Como Conseguir Mais de 75% de Tráfego nas Mídias Sociais Quando Você Não é Popular

lonely

Hoje, temos mais plataformas de mídias sociais do que nunca. Mas a maioria dos especialistas em marketing ainda não aproveita isso ao máximo.

Tenho uma pergunta para você:

Quando você vê as palavras “plataforma de mídia social”, o que vêm à sua cabeça? Aposto que é Facebook, Twitter ou Instagram.

Ou talvez no seu caso seja Pinterest, Snapchat ou YouTube.

Mas eu percebi outra coisa. Devem existir outros locais para gerar leads quentes, mais receita e tráfego nas mídias sociais.

Afinal, estamos na era das mídias sociais! Deve existir mais do que quatro ou cinco plataformas que especialistas em marketing podem usar para direcionar tráfego, certo?

Sim, eu sei que o Facebook é enorme. Nenhuma outra plataforma vai chegar nem perto de desbancar o Facebook.

Mas será que não existem outros locais onde podemos encontrar leads, muito tráfego e um público engajado?

A resposta é: claro que sim!

Eu fiz uma pesquisa e encontrei muitas redes de mídias sociais que estavam absolutamente lotadas de usuários. Não, elas não são tão gigantescas como o Facebook ou o Instagram. Mas ainda são grandes.

Não ignore essas redes sociais, menores mas potentes. Você pode descobrir novos públicos aproveitando o poder desses sites.

E de fato, focar em redes menos conhecidas pode trazer até 75% do seu tráfego de referência.

Eu levei algum tempo para entender como esses sites menores são bons para gerar tráfego nas mídias sociais. Ao ignorar essas redes, eu negligenciei um mundo de opções poderosas.

Sozinhos, esses sites podem não ser tão poderosos como o Facebook. Mas quando você usa essas plataformas estrategicamente, os resultados são mágicos.

Aqui estão 6 plataformas sociais que você pode utilizar para obter enormes quantidades de tráfego de referência.

Veja como eu combinei essas táticas de mídia social com SEO para gerar 195.013 visitantes por mês sem gastar um centavo com anúncios.

1. Medium

image19

O Medium é um dos sites mais conhecidos nessa lista. Mas talvez você ainda não tenha pensado nele como uma fonte de tráfego de referência.

Ou talvez você nem soubesse que essa rede é popular. Na verdade, o Medium está crescendo em um ritmo alucinante! Em dezembro de 2016, a rede declarou que tinha atingido 60 milhões de visitantes por mês!

O site tem crescido constantemente desde sua criação, em 2012, e não dá sinais de desacelerar.

Existe todo tipo de conteúdo no Medium – textos políticos, histórias pessoais e claro, posts comuns, em estilo de blog.

O fundador da rede, Evan Williams, declarou:

“O Medium não se importa com quem você é ou quem você conhece, mas sobre o que você tem a dizer.”

Aí estamos nós, especialistas em marketing! Somos pessoas que têm algo a dizer! Adicionamos valor à vida das pessoas através do conteúdo que produzimos. E o Medium é perfeito para isso.

A página principal do Medium te mostra posts selecionados via algoritmo.

image13

A forma como o Medium faz curadoria de conteúdo permite que novas vozes ganhem projeção. Em outras palavras, você não precisa ser uma celebridade ou um influencer para ser destacado na primeira página.

O Medium é dividido em diversas categorias, conhecidas como publicações. Cada uma delas é uma coleção de posts relacionados em um nicho diferente.

Veja abaixo uma das publicações, a Personal Growth:

image16

Autores podem enviar títulos para a aprovação de publicações. Se uma publicação gostar do seu artigo, ela será divulgada para o público deles. E esse público pode ser enorme!

Os artigos em si são simples e minimalistas. Não existem anúncios ou CTAs para distrair o leitor. Assim, essa é uma forma excelente de simplesmente oferecer valor com o seu conteúdo.

image11

Os leitores podem recomendar o seu artigo, o que significa que eles vão compartilhar seu conteúdo com seguidores. Como o Medium usa um sistema de recomendações, sempre existe a possibilidade de viralizar com seu conteúdo.

O cofundador do Grow and Convert, Benji Hyam, obteve mais de 10 mil visualizações em 4 dias em seu primeiro post no Medium. E você também pode ter esses resultados.

image28

Eu não me importaria nada de ganhar 10 mil leitores extras em poucos dias!

