Backlinks: Como Conseguir Links de Sites Importantes para o Seu Site

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Vamos começar explicando o conceito de backlinks.

O que são backlinks?

É um dos termos mais utilizados no mundo SEO. São links recebidos por um determinado site ou uma página na web. Quanto mais importante for o site que gera um link para o seu, melhor será para o seu site adquirir uma boa classificação no Google.

Os backlinks são criados da mesma forma?

Não! Construir backlinks (link building) costumava ser simples: você saía por aí, escrevia um monte de artigos, os enviava para um site especializado e conseguia links de volta para seu site.

Isso não funciona na era pós-Penguin. Enquanto os links inbound certos podem melhorar seus rankings do Google, sua receita e sua marca, os errados podem penalizar seu site. E você nunca vai saber o próximo passo do Google.

Por exemplo, várias pessoas recorriam a blogs de redes privadas para melhorar seus rankings. E então o Google joga uma bomba conhecida como PBN deindexing update, barrando os rankings de sites que usaram essa técnica.

Embora tenha surpreendido muitas pessoas, eu consegui prever que isso iria acontecer e aposto que o Google fará isso novamente na próxima vez que pessoas tentarem burlar alguma regra. Então o que você deve fazer?

Faça o download deste material prático para começar a construir backlinks de alta qualidade para seu site.

Para ficar no lado seguro, a maioria dos SEOs vão aconselhá-lo a parar de fazer de tudo para criar backlinks. Se você está fazendo negócios na internet, acredito que este é o pior conselho que alguém poderia te dar. É necessário, na verdade, que você aprenda como construir backlinks da maneira correta.

Backlinks (links de retorno) vão continuar sendo um fator importante para o ranking do Google, mas para criar links eficazes agora é preciso confiança e popularidade. De acordo com Copyblogger, a confiança/importância do domínio representa 23,87% dos algoritmos de ranking do Google.

Uma pesquisa recente do Moz mostra que cerca de 37% dos donos de empresas gastam entre $10.000 e $50.000 por mês em construção de backlinks (link building). Se você quer fazer esse tamanho de investimento, você deve ter informações precisas de como criar links que o Google vai confiar.

Neste guia detalhado, vou mostrar uma técnica estratégica de construir backlinks (link building) que funcionam. É escalável e quando você aplicá-la no seu site, seus rankings vão melhorar. Você pode até melhorar sua taxa de conversão.

Neste post abordarei os seguintes tópicos:

  1. Entendendo o que o Google quer
  2. Como escalar seus esforços na construção de links
  3. Pesquisa de palavra-chave e segmentação
  4. Como conseguir links editoriais

Então, vamos começar…

Passo #1: Entendendo o que o Google quer

Quando se trata de Search Engine Optimization (SEO) e marketing, o ritmo é ditado pelo Google. É por isso que é importante conhecer a missão do Google. Isso não forma apenas a estratégia do Google, mas pode guiá-lo a formar a sua. Aqui está que o Google diz sobre sua própria missão:

Google também acredita que existem sempre mais informações por aí. Com a construção de links, organizar informações (para ajudar seus leitores) se torna sua missão também. Quanto você presta bastante atenção ao que seus leitores e clientes ideais querem, você não precisa de campanhas publicitárias para vender seus produtos.

Se você quer construir backlinks sem ser penalizado, deve entender e trabalhar bem próximo a declaração de missão do Google. Se você falhar ao fazer isso, a técnica não funcionará.

Antes de começar a fazer os links para seu site, se pergunte essas questões relativas à missão do Google:

  • Meu conteúdo está bem organizado?
  • Eu forneço informações uteis para os sites que vão criar links ao meu?

Vamos falar sobre a primeira questão, porque para construir links da maneira certa, a organização do site importa.

Quando as pessoas visitam seu site, você os deixa imaginando o que mais fazer (especialmente nas primeiras vezes)? Tenha certeza que seu site é fácil de navegar. Aqui está um ótimo exemplo:

E aqui está um outro site com navegação desorganizada:

Tornar a navegação correta é o primeiro passo em organizar seu conteúdo para que as pessoas e os sites de buscas possam encontrar a informação que é útil e relevante. O segundo passo é montar uma base que faça com que outros sites queiram criar links para o seu.

