Como Aumentar o Tráfego do Site Sem Usar SEO

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Muitos de nós sabemos que o SEO pode ser uma maneira brilhante de aumentar tráfego do site.

No entanto, para alguns de nós, SEO pode ser nossa única maneira de aumentar o tráfego.

Isso pode ser um pensamento muito ruim.

É essencial que você saiba como diversificar o tráfego que está chegando ao seu site. Caso contrário, se sua fonte de tráfego primária falha, pode significar o fim para seu negócio.

Neste post, nós iremos dar uma olhada em como aumentar o tráfego do site sem ter que depender apenas do SEO.

Você quer aumentar o tráfego do site sem usar o SEO? Este guia de como fazer isso irá te ajudar a fazê-lo.

Nós iremos ver uma variedade de estratégias que você pode usar agora e também como você pode melhorar cada fonte de tráfego.

No final do post, você ficará mais tranquilo sabendo que seu site não irá fracassar, por causa de uma mudança no algoritmo do Google..

Vamos começar! 

Todos os tipos de tráfego são iguais?

Antes de começarmos, eu só quero te lembrar que nem todos os tráfegos são iguais.

Um tráfego que é altamente segmentado vai gerar um melhor ROI (retorno sobre investimento) do que aquele que não é.

Enquanto isso pode parecer bem óbvio, é algo que pode ser facilmente esquecido.

Números de tráfego altos podem ser algo ótimo, mas se o tráfego não é segmentado, esses números serão apenas muitos, porém não agregam valor.

Isso é algo para se lembrar enquanto nós vemos o assunto sobre aumentar o tráfego do site.

1000 visitas não-segmentadas não são o mesmo que 100 visitas segmentadas.

Sempre se pergunte o que mais pode ser feito para fazer com que cada fonte de tráfego, que iremos discutir, ser mais segmentada enquanto vemos cada uma das sugestões abaixo.

Anúncios Online

Os anúncios online podem gerar instantaneamente milhares ou até milhões de cliques para o seu site.

Além disso, com as novas plataformas de anúncio aparecendo e inovando regularmente, conseguir mostrar seus anúncios para as pessoas certas está se tornando mais fácil do que nunca.

Na verdade, a efetividade de se anunciar online é tão boa que, no Reino Unido, os gastos com anúncios digitais aumentaram 13,4% em 2015, comparado com 2014.

Entretanto, se você quer aumentar o tráfego do site usando anúncios online, é importante que você saiba, antecipadamente, como você vai ganhar dinheiro com esse tráfego.

Provavelmente você não está nadando em dinheiro. Você precisa encontrar alguma maneira de gerar um ROI (retorno sobre investimento) de seus anúncios, se você quiser anunciar de forma sustentável a longo prazo.

Lembre-se – quando estiver realizando uma campanha de anúncios online, aumentar o tráfego do site não significa nada se você não consegue gerar renda dele.

Esse grande desafio pode ser dividido em duas partes.

Anunciar algo que as pessoas querem é a primeira parte. E criando anúncios efetivos que atraem as pessoas certas para clicar neles é a segunda.

Nós não podemos falar sobre anunciar um produto que as pessoas querem, mas podemos discutir rapidamente sobre a criação de ótimos anúncios.

No geral, existem duas coisas que você precisa reconhecer quando for criar anúncios ­– a segmentação do anúncio e o design do mesmo.

O design de um anúncio inclui o texto e a imagem. Se você quer ficar melhor em projetar anúncios que irão gerar cliques, estude alguns dos anúncios que seus concorrentes estão usando.

Crie algo conhecido como um arquivo swipe (swipe file), que é praticamente uma coleção de anúncios atraentes que levou você a sair da zona de conforto.

Estude esses anúncios e veja se você consegue simular o sucesso que eles tiveram, deduzindo o que os fazem funcionar.

Segmentar, significa pra quem os anúncios são mostrados.

Cada plataforma de anúncio tem sua própria forma de segmentação e você precisará estudar bem a plataforma que irá usar.

Felizmente, com inovações como ‘Lookalike Audiences,’ segmentar seus anúncios é muito mais fácil do que antes.

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O jeito que você segmenta seus anúncios irá influenciar no quanto você irá investir.

Por exemplo, a indústria que você está tentando anunciar afetará profundamente seus custos.

Esse é especialmente o caso com o Facebook.

