8 Segredos Para Aumentar o Tráfego de um Blog que Mais Parecem Enganação

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Algumas técnicas de blogging são bem injustas.

E isso é uma boa coisa.

Todo mundo quer ter grandes quantidades de tráfego para o seu blog e algumas pessoas trabalham muito duro para atingir esse objetivo. Mas conseguir tráfego pode ser fácil. Na verdade, pode ser injustamente fácil.

Se o seu blog não está recebendo muitos visitantes, deixe-me dizer que você não precisa lutar para ter o tipo de tráfego que deseja.

Quando se trata de blogs, tráfego é como dinheiro. Se você não tem um fluxo constante, o seu negócio vai morrer.

E ainda assim, muitos blogs falham porque pensam que é quase impossível conseguir um tráfego enorme. Bem, eu estou aqui para lhe dizer exatamente o oposto.

Em todos esses anos, eu aprendi algumas técnicas que funcionam muito bem para aumentar o tráfego do blog. Elas são capazes de gerar tanto tráfego que vai parecer que você pagou por ele.

Hoje, compartilharei algumas dessas técnicas com você.

Se está tendo dificuldade para conseguir visitantes, então esse blog post é para você. Essas táticas são simples e não requerem muito dinheiro para implementar.

Aqui estão 8 dos meus métodos favoritos para aumentar o tráfego do blog que você pode começar a utilizar hoje.

Saiba como eu usei essas 8 táticas para gerar 195.013 visitantes por mês.

1. Realize um concurso

Quem não gosta de concursos?

Todo mundo ama a sensação de que pode ganhar algo importante. Se há um prêmio desejável em jogo, as pessoas vão querer.

É por isso que os concursos são grandes geradores de tráfego. É quase mágica. Mas você tem que fazer isso direito.

Primeiro, decida que tipo de concurso você quer fazer. O tipo de concurso que você escolher pode determinar a quantidade de tráfego que você receberá.

Você quer que as pessoas simplesmente se inscrevam por e-mail ou você quer que elas escrevam uma história de 100 palavras sobre algo?

Tenha em mente que quanto mais trabalho as pessoas terem, menos tráfego você receberá. Portanto, se você pedir às pessoas para fazerem um vídeo de 10 minutos para terem a chance de ganhar um livro, provavelmente, você não receberá nenhuma inscrição.

Eu recomendo utilizar uma plataforma de concurso que permita que os usuários compartilhem em mídias sociais, incentivando inscrições extras.

Rafflecopter faz isso bem:

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Abrir uma conta no Rafflecopter é fácil. Dentro de alguns minutos, você criará um conteúdo que impulsionará o tráfego.

1. Acesse Rafflecopter.com

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2. Clique no grande botão azul – “Try Rafflecopter today” (Tente Rafflecopter hoje).

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3. Se você quiser experimentar a versão gratuita, clique em “Sign Up for Free” (Cadastre-se gratuitamente).

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4. Preencha o formulário.

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5. Clique em “New Giveaway” (Novo Concurso) à esquerda.

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6. Clique em “Add a Prize” (Adicionar um prêmio).

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7. Selecione o seu prêmio e adicione uma foto.

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8. Escolha as opções de inscrição e as datas de início e de término.

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9. Role para baixo, encontre o grande botão azul e clique em “Click & Install” (Clique e Instale).

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10. Será dado um código embed para adicionar o concurso ao seu blog. Você também poderá compartilhar em sua fanpage do Facebook para divulgá-lo ainda mais.

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Segundo, decida o que você dará. Você precisa escolher um prêmio que é valioso para o seu público.

Não escolha algo genérico como um iPad (que é um prêmio terrível para um concurso). Escolha algo que é relevante para o seu nicho.

Por exemplo, atualmente a Intel está dando PC gamer e óculos de realidade virtual.

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Isso é perfeito para o público-alvo da Intel, composto por amantes da tecnologia. Se dessem um simples prêmio em dinheiro ou algo parecido com um iPad, eles não teriam tantas inscrições.

Eles escolheram algo que o seu público acha valioso. Isso é exatamente o que você deve fazer. Não escolha algo genérico – faça um pouco mais de esforço e encontre algo específico para o seu público.

