9 Ferramentas Para te Manter Atualizado Sobre os Acontecimentos do Seu Mercado

hearing

O conteúdo tornou-se a parte mais importante das estratégias de marketing para negócios. Depois de perceber o tremendo ROI que é possível se obter ao publicar conteúdos originais, muitas grandes marcas começaram a desenvolver suas próprias audiências.

Com cada vez mais estratégias de marketing de conteúdo sendo lançadas e mais conteúdos sendo distribuídos diariamente….

Você sabia que a maioria destes conteúdos não vai atrair nenhuma grande interação nas mídias sociais?

Uma solução possível seria se inscrever nos e-mails de atualização dos maiores blogs de mídia e marcas do seu nicho. 61% dos clientes gostam de receber e-mails semanais de promoções e 28% querem recebê-los com uma frequência ainda maior.

image07

Mas, mesmo recebendo muitos e-mails de atualização, ainda pode haver problemas…

Em uma pesquisa de 2015 feita pela Adobe, 40% dos americanos disseram que se dedicam a “programas auto-adotados de desintoxicação de e-mails.” Isso significa que eles às vezes deixam de ver seus e-mails por 5 dias (em média) ou mais.

É por isso que você precisa ter certeza de consolidar as atualizações mais importantes do seu ramo e também dar uma olhadinha no que está tendo um desempenho fraco, além de olhar os conteúdos de alta qualidade divulgados na internet.

Mas será que estou criando problema artificial para que seja mantido o conteúdo excelente?

Permita-me compartilhar alguns exemplos para explicar a questão do conservação de conteúdo.

Em 2014, Brian Clark contou que seu próximo projeto seria um modelo de negócios baseado na conservação recorrente de conteúdo. Ele acreditava que num modelo como esse, escolher o melhor conteúdo para sua audiência seria a maneira de agregar valor.

A próxima pessoa que eu gostaria de apresentar a você é Ryan Holiday. Ele desenvolveu uma lista de emails com 55.000 assinantes assíduos.

E que valor ele agregava?

Desde 2009, Ryan já leu 2.000 livros e divulga suas melhores sugestões por e-mail. E agrega ainda mais valor ao responder todos os e-mails de seus leitores.

image33

Fazer com que um conteúdo tenha relevância na internet fica ainda mais difícil quando trata de bons livros antigos. Você até consegue achar alguns conteúdos preciosos, mesmo que seja nos cantos mais escondidos da internet. Mas garimpá-los é uma tarefa muito difícil.

Por isso, nesse artigo quero apresentá-lo a 9 ferramentas que vão ajudá-lo a ficar sempre atualizado das novidades do seu ramo. Existem ferramentas que além de descobrir conteúdos, fazem com que você experimente uma leitura confortável e comece seu marketing de conteúdo com o pé direito.

Aqui vamos nós… 

1. Feedly

Esse é um agregador gratuito de conteúdo baseado em RSS que você pode usar para armazenar os últimos acontecimentos do mundo e organizá-los em categorias, de acordo com suas preferências.

image30

Você consegue fazer uma busca rápida e conseguir mais manchetes atrativas e ideias de conteúdos para seu blog. E como bônus, ainda pode ter o prazer de consumir conteúdos interessantes a partir de um mesmo lugar.

Depois de terem desligado o Google Reader, todos pensaram que o RSS iria acabar. Mas o número de assinantes pagos do Feedly aumentou em 800% nos últimos dois anos, demonstrando a eficácia de usar esse leitor.

image28

O que é mais legal sobre a conta Pro do Feedly é a sua integração com várias outras ferramentas online. Por exemplo, você consegue criar um feed no Google News dentro do Feedly. Basta seguir o passo-a-passo deste artigo.

image14

Você pode começar adicionando feeds para leitura de qualquer site, usando a extensão do Chrome.

2. Inscreva-se em atualizações de ramos de atuação usando subreddits

O Reddit foi tido como responsável por 2% de todo o conteúdo divulgado na internet no último trimestre de 2014. Ele é o paraíso dos profissionais de marketing porque gera tráfego de retorno ao site.

E com 36 milhões de contas de usuário e bilhões de comentários, você pode estar certo de que vai encontrar conteúdo de primeira linha do seu nicho na plataforma. A caixa de busca de subreddits é um ótimo lugar para começar a pesquisar por subreddits relacionados.

image05

Você pode usar a busca do site para encontrar outras referências (como posts) para as suas palavras-chave na plataforma.

image25

Você também pode usar o metareddit para encontrar subreddits relacionados a uma palavra-chave. Uma lista mostra quais são os subreddits de maior tendência e de maior crescimento. E você ainda pode pesquisar por palavra-chave e filtrar os resultados por posts mais recentes ou números de inscritos.

image04

Você deveria dar uma olhada no Ask subreddit – é um terreno fértil para jornalistas que buscam novas ideias para suas matérias.

image00

Se o seu ramo de atuação é bastante comentado, então eu recomendo que você compre uma ferramenta profissional, como o Reddit Keyword Monitor Pro. Você pode configurar palavras-chave e frases, dentro da ferramenta, que você pode monitorar no Reddit e acessá-las rapidamente.

image29

Eu também recomendo que você monitore qualquer fórum de áreas específicas e sites de Q&A que tenham um bom nível de engajamento. No caso do nicho de marketing na internet, estão incluídos nesses fóruns o Inbound.org e o Warrior Forum.