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Quando estiver rodando anúncios, você não precisa investir muito. Nem deveria, para falar a verdade.

Faça pequenos testes com $5~$10 por dia e veja o que acontece.

Faça isso por uma semana, apenas para aprender como a plataforma funciona.

Então, na próxima semana, trabalhe em como melhorar algumas métricas como o lucro ou cadastros de e-mail gerados.

Tenha certeza que você testou diferentes plataformas de anúncio.

Se você está planejando em anunciar para um B2B e alcançar pessoas que tomam as decisões nas empresas, então o LinkedIn pode ser sua melhor aposta. Isso é porque 4 dos 5 membros que estão no LinkedIn podem influenciar as decisões feitas em suas empresas.

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Se você está pensando em anunciar primariamente para o setor B2C, então o Instagram pode ser melhor.

Bloom and Wild conseguiram alcançar um aumento de 62% nos pedidos de buquês, graças aos anúncios do Instagram.

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Eles provavelmente não conseguiriam alcançar esses resultados no LinkedIn.

Guest blogging

Você também pode usar o guest blogging como uma ferramenta para gerar visitantes para o seu site.

Existem duas coisas que você precisa acertar quando se trata de guest blogging.

A primeira é encontrar sites que são adequados ao seu nicho e que também aceitam guest posts.

Você pode encontrá-los apenas buscando por eles no Google.

Você pode usar as seguintes strings de busca para encontrar oportunidades relevantes.

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A próxima coisa que você precisa fazer é criar um trecho de conteúdo convincente para o site que você irá escrever.

Existem três táticas que você pode usar para gerar ideias para guest posts.

Uma tática é procurar no Buzzsumo por tópicos populares que estão sendo altamente compartilhados no nicho que você pretende fazer o guest post.

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A segunda tática é usar o Buzzsumo para procurar o site que você quer fazer o post. Veja os tópicos abrangidos por seu conteúdo e o estilo que eles utilizam:

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Você então ou escreve algo que é 10 vezes melhor que o existente ou você pode escrever algo que é bem parecido.

Se você precisa de alguma inspiração, simplesmente pegue o começo do conteúdo que você encontrou no site e jogue no Buzzsumo.

Você verá exemplos de como apenas um pedaço do conteúdo pode ser melhorado. Você também verá exemplos de conteúdo que são similares aos que você encontrou em primeiro lugar.

A terceira opção é escrever algo baseado em sua experiência pessoal. Você pode escrever um estudo de caso, por exemplo, que descreve o que você conseguiu conquistar.

Quando estiver escrevendo tal obra, é essencial que você entregue instruções de ‘como fazer’ para as pessoas que estão lendo, para que elas consigam atingir resultados semelhantes.

Lembre-se de não faltar com o respeito quando for abordar qualquer site que você queira fazer o guest blog.

Siga as instruções fornecidas nas orientações do editorial deles quando for enviar uma proposta de guest post e quando você escrever o mesmo.

Se um site não aprovar suas ideias, não tenha medo de abordá-lo novamente e propor novas ideias.

Afinal, eles rejeitaram a ideia, não você.

Se você conseguir publicar algo em um site, sempre responda qualquer questão deixada na seção de comentários.

Isso aumenta o valor do conteúdo. Também faz com que o site seja visto de maneira positiva e o editor do site vai encorajá-lo a escrever para eles novamente.

Comentários em Blogs

Também tem a opção de usar os comentários de blogs como um meio de aumentar o tráfego do site.

No passado, eu consegui gerar $25.000 com 249 comentários.

Então, como exatamente você vai usar os comentários para aumentar o tráfego?

Primeiro, você precisa encontrar sites que estão postando conteúdo relacionado ao seu nicho.

É importante lembrar que comentários deixados nos sites de nicho vão te trazer resultados melhores do que em blogs que não têm relação alguma com seu segmento/nicho.

Eu segui essa regra e você verá na tabela abaixo que a maioria dos meus comentários foram deixados em ‘blogs de nicho’.

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O motivo pra isso tem relação com a primeira seção desse post.

O tráfego dos blogs de nicho é muito mais segmentado do que o tráfego de outros sites.

Como resultado, esse tipo de tráfego tem mais chances de ‘converter’ quando apresentar uma oferta ou um formulário de inscrição no meu site.

É uma boa ideia evitar comentar em blogs de concorrentes. Isso é visto geralmente como uma falta de respeito.