Bem, como você pode usar o Medium para direcionar tráfego?

Para começar, crie uma conta gratuita.

(Dica: se você usar o Twitter ou o Facebook para se cadastrar, o Medium vai importar todos os seu amigos e seguidores que já estiverem na rede, criando um público inicial para você)

A seguir, você vai completar 3 passos:

1. Pensar em alguma coisa apropriada para o Medium.

Os leitores do Medium reagem melhor a ideias controversas e provocativas. Quando um funcionário do Yelp publicou uma carta aberta ao CEO, Jeremy Stoppelman, esse artigo se espalhou rapidamente.

Os artigos do Medium não são posts comuns. São textos que fazem declarações ousadas. E esse deve ser o seu objetivo.

Quando tiver uma boa ideia, vá ao Medium e clique em “Write a story”, no canto direito da página.

Você verá então o editor de texto minimalista do Medium:

image12

Você pode escrever diretamente no site ou copiar e colar seu artigo nesse espaço (mas não deixe de ver o próximo item, sobre os títulos).

2. Use o título certo.

A lenda do copywriting, David Ogilvy disse sobre o título:

“Quando você escreve o título, gasta 80 centavos de cada dólar.”

Em outras palavras: seu título é 80% do seu artigo. Isso é especialmente verdadeiro no Medium, onde o título certo pode significar a diferença entre viralizar e ser esquecido.

Para ilustrar isso, vamos ver dois títulos. Qual deles você acha que gerou mais resultados?

image22

image15

Se você respondeu que foi o segundo título, você está certo! “30 Behaviors” ganhou 2,4 mil recomendações e 106 comentários, enquanto “Christmas” teve apenas 12 recomendações e 1 resposta.

Outros exemplos de títulos de impacto:

image03

image04

Crie um título curto e bem forte. Números também funcionam bem, e deixam o título mais atraente.

3. Compartilhe

Após clicar no botão de publicar, é só esperar os resultados. Mas não publique diariamente – use suas outras redes sociais para compartilhar seu artigo.

O Medium pode gerar dezenas de milhares de visitantes em alguns dias ou algumas semanas. De qualquer forma, você vai receber muito tráfego de referência a partir desse site.

2. Reddit

É verdade que, ao longo dos anos, o Reddit tem ficado mais popular como meio para geração de tráfego.   Existem boas razões para isso. Veja as estatísticas:

image29

Com cerca de 150 milhões de visualizações de página por mês, não há como duvidar que o Reddit é uma ferramenta poderosa.

Mas eu vejo muitas pessoas cometerem um grande erro no Reddit: fazer esforço demais para vender.

Adivinhe o que acontece? Usuários mais experientes no Reddit atacam essess usuários. Membros mais experientes da comunidade sabem exatamente quando alguma coisa é uma tentativa de marketing. Se eles acharem que você está só tentando vender um produto ou serviço, você não vai durar muito nessa rede.

O Reddit detesta marketing, mas adora conteúdo útil. Infelizmente, muitos especialistas em marketing cometem o erro de insistirem demais em vendas no Reddit.

O importante é oferecer muito valor. Não foque em vender. Se você fizer isso, não terá resultados. Mas se você oferecer valor, Redditors vão se interessar em conhecer o seu site.

Antes de tudo, vamos conhecer o Reddit.

À primeira vista, o Reddit pode parecer bastante confuso.

Parece um fórum de 2001, certo?

image20

Mas não se engane: há muita coisa acontecendo aqui!

O Reddit é feito de comunidades chamadas subreddits. Existem subreddits com todos os temas possíveis, de assessoria financeira à história da aviação.

Um formato popular no Reddit é o AMA, Ask Me Anything. Basicamente, um especialista cria um tópico e abre espaço para responder a perguntas.

Geralmente, os especialistas passam uma ou duas horas respondendo às perguntas de outros usuários. (Vamos falar mais sobre isso).

Esse é o subreddit /r/Entrepreneur:

image23

Cada artigo e comentário é governado por um sistema de upvotes e downvotes. Pense nisso como botões de “curtir” e “não curtir”.

Quanto mais upvotes seu post tiver, mais alto ele vai aparecer na página do subreddit. E isso significa que mais pessoas vão ser o seu post.

Mas os usuários percebem quando você está tentando se vender. E vão deixar downvotes no seu post.

