Como Conseguir Seguidores no Instagram Hoje e Aumentar as Vendas

instagram

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo inteiro, a mídia social tornou-se um canal fantástico para empresas se conectarem com seus clientes.

E se o seu público-alvo ama meios visuais, então você não pode ignorar a plataforma que vê 70 milhões de fotos serem postadas todos os dias… 

Instagram.

Especialmente empresas que pertencem à moda, viagem ou indústria alimentícia, têm uma oportunidade incrível de se engajarem com o seu público no Instagram. 

Contudo, apenas 30% das empresas são ativas no Instagram. Você pode pensar que o fato de a taxa de adoção de negócios ser baixa, significa que você terá pouca concorrência e conseguirá um engajamento social maior no Instagram.

Quer aumentar as suas vendas através do Instagram? Então faça o download deste guia para aprender como conseguir seguidores no instagram.

E isso é parcialmente correto – Forrester em sua análise das 50 melhores marcas mundiais em 2015, descobriu que o Instagram permanece o rei incontestável na taxa de interação por seguidor. 

image08

A notícia ruim é que essa interação de 2014 caiu para a metade na taxa de engajamento por seguidor de 4,213%. Isso sinaliza que muitas marcas se juntaram à plataforma visual para promover suas empresas e postam novidades regularmente. Mais conteúdo, significa baixa taxa de engajamento. 

Com o aumento da frequência de atualizações, um usuário do Instagram perde 70% dos posts das contas que ele segue.

Para resolver esse problema, o Instagram recentemente  anunciou que usará um algoritmo para mostrar aos usuários os posts que os interessam. Também usarão o seu “relacionamento com a pessoa e a pontualidade do post” para preencher o seu feed. 

Déjà vu?

Sim, o Instagram está seguindo o perfil do Facebook.

Isso significa que você não pode simplesmente confiar na indústria de atualizações em tempo real ou aumentar a sua frequência de postagem para aparecer mais nos feeds dos seus seguidores. Você deve focar mais nas preferências do seu público e usar técnicas inovadoras para engajá-los. 

Preparei 5 dicas sobre como conseguir seguidores no Instagram, aumentar as taxas de engajamento com o seu público-alvo e para conduzir vendas. 

Vamos para a número 1.

Conseguir Seguidores no Instagram Dica #1. Carregue as suas atualizações com hashtags relevantes

Você já pode conhecer a eficácia das hashtags em alcançar o público-alvo no Twitter

image01

Mas o quão importante elas são no Instagram?

Eu diria que elas são mais importantes do que todas as outras plataformas de mídias sociais. As hashtags são linguagens que os usuários do Instagram falam. Um usuário poderoso pode ser encontrado carregando pelo menos 30 hashtags em sua atualização, que no caso é o limite de hashtags por post.  

image10

Você não precisa se preocupar com o excesso de hashtags no Instagram. Mais hashtags significam mais curtidas em suas fotos.

image07

TrackMaven descobriu que posts com 11 hashtags ou mais obtêm o máximo de engajamento.

image05

Então, como encontrar hashtags relevantes para colocar em cada post?

O processo é parecido com a execução de pesquisa de palavra-chave. Use hashtags relevantes que os seus concorrentes e defensores da marca estão usando em suas atualizações.

Você também pode dar uma olhada nas 100 hashtags mais populares selecionadas pela Webstagram aqui. Eu coloquei as 20 melhores no print abaixo.

image27

Adicionar hashtags populares expandirá o alcance do seu post, mas certifique-se de usar apenas aquelas relevantes ao seu produtos e que combinem com a personalidade da sua marca. 

Caso contrário, você verá apenas um crescimento a curto prazo no engajamento do seu Instagram, e os seus novos seguidores não se converterão em vendas adicionais.  

Além disso, se você colocar hashtags menos populares em seus posts, então você aparecerá no topo do feed de busca quando as pessoas buscarem por elas. Procure por hashtags de baixa competição (como em direcionar palavras-chave cauda longa em seus posts no blog).

A Insellycom utiliza uma variedade de hashtags em suas atualizações, incluindo algumas populares (como #fashion), algumas razoavelmente populares (como #fashiondaily) e menos populares (como #fashiontrend). 

image14

Você também pode procurar por hashtags relevantes pelas categorias da sua marca e do seu produto e então agrupá-los no Evernote. Richard comanda uma empresa de eCommerce e ele usa dessa técnica para obter eficientemente mais engajamento do Instagram. 

image17

Dica Profissional: Anteriormente você não estava usando hashtags relevantes em seus posts no Instagram? 

Sem problemas. 

Vá novamente aos seus posts antigos e adicione hashtags relevantes nos comentários. O seu post começará a aparecer no feed de busca para as hashtags adicionadas. Você verá um crescimento em seu engajamento e também novos seguidores chegando.  

