9 Guias de Como Anunciar no Twitter e Gerar Melhores Resultados

twitter

Você tem usado o Twitter para gerar tráfego para seu site? Com mais de 300 milhões de usuários ativos mensalmente, a sua resposta deveria ser sim.   

Mesmo que não haja nada melhor que conseguir tráfego gratuito pelo Twitter, existe também uma outra opção a ser considerada: a publicidade paga.

Embora você possa ter ignorado essa estratégia no passado, muitos já conseguiram se beneficiar dela. No último trimestre de 2015, a empresa gerou US$641 milhões através de publicidade, com um aumento de 48% ano após ano.

Com tantas opções de campanhas publicitárias à disposição, é praticamente certo que você encontre alguma que se encaixe em seu plano de negócios, estilo de publicidade e orçamento.

Entretanto, existe uma grande diferença entre encontrar uma campanha publicitária, implementar uma campanha publicitária e de fato alcançar o sucesso.  

Antes de se posicionar contra ou a favor da publicidade através do Twitter, eu quero que você faça isto: leia alguns guias dedicados à essa estratégia.

Faça o download deste material em PDF com 9 guias de como anunciar no Twitter e 9 ferramentas que irão te ajudar a gerar melhores resultados com um menor custo.

Se você não sabe por onde começar, eu posso te mostrar o caminho. Abaixo estão nove guias de como anunciar no Twitter que irão te oferecer o conhecimento que você procura, enquanto te ajudam a gerar melhores resultados gastando menos.

9 Guias para Anunciar no Twitter

1. Teste os Anúncios do Twitter (Twitter) – Não há nada melhor para se basear do que a fonte oficial. Com o guia do Twitter a seu favor, você pode ter certeza que estará recebendo recomendações práticas e de primeira linha, livres de erros ou mal entendidos.

O guia é bem dividido, para permitir que você possa encontrar as informações certas imediatamente.

Por exemplo, você tem a oportunidade de escolher uma destas quatro opções diferentes de campanhas de anúncio. Ao escolher uma delas, você será levado para um guia específico relativo ao tipo de campanha. Suas opções incluem:

  • Construir uma Audiência
  • Tráfego de Site e Vendas
  • Promover Seu Aplicativo
  • Consciência de Marca

Se você tem ideia do que está tentando realizar, clique no respectivo tipo de campanha para saber mais a respeito. Se você não tem, é interessante que você leia todas as quatro opções. Isso te esclarecerá o que cada opção tem a oferecer.

seção Twitter Analytics é uma das minhas favoritas. Como você já sabe, sou guiado por dados. Se algo tem a ver com rastreamento de dados ou melhoria de performance, eu estarei lá para conferir.

Se você quiser gerar melhores resultados no Twitter, você precisa se familiarizar com suas ferramentas de análise.

Ao progredir através deste guia, você se sentirá melhor em relação à perspectiva de lançar sua primeira campanha.

image00

2. O Guia de Campo para a Publicidade no Twitter – Como Criar & Lançar Campanhas (HubSpot) – Você não deveria estar surpreso de encontrar a HubSpot nessa lista, uma vez que a empresa é famosa por criar guias de qualidade em uma grande variedade de assuntos, incluindo toda e qualquer coisa relacionada à mídias sociais.

Para aqueles que precisam de ajuda para criar e lançar uma campanha de sucesso, não existem muitas alternativas que possam oferecer algo diferente.

A “Como Fazer o Orçamento de Sua Campanha” é minha seção favorita. Deveria ser a sua também, uma vez que ela te dá uma visão clara de como conduzir uma campanha sem que essa te cause prejuízo financeiro.

Segue um trecho que você deve guardar na memória:

Para otimizar seu orçamento, crie campanhas extremamente focadas e faça testes A/B sobre a performance de cada uma, usando uma pequena quantia do seu orçamento. Com essas informações, você poderá lançar uma campanha de alta performance que irá gerar seguidores, cliques ou conversões.

