Como Conseguir Seguidores no Instagram (Mais de 300 Seguidores Reais Por Dia!)

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Alguns anos atrás, eu escrevi um post sobre como conseguir mais seguidores e curtidas no Instagram.

Mas há um problema com esse post. Eu o escrevi em 2012!

O Instagram está completamente diferente hoje em dia. Se ler o meu artigo antigo, você ainda aprenderá algumas dicas e truques úteis. Mas não saberá como aproveitar todos os novos recursos do Instagram.

Desde aquele tempo, o Instagram já mudou todo o seu visual!

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O novo Instagram tem mais usuários, mais poder, mais recursos e mais potencial do que o de 2012.

Estava na hora de produzir um novo artigo sobre o Instagram. Essa é a principal razão pela qual eu escrevi esse texto.

Mas também há outra razão. Quero ajudá-lo a ter sucesso no Instagram.

O que significa ter sucesso? Significa que você atrai seguidores, curtidas, menções e comentários.

Também significa que você está se engajando em um nível mais profundo com seu público. Você está se conectando com ele de uma forma que realmente importa.

Nesse artigo você aprenderá a conseguir mais de 300 seguidores, que fazem parte do eu público-alvo, por dia no Instagram.

Vou mostrar como fazer isso passo a passo.

Apresentando o Instagram

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Caso você seja novo para a plataforma, deixe-me passar alguns fatos rápidos sobre o Instagram.

O Instagram é um aplicativo para dispositivos móveis para compartilhamento de fotos. Foi lançado em 2010 como um típico aplicativo grátis. Havia outros aplicativos de fotos, mas o Instagram se destacou e começou a crescer.

Eles cresceram tão rápido que o Facebook se interessou e o comprou por US$1 bilhão em abril de 2012.

Em junho de 2016, o Instagram contabilizava 500 milhões de usuários ativos mensais!

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O Instagram costumava ser um aplicativo realmente básico. Você tirava uma foto. Colocava um filtro nela (para você ficar melhor). E compartilhava com o seu pequeno número de seguidores no Instagram.

Era isso. Nada chique.

Esse já não é mais o caso.

Atualmente, o Instagram possui uma tonelada de recursos. Quando o Snapchat começou a atrair milhões de seguidores e apps como o Periscope começaram a utilizar vídeos ao vivo, o Instagram teve que se apressar para oferecer esses recursos também.

Por exemplo, você pode editar fotos usando recursos de edição mais avançados, em vez de ficar só nos filtros que já vêm incorporados no Instagram.

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Você também pode postar histórias. As histórias aparecem na parte superior dos feeds dos seus amigos e ficam ali por apenas 24 horas. Se você quiser manter as suas histórias discretas, você pode enviá-las apenas para amigos e grupos selecionados.

Como no Snapchat, você pode editar as suas fotos com texto, desenho e outros efeitos especiais.

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Ao contrário do Snapchat, não há filtros que fazem você parecer um cachorro.

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O recurso Live Video do Instagram ainda está crescendo. Não é como a maioria das plataformas de vídeo ao vivo, porque o vídeo desaparece assim que você parar de transmitir. Você pode assistir a vídeos ao vivo apenas enquanto eles estão sendo realizados.

Meu objetivo nesse artigo é apenas mostrar como conseguir seguidores no Instagram,  não ensiná-lo a usar cada recurso.

Mas é importante estar ciente de tudo, porque você utilizará diferentes recursos a medida que começar a crescer o seu público em milhares por semana.

Os cinco primeiros passos fazem parte da base estrutural, por isso passarei brevemente por cada um deles. Eu apresentarei mais detalhes nos passos 6-8.

1º Passo: Crie o seu perfil para conseguir o máximo de engajamento

A primeira coisa que você precisa fazer é criar um perfil no Instagram que as pessoas se interessarão.

Isso é muito importante. A sua foto, o seu nome, o nome do perfil e a sua descrição funcionam como um outdoor digital no Instagram. As pessoas verão, procurarão as suas fotos e entrarão no seu site.

Tudo começa aqui.

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Se você está apenas começando com o Instagram, o processo será simples e direto durante a inscrição.

