Como Anunciar Usando Vídeos no Facebook

nikon

Se você usou o Facebook recentemente, você provavelmente já viu alguns anúncios de vídeos no Facebook, e já viu por si mesmo o quão eficientes eles podem ser.

Depois de ver um desses anúncios no seu feed de notícias, você até deve ter ficado com vontade de anunciar usando vídeos no Facebook.

Se esse foi o caso, você está com sorte!

Neste post, nós vamos analisar cada passo que você deve tomar para anunciar usando vídeos no Facebook por conta própria.

Nós vamos analisar como você pode anunciar usando vídeos no Facebook e como você pode otimizar a sua campanha para alcançar resultados incríveis.

Baixe esta planilha de 13 dicas de ferramentas sensacionais que você pode usar para anunciar usando vídeos no Facebook.

Ao ler este post, você vai ter o conjunto de habilidades necessárias para criar anúncios com vídeos no Facebook e usá-los de forma eficaz para crescer o seu negócio.

Vamos começar!

O que exatamente são os Anúncios com Vídeos no Facebook e Por Que Nós Devemos Usá-los?

O processo de anunciar usando vídeos no Facebook é parecido com o processo de fazer anúncios normais.

Essencialmente, com os anúncios de vídeos no Facebook, você será capaz de mostrar um vídeo usando todas as famosas opções de direcionamento do Facebook.

Os usuários do Facebook amam um conteúdo interessante, e os vídeos são considerados um conteúdo interessante no Facebook e em outras redes sociais.

Na verdade, estima-se que os vídeos nos dispositivos móveis serão responsáveis por 75% do tráfego móvel em 2020.

No passado, os vídeos também tiveram 135% mais alcance orgânico no Facebook, quando comparado às fotos, assegurando que os usuários do Facebook estão familiarizados e felizes de assistir vídeos na plataforma.

Em julho de 2014, houve um aumento de 50% no número de vídeos visualizados no Facebook, ano após ano.

Além disso, 100 milhões de horas de vídeo são assistidas todos os dias no Facebook, e em Novembro de 2015, o Facebook relatou 8 bilhões de visualizações diárias de vídeo.

Isso significa que existem muitos vídeos disponíveis, o que também significa que anunciar usando vídeos no Facebook não é caro.

Você pode exibir um anúncio com vídeo no feed de notícias ou na barra lateral do lado direito. Você também tem a opção de exibir os seus anúncios dentro do Instagram.

Alguns profissionais de marketing acham o processo de criação de vídeo irritante.

Essa barreira faz com que os anúncios de vídeos no Facebook sejam uma oportunidade ainda maior, porque agora você está competindo com menos pessoas ao tentar competir por um determinado público no Facebook.

De qualquer maneira, depois de ver esses números, eu tenho certeza que você se convenceu que anunciar usando vídeos no Facebook vale a pena.

Agora, vamos dar uma olhada em como você pode criar alguns anúncios de vídeos no Facebook.

Criando um vídeo atraente

Sem um vídeo, você não tem um anúncio de vídeo.

Quando você estiver criando um anúncio de vídeo, você precisa garantir que ele seja atraente e valioso para o seu público-alvo.

Existem muitas distrações no Facebook. Você precisa precisa achar um jeito de fazer as pessoas pararem para assistir o seu anúncio de vídeo, em vez de continuar abaixando a página do feed de notícias.

Agora, vale mencionar que quanto mais você direcionar os seus anúncios, mais inclinada a sua audiência vai estar para assistir o seu vídeo.

Na maioria dos casos, você será capaz de criar um vídeo muito bom usando somente o seu celular.

Você não precisa fazer uma produção muito exagerada. Um vídeo simples, que seja autêntico, vai funcionar melhor do que algo que pareça super profissional.

Isso normalmente acontece devido a própria natureza do Facebook, que é um lugar onde as pessoas não estão, necessariamente, se vendendo de um modo que pareça claramente com uma apresentação de vendas.