No fórum Inbound, vale a pena ler as sessões ‘Ask Me Anything’ (AMA). Você pode acabar conseguindo uma sessão interativa com os mais produtivos profissionais de marketing do mundo e fazer perguntas a eles sobre suas estratégias. Veja aqui um exemplo apresentado por Rand Fishkin.

image18

3. Google Trends

Essa ferramenta mostra as tendências de busca em tempo real, inclusive notícias e outras coisas que estejam acontecendo. É possível até mesmo filtrar histórias por região geográfica e por categoria. Se você incluir conteúdos de notícias interessantes no seu blog, isso será um grande valor agregado.

E mesmo se você escrever apenas conteúdo evergreen no seu blog…

A ferramenta pode trazer diversas ideias de ouro para conteúdos que terão alta demanda num futuro próximo. São os chamados “breakouts”, que significam que a busca sobre um determinado assunto aumentou 5.000% ou mais.

image20

Você também consegue monitorar o nome da sua marca e das marcas dos seus concorrentes para ver quem está atraindo mais atenção. No exemplo abaixo, as canetas Bic estão atraindo um pico de buscas. Mas estavam atraindo publicidade negativa por causa da baixa qualidade dos seus produtos.

Sempre procure ter associações positivas à sua marca.

image24

4. Ahrefs Content Explorer

Esse é um recurso muito prático desenvolvido pela SEO tool Ahrefs para descobrir quais são os conteúdos de maior tendência nas mídias sociais.

Você pode procurar por qualquer palavra-chave (que esteja no título, no texto ou em qualquer outra parte) e encontrar os conteúdos mais compartilhados, apenas clicando no botão ‘Explorar’.

image27

É possível filtrar os resultados por compartilhamentos numa rede específica, por tráfego orgânico ou pelo número de domínios de referência do conteúdo.

image26

A homepage da ferramenta também exibe os conteúdos mais compartilhados nas mídias sociais nas últimas 24 horas.

image09

As ideias de conteúdo que você vai conseguir extrair dos resultados funcionam de verdade.

Com isso tudo você consegue:

  • consumir conteúdo de altodesempenho, ficar por dentro das novidades e também do que está atraindo o mercado,
  • aprimorar suas ideias para conteúdos e manchetes sobre conteúdos de altodesempenho do seu nicho,
  • compartilhar esse conteúdo com seus seguidores nas mídias sociais para aumentar a taxa de cliques e gerar mais engajamento.

5. Quora

Essa é uma ferramenta brilhante para espiar dentro da mente da sua audiência. O site de Q&A cresceu a ponto de se tornar o 140º site de maior volume em todo o mundo.

image21

É possível encontrar dúvidas sobre a maioria dos assuntos nessa plataforma.

image17

Você pode escrever respostas úteis e de alta qualidade para perguntas sobre o seu nicho. Essa é uma excelente maneira de se estabelecer como autoridade na sua área. Para decidir sobre quais perguntas abertas merecem sua atenção, dê uma olhada nas “Estatísticas de Perguntas” na barra lateral direita.

image02

É possível também atrair tráfego para seu blog compartilhando links de posts relacionados com as suas respostas.

image23

Brian Dean usou o Quora para encontrar uma palavra-chave (tentando descobrir a linguagem da sua audiência) que ele pudesse usar no seu post. E ele acabou atingindo a posição mais alta para aquela busca no Google.

image11

Se você quiser dicas sobre como criar palavras-chave de cauda longa usando o Quora, então leia este artigo. Eu também já escrevi sobre como você pode atrair milhares de vistantes para seu site usando sites de Q&A.

6. Flipboard

Quer organizar seu conteúdo de diversas fontes em um único lugar e colocar tudo num formato amigável para leitura igual a uma revista?

Então você vai amar o Flipboard.

image13

Ele vai mostrar seu conteúdo (notícias, fotos, vídeos) em formato de revista de mídia social. E você vai conseguir dar uma passada com os olhos sobre as manchetes/textos (lendo as páginas de maneira rápida) e focar naquilo que você desejar ler. E com seu design minimalista, os artigos podem ser lidos confortavelmente em telas de dispositivos móveis.

image03

Você também pode incluir suas contas do Twitter, Facebook, Tumblr e Instagram e ter as atualizações dos seus amigos no seu feed. E se você quiser comentar ou realizar outro tipo de interação social, então ele volta à rede social.

image31

Já o bookmarklet para celular permite que você ‘flipe’ instantaneamente. E você também consegue salvar artigos e vídeos facilmente, direto da web, usando a extensão do Chrome.

image32

E se a sua audiência navega pelo Flipboard, então você pode incluir um botão de “Flip” na sua barra de compartilhamento e permitir que eles adicionem seu conteúdo na coletânea das revistas deles.

image08

Se você está começando agora no Flipboard, então pode conferir as 10 dicas úteis compartilhadas aqui para aprimorar seu perfil.