Como desenvolver uma forte base de criação de links: Vamos dizer que você tenha escrito e publicado um post útil e quer posicioná-lo no Google. Desde que você saiba que a melhora dos rankings são resultados de links de sites de qualidade (veja o gráfico do LinkedIn), não faria sentido fazer links de qualidade o mais rápido possível?

Não, porque se você gera links para um novo conteúdo muito rápido, isso parece manipulação, e isso pode ser uma bandeira vermelha para o Google.

A melhor solução é ajudar o Google a achar e indexar seu conteúdo útil. Uma vez indexado, você pode prosseguir e conseguir links que possam melhorar seu ranking.

Como Ajudar o Google a achar e indexar seu conteúdo: Alguns dos posts que eu escrevi no mês passado foram indexados em seis horas. Para conseguir isso, eu usei uma ferramenta simples – Alexa.

Os rastreadores do Google rastreiam Alexa.com o tempo todo. Quando você coloca a URL do seu site no Alexa e observa as métricas, Alexa adiciona uma página nova e otimizada para o banco de dados:

Quando o Google rastreia novamente o site Alexa, seu novo conteúdo vai ser pego também.

Tem uma outra maneira de indexar seu conteúdo. Alguns meses atrás, publiquei um infográfico baseado em dados sobre como o Google usa indicadores sociais para determinar rankings. Resumindo, mídias sociais ajudam a indexar o conteúdo mais rápido e na visibilidade.

Conseguir um forte sinal social sugere ao Google que as pessoas acham seu conteúdo útil e escolhem compartilhá-lo. Isso pode ajudar o Google a classificar seu conteúdo, o que significa que quando você começar a construir links inbound para ele, esses links serão naturais.

Para fazer indicadores sociais, recomendo que você compartilhe seu post no Google+ (é um jeito fácil, desde que é a própria rede do Google).

Isso é simples. Entre na sua conta do Google e clique no botão + no topo pra compartilhar seu post:

Quando a caixa de compartilhamento abrir, coloque a URL do seu post, escolha a visibilidade ( eu recomendo “público” para um alcance maior) e clique em compartilhar:

Siga as dicas simples acima e seu conteúdo será indexado em seis horas. E então, você estará pronto pra começar a construir links confiáveis para sua página.

Nota: Tenha certeza que você escreveu e compartilhou conteúdo de qualidade e informação útil. Todos os conteúdos e links (incluindo o texto âncora) devem adicionar valor para seu público.

Muitas vezes a construção de links ignora o usuário final. A atualização Google Penguin 3.0 nos relembra que focar no que as pessoas querem, no porque elas devem acessar um link e o valor que elas vão adquirir quando chegarem na página do link é o que realmente conta hoje em dia para o SEO.

Passo #2: Como Escalar seus Esforços na Construção de Backlinks

Varias pessoas acham estressante criar links. Uma razão é que elas não estão produzindo um bom conteúdo que as pessoas teriam prazer em compartilhar.

No clássico livro da Moz, “How to Rank”, Cyrus Sherpard recomenda que “90% do seu esforço deve se concentrar em criar ótimos conteúdos, e 10% em construir o link.Essa é a regra 90/10 da construção de backlinks.

Por mais difícil que isso pareça, Shepard diz que se você está sofrendo para gerar links para seu site, é como se você tivesse revertido a regra.

Se você quer ter sucesso em escalar sua construção de backlinks, você precisa de conteúdos de qualidade.

A construção de links é sobre posicionar seu conteúdo e conseguir mais pessoas para criarem links para você. Em outras palavras, um único post pode ser usado para gerar vários links de qualidade para seu site.

Links de alta qualidade têm duas vantagens sobre links tradicionais: relevância e confiança. Aqui está a diferença:

Vamos dizer que você tenha um site de treinamento de cachorros e você consegue um link inbound de um site diretório de artigos. O Google não achará que o link é relevante para o assunto do seu site.

Mas, se esse link é de um site relacionado a treinamento de cachorro, como uma loja de ração ou um fórum de discussão onde o assunto principal são cachorros, você vai não só melhorar seu ranking, mas o seu site será relevante e valioso para aqueles que o visitam. E isso o ajudará a conseguir mais links.

Como achar sites importantes onde você possa criar relações e começar o processo para conseguir backlinks importantes? Uma ferramenta útil é o Similar Site Search.

Insira a URL do seu site (usei como exemplo o Quick Sprout) e clique no botão de procurar.

