Como Conseguir Leads Usando o Google Adwords

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Vários profissionais de marketing já relataram que o Google Adwords é muito bom em conseguir leads. Isso, na maioria das vezes, se deve ao fato de que o Google é muito rigoroso em relação a aprovação de landing pages.

Você não alcançará seus objetivos no Google com uma simples landing page que provavelmente funcionaria no Facebook, por exemplo.

E, caso você tente – o Google irá reprovar os seus anúncios e provavelmente, irá banir a sua conta se você continuar persistindo no mesmo erro.

Entretanto, o Google não é contra as pessoas conseguirem leads, e a plataforma ainda possui a capacidade de ajudá-lo nisso durante o seu trajeto. Tendo isso em vista, nós iremos explorar neste post como você pode conseguir leads usando o Adwords.

Todas os métodos e estratégias que eu irei explicar aqui estão de acordo com as políticas do Google.

Claro, não há garantias – você deve sempre checar por conta própria as atuais políticas do Google.

Além disso, o que eu irei abordar nesse post deve colocá-lo no caminho certo, caso você queira conseguir leads usando o Adwords.

Quer conseguir leads usando o Google Adwords? Esta planilha irá ajudá-lo.

Vamos começar!

Configurando uma landing page nos padrões do Google

Como eu mencionei anteriormente na introdução, o Google possui alguns requisitos rigorosos no que se refere a configurar uma landing page.

Somente em 2015, o Google reportou que desabilitou 780 milhões de anúncios, devido a violações de políticas

Todas essas proibições podem não ter sido ocasionadas por landing pages de baixa qualidade, mas esse número indica o quanto o Google está disposto a reprimir os anunciantes que não cumprem os seus padrões.

Então, o que você pode fazer para criar uma Landing Page nos padrões do Google?

Há duas questões-chave que você precisa prestar atenção enquanto estiver fazendo anúncios no Google:

  1. A ‘experiência da landing page’
  2. As políticas do site do Google

Ambos os fatores precisam ser levados em consideração, caso você queira que o Google aprove a sua landing page.

A experiência da landing page refere-se a uma landing page de fácil uso e que não engane o visitante.

Aqui está a visão do Google acerca da experiência da landing page –

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O ‘Ponto 1’ está expondo que você precisa ter certeza de que explicou claramente o que está oferecendo e porque está oferecendo.

Você não pode só fornecer alguns pontos. Você precisa também fazer uma pequena descrição explicando a sua oferta.

O Ponto 2 é bastante autoexplicativo. Para que as pessoas possam facilmente entrar em contato com você, tenha certeza de que você colocou o seu endereço de e-mail ou até mesmo um número telefônico, na sua landing page.

Você também pode obter um número telefônico a partir do Skype, caso não queira fornecer o seu número pessoal.

Em relação ao ponto 3, tenha certeza de que você não possui ‘pop-ups de saída’ ou qualquer coisa do tipo.

Você também precisa ter certeza de que a barra de navegação está presente e possui um fácil acesso, e que os links para as suas páginas de Termos e Condições e Política de Privacidade estão visíveis.

O tempo de carregamento da página também é importante. Felizmente, o Google fornece uma ferramenta denominada de PageSpeed Insights, que permite que você descubra rapidamente como deixar o seu site mais veloz. 

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Em relação às políticas do Adwords, existem quatro áreas principais nas quais você precisa tomar cuidado – 

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Leia toda a página de Políticas do Google para descobrir se você está fazendo alguma coisa errada.

Uma boa alternativa é ser confiável e transparente. Não anuncie algo no qual você ficaria envergonhado em promover. 

Nota: Além dos temas óbvios de conteúdo adulto ou jogos de azar, o Google também desaprova anúncios fitness, de saúde e anúncios do BizOpp.

Esses são apenas alguns exemplos de coisas óbvias com as quais você deve ter cuidado.

Abaixo estão algumas outras informações que você também deve prestar atenção:

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Esses dois pontos significam que você não pode configurar um website que é somente uma landing page.

A sua landing page precisa ser parte de um grande website que fornece valor aos usuários.

A seguir estão outras questões que você também precisa focar:

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Eu já abordei algumas dessas questões. Entretanto, os novos pontos, como por exemplo, usar redirecionamentos e não ter nada na raiz do seu domínio são igualmente importantes. 