Na minha experiência, Redditors detestam a maioria das formas de autopromoção e não gostam de sentir que estão vendendo alguma coisa para eles.

Assim, como eu disse, a chave é oferecer muito valor. Isso vai acionar o gatilho da reciprocidade e ganhar as pessoas, em vez de afastá-las.

Vejamos então alguns conteúdos cheios de valor que ajudam a direcionar tráfego:

image31

Esse é um ótimo exemplo de tópico AMA, que oferece muito valor. O usuário se apresentou como voluntário para responder a várias perguntas e mostrou algumas informações sobre ele mesmo.

Como resultado, ele recebeu 381 comentários e o post ganhou 890 upvotes, o que é incrível!

Perceba que o objetivo do post é responder a perguntas. O usuário sutilmente incluiu três links no meio do post, mas isso não é o mais importante.

O usuário também se apresentou como um especialista, e isso abre uma oportunidade perfeita para falar sobre o site. E as reações foram muito positivas.

Aqui está outro post popular:

image10

Esse post é outro AMA que recebeu muita atenção: 413 upvotes e 318 comentários. Ele contém mais autopromoção, mas mais uma vez, as reações foram em sua maioria positiva.

Em ambos os tópicos, os usuários só mencionam seus negócios em relação às suas especialidades. Eles incluem uma ou outra linha convidando Redditors a conhecer suas empresas, mas só.

Em comparação, veja este post:

image09

Esse artigo é visivelmente uma tentativa fracassada de direcionar tráfego. Ele pode parecer inocente, mas para usuários do Reddit, ele comete vários erros sérios.

O autor diz que criou uma lista com 39 hacks de produtividade, mas lista apenas 9. Ou seja, ele já começa fornecendo pouco valor.

E no final do post, você logo vê um link enorme para o blog do autor. Qualquer Redditor veria esse post como uma tática de marketing para obter mais visitantes para um site.

Eu identifiquei logo que esse autor estava muito focado no marketing e que esse post foi um fracasso, com apenas 4 upvotes e 7 comentários.

Agora que você já aprendeu um pouco sobre o Reddit, veja como usar essa rede para direcionar tráfego:

1. Se ainda não tiver uma conta, cadastre-se.

Vá à página de sign up para criar uma nova conta. Se você já tiver uma conta no Reddit (e quiser usá-la para seu negócio) vá em frente.

2. Identifique subreddits relevantes.

Você pode encontrar subreddits usando a ferramenta de busca de subreddits. Você pode também usar a ferramenta de busca comum para encontrar conteúdo relacionado ao seu nicho ou assunto.

3. Use sua conta.

Quando um usuário do Reddit com uma conta criada há dois dias abre vários tópicos que incluem links, a intenção dele fica muito clara para outros Redditors.

Ao encontrar subreddits que você está interessado em usar, passe um mês ou dois respondendo a perguntas e sendo útil. Isso pode tomar algum tempo, mas vale a pena.

4. Forneça conteúdo valioso.

Após entender melhor o subreddit, crie um post longo lotado de valor. Eu recomendo escrever artigos exclusivos para o Reddit.

Depois disso, inclua um link para o seu site, no início ou no final. Caso você tenha dúvidas, examine mais uma vez os exemplos que vimos acima.

(Você pode experimentar também os anúncios do Reddit)

3. SoundCloud

O SoundCloud ficou famoso pela sua interface atraente e fácil de usar para compartilhar música. A rede cresceu muito no mundo da música, com 175 milhões de usuários mensais.

image30

Mas o SoundCloud não é só para música. Também é uma plataforma ideal para podcasts.

image17

Podcasts são muito populares no momento, e você provavelmente já aderiu a essa tendência. Mas talvez você tenha encontrado um obstáculo: o iTunes.

O iTunes é a plataforma preferida por muitos podcasts, mas está extremamente lotado. (Acredite, eu sei.)

Em junho de 2015, o sociólogo Josh Morgan estimou que haviam cerca de 206.000 podcasts diferentes na iTunes Store. E os números só aumentaram desde então.

Como uma plataforma menor (mas não pequena), o SoundCloud oferece um público diferente do do iTunes. E você também pode  se beneficiar da comunidade do SoundCloud.

Se você não faz podcasts, não se preocupe! Você pode usar o SoundCloud para compartilhar todo tipo de conteúdo em áudio. Você pode publicar entrevistas, versões em áudio de webinários e muito mais.