Os resultados serão uma lista de sites com tópicos relacionados ao seu. Esse é apenas o primeiro passo, eu preciso criar relações com os donos dos sites para eles queiram criar links para meu conteúdo.

Uma vez que você identificou alguns sites, você deve pesquisar mais a fundo para descobrir quais vão ajudá-lo mais na criação de links. Veja algumas das métricas que você deve analisar:

Autoridade do domínio: É importante saber a autoridade do domínio dos sites que você quer criar backlinks. Uma ótima ferramenta para isso é o Moz Bar que mostra o status da autoridade de qualquer domínio ou da palavra-chave nos resultados de busca.

Relevância de domínio: Como eu disse acima, conseguir links de um domínio relevante é a parte chave para uma construção de links escalável. Relevância do domínio é também um fator chave para o ranking do Google, e é especialmente importante se você quer escapar do impacto do Google Penguin.

Microsite Masters descobriram que “todos os site que eles olharam e que foram atingidos negativamente pelo Google Penguin, tinham a palavra-chave “dinheiro” no seu texto ancora em mais de 60% dos links recebidos”

Isso mostra que se você quer escalar sua construção de links, você deve combinar a relevância do domínio com o texto âncora certo.

Taxa de confiança: Essa é uma métrica analisada pelo Majestic, que proporciona um cálculo muito melhor da qualidade percebida. A taxa de confiança foi especialmente desenvolvido para determinar a qualidade dos links apontando para um site. A escala vai de 0 a 100. Quanto maior o número, melhor. Nesse exemplo, Big tem uma taxa de confiança de 86, o que é excelente.

Se a maioria dos seus backlinks vem de sites com alta taxa de confiança, seu ranking SEO vai melhorar.

Use Majestic para analisar os links que apontam diretamente para o seu site. Insira o domínio na caixa e clique no ícone de pesquisa.

Role para baixo e veja os backlinks. Somando com a URL e a taxa de confiança, Majestic também mostra a taxa de citação, que vamos discutir daqui a pouco.

Para o domínio que estamos analisando (nerdfitness.com), o primeiro site de referência é o artofmanliness.com. Sua taxa de confiança é de 46 e a taxa de citação 47.

Taxa de citação: Essa métrica do Majestic é designada para prever como pode ser a influência de um link para um site.

A desvantagem de usar a taxa de citação como ponto de referência é que ele não mede a qualidade dos links inbound, mas a sua quantidade. Quanto mais links inbound um site tiver, melhor sua taxa de citação. Por si só, a taxa de citação não é muito útil, porque qualidade é mais importante do que a quantidade para a construção de links.

No entanto, quando você usa a taxa de citação junto com a taxa de confiança, ela funciona bem para ajudar a identificar sites que são tanto confiáveis como influentes. Se você visa sites com alta taxa de confiança, então foque nos sites do grupo que também tem alta influência, ou taxa de citação.

No exemplo acima, o Nerd Fitness é um site de fitness que ajuda você a melhorar seu nível de vida e se sentir melhor sobre si mesmo. Como o site Art of Manliness fala sobre fitness e saúde para homens, eles são definitivamente relacionados com o conteúdo e público-alvo.

Palavras-chave da marca e texto âncora: O texto âncora também é importante ao avaliar a qualidade de um site. Na imagem acima, 704 sites fazem links ao Nerd Fitness através do texto âncora da marca (Nerd Fitness).

Quando você está construindo links você deve usar o nome da sua marca com uma variação da palavra-chave. Você pode chamar isso de texto âncora híbrido da marca.

Por exemplo, se o seu site é reiv.com.au, um site de treinamento imobiliário, você pode usar qualquer uma dessas variações de textos âncora para gerar backlinks:

Reiv treinamento imobiliário

Reiv corretores de imóveis

Reiv treinamento para iniciantes

Você também pode variar o texto âncora utilizando a URL com as suas palavras-chave:

http://reiv.com.au imobiliária

http://reiv.com.au treinamento imobiliário

treinamento imobiliário na www.reiv.com.au

Com a abordagem correta para um conteúdo de qualidade, domínio relevante, taxa de confiança e texto âncora, você vai aproveitar os benefícios de tráfego de qualidade e links para o seu site. Mas a construção de links também é sobre melhorar a força e o potencial de seus links inbound. É por isso que é essencial criar uma estrutura de links de dois níveis para o seu site.

Backlinks nível 1: são links que você ganhou/construiu diretamente para o seu site.