Quando deixar um comentário, tenha certeza de que você está adicionando algo com valor à discussão.

Se alguém postar uma pergunta, tenha tempo para respondê-la cuidadosamente.

Isso mostrará sua especialidade no nicho e irá estimular alguém que esteja lendo a clicar em seu nome e acessar seu site.

Não utilize o nome do seu negócio como o ‘nome que utiliza para comentar’. Use seu nome completo no lugar.

Isso funciona, pois faz parecer mais pessoal e também reduz a impressão de que você está apenas deixando um comentário para divulgar seu blog.

Tente e garanta que seu comentário também possui um bom ‘avatar’, sempre que possível.

Uma foto sua funcionará bem. Novamente, isso fará com que você seja visto de maneira mais pessoal.

Se você está tendo dificuldades para encontrar sites para comentar, você pode usar o Buzzsumo para ajudá-lo a encontrar sites onde um conteúdo relevante está sendo criado.

A estratégia usada para encontrar sites que aceitam guest posts também pode te ajudar aqui.

Você também pode usar um plugin chamado ‘Similar Sites,’ para encontrar sites de nicho similares aos que você já está visitando.

Redes Sociais

As redes sociais podem impactar massivamente o seu negócio e sua habilidade de aumentar o tráfego e vendas.

78% das empresas atualmente possuem equipes dedicadas para as redes sociais e 54% dos empresários que trabalham com o B2B dizem ter conseguido leads usando as redes sociais.

Quando se trata das redes sociais, você não pode simplesmente abrir uma ‘conversa’ e pedir para as pessoas que comprem algo de você ou visitar seu site para olhar a sua linda página inicial.

Você precisa entregar valor primeiro, e desenvolver uma boa relação entre você e seus potenciais ‘seguidores’.

É por isso que o marketing de conteúdo tende a funcionar bem quando combinado com as redes sociais.

Com o marketing de conteúdo, você consegue entregar valor primeiro para as pessoas que, então, serão incentivadas a visitar seu site.

Se seu conteúdo é bom o suficiente, eles serão persuadidos a visitar novamente, para que eles possam consumir alguns dos seus conteúdos mais recentes.

Eles também estarão mais dispostos a seguir seu perfil nas redes sociais. Isso pode ajudar a direcionar o tráfego quando você publicar os conteúdos no futuro.

Só porque uma parte do conteúdo é velho não significa que não vale a pena compartilhar.

Graças a ferramentas como o Buffer, você pode republicar seu conteúdo antigo várias e várias vezes, para que consiga a atenção que merece.

Aqui está um guia fornecido pelo Buffer, que te ajudará a entender como você deve postar seu conteúdo.

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Se você está preocupado em ser visto como um spammer, aqui estão algumas coisas para se lembrar.

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Um dos maiores motivos que levam as pessoas a serem vistas como spammers é porque elas postam a mesma mensagem várias e várias vezes.

Você pode resolver esse problema descrevendo um pedaço do seu conteúdo de maneiras diferentes a cada atualização de status.

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Isso dá certo porque ‘gatilhos’ diferentes funcionam para pessoas diferentes.

Algumas pessoas preferem postagens nas redes sociais que incluem dados e outras são levadas pelos posts que instigam a curiosidade.

Por usar as diferentes abordagens vistas acima, você será capaz de fazer seu conteúdo atrativo em diferentes segmentos do seu público-alvo.

Se você constantemente fornecer valor, você terá mais liberdade para divulgar ofertas nas suas plataformas de redes sociais e gerar mais vendas.

Conclusão

Você não deve depender apenas dos mecanismos de busca para aumentar o tráfego do site.

Depois de ler esse post, você deve estar familiarizado com as diferentes táticas que você pode usar para conseguir que as pessoas visitem seu site.

Tais táticas incluem anúncios online, tráfego de redes sociais e guest posting ou comentários em blogs.

Tanto faz se você usar apenas uma dessas táticas ou se você for usar todas elas juntas – qualquer uma delas pode mudar a forma com que o seu site atrai visitantes.

Tente um dos métodos e veja se você consegue finalmente se libertar de ter que depender do tráfego que só vem dos mecanismos de busca.

O que você experimentou quando se trata de aumentar tráfego do site sem depender dos motores de busca? Compartilhe algumas das suas dicas e experiências!

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