Essa pode ser uma abordagem simplificada, mas ela resume exatamente o que você deveria fazer. Você não deve apenas investir seu orçamento, organizar uma campanha e cruzar os dedos para que dê certo.

Para os melhores resultados, você precisa focar o público-alvo certo, testar a performance dos seus anúncios e rastrear todos os indicadores.

Com a ajuda do guia da HubSpot, a criação e o lançamento de uma campanha de sucesso torna-se mais do que possível. Ou melhor, você pode estar seguro quanto a isso.

image06

3. O Guia para Iniciantes de Como Anunciar no Twitter (Sprout Social) – Anunciar no Twitter pode ser assustador. Você não quer perder dinheiro, e também não quer gastar tempo em algo que não traga resultados.

Como iniciante, esse guia da Sprout Social irá acabar com todos os seus medos e te dará a confiança necessária para seguir em frente.

Esse guia é dividido em seis seções, cada uma com informações detalhadas e prints de tela. Elas incluem:

  • Crie um Perfil no Twitter para Sua Empresa
  • Vincule Seu Perfil no Twitter à uma Conta de Anúncios
  • Escolha um Tipo de Campanha no Twitter
  • Crie uma Propaganda no Twitter
  • Foque em Seu Público-Alvo Perfeito
  • Desenvolva seu Estilo de Dar Lances

Por mais que a maioria dessas informações seja de nível básico, esse guia está repleto de dicas que te ajudarão a gerar leads de alta qualidade por um preço acessível.

Para iniciantes, a seção de segmentação irá te ajudar a “definir seu público-alvo perfeito”. Ela te mostra como fazer isso, baseando-se em uma série de opções, como por exemplo:

  • Localização
  • Gênero
  • Idioma
  • Dispositivos, plataformas e operadoras
  • Segmentação para Palavras-Chave
  • Segmentação para Seguidores
  • Segmentação para Interesses
  • Audiências Segmentadas
  • Segmentação para TV
  • Segmentação para Comportamento
  • Exclusões de Comportamento

Em outras palavras, existem algumas maneiras de segmentar seu público-alvo. Talvez você experimente uma dessas formas de segmentação para começar. Ou quem sabe, use esse guia para um maior aprofundamento.

A Sprout Social conhece algumas coisas sobre como anunciar no Twitter, e por isso, como iniciante, você pode confiar nesse guia para te ajudar na geração de resultados positivos.

image03

4. Como Anunciar no Twitter para Construir Consciência de Marca para Seu Negócio (KISSmetrics) – Existem algumas vezes em que a publicidade está mais ligada à construção de consciência de marca do que com a geração de leads.

Para esses casos, esse guia da KISSmetrics é o seu melhor aliado.

Ele não foca apenas na maneira tradicional de anunciar no Twittter, como por exemplo lançar uma campanha que gere um alto número de leads de qualidade dentro do seu orçamento. Em vez disso, ele aborda a construção de uma consciência de marca, através de uma campanha por vez.

Esse não é o guia de como anunciar no Twitter mais atual que temos por aí, mas é um dos mais detalhados, quando se trata de usar essa estratégia para construir sua marca.

Segue um trecho que me chamou atenção:

No geral, as Promoted Accounts simplesmente geram uma maior exposição para a conta de sua empresa no Twitter e te ajudam a conseguir seguidores que se interessem pelo seu negócio. Elas são ótimas para ajudar as pessoas a descobrirem sua marca e podem ajudá-lo a consolidar sua conta antes de um grande evento ou capitalizar no momento em que seu negócio for mais relevante (como por exemplo o TurboTax em Março).

As Promoted Accounts são frequentemente menosprezadas, apesar de serem uma das melhores maneiras de aumentar sua exposição e conseguir seguidores. Do ponto de vista de construção de marca, essa é uma estratégia que você não deveria ignorar.