Isso também ajudará a manter a maior parte do tráfego que você receber. Se você oferece um prêmio genérico, é mais provável que atraia caçadores de brindes. Escolher um prêmio específico ajuda a eliminar esses vampiros de concursos.

Terceiro, peça às pessoas para compartilhar o concurso! Como eu mencionei anteriormente, há software, como Rafflecopter, que dá às pessoas inscrições extras para compartilhar o concurso em mídias sociais.

Esse é um ingrediente crucial para o sucesso do concurso. Quanto mais compartilhamento você conseguir, maior será o seu alcance. Isso cria um efeito multiplicador com mais e mais pessoas constantemente se inscrevendo.

2. Consiga uma entrevista com um especialista

As pessoas gostam de ser entrevistadas. Se tiverem tempo, elas ficarão felizes em ajudá-lo.

Isso não significa que você conseguirá uma entrevista com Tim Ferriss, facilmente. No entanto, você pode fazer várias entrevistas com influenciadores em seu nicho.

O método mais simples é provavelmente o melhor: perguntar.

Se você segue um blog ou um podcast que entrevista pessoas do mesmo nicho que o seu, mande um e-mail e pergunte se eles têm uma vaga.

O Smart Blogger tem um excelente modelo para solicitar entrevistas:

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Isso funciona porque é específico, genuíno e pessoal. Não há enfeites ou jargão, apenas coisas boas.

Fica mais fácil ser bem-sucedido para conseguir uma entrevista se você seguir as pessoas que deseja entrevistar.

Assine a sua newsletter, siga-as em redes sociais e interaja com elas tanto quanto possível.

Você não terá somente respostas positivas, mas se perseverar, você acabará falando com alguns dos melhores especialistas em sua área.

Eu entrevistei e fui entrevistado muitas vezes e os resultados são sempre surpreendentes para o tráfego e reconhecimento de marca.

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3. Consiga exposição

Quando Kevin Lavelle pagou muito para comprar um anúncio de podcast para sua empresa Mizzen+Main, ele não tinha certeza se lucraria com isso.

Mas não foi em qualquer podcast – foi o Tim Ferriss Show. E quando o anúncio foi feito ao vivo, Mizzen+Principal explodiu (Kevin chama isso de “efeito Tim Ferriss”).

Eu sei que nem todo mundo pode pagar para ter um anúncio no podcast do Tim, mas você pode conseguir a atenção de especialistas, não importa quão popular é o seu blog.

Se você deseja ser mencionado em uma publicação, você pode tentar o HARO (Help A Reporter Out, ou “Ajude um repórter” em tradução livre).

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HARO sugere pautas interessantes para jornalistas seguirem. Se você tem algo que vale a pena compartilhar, isso pode ser escolhido.

Aqui está um ótimo guia sobre como começar com o HARO.

Você também deve conferir os diferentes podcasts em seu nicho. A maioria dos podcasts está a procura de entrevistados.

Eu fui entrevistado em podcasts como o “The Top”, de Nathan Latka, e isso aumentou a minha visibilidade para o seu público.

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Alguns sites de podcast têm uma área onde você pode nomear alguém (incluindo você mesmo) para uma entrevista.

Built To Sell (Construído Para Vender, em tradução livre) é um podcast com uma página para indicar nomes:

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Se um site de podcast não tiver uma página dedicada à indicação, utilize o formulário de contato normal.

Não desanime nesse momento do jogo. Se você ouvir um não, tente novamente (eu ouvi “não” cerca de um milhão de vezes na minha carreira). Cedo ou tarde, você ficará no centro das atenções.

4. Guest post em blogs especializados

Além de fazer com que profissionais especialistas apareçam no seu site, você também pode aparecer em sites especializados.

Guest blogging é uma excelente estratégia se você é novo no seu nicho e quer mais exposição. Seu conteúdo ficará disponível para uma nova audiência e, mais importante, você receberá um link para o seu site.

Primeiro, você precisa encontrar blogs relevantes. Uma das melhores maneiras é usar o seu nicho como palavra-chave e, em seguida, adicionar alguns truques do Google para encontrar blogs.