Se você já tem uma conta no Instagram, você pode alterar o seu nome de perfil e nome de usuário.

Primeiro, clique no ícone do perfil no canto inferior direito.

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Em seguida, clique em “Editar Perfil” na parte superior da página.

Agora, mude cada um dos seguintes itens para algo que reflita realmente quem você é e o valor que você fornece.

  1. Nome. Eu recomendo usar o seu nome pessoal.
  2. Nome de usuário. O seu nome de usuário precisa ser único. Se o seu nome já está sendo utilizado por outro, adicione algumas palavras ou frases que o distinguirão.
  3. URL. Coloque o seu site, se você tiver um. URL é o único link clicável que você poderá colocar no Instagram.
  4. Informação. Uma breve descrição sobre si mesmo. Faça essa descrição ser mais pessoal e envolvente quanto possível. Um emoji ou dois não farão mal.

2º Passo: Poste fotos que chamam a atenção das pessoas e que as façam querer se engajar com você

O foco do Instagram é imagens. Nessa etapa, você precisa criar uma coleção de posts que chamam a atenção.

Veja como.

Publique fotos originais

Ninguém gosta de ver uma conta no Instagram que está cheia de fotos compradas ou com imagens virais que já estão batidas. Utilize as suas próprias fotos.

Tenha certeza que as suas fotos são relevantes

Sempre que você postar uma foto, pense sobre o grupo que você deseja atrair. Quem são essas pessoas? O que vai chamar mais a sua atenção? Vou fornecer alguns exemplos de imagens relevantes abaixo.

Adicione uma localização

Ao adicionar uma localização à sua foto, você obterá mais visibilidade. Por quê? Porque a sua foto “está” nesse local. Sempre que alguém pesquisar fotos tiradas nessa determinada área, a sua foto aparecerá.

Clique em “Adicionar Localização” na tela de novo post.

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O Instagram fornece uma lista de locais possíveis para você escolher.

No entanto, você pode digitar qualquer local que deseja e o Instagram irá mostrar uma lista dos locais mais populares nas proximidades.

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Eu recomendo escolher um local popular para que o seu post ganhe mais visibilidade.

3º Passo: Adicione uma legenda grande no seu post

Essa é uma das táticas mais negligenciadas ao se compartilhar uma foto. Você deve adicionar vários parágrafos de um valioso conteúdo escrito no seu post.

Você pode escrever 2.200 caracteres. Isso é muita coisa! Para você ter uma ideia, o tamanho do texto de 2.200 caracteres vai desde o início desse artigo até o parágrafo que termina com “grupos selecionados” (CTRL + F para encontrar e ver como dá para escrever bastante com 2.200 caracteres).

O Instagram mostrará apenas três linhas da legenda da sua imagem nos feeds dos usuários. Mas não tem problema. Se você conseguir chamar a atenção com essas três primeiras linhas, deu tudo certo.

O Instagram tem uma coisa desagradável de não permitir quebras de linha. A maneira mais fácil que encontrei para vencer esse problema é escrever a minha postagem no aplicativo do Notes, copiá-la e colá-la no Instagram.

Para tornar as coisas mais rápidas, eu abro o Notes no meu Macbook que sincroniza com o Notes do meu telefone. Eu digito toda a legenda e verifico a ortografia.

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Abro a nota no meu telefone e copio. Depois eu abro o Instagram e colo na legenda.

Boom. Um bom conteúdo instantâneo e quebra de linhas onde eu quero.

Uma imagem com legenda longa e interessante é a maneira número 1 que eu encontrei para conseguir que as pessoas comentem e curtam os meus posts.

Você tem que começar com uma boa imagem, mas não é o suficiente. Todo mundo já faz isso! Você tem que adicionar mais valor produzindo mais conteúdo escrito!

4º Passo: Adicionar hashtags

Você pode utilizar o Instagram o dia inteiro, mas se não estiver usando hashtags, você não crescerá o seu público.

É simples assim.

Hashtags lhe dão visibilidade. Os usuários do Instagram passam por hashtags como se estivessem na frente de uma tv mudando incessantemente de canal. Eles clicam de hashtag para outra hashtag para outra hashtag, mas ocasionalmente param para ver um usuário interessante.