No mais, esse guia te ensina que existem mais coisas a serem exploradas sobre publicidade no Twitter do que sobre direcionamento de tráfego para o seu site. Além disso, você também pode se beneficiar pela construção de consciência de marca. 

image02

5. Guia de Como Anunciar no Twitter (Search Engine Watch) – Guias curtos geralmente não fazem meu tipo, mas esse do Search Engine Watch é uma exceção. Eis o porquê: ele contém conselhos práticos que os iniciantes podem implementar com facilidade.

Anteriormente nesse artigo, foram discutidas muitas razões para anunciar no Twitter: Promoções, Consciência de Marca e Seguidores compõe essa lista.

A partir daí, tudo se resume em aprender como conseguir o melhor custo-benefício. A seção de lances e orçamentos te dá uma visão geral de como controlar seu dinheiro, assegurando que você não cometa nenhum exagero.

Muitas das informações nesse guia podem ser encontradas em outros lugares, mas o layout e a natureza concisa desse material que fazem com que essa seja uma boa leitura. Se você procura uma abordagem rápida sobre as razões para anunciar no Twitter e sobre como começar, o Search Engine Watch tem o que você precisa.

image01

6. O Guia do Iniciante para Anunciar no Twitter (Business 2 Community) – Esse guia pode se chamar “guia do iniciante”, mas ele é qualquer coisa menos isso. A Business 2 Community conhece o caminho a percorrer no Twitter e mostra nesse guia a resposta de uma pergunta muito importante:

Como otimizar uma campanha?

Existem seis respostas para essa pergunta, sendo que cada uma delas oferece um detalhamento específico sobre o que deveria ser feito:

  • Use a opção de campanha para audiência segmentada.
  • Saiba o que você está tentando alcançar com sua campanha.
  • Rastreie todos os indicadores.
  • Experimente seus valores de lances.
  • Pense a respeito dos tipos de usuários que você quer alcançar.
  • Continue testando.

Eu concordo com todos esses pontos, mas é o último deles que eu gostaria de destacar. Você não deve esperar alcançar grande sucesso com seu primeiro anúncio, por isso é importante testar, testar, e testar de novo. Aqui vai o que a Business 2 Community tem a dizer a respeito disso:

Faça testes. Tenha ao menos três tweets com textos diferentes em cada campanha. Certifique-se que você esteja testando listas diferentes, mensagens diferentes e continue apenas testando. Desta forma, você encontrará o que funciona melhor para você.

Quanto mais você testar, mais você irá aprender. Quanto mais você aprender, maior será a chance de encontrar a campanha que melhor se encaixa em seu negócio e orçamento.

image04

7. O Guia do Iniciante para Publicidade em Mídias Sociais (Hootsuite) – O Twitter tem um papel principal no mundo da publicidade das redes sociais, mas existem outras plataformas que chamam a atenção dos profissionais do marketing digital (dentre outros).

Embora esse guia aborde uma série de plataformas, seu conteúdo sobre o Twitter está entre os melhores que você irá encontrar.

Antes de entrar na seção que fala sobre o Twitter, tenha certeza de revisar as “dicas gerais para publicidade em redes sociais”. Elas são uma boa maneira de começar, não importa se você está usando o Twitter ou outra plataforma.

A seção “Como Comprar” é minha favorita, pelo fato de demonstrar os passos exatos que você precisa para iniciar. Ela mescla dicas e prints de tela em seu conteúdo, facilitando para você o entendimento de como tudo funciona.

Você aprenderá como elaborar seu anúncio, como definir um orçamento, como funciona o sistema de lances, dentre muitas outras coisas.

Com mais de 10 milhões de usuários em sua plataforma, o Hootsuite é bastante reconhecido no ambiente das redes sociais. Fique tranquilo pois qualquer conselho que você utilizar desse guia irá te ajudar a alcançar suas metas de publicidade no Twitter.

image08

8. O Guia Passo-a-passo Para Utilizar os Anúncios do Twitter para Geração de Leads (WordStream) – Você já leu algum guia que deixa algo a desejar? Bem, esse do WordStream não se encaixa nesse grupo.

