclua, entre outras, as funcionalidades acima, pois você precisa ver com seus próprios olhos. É a melhor maneira de perceber o que essa ferramenta de SEO pode fazer por você. 

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8. All in One SEO Pack

Com aproximadamente 75 milhões de sites com WordPress, você não precisa adivinhar se esse é ou não o CMS certo para você. 

Embora o WordPress seja amigável ao SEO e faça isso de uma maneira extraordinária, é importante utilizar alguns plugins para aprimorar sua performance nos motores de busca. 

A ferramenta All in One SEO Pack tem sido a favorita entre os usuários do WordPress, graças a sua fácil utilidade, eficiência e, é claro, resultados esplêndidos. 

De acordo com sua página de download oficial, a ferramenta All in One SEO Pack já foi baixada mais de 30 milhões de vezes. Isso faz com que seja o plugin mais baixado de todos os tempos. Pense por um momento no que isso quer dizer.

Com o plugin All in One SEO Pack, você não precisa saber muito sobre otimização de busca para colocar seu site no caminho certo. Em vez disso, o plugin automaticamente otimiza seu site para os principais motores de busca. 

Uma das melhores funcionalidades desse plugin é como ele pode ser facilmente customizado para atender as necessidades do seu site.

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Isso permite que você obtenha exatamente o que quer, e de uma perspectiva de SEO. 

Algumas das características mais populares do plugin, são:

  • Suporte para o XML Sitemap 
  • Suporte para o Google Analytics 
  • URLs canônicas Avançadas
  • Geração automática de META tags
  • Compatível com a maioria dos plugins
  • Disponível em 57 idiomas

Ao criar um site em WordPress, faça o download do plugin All in One SEO Pack. Ao instalar e configurar, você não precisa fazer mais nada. Em vez disso, você pode focar em outras áreas do SEO, sabendo que a otimização on-page do seu site está em boas mãos. 

9. Raven Tools

A plataforma de marketing Raven é mais do que uma ferramenta. É um conjunto de ferramentas que te ajudam com basicamente qualquer área do SEO, permitindo que você consiga colocar tudo que você precisa em um só lugar.  

A empresa tem uma frase sobre suas muitas ferramentas:

“Você não vai encontrar para sua agência nenhuma outra plataforma de marketing que economiza mais tempo .”

É claro, você não precisa ser parte de uma agência para utilizar a ferramenta Raven Tools. Qualquer pessoa com um site e com um interesse em SEO pode tirar vantagens das inúmeras ferramentas, que incluem:

  • Auditor de SEO 
  • Relatórios de Marketing 
  • Rankings das palavras-chave
  • Central de pesquisa
  • Mídias sociais

E esse é apenas o começo. Existem mais outras 20 ferramentas que você pode usar para aprimorar o seu ranking nos motores de buscas e entender melhor o funcionamento interno do seu site. 

O auditor de SEO Auditor é uma das melhores ferramentas que eu já usei. Embora existem diversas ferramentas como essa, a da Raven se destaca porque mostra exatamente o que você precisa fazer para melhorar seu site. Não há nenhuma adivinhação envolvida. A ferramenta fornece um planejamento bem definido sobre o que você deve fazer em seguida. 

Se você escolher esse conjunto de ferramentas, tenha certeza de que você separou tempo suficiente para aprender como utilizar cada uma. Você terá acesso a mais ajuda e mais dados do que jamais imaginou ser possível. Contanto que você saiba como aproveitar essas informações, a plataforma de marketing da Raven pode ser o segredo do seu sucesso em SEO. 

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Conclusão

Quando se trata de ranking orgânico, não há uma maneira simples de colocar seu site no topo das pesquisas dos motores de busca. 

A melhor coisa que você pode fazer é implementar uma boa estratégia, segui-la à risca a longo prazo, e estar preparado para se adaptar caso seja necessário.

Quando você combina essa abordagem com ferramentas de alto nível, você terá o básico para alcançar seus objetivos de SEO. 

Você adicionaria alguma outra ferramenta nessa lista? Por gentileza, compartilhe conosco suas ferramentas favoritas. 

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