Backlinks nível 2: são links que passam valor de ranking diretamente para os links do primeiro nível.

Se você conseguir um link para sua “página de dinheiro” de um novo post no blog de outra pessoa, esse link talvez não adicione muito valor para o seu ranking. Na maioria das vezes, backlinks diretos para o seu site podem demorar um tempo para surtirem efeito. Mas quando você fortalece esses backlinks, você verá um salto no tráfego orgânico e nos rankings.

Um modo de fortalecer esses links é com indicadores sociais. Quando você passa indicadores sociais para seus backlinks nível 1 (por exemplo: sites que fazem link a você), vai acabar reforçando a eficácia deles e isso vai melhorar seus rankings globais do Google.

E para os backlinks nível 2, existem 3 passos simples que precisam ser seguidos…

Passo #1: Escrever conteúdos valiosos e publicá-los em sites como Tumblr, WebNode e Blogger.

Vamos usar o Tumblr como exemplo. Entre ou se inscreva no site e em seguida clique na seta para baixo e selecione “criar um novo blog”.

Em seguida, clique “Adcionar texto”:

Em seguida, adcione o título do seu post, o conteúdo e publique.

Passo #2: Faça sua página do Tumblr ser indexada compartilhando a URL do post no Google+, Facebook e no Pingomatic. Pingomatic vai distribuir sua URL para os principais sites que agregam conteúdo.

Espere até o site seja rastreado e indexado. Isso deve levar menos de 6 horas. Para checar vá até o Google e cole a URL do Tumblr na caixa de texto e pesquise.

Passo #3: Uma vez indexado, use a palavra-chave da sua marca na página do Tumblr para criar o backlink pro seu site.

Esse backlink deve apontar diretamente para seu site, mas talvez isso não tenha um impacto tão grande em seus rankings.

Nesse caso, crie um segundo nível para essa página do Tumblr. Lembre que o seu link já está lá, então tudo que você tem que fazer agora é criar links com mais autoridade para sua página no Tumblr.

Como?

Cuidado: quando você está usando a estrutura de construção de link de nível 2 para fortalecer seus links do primeiro nível, evite excesso de otimização em textos âncora. Também tenha certeza de que você não está apenas usando essa tática para construir links. A nova página ou site que você criar em plataformas como Tumblr devem ter valor e ser benéfica para os usuários. A partir daí, você pode adicionar links quando achar benéfico para os leitores.

Além disso, se a palavra chave que você está visando é “ base militar do Reino Unido” por exemplo, sua ancora deve ser genérica:

  • Aprenda mais sobre base militar do Reino Unido
  • Visite essa base militar do Reino Unido

Em outras palavras, não faça link pro seu Tumblr ou outra página que você criou com a exata palavra-chave/texto âncora. Isso irá atrapalhar o ranking do seu site.

Passo #3. Pesquisar Palavra-chave e Segmentação

Para construir links de forma escalável, você deve se preocupar em desenvolver conteúdo relevante, dessa forma as pessoas vão continuar criando links para ele. As palavra-chave são um ponto importante para isso. Selecionando um grande número de palavras-chave através de vários grupos de anúncios, Alan Mitchell foi capaz de aumentar as taxas de cliques dos seus clientes em 461% e o retorno sobre o investimento (ROI) cresceu para 231 % em 3 meses.

Moz também teve ótimos resultados focando na estratégia das palavras chave. No caso, palavras-chaves long-tail (cauda-longa) representaram 80% do trafego orgânico da Moz quando comparado as palavras-chave populares.

Quão relevante são suas palavras chave para a necessidade dos seus clientes em potencial? Se você quer tornar seu site mais poderoso utilizando a construção de backlinks, você não pode ignorar o estudo de palavras-chave. Um estudo de palavras-chave ajuda você a entrar na mente do seu público-alvo.

Por exemplo, quando você conduz uma pesquisa de palavras-chave no seu mercado para:

Melhor estrategista de mídia social em NY

O que você acha que vai acontecer?

Primeiro, as pessoas que buscam por essa palavra-chave de cauda-longa estão interessadas em conversar/trabalhar com um profissional que entende de marketing nas mídias sociais. Eles não querem um novato, querem um estrategista; alguém com um histórico comprovado.

Segundo, eles estão interessados apenas em estrategistas de social mídia que vivem em Nova Iorque, o que significa que talvez seja um dono de empresa local querendo um encontro cara-a-cara.