Vamos utilizar arquitetura como exemplo. Se entrar no Google e digitar isto:

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Você verá uma boa lista de blogs de arquitetura que aceitam guest posts.

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Também existem outros métodos de busca. Aqui está uma ótima lista de Brian Dean, do Backlinko. Ela tem mais de 40 termos de pesquisa que você pode usar.

Depois, você precisa conseguir que o seu guest post seja publicado.

  • Como eu mencionei no número 2, se você já lê regularmente o blog ajuda muito. Se não faz isso, leia um pouco para ter uma noção do conteúdo e do público.
  • Em seguida, você precisa escrever uma proposta irresistível. Seja pessoal e honesto. Não tente “impressionar” ninguém com o seu conhecimento de jargão.
  • Continue fazendo isso. Se sugerir boas ideias, você será capaz de conseguir um destaque em blogs de especialistas.

Guest Blogging é uma estratégia de longo prazo e você não vai, necessariamente, conseguir vitórias rápidas. Mas é uma das técnicas mais poderosas nessa lista. Use-a sabiamente!

5. Compartilhe novamente o conteúdo antigo

Eu sou um grande fã de readaptar um conteúdo, mas você também pode reutilizar um conteúdo sem alterá-lo.

Se postar muitos conteúdos evergreen (e você deve fazer isso), você pode compartilhar esse conteúdo em uma base regular.

Aqui está um Tweet recente da HubSpot Academy:

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Esse link vai para este blog post:

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Mesmo que o Tweet era de 20 de janeiro, o blog post era de 02 de dezembro. Isso significa que o artigo já tinha quase dois meses quando o Tweet saiu.

Desde que o artigo tenha um conteúdo evergreen, a data não importa. Na verdade, você pode compartilhar novamente um conteúdo evergreen que tem anos de idade.

Pense nisso: se compartilhar um conteúdo em todas as suas plataformas de mídias sociais várias vezes ao longo do ano, você conseguirá aumentar o tráfego do blog.

Se fizer isso com vários conteúdos… bem, você já sabe onde isso vai dar.

É uma maneira insanamente fácil de conseguir que um conteúdo existente chegue ainda mais longe. Se o seu conteúdo ainda é relevante e atualizado, compartilhe o máximo que puder.

6. Crie infográficos incríveis

Infográfico tem sido consistentemente popular nos últimos anos e não há sinais de mudança.

No Kissmetrics, fomos capazes de trazer mais de 2 milhões de visitantes e mais de 41.000 backlinks, todos a partir de 47 infográficos (eles também se saíram incrivelmente bem em mídias sociais).

Mas você não pode simplesmente jogar alguns fatos em um modelo bonito. Veja como criar um infográfico que as pessoas adorarão.

Primeiro, encontre as suas fontes. Você quer fontes que tenham credibilidade.

Um bom método é pesquisar os blogs do seu nicho e ver que tipo de fatos eles estão utilizando. Você pode usar as mesmas fontes que eles.

Segundo, invista no design do seu infográfico. Você pode fazer isso sozinho com um serviço como Canva:

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Se não se sentir confiante com as suas habilidades de design, você pode contratar um designer. Dribbble e Behance são dois bons lugares para olhar.

Terceiro, promova o seu infográfico. Além de compartilhar o seu infográfico em plataformas de mídias sociais, você pode enviá-lo para diretórios de infográficos, como SubmitInfographics.com:

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Confira este artigo do Quick Sprout para conhecer mais técnicas sobre como criar um infográfico popular.

7. Realize um webinário

O webinário é um dos meus tipos favoritos de conteúdo. Webinários são superúteis, fáceis de fazer e conseguem muito tráfego.

Eu mantenho um webinário regularmente que está me dando uma quantidade enorme de tráfego.

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As pessoas adoram aprender coisas novas e elas adoram aprender coisas novas de graça. Isso é exatamente o que um bom webinário promete e entrega.

Existem alguns passos importantes que você precisa tomar para criar um webinário atraente.

Primeiro, escolha um tópico que você conhece de trás para frente. Você precisa ser um especialista sobre o tema e os seus telespectadores devem saber disso.