Conseguir Seguidores no Instagram Dica #2. Faça um concurso de fotografia para engajar os seguidores

Geralmente, existem por aí 3 tipos de concursos no Instagram.  O “Curta para ganhar” e o “cadastre seu e-mail” são menos participativos. Eu recomendo que você use o terceiro tipo, um concurso de hashtag UGC (usuário gerador de conteúdo). 

Convidar a sua comunidade e encorajá-la a criar um conteúdo visual, irá aprofundar o seu relacionamento com ela, além de aumentar significativamente a visibilidade da sua marca. 

Deftones conduziu um concurso de fotografia que resultou em 20,000 novos seguidores e 1,300 novos posts no Instagram  com a tag #deftones dentro de 3 meses. 

Então, como você pode lançar o seu primeiro concurso?

Escolha um objetivo e defina as métricas de avaliação da performance do seu concurso. Pode interpretar como “aumentando os meus seguidores em até 25%” ou “criar 300 posts com @YourInstagramHandle”.

Você pode convenientemente coletar posts relevantes ao redor de um tema, requerindo candidaturas por meio de uma hashtag específica para o concurso. A Esprit lançou esse tipo de concurso de fotografia, pedindo seus clientes para postarem suas candidaturas com a hashtag #everydayamazing.

image00

Em seguida, escolha um assunto que satisfará o seu público e crie uma experiência na qual eles possam compartilhá-la. Por exemplo, os restaurantes Franworks lançaram a campanha Mustache ‘Movember’ no Instagram.

Eles providenciaram imagens de bigodes em suportes para copos e pediram seus clientes para compartilharem suas fotos de bigode com as tags do restaurante (#statestache, #joesmos, #castlestache).  Ofereceram viagens e cartões- presentes do restaurante como prêmios, o que é um grande incentivo para aumentar a participação. 

image23

É engraçado para os usuários participar do concurso, e isso promove o Franworks de uma forma autêntica. 

Se você quiser, pode conferir os concursos lançados anteriormente pelos seus concorrentes no Iconosquare. Busque por hashtags como #concurso e #concursodefotografia.

image28

Quando você finalizar os detalhes do concurso, separe um tempo para promovê-lo. Comece com um evento no Facebook como Buffalo Wing faz abaixo:

image16

Você também pode mandar posts de convites, e-mails anunciando e usar o Facebook Ads para criar um buzz. 

Quando o concurso acabar, você deve anunciar os vencedores na sua página do Facebook ou em um post do blog.

Se você estiver lançando um concurso de larga escala, então aplicativos como o Wishpond podem te ajudar facilitando gerenciamento do concurso. 

Conseguir Seguidores no Instagram Dica #3. Se expresse com a linguagem que mais cresce nos últimos tempos

Esta linguagem pode te ajudar a humanizar as suas comunicações, aumentando as suas taxas de abertura do e-mail, engajamento e conversões. E ela teve um crescimento enorme no UK.

Estou falando dos emoticons.

image26

Com o lançamento do teclado de emoji no iOS,  o uso do emoji explodiu no Instagram.

image29

Aproximadamente 50% de todos os títulos e comentários do Instagram têm pelo menos um emoji. Então é moleza integrá-los em suas atualizações para que elas tenham expressões. 

Então, quais são os emojis que o usuários do Instagram mais gostam?

A Simply Measured, em sua análise de 2500 posts no Instagram, descobriu que o “coração de amor” recebe o maior engajamento por post. “Brilhos” e “paleta de artista” são os próximos na lista de maior engajamento.

Aqui está um gráfico com análises dos 10 emojis mais usados versus o engajamento que eles obtêm. 

image12

Mesmo que os emojis devam fazer parte do seu vocabulário no Instagram, você deve entender primeiro como o seu público se comunica com eles. Mesmo corações com cores diferentes tem significados diversos. 

image11

Se você é um novato com os emoticons, o Guia de Emoji do HubSpot é um bom lugar para se começar. 

Uma vez que você se tornou familiar, aqui estão 3 dicas para extrair o valor máximo dos emojis e conseguir seguidores no Instagram.

1. Sue Zimmerman usou emoticons para aumentar suas vendas de varejo em até 40%. Ela sugere usar emoticons em 3 lugares no seu perfil do Instagram para obter um grande aumento em seu engajamento.

image20

Aqui está um vídeo tutorial que ela criou para te ajudar a usar estrategicamente emojis no Instagram. 

2. Em 27 de Abril de 2015, o Instagram começou a permitir que seus usuários usassem hashtag de emojis. Isso significa que agora você pode procurar por emoticons na página de pesquisa e utilizá-las nas legendas das suas fotos. 

image24

E, os usuários do Instagram gostam desse recurso? 

Pode apostar.

Pesquisa realizada por Curalate descobriu que emojis usados sozinhos eram tagueados 6,4 milhões de vezes dentro de um mês desde o seu lançamento. 

image18

Complementando, metade dos 20 emojis mais tagueados são os smileys. Isso nos trás uma marca inerente de todas as mídias sociais, emoção positiva é mais contagiosa que negativa. Aqui estão os 10 emoticons mais usados, segundo Curalate.

image19

Usar emojis em suas mensagens te ajudará a se expressar sem muitas palavras. Você pode aproveitar essa linguagem universal para se conectar melhor com seus fãs.  