Se você está nesse nicho, vamos ver como você poderia achar palavras chave adequadas para focar seu conteúdo e atrair pequenos empresários que precisam de ajuda com marketing nas mídias sociais.

Para fazer isso, vamos usar o Google AdWords Keyword Planner.

Passo #1: Entre na sua conta e clique em “procurar por nova palavra-chave e ideias de grupos de anúncios.”

Digite “social mídia estrategista”. Agora desça e clique em “Pegar ideias”

Depois, clique em “ideias de palavras-chave” para aparecer uma lista de buscas que você pode focar:

A imagem acima mostra as palavras-chave que você pode utilizar no seu conteúdo se você quiser atrair os pequenos empresários a procura de ajuda com marketing nas mídias sociais:

  • Estrategias de mídias sociais
  • Estrategista de marketing nas mídias sociais
  • Empresa de marketing para mídias sociais
  • Consultor de mídias sociais

Algumas das outras palavras-chave que você encontrar podem não ser relevantes para os seus clientes potenciais, tais como:

  • Salário de estrategista de mídias sociais
  • Trabalhos em mídias sociais

As pessoas que buscam as duas palavras-chave acima são provavelmente freelancers procurando ganhar dinheiro extra através do marketing de mídia social. Eles não são seu público-alvo, portanto, essas não são as palavras corretas para você. Nunca foque nas palavras-chave que não estão relacionadas com sua mensagem principal, produtos e serviços.

Quando você construir links, você não quer usar o texto âncora que fará com que os visitantes saiam. Lembre-se que para construir links escaláveis, você deve estar preocupado com a relevância do domínio do link.

Direcionar para os dados demográficos dos clientes: Este é outro elemento essencial para o direcionamento da construção de backlinks. Quando você conhece a demografia do seu público-alvo (idade, sexo, educação, e assim por diante) você consegue entrar em suas cabeças. Quando você fizer isso será capaz de criar conteúdo útil que irá ajudá-los a resolver seus problemas. Isso é um componente-chave na construção de links orgânicos

A Columbus Metropolitan Library tem recursos úteis para ajudá-lo a identificar seu público-alvo. A Biblioteca da Universidade de Haven U.S. também mostra como o censo norte-americano pode mostrar o número de pessoas no país que se encaixam no seu público-alvo.

Para descobrir os dados demográfico do público do seu site, visite Quantcast, se inscreva e coloque a URL do seu site na barra de pesquisa:

Esta imagem mostra os dados demográficos do Metacafe. Isso mostra claramente que a maioria do público-alvo do site (leitores) é do sexo masculino, e dos 35 aos 44 anos. Ele também tem muitos leitores no grupo de 25-34 anos. De acordo com a Pingdom, esses dois grupos etários dominam as mídias sociais, o que significa que eles podem compartilhar seu conteúdo se você investir tempo para torná-lo útil. Você também tem que compartilhar seu próprio conteúdo se você quer construir links.

Automatize para indicadores sociais (social signals): Se você quiser construir indicadores sociais, você precisa utilizar a automação. O grupo de marketing Mingl aumentou o tráfego dos seus clientes em 590% usando a ferramenta de automação de mídias sociais da HubSpot.

E a TREW Marketing usando a Hubspot cresceu seu tráfego em 130% e a geração de leads em 150%.

Se você quiser obter indicadores sociais para escalar sua construção de links e conseguir grandes resultados, você precisará criá-los continuamente compartilhando seu conteúdo. Fazê-lo manualmente pode ser demorado. Imagine quanto tempo levaria para você compartilhar o seu mais recente post nas 20 principais mídias sociais. Confie em mim, isso iria demorar um pouco.

É por isso que você tem que configurar as atualizações automáticas em mídias sociais.

Buffer é minha ferramenta de automação social favorita. Você pode usar essa ferramenta de gerenciamento de mídia social para compartilhar seus posts no Twitter, Facebook e várias outras mídias sociais.

Um dos seus melhores recursos é a habilidade de armazenar seu conteúdo e distribuí-lo mais tarde. Assim, mesmo se você estiver pegando um avião, seu próximo conteúdo vai chegar ao seu público.

