Como Conseguir Muitos Compartilhamentos nas Redes Sociais Com Seu Post do Blog

likes

Se você não suporta ver os contadores de compartilhamentos nas redes sociais parados no “0”, então este post é pra você.

Obter grandes compartilhamentos sociais é algo que a maioria dos blogueiros e os profissionais de marketing de conteúdo querem alcançar. Mas quantas pessoas atingem esse objetivo?  

Houve um tempo em que o posts do meu blog ganhavam  de 10 a 20 compartilhamentos sociais e somente uma mão cheia de comentários. Mas hoje, a história é diferente.

Tudo depende do tipo de conteúdo que você cria e como você o divulga. 

Uma pesquisa recente descobriu que usuários do Facebook compartilham 2,460,000 partes de conteúdo por minuto. E Isso é muito conteúdo. Você precisa se destacar ou então você se perderá em um mar de posts de gatinhos fofos. 

image02

A forma que criamos e divulgamos conteúdo está evoluindo constantemente. Certas atividades de marketing são compreendidas e se tornam populares, enquanto outras desaparecem.  

Os posts do seu blog têm estas 4 qualidades? Se não, será difícil obter grandes compartilhamentos sociais. 

Tenho certeza que você já viu alguns posts que geraram milhares de compartilhamentos nas redes sociais e pensou: “Mas eu posso escrever um conteúdo melhor.” Bom, talvez. 

Mas isso realmente importa? A verdade é que você precisa aprender o que faz alguns posts terem mais êxito do que outros – Por que alguns conteúdos sobrevivem ao teste de tempo, enquanto outros rapidamente desaparecem. 

Vamos observar os 4 ingredientes que você precisa colocar no próximo post do seu vlog para que possa gerar grande compartilhamento social:

1. Crie conteúdo que desperte criatividade, encanto e surpresa.

Se você não quer que o feed do seu Facebook e Twitter pareça um cemitério, você precisa fazer o trabalho de compartilhamentos e comentários simples para os seus leitores. Desperte a criatividade, encanto e surpresa em seu conteúdo.  

Dessa forma o seu conteúdo irá se destacar dos 2 milhões de posts em blogs que são publicados todo dia. É conteúdo suficiente para preencher a revista TIME por 770 anos! 

image20

Sinais sociais são importantes. A maioria das pessoas que criam conteúdo não pensam que compartilhamentos nas redes sociais importem tanto, especialmente para SEO. Bom, estamos vendo muita atenção direcionada para o engajamento social nestes dias. Além do mais, os sinais sociais podem beneficiar o SEO –  e este impacto só vai aumentar. 

Você já sabe que a sua audiência perfeita está por aí. Mas, o que você pode fazer para trazê-las para o seu blog? É simples: Crie conteúdo útil e amplifique o alcance através de compartilhamentos nas redes sociais. 

Compartilhar irá expor o seu conteúdo para os amigos, fãs, membros da família, clientes, colegas e consumidores da sua audiência atual. 

Se você observar o quadro abaixo, mostrando as taxas de utilização de vários conteúdos de táticas de marketing B2C, notará que o conteúdo de mídia social é usado 93% do tempo. Isso deve te dizer algo.

image09

As pessoas querem conectar, compartilhar e comunicar com você em suas redes sociais favoritas. Não é mais suficiente apenas criar conteúdo e orar pra que seu público magicamente apareça. Você tem que guiá-los.

Conteúdos que provocam comoção, sempre obtêm muitos compartilhamentos nas redes sociais. 

Jonah Berger, em seu New York Times bestseller Contagious: Why Things Catch On, simplificou compartilhamento social em 6 elementos chaves. Um dos elementos – emoção – que é na verdade O fator chave, porque leva aos outros 5 elementos.  

Em copywriting, sabemos que consumidores compram produtos baseados em ativadores de emoção e então justificam as compras com lógica. Isso demonstra o porquê da emoção ser um condutor de direção poderoso.

Se você quer que os seus leitores voluntariamente compartilhem o seu conteúdo, então ele tem que tocá-los internamente por sugestões e estímulos. 

Nem todas as emoções são geradas da mesma forma. Por exemplo, emoções como curiosidade, encanto e surpresa são geralmente mais fortes do que outras emoções. 

Como eu sei disso? Bem, Fractl conduziu um experimento muito interessante com imagens virais. Eles quebraram ativadores emocionais que fizeram com que as imagens fossem para o topo do Imgur (um site popular de hosting e compartilhamento de imagens).

Os resultados finais foram apresentados em uma Plutchik wheel modificada para verificar quais emoções tiveram o impacto mais poderoso no compartilhamento viral:

image06

A 5 emoções que preparam as pessoas para compartilharem mais conteúdo do que outros são:

  • Curiosidade
  • Encantamento
  • Interesse
  • Espanto
  • Incerteza

Essas emoções têm mais sensações positivas do que negativas. 