Mas quais hashtags você deve utilizar?

Se você usar hashtags sem graça como #happy e #selfie, algumas pessoas verão o seu post, mas não será o tipo certo de pessoas.

O seu objetivo é conseguir seguidores no Instagram que fazem parte do seu público-alvo, lembra?

Veja como fazer isso.

Adicione hashtags em um comentário, não na foto

Eu recomendo colocar hashtags em um comentário na sua própria foto.

Por quê? Primeiro, a aparência fica melhor. A legenda da sua imagem deve ser limpa e agradável aos olhos. Hashtags tendem a fazer as coisas parecerem confusas.

Segundo, a sua legenda fica distinta. Hashtags não são para as pessoas verem. São para que as pessoas lhe encontrem.

Terceiro, você pode adicionar mais hashtags. Se você preencher a legenda da imagem até o limite de caracteres, não se preocupe. Você tem mais espaço nos comentários.

Comece digitando hashtag generalizadas que estão relacionadas à sua área ou ao seu público-alvo

Vá em frente e digite uma hashtag generalizada que é relevante para o seu público.

Por exemplo, você pode digitar “#digitalmarketer”. Observe o que acontece no Instagram quando você faz isso:

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O Instagram mostra uma lista de hashtags populares!

Você não precisa adivinhar quais são populares, porque pode ver a contagem de posts no lado direito.

Adicione o máximo possível dessas hashtags, desde que sejam relevantes. Fazer isso lhe dará uma ideia clara dos tipos de hashtags que você deve utilizar e onde utilizá-las.

Quando você encontrar uma lista de hashtags que tem altos níveis de engajamento, eu recomendo copiá-la e salvá-la em uma nota no seu telefone. Dessa forma, em vez de digitar hashtag por hashtag todas as vezes, você pode copiar essa lista e colá-la em seu comentário.

Use 30 hashtags

Quantas hashtags você deve utilizar?

Aqui está uma boa regra para seguir: não menos do que 5. Não mais do que 30.

Por que não mais de 30? Se você adicionar mais de 30, o Instagram não permitirá que você poste o comentário.

5º Passo: Crie um cronograma para postar

Se você não posta no Instagram, ninguém se preocupará em segui-lo.

Aqui está o que eu recomendo:

  • Publique 1-2 fotos ou vídeos por dia.
  • Adicione 5-30 histórias no Instagram por dia.
  • Publique 1 vídeo ao vivo por dia na mesma hora.

Deixe-me explicar melhor.

Publique 1-2 fotos por dia.

Os Instagrammers mais populares postam um monte de fotos.

Há uma correlação entre a frequência com que você posta e quantos seguidores você tem.

Então, por que você deve postar todos os dias? Porque você terá mais seguidores e mais visibilidade (o que também lhe dá mais seguidores).

Não fique só com fotos. Como mostra o feed da Nike, você pode conseguir bastante engajamento ao postar vídeos.

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Adicione 5-30 histórias no Instagram por dia

Uau. São muitas histórias!

Claro, mas é relativamente fácil de fazer. Você pode postar vídeos ou fotos. Eu recomendo uma mistura de ambos.

As suas histórias serão reproduzidas automaticamente como uma lista de reprodução de vídeo. Mesmo que cada história dure somente 15 segundos, você pode fazer com que elas se complementem e formem um vídeo longo.

Esta Instagrammer mantém um estoque regular de mais de 30 histórias. A técnica é eficaz, porque ela aparece regularmente no topo de notícias dos seus seguidores.

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Publique 1 vídeo ao vivo por dia na mesma hora

Vídeo ao vivo ainda não decolou no Instagram como no Facebook, mas ainda é poderoso.

Eu recomendo fazer o seu vídeo ao vivo na mesma hora todos os dias.

Por quê? Porque um vídeo ao vivo aparece somente enquanto ele está sendo transmitido. Se você transmitir em horários aleatórios – em uma hora em que os seus seguidores não estão ativos no Instagram – ninguém saberá que você estava transmitindo um vídeo ao vivo.