Então, espero que isso esclareça um pouco das dúvidas que surgem com a criação de uma landing page nos padrões do Google Adwords.

Se você está procurando por modelos já desenvolvidos, o Leadpages fornece um modelo de landing page que se adéqua aos padrões do Google.

Supondo que você use esse modelo e siga as regras já mencionadas, a sua landing page deve ser aprovada. 

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Aqui está outro exemplo de landing page criada pelo Leadpages – 

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Agora, vamos abordar como você pode conseguir leads usando o Adwords.

Anunciando a sua landing page

A principal característica do Adwords é que ele permite que você anuncie no YouTube, na Rede de Exibição do Google e na Rede de Pesquisas do Google.

Essa ferramenta fornece muitas oportunidades no que se refere a como você pode segmentar as suas campanhas para que elas sejam vistas pelas pessoas certas.

A questão é que uma rede irá funcionar melhor para a sua campanha do que outras – e, quando você descobrir a principal, verá ótimos resultados, visto que 64% das pessoas clicam no anúncios do Google quando estão prontas para comprar.

Entretanto, você só saberá qual rede funciona melhor para você quando executar alguns anúncios em cada uma delas e então comparar os resultados – você nunca saberá quais resultados poderá alcançar nas mais variadas redes sociais se focar em apenas uma opção.

Se você quiser configurar uma campanha de pesquisas do Google, siga os passos abaixo – 

Clique em ‘+Campanha’ e selecione ‘Somente Redes de Pesquisa’.

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Então, configure o orçamento, localização e idioma da sua campanha.

Quando se trata de decidir como você irá segmentar os seus anúncios, uma boa ideia é escolher palavras-chave que se relacionem a uma ‘intenção comercial‘.

Por exemplo, se eu estivesse vendendo ‘comida de cachorro’, uma palavra-chave com intenções comerciais poderia ser ‘comprar comida de cachorro’.

Uma ótima maneira de encontrar palavras-chave com intenções comerciais é digitando uma simples palavra-chave com intenções comerciais que se relacione ao seu nicho, na ferramenta de Palavras-Chave do Google.

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Então, na seção de ‘Opções de palavra-chave’, selecione ‘Mostre apenas ideias extremamente relacionadas aos meus termos de busca’.

Você verá algumas palavras-chave com ‘intenções comerciais’ que podem ser segmentadas.

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Nota: Quando você estiver selecionando as suas palavras-chave, preste bastante atenção ao ‘Tipo de Combinação‘ que você selecionou.

Se você deseja configurar uma Campanha De Display Do Google, clique em ‘+ Campanha’ e selecione ‘Apenas Rede de Display’.

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Quando você estiver ajustando as configurações básicas da sua campanha, assegure-se de que selecionou a opção de ‘Nenhum objetivo de marketing’.

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Há duas maneiras para segmentar as suas campanhas de Display.

A primeira é através das ‘Palavras-chave de display’. É aqui que você escolhe mostrar os seus anúncios em websites que possuem as palavras-chave que você selecionou.

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A segunda opção é através dos ‘Posicionamentos’.

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Esse é o lugar no qual você mostra os seus anúncios, baseados em sites específicos e páginas da web que você selecionou.

Você pode usar o Planejador de Display do Google para ajudá-lo a desenvolver Palavras-chave e ideias de Posicionamento.

Você pode encontrar o Planejador de Display do Google embaixo do cabeçalho de ‘Ferramentas’.

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Quando eu utilizei o Planejador de Display, apareceram algumas ideias de palavras-chave relacionadas ao tópico de comida de cachorro.

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E, abaixo estão algumas ideias de Posicionamento.

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Se você deseja configurar anúncios do YouTube, clique em +Campanha e selecione ‘Vídeo’.

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Quando você estiver configurando o básico para a sua campanha de anúncios do YouTube, você tem a opção de decidir em qual rede do YouTube gostaria de anunciar.

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A rede de pesquisa do YouTube permite que você anuncie nos resultados da busca do YouTube e ‘ao redor’ dos vídeos.

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A rede de vídeos do YouTube permite que você anuncie no início dos vídeos ou durante eles.