Outras ferramentas de construção de links: Aqui estão mais algumas ferramentas de construção de links que você pode usar para analisar as palavras-chave, os domínios referentes, texto âncora e assim por diante:

  • Quick Sprout – te ajuda a identificar porque o seu site são está tento trafego suficiente.
  • Open Link Profiler – uma ferramenta poderosa para diagnosticar os links e análise de mercado.
  • Open Site Explorer – utilize essa ferramenta da Moz para determinar o número de backlinks e a autoridade dos domínios que irão criar links para seu site.
  • nTopic – uma ferramenta simples para análise de assuntos. Ela te ajudar a planejar a criação de conteúdo do início, então você pode direcionar efetivamente para as palavras-chave certas e aumentar seus rankings.

Passo #4: Como Conseguir Backlinks Editoriais

Conseguir backlinks editoriais de sites com muita autoridade realmente vai disparar a sua estratégia de construção de links. Mas para ganhar esses links, você tem que fornecer imenso valor em troca. Você não pode simplesmente colocar alguns textos juntos e rezar por milagres. Você sabia que mais de 2 milhões de posts de blog são publicados diariamente?

A construção de backlinks pode ser estressante, mas é mais fácil se você se concentrar na criação de bons links e conteúdos compartilháveis. Se você criar conteúdo excelentes de forma consistente, as pessoas vão naturalmente (por conta própria) citar, recomendar, compartilhar, link, twittar e enviar links para sua página.

Depois de vários anos de luta para obter o tráfego, Brian Dean finalmente decifrou o código para a construção de links. Uma vez que ele implementou sua estratégia, centenas de pessoas começaram a criar links para o seu primeiro infográfico e ele recebeu pouco mais de 50.000 visitantes únicos:

Se você quiser fazer o mesmo, use a estratégia arranha-céus de Brian para:

  • Encontrar os melhores conteúdos no seu nicho
  • Atualizá-los
  • Torná-los ainda mais completos

Para saber mais sobre essa estratégia, confira este post sobre como Brian Dean usou as três técnicas acima para obter 40.000 visitantes para seu primeiro infográfico.

Criando uma campanha com conteúdo viral: Para obter o máximo na construção de links, você tem que criar conteúdo que as pessoas vão querer compartilhar. Por que eles vão compartilhá-lo? É porque é útil, valioso e vai levá-los longe. Em vez de fazer suposições, estude os posts que se tornaram virais no passado, e use a estratégia deles para dominar as principais plataformas de mídias sociais.

A primeira ferramenta que eu recomendo é Open Site Explorer:

Passo #1: visite o site e insira a URL do blog do seu concorrente. Vamos ver quais dos posts deles tem mais compartilhamentos e comentários (engajamento).

Vá em frente e clique na aba de procura, então olhe para o lado esquerdo e clique em “top pages”:

Quando você clicar na URL, vai ver o titulo do post e quantas vezes ele foi compartilhado. Aqui está o que eu vejo quando clico na terceira URL da imagem acima (http://www.copyblogger.com/content-marketing/):

O tópico é: marketing de conteúdo

O título é: Marketing de Conteúdo: Como Construir uma Audiência que Constrói o seu Negocio

Quando você visita essa página, você vê que já teve milhares de tweets e likes no Facebook, o que mostra que é um post viral.

Passo #2: Escrever um título/cabeçalho melhor

Quem disse que você não pode escrever um título mais atraente do que Brian Clark? Eu vou te dar uma boa oportunidade. 🙂

Embora o título inicial tenha se tornado viral, eu acho que “constrói o seu negócio” é vago demais.

Todo mundo quer construir um negócio, mas eles querem tomar passos prático. Vamos ver como podemos melhorar esse título para ser mais específico e segmentar tipos específicos de negócios. Veja esses três exemplos :

  1. Como Você Pode Aumentar sua Lista de Emails Através do Marketing de Conteúdo
  2. 6 Passos para Atrair Mais Clientes para sua Loja Através do Marketing de Conteúdo
  3. Como uma Estratégia de Marketing de Conteúdo Simples Melhorou meu Ranking do Google em 110%

Adicionando números em títulos funciona. Eu vi um monte de artigos se tornarem virais porque o título tinha um número. Por exemplo, todos os títulos abaixo desempenharam melhor do que o post do Copyblogger que estamos estudando:

Se você pode escrever melhores títulos, as chances de seu post virar viral são altas.