Existe uma maneira fácil de superar as limitações do vídeo ao vivo no Instagram:

  1. Publique uma foto em seu feed que anuncie a hora em que transmitirá ao vivo.
  2. Publique uma história todos os dias que anuncie a sua próxima transmissão ao vivo.

Você estará pronto. O seu público estará preparado para sintonizar a sua transmissão.

Para iniciar um vídeo ao vivo, clique na câmera no canto superior esquerdo.

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Em seguida, deslize para a esquerda para “ao vivo”.

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Você verá um cronometro de contagem regressiva de três segundos.

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Então, você estará ao vivo!

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Os vídeos ao vivo ficam em primeiro lugar entre as histórias. Em outras palavras, enquanto você estiver ao vivo, mais pessoas verão você.

Quanto mais vezes você postar vídeos ao vivo, melhor. Experimente diferentes horas do dia para ver qual funciona de maneira mais satisfatória.

6º Passo: Localize os seus usuários-alvo e comece a segui-los

Acredite ou não, tudo o que discutimos até esse ponto foi uma simples introdução.

Você pode estar pensando: quê?! E quanto às quantidades enormes de seguidores? 

Se seguir os passos acima, você estará atraindo uma média de 20 usuários por dia ou mais.

No começo, você conseguirá seguidores lentamente e então a velocidade aumentará ao longo do tempo. Durante os primeiros dias seguindo esse guia, você pode conseguir apenas 5 novos seguidores por dia.

No entanto, dentro de uma semana a velocidade vai aumentar.

Agora é hora de acelerar ainda mais. Nessa etapa, eu vou lhe mostrar como encontrar a sua tribo e se preparar para uma avalanche de seguidores.

Primeiro, localize os seus principais concorrentes.

Quem são os usuários do Instagram que já têm um grande número de seguidores no seu nicho?

Encontre-os e comece a seguir os seguidores deles.

Veja como.

Clique no ícone localizar na tela de feed de notícias do Instagram.

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Você verá uma exibição de vídeos e posts populares.

Clique na barra de “pesquisa” na parte superior.

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Clique em “tags” e comece a procurar por um termo relevante na sua área.

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Eu notei que “#digitalmarketing” tem quase 900 mil postagens, então eu cliquei nela primeiro. Aqui está o que eu vi:

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Há nove fotos no topo. Esses são considerados os “top posts”, porque foram postados por usuários com muitos seguidores ou têm muitas curtidas e comentários.

Uma ou mais dessas fotos foi postada por um usuário poderoso – alguém com muitos seguidores.

Eu cliquei na foto de Warren Buffett.

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Imediatamente, eu vi que essa foto tem 1.230 curtidas. São muitas curtidas.

Também observei que a foto foi postada por @successfield. Acho que eu nunca ouvi falar de @successfield, mas esse usuário está postando fotos dentro do meu nicho. E essas fotos são populares.

Então, eu cliquei no seu nome no canto superior esquerdo. Aqui está o que eu vi:

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Eu vi que tem 69,6 mil seguidores. Isso é um grande número! Eu quero seguir os seus seguidores.

Aqui está o raciocínio. Se essas 69,6 mil pessoas escolheram seguir @successfield, então elas também podem escolher seguir-me. Eu estou no mesmo nicho, mesma área e ofereço o mesmo valor (se não mais).

Cliquei em “69,6” para ver a lista de seguidores.

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Posso seguir cada um desses usuários clicando em “seguir”.

Você deve fazer esse processo várias vezes para encontrar mais influenciadores na sua área. Além disso, você deve encontrar os influenciadores que têm um público mais engajado.

Repita o processo acima todos os dias enquanto estiver buscando conseguir novos seguidores. Cada vez será diferente. Faça experiências até encontrar o padrão que consegue o maior número de seguidores.