Você não deve selecionar a opção ‘Incluir parceiros de vídeo’, pois essa alternativa é viável apenas quando você estiver anunciando em um site que não seja o YouTube.

Se você não possui muita experiência em anúncios, essa opção pode levá-lo a obter resultados menos almejados.

Você também pode escolher a rede que pretende anunciar quando colar o seu link do YouTube.

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Para anúncios durante o vídeo, você precisará fazer  a mesma coisa que eu expliquei para Anúncios de Rede de Display.

Isso também vale para anúncios da Rede de Display – embora nesse caso, você possa querer aplicar também algumas estratégias que eu abordei para Anúncios de Rede de Pesquisa.

Como melhorar o seu desempenho ao longo do tempo

Nós abordamos as coisas mais importantes acerca do que você precisa fazer para conseguir leads usando o Adwords.

Mas a longo prazo, o que você pode fazer para assegurar que os seus anúncios continuem a conseguir leads?

Afinal de contas, você não gostaria de configurar os seus anúncios e depois vivenciar um declínio gradual ao longo do tempo.

Deveria ser o contrário. Ao longo da execução da sua campanha, você deveria alcançar melhores resultados e conseguir leads.

De forma geral, há duas coisas que você deve sempre prestar atenção caso queira melhorar o seu desempenho ao longo do tempo – os seus anúncios e as suas landing pages.

Em relação aos seus anúncios, eu já abordei algumas das coisas que você pode fazer.

Por exemplo, eu falei sobre como você pode testar diferentes redes no Google Adwords para encontrar a melhor maneira de chegar até a sua audiência.

Como você viu, cada rede possui seu próprio mecanismo de segmentação.

Assim que você começar a obter resultados a partir de uma forma de segmentação, experimente outras maneiras, simultaneamente, para observar se você consegue alcançar resultados melhores.

Se você está usando a segmentação por ‘Palavra-chave’ nas suas campanhas de Display, por que não experimentar a segmentação por ‘Tópicos’ ou até mesmo ‘Interesses’?

Um teste de divisão para os seus anúncios também é uma boa ideia.

Ao fazer isso, você se assegura de que está sempre criando as melhores variações para cada anúncio que está executando.

Até mesmo as menores mudanças podem fazer a diferença. Perry Marshall descobriu que a inclusão de uma vírgula resultou em um aumento de 0,28% no CTR.

Pode não parecer muito, mas a longo prazo é capaz de acrescentar bastante.

Vale a pena mencionar que você deve sempre duplicar uma campanha que está obtendo bons resultados.

O mundo dos anúncios online pode ser inconstante e talvez você nunca saiba quanto tempo uma campanha de anúncio efetiva irá funcionar.

Isso ajuda, portanto, a aumentar o seu orçamento, caso você encontre um anúncio que está gerando um ROI positivo em determinada plataforma.

No que se refere a sua landing page, você também precisará executar regularmente alguns testes de divisão.

Fazendo isso, você continuará a conseguir leads sem precisar aumentar os gastos com o seu anúncio.

Sobre a execução dos testes de divisão para a sua landing page, não tenha medo de fazer algumas mudanças dramáticas.

Essas mudanças dramáticas geralmente revelam algumas surpresas no que se refere a como você pode aperfeiçoar as suas conversões e conseguir leads.

Quando você estiver alterando a sua landing page,assegure-se sempre de que essas mudanças estão dentro das orientações fornecidas pelo Google.

Conclusão

Com todo esse marketing acerca do Facebook Ads no momento, você talvez tenha esquecido as oportunidades oferecidas pelo Google Adwords.

Muitos profissionais de marketing estão com receio de usar o Google Adwords para conseguir leads, pelo fato de essa plataforma ter a reputação de ser rígida no que se refere à aprovação de landing pages.

Isso geralmente representa mais oportunidades para aqueles que estão pensando em realizar o trabalho duro para construir uma landing page nos padrões do Adwords.

Depois de ler esse post, você agora possui uma ideia de como pode conseguir leads usando o Google Adwords.

Coloque essas dicas em prática e veja por si próprio como o Adwords pode funcionar quando configurado apropriadamente.

Você tem alguma dica de como conseguir leads com o Adwords para compartilhar conosco ? Por favor, deixe-me saber abaixo!

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