Sim, muitas vezes as pessoas são atraídas por histórias negativas. Vemos isso na popularidade dos sites de notícias. Notícias negativas sempre conseguem a atenção das pessoas. 

image15

Entretanto, as pessoas preferem mais compartilhar histórias positivas. De fato, esse estudo descobriu que notícias boas se espalham mais rápido no Twitter e no Facebook.

Contanto que o seu conteúdo provoque emoções positivas como curiosidade, as pessoas irão compartilhá-lo. Aqui está um exemplo: 

image13

Você também deve tentar infundir emoções de encanto nos conteúdos que deseja que sejam compartilhados por todos. Escrevi dois posts como este. Aqui está um exemplo:  

image16

Você já sabe como criar conteúdo que converte. Tente visar a provocação de emoções como curiosidade, encanto e surpresa e assista à enxurrada de compartilhamentos nas redes sociais.

Além disso, histórias positivas criam risos. E fazer as pessoas rirem é a principal motivação para compartilhar um conteúdo. 

image08

2. Elimine o atrito entre compartilhamento e engajamento. 

Atrito é a força que mantém duas superfícies em contato se movendo livremente. 

Quando começar a obter um grande compartilhamento social, você tem que eliminar o atrito entre compartilhamento e engajamento. Melhor ainda, remover cada obstáculo que apareça entre o compartilhamento e engajamento.

image21

Um estudo de negócios da Wharton revelou que existem 4 tipos de compartilhadores sociais. Esses compartilhadores podem ser divididos em subtipos. 

Você tem que entender que alguns compartilhadores irão ler o seu conteúdo e ficarão animados em compartilhá-lo, porém, outros são apáticos, porque pensam que dá muito trabalho compartilhar. 

Em otimização de conversão, a recomendação geral é que você acabe com o atrito por trás do compartilhamento, fazendo com que seja o mais fácil possível para o leitor compartilhar o seu conteúdo.

Para eliminar o atrito e persuadir o seu leitores a compartilharem o seu conteúdo, faça o seguinte:

i).  Adicione botões de compartilhamento social: Normalmente, adicionar botões de compartilhamento pode parecer um conselho muito básico. Porém, muitos donos de sites e blogueiros ainda não o fizeram.

Você não pode falar sobre otimizar os seus botões de compartilhamento se você não os tem localizados perto do seu conteúdo. 

Se você é um usuário do WordPress, alguns dos plugins mais populares para adicionar botões de compartilhamento social nos seus posts e páginas são: 

ii).  Escolha boas localidade para os seus botões: Posicionamento importa. É por isso que o teste A/B é tão vital para o seu sucesso. 

A verdade é que a maioria das pessoas compartilham conteúdos sem lê-los completamente. Se você perceber isso no seu site, seria interessante localizar os botões de compartilhamentos nas redes sociais acima do seu post. Aqui está um exemplo:

image11

Maximize compartilhamentos nas redes sociais para pessoas que gostam de compartilhar conteúdos sem ler, leitores do tipo sensoriais e ardentes podem igualmente acabar compartilhando o post. Você deve ter botões flutuantes que ficam ao lado. 

image14

iii).   Menos é sempre melhor: Quantos botões de compartilhamento social você deve usar? Bom, não existe resposta certa ou errada para isso. Como sempre, você tem que testar para tentar acertar o que funciona melhor com o seu público. 

Na minha experiência pessoal, menos é sempre melhor. Você percebeu que eu só uso duas redes no QuickSprout? Quando eu aumentei para 5 botões, meus compartilhamentos nas redes sociais caíram para 29%.

O gráfico a seguir mostra uma queda de compartilhamentos nas redes sociais por rede: 

image12

De relance, você pode ver que o Facebook e o Twitter são de longe as duas redes de compartilhamento mais populares. Isso significa que independentemente do seu nicho ou conteúdo, você deve incluir as duas redes.

Nas anotações ao lado, se você usa muitas imagens em seu post, então deveria adicionar também aos seus botões de compartilhamento social o Pinterest. Confira os melhores sites da sua indústria para orientações. 

Por exemplo, se eu fosse começar um blog de comidas e receitas, eu iria até um site popular como o Allrecipes.com, clicaria nos últimos posts para ver as redes que eles utilizam e as estatísticas até o momento: 

image04

Quando adicionar as redes aos seus botões de compartilhamento, foque naquelas que terão mais impacto nas suas conversões.

Derek Halpern, fundador do SocialTriggers.com, adicionou as redes Facebook e Twitter em seus botões de compartilhamento. O número de compartilhamentos dele no Facebook parecem sugerir que foi uma boa escolha.  

image01

3. Não implore por compartilhamento, apenas peça. 

Existe uma diferença entre implorar e pedir.

Implorar faz com que você pareça desesperado. Quando você soa desesperado ao pedir pessoas para compartilharem o seu conteúdo, elas vão provavelmente ignorá-lo. 

Frequentemente, a razão pela qual as pessoas imploram é porque elas sentem que não foram correspondidos.

No contexto do marketing online, pode significar que seu conteúdo não é relevante ou inspirador.

Pedir por compartilhamento te faz responsável, porque você está empurrando pessoas a agirem baseadas nos valores que você  proferiu. 