Mas você também tem que fornecer valor dentro do texto. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:

Checklist – maneiras simples para tornar seu conteúdo mais útil:

  • Criar títulos mais clicáveis, específicos e baseados em benefícios.
  • Incluir dados relevantes no post.
  • Faça seu post maior. O Ideal é escrever um post com mais de 2.000 palavras, uma vez que o tamanho do post afeta os rankings do Google.
  • Use gráficos e imagens de qualidade para comprovar seu ponto de vista.
  • Evite opiniões pessoais e inclua estudos e experimentos científicos.
  • Crie links para blogs relevantes e com autoridade para criar mais valor.
  • Faça perguntas emocionais.
  • Mencione autoridades do seu mercado, experts e blogueiros populares.
  • Termine com um call to action (você pode incluir uma oferta de um checklist relacionado ao assunto do post).

Se você seguir este comprovado checklist, será capaz de escrever conteúdos mais completos, úteis e orientados por dados que vão resistir ao teste do tempo.

Enviar e-mails de obrigado: quando você menciona autores e proprietários do site em seu post, você pode levá-los a criar um link de volta para seu site se você enviar um mail de agradecimento.

O modelo de e-mail abaixo foi introduzido ao fundador da Backlinko por Peep Laja do ConversionXL.com. Pode ser breve, mas ajudou Laja a crescer seu blog para 100.000 visitantes em menos de 12 meses:

Tradução da imagem acima:

Eu uso praticamente o mesmo script simples e fácil que ele usa:

Olá NOME,

Apenas avisando que eu mencionei você aqui: URL.

Obrigado por esse excelente post 🙂

Abraços,

Brian (substitua Brian pelo seu nome)

Fácil, não é mesmo?

Utilize guest blogging (escrever em blogs de parceiros) para construir links de autoridade: Guest blogging costumava ser muito poderoso. Na verdade, Danny Iny usou guest blogging para recuperar sua empresa que tinha US$250.000 em dívidas.

Ele começou a fazer relacionamento com outros blogueiros de renome no mercado e escreveu vários guest posts (posts em blogs de parceiros). Dentro de seis meses, ele havia construído uma nova empresa de consultoria com uma lista de clientes completa. Seu blog Marketing Firepole recebe milhares de visitantes por mês.

Quando você faz guest posts, você fornece conteúdo útil para blogs de outras pessoas, mas também melhora seu tráfego, como descobriu Michael Hyatt:

Se você está querendo construir links de maneira escalável, guest blogging pode ajudá-lo. Foque em produzir posts úteis e compartilháveis e as pessoas vão naturalmente colocar os links para seu site.

Para você começar, aqui está o melhor guia para fazer guest blogging, além de uma lista de mais de 140 sites que aceitam guest posts.

Como ganhar backlinks confiáveis com comentários: Não faça comentários spam. Por favor … não! Você pode usar seus comentários para ganhar backlinks de autoridade.

Os links de comentários podem não ter muito valor SEO, mas eles podem ser naturais e relevantes, o que está entre os principais valores do Google. Aqui está como você pode conseguir os links:

  • Procure por blogs com o plugin dofollow CommentLuv instalado.
  • Se inscreva para receber atualizações de pelo menos 5 blogs.
  • A velocidade é importante. Uma vez que você receber um alerta de que um novo post foi publicado, leia rapidamente o post (se é um artigo longo demais, leia os dois primeiros parágrafos, e, em seguida, a última parte para pegar os pontos principais).
  • Escreva um comentário valioso. Evite comentários como: ‘bom post’, ‘muito bem escrito’ ou ‘este post me ajudou.’

Veja o tipo de comentário que pode gerar tráfego e links para seu site:

Este comentário é rico, útil e bem escrito para que os leitores não se beneficiem apenas do post no blog, mas do comentário também. E, claro, quem comentou deixou o link de volta para o seu site no campo URL.

Aqui está outro exemplo de um cara no blog da Moz que deixou um comentário maravilhoso e, em seguida, um link ao post:

Conclusão

Em 2013, cerca de 10% dos profissionais de SEO investiram até US$50.000 em construção de backlinks, mas em 2014, 81% dos profissionais diminuíram seu orçamento para construção de links? Por quê?

A verdade é que profissionais de SEO são céticos sobre a construção de backlinks. Eles estão com medo da próxima atualização do Google. Mas eu não acho que você deveria estar.

A construção de link tem sido uma estratégia eficaz para melhorar os rankings do Google, antes mesmo da primeira atualização Panda. Eu acredito que ainda é … contanto que você faça isso direito.

Você já experimentou a construção de backlinks de forma escalável?

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