É claro que você deve fazer um teste A/B com a sua abordagem.

Se você quer criar algo complexo, você também pode contratar um Freelancer para te ajudar com o trabalho.

Quando o assunto é a criação do seu vídeo, geralmente há 4 abordagens que você pode fazer.

A primeira abordagem é ter um vídeo que exiba uma peça de conteúdo.

Com esse estilo de vídeo, você está tentando educar um consumidor em potencial, ajudando ele a resolver um problema urgente que ele possa estar enfrentando.

Se você fazer isso da maneira certa, você acabará construindo confiança com a pessoa que estiver assistindo o vídeo.

E, se você conseguir construir confiança com a pessoa que está vendo o vídeo, ela vai estar mais inclinada a se inscrever na sua lista, a falar com você pelo telefone, ou a comprar algo de você.

Esse tipo de vídeo é muito parecido com como você criaria em um webinar, exceto pela introdução.

Nesse caso, você vai ter um conteúdo direto, que o seu público poderá utilizar imediatamente.

O segundo tipo de vídeo que você pode criar é o depoimento de um cliente/estudo de caso.

Esse tipo de vídeo funciona bem, porque ele exibe uma prova social e mostra, de uma maneira eficiente, que uma pessoa independente apoia os seus serviços.

Você não precisa falar muito na introdução do vídeo, quando você estiver explicando para o espectador o que o vídeo aborda.

Basta indicar o assunto do vídeo e qual resultado o cliente irá alcançar.

Em seguida, deixe o cliente falar por você.

No final, se os espectadores quiserem saber mais sobre o assunto, e entrarem em contato com você, dê instruções do que eles precisam fazer em seguida.

O terceiro tipo de vídeo que você pode usar é a demonstração de um produto.

Isso vai funcionar melhor para alguns produtos do que para outros – geralmente esse tipo de vídeo funciona bem para softwares e produtos físicos.

Nesse caso, você vai simplesmente mostrar os benefícios do seu produto e o quão fácil de usar ele é.

O quarto tipo de vídeo que você pode usar é o vídeo dos bastidores.

Esse tipo de vídeo é útil quando você está tentando mostrar a história de como o seu produto foi criado.

Esses vídeos tendem a funcionar muito bem com produtos de alta qualidade, porque você tem a chance de mostrar o trabalho e a dedicação que foram empenhados na produção deles.

No entanto, vale a pena tentar usar esse tipo de vídeo para todos os tipos de produtos.

O vídeo dos bastidores te permitem transmitir a narrativa e a história que está relacionada com o motivo de você ter criado o produto – e isso pode ser muito persuasivo.

Afinal de contas, o que vai ser mais persuasivo? –

Um anúncio com vídeo que simplesmente te fala que um certo sapato é de alta qualidade?

Ou um anúncio com vídeo que te mostra o processo de produção na fábrica e a atenção meticulosa que os trabalhadores têm com os detalhes, com o objetivo de produzir o sapato perfeito?

Abaixo temos um exemplo da Bentley, mostrando um vídeo de bastidores, embora ela não o use como um anúncio.image12

Em todos os seus vídeos, você precisa garantir que o primeiro quadro do vídeo seja algo atraente, e que chame a atenção.

Isso significa que você precisa ter algum texto no primeiro quadro, que estimule as pessoas a clicarem no botão play para saber mais.

Como eu mencionei antes, você precisa fazer um teste A/B nos seus vídeos.

Raramente você vai fazer tudo certinho na primeira tentativa, então não desanime se alguma coisa não der certo inicialmente.

Apenas esteja disposto a experimentar diferentes estilos e formatos de anúncios, assim como diferentes opções de direcionamento (vamos falar disso mais tarde).

Agora vamos dar uma olhada em como você pode realmente anunciar usando vídeos no Facebook.