7. Brand24

Mesmo com o melhor plano de marketing, você está sujeito a falhas, a menos que você socialize e se conecte com sua audiência. E ouvir o que as mídias sociais dizem garante que sua marca seja associada a sensações positivas.

A Brand24 permite que você fique sabendo em tempo real sobre discussões em torno da sua marca e de seus concorrentes nas plataformas de mídia social. Com isso você pode explorar oportunidades de vendas e gerar mais negócios através de um clique no botão.

Também é possível exportar dados, analisá-los e compreender melhor a atitude do cliente para poder consertar algum problema.

image19

Por exemplo, aqui está a análise da Brand24 sobre a campanha do Uber Ice Cream no ano passado. Ela aumentou o alcance do Uber nas mídas sociais e gerou 7% mais viagens semanais por usuário.

image06

8. Pocket

O que você faz quando aquele Uber chega no seu escritório?

A primeira coisa que a maioria das pessoas faria é pegar seu smartphone e abrir um aplicativo.

Se você costuma ler bastante e quer fazer bom uso do seu tempo de deslocamento, então eu recomendo que você baixe o Pocket.

É um aplicativo bastante atrativo que consegue salvar conteúdos da internet para você ler ou assistir depois. Ele faz o ‘declutter’ do seu conteúdo para que você leia com mais foco.

image22

O Pocket consegue se integrar com 1.500 aplicativos e outros dispositivos. Por isso, se você quiser que um artigo seja salvo para um período mais longo, o Pocket pode enviá-lo para o Evernote (com a ajuda da próxima ferramenta que vou falar). Ele também permite que você marque os links já lidos para evitar confusão.

Também é possível salvar os links dos seus tweets preferidos. E artigos em formato de revista do Flipboard também podem ser enviados para o Pocket.

image01

A melhor parte é que como conteúdo está dentro do Pocket, você pode lê-los sem que esteja conectado à internet (no seu celular, tablet ou computador). Apenas garanta que o aplicativo não seja fechado antes que o artigo seja baixado completamente (espere pela mensagem que vai aparecer dizendo ‘Página Salva’).

image16

Mas e então, quais os tipos de artigos que os usuários do Pocket geralmente salvam para ler depois?

Não, não são notícias e artigos pequenos…

O tamanho médio dos artigos salvos é de 3.190 palavras (uns 15 minutos de leitura). Conteúdo de formato longo para ficar armazenado por longos períodos!

9. IFTTT

Vamos imaginar que você encontrou um conteúdo muito interessante para ler.

Mas você quer lê-lo só mais tarde. E talvez você também queira enviá-lo para seus seguidores nas mídias sociais e gerar mais engajamento no seu perfil.

Você provavelmente vai pensar em enviar esse conteúdo para sua fila do Buffer e para sua lista de leitura do Pocket.

Mas como você se sentiria se um aplicativo pudesse fazer essas tediosas tarefas no seu lugar?

Mais produtivo?

Então conheça o IFTTT (If This, Then That).

image15

Ele é compatível com 300 “canais”, para complementar sua leitura e suas iniciativas de marketing.

Você pode usar esse aplicativo para criar receitas que vão disparar ações baseadas em outras atividades que você fizer.

Dessa forma, você poderia por exemplo, querer navegar na internet para descobrir novos conteúdos no Twitter, Feedly e outros blogs. Então você enviaria o conteúdo mais interessante para o Pocket para ler mais tarde. E para finalizar, você poderia guardar o conteúdo de maior qualidade no Evernote.

image10

Aqui temos um artigo detalhando os passos para fazer exatamente isso de forma automática.

Você poderá até mesmo enviar atualizações das mídias sociais diretamente da sua conta no Feedly.

image12

Eu recomendo que você explore algumas receitas do IFTTT aqui e inclua em sua conta aquelas que você achar interessante.

Conclusão

Eu acredito que as regras do Princípio de Pareto continuam valendo, mesmo quando falamos de consumir conteúdo. 20% do conteúdo mais consistente que você irá ler são os que vão agregar 80% de valor e fazer a diferença em suas iniciativas de marketing de conteúdo.

Mas não adote todas as 9 ferramentas da lista acima apenas para se transformar numa máquina de ler e guardar coisas. Em vez disso, escolha 2 ou 3 ferramentas que proporcionem o melhor para que o seu nicho continue produtivo, enquanto você fica em dia com a sua área.

Existe alguma outra ferramenta que você usa para se atualizar em sua área? Divida comigo nos comentários.

Share