Dan Zarella conduziu um estudo de retweets para determinar o porquê de alguns tweets terem recebido mais compartilhamentos do que outros. Acontece que simplesmente pedir retweets (ou “RTs”) é extremamente efetivo: 

image22

Quando você confia em alguém, provavelmente compartilhará o post se ele pedir ou não. 

É por isso que construir relacionamento com seus inscritos é uma ótima forma de ter seu conteúdo compartilhado.

Existem duas formas de pedir que pessoas compartilhem o seu conteúdo: 

i).   Notifique os seus inscritos por e-mail: Isso é simples. Quando você publica um novo post que você se orgulha, envie um e-mail para os seus inscritos.

Você pode incluir uma frase ou duas abaixo do e-mail. Adicionando algo ao longo das linhas como: “Se você acha que seus amigos/redes se beneficiariam com este post, por favor, compartilhe-o com eles – Apreciaria muito.”  

ii).   Mencione outras pessoas em seu conteúdo: Com que frequência você faz isso? É importante mencionar outros influenciadores e blogueiros da sua indústria (mesmo fora da sua indústria).

image03

É muito mais fácil fazer com que as pessoas que você mencionou no post compartilhem o seu post com os amigos e clientes. Você pode alcançá-los por e-mail e notificá-los. 

Se você mencionar outras pessoas e promovê-las, será correspondido com mais reciprocidade, e mostrarão o seu conteúdo para o público delas. 

Não implore por compartilhamentos nas redes sociais. Não funciona. Mas se você usar as duas táticas abaixo para pedir por compartilhamentos, você com certeza conseguirá muitos deles.  

4. Obtenha mais impressões sociais com visuais relevantes.

Escrevi extensivamente sobre como você pode utilizar infográficos para aumentar para 5.000 visitantes por semana em seu blog.

É definitivamente possível, graças ao poder do conteúdo visual de marketing.

image07

Recursos visuais como imagens, screenshots e infográficos atraem mais pessoas do que apenas textos. É por isso que posts que incluem imagens no Facebook obtêm:  

  • 104% mais comentários
  • 84% melhor taxa de cliques 
  • 54% mais curtidas

Essas enormes taxas de engajamento no Facebook podem ocorrer devido ao que as imagens e outros meios visuais causam na mente humana. 

De acordo com o HubSpot, o cérebro humano processa recursos visuais 60.000 vezes mais rápido do que um texto plano. E 65% dos humanos são aprendizes visuais. Isso significa que eles preferem aprender coisas novas por meio de conteúdos como vídeos, infográficos, etc e não por texto plano. (e.g., posts de blog).

image05

Marcas que estão integrando artigos visuais em seu marketing estão obtendo grande engajamento nas mídias sociais. 

Como exemplo, a Burberry, uma marca que conduz a moda e o estilo de vida do Reino unido, criou uma campanha inspiradora para o Ano Novo Lunar que contou com a presença de Romeo Beckham. O conteúdo gerou mais de 100.000 curtidas e 13.000 compartilhamentos

image19

Uma imagem exclusiva da Burberry com a artista britânica Jessica May Underwood recebeu mais de 53.000 curtidas e 270 comentários.

image10

Para obter mais pessoas curtindo e compartilhando o seu conteúdo, você precisa incluir dados e artigos visuais em seus posts. 

Buffer analisou uma pequena amostra de 100 tweets e descobriu que tweets com imagens geram 18% de cliques a mais, 150% a mais de retweets e são 80% mais favoritados. 

Entretanto, não apenas imagens irão produzir os melhores resultados para você. 

Você não precisa ser um designer gráfico profissional, mas escolher imagens aleatórias não irá funcionar. 

Para começar, não utilize imagens estocadas  que são irrelevantes para o seu post: 

image18

De acordo com a Social Media Examiner, se você quer que suas imagens chamem a atenção nas redes sociais, você tem que encontrar imagens de alta qualidade, que são relevantes ao seu tópico e incluir algum tipo de mensagem persuasiva. 

Além disso, adicionar call-to-action à imagem em si, pode aumentar as taxas de cliques em 14% .

Aqui está um ótimo material sobre tamanhos ideais de imagens para cada rede social: 

image00

Quando você criar posts no blog, quebre partes dos textos com imagens relevantes. Aqui está como se faz: 

image17

Conclusão

Continue criando conteúdo de alta qualidade, porque isto é o selo de toda campanha de sucesso nas mídias sociais.  

Não se esqueça de compartilhar o seu melhor conteúdo quando os membros da sua audiência estiverem mais ativos nas mídias sociais. Isso girá garantir que você alcance as pessoas certas no momento certo. 

No lado técnico, você também deve customizar as suas tags de meta social e o seu compartilhamento social irá disparar.

Leve a sério o compartilhamento social, porque pode levar a mais tráfego, vendas, e visibilidade da marca para o seu negócio. E, a longo prazo, pode impactar o SEO.

Quais outras táticas ou estratégias você usou para aumentar os compartilhamentos nas redes sociais?

Share