Aqui está o processo:

  • Clique no ícone de pesquisa.
  • Clique na barra de pesquisa na parte superior da tela.
  • Clique ou deslize para as tags.
  • Digite uma tag que seja relevante na sua área.
    • Existem, provavelmente, dezenas se não centenas de tags que você pode utilizar. Você deve ramificar e experimentar diferentes tags.
    • Também recomendo explorar as tags “relacionadas” que o Instagram exibe na parte superior da tela. Você pode encontrar tags e usuários valiosos que estão engajados em usar essa lista.
  • Clique em um post superior dentro dessa hashtag.
  • Certifique-se de que a conta do influencer que postou tem muitos seguidores (regra geral: ele deve ter mais seguidores do que pessoas que está seguindo).
  • Clique no número de seguidores que ele tem.
  • Comece seguindo esses seguidores.

7º Passo: Siga 50 usuários por hora

Quantos usuários você pode seguir e em qual ritmo?

Ninguém, exceto alguns desenvolvedores do Instagram, sabe o número exato.

Obviamente, o Instagram quer impedir que os usuários abusem da plataforma enviando spam com informações inúteis aos usuários. Portanto, existem algumas restrições para impedir que alguém siga muitas pessoas.

O limite parece ser de 7.500.

Vai demorar muito para chegar a 7.500. Então, o que você deve fazer?

Siga pelo menos 50 usuários por hora. Se você tentar seguir muitas pessoas dentro de um certo período de tempo, você não será mais capaz de seguir outras pessoas.

O Instagram não banirá a sua conta. Simplesmente impedirá que o botão “seguir” funcione.

O que você deve fazer então? Aguarde uma hora e tente novamente. Provavelmente, você será capaz de seguir mais pessoas.

Você acha que seguir 50 usuários pode levar muito tempo? Não leva.

Veja como funciona. Você pode fazer isso em apenas alguns minutos a cada hora.

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Repita esse processo quantas vezes for possível.

Ao seguir os usuários, muitos começarão a segui-lo de volta. Se você estiver postando ativamente, engajando e fornecendo valor, então você, rapidamente, começará a conseguir seguidores no Instagram.

8º Passo: Torne-se um membro ativo da comunidade do Instagram

O Instagram não é apenas uma plataforma de divulgação. É uma comunidade de pessoas que estão se ajudando, fornecendo valor, aprendendo e crescendo.

Pessoalmente, eu encontrei muita inspiração no Instagram. Conheci novas pessoas, aprendi coisas novas. Tem sido um ótimo lugar para o meu desenvolvimento pessoal e para networking.

Aqui estão os pontos que você deve seguir para se tornar um membro ativo da comunidade do Instagram e para crescer e cultivar o seu público ao mesmo tempo:

  • Se alguém lhe seguir, siga-o de volta. Obviamente, você deve evitar contas de spam.
  • Se alguém comenta a sua foto, responda com um comentário dirigido a ele. Mencione-o usando @ no comentário.
  • Curta as fotos que têm hashtags que você tem interesse.
  • Comente as fotos que contêm hashtags que você tem interesse.
  • Curta os comentários de outras pessoas em fotos que você tem interesse.
  • Envie mensagens diretas para as pessoas que você tem interesse ou que fornecem um grande valor.
  • Em sua foto, marque os usuários que você conhece pessoalmente ou com quem você formou um relacionamento no Instagram.
  • Faça perguntas ou incentive comentários em suas postagens.

Há uma diferença entre ser uma pessoa que apenas publica no Instagram vs. ser um participante.

Eu lhe encorajo a tornar-se um participante.

Conclusão

O Instagram é um lugar valioso para marca pessoal e vendas. Mas é fácil negligenciá-lo, porque pode parecer desafiador conseguir seguidores.

Existe uma maneira de construir uma poderosa tribo de seguidores direcionados.

Esses são os mesmos passos que eu e os meus clientes utilizamos para atrair mais de 300 seguidores todos os dias.

Uma das melhores partes é que esses seguidores são leais. Enquanto eu forneço um conteúdo valioso e contribuo regularmente como um membro da comunidade, eles não deixarão de me seguir.

Em vez disso, eles contarão para outras pessoas sobre mim e o meu número de seguidores continuará a crescer.

Eventualmente, você chegará a um ponto em que não terá que seguir outros usuários de maneira agressiva. Em vez disso, muitas pessoas começarão a segui-lo.

Quando chegar nesse ponto, todo o seu trabalho árduo valerá a pena e você estará no caminho certo para se tornar uma poderosa marca no Instagram.

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