3. Você pode sempre postar um comentário normal ou legenda para apreciar fotos bonitas – “Um bebê muito fofo”.

Mas, se você quiser chamar a atenção, entreter o seu público e fazer com que eles sempre retornem, então é preciso ser criativo. E emojis são um meio visual incrível de se fazer isso.

Você pode seguir o caminho do ps.ny, no post da Sue abaixo. O comentário dela diz “Tão ador:)veis e incr:)veis!!!

image13

Da mesma forma, ArnoldGrape usou emojis de uma forma criativa, em um comentário na conta crushsocial abaixo. Em vez de escrever “incrível”, ele colocou “Mantenha-se [emoji]’n no [emoji] [emoji]”.

image25

Você pode obter mais dicas do Anthony Thompson para triplicar o engajamento no seu Instagram com comentários de emoji aqui.

Conseguir Seguidores no Instagram Dica #4. Use os filtros certos e poste regularmente

Com as mudanças de algoritmo atingindo o feed do Instagram, postar imagens de qualidade se tornou ainda mais importante. De fato, as contas do Instagram que postam gráficos superiores, encontraram como fugir da alta frequência. 

image06

Além disso, os Instagramers respondem favoravelmente a poucos filtros selecionados. Segundo uma pesquisa feita na Georgia Tech e no Yahoo Labs, fotos com filtros são 21% mais prováveis de serem vistas e 45% mais prováveis a serem comentadas. 

Então, quais filtros funcionam melhor?

Track Maven descobriu que usar “sem filtro” e “Inkwell” em suas fotos conduzirão à maior interação.

image09

Enquanto os filtros acima são um bom começo para experimentação, seu público pode ter um filtro favorito diferente. Você precisa ir a fundo na performance da sua própria conta, usando uma ferramenta como o Iconosquare.

Uma vez que você obtém seus próprios gráficos correlacionando engajamento com os filtros, você será capaz de julgar as preferências do seu público. Se você está apenas iniciando o seu Instagram e não tem muitos seguidores, estude seus competidores para ver o que está funcionando para eles.

image02

Dica Profissional : Você sabia que o Instagram também autoriza os seus usuários a postarem conteúdo em vídeos de 15 segundos? Mas, de acordo com uma pesquisa feita pelo Locowise em Abril de 2015, apenas 10,81% dos posts no Instagram são em vídeo. Contudo, eles obtêm 17,51% de todos os comentários. 

Essa é uma oportunidade para você ainda não experimentou para fazer o seu engajamento crescer. Comece com um vídeo para o Instagram aqui.

Conseguir Seguidores no Instagram Dica #5. Pague para celebridades do Instagram para obter colocações patrocinadas  

Propaganda tradicional no Instagram é lucrativo, mas terá uma curva de aprendizado. É por isso que eu quero te apresentar a uma estratégia de propaganda no Instagram não convencional que tem me ajudado a gerar $332.640 em 3 meses.

O método envolve alcançar usuários do Instagram com muitos seguidores (20k – 200k) e pedir que eles promovam o seu produto.

Existem duas estratégias para fazer isso. 

1. Você os paga acima de 20 dólares por post patrocinado (o custo depende do tamanho da influência de seguidores). Observe como a modelo Maxim Ashley Sky promove o Your Tea no post abaixo e obtém um engajamento incrível dos seus seguidores.

image04

2. A forma mais natural (sem venda) é enviar o seu produto para o usuário e pedi-lo para fazer um review. Lembre-se que autenticidade ajuda a aumentar o engajamento. 

Eu consegui 2.570 cadastros de email gastando 75.000 dólares em tais colocações do Instagram. 

image21

Em uma startup de moda masculina, a Bachelr pagou 50 dólares por imagem para promover seus produtos através de contas famosas de moda masculina no Instagram. 

image15

O resultado?

Uma inundação no tráfego fez cair os servidores. 

image22

Então como você encontra celebridades que têm muitos seguidores no Instagram?

Pegue a sua lista de hashtags populares do seu segmento (que você criou na estratégia 1) e procure por elas no Webstagram. Você encontrará os usuários principais do Instagram que apresentam essas palavras-chave. 

Essa estratégia não depende de um orçamento grande. Você pode olhar na lista de celebridades abaixo e encontrar aqueles que têm menos seguidores, mas que ainda estão dentro do seu orçamento.

Conclusão

Dentre todas as plataformas de mídias sociais, o Instagram ainda gera o maior engajamento de usuários para as marcas. É bom para construir relacionamentos profundos com seus clientes e gerar vendas. 

As cinco estratégias que compartilhei nesse artigo são comprovadas para aumentar o seu engajamento. Gostaria de finalizar com este brilhante infográfico feito por Made Freshly que resume um post de Instagram perfeito. 

image03

Existe alguma outra estratégia que você já usou para conseguir seguidores no Instagram? 

Share