Esse é de longe um dos melhores guias sobre como anunciar no Twitter, graças a sua abordagem passo-a-passo.

Aqui vai um trecho retirado do guia que mostra o porquê dele ser um dos melhores:

Neste artigo eu irei mostrar como conseguir um retorno direto sobre seu investimento em anúncios no Twitter.

Isso é tudo que você queria ouvir, não? Você não gostaria de ficar na expectativa sobre os resultados de suas campanhas no Twitter. Você não quer ficar torcendo pelo melhor. Esse guia te mostra os passos exatos a serem dados para obter um retorno sobre investimento direto.

Esse guia se inicia exatamente como vários outros, compartilhando informações sobre “como começar”. Passado isso, começa a diversão.

Por exemplo, a seção “Rastreando Anúncios no Twitter para Geração de Leads” é uma das minhas favoritas. Aqui vai uma coisa que você deve sempre se lembrar:

Antes de todos vocês se empolgarem e começarem a disparar tweets e campanhas como uma metralhadora, você deveria primeiramente assegurar que suas conversões estão sendo rastreadas.

Isso soa familiar?

O guia te mostra diversas opções, como por exemplo: como os cards para geração de leads fazem a captação de dados sobre o comportamento. Existem também outras opções, como aquelas que exigem que você insira um pixel de rastreamento no Twitter. 

Considerando que todo anunciante tem uma abordagem diferente, pode ser complicado para um guia passo-a-passo oferecer conselhos e informações compreensivas à todos. Levando isso em conta, pode-se dizer que o WordStream fez um bom trabalho nesse guia. Está tudo lá. Você precisa apenas pegar as informações e fazer bom uso delas.

image05

9. 5 Maneiras Incomuns de se Beneficiar dos Anúncios no Twitter (Social Media Examiner) – Isso pode se parecer mais com um post de blog do que com um guia, mas ele definitivamente merece um lugar nessa lista.

Eu gosto bastante desse guia por conta de sua abordagem única. Ele discute maneira incomuns de se beneficiar de anúncios no Twitter. Com essa linha de pensamento, pode ser fácil para você alcançar seus objetivos.

As cinco maneiras incomuns incluem:

  • Concretizar vendas inacabadas.
  • Melhorar a taxa de abertura de sua newsletter.
  • Aumentar o tráfego do seu site.
  • Gerar leads em apenas dois passos.
  • Engajamento com telespectadores em tempo real.

Dependendo do seu nível de experiência, você pode ter menosprezado totalmente essas cinco maneiras se beneficiar dos anúncios no Twitter.

Eu gosto de todas elas, mas a primeira é de fato minha preferida. Não há nada pior do que uma venda não concretizada. É como deixar dinheiro sobre a mesa. Com a abordagem correta na publicidade do Twitter, você pode implementar um plano para finalizar as vendas incompletas. Aqui vai o procedimento básico:

Se você tem uma loja virtual como parte do seu site, você sabe o quão frustrante é quando um visitante não conclui o processo de compra. Com as audiências segmentadas do Twitter, você tem a chance de recuperar essas vendas através do remarketing para os compradores que não finalizaram a compra. 

Certifique-se de ler por completo esse guia para que você tenha uma visão geral de como tirar vantagens das cinco estratégias. Mesmo se apenas uma delas funcionar para você, ela pode ser uma mina de ouro para o seu negócio.

image07

Conclusão

Com aproximadamente 130.000 anunciantes ativos, que equivalem a um aumento anual de quase 90%, está claro que existem benefícios de se anunciar no Twitter. 

Talvez você queira utilizar tweets promovidos para aumentar suas vendas fora da internet. Ou quem sabe implementar uma estratégia para direcionar clientes em potencial para seu site. Independente de suas metas, uma sólida campanha de publicidade no Twitter pode te poupar um tempo precioso.

Você adicionaria algum outro guia a essa lista? Você tem mais alguma dica para gerar melhores resultados ao anunciar no Twitter?

Share