Usar o SoundCloud é muito fácil.

1. Crie uma conta gratuita.

Primeiro, vá à página principal e crie uma conta gratuita, clicando no botão “Create account”, no canto superior direito.

2. Envie seu áudio.

A interface do SoundCloud faz com que seja muito fácil enviar arquivos.

image07

Se estiver enviando um podcast, você terá que configurar sua feed RSS. Se você ainda não souber bem o que fazer, o SoundCloud vai te ajudar com seu guia de podcasting:

image24

E se tudo isso não for suficiente, o Soundcloud tem uma comunidade vibrante de podcasting onde você pode conhecer outros produtores e fazer perguntas:

image14

Se você quer publicar qualquer tipo de conteúdo de áudio, o SoundCloud é o site ideal para você. (Mas não se esqueça de enviar seus podcasts também para outras plataformas, como o Stitcher e o Podbean.)

4. Google+

Ah, o Google+. Lembra dele?

O Google+ passou por muitas alterações. Quem usou o serviço apenas na época do lançamento talvez não reconheça a maior parte dele hoje.

Eu sei que muitos pensam que o Google+ morreu, mas ele definitivamente merece sua atenção.

Apesar de ser menor do que gigantes como o Facebook e o Twitter, o Google+ está cheio de comunidades ativas, algumas com centenas de milhares de membros.

Em sua versão atual, o Google+ oferece duas funções importantes: as comunidades e as coleções.

As comunidades do Google+ funcionam de uma forma parecida com os grupos do Facebook. Os membros podem postar conteúdo, compartilhar mídia e conversar entre si.

Algumas dessas comunidades são enormes. A comunidade de Google Analytics tem 168.594 membros.

image01

Comunidades são também um espaço excelente para compartilhar seu conteúdo e para conversar com outros usuários sobre ele.

Isso também aumenta a probabilidade de o seu conteúdo ser compartilhado e levado a um público ainda maior.

A seguir, temos as Coleções. Essa é a forma que o Google+ usa para agrupar posts por assunto. Outros usuários podem seguir suas coleções para ver seus posts mais recentes naquele tema.

image05

Coleções em quase todos os temas podem atrair milhares de seguidores facilmente. Essa coleção sobre busca semântica e SEO tem 11.377 seguidores:

image26

Veja como começar a usar o Google+:

1. Faça login usando sua conta do Google.

Se você já tem uma conta no Google, clique em sua foto de perfil, no canto superior direito, e clique em “Google+ Profile.”

2. Crie coleções

A partir daqui, você você postar e criar coleções. Siga as regras que já discutimos: compartilhe conteúdo incrível e seja útil.

3. Entre em comunidades.

Encontre as comunidades de Google+ ideais para você, torne-se membro e participe das discussões.

5. About.me

Gosto de mostrar aos meus leitores minhas armas secretas – as ferramentas e recursos que quase ninguém conhece. E essa é uma arma secreta muito útil.

O About.me é uma plataforma para páginas pessoais que facilita o processo de se conectar com alguém.

image27

À primeira vista, o About.me parece um pouco limitado. Você não pode criar posts ou seguir ninguém.

Isso não é muito legal, certo?

Mas continue lendo.

O About.me tem muito poder oculto. Aqui está uma página típica do About.me:

image21

Essa página inclui bastante personalização. Veja como o CTA foi personalizado. O About.me oferece várias opções de CTA diferentes que levam a sites externos.

Você pode usar sua página do About.me para direcionar tráfego para o seu blog, podcast, vídeos ou qualquer outra coisa.

O About.me ainda tem um desempenho muito bom nos resultados de pesquisa. Se você criou uma página há tempos e depois parou de usá-la., recomendo que você volte ao site e renove seu perfil.

Se você é um empreendedor ou uma empresa, pode alcançar um público totalmente novo usando as páginas do About.me. O site também funciona como uma espécie de cartão de visitas online.

Para criar sua página no About.me, siga os passos abaixo:

1. Cadastre-se para criar uma conta e vá até sua página pessoal.

Sua página deve aparecer quando você inserir “about.me” na barra de URL do seu navegador.

2. Edite sua página.

Você vai ver um ícone de engrenagem com seu nome no canto superior direito. Clique nele para abrir as opções.

image06

Você pode alterar praticamente tudo e criar uma página perfeita para você.