Configurando e direcionando o anúncio

Primeiramente entre em https://www.facebook.com/ads/manager/creation.

Ao abrir a página, selecione a opção de ‘Obter visualizações do vídeo.’

Depois, selecione a sua página no Facebook.

image05

Agora você precisa definir o público-alvo para o seu anúncio de vídeo.

image07

Para definir o seu direcionamento, criar uma Persona pode ser uma boa ideia.

Isso vai te ajudar a descobrir características do seu consumidor ideal.

Você vai precisar de, no mínimo, dados de localização e ‘Interesses’ do seu consumidor ideal.

Isso porque, além da localização e da idade, os interesses são provavelmente o fator mais importante quando você for direcionar os seus anúncios – especialmente para o Facebook.

Vamos ver rapidamente como você pode melhorar o direcionamento dos seus anúncios de vídeo no Facebook.

Vamos dizer que eu estou criando um anúncio de vídeo no Facebook que está visando pessoas interessadas na ‘fabricação de sabão’.

Se eu digitar fabricação de sabão, eu já vou boas sugestões de interesses para direcionar, para que eu possa alcançar as pessoas certas.

image11

No entanto, eu também posso usar a ferramenta Audience Insights, para ter outras ideias de direcionamento.

Se eu digitar ‘fabricação de sabão’ dentro da seção de Interesses e depois clicar na seção de ‘Curtidas na Página’, eu vou receber alguns dados que podem ser usados para direcionar melhor os meus anúncios.

image15

Dentro dessa parte, eu posso ver as páginas que esse tipo de audiência ‘Curte.’ Isso me diz essencialmente o que eu devo digitar na seção ‘Interesses,’ quando eu configurar o meu anúncio.

image14

O problema é que são muitas páginas para definir o alvo aqui, e focar todas essas páginas não vai trazer os melhores resultados.

No entanto, se eu abaixar um pouco a página, o Facebook vai me dizer quais páginas/interesses são os melhores para focar, se o meu objetivo é alcançar as pessoas interessadas na fabricação do sabão.

image01

Há duas colunas aqui que são de seu interesse – ‘Afinidade’ e ‘Relevância.’

A coluna Afinidade representa a probabilidade de uma pessoa no seu público-alvo curtir a página, comparando com o resto dos usuários do Facebook.

A coluna Relevância representa uma média, calculada usando o tamanho da afinidade da página e o número de pessoas da sua audiência que já curtiram essa página.

Direcionar os seus anúncios baseando-se na ‘Afinidade’ pode, potencialmente, produzir resultados melhores, uma vez que o direcionamento fica mais específico.

A Relevância, por outro lado, apenas mostra qual tipo de audiência também pode gostar do anúncio, usando uma média.

Então, nesse caso, focar as melhores páginas, que tenham a maior afinidade, pode ser uma boa ideia.

De qualquer modo, é assim que você pode melhorar o direcionamento dos seus anúncios de vídeos no Facebook.

Agora, vamos dar uma olhada em como você pode configurar o Orçamento.

Aqui, você pode definir uma quantia de orçamento diário com a qual você se sinta confortável.

image00

Ao escolher como otimizar a sua entrega de publicidade, você tem várias opções.

image16

Você pode investir baseando-se nas ‘Visualizações do Vídeo,’ onde você será cobrado apenas se alguém assistir mais de 10 segundos do seu anúncio.

Ou você pode investir no ‘Alcance Diário Único.’

Para começar, eu sugiro que você tente a opção de Visualizações do Vídeo, pois isso vai te mostrar o quão interessante o seu anúncio realmente é.

Afinal de contas, você não será cobrado se alguém não assistir o seu vídeo por mais de 10 segundos, o que é muito tempo no Facebook para analisar se o conteúdo é realmente interessante.

Uma vez que você tem uma campanha de anúncio com vídeo que está convertendo, tentar uma lance em impressões pode valer a pena, pois algumas vezes pode ser mais barato.