Se você não é muito conhecido em seu nicho, você deve apresentar uma breve biografia que diz às pessoas quem você é. Mesmo que você seja bem conhecido, colocar uma breve biografia é sempre uma boa ideia.

Isso foi o que HubSpot e Dropbox fizeram para um webinário em conjunto:

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Segundo, planeje o seu conteúdo. Pense em slides curtos, mas cheios de informações. Use pontos principais, frases curtas e algumas mídias (por exemplo, infográficos, gráficos de estatísticas, vídeos, etc).

Você pode fazer os slides gratuitamente no Google Slides:

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E você pode utilizar o Google Hangouts para transmitir o webinário gratuitamente.

O melhor de tudo é que o seu Hangout será salvo como um vídeo do YouTube e você poderá compartilhá-lo tanto quanto quiser.

Quando você está planejando o seu conteúdo, você precisa pensar em um bom motivo para atrair as pessoas. Por que alguém deve assistir ao seu webinário?

Por exemplo, se o seu webinário é chamado de “Básicos de uma Landing Page”, talvez você não atraia muito interesse. Mas se chamá-lo de “5 maneiras de melhorar a sua landing page hoje”, eu garanto que as pessoas ficarão interessadas.

Basicamente, deixe claro para as pessoas que o conteúdo será bom.

Terceiro, promova o seu webinário. Compartilhe em todas as suas plataformas sociais e peça a todos os seus conhecidos para fazerem o mesmo.

Finalmente, faça um webinário ao vivo! Provavelmente, você não gosta de falar para muitas pessaos. Isso é perfeitamente normal (eu levei muito tempo para me acostumar a fazer webinários).

Os webinários podem trazer muito tráfego. Se realizá-los regularmente, você terá dominado um método simples e eficiente de obter mais visitantes.

8. Publique um podcast

Podcasts estão em alta agora. Eles são como uma série de webinários e as pessoas gostam muito desse formato.

Eu tenho feito podcast há um tempo e os resultados me surpreenderam! É uma grande fonte de tráfego de pessoas que poderiam não saber da sua marca ou conteúdo.

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Você pode aproveitar esse amor das pessoas por podcasts publicando o seu. Aqui está o que você precisa saber.

Primeiro, você precisa de uma ótima ideia para um podcast. Existem podcasts para cada assunto imaginável, então o que tornará o seu único?

Considere o podcast No Such Thing As A Fish (Nada Como um Peixe, em tradução livre). Ele coloca um tom divertido em podcasts baseados em informações, com episódios como “No Such Thing As Chariots In Space” (Nada Como uma Carroça no Espaço, em tradução livre).

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Você precisa de um ângulo próprio e original para se destacar na multidão.

A partir daí, você precisará encontrar uma maneira de gravar o seu podcast. Confira este guia da Digital Trends para conseguir informações mais detalhadas.

Depois de gravar o seu podcast, você pode fazer o upload em inúmeros sites, como SoundCloud e Stitcher.

Se o seu podcast tem um bom conteúdo e abordagem, você pode direcionar um grande tráfego com esse método.

Conclusão

Essas 8 dicas para aumentar tráfego do blog não são segredo, mas fazem mais do que você pensa.

Eu pessoalmente utilizei todas essas 8 técnicas em algum momento da minha carreira. São algumas das minhas dicas favoritas para geração de tráfego e sei que elas o ajudarão a conseguir centenas de visitantes no seu blog.

Você não precisa trabalhar duramente para conseguir tráfego. Se você sabe o que o seu público gosta e se der isso a ele, terá tráfego em um instante.

Mas lembre-se, o seu conteúdo tem que ser valioso. As pessoas sentem quando estão sendo enganadas e se você estiver compartilhando um conteúdo insuficiente, os seus usuários saberão.

Por outro lado, se trabalhar para apresentar o melhor conteúdo possível, você conquistará visitantes que ficarão por um bom tempo.

Aqui está um desafio: eu quero que você tente pelo menos uma dessas técnicas no próximo mês. Eu sei que você consegue!

Escolha uma dessas técnicas e experimente esta semana. Conte como foram os seus resultados.

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