Ao concluir isso, você será automaticamente direcionado para a página Discover, o que significa que pessoas de todo mundo vão ver seu perfil em breve.

image25

O About.me pode não ser a plataforma de mídia social mais poderosa, mas é uma plataforma que não está sendo usada por muitas pessoas, o que significa que você terá mais chances de se destacar.

6. Stack Exchange

Você provavelmente já viu muitos artigos em que eu falo sobre os benefícios do Quora. É um site excelente, e eu continuo a recomendá-lo, mas não é a única opção de site de perguntas e respostas.

O Stack Exchange é um site de perguntas e respostas em crescimento, com 162 comunidades muito ativas. Ele é muito parecido com o Quora, o que significa que, se você está acostumado ao Quora, vai ser fácil se juntar ao Stack Exchange.

image00

O Stach Exchange até fornece um tour do site para seus usuários – que você deve fazer agora mesmo.

Inicialmente, o Stack Exchange se parece com um fórum típico. O site é organizado da mesma forma, e você posta e responde a outros usuários.

A diferença é que o Stack Exchange é separado em comunidades diferentes, dedicadas a responder a perguntas.

image08

Como a página informa: “Não somos um fórum de discussão. Não conversamos aqui.”

O site se parece também com o Reddit, com seu sistema de upvotes e downvotes. Adicionalmente, os usuários podem receber feedback positivo por responder bem a perguntas. O Stack Exchange chama isso de reputação.

De fato, se sua reputação subir bastante, você vai ter acesso a ferramentas de moderação:

image02

No Stack Exchange, suas respostas são importantes. Para se tornar um colaborador incrível, você tem que superar expectativas, respondendo a perguntas em detalhe.

Veja como se tornar um mestre no Stack Exchange:

1. Crie uma conta e mergulhe no site.

Após criar uma conta gratuita, procure comunidades relevantes à sua especialidade. Você pode ver todas as comunidades do Stack Exchange aqui. Ou verificar as tags.

2. Contribua.

Hora de responder a perguntas.

Como escrevi no Quick Sprout, você deve procurar perguntas que atendem a esses critérios:

  • Foram publicadas recentemente
  • Têm um número razoável de visualizações
  • Não receberam muitas respostas

Como esta, com 17 upvotes e 3 comentários:

image18

Questões que atendem a esses critérios tendem a ser difíceis, o que explica a grande quantidade de visualizações e as poucas respostas.

Ao responder, você ajudará alguém com uma pergunta difícil e a sua resposta vai atrair atenção.

Lembre-se de só responder perguntas em assuntos sobre os quais você já escreveu. Em caso contrário, vai ser estranho tentar direcionar tráfego para o seu site. 

Uma opção é dar uma resposta curta e incluir um link para o seu conteúdo. Ao fazer isso, você está dizendo: “Eu já respondi a essa pergunta em um artigo, veja só”.

Você também pode incluir um link para o seu conteúdo no meio de uma resposta longa. A vantagem disso é fornecer uma resposta mais detalhada, que geralmente vai te dar mais credibilidade.

Assim como no Reddit, sua estratégia no Stack Exchange deve ser entregar valor. Suas respostas devem ser completas e detalhadas.

Fazendo isso bem, você pode se tornar uma autoridade e gerar ainda mais tráfego. Esse é o poder do Stack Exchange.

Conclusão

Sei o que você está pensando: “Por que eu deveria usar essas redes, quando as plataformas de mídias sociais maiores são tão poderosas?” ”

Não estou desprezando o Facebook, o Twitter, o Instagram ou nenhum outro grande site de mídia social! Acredito que você deve usar os quatro sites mais poderosos. Mas e se o Facebook mudar seu algoritmo ou uma dessas plataformas deixar de existir?

Você não deve se tornar dependente de uma rede. Em vez disso, você precisa diversificar suas fontes de tráfego nas mídias sociais e encontrar novos locais com tráfego ainda mais valioso.

Essas redes sociais “pequenas” são mais poderosas do que você imagina.

Experimente essas alternativas e veja se elas funcionam bem com as suas estratégias de marketing.

Selecione uma rede. E por um mês, dedique-se exclusivamente a ela. Veja o que acontece.

Garanto que você não vai se decepcionar.

Na sua opinião, que plataformas de mídias sociais são subestimadas? Quais delas direcionam mais tráfego de referência para o seu site? 

Share