Ao decidir a ‘Quantia do lance’, você já pode configurar o lance para ‘Manual’. Mas se você não tem muita experiência com o Facebook Ads, você pode simplesmente deixar no ‘Automático’ por enquanto.

Se você decidir o lance manualmente, experimente começar com uma quantia pequena, e gradualmente aumentar o seu lance em 0,05c, até que você obtenha os resultados desejados.

Nota: O Facebook mencionou que anúncios com lances baseados em impressões têm o potencial de fazerem exibição automática.

Aqui está uma explicação dos fatores que determinam se os seus anúncios vão ter exibição automática ou não.

image10

Ao definir essas configurações, pule todo o resto e clique no botão ‘Continuar’.

Agora você tem que carregar o seu vídeo.

Certifique-se que o seu vídeo respeite os critérios destacados no lado direito.

image13

Você também precisa escolher uma miniatura para o seu vídeo.

Como você pode ver, existe uma seção onde você pode carregar uma ‘Imagem personalizada.’

Isso pode ser uma boa ideia, se você tem um texto persuasivo que impulsione as pessoas a clicarem e ver o vídeo.

Agora, você precisa escolher um ‘Call to action’ para o seu anúncio e escrever um texto.

Escrever o texto para o seu anúncio requer um pouco de habilidade. Felizmente, eu já falei sobre como você pode escrever um bom texto de anúncio aqui e aqui.

Se você quer anunciar no Instagram, certifique-se de clicar em ‘Adicionar uma Conta,’ para que você possa selecionar a sua conta no Instagram.

image09

Tenha em mente que, apesar de você poder inserir uma Descrição de Link no Feed de Notícias, ela não vai aparecer sempre no seu anúncio.

Ao fazer isso, você deve ver uma prévia de como o seu anúncio vai ficar.

Você será capaz de ver uma prévia para cada formato de anúncio.

Abaixo temos um exemplo de um vídeo no Feed de Notícias para Desktop.

image08

E aqui está um exemplo do Feed de Notícias para Mobile.

Nota: Vale a pena disponibilizar os seus anúncios nos dispositivos móveis, considerando que existem 989 milhões de usuários de dispositivos móveis ativos diariamente.

image04

Aqui está um exemplo de como o anúncio vai ficar no Instagram.

Nota: Os anúncios usando vídeos tendem a ‘exibir automaticamente’ no Instagram, mesmo que isso não aconteça no Facebook.

image06

A imagem abaixo mostra um exemplo de um ‘anúncio na barra lateral para desktop.’

Como você pode ver, o texto foi um pouco cortado, mesmo que apareça normalmente para outros formatos de anúncios.

image03

Por isso, você pode criar uma campanha separada se você quiser criar um anúncio na barra lateral.

Isso vai permitir que você use alguns textos diferentes, que irão atender aos limites de caracteres.

Ao fazer tudo isso, clique em ‘Fazer Pedido’ e espere o Facebook revisar o seu anúncio.

image02

Conclusão

Os vídeos podem ser uma ótima maneira de engajar o seu publico-alvo – e agora, com os anúncios de vídeos no Facebook, você pode fazer isso facilmente.

Para criar bons anúncios de vídeo no Facebook, você vai precisar de um pouco de habilidade.

Você precisa saber como criar um vídeo cativante, mas também precisa saber como direciona-lo, para que seja assistido pelas pessoas certas.

Você também precisa estar disposto a fazer testes A/B, pois pode ser difícil fazer tudo certo na primeira tentativa.

De qualquer modo, este post te deu uma boa ideia das estratégias que você pode usar para anunciar usando vídeos no Facebook e gerar bons resultados.

Tente criar um anúncio por você mesmo, para ver o que é possível para o seu negócio.

Quais as suas experiências ao anunciar usando vídeos no Facebook? Me conte nos comentários abaixo.

Share